Professora Maria Carolina Ravazzani
O Art Nouveau (modern style / arte nova), foi um estilo artístico decorativo criado na Inglaterra (depois difundido por toda a Europa) no período compreendido entre 1890 e a 1ª Grande Guerra, que teve inspiração nas obras de Toulouse- Lautrec e nas gravuras japonesas.
O Estilo valoriza a decoração interna e externa das construções e dos objetos (unindo arquitetura, artes decorativas, escultura e artes plásticas) com desenhos inspirados em flores e folhas criando formas sinuosas, serpentinadas e assimétricas.
Sendo primeiramente uma arte ornamental, o Art Nouveau não tinha ligações fortes com a pintura e a escultura, teve suas manifestações fundamentalmente nas artes aplicadas, na criação de mobiliário, nas artes gráficas e na ilustração. Após a irrupção da 1ª Guerra Mundial o estilo praticamente desapareceu.
Observe alguns exemplos da aplicação dos conceitos da Art Nouveau: Prédio do Paço Municipal, Praça Generoso Marques, Curitiba.
Porte Art Nouveau
Estampas Art Nouveau com influência japonesa
Vitral característico Art Nouveau, de George de Feure.
Broche de René Lalique no estilo Art Nouveau
Alguns artistas vão se destacar neste movimento: Alphonse Mucha: Foi um importante pintor e projetista tchecoslovaco. Trabalhou em Paris e nos Estados Unidos. Ficou conhecido por seus pôsteres altamente Art Nouveau, com belas mulheres. Desenhou para a atriz Sarah Bernardt jóias e figurinos.
Cartaz para Sarah Bernhardt (1894), Alphonse Mucha
Alphonse Mucha, 1896.
Gustav Klimt Importante pintor austríaco pertencente ao movimento denominado Secessão (outro nome para Art Nouveau). O artista brincava com as formas decorativas e planas, e em alguns momentos usou a técnica de mosaico para construir painéis.
Gustav Klimt, A Medicina, 1900/07
O estilo Art Nouveau, a industrialização, o crescimento das grandes cidades e as mudanças sócioeconômicas ocorridas neste período vão favorecer o crescimento das Artes Aplicadas*, valorizando uma série de novas profissões.
Artes Aplicadas As artes aplicadas são como irmãs das artes visuais, já que a habilidade para desenhar, usar cores, criar, perceber e conceber formas está sempre presente. A diferença fundamental entre elas é que quando se projetam construções e objetos, elas têm de ter uma função, a qual seu desenho deve satisfazer.
Portanto artistas que criam objetos e projetam edifícios estão sempre estudando arte, porque a linguagem visual e os elementos estéticos são comuns a essas profissões. Áreas em que observamos as artes aplicadas: decoração, arquitetura, design, publicidade e propaganda,...
Conforme o observado no exemplo, siga os passos abaixo: a) Procure uma imagem que contenha elementos da natureza: Flores,folhas, ramos, paisagem. b) Faça desenhos de observação destes elementos. c) Crie desenhos estilizados destes elementos, redesenhando-os, porém, ornamentandoos e pinte-os com lápis de cor.
BAUHAUS Professora Maria Carolina Ravazzani
A Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
A escola foi fundada por Walter Gropius em Weimar no ano de 1919. A intenção era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato e uma academia de artes.
Surge um novo estilo na arquitetura e na criação de objetos que primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, além de enfocar a criatividade. Por essas razões Gropius queria unir os campos da arte e artesanato, criando produtos funcionais e com atributos artísticos.
A Bauhaus inicialmente em Weimar, mudou-se para Dessau em 1925. Uma nova mudança ocorre em 1932, para Berlim, devido à perseguição do recém-implantado governo nazista.
Em 1933, após perseguições hitlerianas, a Bauhaus é fechada. Contudo, a Bauhaus teve impacto fundamental no desenvolvimento das artes e da arquitetura do ocidente Europeu e EUA.
Logotipo (Bauhaus) Walter Gropius
Edifício sede da Bauhaus em Dessau, Alemanha, projetado por Walter Gropius.
Walter Gropius - Cadeira e sofá F51
Mies Van der Rohe Cadeira Barcelona
Marcel Breuer - Cadeira no 63
Harry Bertoia - Cadeira Diamante
Rietveld - Cadeira Red and Blue
A FOTOGRAFIA Professora Maria Carolina Ravazzani
A FOTOGRAFIA A palavra fotografia vem do grego photos, que quer dizer luz, e graphos, cujo significado tem a ver com gravação, portanto podemos concluir que a fotografia é o desenho com luz.
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA A fotografia nasceu como resultado de muitas experiências feitas por alquimistas e químicos em relação à ação da luz. Já em 1010, Abu-Ali al Hasan um astrônomo e físico árabe, publicou um livro em que descrevia a idéia da formação de imagens por meio da utilização de câmaras escuras.
O fenômeno óptico que ocorre na câmara escura é o princípio da máquina fotográfica e consiste no seguinte processo: em uma das paredes de um local totalmente escuro é feito um pequeno orifício, enquanto na parede oposta formamse, de forma invertida, as imagens fora do local.
