Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária ASSUNTO SISTEMA INFOMET RESPONSÁVEL DIRETORIA DE OPERAÇÕES (DO) SUPERINTENDÊNCIA DE NAVEGAÇÃO AÉREA (DONA) CÓDIGO DE CONTROLE DATA DA APROVAÇÃO DATA DA EFETIVAÇÃO APLICAÇÃO GERAL CONTROLE E DIVULGAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO (PRPG) ASSINATURA DO SUPERINTENDENTE ASSINATURA DO PRESIDENTE OU DIRETOR Form. 01.01.04 - NI - 1.01/A (PGE)
1 I - DA FINALIDADE 1 - O presente Manual de Procedimentos tem por finalidade estabelecer diretrizes para a operação do Sistema INFOMET na rede de Estações Meteorológicas de Superfície e Órgãos de Navegação Aérea das Superintendências Regionais. II - DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL 2 - Este Manual de Procedimentos está em conformidade com o previsto na Instrução do Comando da Aeronáutica, ICA 105-4 - Sistema INFOMET, de 01 de setembro de 2001. III - DO CONCEITO 3 - O INFOMET é um sistema informatizado de meteorologia, onde são registrados os dados meteorológicos observados e coletados nas Estações Meteorológicas de Superfície (EMS), realizando avaliação imediata nos mesmos por um programa de consistência. O Sistema gera automaticamente os códigos METAR, SPECI e SYNOP e prepara mensagens para transmissão pela rede AFTN. O INFOMET proporciona o desenvolvimento de relatórios climatológicos, arquiva os dados diariamente e possibilita sua remessa para o Órgão de Navegação Aérea da Superintendência Regional, e desta para a Superintendência de Navegação Aérea, pelos meios disponíveis. 4 - A concepção do Sistema INFOMET foi prevista para toda a rede de EMS do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), o que inclui as estações operadas pela INFRAERO e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). A implantação do programa na rede operada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) permitirá que o Banco de Dados INFOMET e futuramente o Banco de Dados de Climatologia (BDCLIM), recebam não apenas os relatórios das EMS operadas pela Empresa mas igualmente das operadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), aumentando assim o acervo de dados possíveis de serem comercializados pela INFRAERO.
25/ABR/2002 2/A 5 - O Sistema INFOMET, desde sua concepção, teve como critérios para o seu desenvolvimento, as regras de preenchimento do impresso IEPV 105-78, da DEPV, que é regido pela ICA 105-7 PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO IEPV 105-78, e pelo MCA 105-10 MANUAL DE CÓDIGOS METEOROLÓGICOS. Além disto, o Sistema dispõe de funções avançadas como o de apresentar imagens coletadas por satélite meteorológico e de estabelecer link com a INTERNET e REDEMET. O INFOMET realiza, também, uma crítica em todos os dados que nele são inseridos e armazenados, permitindo elaborar trabalhos de Meteorologia/Climatologia necessários à área de operação, além de atender à demanda para comercialização dos mesmos com maior controle de qualidade. O INFOMET foi instalado nos Órgãos de Navegação Aérea das Superintendências Regionais e em toda a rede de Estações Meteorológicas de Superfície (EMS) o que inclui as EMS- 1, EMS-2 e EMS-3. Os Centros Meteorológicos de Aeródromo (CMA) disporão de funções avançadas do programa com recursos adicionais para exposição e atendimento de consultas dos usuários da navegação aérea. O INFOMET é a primeira etapa na estratégia para a busca da modernização da coleta, exposição e tratamento de dados meteorológicos. A segunda etapa será a implantação do BDCLIM, o qual conta com a participação da Superintendência de Tecnologia da Informação (DATI) e da Superintendência de Comercialização (DCCO). O INFOMET será uma das fontes de alimentação do BDCLIM, o qual irá gerenciar os dados coletados nas EMS e Estações Meteorológicas de Altitude (EMA), para atender às necessidades dos usuários da Navegação Aérea, além de outras não ligadas a essa área. IV - DOS PROCEDIMENTOS 6 - Os procedimentos para preparação e envio dos dados coletados e registrados nas EMS para os Órgãos de Navegação Aérea das Superintendências Regionais e destes para a Superintendência de Navegação Aérea serão os seguintes: a) as EMS ligadas à rede corporativa, ou que possuam acesso à INTERNET encaminharão os dados para o respectivo Órgão de Navegação Aérea da Superintendência Regional (Área de Meteorologia) no primeiro dia útil de cada mês, via correio eletrônico, juntamente com os sumários climatológicos do mês anterior; b) as EMS que não estão ligadas à rede corporativa e que não possuam acesso à INTERNET encaminharão os dados copiados em disquete, para o respectivo Órgão de Navegação Aérea da Superintendência Regional (Área de Meteorologia) no primeiro dia útil de cada mês, por malote. 7 - As senhas de acesso ao sistema INFOMET, nos seus diversos níveis (usuário, administrador local e administrador geral), são individuais, sigilosas e exclusivas para os profissionais de meteorologia. 8 - Os dados registrados, em cada Estação, permanecerão em arquivo por 60 (sessenta) dias, no computador das EMS. Após este período, deverão ser deletados. 9 - Todas as EMS obedecerão aos procedimentos previstos na ICA 105-7, até nova orientação.
3 10 - Todas as EMS deverão dispor de uma quantidade de formulários IEPV 105-78, em estoque, para suprir eventuais necessidades como panes extremas (no equipamento, de energia elétrica, ou no INFOMET), permitindo que o operador transcreva os dados manualmente e, assim que sanada a inoperância, os mesmos deverão ser digitados para atualização no Sistema INFOMET. 11 - A utilização do Sistema INFOMET será efetuada mediante o uso do seu Manual de Operações, que será atualizado toda vez que o software sofrer modificação. 12 - Os Órgãos de Navegação Aérea das Superintendências Regionais ao receberem os dados das EMS via rede corporativa, ou pela INTERNET, ou REDEMET, ou por meio de disquete, deverão: a) proceder a crítica dos dados recebidos; b) remeter para os SRPV/CINDACTA os formulários IEPV 105-78 e os Sumários Climatológicos 01 e 02, segundo o calendário previsto na ICA 105-7, até nova orientação; c) receber e manter em arquivo eletrônico os dados originários das Estações Meteorológicas de Superfície de sua área de competência; d) Enviar, até o 1º dia útil de cada mês, para o endereço eletrônico do SRPV/CINDACTA, ao qual as Estações Meteorológicas de Superfície estejam jurisdicionadas e para o Banco de Dados do INFOMET, na Superintendência de Navegação Aérea, os dados meteorológicos e os Sumários Climatológicos 01 e 02, obtidos pelo INFOMET; e) Manter atualizados os Endereços Eletrônicos dos respectivos Bancos de Dados dos SRPV/CINDACTA e ÓRGÃO DE NAVEGAÇÃO AÉREA. V - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 13 - Infra-estrutura mínima necessária para a operação do Sistema INFOMET: a) microcomputador Pentium 75 MHz com 64Kb de memória RAM; b) impressora; c) conexão com a INTERNET e/ou ligadas à Rede Corporativa. VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 14 - Compete à Diretoria de Operações, por intermédio a Superintendência de Navegação Aérea (DONA), acompanhar a execução deste Manual, podendo expedir instruções complementares, quando necessário.
4 15 - Os casos omissos serão solucionados pela Superintendência de Navegação Aérea (DONA). 16 - Este Manual de Procedimentos entra em vigor na data da sua efetivação e revoga quaisquer disposições em contrário.