MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME
Definição: O movimento uniforme é quando a velocidade escalar é constante, o que significa afirmar que o móvel percorre sempre a mesma distância a cada unidade de tempo.
Velocidade Média: A velocidade escalar média de um móvel é a grandeza física que nos informa a distância média que ele percorre na unidade de tempo. v = S t Exemplo: Um caminhão se desloca com velocidade constante e igual a 144 km/h. suponha que o motorista cochile durante 1,0 s. Qual o espaço, em m, percorrido pelo caminhão neste intervalo de tempo se ele não colidir com algum obstáculo?
Equação Horária do MRU: Uma equação Física quando bem elaborada e dependendo das condições iniciais pode nos ajudar a prever um fenômeno ou pelo menos descobrir o que acontecerá em um determinado instante. No MRU é possível estabelecer uma equação para um determinado móvel que possui uma velocidade constante e diferente de zero e a qualquer momento posterior determinar a sua posição ao longo da trajetória, e ainda conhecendo a posição saber o instante exato da passagem naquela posição. v = Δs Δt Δs = v. Δt s s 0 = v. (t - t 0 ) s = s 0 + vt Exemplo: A função horária do espaço de um móvel é s = 10 + 5t (SI). Qual é a posição desse móvel no instante t = 2s?
(UFPE/2002 - ADAPTADA) A equação horária para o movimento de uma partícula é x(t) = 15 + 2t, onde x é dado em metros e t em segundos. Calcule o tempo, em s, para que a partícula percorra uma distância que é o dobro da distância da partícula à origem no instante t = 0s. (ESPCEX/2009) Em uma mesma pista, duas partículas puntiformes A e B iniciam seus movimentos no mesmo instante com as suas posições medidas a partir da mesma origem dos espaços. As funções horárias das posições de A e B, para S, em metros, e T, em segundos, são dadas, respectivamente, por S A = 40 + 0,2T e S B = 10 + 0,6T. Quando a partícula B alcançar a partícula A, elas estarão na posição a) 55 m b) 65 m c) 75 m d) 105 m e) 125 m
(PUC PR/2001) Dois motociclistas, A e B, percorrem uma pista retilínea com velocidades constantes Va = 15m/s e Vb = 10m/s. No início da contagem dos tempos suas posições são Xá = 20m e Xb = 300m. O tempo decorrido em que o motociclista A ultrapassa e fica a 100m do motociclista B é: a) 56s b) 86s c) 76s d) 36s e) 66s
É dada a função horária s = 20 4t (para t em h e s em km), que descreve o movimento de um ponto material num determinado referencial. Os espaços s são medidos num trajetória a partir de um marco zero. Os instantes t são lidos num cronômetro. Determine: a) O espaço inicial e a velocidade escalar. a) O tipo de movimento e se o mesmo é progressivo ou retrógrado. a) O espaço quando t = 2 h. a) O instante quando o móvel está na posição cujo espaço é igual a 8 km. a) O instante em que o móvel passa pela origem dos espaços (marco zero)
Gráficos: A) Velocidade x Tempo: v A = Δs t
B) Espaço x Tempo S S S0 t t
(UNIUBE MG/1997) Observe o gráfico a seguir, de espaço x tempo verificamos que se trata de movimento S a) retilíneo variado b) retilíneo uniforme c) de velocidade crescente d) de aceleração positiva e) de velocidade inicial igual a 0 0 t
(UFLA MG/1997) O gráfico abaixo representa a variação das posições de um móvel em função do tempo (S = f(t)). S(m) 10 a. V(m/s) V(m/s) b. 10 10 0 1 2 3 4 5 6 t(s) 7 8-10 O gráfico de v x t que melhor representa o movimento acima é: 5 5 0-5 2 4 6 8 t(s) 0-5 2 4 6 8 t(s) c. 10 V(m/s) d. 10 V(m/s) 5 5 0-5 2 4 6 8 t(s) 0-5 2 4 6 8 t(s)
(UFRJ/2005) A posição de um automóvel em viagem entre duas cidades foi registrada em função do tempo. O gráfico a seguir resume as observações realizadas do início ao fim da viagem. A) Indique durante quanto tempo o carro permaneceu parado. B) Calcule a velocidade escalar média do carro nessa viagem.
A figura abaixo representa o deslocamento no tempo de um corpo que se move ao longo de uma reta. Pode-se afirmar que a velocidade média do corpo no intervalo de 0 a 20 s é, em cm/s?
Um móvel se desloca sobre uma trajetória retilínea de acordo com o gráfico a seguir. Determine, em m, a posição do móvel no instante 10 s.
Um automóvel move-se numa estrada conforme o gráfico V x T da figura. Determinem em km/h, o valor da sua velocidade média durante as 5 horas.
(UFPE/2002) O gráfico abaixo representa a velocidade escalar de um automóvel em função do tempo. Qual é a velocidade escalar média, em m/s, entre os instantes de tempo t = 0s e t = 3,0s?
Movimento Progressivo: É o movimento em que o móvel caminha a favor da orientação positiva da trajetória. No movimento progressivo os espaços crescem com o decorrer do tempo e a velocidade escalar é positiva. Movimento Retrógrado É o movimento em que o móvel caminha contra a orientação positiva da trajetória. No movimento retrógrado os espaços decrescem com o decorrer do tempo e a velocidade escalar é negativa.