Fortalecimento do poder dos reis C A P Í T U L O 0 7 Prof: Diego Gomes Disciplina: História Turma: 7 Ano
Fortalecimento do poder Real Com revigoramento do comércio e das cidade, formou-se um novo grupo social, a burguesia, composta principalmente por comerciantes. No entanto, a existência de vários senhores feudais, e portanto, de diferentes moedas e impostos encarecia as mercadoria e atrapalhavam os burgueses (pág 115)
Fortalecimento do poder Real... os burgueses aproximaram-se do rei em busca de proteção e favores; alguns reis, interessados no dinheiro da burguesia, passaram a fazer leis favoráveis a ela (pág 115) Fortalecido, o rei pôde criar impostos, estabelecer uma única moeda para todo o território e usar o dinheiro para criar um exército profissional. Com isso aos poucos o rei foi impondo sua autoridade a todos os habitantes do reino (pág 115)
Fortalecimento do poder Real o Delimitação de fronteiras o Moeda Única o Unificação dos impostos o Formação de um exército permanente e nacional o Concentração de poderes nas mãos dos reis ( Absolutismo Monárquico) o Unificação de pesos e medidas o Imposição da justiça real
Nobreza a nobreza empobrecida com o fracasso das Cruzadas, também se aproximou do rei para pedir ajuda militar, a fim de reprimir as revoltas camponesas (pag 115) o Manutenção dos privilégios da nobreza NOBREZA: burocracia administrativa (cargos) e privilégios (pensões e isenção de impostos).
Resultado No regime absolutista, o rei estava acima da nobreza e da burguesia, colocando-se como mediador (árbitro) dos interesses desses dois grupos rivais. O rei equilibrava-se, procurando contentar tanto a burguesia como a nobreza (pág 123)
O Absolutismo Absolutismo: Regime político em que o rei tem o poder de decretar, fazer justiça, criar e cobrar impostos. (pág 123)
Características Concentração total dos poderes nas mãos do rei. O rei era visto como grande árbitro das questões nacionais. Luxo e ostentação reforçavam a imagem do rei diante das massas miseráveis. Cobrança cada vez maior de tributos, irritando burguesia e povão.
Igreja A igreja alia-se ao rei em busca da manunten; ao de seus direitos
Teóricos do Absolutismo Jacques Bossuet (1627-1704) Thomas Hobbes (1588-1679
Thomas Hobbes Estado natural: é qualquer situação em que não há um governo que estabeleça a ordem Principal obra: Leviatã... os homens viviam em estado natural, obedecendo apenas seus interesses particulares. Por isso a vida era uma guerra permanente de todos contra todos. O homem é o lobo do homem. Para evitar a destruição da humanidade, os seres humanos renunciaram a todo o direito e a toda a liberdade em favor de um único senhor, o rei absoluto. Foram, portanto, os próprios seres humanos que entregaram poderes totais ao rei. Por isso, segundo Hobbes, o rei não devia satisfação de seus atos a ninguém. (pág 123)
Jacques Bossuet Infalível: Que não pode falhar Principal obra: política inspirada na Sagrada Escritura... O rei é o representante de Deus na Terra e, como tal, é infalível. Assim, o direito que o rei tinha de governar de modo absoluto possuía origem divina; por isso a teoria criada por Bossuet é chamada de teoria do direito divino dos reis (pág 123-124)
QUANDO: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. ONDE: sobretudo na França, Inglaterra, Portugal e Espanha
Luís XVI, o Rei-Sol... Exigia de seus súditos total obediência e lealdade. O Estado sou eu Proclamava-se a lei Pág 124
Luís XIV, o Rei-Sol Durante seu longo reinado (54 anos), Luís XIV usou o exército para impor sua autoridade, mas procurou também atende setores r aos interesses e da nobreza e da burguesia
Luís XIV, o Rei-Sol Nobreza o Distribuía Pensões Presentes Empregos Moradia Burguesia o Incentivou as exportações o Concedeu prêmio em dinheiro o Ajuda financeira o Isenção de impostos Pág 124 Pág 124
Palácio de Versalhes
O Palácio de Versalhes é uma construção imponente e luxuosa situada na cidade de Versalhes (subúrbio de Paris - França). O palácio começou ser construído nas primeiras décadas do século XVII. Em 1664, durante o governo de Luis XIV, foi finalizado.
Palácio de Versalhes Foi utilizado como centro do poder real francês durante o absolutismo. Representava o grande poder econômico e político da realeza francesa nos séculos XVII e XVIII. Possui 700 quartos, 2 mil janelas e mais de 1000 lareiras. O parque que envolve o palácio têm, aproximadamente, 700 hectares.
Palácio de Versalhes Internamente é muito luxuoso, Possui obras de arte, detalhes em ouro no teto e paredes, lustres de cristal e pisos de mármore. Foi transformado em museu no ano de 1837. É considerado um dos maiores palácios do mundo. É considerado Patrimônio Mundial da Unesco.
Palácio de Versalhes Principais espaços do Palácio de Versalhes: Grand Appartement du Roi, Grand Appartement de la Reine, Appartement du Roi, Le petit appartement du Roi, Le petit appartement de la Reine, Appartements du Dauphin et de la Dauphine, Galerie des Glaces e Capelas. É um dos pontos turísticos mais visitados da Europa.