Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)"

Transcrição

1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) Informe aqui o seu número de inscrição: Informe aqui o número do seu documento de identificação: EM FÍSICA E ASTRONOMIA (PPGFA) EDITAL 2016/2 o INFORMAÇÕES GERAIS NÃO COLOQUE O SEU NOME NA PROVA apenas o número da sua inscrição e o número do seu documento de identificação. A prova terá duração de 4 horas, iniciará as 8:00h e encerrará as 12:00h, horário de Brasília. É necessário apresentar um documento de identificação com foto. Tempo mínimo de permanência com a prova 60 minutos. Tolerância de atraso 15 minutos. É permitido o uso de calculadora científica não-programável. As provas deverão ser feitas a caneta azul ou preta. Não é permitida a consulta a qualquer referência bibliográfica, nem serão fornecidos formulários. Os aplicadores não estão autorizados a responder perguntas referentes a prova. É vedado o uso de celular, relógio digital, boné e óculos escuros. É vedado o empréstimo de calculadora, lápis, canetas e o contato entre os candidatos. Serão fornecidas quatro folhas de rascunho, porém somente serão corrigidas as questões das folhas de prova, devidamente enumeradas. É permitido o consumo de alimentos, desde que não interfira no andamento da prova. Bloco A: Questões 1 e 2 = Física I Bloco B: Questões 3 e 4 = Física II. Bloco C: Questões 5 e 6 = Física III. Bloco D: Questões 7, 8 e 9 = Física IV. O candidato deverá fazer APENAS UMA QUESTÃO DE CADA BLOCO, totalizando 4 QUESTÕES. CASO O CANDIDATO RESOLVA DUAS QUESTÕES DO MESMO BLOCO, as questões desse bloco SERÃO ELIMINADAS. A prova tem valor final de 100 pontos, 25 pontos por questão.

2 2 Bloco A - Questão 1 - Física I 1) Dois objetos de massa m 1 = 2kg e m 2 = 4kg são ligados por uma corda (muito comprida, porém de massa desprezível) que passa por uma roldana no formato de um disco com densidade constante, massa m R = 4kg e raio R = 30 cm, como mostrado na figura o lado. 1.a) Faça o diagrama de forças para os corpos m 1, m 2 e roldana. (3 pts). 1.b) Calcule o momento de inércia I da roldana. (5 pts). 1.c) Determine o módulo da aceleração a quando o sistema está em movimento. (5 pts). 1.d) Determine as tensões na corda. (6 pts). 1.e) Determine a energia cinética do objeto de massa m 1, do objeto m 2 e da roldana, após 3 rotações completas da roldana. (6 pts). Considere: g = 9,8 m/s 2 e π = 3,14. Considere que os objetos e a roldana partem do repouso. Desconsidere o atrito da roldana com a corda. Desconsidere a massa da corda. Solução Questão 1:

3 Solução Questão 1: 3

4 4 Bloco A - Questão 2 - Física I 2) Um bloco de massa M é solto de uma altura H e desliza ao longo de uma rampa sem atrito com inclinação θ. Ao final da rampa ele sofre uma colisão perfeitamente inelástica com um bloco de massa m (inicialmente em repouso) e após a colisão os dois blocos deslizam em uma região onde o coeficiente de atrito cinético µ c. Com base nessas informações determine uma expressão para: 2.a) A velocidade V M do bloco de massa M logo antes da colisão? (6 pts) 2.b) A velocidade v blocos dos blocos após a colisão? (6 pts) 2.c) A distância d que os blocos percorrem até parar? (7 pts) 2.d) Qual é o aumento da energia térmica do sistema ao final do percurso? (6 pts) Solução Questão 2:

5 Solução Questão 2: 5

6 6 Bloco B - Questão 3 - Física II 3) Uma das pontas de uma corda de comprimento L e densidade linear de massa µ é presa a um gerador de frequências, que produz um pulso periódico de onda que se propaga na corda. A corda passa por uma roldana e uma esfera de 2 kg é pendurada na outra extremidade. Nesta configuração, a corda vibra em seu 2º harmônico (n 1 =2). Em seguida, mantendo a mesma frequência no gerador, a esfera de 2 kg é completamente submersa em água e a corda passa a vibrar no 5º harmônico (n 2 =5). Despreze o momento de inércia da roldana. Com base nessas informações determine: T 1 T 2 3.a) Tensão T 1. (4 pts) 3.b) Tensão T 2. (4 pts) 3.c) Empuxo E. (5 pts) 3.d) Raio r da esfera. (12 pts) Considere: g = 9,80 m/s 2, densidade da água = 1x10 3 kg/m 3 Solução Questão 3:

