Dmitri Mendeleev. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dmitri Mendeleev. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons."

Transcrição

1 Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

2 Um Sonho Genial Sonhos podem se tornar realidade? Para o químico russo, a resposta para esta pergunta seria um sonoro sim. Foi dormindo que ele pensou numa primeira versão da tabela periódica dos elementos químicos. Mendeleev afirmou ter visto em sonho uma tabela em que todos os elementos se encaixavam através da ordem de suas massas atômicas. Ao despertar, disse, escrevi a tabela imediatamente numa folha de papel. Pronto. O sonho se tornava realidade! Tabela 1: Tabela original de Mendeleev datada de

3 A Origem na Sibéria Quando Dmitri Ivanovich Mendeleev nasceu, na cidade de Tobolsk, na Sibéria, seu pai, um professor de filosofia, política e artes, ficou cego e perdeu o emprego. Foi Marya Kornileva, mãe de Dmitri, a responsável pelo sustento da família. Apesar dos poucos recursos, o jovem estudou no ginásio de Tobolsk, destacando se em matemática e física. Quando soube da inteligência excepcional do filho nestas matérias, Marya resolveu investir na sua educação e levou o a São Petersburgo, onde lhe arrumou uma vaga no Instituto Pedagógico Principal. Lá, Mendeleev graduou se como primeiro aluno de sua classe e qualificou se como professor, em Figura 1: Mapa da Rússia mostrando Tobolsk e São Petersburgo. Uma Idéia de Peso Mendeleev ensinou por algum tempo na universidade de São Petersburgo. Com verba do governo, foi para Paris e Alemanha dar continuidade aos estudos. Em 1860, antes de voltar para Rússia, participou do Primeiro Congresso Internacional de Química da Alemanha, em Karlsruhe, onde presenciou o italiano Stanislao Cannizzaro defender apaixonadamente sua redescoberta da distinção entre moléculas e átomos, originalmente feita por Avogadro. A apresentação de Cannizzaro influenciou de forma substancial o trabalho de Mendeleev.. 2.

4 Foi ali que ele percebeu que o peso atômico era uma característica fundamental do átomo e deveria ser o padrão de abordagem dos elementos químicos. Esta ideia ficou em sua cabeça. De volta ao seu país, Mendeleev terminou o doutorado e foi nomeado professor de química geral na Universidade de São Petersburgo. Algum tempo depois, começou a escrever um livro de química inorgânica porque achava que faltava na Rússia um livro texto sobre o assunto. Enquanto se dedicava a este trabalho, pensava na ideia do peso atômico como característica fundamental do átomo. Foi nesta época, que o químico teve o tal sonho que mudaria sua vida. Jogo de Cartas A partir do sonho e buscando uma ordem para os elementos químicos, Mendeleev resolveu organizá los de uma maneira que poderia parecer um jogo de criança. Criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos até então e em cada uma delas escreveu o símbolo do elemento, sua massa atômica e suas propriedades químicas e físicas. Começava ali um quebra cabeças que resultaria na tabela periódica. Alguns elementos, como o oxigênio e o hidrogênio, são gases à temperatura ambiente; outros, como o mercúrio e o bromo, são líquidos e há também os sólidos. O ferro se corrói rapidamente na atmosfera, o sódio e o potássio são moles, enquanto a platina e o irídio são duros; o ouro nunca mancha, o urânio é denso e o lítio flutua na água. As cores também variam, vão desde o vermelho do cobre, passando pelo cinza do iodo até o branco do fósforo. Diante de tantas diferenças e um aparente caos, Mendeleev conseguiu enxergar uma ordem e organizou suas cartas de forma crescente de massas atômicas, agrupando as em elementos de propriedades semelhantes. Com exceção do hidrogênio, tais propriedades estavam relacionadas com os pesos atômicos de uma maneira que se repetia periodicamente. Advinhação ou Genialidade? Mendeleev teve a preocupação de deixar espaços vazios, acreditando que eles seriam ocupados por elementos ainda não descobertos, mas com características especificadas por ele de acordo com a lógica encontrada. Esta ideia é de uma genialidade ímpar e foi um dos grandes méritos do cientista. Ele deixou os espaços vazios já prevendo inúmeras propriedades entre elas, a densidade, o ponto de fusão e a formação de óxidos e cloretos de elementos que ele apenas supunha existir na natureza.. 3.

