História da Arquitetura Subdivisão da História da Arte - estudo da evolução histórica da arquitetura. Seus princípios Idéias Realizações
História da arte Evolução das expressões artísticas, a constituição e a variação das formas, dos estilos, dos conceitos transmitidos através das obras de arte. Pintura Escultura Arquitetura Pintura rupestre, na gravura está representado um Bisonte, encontra-se na gruta de Altamira, em Espanha, intitulada (Capela Sistina da Pré-História).
Obra de Vitrúvio Definem-se quatro elementos fundamentais na arquitetura: Firmitas - que se refere à estabilidade, ao caráter construtivo da arquitetura/resistência. Utilitas - que originalmente se refere à comodidade e ao longo da história foi associada à função e ao utilitarismo. Venustas - associada à beleza, apreciação estética. Decorum - associado à dignidade da arquitetura, à necessidade de rejeição dos elementos supérfluos e ao respeito das tradições/ordens arquitetônicas.
Marcos Vitrúvio Polião Arquiteto e engenheiro romano, que viveu no século I a.c. e deixou como legado a sua obra em 10 volumes, De Architectura. O único tratado europeu do período grego-romano que chegou aos nossos dias e serviu de fonte de inspiração a diversos textos sobre construções, hidráulicas, hidrológicas e arquitetônicas desde a época do Renascimento.
Marcos Vitrúvio Polião Descrição de Vitrúvio 1684 (à direita) apresentando De Architectura de Augustus
Obra de Vitrúvio Seus padrões de proporções e os seus princípios arquiteturais: utilitas Venustas firmitas Utilidade, Beleza e Solidez inauguraram a base da Arquitetura clássica.
Obra de Vitrúvio Neste ponto de vista, uma construção passa a ser chamada de arquitetura quando: Bem estruturada - firmitas Possuir uma função utilitas Respeitar as ordem clássicas - decorum For principalmente bela -venustas
Obra de Vitrúvio Ele nunca descreveu igrejas especificamente, mas templos e basílicas, nos quais os arquitetos medievais podiam ter-se, eventualmente, baseado. A principal evidência da influência dos textos de Vitrúvio durante a Idade Média são as igrejas, construídas seguindo muitos princípios descritos pelo autor.
Obra de Vitrúvio A sua fama deve-se exclusivamente aos tratados De architectura, pois não se conhece obras projetadas ou construídas por ele. Escrito no séc. I a C., é uma fortuna editorial sem par entre os livros técnicos.
A interpretação de Leonardo da Vinci do homem de Vitrúvio Esta obra sintetiza uma série de ideais a respeito da relação do homem com o universo. Da mesma forma, está associada à arquitetura, tanto quanto um instrumento de projeto quanto como um símbolo.
Estilo Arquitetônico Quando se pensa em classificação dos diferentes produtos Catedral Metropolitana de Brasília, exemplar da arquitetura moderna brasileira, em Brasília. arquitetônicos observados no tempo e no espaço, é muito comum, diferenciar as construções e sítios através da idéia de que eles possuem um estilo diverso um do outro.
Estilo arquitetônico Diferentes estilos possuem diferentes regras. Envolve a compreensão do conjunto de: Fatores Características - formas dos edifícios Associado à forma da arquitetura Detalhes estético-construtivos.
Estilo arquitetônico A arquitetura no plano teórico e acadêmico, passou a ser entendida através do que efetivamente a define: O trabalho com o espaço habitável. Deixa de ser um modelo copiado e passa a ser a expressão das interpretações individuais de cada arquiteto ou grupo de arquiteto, do que considera como arquitetura.
Estilo Arquitetônico Estilo histórico (barroco, clássico, gótico, etc.), também torna-se possível falar em um estilo individual (arquitetura Wrightiana, Corbuseana e outras).
Charles Edouard Jeanneret-Gris Conhecido porle Corbusier -6 de Outubro de 1887 (La Chaux-de-Fonds Suiça), foi um Arquiteto e Urbanista. Considerado juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies van der Rohe e Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos do século XX.
5 pontos 1.Planta Livre: através de uma estrutura independente permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam exercer a função estrutural. 2.Fachada Livre: resulta igualmente da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos. 3.Pilotis: sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo. 4.Terraço Jardim: "recupera" o solo ocupado pelo prédio, "transferindo-o" para cima do prédio na forma de um jardim. 5.Janelas Largas: possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relação desimpedida com a paisagem.
Croquis
Projeto Plantas Pavimento Térreo Pavimento Superior
Projeto Corte Transversal Corte Longitudinal Elevação Frontal
Ficha técnica Nome do projeto - Casa Folha Local - Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil Data do Projeto - 2006/2007 Data da conclusão da Obra - 2008 Área do terreno - 40.000,00 m2 Área construída - 800,00 m2 Arquitetura Equipe - Ivo Mareines, Rafael Patalano, Paula Costa, Flávia Lima e Rafael Pretti Construção - Laer Engenharia Iluminação - Airton Pimenta Paisagismo - Marita Adania Interiores - Mareines + Patalano Arquitetura Cálculo estrutural - Fundações e estrutura metálica: Abilitá projetos Estrutura de madeira: Andreas Hösch