7 Solução Questão 3: 7

8 8 Bloco B - Questão 4 - Física II 4) A figura ao lado mostra um ciclo termodinâmico reversível a que é submetido 3 mols (n = 3) de um gás ideal diatômico (c = 5/2). O processo (a) (b) é uma isotérmica. Considerando o diagrama pressão por volume (P x V) e as informações contidas na tabela abaixo, calcule: 4.a) Os volumes V a e V c e a temperatura T c. (3 pts) 4.b) O trabalho W ab, W bc e W ca. (6 pts) 4.c) O calor ΔQ ab, ΔQ bc e ΔQ ca. (6 pts) 4.d) A variação de energia interna ΔU ab, ΔU bc e ΔU ca. (6 pts) 4.e) A eficiência do ciclo ε ciclo. (2 pts) 4.f) A eficiência máxima do ciclo ε max. (2 pts) P a = 2 atm V a = T a = 500 K W ab = ΔQ ab = ΔU ab = P b = 1 atm V b = 12,34x10-2 m 3 T b = 500 K W bc = ΔQ bc = ΔU bc = P c = 1 atm V c = T c = W ca = ΔQ ca = ΔU ca = Considere: R = 8,31 J/mol.K, 1 atm = 1,01x10 5 N/m 2. *Preencha a tabela com os resultados obtidos. Solução Questão 4:

9 Solução Questão 4: 9

10 10 Bloco C - Questão 5 - Física III 5) Uma barra de comprimento L é forçada a se mover com uma velocidade constante v ao longo de trilhos horizontais. A barra e os trilhos formam uma espira retangular condutora, com resistência R espira. Por um fio infinito, situado a uma distância a da espira, passa uma corrente constante i fio. Com base nessas informações determine uma expressão para: 5.a) O vetor campo magnético B gerado pelo fio infinito a uma distância r desse. (7 pts) 5.b) O módulo do fluxo Φ B de campo magnético na espira retangular. (7 pts) 5.c) A corrente induzida i indz na espira retangular. (indique na figura a direção da corrente induzida na espira). (6 pts) 5.d) A potência P espira dissipada na espira retangular. (5 pts) barra fio Solução Questão 5:

11 Solução Questão 5: 11

12 12 Bloco C - Questão 6 - Física III 6) Considere uma esfera maciça de raio R possui carga total +Q distribuída uniformemente por seu volume. Com base nessas informações determine uma expressão para: 6.a) O campo elétrico E fora gerado pela esfera para r R. (5 pts) 6.b) O campo elétrico E dentro gerado pela esfera para r < R. (5 pts) 6.c) O potencial elétrico V fora da esfera para r R. (5 pts) 6.d) O potencial elétrico V dentro da esfera para r < R. (5 pts) 6.e) Suponha que um túnel ligue os polos norte e sul da esfera. Uma carga q é abandonada no polo norte. Calcule o período de oscilação T da carga q. Assuma que o resultado do item a) continue válido. (5 pts) Solução Questão 6:

13 Solução Questão 6: 13

14 14 Bloco D - Questão 7 - Física IV 7) Uma cunha de ar é formada entre duas placas de vidro separadas em um dos cantos por um fio muito fino de diâmetro d, veja a figura ao lado. Quando a cunha é iluminada de cima para baixo por uma luz de 600 nm de comprimento de onda, são observadas 30 franjas ESCURAS. Calcule o raio r do fio. (25 pts) Solução Questão 7:

15 15 Bloco D - Questão 8 - Física IV 8) Uma haste tem comprimento observado de 2,00 m e está inclinada de 30 o em relação a horizontal. A haste se desloca na horizontal com velocidade v = 0,90c sendo c a velocidade da luz no vazio. 8.a) Qual o comprimento próprio L p da haste? (13 pts) 8.b) Qual o ângulo θ p que ela forma com a horizontal no referencial próprio? (12 pts) Considere: c = 3x10 8 m/s. Solução Questão 8:

16 16 Bloco D - Questão 9 - Física IV 9) O estado fundamental do átomo de hidrogênio é descrito pela função de onda: onde a o é o raio de Bohr. Considerando-se o núcleo fixo com r = 0, e que a função de densidade de probabilidade radial é definida como a chance por unidade de volume. Dado: Com base nessas informações, calcule em função de a o :, para n inteiro. 9.a) O valor mais provável para um elétron no estado fundamental. (12 pts) 9.b) O valor médio de r para um elétron no estado fundamental. (13 pts) Solução Questão 9:

17 17 Solução Questão 9: FIM

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) Informe aqui o seu número de inscrição: Informe aqui

Leia mais

Data e horário da realização: 17/07/2018 das 14 às 17 horas

Data e horário da realização: 17/07/2018 das 14 às 17 horas re UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA Exame de Seleção para o curso de mestrado em Física - 2018-2 Data e horário da realização: 17/07/2018

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2012 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 Numa região sujeita a um campo magnético de módulo B, conforme a figura acima, uma partícula carregada

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. iv. Siga a estratégia para

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase Olimpíada Brasileira de Física 2001 3ª Fase 1º e 2º Anos eia com atenção todas as instruções seguintes. As questões 01 a 16 são destinadas exclusivamente aos alunos do 1º e 2º anos, os quais devem escolher

Leia mais

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por FÍSICA II Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2009 FASE 1 PROVA DE CONHECIMENTOS DE FÍSICA

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2009 FASE 1 PROVA DE CONHECIMENTOS DE FÍSICA SELEÇÃO 9 PROCESSO SELETIVO TURMA DE 9 FASE PROVA DE CONHECIMENTOS DE FÍSICA Caro professor, esta prova tem questões de caráter objetivo (múltipla escolha) sobre física básica. A duração da prova é de

Leia mais

APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS

APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS AUTOR: SÍLVIO CARLOS PEREIRA TODO O CONTEÚDO DESTE MATERIAL DIDÁTICO ENCONTRA-SE REGISTRADO. PROTEÇÃO AUTORAL VIDE

Leia mais

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0 EN 010 1. Uma pequena esfera de massa m está presa a um fio ideal de comprimento L = 0,4m, que tem sua outra extremidade presa ao teto, conforme indica a figura. No instante t = 0, quando o fio faz um

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2018 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2018 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO 1 PROCESSO SELETIVO TURMA DE 218 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO Caro professor, cara professora: Esta prova tem 2 partes. A primeira parte é objetiva, constituída por 14 questões de múltipla escolha,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO Caro professor, cara professora, esta prova tem 2 partes; a primeira parte é objetiva, constituída por 14 questões de múltipla escolha,

Leia mais

Lista 10: Dinâmica das Rotações NOME:

Lista 10: Dinâmica das Rotações NOME: Lista 10: Dinâmica das Rotações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para

Leia mais

2ª Fase. 3º Ano. Leia com atenção todas as instruções seguintes.

2ª Fase. 3º Ano. Leia com atenção todas as instruções seguintes. 2ª Fase eia com atenção todas as instruções seguintes. Este exame é destinado exclusivamente aos alunos do 3º ano, sendo constituído por 8 questões. Todas as questões devem ser resolvidas. O Caderno de

Leia mais

2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 2º. e 3º. anos e contém dezesseis (16) questões. 02) Os alunos

Leia mais

2008 3ª. Fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2008 3ª. Fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2008 3ª. Fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 3º. ano do Ensino Médio e contém oito (8) questões. 02) Os alunos

Leia mais

FÍSICA INSTRUÇÕES GERAIS. momento em que for determinado; DO CANDIDATO; e. grave que impossibilite a realização da mesma;

FÍSICA INSTRUÇÕES GERAIS. momento em que for determinado; DO CANDIDATO; e. grave que impossibilite a realização da mesma; - PROCESSO - NOME - N MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO À ESCOLA NAVAL (PSAEN/2004) FÍSICA 2 DIA DE PROVA INSTRUÇÕES GERAIS 1- A duração da prova será de 04

Leia mais

FÍSICA I. 02. Observa-se, na figura a seguir, uma corda fixa em suas extremidades na qual foi estabelecida uma onda estacionária.