5 Esta foi sem dúvida uma ousadia científica que poderia até ter sido confundida com pura adivinhação, mas Mendeleev estava tão seguro de seu trabalho que chegou a nomear três elementos ainda desconhecidos com os nomes eka boro, eka alumínio e eka silício. Segundo ele, eles sucederiam o boro, o alumínio e o silício, daí o uso do prefixo eka que em sânscrito significa primeiro. Tabela 2: Tabela mostrando as propriedades determinadas experimentalmente para o germânio e as propriedades previstas por Mendeleev para o mesmo elemento, por ele designado de eka silício. A Prova dos Nove Quando a tal tabela periódica foi apresentada, não faltaram desconfianças no meio científico. O primeiro sinal de que Mendeleev tinha razão veio em 1874, quando o químico francês Paul Lecoq descobriu um novo elemento, o Gálio. Com massa atômica de 69 e propriedades que o colocavam no grupo do boro, entre o alumínio e o urânio, o Gálio era justamente um dos elementos previstos por Mendeleev. Cinco anos depois, foi a vez do químico alemão Clemens Winkler descobrir o elemento germânio, que também preenchia um espaço na tabela de Mendeleev. Uma das afirmações que ainda suscitavam suspeitas estava relacionada com o ouro e a platina. De acordo com o químico russo, os pesos conhecidos e aceitos destes elementos estavam errados; para ele, o ouro era mais pesado que a platina. Mais tarde, quando os pesos atômicos foram determinados com mais precisão, ficou provado que Mendeleev tinha razão.. 4.

6 Química e Arte Finalmente, as ideias ousadas e o gênio audacioso de Mendeleev lhe renderam um merecido reconhecimento. Mas ele não se dedicou exclusivamente à tabela periódica. Já havia estudado a temperatura crítica dos gases e prosseguiu sua vida acadêmica pesquisando a expansão de líquidos e a origem inorgânica do petróleo. Na vida privada, atravessou momentos conturbados. Foi infeliz no primeiro casamento e ao conhecer sua segunda mulher, Anna Ivanova Popov, bem mais nova, teve dificuldades para casar porque não conseguiu um divórcio imediato da Igreja Ortodoxa. Mendeleev apelou ao Czar para não ser processado por bigamia. Mendeleev teve quatro filhos com Anna. Sob a influência da nova esposa, voltou se para o mundo das artes, tornando se colecionador e crítico. Esta nova paixão não deve ter sido considerada nenhuma surpresa, afinal, Mendeleev fez arte com a química, desenhando e manejando cartas que representavam os elementos. Sua visão da ciência já era um indício de que existia uma veia artística dentro dele. Certa vez, disse: Conceber, compreender e aprender a simetria total do edifício, incluindo suas porções inacabadas, é equivalente a experimentar aquele prazer só transmitido pelas formas mais elevadas de beleza e verdade. Mendeleev sofreu de catarata, como seu pai, e morreu em janeiro de Em 1955, o elemento de número atômico 101 da tabela periódica recebeu o nome Mendelévio em sua homenagem. Figura 2: Foto de Mendeleev datada de A imagem digital foi disponibilizada pelo contribuidor Serge Lachnov através da WikiPedia Russa. A imagem está em domínio público porque o copyright expirou. A imagem é encontrada em 5.

7 Dormindo ou Acordado? Há quem desconfie da história a respeito do seu sonho, mas o fato é que, dormindo ou acordado, ele teve a ideia de criar a tabela periódica. A versão atual cataloga os 118 elementos conhecidos. Eles estão distribuídos em ordem crescente dos seus números atômicos, uma vez que o que dá identidade ao elemento é o seu NA, ou seja, número de prótons no núcleo, e não a sua massa atômica, como acreditava Mendeleev. A tabela nos dá informações precisas sobre o comportamento de cada elemento e com ela, basta conhecer as propriedades de um elemento de determinado grupo para saber, de maneira geral, as propriedades do grupo todo. Tabela 3: Tabela atual mostrando os 118 elementos.. 6.

A primeira ideia mais objectiva de elemento surgiu com os filósofos gregos:

A primeira ideia mais objectiva de elemento surgiu com os filósofos gregos: A primeira ideia mais objectiva de elemento surgiu com os filósofos gregos: Thales de Mileto (624-546 a.c) supunha que todas as coisas tinham a origem na água; Anaximenes de Mileto (560-500 a.c) propunha

Leia mais

A primeira ideia mais objectiva de elemento surgiu com os filósofos gregos:

A primeira ideia mais objectiva de elemento surgiu com os filósofos gregos: A primeira ideia mais objectiva de elemento surgiu com os filósofos gregos: Thales de Mileto (624-546 a.c) supunha que todas as coisas tinham a origem na água; Anaximenes de Mileto (560-500 a.c) propunha

Leia mais

Marie Curie. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons.

Marie Curie. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/ Várias vezes Primeira

Leia mais

A História da Tabela Periódica

A História da Tabela Periódica I Desenvolvimento. 1.1. - A História da Tabela Periódica Um pré-requisito necessário para construção da tabela periódica, foi a descoberta individual dos elementos químicos. Embora os elementos, tais como

Leia mais

Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogrado. Pércio Augusto Mardini Farias

Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogrado. Pércio Augusto Mardini Farias Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogrado Pércio Augusto Mardini Farias Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/

Leia mais

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II Disciplina: Ciências 2º Trimestre/ 9º ano TABELA PERIÓDICA

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II Disciplina: Ciências 2º Trimestre/ 9º ano TABELA PERIÓDICA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II Disciplina: Ciências 2º Trimestre/ 9º ano TABELA PERIÓDICA Agosto/2017 OS ELEMENTOS QUÍMICOS Podemos definir um elemento químico como sendo o conjunto de átomos

Leia mais

A = Z + n = p + n. Número atômico e número de massa. Número de massa. Elemento. Número atômico. Número de nêutrons.

