Curso de Qualificação Profissional Produção de Uvas e Vinhos Professor: Fernando Domingo Zinger fernando.zinger@ifsc.edu.br
Variedades de Uvas
Brasil: principais regiões produtoras de uva
Santa Catarina
Uvas Finas, de Mesa e Comuns Estes grupos apresentam características diferenciadas quanto à produção, resistência a pragas e doenças e produtos que originam. As uvas finas são utilizadas para elaboração de vinhos finos (Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Tannat, etc.)
Uvas Finas, de Mesa e Comuns Uvas de mesa (Itália, Rubi, Benitaka, Brasil, Red Globe, etc.) e, de modo geral, apresentam baixa resistência às principais doenças da cultura. Os produtos elaborados a partir dessas cultivares (fina e de mesa) são mais valorizados, porém apresentam um custo de produção mais elevado em relação às cultivares de uvas rústicas.
Uvas Finas, de Mesa e Comuns As uvas comuns podem ser utilizadas para elaboração de sucos, vinho de mesa e para o consumo in natura. Apresentam um menor custo de produção, porém, normalmente, são comercializadas por um valor menor do que as uvas finas. O vinho de mesa, no Brasil, corresponde a cerca de 80% do vinho produzido e consumido.
Uvas Comuns ou Suco Variedade Bordô: A variedade Bordô é originária de Ohio, E.U.A. É uma Vitis labrusca rústica, altamente resistente a antracnose, tolerante ao míldio e resistente às podridões, sua produtividade é de 15 a 20 toneladas/ha com teor de açúcar de 14 a 15 Brix. Produz mosto tintório para cortes, (boa cor e alta acidez) e vem tendo um grande incremento na área cultivada, pois é muito procurada pela indústria de sucos e vinhos de mesa.
Variedade Bordô: Uvas Comuns ou Suco
Uvas Comuns ou Suco Variedade BRS Carmen: A BRS Carmem foi obtida através de cruzamento entre as uvas Muscat Belly A e BRS Rúbea. Esta cultivar tem ciclo tardio, cuja brotação na Serra Gaúcha ocorre em meados de setembro, sendo a sua colheita cerca de dez dias após a cultivar Isabel, no começo de março. Já no Norte do Estado do Paraná, sua colheita ocorre no início de fevereiro. Destaca-se pelo sabor típico de Vitis labrusca, produzindo suco e vinho de cor violácea intensa, com características de aroma e sabor lembrando framboesa, similar ao obtido com a cultivar Bordô.
Uvas Comuns ou Suco Variedade BRS Carmen :
Uvas Comuns ou Suco Variedade Concord Clone 30: A cultivar Concord Clone 30 foi lançada pela Embrapa Uva e Vinho em 2000 como alternativa para a ampliação do período de produção e processamento de uvas para suco na região Sul do Brasil. É um clone precoce da cultivar Concord, cujas características gerais de comportamento, produção e qualidade da uva são as mesmas da cultivar original, porém a maturação é antecipada em cerca de duas semanas.
Uvas Comuns ou Suco Variedade Concord Clone 30:
Uvas Comuns ou Suco Variedade Isabel Normal: A variedade Isabel, ou Isabella, é originária da Carolina do Sul, E.U.A. É uma Vitis labrusca altamente resistente a antracnose e às podridões, sendo tolerante ao míldio. Sua produtividade é de 20 a 25 toneladas/ha, com teor de açúcar de 15 a 16 brix. É a uva mais cultivada no país, dela se elaborando todo o tipo de produto enológico, incluindo sucos. Serve também como uva de mesa. É altamente produtiva e tem boa resistência às moléstias fúngicas, sendo a cultivar mais bem adaptada à Serra Gaúcha.
Uvas Comuns ou Suco Variedade Isabel Normal:
Uvas Comuns ou Suco Variedade Isabel Precoce: Trata-se de um clone da Isabel selecionado pela Embrapa Uva e Vinho, lançado como nova cultivar em 2002. Esta cultivar de uva tinta é recomendada como alternativa para a elaboração de vinho de mesa, suco de uva e também como opção para o consumo in natura. Apresenta as características gerais da Isabel, porém, tem maturação mais precoce, sendo a colheita antecipada em cerca de 35 dias.
