MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CAMPUS DE CAMPO GRANDE CURSINHO PRÓ-ENEM UFMS MEIO AMBIENTE E BOAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Edson Pereira de Souza [1] edson.souza1984@gmail.com (067) 9268-0202 Campo Grande - MS 11 de Julho de 2016 [1] Técnico de Segurança do Trabalho MTE/MS 9769; Geógrafo CREA/MS 14112D; Acadêmico de Engª Ambiental UFMS. Especialista em Didática do Ensino Superior; Pós Graduado em Engenharia de Qualidade. Mestre em Estudos Fronteiriços - MEF/CPAN/UFMS. Doutorando em Geografia PPGG/UFGD.
GEOGRAFIA Espaço Natural Político Cultural Social Econômico AMBIENTAL Espaço Geográfico Conhecimento geográfico Observa Análise Entendimento
AGORA VAMOS FALAR SOBRE O
O CONCEITO DE LIXO É UMA CONCEPÇÃO HUMANA, PORQUE EM PROCESSOS NATURAIS NÃO HÁ LIXO. Lixo, ou resíduo, é qualquer material, que é considerado inútil, supérfluo, repugnante ou sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. (Wikipédia ) (1) Resto que não se aproveita. (2) Imundície. (Houaiss) Algo que se joga fora ou que não se usa mais (Preserve o mundo) todo e qualquer resíduo sólido proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas, como folhas, galhos de árvores, terra e areia espalhados pelo vento, etc. (Cartilha de Limpeza Urbana) A palavra lixo deriva do termo latim lix que significa cinzas!
Em média uma pessoa produz 500g a 1 kg de lixo diário Produção do Lixo = Idade x 365 x 0,5Kg PRODUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL = 1 MILHÃO E 500 MIL KG AO DIA Cidade Per capita Kg/hab/dia Brasil 0,50 à 1,00 EUA 1,80 Índia 0,10 à 0,25
PLÁSTICO VIDRO METAL PAPEL MATÉRIA ORGÂNICA ENTULHO RESÍDUOS PERIGOSOS LIXO ELETRÔNICO
VOCÊ SABE PARA AONDE VAI O SEU LIXO QUANDO É LANÇADO FORA DO LOCAL ADEQUADO OU QUANDO DESCARTADO CORRETAMENTE E EXTRAPOLA A CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DOS LOCAIS DE DESTINAÇÃO? Podem ir para os rios, mares, lagoas, lençóis freáticos, etc., poluindo esses mananciais de água.
DESTINAÇÃO FINAL DO LIXO NO BRASIL (IBGE/1991) 76% lixão (a céu aberto) 13% aterros controlados 10% aterros sanitários 1% reciclagem / compostagem / incineração ATERROS LIXÃO COMPOSTAGEM RECICLAGEM
76% lixão (a céu aberto)
SEM FALAR NAS DOENÇAS... Macro Vetores Forma de transmissão Enfermidades Rato e pulga Mordida, urina fezes e picada Leptospirose, peste bubônica, tifo murino Mosca Asas, patas, corpo, fezes e saliva Febre tifóide, cólera, amebíase Mosquito Picada Malária, F. amarela, dengue, leishmaniose. Barata Asas, patas, corpo e fezes F. tifoide, cólera, giardíase Gado e porco Ingestão de carne contaminada Teníase, cisticercose Cão e gato Urina e fezes Toxoplasmose
AINDA FALANDO SOBRE O
Papel e papelão 3 a 6 meses Tecidos de fibras naturais 3 meses a 1 ano Plásticos em geral alguns levam até 500 anos, outros não se desmancham Madeira pintada cerca de 13 anos Vidro 1 milhão de anos Chiclete 5 anos Borracha indeterminado
Reduzir, Reutilizar e Reciclar são as palavras-chave para quem quer ser um defensor do meio ambiente!
Aterro Controlado UPL
VAMOS ACORDAR, Preserve o Meio Ambiente
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO
O lixo urbano é um dos adotados pela maioria modernas provocam o maiores problemas ambientais da atualidade, pois os moldes de consumo das sociedades aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido.
O lixo indevidamente administrado provoca mau cheiro, fornece a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui, pelo chorume, o solo e o lençol d água subterrâneo e também o ar, uma vez que é prática comum a queima do lixo em ruas, lotes baldios e lixões.
O QUE É COMPOSTAGEM decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, por bactérias e fungos. Este processo tem como resultado final um produto - o composto orgânico - que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente (adubo orgânico).
O ATERRO SANITÁRIO É um método em que o lixo é comprimido por intermédio de máquinas que diminuem o volume. Com o trabalho do trator, o lixo é empurrado, espalhado e amassado sobre o solo (compactação), sendo coberto por uma camada de areia, o que minimiza odores, evita incêndios e impede a proliferação de insetos roedores.
O LIXÃO São locais onde o lixo é depositado, em grande quantidade, sobre a superfície do solo e a céu aberto, sem qualquer controle sobre os efeitos danosos ao ambiente e a população.
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO JORNAIS Duas a seis semanas Pneus Indeterminado EMBALAGENS DE PAPEL um a quatro meses
GUARDANAPOS DE PAPEL três meses PONTAS DE CIGARRO dois anos CHICLETES cinco anos
Sacos e copos plásticos 200 a 450 anos Latas de alumínio 100 a 500 anos Pilhas 100 a 500 anos
RECICLAGEM É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.
Resolução CONAMA 275/01 Cores (padrão) Art.1 Estabelecer o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva. AZUL: papel/papelão; VERMELHO: plástico; VERDE: vidro; AMARELO: metal; PRETO: madeira; LARANJA: resíduos perigosos; BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde; ROXO: resíduos radioativos; MARROM: resíduos orgânicos; CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação
MAS AFINAL, VOCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO: COMO RECICLAR? A Coleta Seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros e metais que podem ser separados do lixo orgânico na sua casa, no seu trabalho, e em qualquer lugar que o lixo seja produzido.
COLETA SELETIVA É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc. OBS.: Prática da SOLURB.
ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA :
Menor redução de florestas nativas. Reduz a extração dos recursos naturais. Diminui a poluição do solo, da água e do ar. Economiza energia e água. Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo. Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões. Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias. Diminui o desperdício. Melhora a limpeza e higiene da cidade. Previne enchentes. Diminui os gastos com a limpeza urbana. Cria oportunidade de fortalecer cooperativas. Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
CURIOSIDADES
Cinqüenta quilos de papel reciclado poupam o corte de uma árvore de eucalipto se seis anos de idade.
Cada brasileiro que viva até os 70 anos vai produzir 25 toneladas de detritos. 1.000 Kg de vidro reciclado= 1300Kg de areia extraída poupada 1.000 Kg de plástico reciclado= milhares de litros de petróleo poupados
Minimização de resíduos 3 Rs : Reduzir o lixo evitando o desperdício, Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar.
Hora de dizer tchau... Mas só por hoje