A = Z + n = p + n. Número atômico e número de massa. Número de massa. Elemento. Número atômico. Número de nêutrons. Número atômico e número de massa Número de massa Número atômico A X Z Elemento A = Z + n = p + n Número de prótons Número de nêutrons Z = p: Determina o elemento químico do átomo. No estado fundamental

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

Germain Henri Hess Camila Welikson

Germain Henri Hess Camila Welikson Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode Física

Leia mais

Tabela Periódica: Como tudo começou. Tabela Periódica. Como tudo começou

Tabela Periódica: Como tudo começou. Tabela Periódica. Como tudo começou Tabela Periódica: Como tudo começou Tabela Periódica Como tudo começou A classificação dos elementos químicos visa dispô-los de tal modo que facilite o seu estudo. A primeira tentativa de agrupar os elementos

Leia mais

Quais são as informações que o casal está nos fornecendo?

Quais são as informações que o casal está nos fornecendo? Quais são as informações que o casal está nos fornecendo? Estamos na mesa periódica. A história da tabela periódica Embora os elementos, tais como ouro (Au), prata (Ag), estanho (Sn), cobre (Cu), chumbo

Leia mais

Erwin Schrödinger. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Erwin Schrödinger. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode O

Leia mais

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível.

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível. O ÁTOMO pág. 66 Átomo: do grego, indivisível. Núcleo: Prótons + Nêutrons Eletrosfera: Elétrons Número atômico (Z): nº de prótons no núcleo Número de massa (A): nº de prótons + nêutrons Prótons: carga positiva

Leia mais

Carl Wilhelm Scheele. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Carl Wilhelm Scheele. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode Reconhecimento

Leia mais

QUESTÕES DE EXAME Tabela Periódica. Física e Química A

QUESTÕES DE EXAME Tabela Periódica. Física e Química A QUESTÕES DE EXAME 2 Física e Química A Questões de provas nacionais realizadas entre 2008 e 2014 organizados por subdomínio e por secção, por ordem cronológica. Os itens estão identificados por data e

Leia mais

Classificação dos Elementos Químicos (O Primeiro Elemento)

Classificação dos Elementos Químicos (O Primeiro Elemento) Classificação dos Elementos Químicos (O Primeiro Elemento) "Ao lado, o fósforo (P). Primeiro elemento a ser descoberto. Ponto de partida para a construção da Tabela Periódica". Johann W. Dobereiner (1829)

Leia mais

Quais são as informações que o casal está nos fornecendo?

Quais são as informações que o casal está nos fornecendo? Quais são as informações que o casal está nos fornecendo? Estamos na mesa periódica. A história da tabela periódica Embora os elementos, tais como ouro (Au), prata (Ag), estanho (Sn), cobre (Cu), chumbo

Leia mais

Robert Andrews Millikan. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Robert Andrews Millikan. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode O

Leia mais

Como classificar os elementos. Classificação periódica dos elementos químicos. As tríades de Döbereiner. Lei das oitavas 06/09/2017

Como classificar os elementos. Classificação periódica dos elementos químicos. As tríades de Döbereiner. Lei das oitavas 06/09/2017 Como classificar os elementos Classificação periódica dos elementos químicos 1650: prata, arsênio, ouro, carbono, cobre, ferro, mercúrio, chumbo, enxofre, antimônio e estanho; Hemnning Brand: tentando

Leia mais

Henri Louis Le Châtelier. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Henri Louis Le Châtelier. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode Um

Leia mais

a tabela periódica paulinho

a tabela periódica paulinho a tabela periódica paulinho paulinho perguntas a tabela periódica serve para alguma coisa? tenho que decorar os elementos da tabela? existem relações de semelhança entre os elementos químicos? é

Leia mais

EVOLUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA

EVOLUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA Prof. Edson Cruz EVOLUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA Os elementos químicos sempre foram agrupados de modo a termos elementos semelhantes juntos, tendo desta maneira o desenvolvimento de várias tabelas até os

Leia mais

1º trimestre Sala de Estudos Data: 12/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

1º trimestre Sala de Estudos Data: 12/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 1º trimestre Sala de Estudos Data: 12/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Tabela periódica (localização e classificação dos elementos e propriedades periódicas) Caso

Leia mais

ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA

ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 9º TURMA(S):

Leia mais

[A] Incorreta. O amálgama é uma liga metálica, ou seja, uma mistura homogênea, em que o principal componente é o mercúrio. [Xe] 6s 4f 5d.