Uvas Comuns ou Suco Variedade Isabel Precoce: Diferentemente da cultivar Isabel, na qual é comum a presença de bagas verdes entremeadas no cacho maduro, a Isabel Precoce apresenta maturação uniforme. A área cultivada com Isabel Precoce vem crescendo tanto no Rio Grande do Sul com em novos pólos de produção de vinhos de mesa e de sucos das regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. É uma cultivar com ampla capacidade de adaptação e apresenta resultados visivelmente melhores quando enxertada.
Uvas Comuns ou Suco Variedade Isabel Precoce :
Variedade Vênus: Uvas Comuns ou Suco É uma variedade de uva apirênica, embora apresente um traço de semente de tamanho grande. Foi obtida por J. N. Moore e E. Brown na Universidade de Arkansas, EUA, em 1964, sendo lançada em 1977. No Brasil, foi introduzida pela Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, no ano de 1984. As plantas são vigorosas e produtivas, os cachos são de tamanho médio, soltos ou medianamente compactos, as bagas apresentam a epiderme preta, polpa mucilaginosa e sabor aframboesado. Essa cultivar apresenta um ciclo precoce, o que facilita a realização de dois ciclos anuais em regiões com clima propício.
Variedade Vênus: Uvas Comuns ou Suco
Uvas Comuns ou Suco Variedade BRS Violeta: A BRS Violeta foi obtida a partir de cruzamento BRS Rúbea x IAC 1398-21. Destaca-se pelo sabor, a intensa coloração e o teor de açúcar do mosto, o que a torna apta para a produção de sucos e vinhos comuns. Sua adaptabilidade nas regiões tropicais e temperadas também foi confirmada, pois apresentou bom desempenho agronômico e alta qualidade da uva.
Uvas Comuns ou Suco Variedade BRS Violeta :
Uvas Comuns ou Suco Variedade Niágara Branca: Também chamada de Francesa Branca. É originada de Nova Iorque, E.U.A. É predominantemente Vitis Labrusca, resistente a antracnose e ao míldio, sendo altamente resistente a podridões. Sua produtividade é de 20 a 30 toneladas/ha, com teor de açúcar de 15 a 17 Brix. Produz mosto aromático. Também serve como uva de mesa, pois tem bagas grandes de sabor aframboezado e doce, do tipo americano. É muito cultivada na Serra gaúcha e no Vale do Rio do Peixe (SC).
Uvas Comuns ou Suco Variedade Niágara Branca:
Uvas Comuns ou Suco Variedade BRS Lorena: A BRS Lorena, desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho é uma cultivar de médio vigor e alta fertilidade. Normalmente apresenta dois cachos por broto, tem hábito de crescimento ereto e brotação relativamente precoce. Apresenta boa resistência em relação às doenças fúngicas. Foi obtida a partir do cruzamento entre Malvasia Bianca e Seyval, realizado em 1986. Pode ser utilizada na elaboração de vinhos ou espumantes moscatéis.
Uvas Comuns ou Suco Variedade BRS Lorena:
Uvas Para Mesa Variedade Niágara Rosada: Também chamada de Francesa Rosa. É uma mutação da Niágara Branca originária de São Paulo. É resistente a antracnose, ao míldio e às podridões. Sua produtividade é de 25 a 30 toneladas/ha, com teor de açúcar de 15 a 17 brix. Produz uva rosada, de bagas grandes, sabor aframboezado e doce. É o padrão nacional de uva de mesa comum. Eventualmente vinificada em branco, produz vinho similar ao da Niágara branca, entretanto, pelas dificuldades de clarificação de seu mosto, é preferível que seja destinada ao consumo in natura
Uvas Para Mesa Variedade Niágara Rosada:
Uvas Para Mesa Variedade Benitaka: Originada de mutação somática na variedade Itália, foi descoberta numa fazenda, no município de Floraí, Norte do Paraná, lançada em 1991, passou a ser cultivada no Submédio São Francisco, em 1994, aproximadamente. Destaca-se pelo intenso desenvolvimento da coloração rosada escura, mesmo quando ainda imatura, em qualquer época do ano. Os cachos são grandes, com peso médio de aproximadamente 400g e bagas grandes. A polpa é crocante, com sabor neutro. Apresenta boa conservação póscolheita. Seu cultivo exige cobertura plástica.
