MOGI GUAÇU Pré-vestibular Ensino Médio Ensino Fundamental Educação Infantil Nome: 1ª Avaliação de Biologia - GABARITO Prof.: Chico 3º Ano E.M. Valor: 1º Trimestre 2015 10,0 Nº: Instruções para a prova: 1. Leia todas as questões atentamente. Evite rasuras. 2. A interpretação das questões faz parte da avaliação. 3. Utilize caneta azul ou preta para as respostas e lápis para os cálculos. 4. Todas as questões que possuem cálculos deverão ser justificadas e serão consideradas erradas se apresentarem apenas a resposta. 01) [1,00 ponto] Durante um almoço de terça feira (antes das aulas de Biologia), duas fatias iguais de batata, rica em amido, foram colocadas em dois recipientes, um com NaCl 5M e outro com H 2 O. A cada 30 minutos as fatias eram retiradas da solução de NaCl 5M e da água, enxugadas e pesadas. A variação de peso dessas fatias e mostrada no gráfico a seguir. a) Explique a variação de peso observada na fatia de batata colocada em NaCl 5M e a observada na fatia de batata colocada em água. b) Hemácias colocadas em água teriam o mesmo comportamento das células da fatia da batata em água? Justifique. a) Em uma solução hipertônica (NaCl 5M) a fatia de batata perde água por osmose e perde peso. Colocadas na água há ganho de água, fato que justifica o ganho de peso. b) Não. Hemácias são células desprovidas de parede celular. O ganho excessivo de água provoca a ruptura da membrana plasmática. As células da fatia de batata não se rompem, pois apresentam a parede celular celulósica. 02) [1,00 ponto] Homem, sanguessuga, planária, borboleta, ouriço-do-mar e polvo são representantes de diferentes Filos de animais triblásticos, que podem ser agrupados de acordo com o cladograma a seguir.
Com base na afirmação e no cladograma, faça o que se pede: a) Identifique os Filos dos 6 animais citados no enunciado da questão. b) Associe A, B, C, D, E e F do cladograma, com cada um dos Filos apresentados no item anterior. a) Homem filo Chordata; sanguessuga filo Annelida; planária filo Platyhelminthes; borboleta filo Arthropoda; ouriço-do-mar filo Echinodermata; polvo filo Mollusca. b) A filo Platyhelminthes (planária); B filo Mollusca (polvo); C filo Annelida (sanguessuga); D filo Arthropoda (borboleta); E filo Echinodermata (ouriço-do-mar); F filo Chordata (homem). 03) [1,00 ponto] Técnicas de hibridização ou de determinação da sequência de bases do DNA permitem estimar o grau de parentesco entre espécies de seres vivos. O resumo da árvore evolutiva, esquematizado a seguir, apresenta resultados de pesquisas realizadas com primatas utilizando essas técnicas: Dentre os primatas citados, relacione, na ordem crescente de semelhança ao genótipo do chipanzé, os que tiveram um ancestral que viveu há cerca de 10 milhões de anos. Indique, ainda, o percentual de semelhança.
1º) Gorila: 97,7% 2º) Homem: 98,6% 04) [1,00 ponto] As células dos seres vivos são recobertas por uma finíssima película denominada membrana plasmática. Ela apresenta cerca de 7,5 nanômetros de espessura, não sendo possível a sua visualização em microscópio ótico. Entre as suas funções estão a de proteção e reconhecimento celular, e a de transporte de substâncias para dentro e fora da célula. a) Identifique e nomeie as estruturas indicadas pelas letras A, B e C, na figura abaixo. b) Diferencie transporte ativo de transporte passivo. c) Explique o mecanismo da osmose. a) A estrutura indicada pela letra A é o glicocálix (glicocálice). A seta B aponta para proteínas. A seta C corresponde à bicamada de fosfolipídios. b) O transporte passivo ocorre a favor do gradiente de concentração e não consome energia. O transporte ativo consome energia e ocorre contra o gradiente de concentração. c) Osmose é o processo de difusão passiva da água através de uma membrana semipermeável. A água se desloca de um meio hipotônico, isto é, menos concentrado em soluto, para o meio hipertônico, ou seja, mais concentrado em soluto. 05) [1,00 ponto] As figuras abaixo representam a variação do volume celular e da relação entrada/saída de água, ao longo do tempo, em três tipos celulares diferentes: célula animal, célula vegetal e protozoário. No tempo zero, as células foram mergulhadas em água pura.
