METODOLOGIA DE PROJETO DE INTERIORES AULA 11: DIMENSÕES DO MOBILIÁRIO. CARÁTER, ATMOSFERA E ESTILO NA COMPOSIÇÃO. Disciplina do Curso Superior em Design de Interiores da UNAES/Anhanguera Educacional Arq. Urb. Octavio F. Loureiro Data: 6 de maio de 2010
ERGONOMIA Ergonomia é a ciência que relaciona as características físicas entre o homem e o meio ambiente. Ela combina e estuda as características físicas do corpo humano, sua fisiologia e fatores psicológicos que nele atuam. Hoje vamos rever apenas uma parte dessa ergonomia, mais voltado ao dimensionamento do mobiliário. A escolha e distribuição do mobiliário são etapas chave em um bom resultado de projeto. Ao escolher o mobiliário para um projeto, leve em conta suas características ergonômicas, sua composição estrutural, impacto visual e psicológico e sua relação custo-benefício. É importante que as pessoas possam sentar e levantar sem dificuldades, que alcancem utensílios e materiais sem problemas, que possam se movimentar com facilidade e estejam confortáveis, e consequentemente, mais dispostas em seu ambiente.
ERGONOMIA
ERGONOMIA
CARÁTER DO PROJETO O caráter do ambiente será dado por vários fatores: 1. Forma dos mobiliários; 2. Distribuição dos mobiliários; 3. Tipo e grau de iluminação; 4. Textura das paredes; 5. Cor das paredes; 6. Complementos de decoração (vasos, enfeites, quadros). O caráter da composição pode ser formal, informal, sofisticado, exótico, masculino, feminino.
CARÁTER FORMAL Equilíbrio simétrico. Cores sóbrias (bordô, azul marinho, violeta, roxo, vermelhos e preto) Linhas retas e verticais. Textura clássica e acabamentos nobres. Iluminação direcionada e elaborada.
CARÁTER INFORMAL Equilíbrio assimétrico. Cores aconchegantes e menos brilhantes. Linhas inclinadas presentes na composição. Textura rústica pode ser utilizada. Iluminação clara com iluminação geral difusa.
CARÁTER SOFISTICADO Acabamento brilhante. Tons de violeta, vermelhos azulados ou cereja acinzentado, amarelos alaranjados, mostarda, ouro e bronze. Materiais como o vidro, cristal, espelho, mármore, granito, couro. Textura nobre. Iluminação elaborada.
CARÁTER EXÓTICO Cores como terracota, canela, caramelo e mel ou azul-esverdeado. Ênfase nos complementos do ambiente.
Tons de azul, verde e preto. Linha predominantemente reta. CARÁTER MASCULINO
CARÁTER FEMININO Tons pastel de vermelho e laranja (quentes). Linha predominantemente curva.
ATMOSFERA É o impacto visual e o que o inconsciente do ambiente vai trazer a seu usuário: comporte-se, relaxe, fale baixo, pode fazer barulho, o ambiente é frio, é quente, etc... As cores transmitem vibrações e energia que nos afetam diretamente: 1. Luminosas (branco, off-white ou neutros, texturas brilhantes); 2. Espaçosas (cores frias em tom claro, texturas opacas); 3. Aconchegantes (cores quentes, texturas rústicas e porosas); 4. Dinâmica e estimulante (amerelo, vermelho e laranja. Tons vivos).
ESTILO Estilo é um conjunto de tendências, gostos e modos de comportamento característicos de um grupo (esporte, dança, literatura, cinema) ou escola (moderna, clássica, gótica, romântica). O design de interiores é estar em contato com o design, artes plásticas, arquitetura, cinema... Com uma sociedade vinculada a determinado tempo, com uma economia e políticas específicas e anseios particulares a ela. Alguns pontos são importantes para se considerar determinado estilo para compor um ambiente: 1. Adequação ao clima; 2. Utilização dos espaços; 3. Apelo visual; 4. Elementos arquitetônicos a serem considerados; 5. Custo-benefício; 6. Acessórios.
MEMORIAL DESCRITIVO Memorial descritivo é um documento que tem por finalidade determinar os detalhes de acabamento, tipo e qualidade dos materiais e as vezes, dos mobiliários de um determinado ambiente. Esse documento não define custo. O memorial não é padrão, não há forma correta de se fazê-lo. O que ele precisa mostrar são os itens acima. Exemplo: Suíte 2 - Piso: Porcelanato Portobello Perlino Bianco PO 60x60 ou equivalente. - Rodapé: Em MDF com pintura (h=15,00cm). - Paredes: Pintura em tinta acrílica sobre massa corrida. -Teto: Conforme detalhamento arquitetônico, pintado com tinta acrílica fosca. - Mobiliário: cama de tipo Box (45 X 200 X 200), densidade 33, forro antimofo com pés metálicos tubular cromados marca Ortobom ou similar. -Acessórios: cortina tipo persiana, (200 X 180), etc... -- (...)
EXERCÍCIO EM SALA Começar a fazer seu projeto sobre o ambiente levantado. Fazer o Projeto Técnico da Planta Baixa e das elevações. Pintar o Projeto. Trazer na próxima aula.
PRÓXIMA AULA TRAZER Tente conseguir O MÁXIMO de catálogos de produtos de interiores, tais como: 1. Pisos; 2. Tintas e revestimentos de parede (texturas, cerâmicas, etc...); 3. Louças e metais sanitários; 4. Tecidos para estofados; 5. Cortinas e persianas; 6. Mobiliários (loja de móveis planejados) 7. Sofás, mesas de centro, etc... 8. Outros: divisórias, janelas, portas, etc... Trazer próxima aula.
PRÓXIMA AULA DIA 13 DE MAIO 12- AULA PRÁTICA- DESENVOLVENDO O MEMORIAL DESCRITIVO