FÍSICA I. 02. Observa-se, na figura a seguir, uma corda fixa em suas extremidades na qual foi estabelecida uma onda estacionária. FÍSICA I Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Instituto de Ciências Exatas e Biológicas

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Instituto de Ciências Exatas e Biológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Seleção da primeira etapa de avaliação em Ensino de Ciências Instruções para a realização

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1 Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 2 o e 3º anos e contém dezesseis (16) questões. 2 Os alunos do 2º ano devem escolher livremente oito (8) questões

Leia mais

FÍSICA - QUESTÕES de 1 a 15

FÍSICA - QUESTÕES de 1 a 15 2 FÍSICA - QUESTÕES de 1 a 15 Esta prova deverá ser respondida, EXCLUSIVAMENTE, pelos candidatos aos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia de Alimentos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS. Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS. Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE) PSS - 2005 FÍSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova

Leia mais

Simulado AFA 2015/2016 Prof. Douglas Almeida

Simulado AFA 2015/2016 Prof. Douglas Almeida 01) A soma dos vetores A, B, C, D e E é igual: a) F b) 2F c) 3F d) 0 02) Do alto de uma torre de 16 metros de altura, uma partícula é lançada com velocidade de 20 m/s, formando um ângulo de 53 0 em relação

Leia mais

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013 PROAC / COSEAC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 04 O tempo disponível para realizar as provas dos dois cadernos o da prova específica

Leia mais

Lista 9 : Dinâmica Rotacional

Lista 9 : Dinâmica Rotacional Lista 9 : Dinâmica Rotacional NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA 2019 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA 2019 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURMA 2019 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO Caro professor, cara professora: Esta prova tem 2 partes. A primeira parte é objetiva, constituída por 14 questões de múltipla escolha,

Leia mais

UERJ/DFNAE Física Geral - Lista /2

UERJ/DFNAE Física Geral - Lista /2 UERJ/DFNAE Física Geral - Lista 2-2018/2 1. Identifique as forças que atuam sobre os corpos indicados nas figuras. 2. As massas e as coordenadas dos centros de massa de três blocos de chocolate são dadas

Leia mais

UERJ/DFNAE Física Geral - Lista /2

UERJ/DFNAE Física Geral - Lista /2 UERJ/DFNAE Física Geral - Lista 2-2018/2 1. Identifique as forças que atuam sobre os corpos indicados nas figuras. 2. Dois blocos de peso P, são mantidos em equilíbrio em um plano inclinado sem atrito,

Leia mais

DADOS. Calor latente de fusão do gelo: L J/kg; 128 J/(kg C). Calor específico do chumbo: cpb

DADOS. Calor latente de fusão do gelo: L J/kg; 128 J/(kg C). Calor específico do chumbo: cpb DADOS 3 Calor latente de fusão do gelo: L 334 10 J/kg; f Calor específico do chumbo: cpb 18 J/(kg C). Potencial eletrostático na superfície de uma esfera condutora de raio R e carregada com carga q : V

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 12: Rotação de corpos rígidos NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

FÍSICA. c = 10 feijões. Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 3. Densidade da água: 1 g/cm3 = 103 kg/m Calor específico da água: 1 cal/g.

FÍSICA. c = 10 feijões. Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 3. Densidade da água: 1 g/cm3 = 103 kg/m Calor específico da água: 1 cal/g. FÍSICA Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 3 Densidade da água: 1 g/cm3 = 103 kg/m Calor específico da água: 1 cal/g. C -19 Carga do elétron = 1,6 x 10 C -31 Massa do elétron = 9 x 10 kg 8 Velocidade

Leia mais

CURSO de FÍSICA - Gabarito

CURSO de FÍSICA - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2006 e 1 o semestre letivo de 2007 CURSO de FÍSICA - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém : PROVA DE REDAÇÃO

Leia mais

PROCESSO DE INGRESSO NA UPE

PROCESSO DE INGRESSO NA UPE PROCESSO DE INGRESSO NA UPE FÍSICA 2º dia 1 FÍSICA VESTIBULAR Nas questões com respostas numéricas, considere π = 3,00 e o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s 2 1. Um tanque de uma refinaria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Você deverá ter recebido o Caderno com a Proposta de Redação, a Folha de Redação, dois

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase Olimpíada Brasileira de Física 2001 3ª Fase 3º Ano Leia com atenção todas as instruções seguintes. Este exame é destinado exclusivamente aos alunos do 3º ano, sendo constituído por 8 questões. Todas as

