INSPEÇÃO NAS CINTAS DE ELEVAÇÃO DE CARGAS
Condições de Segurança ( Cinta) Conhecer o peso o tamanho e o centro da gravidade da carga Selecionar uma cinta correta para a movimentação Colocar o gancho de elevação perpendicularmente sobre o centro de gravidade da carga; Não exceder as especificações técnicas da Cinta ; Posicionar a cinta corretamente no ponto adequado da carga; Se necessário, preparar proteções para cantos vivos; Utilizar ganchos com raio de apoio nunca inferior a um ø de uma polegada de seção lisa e redonda; Evitar a colocação de mais um par de cintas no mesmo gancho; Nunca utilize cintas avariadas (ou sem ser inspecionadas );
Inspeção em Cintas A inspeção preventiva é indispensável e de grande importância para a segurança pessoal e para evitar danos a carga e gerar prejuízos. As cintas devem ser avaliada antes de cada operação e inspecionadas periodicamente por uma pessoa treinada que conheça os critérios de recolhimento de uma cinta.
Cinta com sinais de desgaste por por abrasão Mesmo que os fios externos não cheguem a se romper, podem atingir um ponto de desgaste que diminui o coeficiente de segurança da cinta, tornando seu uso precário à segurança. Uma medida preventiva para esta situação é o uso de proteção Abrasão na costura Abrasão no olhal Abrasão no corpo Quando desgaste por abrasão for maior que 10% da espessura original da cinta a mesma deve ser descartada.
Corte no sentido longitudinal Ocorre geralmente quando a cinta é utilizada em contato com a área sobressalente ou agudos da carga. Não se deve utilizar cinta em carga que tenha a largura inferior à da cinta. Na ocorrência de corte no sentido longitudinal, onde o corte ultrapasse 10% da largura da cinta, a cinta deve ser retirada de uso.
Corte no sentido transversal Ocorre em cinta sofreu tensão desequilibrada ou contato com cantos vivos, agudos ou abrasivos sem as devidas proteções. Proteções adequadas anulam os danos causados através contato com cantos vivos, agudos ou abrasivos. Quanto o corte no sentido transversal, for maior que 10% da largura da cinta, a mesma deve ser retirada de uso.
Etiqueta ausente, fabricante desconhecido impede a identificação da capacidade de carga que a cinta suporta portanto não deve ser utilizada. Etiqueta ausente, fabricante conhecido também não pode ser utilizada,porem se o fabricante e conhecido cabe uma devolução do produto para colocação da mesma antes de seu uso.
Dano por calor Cinta que sofreu por alta temperatura deve ser retirada de uso. Danificação no reforço e no laço geralmente ocasionado em operações em choquer, sem antes ajustar corretamente a cinta e em operações onde a cinta é esmagada pela carga e puxada por um lado pelo guincho de elevação.
Proibido usar cintas com nó. Geralmente utilizado para emendar uma cinta em outra. Diminuir tamanho da cinta Ou até mesmo uma imperícia fazendo um nó num ponto de desgaste da cinta que preocupe o operador e erroneamente da-se um nó no ponto deteriorado da cinta
Fixação de cintas em ganchos.
Critérios básicos para inspeções de rotina 1. Colocar a cinta em uma superfície plana; 2. Examinar com atenção ambos os lados; 3. Examinar cuidadosamente os olhais; 4. Examinar cuidadosamente as proteções e os acessórios se houver; 5. Todo o pessoal envolvido com o uso e as inspeções deve ser treinado.
ARMAZENAGEM: A armazenagem deve ser realizada em local de temperatura moderada e protegida contra ação dos raios solares. Podese estocar em prateleiras ou ganchos, separando o material de acordo com o seu tipo. MANUTENÇÃO: A manutenção é simples, barata e rápida, restringindo-se à limpeza com sabão neutro para retirada da sujeira (poeira, graxa, óleo, etc...). Não secar em lugares quentes após a lavagem. Quando forem observadas danificações no produto deverá ser retirado de serviço para posterior recuperação ou inutilização. Os consertos são realizados pelo fabricante. Cintas de elevação sem proteção não podem ser usadas em cantos vivos ou superfícies ásperas.