SUPRIMENTO DE FUNDOS Lei 4.320/64, Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação. www.leandroeustáquio.com.br
SUPRIMENTO DE FUNDOS Decreto 93.872/86 Art. 45. Excepcionalmente, a critério do ordenador de despesa e sob sua inteira responsabilidade, poderá ser concedido suprimento de fundos a servidor, sempre precedido do empenho na dotação própria às despesas a realizar, e que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação, nos seguintes casos: www.leandroeustáquio.com.br
SUPRIMENTO DE FUNDOS I - para atender despesas eventuais, inclusive em viagens e com serviços especiais, que exijam pronto pagamento; II - quando a despesa deva ser feita em caráter sigiloso, conforme se classificar em regulamento; e III - para atender despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor, em cada caso, não ultrapassar limite estabelecido em Portaria do Ministro da Fazenda. www.leandroeustáquio.com.br
SUPRIMENTO DE FUNDOS Lei 4.320/64, Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação. www.leandroeustáquio.com.br regulamento; e Decreto 93.872/86 Art. 45. Excepcionalmente, a critério do ordenador de despesa e sob sua inteira responsabilidade, poderá ser concedido suprimento de fundos a servidor, sempre precedido do empenho na dotação própria às despesas a realizar, e que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação, nos seguintes casos: I - para atender despesas eventuais, inclusive em viagens e com serviços especiais, que exijam pronto pagamento; II - quando a despesa deva ser feita em caráter sigiloso, conforme se classificar em III - para atender despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor, em
POSSIBILIDADE DE SUPRIMENTO DE FUNDOS NA Lei 8.666/93: Art. 60, Parágrafo único. É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento.
1)CESPE TÉCNICO SUPERIOR/MIN. COMUNICAÇÕES/2008) No caso de adiantamento de numerário a servidor, é dispensado o empenho. Os adiantamentos serão utilizados na realização de despesas que exigem rapidez e não possam ser submetidas ao processo normal de aplicação. 2)CESPE -2010 -MPU -Analista Contabilidade O regime de adiantamento - suprimento de fundos - pode ser utilizado para atender despesas eventuais, inclusive em viagens ou com serviços especiais que exijam o pronto pagamento.
1)No caso de adiantamento de numerário a servidor, é dispensado o empenho. Os adiantamentos serão utilizados na realização de despesas que exigem rapidez e não possam ser submetidas ao processo normal de aplicação. ERRADO, VEJA ART. 68 DA LEI 4.320/64 2)O regime de adiantamento - suprimento de fundos - pode ser utilizado para atender despesas eventuais, inclusive em viagens ou com serviços especiais que exijam o pronto pagamento. CERTO, VEJA ART. 45 DO DECRETO 93.872/86
3)CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista Administrativo A responsabilidade pela aplicação do suprimento de fundos, após sua aprovação na respectiva prestação de contas, é da autoridade que o concedeu. 4)(CESPE/ASSESSOR/TCE-RN/2009) Em uma mesma concessão de suprimento de fundos, pode ser autorizada a realização de despesa de serviços de pessoas físicas e a compra de material de Consumo..
3)A responsabilidade pela aplicação do suprimento de fundos, após sua aprovação na respectiva prestação de contas, é da autoridade que o concedeu. CERTO. VEJA art. 45 do decreto 4)Em uma mesma concessão de suprimento de fundos, pode ser autorizada a realização de despesa de serviços de pessoas físicas e a compra de material de Consumo. CERTO. VEJA art. 45 do Decreto.
5 (CESPE/Assessor Técnico de Controle e Administração/TCE RN 2009) Nas despesas com suprimento de fundos, sistemática de adiantamento concedido a servidor para que ele execute a despesa, o estágio da liquidação antecede o do empenho.
Nas despesas com suprimento de fundos, sistemática de adiantamento concedido a servidor para que ele execute a despesa, o estágio da liquidação antecede o do empenho. Errado. Não há despesa sem empenho previo.
