Colposcopia na Gravidez José Eleutério Junior A colposcopia é um método de excelência, associado ao Papanicolaou, no rastreio de lesões intra-epiteliais escamosas e neoplásicas, sendo usada para identificar lesões suspeitas e guiar biópsias. A colposcopia pode ser realizada em qualquer fase da gravidez sem qualquer risco. Inclusive a visualização da zona de transformação é mais fácil, pela eversão que ocorre na gestação. No entanto, pode haver um aumento de sangramento, na biópsia, comparado a não grávida. Assim, a biópsia deveria ser realizada por profissionais com experiência e destreza em avaliação do colo de grávidas. Indicações para colposcopia em grávidas são similares àquelas de mulheres não grávidas. Deve-se tentar realizar o procedimento o mais precocemente possível na gravidez. Procedimento da colposcopia : 1. Paciente em posição de litotomia. No início da gravidez não há desconforto, mas com o avanço pode ser necessário manter a cabeceira elevada. 2. Pôr o colposcópio em posição. 3. Inserir delicadamente o espéculo (os tecidos genitais são edematosos e se traumatizam facilmente). 4. Expor o colo uterino. 5. Limpar o colo. 6. Examinar a ectocérvice com o colposcópio (não esquecer de visualizar também paredes vaginais). 7. Aplicar ácido acético a 3% (ou 5%) permitindo que atue por pelo menos 30 segundos. Inspecionar o colo. 8. Localizar adequadamente a junção escamo-colunar (o que não é difícil na grávida) e observar a zona de transformação. Usar filtro verde em seguida. 9. No caso de identificar áreas atípicas (zona de transformação anormal ou atípica ZTA), realizar biópsia dirigida com pinça própria. Não convém usar pinça de Baliú. 10. Reexaminar o colo uterino. 11. Retirar espéculo cuidadosamente observando paredes vaginais novamente.
Achados Colposcópicos : Algumas alterações próprias da gravidez devem ser levadas em conta na avaliação colposcópica. Elevados níveis de estrógenos e progesterona exercem previsíveis efeitos sobre vulva, vagina e colo. Há edema da região vulvar e uma tonalidade mais escura, a vagina fica mais elástica com paredes redundantes, aumento da vascularização e edema cervical, além de exacerbação dos fenômenos de metaplasia e decidualização, ocorrem no colo uterino. A eversão do epitélio colunar é fenômeno freqüente associado a hipertrofia estromal, com consequente aumento do volume cervical. A metaplasia na gravidez pode ser um desafio ao colposcopista na diferenciação com verdadeira NIC, por aparecer acetobranca após aplicação do ácido acético. Biópsia pode ser realizada na gravidez, e deve ser feita quando indicada. O procedimento é similar ao realizado na não grávida. Mas a curetagem endocervical não deve ser feita.
Achados colposcópicos normais Retorna ao controle citológico Achados colposcópicos anormais Epitélio acetobranco Pontilhado Mosaico BIÓPSIA Leucoplasia Vasos atípicos Colposcopia insatisfatória (JEC não visível, inflamação ou atrofia severas, cérvice não visível)
Outros achados colposcópicos Superfície micropapilar não leucoacética Úlcera Controle colposcópico e/ou citológico Pólipo endocervical Condiloma exofítico Biópsia
Aspectos observados na colposcopia são de importante característica diagnóstica e prognóstica: Padrão vascular Importante característica diagnóstica com forte correlação histopatológica. Distância intercapilar Refere-se a quantidade de tecido cervical que separa vasos sangüíneos. Na neoplasia essa distância aumenta. Padrão da superfície Pode ser lisa, granulosa, papilomatosa, nodular, etc. Tom de cor Lesões colposcópicas têm tons diferentes do normal, variando do vermelho ao branco. A diferença de antes e após o ácido acético é significante Demarcação A borda entre epitélio normal e inflamado ou com mínima lesão é difusa e irregular. Já nas lesões de alto grau as bordas são bem demarcadas O colposcopista não trataria o relato, mas a doença. Quando a citologia e a biópsia são concordantes, o colposcopista pode estar razoavelmente certo que a pior lesão foi identificada. Devido a relativamente alta taxa em se subestimar a severidade da doença por parte da citologia e da colposcopia, na gravidez, o uso de biópsia rotineira frente a colposcopia com achados anormais é recomendada.
This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.