[A] Incorreta. O amálgama é uma liga metálica, ou seja, uma mistura homogênea, em que o principal componente é o mercúrio. [Xe] 6s 4f 5d. Gabarito: Resposta da questão 1: A representação do elemento químico do átomo da espécie responsável pela coloração pertence à família dos metais alcalinos-terrosos da tabela periódica, ou seja, família

Leia mais

Propriedades dos Elementos

Propriedades dos Elementos Ficha de Trabalho Propriedades dos Elementos 1. Relativamente aos elementos dos grupos 1 e 17 da Tabela Periódica, nos quais se incluem, respectivamente, o lítio e o flúor, seleccione a afirmação correcta.

Leia mais

Pércio Augusto Mardini Farias

Pércio Augusto Mardini Farias Pércio Augusto Mardini Farias Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/

Leia mais

Werner Karl Heisenberg. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Werner Karl Heisenberg. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode Quase

Leia mais

Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D.

Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 01 Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 02 A energia de ionização cresce para direita da tabela periódica, portanto

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI TABELA PERIÓDICA

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI TABELA PERIÓDICA Ano Letivo 2016/2017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI TABELA PERIÓDICA Física e Química A 1. Considere os seguintes elementos e o seu respetivo Z: Boro ( 5B), Neon ( 10Ne), Alumínio ( 13Al), Cloro ( 17Cl)

Leia mais

Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei

Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei www.professormazzei.com Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (PUC SP 1995) Considerando-se os elementos do 3º. período da Tabela Periódica, é correto afirmar: a) o elemento de

Leia mais

Aula 17 Ligações covalentes e metálicas

Aula 17 Ligações covalentes e metálicas Aula 17 Ligações covalentes e metálicas Em nossa aula passada falamos de ligações iônicas, aquelas que ocorrem entre átomos com grandes diferenças de eletronegatividade. Entretanto, essa não é a única

Leia mais

TABELA PERIÓDICA PARTE 1

TABELA PERIÓDICA PARTE 1 PROJETO KAL - 2016 QUÍMCA AULA 06 TABELA PERÓDCA PARTE 1 Recordar é viver: Modelo Atômico de Rutherford-Bohr: Também conhecido como modelo atômico planetário, ele mostra como os elétrons se comportam ao

Leia mais

QUÍMICA. A Tabela Periódica. frente 2 MAXIM SHEBEKO DREAMSTIME.COM

QUÍMICA. A Tabela Periódica. frente 2 MAXIM SHEBEKO DREAMSTIME.COM QUÍMICA frente 2 MAXIM SHEBEKO DREAMSTIME.COM A Tabela Periódica 96 Capítulo 4 A Tabela Periódica 1. Histórico da Tabela Periódica 1.1. 1817 As tríades de Döbereiner Até essa data, conheciam-se cerca de

Leia mais

Tabela Periódica. 2. C Consultando a tabela periódica para a obtenção das massas atômicas dos elementos apresentados, tem-se:

Tabela Periódica. 2. C Consultando a tabela periódica para a obtenção das massas atômicas dos elementos apresentados, tem-se: Segmento: Pré-vestibular Resoluções Coleção: Alfa, Beta e Gama Disciplina: Química Volume: 1 Série: 2 Tabela Periódica 1. C Nas tabelas periódicas atuais os elementos estão dispostos em ordem crescente

Leia mais

Por volta do ano de 1800, já eram conhecidos aproximadamente 33 elementos químicos, uma quantidade suficiente que justifica uma busca para essa

Por volta do ano de 1800, já eram conhecidos aproximadamente 33 elementos químicos, uma quantidade suficiente que justifica uma busca para essa 1 ORGANIZAR... 2 Por volta do ano de 1800, já eram conhecidos aproximadamente 33 elementos químicos, uma quantidade suficiente que justifica uma busca para essa organização. Em 1829, o químico alemão Johann

Leia mais

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Sistemas Para facilitar a

Leia mais

b-) 12 Mg b*-)mg 2+ e-) 52 Te e*-) Te 2-

b-) 12 Mg b*-)mg 2+ e-) 52 Te e*-) Te 2- Forneça a configuração eletrônica por subníveis dos seguintes átomos neutros no Estado Fundamental. E números quânticos para o elétron de diferenciação b-) 12 Mg b*-)mg 2+ e-) 52 Te e*-) Te 2- EXERCÍCIO

Leia mais

AULA: Tabela Periódica

AULA: Tabela Periódica AULA: Tabela Periódica Um Breve Histórico Antoine-Lavoisier (1789) Em sua obra O Tratado Elementar da Química: Listou algumas substâncias as quais não podiam ser quebradas como o hidrogênio,o Oxigênio,

Leia mais

QUÍMICA MÓDULO 19 LEIS DA QUÍMICA. Professor Edson Cruz

QUÍMICA MÓDULO 19 LEIS DA QUÍMICA. Professor Edson Cruz QUÍMICA Professor Edson Cruz MÓDULO 19 LEIS DA QUÍMICA INTRODUÇÃO Um exame apurado das propriedades físicas de um material (como densidade, ponto de fusão e ebulição) permite dizer se o material é uma

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO. 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo.

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO. 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo. EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo. Com base nos dados da tabela, responda as questões a seguir.