PRESTAÇÃO DE CONTAS CF/88Art. 70. Parágrafo único. Prestarácontas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicosou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária Decreto 93.872/96 2ºO servidor que receber suprimento de fundos, na forma deste artigo, éobrigado a prestar contas de sua aplicação, procedendo-se, automaticamente, à tomada de contas se não o fizer no prazo assinalado pelo ordenador da despesa, sem prejuízo das providências administrativas para a apuração das responsabilidades e imposição, das penalidades cabíveis (Decreto-lei nº200/67, parágrafo único do art. 81 e 3ºdo art. 80).
IMPEDIMENTO DE SUPRIMENTO DE FUNDOS Art. 69. Lei. 4320/64 Não se fará adiantament oa servidor em alcance nem a responsável por dois adiantamen -tos Decreto 93.872/86, Art. 45, 3º Não se concederá suprimento de fundos: a) a responsável por dois suprimentos; b) a servidor que tenha a seu cargo e guarda ou a utilização do material a adquirir, salvo quando não houver na repartição outroservidor; c) a responsável por suprimento de fundos que, esgotado o prazo, não tenha prestado contas de sua aplicação; e d) a servidor declarado em alcance.
6)CESPE - AGENTE/DPF/2009 É vedado ao servidor público receber três suprimentos de fundos simultaneamente, mesmo que desenvolva missões distintas 7)CESPE/CONTADOR/INEP/2005 É vedado conceder suprimento de fundos a servidor cuja prestação de contas referente ao suprimento anterior ainda não tenha sido aprovada. 8)CESPE-TEFC/TCU/2007 Épermitida a concessão de suprimento de fundos a servidor que seja declarado em alcance ou esteja respondendo a processo administrativo, desde que o objeto do inquérito não esteja relacionado à concessão de suprimentos de fundos anteriores.
6)É vedado ao servidor público receber três suprimentos de fundos simultaneamente, mesmo que desenvolva missões distintas. CERTO 7)CESPE/CONTADOR/INEP/2005 É vedado conceder suprimento de fundos a servidor cuja prestação de contas referente ao suprimento anterior ainda não tenha sido aprovada. ERRADO 8)CESPE-TEFC/TCU/2007 Épermitida a concessão de suprimento de fundos a servidor que seja declarado em alcanceou esteja respondendo a processo administrativo, desde que o objeto do inquérito não esteja relacionado à concessão de suprimentos de fundos anteriores. ERRADO
Cartao de Pagamento do Governo Federal. 93.872/86 Art. 45, 5ºAs despesas com suprimento de fundosserão efetivadas por meio do Cartão de Pagamento do Governo Federal - CPGF 6 o Évedada a utilização do CPGF na modalidade de saque, exceto no tocante às despesasi-de que trata o art. 47; e II-decorrentes de situações específicas do órgão ou entidade, nos termos do autorizado em portaria pelo Ministro de Estado competente e nunca superior a trinta por cento do total da despesa anual do órgão ou entidade efetuada com suprimento de fundos. III-decorrentes de situações específicas da Agência Reguladora, nos termos do autorizado em portaria pelo seu dirigente máximo e nunca superior a trinta por cento do total da despesa anual da Agência efetuada com suprimento de fundos. Art. 45-A. É vedada a abertura de conta bancária destinada à movimentação de suprimentos de fundos.
9) CESPE -ANALISTA/SAD-PE/2009 Um exemplo de instrumento utilizado para pagamento de suprimento de fundos na administração pública éo cartão de pagamento do governo federal, que, por ter características de cartão corporativo, éemitido em nome da unidade gestora, sendo vedado o seu uso para pagamento de despesa de caráter sigiloso. 10) ANALISTA/TRE-GO/2008 O CPGF não pode ser utilizado na modalidade de saque. 11) ANALISTA/TRE-GO/2008 Évedada a abertura de conta bancária destinada àmovimentação de suprimento de fundos.
9) Um exemplo de instrumento utilizado para pagamento de suprimento de fundos na administração pública éo cartão de pagamento do governo federal, que, por ter características de cartão corporativo, é emitido em nome da unidade gestora, sendo vedado o seu uso para pagamento de despesa de caráter sigiloso. CERTO 10) O CPGF não pode ser utilizado na modalidade de saque. ERRADO 11) ANALISTA/TRE-GO/2008 Évedada a abertura de conta bancária destinada àmovimentação de suprimento de fundos. ERRADO (PARA TODAS, VEJA art. 45 e 45-a)