O químico francês Nicéphore Niépce (1765-1833) conseguiu a primeira imagem colocando uma placa de estanho sensibilizada quimicamente em exposição ao sol por oito horas. Ele fixou uma vista do pátio de sua casa. Nicéphore Niépce, 1795
Nicéphore Niepce, 1826, Vista da Janela em Le Gras - França
Louis Daguerre (1789-1851), colaborador de Niépce, aperfeiçoou esta técnica, diminuindo o tempo de sua exposição. Suas imagens ficaram conhecidas como daguerreótipos, mas não era possível copiá-las. L. J. M. Daguerre, 1846
Daguerreótipos
Em 1841, o físico inglês Willian Talbot (1800-1877) criou uma base de papel emulsionada por sais de prata, que registrou uma matriz em negativo, a partir da qual se tornou possível fazer cópias positivas. (O negativo é uma imagem na qual a luz está invertida em relação ao modelo: o que no modelo é escuro aparece claro e o que é claro aparece escuro). 1814 W. H. Fox Talbolt,
Este processo, bem mais barato, tornou a fotografia a popular e mais presente na vida das pessoas. No fim do século, após constantes progressos, a fotografia com filme em rolo e máquina portátil já estava sendo usada (Kodak).
Estúdio de Talbolt em Reading, Grã-Bretanha, 1844.
A vinda da fotografia vai abalar o mundo das artes. Alguns artistas vão menosprezá-la e vê-la apenas como um meio de substituir o modelo vivo nos primeiros passos da pintura de retratos. Alguns artistas vão desejar a perfeição da fotografia para seus trabalhos, Outros pensaram até que a pintura morreria, mas o que aconteceu foi sua transformação, levando à criação da abstração.
Os fotógrafos por sua vez, compreenderam que poderiam usar a técnica não apenas como um documento da realidade, mas como uma forma de expressão artística que poderia provocar emoções e transmitir idéias e pensamentos, além da própria imagem.
A FOTOGRAFIA NO BRASIL Pouco tempo depois de Daguerre ter anunciado ao mundo sua descoberta, a fotografia chegou ao Brasil. O introdutor da daguerreotipia em nosso país foi o abade francês Combes, que desembarcou no Rio de Janeiro em 1840, trazendo com ele sua máquina fotográfica.
Após a novidade ter sido mostrada ao Imperador D. Pedro II, que demonstrou grande interesse pelo invento, em poucos anos o Rio de Janeiro estava repleto de fotógrafos.
Tipos de Fotografia Professora Maria Carolina Ravazzani
Fotografia de Viagem Superando grandes dificuldades, carregando pesados equipamentos e chapas frágeis, muitas vezes estando sujeitos a grandes perigos físicos, os primeiros fotógrafos profissionais espalharam-se pelo mundo para documentar e tornar acessíveis ao grande público as maravilhas do planeta.
Maria Ravazzani, Cordilheira dos Andes, 2003.
Fotojornalismo Os horrores da Guerra Civil Americana foram registrados com uma autenticidade nunca vista antes por Matthew Brady, que chegou a usar mais de 7000 negativos em seus registros nos campos de batalha. Desde então guerras, conflitos e acontecimentos do dia-a-dia passaram a ser uma temática muito presente no fotojornalismo.
Sebastião Salgado. Mina de Ouro, Serra Pelada Pará, 1986
Sebastião Salgado. Mina de Ouro, Serra Pelada Pará, 1986
Sebastião Salgado. Mina de Ouro, Serra Pelada Pará, 1986
Sebastião Salgado. Mina de Ouro, Serra Pelada Pará, 1986
Fotografia Documental A invenção do flash de pólvora trouxe novas possibilidades aos trabalhos dos fotógrafos. Esconderijos de ladrões, oficinas de trabalhadores em condições desumanas, moradias pobres, eram frequentemente visitados pelos fotógrafos, que procuravam documentar as precárias condições de vida de uma parcela considerável da população.
Anuschka Lemos
Nani Gois
Fotografia - Retrato Quando os primeiros retratos começam a ser tirados, quase todos os fotógrafos dispunham de cadeiras especiais (as imobilizadoras ), que tinham por objetivo garantir que os modelos permanecessem imóveis. Até os dias atuais o retrato é uma modalidade da fotografia mais comum.
Rosa Guaditano
Fotografia de Arte Numa tentativa de se aproximarem dos resultados obtidos pela pintura, muitos fotógrafos incluíam em seus trabalhos composições e temas específicos da pintura, procurando obter efeitos mais impressionistas, como o retoque de fotos e o aspecto embaçado das imagens.
Geraldo de Barros Haroldo Viegas
Fotografia x Ciência e Tecnologia A fotografia é uma importante ferramenta usada em favor da ciência e da tecnologia. Pode-se registrar movimentos muito rápidos que são imperceptíveis ao nosso olhar. As fotografias microscópica, macroscópica e com raios ultra violeta, podem nos mostrar imagens com detalhes que o olho humano não é capaz de perceber.
Fabio Colombini
Fotografia de Moda e de Publicidade Na moda e na publicidade a fotografia tem sido cada vez mais um elemento diferenciador. É o que primeiramente leva o olhar do consumidor ao produto que está sendo oferecido.