2012 CONSUMO CONSCIENTE II No mundo globalizado em que vivemos a grande oferta de mercadorias e o apelo ao consumo, muitas vezes, levam ao desperdício. Ao ceder a esses apelos, consumindo de maneira pouco racional, jogamos no lixo toneladas de embalagens e alimentos que ainda poderiam ser reaproveitados. Além disso, outro assunto que tem recebido muita atenção no Brasil é o lixo eletrônico. A Fundação Procon-SP, preocupada com a questão ambiental e o consumo consciente, apresenta aos consumidores duas ações essenciais para a utilização racional dos recursos naturais: Reduzir e Reutilizar. Reduzir a produção de lixo é agir preventivamente contra os danos que seu excesso causa. Reutilizar, além de contribuir da mesma forma, também resulta em considerável economia para o consumidor. Essas ações serão apresentadas por meio dos temas Alimentos, Embalagens e Lixo Eletrônico.
2 2012 ALIMENTOS No Brasil, conforme dados divulgados pela ONU, cerca de 12 milhões de pessoas convivem com a fome e a desnutrição. Enquanto isso, segundo o Instituto Akatu, uma casa brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra semanalmente. Isso representa uma perda anual suficiente para alimentar 500 mil famílias. Perdas podem ocorrer no transporte ou no armazenamento, mas o desconhecimento de como aproveitar todas as potencialidades de um alimento é um dos principais fatores que leva ao desperdício. Melhorar nossa forma de comprar e consumir resulta em considerável economia sem que tenhamos de abrir mão do sabor e da qualidade dos alimentos, além de colaborar com a solução para o problema da fome mundial. Para isso, eduque-se: planejando as compras e comprando somente o suficiente para o consumo; preferindo os produtos em época de safra, pois apresentam melhor qualidade e preços menores; transportando com cuidado frutas, verduras e legumes. Coloque sempre o mais pesado em baixo do que pesa menos para evitar danos; observando a data de validade dos produtos. Evite comprar o que não poderá ser consumido até o vencimento; cozinhando somente o que vai ser consumido. Evite preparar quantidades exageradas de alimentos; colocando no prato somente o que realmente for comer; adquirindo hortaliças com folhas e talos para, sempre quezpossível, consumi-las integralmente; [ [ aproveitando talos, cascas e folhas para variar o cardápio diário com sucos, patês etc., bem como sobra de alimentos.
2012 3 Veja algumas sugestões de reaproveitamento para sobra de alimentos no preparo de outros pratos: CArNEs: croquetes, omeletes, recheio para tortas e farofas. HOrtALIÇAs: farofas, recheios para tortas, sopas e sanduíches. FEIJÃO: tutu, sopas, saladas e virado. LEItE talhado: doce de leite. ArrOZ COZIdO: risotos, arroz de forno e bolinhos. FrUtAs: doces, bolos, sucos, vitaminas e geleias. PÃO: torradas, rabanadas, pudim e farinha de rosca. DICAS: sirva o pepino com casca. É na casca que estão as propriedades digestivas desse alimento; a casca de ovo é rica em cálcio. Lave-a bem, seque-a ao sol e triture-a. Utilize o pó para enriquecer alimentos; as cascas de batatas e sementes de abóbora, caju e melancia quando torradas e salgadas servem como aperitivo.
4 2012 EMBALAGENS O Brasil produz cerca de 200.000 toneladas de lixo por dia. Além da reciclagem que é fundamental, podemos tomar medidas para diminuir a quantidade de lixo que produzimos. Na hora da compra, verificamos que muitas mercadorias trazem mais lixo do que o produto em si. As embalagens são importantes para proteger os produtos, mas há embalagens que são desnecessárias e outras que podem ser reaproveitadas. Podemos evitar produtos com excesso de embalagens e reutilizá-las para colaborar na redução de lixo com medidas simples, tais como: evitar empacotamento desnecessário, levando bolsa de compras ao supermercado ou feira, ou ainda, utilizando caixas de papelão vazias do próprio local; reaproveitar as sacolas plásticas que não puderem ser evitadas como sacos de lixo ou utilizá-las novamente nas compras em outra ocasião; preferir produtos com embalagens retornáveis, tais como, bebidas em garrafas de vidro; utilizar vidros vazios de geleia, maionese, massa de tomate e outros para guardar conservas; guardar as caixas de presentes e utilizá-las em novas embalagens; optar por produtos que comercializam refil, tais como, cosméticos e produtos de limpeza; restaurar e conservar roupas, móveis, brinquedos e aparelhos domésticos doando o que não for utilizar a outros que quiserem aproveitá-los; reutilizar envelopes de plástico ou de papel; utilizar os dois lados do papel para anotações e impressão; utilizar potes de manteiga ou margarina para congelar alimentos ou plantar sementes e mudas; [ [ escolher produtos de fornecedores que se dispõem a recolher as embalagens desses produtos para reaproveitamento;