Leia mais

01) (FMTM-MG) Sobre tabela periódica, um estudante formulou as proposições abaixo.

01) (FMTM-MG) Sobre tabela periódica, um estudante formulou as proposições abaixo. 0) (FMTM-MG) Sobre tabela periódica, um estudante formulou as proposições abaixo. I. Átomos de um mesmo período possuem o mesmo número de camadas ocupadas. II. Átomos de um mesmo período possuem o mesmo

Leia mais

Evolução da Tabela Periódica

Evolução da Tabela Periódica Evolução da Tabela Periódica À medida que se foram descobrindo e estudando novos elementos, foi possível verificar a existência de grupos de elementos com propriedades físicas e químicas parecidas, notando-se

Leia mais

Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli TABELA PERIÓDICA

Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli TABELA PERIÓDICA Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli TABELA PERIÓDICA BREVE HISTÓRICO Mendeleev (1869): organizou os elementos em ordem crescente de massas atômicas. Os elementos de comportamento químico

Leia mais

LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE

LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE www.sosprofessor.xpg.com.br 1 (FESP) Considere os elementos A, B, C e D. As distribuições eletrônicas dos elementos são respectivamente: 1s² 3s¹, 1s². 3p 4, 1s². 30p 5 e

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE TEORIA 1 EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS 1.

Leia mais

LISTA 02 - TEORIA ATÔMICA MOLECULAR

LISTA 02 - TEORIA ATÔMICA MOLECULAR LISTA 02 - TEORIA ATÔMICA MOLECULAR 1º ano QUÍMICA PROF. PEDRO 2º Bimestre Questão 01) A massa de uma molécula de ácido acético, CH 3 COOH, é: a) 1,0. 10-21 g b) 1,0. 10-22 g c) 1,0. 10-23 g d) 1,0. 10-24

Leia mais

PROPRIEDADES PERIÓDIOCAS

PROPRIEDADES PERIÓDIOCAS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE QUÍMICA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA INORGÂNICA QUÍMICA INORGÂNICA I PROPRIEDADES PERIÓDIOCAS Prof. Fabio da Silva Miranda e-mail: miranda@vm.uff.br Sala GQI 308,

Leia mais

Aula 09 19/mai Marcelo..continuação da aula 08 (12/mai) CONTEÚDO EXTRA SOBRE LIGAÇÃO IÔNICA Escrevendo a fórmula de um composto iônico: http://www.brasilescola.com/quimica/formulas-para-representar-as-ligacoesionicas.htm

Leia mais

Exercícios sobre ClassificaÇão periódica

Exercícios sobre ClassificaÇão periódica Exercícios sobre ClassificaÇão periódica 01. (Imed 2016) Considere o elemento químico cobre e analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 29 63,5 Cu ( ) O elemento químico

Leia mais

QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO. Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017

QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO. Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017 LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017 QUÍMICA QUESTÃO 01 Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 16. Sobre esse elemento, responda

Leia mais

Cap. 4: A Química e sua influência histórica. Equipe de Biologia

Cap. 4: A Química e sua influência histórica. Equipe de Biologia Cap. 4: A Química e sua influência histórica Equipe de Biologia Origem dos elementos químicos O Big Bang é o momento da explosão que deu origem ao Universo, entre 12 e 15 bilhões de anos atrás. A evolução

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 07 TURMA ANUAL

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 07 TURMA ANUAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 07 TURMA ANUAL 01. Item D Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 02. Item B A energia

Leia mais

Mostrar elementos isótopos ao relacionar quantitativamente o Número de Avogadro com partículas atômicas.

Mostrar elementos isótopos ao relacionar quantitativamente o Número de Avogadro com partículas atômicas. RELAÇÕES DE MASSA NOS ÁTOMOS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS META Mostrar elementos isótopos ao relacionar quantitativamente o Número de Avogadro com partículas atômicas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Química Geral I Licenciatura em Química Prof. Udo Sinks

Lista de Exercícios 1 Química Geral I Licenciatura em Química Prof. Udo Sinks 1. Qual parte da descrição de um composto ou de uma substância elementar se refere às suas propriedades físicas e qual se refere às suas propriedades químicas? (a) O líquido incolor etanol queima no ar.

Leia mais

QUÍMICA MÓDULO 18 RELAÇÕES NUMÉRICAS. Professor Edson Cruz

QUÍMICA MÓDULO 18 RELAÇÕES NUMÉRICAS. Professor Edson Cruz QUÍMICA Professor Edson Cruz MÓDULO 18 RELAÇÕES NUMÉRICAS INTRODUÇÃO Precisamos compreender que houve uma necessidade de se definir uma nova unidade de massa para átomos e moléculas. É importante que você

Leia mais

Em 1869, um professor de Química da Universidade de São Petersburgo (Rússia), Dimitri Ivanovich Mendeleev ( ), estava escrevendo um livro