Leia mais

2 ª Fase Exame Discursivo

2 ª Fase Exame Discursivo 02/12/2007 2 ª Fase Exame Discursivo física Caderno de prova Este caderno, com doze páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização. INSTRUÇÕES

Leia mais

Lista 11: Trabalho. Questões

Lista 11: Trabalho. Questões Lista 11: Trabalho Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

1º SIMULADO DISCURSIVO IME FÍSICA

1º SIMULADO DISCURSIVO IME FÍSICA FÍSICA Questão 1 Considere o veículo de massa M percorrendo uma curva inclinada, de ângulo, com raio R constante, a uma velocidade V. Supondo que o coeficiente de atrito dos pneus com o solo seja, calcule

Leia mais

Avaliação Teórica I Seleção Final 2016 Olimpíadas Internacionais de Física 12 de Abril 2016

Avaliação Teórica I Seleção Final 2016 Olimpíadas Internacionais de Física 12 de Abril 2016 Caderno de Questões Teoria I Instruções 1. Este caderno de questões contém OITO folhas, incluindo esta com as instruções. Confira antes de começar a resolver a prova. 2. A prova é composta por QUATRO questões.

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA FÍSIC - 3 9$/25(6 '( $/*80$6 *5$1'(=$6 )Ë6,&$6 $FHOHUDomR GD JUDYLGDGH J 1 k = = 9,0x10 9 4π 0 N.m 2 C 2 PV 'HQVLGDGH GD ijxd [ NJP &DUJD GR HOpWURQ [ ± & ËQGLFH GH UHIUDomR GD ijxd 01. Uma tábua uniforme

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2015 / 2016

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2015 / 2016 CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2015 / 2016 1 a QUESTÃO Valor: 1,0 Um copo está sobre uma mesa com a boca voltada para cima. Um explosivo no estado sólido

Leia mais

Data e horário da realização: 19/05/2016 das 14 às 17 horas

Data e horário da realização: 19/05/2016 das 14 às 17 horas re UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA Exame de Seleção para o curso de mestrado em Física - 2016-1/2 Data e horário da realização:

Leia mais

Física I VS 18/07/2015

Física I VS 18/07/2015 Física I VS 18/07/2015 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: 20 questões de múltipla escolha. Cada questão vale 0,5 ponto Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma indicação em contrário. Nota 1.

Leia mais

EUF. Exame Unificado

EUF. Exame Unificado EUF Exame Unificado das Pós-graduações em Física Para o segundo semestre de 2017 04 de abril de 2017 Parte 1 Instruções Não escreva seu nome na prova. Ela deverá ser identificada apenas através do código.

Leia mais

a) 5 b) 12,5 c) 7 d) 17,5

a) 5 b) 12,5 c) 7 d) 17,5 9 PROVA D E FÍ S I C A Q U E S T Ã O 21 Para atirarmos uma determinada flecha, puxamos a corda do arco até 0,60m em relação à sua posição de repouso, com uma força de 250 N. A energia cinética da flecha

Leia mais

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar ÁREA INTERDEPARTAMENTAL DE FÍSICA

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar ÁREA INTERDEPARTAMENTAL DE FÍSICA Engenharia Civil Exercícios de Física de Física Ficha 8 Corpo Rígido Capítulo 6 Ano lectivo 010-011 Conhecimentos e capacidades a adquirir pelo aluno Aplicação das leis fundamentais da dinâmica. Aplicação

Leia mais

Física 1. 1 a prova 22/09/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 22/09/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 22/09/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS 5ª LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA: Física Geral e Experimental I CURSO: Engenharia de Produção Noturno. 2º termo Prof. Dr. Elton Aparecido Prado dos Reis 01 - Um grupo de pessoas, por intermédio de uma

Leia mais

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 26/05/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018)

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018) ITA18 - Revisão LFIS1A - IME 2018 1a fase Questão 1 Conforme a figura acima, um corpo, cuja velocidade é nula no ponto A da superfície circular de raio R, é atingido por um projétil, que se move verticalmente

Leia mais

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA 1. (ITA 2009) Uma haste metálica com 5,0 kg de massa e resistência de 2,0 Ω desliza sem atrito sobre duas barras paralelas separadas de 1,0 m, interligadas por um condutor de resistência

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Instituto de Ciências Exatas e Biológicas. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Instituto de Ciências Exatas e Biológicas. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Seleção da primeira etapa de avaliação em Física Instruções para a realização da

Leia mais

FÍSICA. 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Duração desta prova: TRÊS HORAS. FAÇA LETRA LEGÍVEL.

