Aspectos Qualitativos do Ambiente Luminoso O projeto de sistema de iluminação de um ambiente baseia-se no conceito de iluminação natural e artificial integradas. Assim deve-se definir os parâmetros de conforto visual e também das qualidades estéticas do ambiente visual relacionadas com a nossa percepção do ambiente visual.
Iluminância ou Nível N de Iluminação O nível de iluminação é apenas um parâmetro inicial do projeto, já que outros aspectos mais globais do ambiente como uniformidade, contrastes, esquemas cromático e ofuscamento são mais importantes para a definição do conforto luminoso do ambiente. Definido pela Norma NBR 5413 Níveis de Iluminância para Interiores
Fator de Luz do Dia É o coeficiente que mede a luz natural no ambiente edificado. Como a iluminância do interior muda de acordo com as variações da luz natural do exterior as medidas de iluminâncias não são indicativas do desempenho real do edifício. Constitui a relação entre a iluminância exterior e interior.
Refletância e Luminância O fluxo luminoso que atravessa uma superfície opaca pode ser absorvido ou refletido. Refletância é a razão entre fluxo absorvido e refletido. Em superfícies transparentes ou translúcidas parte do fluxo incidente é trnasmitido. A luminância é a medida fotométrica de uma superfície opaca iluminada produto da iluminância pela refletância.
Propriedades óticas da matéria Reflexão Transmissão Absorção Parâmetros: Reflexão ou transmissão difusa Especular Dispersa ou mista.
Distribuição de Luminâncias É a maneira como ocorre a repartição da luz no ambiente. A luz que incide em uma mesa próxima a uma janela apresenta grandes diferenças em relação as mesas da zona oposta da sala. Depende da geometria da sala e da janela.
Equilíbrio de Lumin Luminâncias O foco visual ou a tarefa visual deve ser o elemento mais iluminado do campo visual. O equilíbrio entre luminâncias deve ser dado pelas seguintes relações: 3:1 entre tarefa e entorno preoximo 10: 1 entre tarefa e entorno remoto 20: 1 entre fontes de luz e aberturas e superfícies adjacentes 40: 1 contraste máximo admissível.
Uniformidade e contraste Fontes de luz pontuais como a luz solar ou projetores proporcionam iluminação concentrada. Fontes extensas como a luz do céu ou luminárias com fluorescentes proporcionam iluminação relativamente uniforme. O sistema de iluminação pode contribuir para reforçar os contrastes ou para amenizá-los. Um certo grau de contraste favorece a visibilidade.
Uniformidade e Direcionalidade Tipos de Iluminação quando o tipo de fonte de luz e a direcionalidade de luz; Iluminação direta Iluminação difusa.
Quanto mais intensa for a direcionalidade e a concentração do facho mais cênica ela se torna
Ofuscamento Condição desfavorável de Ofuscamento adaptação do olho para a boa visão causando desconforto, fadiga ou perda temporária de visão. Sob condições de luz artificial é visão direta de fontes de luz sem a devida proteção. Existem graus diferentes de ofuscamento, dos quais muitas vezes não temos consciência.
Iluminação Lateral A fonte de luz natural geralmente é uma abertura lateral. Neste caso gera uma direção de luz oblíqua, inclinada. Sob incidência da luz solar este aspecto é ainda mais forte.
Iluminação Zenital A luz zenital vem de cima de forma vertical ou inclinada, dependendo da posição da abertura. O aspecto direcional pode ou não ser diminu ído pela abertura zenital.
Análise de Iluminação O projeto de sistema de iluminação pode ser analisado considerando os seguintes aspectos: Determinação das tarefas visuais Quantidade de luz, os níveis são suficientes. Distribuição luz natural+luz artificial Direcionalidade luz natural+luz artificial Cor - especificação da lâmpada
Análise de Iluminação O projeto de sistema de iluminação pode ser analisado considerando os seguintes aspectos: Distribuição luz natural+luz artificial Na situação atual e na situação de projeto. A distribuição de luz pode ser avaliada considerando quantidade, direcionalidade, uniformidade e contrastes. Ex: a presença de mais de uma janela pode alterar uma distribuição uniforme ou também produzir valores mais homogêneos.
Distribuição de Iluminação Determinação de zonas de luz quanto ao nível de luz natural só iluminação natural iluminação natural com elemento de controle Luz natural com elemento de controle + artificial
Zonas de Iluminação As zonas são determinadas em relação à variação dos níveis de iluminação. Podem ser de duas a três zonas mediante as proporções 3:1, 6:1 ou 9:1.
Zonas de Iluminação Ex: podemos ter uma zona mais iluminada junto à janela com níveis de 9000 a 1200 lux. Uma zona intermediária de 1200 a 200 lux. Uma terceira zona mais profunda de 200 lux a 60lux