[ERLICHIOSE CANINA]
2 Erlichiose Canina A Erlichiose Canina é uma hemoparasitose causada pela bactéria Erlichia sp. Essa bactéria parasita, geralmente, os glóbulos brancos (neste caso, Erlichia canis) e as plaquetas (neste caso, Erlichia platys), que são células do sangue. Os glóbulos brancos são as células de defesa e as plaquetas são responsáveis pela coagulação sanguínea. Uma vez parasitada, o organismo não reconhece mais esta célula como normal, causando sua destruição. Essa destruição pode ser bastante acentuada e rápida, gerando sintomas agudos. Ou pode ser mais lenta e levar a uma doença de caráter crônico. Estas são de recuperação mais difícil. Leucócito com a presença de Erlichia sp É uma doença bastante comum na rotina clínica visto que os animais, em sua maioria, têm ou já tiveram carrapatos, adquiridos das mais diferentes formas: passeando na rua, vindo da casa do vizinho, no pet shop, do jardim em casa etc.
3 Erlichiose Canina E os proprietários nem sempre cumprem as recomendações de prevenção mensal feitas pelos médicos veterinários. Pode ocorrer concomitantemente a outra hemoparasitose chamada Babesiose, visto que ambas são transmitidas pelo mesmo vetor. É transmitida através da saliva do carrapato Rhipicephalus sanguineus, que é conhecido como o carrapato vermelho do cão. Ao se alimentar no hospedeiro, o carrapato injeta sua saliva contaminada diretamente no vaso sanguíneo. A bactéria, então, multiplica-se no organismo e iniciam-se os sintomas clínicos. Não ocorre transmissão de um cão a outro. Fêmea de carrapato fazendo a postura de milhares de ovos
4 Erlichiose Canina
5 Erlichiose Canina Os animais doentes podem apresentar sintomas bastante diversificados e por isso deve ser sempre suspeita em casos onde há histórico do contato com carrapatos. Vale ressaltar que alguns animais nem chegaram a ponto de infestação parasitária, o que reforça a idéia de que o contato com 1 carrapato infectado já é o suficiente para adquirir a doença. Pode haver prostração, diminuição na ingestão alimentar (que pode evoluir para anorexia), perda de peso, febre, uveíte, vômitos, diarréia, tosse e dores musculares/ articulares levando a dificuldades de locomoção. Muitos animais apresentam quadros de hemorragia nasal, urinária, nas fezes, vaginal, na pele (também chamadas petéquias), etc. resultantes da destruição acentuada das plaquetas. Às vezes são quadros bastante graves e necessitam de hospitalização e/ou transfusão sanguínea. Em alguns, há um quadro de anemia leve a moderada associado.
6 Erlichiose Canina Hemorragia ( petéquias ) na pele do abdômen de um animal com Erlichiose
7 Erlichiose Canina Outra sintomatologia, porém mais grave, é a neurológica, com desenvolvimento de paralisias, parestesias, incoordenações motoras e convulsões. Pode levar ao desenvolvimento de alterações hepáticas (no fígado), esplênicas (no baço) e, principalmente, renais. O diagnóstico da doença pode ser feito através da realização de exames de sangue como hemograma com pesquisa de hematozoários, sorologia para Erlichia canis e esfregaços de ponta de orelha (também pesquisa de hematozoário). A Erlichiose Canina possui tratamento e é feito com antibiótico por 21 dias. Junto a isso é feita a terapia de suporte, com hidratação para os animais desidratados, medicações para vômitos, diarréia, anemia, etc.
8 Erlichiose Canina Ao término do tratamento, os exames são repetidos e se não houver alterações, o animal estará de alta. De uma forma geral, a maioria dos animais se recupera da doença. Pelo fato de apresentar muitos sintomas inespecíficos, devemos diferenciar a Erlichiose de outras doenças como a Cinomose, a Leptospirose e outras hemoparasitoses, principalmente. Não existe vacinação disponível no mercado para prevenção da infestação por carrapatos ou as suas doenças. Por isso, o proprietário deve utilizar somente as medicações prescritas pelo médico veterinário a fim de evitar que os animais entrem em contato com os carrapatos e fazer um controle rígido do ambiente onde o cão vive. Os cães que estão com carrapatos também devem ser levados a consulta a fim de serem avaliados e realizados exames de sangue.