FÍSICA. 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Duração desta prova: TRÊS HORAS. FAÇA LETRA LEGÍVEL. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FÍSICA 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Provas contém seis questões, constituídas de itens e subitens,

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física Disciplina: Física Geral e Experimental II (MAF 2202) L I S T A I Capítulo 16 Oscilações 1. Um oscilador

Leia mais

Física I Lista de Problemas 2.2

Física I Lista de Problemas 2.2 Física I - 2017.2 - Lista de Problemas 2.2 1 Física I Lista de Problemas 2.2 Departamento de Física de Ji-Paraná Universidade Federal de Rondônia Prof. Marco Polo Questão 01: Uma pessoa empurra horizontalmente

Leia mais

R P m gcos v r gcos. r. cent y θ1 θ1 C 1. v r g v gh C. r. 100 kpa. CO : m 44 g/mol kg/mol; GABARITO

R P m gcos v r gcos. r. cent y θ1 θ1 C 1. v r g v gh C. r. 100 kpa. CO : m 44 g/mol kg/mol; GABARITO 1) A figura acima mostra uma rampa AB no formato de um quarto de circunferência de centro O e raio r. Essa rampa está apoiada na interface de dois meios de índices de refração n 1 e n. Um corpo de dimensões

Leia mais

1 a Questão: (2,0 pontos)

1 a Questão: (2,0 pontos) a Questão: (, pontos) Um bloco de massa m, kg repousa sobre um plano inclinado de um ângulo θ 37 o em relação à horizontal. O bloco é subitamente impulsionado, paralelamente ao plano, por uma marretada,

Leia mais

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética Física III-A - 2018/2 Lista 8: Indução Eletromagnética 1. (F) Um fio condutor retilíneo e infinito transporta uma corrente estacionária de intensidade I. Uma espira condutora quadrada é posicionada de

Leia mais

2 Semestre/2016 Parte I - Ciclo Básico

2 Semestre/2016 Parte I - Ciclo Básico MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA Campus Ministro Petrônio Portella. Bairro Ininga, Bloco 3 CEP 64.049-550. Teresina

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Versão: A

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Versão: A Universidade Federal do io de Janeiro Instituto de Física Versão: A Múltipla escolha (7 0,7= 4,9 pontos 1. Duas massas idênticas estão ligadas cada uma a molas idênticas e apoiadas sobre uma superfície

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Instituto de Ciências Exatas e Biológicas

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Instituto de Ciências Exatas e Biológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Seleção da primeira etapa de avaliação em Ensino de Ciências Instruções para a realização

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações.

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações. Lista 10: Energia Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 10: Energia NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão de

Leia mais

QUESTÃO 16 QUESTÃO 17 PROVA DE FÍSICA II

QUESTÃO 16 QUESTÃO 17 PROVA DE FÍSICA II 7 PROVA DE FÍSICA II QUESTÃO 16 Uma barra homogênea de massa 4,0 kg e comprimento 1,0 m está apoiada em suas extremidades sobre dois suportes A e B conforme desenho abaixo. Coloca-se a seguir, apoiada

Leia mais

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a.

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a. Exercícios Petrobras 2008 eng. de petróleo Dois corpos de massa m 1 = 2 kg e m 2 = 1 kg estão fixados às pontas de uma corda com massa e elasticidade desprezíveis, a qual passa por uma polia presa ao

Leia mais

FÍSICA PRIMEIRA ETAPA

FÍSICA PRIMEIRA ETAPA FÍSICA PRIMEIRA ETAPA - 1999 QUESTÃO 01 Uma pessoa lança uma bola verticalmente para cima. Sejam v o módulo da velocidade e a o módulo da aceleração da bola no ponto mais alto de sua trajetória. Assim

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 LISTA DE EXERCÍCIOS Esta lista trata de vários conceitos associados ao movimento harmônico simples (MHS). Tais conceitos são abordados no capítulo 3 do livro-texto: Moysés Nussenzveig, Curso de Física

Leia mais

Exame Física para as Ciências Naturais Curso: Agronomia 3/05/12. Nome:... Número:... Grupo I (13 valores)

