Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode
Física e Química de Mãos Dadas Durante muitos anos, a Química e a Física não eram consideradas ciências distintas e apesar do crescimento de ambas, ninguém questionava suas diferenças; poucos cientistas ousavam pensar nas duas como matérias independentes, porém interdisciplinares. No século XIX, quando a Química Orgânica e a Química Inorgânica se desenvolviam com velocidade, o químico Germain Hess uniu-se a um grupo de pesquisadores que começavam a fazer questionamentos inéditos para a época. E se relacionássemos as reações químicas com os fenômenos físicos como calor, eletricidade etc.? Foram perguntas como esta que levaram ao surgimento da Físico-Química, da qual Hess foi um dos pioneiros. Figura 1: Da Suíça para a Rússia nasceu em Genebra, na Suíça, em agosto de 1802. Seu pai era um artista e mudouse para Rússia em busca de trabalho quando Germain tinha apenas três anos. Naturalizado russo, aos vinte anos iniciou o curso de medicina, formando-se em 1825. Após um encontro com o famoso químico sueco Jöns Jakob Berzelius, Hess decidiu estudar também química e partiu para Estocolmo para ser aprendiz de Berzelius. De volta à Rússia, ainda encontrou tempo para juntar-se a uma expedição e estudar geologia. Finalizados os estudos, aceitou um emprego como médico em Irkutsk.. 1.
Figura 2: Mapa da Europa mostrando a Rússia, a Suécia e a Suíça. Vida Acadêmica Em 1830, Hess entrou para o quadro de professores na Universidade de São Petersburgo e começou a lecionar no Instituto de Tecnologia. Dentro do ambiente acadêmico, teve a oportunidade de realizar inúmeras pesquisas. Uma delas estava relacionada com gases e minérios russos. Para isso, passou um bom tempo nas jazidas de minerais e gás natural às margens do mar Cáspio, na região de Baku. Suas investigações levaram à análise do Ag(2)Te, cujo minério recebeu o nome de hessita em sua homenagem.. 2.
Figura 3: Foto digital de quartzo de hessita. A imagem foi disponibilizada por seu autor, Rob Lavinsky, para ser utilizada através da Licença Creative Commons 3.0, Atribuição-Compartilhamento não localizada. Ela é encontrada em http://en.wikipedia.org/wiki/file:hessite-quartz-d05-55a.jpg. Hess fez também pesquisas ligadas à oxidação dos açúcares e descobriu que eles produzem ácido sacárico, mas foi em 1840 que Hess publicou os resultados da pesquisa sobre os calores das reações químicas, trabalho que o tornou conhecido mundialmente. A Lei de Hess A Lei de Hess, também conhecida como princípio dos estados inicial e final, é considerada muito importante no estudo da termoquímica, faz parte do Princípio da Conservação da Energia e permite determinar as trocas de energia entre os diferentes componentes de uma reação química, ou seja, permite calcular os calores de formação de substâncias que não podem ser obtidas, experimentalmente, por síntese direta.. 3.
Hess chegou a este princípio estudando os calores das reações químicas, tentando fazer uma relação com a afinidade entre as substâncias e as energias de ligação entre os elementos químicos. O cientista mediu o calor emitido em várias mudanças químicas e concluiu que a energia não pode ser nem criada nem destruída; somente pode ser trocada de uma forma em outra. Em outras palavras, em um intercâmbio químico entre diferentes compostos não existe perda de energia e sim a absorção do calor perdido por um dos componentes que será absorvido pelos demais. Conheça a Lei de Hess: A variação de entalpia (ΔH) de uma reação química depende apenas dos estados inicial e final, não dependendo dos estados intermediários. A maioria dos ΔH de formação são calculados indiretamente pela aplicação da Lei de Hess. Vida Curta Hess não teve tempo suficiente para ver o reconhecimento do seu trabalho. Uma década depois da sua mais importante pesquisa, faleceu em São Petersburgo, mais precisamente no dia 30 de novembro de 1850. Além de ter sido um dos pioneiros da Física-Química e de ter contribuído significativamente para a termodinâmica, Hess foi também um grande professor de química na Rússia. Em 1834, portanto quatro anos após sua chegada ao Instituto de Tecnologia de São Petersburgo, escreveu e publicou um livro chamado Fundamentos de Química, tão importante que foi adotado durante muitos anos em escolas e faculdades de todo o país.. 4.
Figura 4: Foto digital do campus do Instituto Estatal de Tecnologia de São Petersburgo. A imagem foi disponibilizada por seu autor, Alex Bakharev, em domínio público. Ela é encontrada em http://en.wikipedia.org/wiki/file:spsit_inside.jpg.. 5.