Em 1869, um professor de Química da Universidade de São Petersburgo (Rússia), Dimitri Ivanovich Mendeleev ( ), estava escrevendo um livro TABELA PERIÓDICA Em 1869, um professor de Química da Universidade de São Petersburgo (Rússia), Dimitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907), estava escrevendo um livro sobre os elementos conhecidos na época

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre Disciplina: Química Professor: Peterson Dias PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre - 2017 2015 1ª série E.M. Objetivo: Favorecer ao aluno nova oportunidade para superar as dificuldades apresentadas

Leia mais

QUÍMICA. Processo Seletivo/UNIFAL - julho ª Prova Comum TIPO 1 QUESTÃO 41 QUESTÃO 42

QUÍMICA. Processo Seletivo/UNIFAL - julho ª Prova Comum TIPO 1 QUESTÃO 41 QUESTÃO 42 QUÍMICA QUESTÃO 41 A substância, representada pela fórmula estrutural abaixo, é bastante utilizada como analgésico (aspirina). Com base nessas informações, marque a alternativa correta. A) Uma massa de

Leia mais

12 GAB. 1 1 o DIA PASES 1 a ETAPA TRIÊNIO QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30

12 GAB. 1 1 o DIA PASES 1 a ETAPA TRIÊNIO QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30 12 GAB. 1 1 o DIA PASES 1 a ETAPA TRIÊNIO 2005-2007 QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30 21. A hemoglobina das células vermelhas do sangue contém o complexo de ferro com uma porfirina. Sabendo que um indivíduo

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 TABELA PERIÓDICA ATUAL: Os elementos estão ordenados em ordem crescente de número atômico. O critério utilizado para classificar os elementos

Leia mais

AULA DE QUÍMICA Professor Wladimir Muller FÓRMULA é a representação gráfica da MOLÉCULA de uma SUBSTÂNCIA QUÍMICA em que são utilizados os símbolos dos ELEMENTOS QUÍMICOS, e os índices numéricos, que indicam

Leia mais

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida? PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Massa, extensão

Leia mais

Tabela Periódica. Objetivos

Tabela Periódica. Objetivos Tabela Periódica Objetivos Identificar os principais elementos e estruturas da tabela periódica Compreender a disposição dos elementos ao longo dos grupos de acordo com suas propriedades. Verificar quais

Leia mais

Aula 15 Relações de Massa

Aula 15 Relações de Massa Aula 15 Relações de Massa Na Química, é muito importante, saber antecipadamente as quantidades de reagentes que devemos usar para obter as quantidades de produtos desejadas. Entretanto, essas previsões

Leia mais

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa. 1) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como: a) metal alcalino b) metal alcalinoterroso c) metal terroso d) ametal e) gás nobre 2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons

Leia mais

MASSA ATÔMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC CURSO: ENGENHARIA AGRONÖMICA PET - AGRONOMIA. TUTOR: Prof.Dr. José de Ribamar Silva

MASSA ATÔMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC CURSO: ENGENHARIA AGRONÖMICA PET - AGRONOMIA. TUTOR: Prof.Dr. José de Ribamar Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC CURSO: ENGENHARIA AGRONÖMICA PET - AGRONOMIA MASSA ATÔMICA TUTOR: Prof.Dr. José de Ribamar Silva BOLSISTA: Renan Suaiden Parmejiani Yldison Felipe Nobre MASSA ATÔMICA.

Leia mais

Uma fonte de vanádio é o mineral vanadinita, cuja fórmula é Pb 5 (VO 4 ) 3 Cl. Determine: a) a porcentagem em massa de vanádio nesse mineral;

Uma fonte de vanádio é o mineral vanadinita, cuja fórmula é Pb 5 (VO 4 ) 3 Cl. Determine: a) a porcentagem em massa de vanádio nesse mineral; 1 a QUESTÃO Valor 1,0 Uma fonte de vanádio é o mineral vanadinita, cuja fórmula é Pb 5 (VO 4 ) 3 Cl. Determine: a) a porcentagem em massa de vanádio nesse mineral; b) a massa em gramas de vanádio numa

Leia mais

Tarefas 17, 18, 19 e 20 Professor Willian

Tarefas 17, 18, 19 e 20 Professor Willian 9º ano Química Tarefas 17, 18, 19 e 20 Professor Willian 1ª semana 01. O oxigênio gasoso também existe na atmosfera sob uma outra forma, denominada de ozônio. Assim, afirma-se que oxigênio e ozônio são

Leia mais

ESTADO SÓLIDO ESTADO LÍQUIDO

ESTADO SÓLIDO ESTADO LÍQUIDO TEORIA CORPUSCULAR DA MATÉRIA Todas as substâncias são formadas por corpúsculos. Os corpúsculos têm reduzidas dimensões e por isso não se conseguem ver a olho nu. Entre os corpúsculos existem espaço vazio,

Leia mais

Resumo sobre propriedades periódicas dos elementos

Resumo sobre propriedades periódicas dos elementos Resumo sobre propriedades periódicas dos elementos Representação de orbitais ORBITAIS s Representação de orbitais ORBITAIS p Representação de orbitais ORBITAIS d O orbital d z 2 é uma combinação dos orbitais