Exame Física para as Ciências Naturais Curso: Agronomia 3/05/12. Nome:... Número:... Grupo I (13 valores) Exame Física para as Ciências Naturais Curso: Agronomia 3/05/12 Nome:... Número:... Pode utilizar uma calculadora e uma folha A4 (duas páginas) com fórmulas. Grupo I (13 valores) Assinalar a reposta correcta.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 10. 2) O que ocorre com o ioiô inicialmente estacionário da Figura 2 se este é excitado por uma força (a) F 2, (b)

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 10. 2) O que ocorre com o ioiô inicialmente estacionário da Figura 2 se este é excitado por uma força (a) F 2, (b) LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 10 Questões 1) Na Figura 1, 3 forças de mesma magnitude são aplicadas em uma partícula que encontra-se na origem do sistema de referência. Ordene as forças de acordo com as magnitudes

Leia mais

PROVA DE FÍSICA I. A) k A = k B / 4 B) k A = k B / 2 C) k A = k B D) k A = 2 k B E) k A = 4 k B

PROVA DE FÍSICA I. A) k A = k B / 4 B) k A = k B / 2 C) k A = k B D) k A = 2 k B E) k A = 4 k B PROVA DE FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais como fatores

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. P4 DE ELETROMAGNETISMO sexta-feira. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma:

PUC-RIO CB-CTC. P4 DE ELETROMAGNETISMO sexta-feira. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: PUC-RIO CB-CTC P4 DE ELETROMAGNETISMO 28.06.13 sexta-feira Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é permitido destacar folhas da

Leia mais

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013 PROAC / COSEAC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 20 O tempo disponível para realizar as provas dos dois cadernos o das provas específicas

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova Substitutiva - Gabarito 1. Dois blocos de massas 4, 00 kg e 8, 00 kg estão ligados por um fio e deslizam para baixo de um plano inclinado de

Leia mais

FÍSICA II. (Dados sen 30 o = 0,5 e g = 10 m/s 2 )

FÍSICA II. (Dados sen 30 o = 0,5 e g = 10 m/s 2 ) FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores não

Leia mais

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013 PROAC / COSEAC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 05 O tempo disponível para realizar as provas dos dois cadernos o das provas específicas

Leia mais

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2014

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2014 PROAC / COSEAC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2014 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 05 Verifique se este caderno contém: Prova de FÍSICA com cinco questões. Se este caderno

Leia mais

FIS-14 Prova 02 Novembro/2013

FIS-14 Prova 02 Novembro/2013 FIS-14 Prova 02 Novembro/2013 Nome: Nota: Duração máxima da prova: 240 min. Responda às questões de forma clara, completa e concisa dentro do espaço previsto. Uma parte da pontuação de cada questão será

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1 Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1 1. Dois corpos A e B, de massa 16M e M, respectivamente, encontram-se no vácuo e estão separados

Leia mais

Fórmulas de Física CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): = v 0. v: velocidade final (m/s)

Fórmulas de Física CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): = v 0. v: velocidade final (m/s) PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 000 Fórmulas de Física Em Física, as fórmulas representam as relações entre grandezas envolvidas em um mesmo fenômeno

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2011 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2011 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURM DE 211 FSE 1 PROV DE FÍSIC E SEU ENSINO Caro professor, cara professora esta prova tem 4 (quatro) questões, com valores diferentes indicados nas próprias questões. Duas das questões

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 1 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 10 m/s 2 Número de Avogadro : 6,0 x 10 23 /mol Constante

Leia mais

Mecânica e Ondas. Docentes da disciplina: João Seixas e Mario J. Pinheiro MeMEC Departmento de Física e Instituto de Plasma e Fusão Nuclear,

Mecânica e Ondas. Docentes da disciplina: João Seixas e Mario J. Pinheiro MeMEC Departmento de Física e Instituto de Plasma e Fusão Nuclear, Mecânica e Ondas Série 5 Docentes da disciplina: João Seixas e Mario J. Pinheiro MeMEC Departmento de Física e Instituto de Plasma e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Av. & 1049-001 Lisboa, Portugal

Leia mais

Seleção Nacional - Turma Prova Escrita (23/10/2016)

Seleção Nacional - Turma Prova Escrita (23/10/2016) Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - SBF Seleção Nacional - Turma 2017 - Prova Escrita (23/10/2016) 1. Na figura, indica-se um raio luminoso monocromático que penetra, a partir de um meio

