LEITURA OBRIGATÓRIA CAPÍTULO 22 QUANTIFICANDO A RENDA NACIONAL Mankiw, N. Gregory Introdução à Economia: princípios de micro e macroeconomia, 2ª Edição. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, 2001 CAPÍTULO 14 SISTEMAS DE CONTABILIDADE SOCIAL Pinho, Diva Benevides & Vasconcellos, Marco Antonio S.(Org.), Manual de Economia, 5ª Edição. São Paulo, Editora Saraiva, 2006.
Famílias Firmas Setor público Setor externo Agentes Econômicos
PIB - PRODUTO INTERNO BRUTO PNB - PRODUTO NACIONAL BRUTO
RENDA = DESPESA
Famílias compram bens e serviços das empresas e as empresas usam a receita dessas vendas para pagar salários aos trabalhadores, aluguéis aos donos de terra e lucros para os proprietários.
PIB É medido pelo valor de mercado Em um determinado país. Em um dado período.
PIB Todos os bens e serviços vendidos legalmente nos mercados. Todos os bens finais. Produzidos no presente. No caso de moradias utiliza-se a hipótese de que o proprietário paga aluguel a si próprio.
OS ELEMENTOS DO PIB Y = C + I + G + EL
Consumo = despesas das famílias com bens e serviços, excetuando-se a aquisição de nova moradia. Investimento = despesas com equipamento de capital, estoques e construções, incluindo as aquisições de novas moradias pelas famílias.
Aquisições do governo = despesas com bens e serviços pelos governos federal, estadual e municipal. Exportações líquidas = despesa por parte de estrangeiros em bens produzidos internamente (exportações) menos despesa por parte de residentes de bens e serviços estrangeiros (importações)
Transferências não são computadas. Ex. INSS Pagamento de serviços como justiça e policia Considera-se a folha de pagamento
PIB Real: produção de bens e serviços avaliada a preços correntes. PIB Nominal: produção de bens e serviços avaliada a preços constantes.
Deflator do PIB Medida do nível de preços calculada como a razão entre o PIB nominal e o PIB real multiplicada por 100. Deflator do PIB = PIB Nominal x 100 PIB real
Discurso de Robert Kennedy
Sistema de contas nacionais Contabilidade Nacional Registro contábil da atividade econômica de um país, num dado período. Trata da quantificação dos principais agregados macroeconômicos, como produto nacional, consumo global, investimentos e exportações, entre outros.
Sistema de contas nacionais Sistema de Contas Nacionais Considera apenas as transações com bens e serviços finais, com quatro contas básicas que são PIB,renda nacional disponível, capital e transações com o resto do mundo. Utiliza-se também de uma conta complementar chamada de conta corrente das administrações públicas.
Sistema de contas nacionais Matriz Insumo-produto Mostra todas as transações agregadas de bens intermediários e de bens intermediários e de bens finais da economia em determinado período.
Sistema de contas nacionais (Sistema ONU) Conta produto interno bruto (produção) Conta renda nacional disponível líquida (apropriação) Conta transações correntes com o resto do mundo Conta de capital (acumulação)
Sistema de contas nacionais (Sistema ONU) 1.Conta produto interno bruto (produção) Transações das unidades produtoras. 2.Conta renda nacional disponível líquida (apropriação) Transações das famílias e governo, como apropriadores de renda.
Sistema de contas nacionais (Sistema ONU) 3.Conta transações correntes com o resto do mundo 4.Conta de capital (acumulação) Transações que representam acumulação de renda para o futuro. Conta complementar: Conta corrente das administrações públicas. Salários, transferências, compras de materiais nacionais e importados.
Sistema de contas nacionais (ONU) Balanço de transações correntes Parte da balança de pagamentos relativa à soma da balança comercial ao balanço de serviços e às transferências unilaterais.
Balança de Pagamentos Registro contábil de todas as transações de um país com o resto do mundo. Envolve transações com mercadorias, serviços e capitais (monetário e físicos).
Balança Comercial Item da balança de pagamentos em que são lançadas as exportações e importações de mercadorias, no que se refere a FOB. FOB: Free on the board
Balança de Serviços Item da balança de pagamentos em que são lançadas as transações com serviços, como fretes, seguros e outros, realizadas entre um país e os demais países.
Transferências unilaterais Item da balança de pagamentos em que são lançadas os financeiros. Também chamados de donativos.
Poupança do setor privado Diferença entre a poupança interna e a do governo.
Poupança Interna É o saldo da conta renda nacional disponível líquida (bruta, no Brasil).
Poupança do governo É o saldo da conta corrente das autoridades públicas.
Renda disponível do setor privado Corresponde à renda disponível total sem os impostos (diretos e indiretos) e somada aos subsídios e transferências do governo, excluindose outras receitas correntes do governo.