Equilíbrio Transferências de Carga Biofeedback Visual PHYSIOSENSING O PhysioSensing é um dispositivo médico certificado composto por uma plataforma de força e por uma cadeira de força. Permite avaliar equilíbrio e postura bem como promover transferências de carga em diversos planos na posição sentado e na posição em pé. Para além de uma análise estática, o PhysioSensing permite realizar e analisar movimentos dinâmicos da posição de sentado para a posição de pé. Trata-se de uma solução de apoio às atividades de terapia e reabilitação física e faz parte de uma nova geração de produtos baseada no biofeedback visual por meio de distintas interfaces direcionadas para utente e profissional de saúde.
HÉRCULES A plataforma de forças Hércules é um dos módulos do PhysioSensing. É composta por quatro planos independentes de medição de força por meio de células de carga. Dimensões: 60 cm x 48 cm x 45 cm Peso: 7 kg Carga Máxima: 130 kg Comunicação wifi Alimentação: 220V
MÉGARA A cadeira de forças Mégara é outro dos módulos do PhysioSensing. É composta por dois planos independentes de medição de força por meio de células de carga. A cadeira Mégara apresenta um design ergonómico, os seus apoios são ajustáveis e a sua altura é regulada automaticamente. Utilize a cadeira Mégara para exercícios ou avaliações ainda na posição sentado. Dimensões: 63 cm x 52 cm x 106 cm Variação de altura: 14 cm Dimensão do assento: 47 cm Peso: 34 kg Máxima: 130 kg Comunicação wifi Alimentação: 220V
BIOFEEDBACK VISUAL O Biofeedback Visual pode ser utilizado para efeitos de avaliação ou diagnóstico rápido bem como para treino. O Biofeedback Visual concede informação valiosa para o profissional de saúde que pode quantificar objetivamente resultados e evolução da terapêutica, permitindo também uma maior interacção com o utente. Além disso o utente irá ser mais pró-ativo no seu processo de reabilitação, uma vez que vê resultados em tempo real e podem ser criadas metas para que as possa atingir com maior entusiasmo e motivação. As interfaces são simples e muito intuitivas apresentando uma baixa curva de aprendizagem. Todas as interfaces foram desenvolvidas com profissionais de saúde e estão disponíveis em língua portuguesa, inglesa, espanhola e francesa.
INICIE A REABILITAÇÃO AINDA SENTADO
EQUILÍBRIO A avaliação do equilíbrio pode ser feita na posição de pé e na posição de sentado. Em todas as situações é possível fazer uma avaliação no plano sagital, no plano anteroposterior ou nos dois em simultâneo. Nos exercícios de equilíbrio as interfaces são um jogo de duas cores, verde e vermelho. A tolerância para mudança de cor pode ser ajustada. Os tempos de exercício e os tempos em equilíbrio podem ser registados. Para avaliação dos limites de estabilidade pode ser usada uma interface que indica o centro de gravidade.
EQUILÍBRIO Utilize o centro de gravidade para fazer diversos percursos.
TRANSFERÊNCIAS DE CARGA Com as transferências de carga pretende-se que o utente transfira carga para os membros inferiores nos planos sagital e antero posterior, na posição de pé. Nos exercícios de transferência de carga são registadas as cargas máximas atingidas. Para simular o movimentos de levantar e sentar, podem ser realizados exercícios de transferência de carga. A possibilidade de uma análise dinâmica do movimento da passagem da posição de sentado para a posição de pé é muito relevante.
RELATÓRIO CLÍNICO No final de cada exercício gere um relatório clínico contendo informação do paciente, do exercício e dos resultados obtidos.
REABILITAÇÃO DE AVC A principal aplicação do PhysioSensing destina-se à reabilitação precoce do AVC, uma vez que o utente pode iniciar a sua recuperação ainda na posição de sentado. Entre exercícios de equilíbrio e transferência de carga o utente pode ser reensinando a tomar controlo da parte afetada pelo AVC tendo um feedback visual.
ENVELHECIMENTO ATIVO O PhysioSensing dispõe de um protocolo de exercícios que quantifica o risco de queda, tendo como base uma correlação forte com a escala de equilíbrio de Berg. O envelhecimento ativo é outro campo importante de aplicação. Tanto a análise como a simulação dinâmica do movimento de levantar e sentar são excelentes exercícios para os seniores, uma vez que com o avanço da idade perdem a capacidade de suportar carga nos membros inferiores expondo-os ao risco de queda. Com o PhysioSensing é possível quantificar o risco de queda e diminuí-lo.
CONDIÇÕES NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICAS A capacidade do PhysioSensing de avaliar o equilíbrio e quantificar carga nos membros inferiores faz com que seja uma ferramenta com um campo de aplicação muito vasto. Pode ser indicado para incapacidades ao nível das funções proprioceptiva, de mobilidade e estabilidade das articulações, da força e do tónus muscular, dos reflexos motores e controlo do movimento voluntário. A aplicação do PhysioSensing é muito vasta e é transversal a todas as atividades de terapia e reabilitação física.
www.sensingfuture.com 2014 by Sensing Future Technologies,Lda All Rights Reserved