1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WA Professora: Clarisse Sieckenius de Souza Filmes e Discussões sobre a Experiência do Usuário com Software 10/Mar/2010
Nota: os filmes não são auto-explicativos. São material para a AULA. 2 Esta aula consiste de 4 baterias de filmes Bateria 1: Interação com o MS PowerPoint Observações e discussões em torno de interfaces por MANIPULAÇÃO DIRETA, a partir de 3 filmes mostrando usuários com estratégias diferentes de formulação e solução de um mesmo problema. Bateria 2: Interação com editores de HTML e CSS para a criação de páginas para a Web com estilos pré-definidos Observações e discussões em torno de interfaces no estilo What you see is what you get, a partir de filmes da experiência do usuário com o editor EclipseStyle. Bateria 3: Interação com uma aplicação antiga de suporte a atividades de grupo síncronas s online (NetMeeting) Observações e discussões em torno da complexidade do design de interfaces e interação para aplicações de groupware, com destaque para algumas questões éticas relativas à exclusão de usuários que deveriam estar envolvidos na atividade, mas não conseguem usar a aplicação. Bateria 4: Filme único do IPM sobre Analfabetismo Funcional no Brasil
3 Comentários gerais os filmes (1/4) Bateria 1: arquivo bandeira-br br-3filmes.zip Os filmes apresentam a interação de 3 usuários fictícios (os filmes são didáticos). Cada um deles está tentando produzir uma representação esquemática da bandeira do Brasil, utilizando o MS PowerPoint (versão do Office 2007, em inglês). O que eles querem fazer é produzir uma imagem como esta aqui, sem os detalhes da bandeira, mas em tamanho grande. Notem como cada um formula e por isto resolve o problema de uma maneira diferente da dos demais. Consequentemente, cada um enfrenta possibilidades e dificuldades de interação diferentes das dos demais.
4 Comentários gerais os filmes (2/4) Bateria 2: arquivo HTML+CSSediting.zip Os filmes apresentam a interação de 1 usuário fictício (os filmes são didáticos) com o editor de Cascading Style Sheets EclipseStyle (produzido e distribuído gratuitamente pela GreenEclipse). O usuário em questão tem noções de edição de HTML e conhece o básico sobre estilos de Cascading Style Sheets (CSS). Nos filmes em questão ele está aprendendo sozinho a usar o EclipseStyle, uma situação típica entre os usuários de software. Ele não consulta manuais: tenta aprender por ensaio e erro. Notem os tipos de erro que ele faz, notem o que cada erro revela sobre o que o usuário está pensando, e notem como por vezes é um golpe de sorte que o faz entender como o software funciona. O filme DesignersMsg1.avi mostra como o EclipseStyle funciona e como ele é prático de usar (embora não seja óbvio).
5 Comentários gerais os filmes (3/4) Bateria 3: arquivo NetMeeting-oldMovies.zip Os filmes apresentam partes da interação de 1 grupo REAL de usuários em situação de teste no SERG. Os participantes do grupo (3 ao todo) estavam em máquinas diferentes, comunicando-se apenas através do NetMeeting (versão 2, antiga, que rodava em plataforma Windows 95, 98 ou NT, no ano 2001, data do teste). A atualidade do filme, apesar de envolver plataformas e aplicativos antigos, se refere ao fato de que as aplicações de groupware nos fazem entender aspectos de IHC muito complexos, com impactos até na sociabilidade dos grupos, na discriminação/alienação de pessoas em processos de tomada de decisão, simplesmente porque elas não conseguem usar uma tecnologia.
6 Comentários gerais os filmes (4/4) Bateria 4: Documentário do Instituto Paulo Montenegro sobre o Analfabetismo Funcional no Brasil Endereço da mídia: http://www.ipm.org.br/ipmb_pagina.php?mpg=4.98.00.00.00&id_mid ia=32&ver=por Este filme não é sobre IHC. É sobre brasileiros, nossos potenciais usuários toda vez que desenvolvemos aplicações de uso geral para a Web. É especialmente importante para quem desenvolve sistemas disponibilizados pelo poder público para os cidadãos.