2012 5 aproveitar resíduos, tais como vidros, latas, garrafas e papel para fazer arte e artesanato; evitar queimar qualquer tipo de lixo; se não houver coleta próxima, prefira enterrar o lixo a queimá-lo; não descartar remédios no lixo; procure nos postos de saúde uma alternativa de descarte mais adequada. Atenção! As embalagens de produtos químicos, remédios ou quando recomendadas pelo fornecedor não devem ser reutilizadas; Os vidros que forem utilizados para conservas devem estar limpos e esterilizados. CONHEÇA O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DE ALGUMAS EMBALAGENS: PAPEL: de 3 a 6 meses MAdEIrA PINtAdA: 13 anos PANO: de 6 meses a um ano PlástICO: mais de 100 anos MEtAl: mais de 100 anos VIdrO: 1 milhão de anos
6 2012 LIXO ELETRÔNICO Resíduo eletrônico ou lixo eletrônico, termo que não deve ser confundido com spam (e-mails indesejados), é o nome dado aos resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos. A obsolescência de produtos significa, em termos gerais, que muitos produtos ou têm pouca vida útil (quebram com facilidade), ou ficam velhos rapidamente porque surgem no mercado outros produtos com a mesma utilidade, mas com uma tecnologia mais avançada. Os resíduos desses produtos, descartados de forma inadequada, causam um sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais tóxicos. Segundo a ONU, o Brasil é o mercado emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico per capita a cada ano. A reciclagem é um dos meios de tratar esses resíduos, mas cabe ao consumidor escolher fabricantes que assumem a responsabilidade de dar um fim ambientalmente seguro aos equipamentos descartados. Aqui seguem exemplos de descarte para o lixo eletrônico mais comum: Pilhas: As pilhas alcalinas devem ser recolhidas pelo importador ou revendedor. As cartelas das pilhas devem conter informações sobre o seu descarte. (É o que determina a Resolução nº 257/99 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente) Baterias: O descarte das baterias de carro e de telefones celulares deve ser feito somente nos postos de coleta mantidos por revendedores, assistências técnicas, fabricantes e importadores. É deles a responsabilidade de recolher e encaminhar esses produtos para destinação final ambientalmente adequada.
2012 7 Lâmpadas fluorescentes: 8 Mais econômicas, as lâmpadas fluorescentes se tornaram muito populares no Brasil, principalmente em função da necessidade de economizar energia. Ainda é pequena a quantidade de empresas no Brasil que oferecem serviço de reciclagem dessas lâmpadas. Logo, cabe ao consumidor optar por adquirir lâmpadas de fabricantes que disponibilizam o serviço. O consumidor também precisa ter cuidados no manuseio e uso das lâmpadas fluorescentes, especialmente se houver quebra de uma delas, pois isso libera o mercúrio no ar. Confira a seguir o que devemos fazer caso isso ocorra: Não usar equipamento de aspiração para a limpeza; Logo após o acidente, abrir todas as portas e janelas do ambiente aumentando a ventilação; Ausentar-se do local por, no mínimo, 15 minutos; Após os 15 minutos, colete os cacos de vidro e coloque-os em saco plástico. Procure utilizar luvas e avental para evitar contato do material recolhido com a pele; Com a ajuda de um papel umedecido, colete os pequenos resíduos que ainda restarem; Coloque o papel dentro de um saco plástico e feche-o; Coloque todo o material dentro de um segundo saco plástico. Assim que possível lacre o saco plástico evitando a contínua evaporação do mercúrio liberado; Logo após o procedimento, lave as mãos com água corrente e sabão. SITES INTERESSANTES: www.sesc.com.br/mesabrasil: informações sobre aproveitamento de alimentos. www.institutorecicle.org.br: informações sobre reciclagem de produtos www.akatu.org.br: informações importantes sobre consumo consciente.
8 2012 Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor Procon-SP ENDEREÇOS E CANAIS DE ATENDIMENTO atendimento pessoal POSTOS POUPATEMPO 2ª a 6ª, das 7h às 19h - Sábados, das 7h às 13h Itaquera Av. do Contorno, 60 Metrô Itaquera Santo Amaro Rua Amador Bueno, 176/258 Sé Praça do Carmo s/nº INTERNET atendimento ELETRÔNICO E SITE www.procon.sp.gov.br blog: educaproconsp.blogspot.com.br facebook: www.facebook.com/proconsp twitter: www.twitter.com/@proconspoficial outros atendimentos Cartas Caixa Postal 1151 Cep: 01031-970 Fax (11) 3824-0717 2ª a 6ª, das 10h às 16h Telefone - Disque: 151 Para orientações e cadastro de reclamações fundamentadas 2ª a 6ª, das 7h às 19h ouvidoria - Criticas, elogios e sugestões ao PROCON-SP Rua Barra Funda, 930, Sala 401 Barra Funda, Cep 01152-000, São Paulo-SP Telefone: 0800 377 6266 Email: ouvidoria@procon.sp.gov.br NÚCLEOS REGIONAIS fiscalização, cursos, palestras e suporte aos Procons municipais Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Santos, São José dos Campos e Sorocaba OUTROS MUNICÍPIOS Consulte a prefeitura de sua cidade ou o site do Procon-SP