BH - HORIZONTES HISTÓRICO Organizadora: Eliana de Freitas Dutra Editora: C/ Arte Ano: 1996 Páginas: 344 Resumo: ''BH - Horizontes Históricos'' vem complementar a historiografia de Belo Horizonte durante seu centenário. Organizado pela historiadora Eliana de Freitas Dutra, reúne textos de historiadores conceituados como Ciro Flávio de Mello, Letícia Julião, Anny Jackeline Torres, Vera Chacham, Marcelina de Almeida e Carlos Aurélio Pimenta, que constituem referências fundamentais para o conhecimento da história de Belo Horizonte, através da interpretação da cultura, do cotidiano e de seus aspectos sociais e políticos.
PASSEIO A SABARÁ Autora Lúcia Machado de Almeida Editora: UFMG Ano: 2010 Páginas: 175 Resumo: Passeio a Sabará é o primeiro volume de uma trilogia publicada por Lúcia Machado de Almeida, na década de 1960, em homenagem às cidades históricas mineiras. No livro, Lúcia oferece ao leitor um passeio literário pela história e arquitetura de Sabará, cidade onde nasceu. A descrição dos pontos turísticos é poética e revela histórias pitorescas sobre os monumentos, mantidas pela cultura oral. A reedição mantém as ilustrações originais de Guignard em novo projeto gráfico de Márcia Larica e prefácio de Silviano Santiago.
BOCA DE CHAFARIZ Autor: Rui Mourão Editora: UFMG Ano: 2007 Páginas: 242 Resumo: Boca de chafariz é poesia, é filosofia, é sociologia, é história! O escritor, misturando todas as ações, descreve profundamente o cenário e os personagens, nos fazendo sentir totalmente dias, noites, madrugadas (e as madrugadas ouropretanas são divinas), tardes, momentos de tantos aspectos e sentimentos, que arrastam o leitor para viver a realidade do que é descrito. Os pronunciamentos de Antonio Dias, Tiradentes, Aleijadinho e Luis da Cunha Meneses... Este último no papel de bandido, maléfico, implicando especialmente com Gorceix, em mais uma demonstração do medo que o poder tem do saber. E o Aleijadinho, agora assumindo ser realmente o espírito tutelar que recobre a região de Minas Gerais. (Maestro Ernani Aguiar)
SERTÃO, LUGAR DESERTADO - O CERRADO NA CULTURA DE MINAS GERAIS Autor: Ricardo Ferreira Ribeiro Editora Autêntica Ano: 2006 Páginas: 376 Resumo: Este livro investiga as relações entre a sociedade do sertão mineiro e o seu ambiente natural, o cerrado, dando continuidade ao trabalho iniciado em Florestas anãs do Sertão O cerrado na história de Minas Gerais. Neste segundo volume, utilizando as ferramentas do etnoecologia, o patrimônio cultural sertanejo é examinado por meio de uma pesquisa de campo, realizada em comunidades escolhidas pela sua identidade indígena ou negra e pela forte presença de lavradores, vaqueiros e artesãos de quatro regiões do cerrado mineiro: Alto Jequitinhonha, Norte, Noroeste e Triângulo. Durante mais de dois anos, o autor foi esmiuçando essa gente sertaneja e descobriu, sobretudo, que o cerrado é mais do que uma paisagem, mais do que a casa onde vive o sertanejo: ele é a sua vida.
ALEIJADINHO, PASSOS E PROFETAS Autor: Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira Editora: Itatiaia Ano: 1984 Páginas: 70 Resumo: Em continuação de seu trabalho, Myriam Andrade volta ao assunto predileto obra do Aleijadinho em Congonhas. De forma cada vez mais depurada, com o aprofundamento do estudo das obras dos Passos e Profetas, a pesquisa em arquivos e a análise crítica das figuras, apresenta um texto superior que a coloca entre os principais críticos de artes plásticas no país. De forma direta, sem ornamentos, trata das origens do Santuário; breve síntese biográfica de Antônio Francisco Lisboa; o arquivo do Santuário documentos relacionados com a história dos Passos e Profetas e síntese histórica da evolução da obra; análise das capelas dos Passos e análise dos Profetas. Conhecimento de arte, finura, sensibilidade completam as suas virtudes de erudição. O presente texto coloca-se entre o que de melhor já se produziu no campo das artes plástica.