Relacione cada figura com os modelos celulares descritos no enunciado. Em meio hipotônico (água pura), a célula vegetal fica túrgida (A). O protozoário elimina o excesso de água que ganha, em água pura, por contrações do vacúolo pulsátil. A célula animal não controla a entrada de água, por osmose, e pode sofrer ruptura. 06) [1,00 ponto] A figura abaixo representa uma célula de uma planta jovem. Considere duas situações: 1) a célula mergulhada numa solução hipertônica; 2) a célula mergulhada numa solução hipotônica. Dentre as figuras numeradas de I a III, quais representam o aspecto da célula, respectivamente, nas situações 1 e 2? A célula vegetal mergulhada numa solução hipertônica (1) fica plasmolisada (III). Quando mergulhada em solução hipotônica (2), a célula vegetal fica túrgida. 07) [1,00 ponto] Ao longo do desenvolvimento da Biologia, a forma de classificação dos organismos se modificou, conforme os conhecimentos se acumularam, modificando o peso da analogia e da homologia para esse processo. Atualmente, são levadas em consideração as relações de parentesco, o que tem sido possível a partir da aplicação das modernas técnicas de Genética. No que se refere a essas relações, classifique as afirmações abaixo entre Verdadeiras ou Falsas: ( ) as relações filogenéticas entre os organismos revelam seu parentesco e o caminho percorrido por eles ao longo da evolução. ( ) se duas espécies apresentam diferenças fenotípicas marcantes, não podem pertencer a um mesmo táxon (grupo). ( ) evolutivamente, as baleias estão mais próximas dos homens do que dos tubarões, como mostra a homologia com os primeiros.
V F V Duas espécies fenotipicamente distintas podem pertencer a táxons (grupos) diferentes. Como exemplo, pode-se citar o tubarão e o golfinho. Dois organismos agrupados no mesmo táxon apresentam, necessariamente, mais homologias, que revelam grau de parentesco, do que analogias, que refletem apenas a adaptação do meio ambiente. 08) [1,00 ponto] No cladograma, está representado o grau de parentesco entre diferentes grupos de vegetais. As letras A, B e C indicam, respectivamente, o momento em que surgem, ao longo do processo evolutivo, algumas características dos vegetais. Quais são elas? Os eventos evolutivos relacionados em A, B e C são respectivamente: A aparecimento de gametângios (anterídio e arquegônio) multicelulares; B desenvolvimento de tecidos condutores (xilema e floema), fato determinante no aumento do tamanho das plantas; e C formação das sementes, as quais determinaram a conquista definitiva do ambiente terrestre pela maioria das gimnospermas e angiospermas. 09) [1,00 ponto] Em uma aula experimental, um aluno do curso de ciências biológicas constatou que os cinco organismos analisados apresentavam as seguintes características: ORGANISMOS A B C D E Núcleo sim não sim sim sim
(carioteca) Parede Celular não Maioria sim Alguns representant es sim sim Nutrição HET AUT/HE T AUT/HET HET AUT Número Células de PLU UNI UNI/PLU UNI/ PLU PLU Tecidos sim não não não sim HET = Heterótrofos / AUT = Autótrofos UNI = Unicelular / PLU = Pluricelular Com base na classificação mais recente de reinos, sugerida pelas norte-americanas Karlena Schwartz e Lynn Margulis, os organismos analisados (A, B, C, D e E), nesta ordem, pertencem a quais reinos? Os organismos A, B, C, D e E são respecitvamente: animal, monera, protoctista, fungo e planta. 10) [1,00 ponto] Um pesquisador (biólogo) realizou o levantamento da flora de uma Reserva Biológica. Para melhor compreensão da distribuição da vegetação, ele dividiu a área em três blocos. Os resultados encontrados foram tabulados na tabela a seguir. Bloco A Bloco B Bloco C Plantas I E I E I E Briófitas 30 5 40 6 20 8 Pteridófitas 20 8 23 6 32 5 Gimnospermas 8 1 10 2 3 1 Angiospermas 70 32 90 23 110 30 Total 128 46 163 37 165 44 Legenda: I número de indivíduos; E número de espécies. Com base nos dados da tabela e nos conhecimentos sobre o assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) As plantas avasculares contribuíram com 30% dos indivíduos amostrados. 02) A média entre os blocos de espécies que não produzem sementes, na área amostrada, foi maior do que 10. 04) O número de indivíduos que produzem frutos, amostrados, respectivamente, nos blocos A, B e C, representa uma progressão aritmética. 08) As plantas que produzem sementes foram representadas por 270 indivíduos. 16) Não pode haver mais do que 22 coníferas nos três blocos. 02 + 04 + 16 = 22. [01] Incorreta: Nº total de briófitas = 90
Nº total de indivíduos amostrados = 456 90 0,197 100 19,7% Percentual de briófitas = 456 [08] Incorreta: As plantas produtoras de sementes são as gimnospermas e as angiospermas, cujo número de indivíduos amostrados é igual a 203.