Variedade Benitaka: Uvas Para Mesa
Uvas Para Mesa Variedade Black Magic: Uva de mesa que apresenta Bagas ovais de tamanho médio, película escura e sabor neutro. Tem como características principais maturação precoce e ciclo vegetativo rápido. Seu cultivo exige cobertura plástica.
Variedade Black Magic: Uvas Para Mesa
Uvas Para Mesa Variedade Itália: Originária da Itália, criada por Luigi Piróvano. É moderadamente sensível a antracnose e ao oídio e sensível ao míldio e as podridões. Sua produtividade é alta, podendo atingir até 40 toneladas/ha com teor de açucares de 16 a 18 Brix. Produz uva branca, de polpa crocante, padrão de uva de mesa tipo europeu no mundo. Apresenta sabor levemente moscatel. Bagas e cachos de bom tamanho. É a principal uva de mesa cultivada no país. Seu cultivo exige cobertura plástica.
Variedade Itália: Uvas Para Mesa
Uvas Para Mesa Variedade Moscato EMBRAPA: Variedade Híbrida obtida no CNPUV EMBRAPA a partir do cruzamento de Couderc 13 com July Muscat, de película branca e sabor levemente moscatel. Altamente produtiva (até 35 toneladas/ha), é moderadamente resistente ao míldio e a antracnose, sendo completamente resistente ao oídio e as podridões. A uva atinge maturação completa com teor de açúcar entre 19 e 21 Brix. O vinho obtido é branco, fino, para consumo breve, aromático. Pode ser usado para corte com vinhos fracos de aroma ou de baixo teor alcoólico.
Uvas Para Mesa Variedade Moscato EMBRAPA:
Uvas Para Mesa Variedade Red Globe: Originária de Davis, da Universidade da Califórnia. É uma cultivar de grande vigor vegetativo. O cacho é grande, cilíndrico-cônico e naturalmente solto. A baga é grande, esférica, de rosada a vermelha, polpa firme e sabor neutro. Não necessita de raleio, o que a torna interessante pela redução de custos de produção. Seu cultivo exige cobertura plástica.
Variedade Red Globe: Uvas Para Mesa
Uvas Para Mesa Variedade Rubi: Rubi é uma mutação somática da variedade Itália, que surgiu no estado do Paraná, diferindo da original pela cor rosada da película. Seu cultivo exige cobertura plástica.
Variedade Rubi: Uvas Para Mesa
Uvas Para Mesa Variedade Tardia de Caxias: A cultivar Tardia de Caxias é muito semelhante à Dona Zilá, porém apresenta cachos e bagas um pouco maiores, sendo as bagas da Tardia de Caxias de coloração rosada menos intensa e mais sensíveis ao rachamento, em épocas de chuva, durante a maturação. A colheita em áreas de altitude é feita em março. Em condições ambientais mais quentes amadurece em fevereiro e, geralmente, a intensidade da cor da uva é menor
Uvas Para Mesa Variedade Tardia de Caxias :
Uvas Para Mesa Variedade Dedo de Moça : Originária da Califórnia (EUA), é produzida no país em Petrolina (PE), pela Fazenda Labrunier, do Grupo JD, que a distribui para redes de supermercados, como Walmart e Carrefour, e para fornecedores da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), além de exportá-la para a Inglaterra.
Uvas Híbridas Para Mesa Variedade Dedo de Moça :