4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 1 Fatores básios para o dimensionamento de um ondutor: fator de tipo de sistema: método de potênia da 1f, 2f, 3f instalação arga potênia ou orrente da arga natureza da arga frequênia nominal distânia da arga ao ponto de suprimento tensão nominal Dimensionamento ondutor orrente de urto iruito
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 2 Fios e Cabos Condutores: Cabo Tripolar
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 3 Sistemas de Distribuição: Monofásio (F N) Monofásio a três ondutores Trifásio Delta (3F) Trifásio Estrela (3F) Trifásio a 4 ondutores Estrela (3F N) Trifásio a 5 ondutores Estrela (3F N T)
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 4 Critérios básios para divisão dos iruitos (NBR 5410:2004) a) Divisão dos iruitos de aordo om as neessidades, de forma a satisfazer: Segurança Evitar qualquer perigo e limitar as onsequênias de uma falta a uma área restrita. Evitar o riso de realimentação inadvertida através de outro iruito. Conservação de Energia Funionais Evitar os inovenientes que possam resultar de um iruito únio, tal omo um só iruito de iluminação. Failitar o ontrole do nível de iluminamento. Ciruitos individuais para tomadas e iluminação. Ciruitos individuais para diferentes ambientes, tais omo refeitórios, sala de reuniões et. Ciruitos individuais para motores e outros equipamentos. Produção Ciruitos individuais para diferentes setores de produção (tipo de indústria). Manutenção Failitar as verifiações e os ensaios. b) Ciruitos espeífios para determinadas partes da instalação. ) Criar ondições nos quadros de omandos e ondutos para futuras ampliações. d) Distribuir de forma equilibrada as argas monofásias e bifásias entre as fases.
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 5 Critérios para dimensionamento da seção mínima dos ondutores de fase: A seção mínima dos ondutores elétrios deve satisfazer, simultaneamente, aos três ritérios seguintes: 1. Capaidade de ondução de orrente, ou simplesmente ampaidade. 2. Limites de queda de tensão. 3. Capaidade de ondução de orrente de urto iruito iruitoportempo tempo limitado. Nota: Os ondutores são iniialmente dimensionados pelos dois primeiros ritérios e quando do dimensionamento das proteções baseado nas intensidades das orrentes de falta, é neessário onfrontar os valores destas e os respetivos tempos de atuação da proteção para eliminação da falta, om os valores admitidos pelo isolamento dos ondutores. A seção do ondutor é esolhida omo a maior entre os três ritérios.
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 6 1. Critério da apaidade de ondução de orrente (iluminação, tomadas, argas gerais): Ciruito Monofásio: I V f P os( ) Ciruito Bifásio: I V ff P os( ) I : Corrente de projeto ou de arga (A) P : Potênia da arga (W) V f :Tensão entre fase e neutro (V) os( ): Fator de potênia da arga V ff :Tensão de linha entre fases (V) Ciruito Trifásio: I 3V os( ) ff P
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 7 1. Critério da apaidade de ondução de orrente (motores): Instalação de um motor (iruito terminal): I FsI nm (A) I nm 736 P nm 3V os( ) nm (A) Fs: Fator de serviço do motor (=1 quando não espeifiado) I nm : Corrente nominal do motor (A) Pnm: Potênia nominal do motor (v) V : Tensão nominal do motor (V) Fator de Serviço (Fs): é um número que pode ser multipliado pela potênia nominal do motor, a fim de se obter a arga permissível que o mesmo pode aionar, em regime ontínuo. Representa uma potênia adiional ontínua. nm Instalação de um agrupamento de motores (CCM): I Fs I Fs I... Fs I (A) I Fs (A) () I () (1) nm (1) (2) nm (2) ( n ) nm ( n ) () i nm() i i1 n : Número de motores agrupados no CCM Nota: Quando os motores possuírem fatores de potênia muito diferentes, o valor de I deve ser alulado através da soma vetorial das omponentes ativas e reativas. n
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 8 1. Critério da apaidade de ondução de orrente (apaitores): I A apaidade mínima de orrente do ondutor deve ser igual a 135% do valor da orrente nominal do apaitor ou bano de apaitores. In : orrente nominal do apaitor ou bano (A) 1000 Q 1, 35 In (A) In (A) Q: Potênia do apaitor ou bano (kvar) 3 V ff V : Tensão de linha sobre o apaitor (V) Fatores de orreção de orrente I orrigida id I K K K 1 2 3 (A) K 1: Fator de orreção para temperatura ambiente ( 30 C) K2: Fator de orreção para resistividade térmia ( 2,5K m/w) K : Fator de orreção de agrupamento de iruitos ( 4 ondutores arregados) 3 Nota: Com os valores das orrentes máximas aluladas para ada tipo de arga, e de aordo om o método de instalação (tabelas de métodos de referênias e tabela de tipos de linhas elétrias), determinar a seção nominal ldo ondutor utilizando as tabelas bl de apaidade d de ondução de orrente. Apliar os fatores de orreção de orrentes quando as ondições da instalação forem diferentes daquelas das tabelas de apaidade de ondução de orrentes. ff
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 9
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 10
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 11
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 12
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 13
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 14
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 15
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 16 Nota: ota Se um u ag agrupamento upa e to o onsiste s ste eem N o ondutores duto es isolados so ados ou abos u unipolares, po a es, pode podem se se onsiderar tanto N/2 iruitos om 2 ondutores arregados omo N/3 iruitos om 3 ondutores arregados.
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 17
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 18 Exemplo de apliação 4.1 (3.5): Determinar a seção dos ondutores isolados em PVC que alimentam um CCM que alimenta três motores de 40 v e quatro motores de 15 v, todos de IV polos ligados em tensão de 380V e om fatores de serviço unitários. Exemplo de apliação 4.2: Determinar a seção dos ondutores isolados em PVC que alimentam um CCM que alimenta dois motores de 40 v e três motores de 50 v, todos de II polos ligados em tensão de 380V. Os motores são da mara WEG trifásio gaiola de esquilo. Exemplo de apliação 4.3: Dt Determinar a seção dos ondutores instalados em eletroduto lt dt aparente isolados em PVC para instalar um bano de apaitores om potênia de 50 kvar, 380 V e 60 Hz.
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores Dimensionamento de Ciruitos de Motores 19 Exemplo de apliação 4.1
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 20 Motores WEG trifásio Gaiola de Esquilo Exemplo de apliação 4.2
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 21 2. Critério do limite da queda de tensão (qualquer q arga): g) S Ciruito Monofásio/Bifásio: 200 L I 2 2 : resistividade do material ondutor (obre=1/56 mm /m) L : Comprimento do iruito (m) (mm ) VV V f :Tensão entre fase e neutro (V) (monofásio) f VV : Queda de tensão máxima admitida (%) Nota: O iruito sendo bifásio utilizar a tensão entre fases. Ciruito Trifásio: S 100 3 L I 2 3 I L Ros X sen (mm ) V (%) V V 10N V ff p ff N p : Número de ondutores em paralelo por fase R: Resistênia do ondutor (m /m) X : Reatânia do ondutor (m /m) : Ângulo do fator de potênia da arga (graus)
4 Dimensionamento de Ciruitos de Motores 22