Leia mais

Química. 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30

Química. 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30 Química 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30 02. Para que um átomo de número atômico 55 e número de massa 137 seja eletricamente neutro, ele deverá ter, necessariamente:

Leia mais

Introdução Os cientistas procuram buscar ordem nos fatos sob observação. Com o conjunto de elementos químicos naturais foi assim. Em 1869, surgiu uma

Introdução Os cientistas procuram buscar ordem nos fatos sob observação. Com o conjunto de elementos químicos naturais foi assim. Em 1869, surgiu uma Introdução Os cientistas procuram buscar ordem nos fatos sob observação. Com o conjunto de elementos químicos naturais foi assim. Em 1869, surgiu uma tabela periódica dos elementos químicos, proposta pelo

Leia mais

ATIVIDADE DE QUÍMICA REVISÃO 9º ANO. Distribuição Eletrônica de Linus Pauling

ATIVIDADE DE QUÍMICA REVISÃO 9º ANO. Distribuição Eletrônica de Linus Pauling ATIVIDADE DE QUÍMICA REVISÃO 9º ANO Distribuição Eletrônica de Linus Pauling Em anos anteriores ao rearranjo que Linus Pauling fez para distribuir eletronicamente os elementos, os Cientistas Bohr e Sommerfield

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 SUMÁRIO Apresentação -------------------------------------------- 2 Capítulo 4 ------------------------------------------------

Leia mais

Ligação Covalente: compartilhamento de elétrons entre os átomos.

Ligação Covalente: compartilhamento de elétrons entre os átomos. Aula 12 28/abr Marcelo Ligação Covalente: compartilhamento de elétrons entre os átomos. Formação de compostos moleculares Ocorre entre átomos de não-metais (baixa diferença de eletronegatividade) http://www.desconversa.com.br/quimica/tag/ligacao-covalente/

Leia mais

Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica

Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica Dado: 01. Faça a distribuição eletrônica nas camadas para os átomos: a) Cs (Z= 55) b) Tl (Z= 81) 02. Faça a distribuição eletrônica nas camadas, para os átomos:

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios P2 I Bimestre No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

Colégio Jandyra. Classificação Periódica dos Elementos Químicos - Propriedades Periódicas. Prof. Edivaldo Luis de Souza 1º EM 3º Bimestre 2015

Colégio Jandyra. Classificação Periódica dos Elementos Químicos - Propriedades Periódicas. Prof. Edivaldo Luis de Souza 1º EM 3º Bimestre 2015 Colégio Jandyra Classificação Periódica dos Elementos Químicos - Propriedades Periódicas Prof. Edivaldo Luis de Souza 1º EM 3º Bimestre 2015 Em 1817, o cientista alemão Johann W. Döbereiner agrupou alguns

Leia mais

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito Questão 01) O vapor obtido pela ebulição das seguintes soluções: I. água e sal II. água e açúcar III. água e álcool é constituído de água pura apenas:

Leia mais

OXIRREDUÇAO. Volta também estudou Química, essa ciência teve grande importância no que diz respeito à pilha elétrica.

OXIRREDUÇAO. Volta também estudou Química, essa ciência teve grande importância no que diz respeito à pilha elétrica. LISTA: 02 2ª série Ensino Médio Professor(a): Leonardo Gomes Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: OXIRREDUÇAO DIA: MÊS: 02 2017 TEXTO: 1 - Comum à questão: 1 Em 18 de Fevereiro de 2015, o

Leia mais

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s)

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s) 01 - (UEM PR/2012) Assinale o que for correto. (01) Dentro de uma família na tabela periódica, todos os elementos químicos têm temperatura de fusão aumentada com o aumento do número atômico. (02) Qualquer

Leia mais

Xenubi é um jogo de cartas com as mesmas regras do Super Trunfo, porém sobre propriedades periódicas.

Xenubi é um jogo de cartas com as mesmas regras do Super Trunfo, porém sobre propriedades periódicas. nubi é um jogo de cartas com as mesmas regras do Super Trunfo, porém sobre propriedades periódicas. ISTRÇÕES * Jogue em duplas * Cada dupla deve ter o mesmo número de cartas. * A dupla pode compartilhar

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1 Professora Paula Melo Silva Data: 16 de novembro 2015 Ano Letivo: 2015/2016 135 + 15 min 1. A Tabela periódica (TP)

Leia mais

Massa atômica, molecular e molar mol

Massa atômica, molecular e molar mol Segmento: Pré-vestibular Resoluções Coleção: Alfa, Beta e Gama. Disciplina: Química Volume: 1 Série: 7 Massa atômica, molecular e molar mol 1. D I. Verdadeira II. Verdadeira 12 6C (6 prótons + 6 nêutrons).

Leia mais

Cálculos com Mol.