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

QUESTÕES OBJETIVAS. O campo elétrico resultante, produzido por essas cargas no centro do quadrado, pode ser representado por:

QUESTÕES OBJETIVAS. O campo elétrico resultante, produzido por essas cargas no centro do quadrado, pode ser representado por: Dados: Considere, quando necessário: g = 10 m/s 2 ; sen 30 = cos 60 = 1/2; cos 30 = sen 60 = 3/2; QUESTÕES OJETS 9) Quatro cargas elétricas, três positivas e uma negativa, estão colocadas nos vértices

Leia mais

Lista 5: Trabalho e Energia

Lista 5: Trabalho e Energia Lista 5: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

Física. B) Determine a distância x entre o ponto em que o bloco foi posicionado e a extremidade em que a reação é maior.

Física. B) Determine a distância x entre o ponto em que o bloco foi posicionado e a extremidade em que a reação é maior. Física 01. Uma haste de comprimento L e massa m uniformemente distribuída repousa sobre dois apoios localizados em suas extremidades. Um bloco de massa m uniformemente distribuída encontra-se sobre a barra

Leia mais

(a) Determine o fluxo magnético através da área limitada pela espira menor em função de x 1. Na espira menor, determine. (b) a fem induzida e

(a) Determine o fluxo magnético através da área limitada pela espira menor em função de x 1. Na espira menor, determine. (b) a fem induzida e 1. A Figura 1 mostra duas espiras de fio paralelas tendo um eixo comum. A espira menor de (raio r) está acima da espira maior (de raio R) a uma distância x R. Conseqüentemente, o campo magnético devido

Leia mais

CURSO de FÍSICA - Gabarito

CURSO de FÍSICA - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA o semestre letivo de 8 e 1 o semestre letivo de 9 CURSO de FÍSICA - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém: PROVA DE REDAÇÃO enunciada

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA 2019 FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Você deverá ter recebido o Caderno com a Proposta de Redação, a Folha de Redação, dois

Leia mais

VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS

VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS - aceleração da gravidade g = 10 m/s 2 - calor específico da água c = 1,0 cal/g ºC = 4,2 x 10 3 J/kg ºC - carga do elétron e = 1,6 x 10-19 C - constante da lei

Leia mais

FÍSICA. Obs.: despreze o atrito da fonte sonora com o ar e suponha que a fonte permaneça imóvel após atingir o solo.

FÍSICA. Obs.: despreze o atrito da fonte sonora com o ar e suponha que a fonte permaneça imóvel após atingir o solo. FÍSICA 1ª QUESTÃO No instante t = 0, uma fonte sonora que gera um tom com freqüência de 500 Hz é arremessada verticalmente do solo com velocidade inicial de 40 m/s. Pede-se: a) a maior e a menor freqüência

Leia mais

a) 65 m b) 70 m c) 75 m d) 80 m e) 85 m Despreze a resistência do ar e adote g = 10 m/s 2 Resolução 1) No trajeto de B para C, temos: γ s = V B

a) 65 m b) 70 m c) 75 m d) 80 m e) 85 m Despreze a resistência do ar e adote g = 10 m/s 2 Resolução 1) No trajeto de B para C, temos: γ s = V B 46 c Se uma pessoa conseguiu percorrer a distância de 3 000 m em 45 minutos, sua velocidade escalar média, nesse intervalo, foi: a),0 km/h b) 3,0 km/h c) 4,0 km/h d) 6,0 km/h e) 6,7 km/h A velocidade escalar

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 OBS: Quando necessário, considere como dados a aceleração da

Leia mais

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto Instituto de Física Segunda Prova de Física I 2017/1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a resistência

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1999 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 2 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade: 1 m/s 2 Pressão atmosférica: 1, x 1 5 N/m 2 Constante universal

Leia mais

Exame de recurso Física para as Ciências Naturais Curso: Agronomia 18/07/08. Nome:... Número:...

Exame de recurso Física para as Ciências Naturais Curso: Agronomia 18/07/08. Nome:... Número:... Exame de recurso Física para as Ciências Naturais Curso: Agronomia 18/07/08 Nome:... Número:... Pode utilizar calculadora e uma folha A4 (duas páginas) com fórmulas. Grupo I (15 valores) Assinalar a reposta

Leia mais