Cálculos com Mol. Cálculos com Mol www.aulasdequimica.com.br Página 02 Página 03 Talvez a grandeza mais conhecida pelos químicos seja o mol. No entanto, quando ensinamos isso aos alunos, parece que estamos falando em algo

Leia mais

TABELA PERIÓDICA FAMÍLIAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

TABELA PERIÓDICA FAMÍLIAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS TABELA PERIÓDICA A gran diversida elementos químicos levou à sua organização acordo com as suas propriedas físicas e químicas. A Tabela Periódica que hoje conhecemos foi sofrendo alterações ao longo dos

Leia mais

A Natureza Elétrica dos Materiais

A Natureza Elétrica dos Materiais A Natureza Elétrica dos Materiais As primeiras ideias sobre a constituição da matéria Demócrito Gregos ÁTOMOS - A matéria possuia espaço vazio; - Indestrutíveis; - Dotadas de movimento; - Diversos formatos.

Leia mais

Wolfgang Ernest Pauli. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Wolfgang Ernest Pauli. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode Perfeccionista

Leia mais

Aula 25 Radioatividade

Aula 25 Radioatividade Aula 25 Radioatividade A radioatividade foi descoberta pelo físico francês Antonie Henri Becquerel, ele havia descoberto um minério de urânio que, ao ser colocado sobre uma chapa fotográfica envolta em

Leia mais

Marx Karl Ernest Ludwig Planck. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons.

Marx Karl Ernest Ludwig Planck. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/ O pai da Mecânica

Leia mais

Ligação Química Parte 1

Ligação Química Parte 1 Ligação Química Parte 1 Poucos elementos são encontrados no estado atômico na natureza, os outros são encontrados como compostos, ligados a outros átomos. Os únicos elementos encontrados na forma atômica

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA O QUE É QUÍMICA? É a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e interações, bem como a energia envolvida nestes processos. QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA? Entender

Leia mais

RELAÇÕES DE MASSA E MOL

RELAÇÕES DE MASSA E MOL RELAÇÃO DE MASSA E MOL A relação entre massa e quantidade Em uma gota de água de 0,05 ml há 1,67 sextilhão (1,67 x 10 21 ) de moléculas de água. A relação entre massa e quantidade A unidade de massa atômica

Leia mais

quinta-feira, 12 de julho de 12

quinta-feira, 12 de julho de 12 Modelos Atômicos Aula 03: Modelo de Rutherford Em 1904 Ernest Rutherford, fazendo um experimento com gás hidrogênio em ampola de raios canais, descobriu uma partícula 1836 vezes mais pesada e de caráter

Leia mais

LEIS DAS COMBINAÇÕES QUÍMICAS

LEIS DAS COMBINAÇÕES QUÍMICAS COLÉGIO CONTATO 2016 QUIMICA I Livro 1 LEIS DAS COMBINAÇÕES QUÍMICAS EDMAR MARINHO DE AZEVEDO SITUANDO A DISCUSSÃO... 1. INTRODUÇÃO As Leis das Reações Químicas, deduzidas de forma empírica por cientistas

Leia mais

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE QUÍMICA - 1 ANO-HERSCHELL-CB2014. periódicas e aperiódicas. AP. propriedade aperiódica. Propriedades periódicas

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE QUÍMICA - 1 ANO-HERSCHELL-CB2014. periódicas e aperiódicas. AP. propriedade aperiódica. Propriedades periódicas ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE QUÍMICA - 1 ANO-HERSCHELL-CB014 P. AP. periódicas e aperiódicas A Tabela pode ser utilizada para relacionar as propriedades dos elementos com suas estruturas atômicas, podendo

Leia mais

https://edsonnossol.wordpress.com

https://edsonnossol.wordpress.com https://edsonnossol.wordpress.com enossol@ufu.br Classificação da matéria Química Fundamental I Prof. Edson Nossol Uberlândia, 12/04/2017 Matéria: é tudo aquilo que ocupa espaço e tem massa Química: estudo

Leia mais

Cálcio. Calcium sólido. Ponto de ebulição. Peso atômico 40,078. Velocidade do som. Densidade. Carbono. Carbon sólido. Número atômico 3642!

Cálcio. Calcium sólido. Ponto de ebulição. Peso atômico 40,078. Velocidade do som. Densidade. Carbono. Carbon sólido. Número atômico 3642! Alumínio Al Aluminium sólido 13 660,32 2,375 As 2519 5,22 615! 10,811 2,08 3,515 Cl Boron sólido 5 2076 3927 16.200 3810 35,453 1,5625 51,9961 6,3 Co 27 58,933195 18.350-101,5 7,75-34,04 2671 5940 1495

Leia mais

Tabela Periódica Prof. Francisco Sallas

Tabela Periódica Prof. Francisco Sallas Tabela Periódica Prof. Francisco Sallas www.tapetedepedra.weebly.com Histórico 1817 - Tríades Dohereiner 1862 - Parafuso Telúrico de De Chancourtois 1864 - Lei das Oitavas de Newlands 1869 - D. F. Mendeleiev:

Leia mais