Relatório Anual

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório Anual"

Transcrição

1 Relatório Anual GRUPO: ZOOTECNIA Curso específico PT UNESP ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) NELSON JOSE PERUZZI (01/05/2012) - Tutor(a) Atual Atividade Plenamente Desenvolvida Relate/avalie todos os aspectos que considerar pertinente e/ou complementar ao que foi apresentado no planejamento. Apenas uma das atividades que constam no planejamento para o ano de 2014 não foi realizada pelo grupo PET Zootecnia. As demais 15 atividades, assim como a atividade de peixamento que surgiu no transcorrer do ano e que não estava prevista forma desenvolvidas no espirito da indissociabilidade do processo de ensino, pesquisa e extensão. Todas as atividades foram discutias e avaliadas pelos participantes na busca melhoria das atividades e aperfeiçoamento na formação dos indivíduos. Houve sempre o cuidado com a interação do grupo com o projeto pedagógico e a formação dos petianos e demais alunos do curso de graduação em zootecnia. Desta forma, o grupo atendeu as demandas demais alunos do curso de zootecnia, principalmente do primeiro e segundo anos, proferiu palestras junto aos alunos da rede de ensino publico sobre a profissão do zootecnista e a excelência do Ensino Superior Publico e gratuito e buscou uma maior valorização da vida, da família e dos amigos realizando atividades de voluntariado em ações sociais que possibilitou o aprendizado de lições valiosas. A diversidade de atividades proporcionaram o aprendizado de conhecimentos atualizados em diferentes áreas de atuação profissional aos alunos e tem despertado o interesse acadêmico e o desenvolvimento de cidadania na busca por mais informações e tornado-os mais críticos. A carga horária de vinte horas semanais para cumprimento das atividades do PET foi cumprida de forma eficiente pelos bolsistas e não bolsistas e pelo Tutor do grupo. Desenvolvida plenamente Atividade - SEMINÁRIOS Data Início da atividade 03/03/2014 Data Fim da atividade 28/11/2014 Esta atividade ocorre a vários anos e é considerada pelos petianos como uma das mais importantes para a formação acadêmica, profissional e do indivíduo. Nela há a possibilidade da troca de informações dentro e fora do âmbito acadêmico sobre temas de interesse da formação profissional e cidadã. A atividade de seminário é o aprofundamento das pesquisas iniciadas com a atividade de leituras. O conteúdo do seminário é baseado em leituras de artigos científicos que são resultados de numa revisão bibliográfica. O objetivo do seminário é incentivar a pesquisa e contribuir para formação acadêmica, disseminar o conhecimento científico e contribuir para o aprimoramento da capacidade de síntese e das técnicas de apresentação dos petianos.

2 Cada petiano realizará uma revisão bibliográfica na área da Zootecnia e os resultados da pesquisa será apresentada aos colegas na forma oral, com o auxílio de recursos audiovisuais. Coletivamente, espera-se que a incorporação das produções individuais sirva para fomentar a produção científica do grupo. Individualmente, espera-se que esta atividade desenvolva as habilidades de comunicação, síntese e expressão dos petianos. Atividade - PESQUISA DE CARÁTER COLETIVO Data Início da atividade 03/02/2014 Data Fim da atividade 28/11/2014 Nesta atividade os petianos terão a oportunidade de conhecerem o que está sendo praticado e pesquisado nas áreas em que se inserem os temas pesquisas que serão definidas mediante a manifestação o interesse dos integrantes do grupo por temas de pesquisas atuais em Zootecnia, de modo a complementar a grade curricular do curso, colocando em prática os conhecimentos teóricos e permitir a troca de experiências com a comunidade. O objetivo dessas pesquisas coletivas é a oportunidade do desenvolvimento da aprendizagem e da capacidade do trabalho em equipe, num clima de cooperação e responsabilidade. Os temas de pesquisa coletiva é o aprofundamento das atividades de leitura e de seminário, e poderão ser publicadas em congressos, para o Jornal Carro de Boi ou para o Boletim PET Informa, ambos produção do grupo PET Zootecnia. Os temas desenvolvidos poderão ser publicadas em congressos, Jornal Carro de Boi e Boletim PET Informa. A articulação desses conhecimentos adquiridos, que são fundamentais para a formação dos petianos, pode possibilitar a aplicação dos conhecimentos científicos nos diversos setores produtivos.

3 Atividade - Projeto de pesquisa coletivo: Desmistificação dos Mitos da Carne Data Início da atividade 03/02/2014 Data Fim da atividade 28/11/2014 A carne é um alimento fundamental na alimentação humana na diversas culturas. Porém, para algumas delas são atribuídas inverdades ou mitos sobre o processo de produção e, consequentemente, a qualidade da carne que podem prejudicar o seu consumo, como por exemplo, o mito a existência de hormônios para o crescimento dos frangos. Para desmistificar a produção de carne e informar a sociedade sobre a boa qualidade da carne produzida no Brasil, o grupo PET Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias UNESP Jaboticabal em parceria com o do grupo PET Veterinária (FCAV) realizará uma atividade de ensino, pesquisa e extensão sobre o tema que contará com a participação dos alunos do primeiro e do segundo anos do Curso de graduação em Zootecnia desta instituição. O objetivo desta atividade é desmistificar produção de carne no Brasil e informar a sociedade sobre que a boa qualidade da carne produzida é produto de pesquisas na área de zootecnia. Serão realizadas, pelos alunos do grupo PET ZOO, uma revisão bibliográfica sobre os assuntos abordados para reunir dados a fim de desmentir os mitos sobre a carne de suínos e frangos de corte; e a produção de ovos.o grupo PET ZOO orientará os alunos do primeiro ano do curso de zootecnia da FCAV a expor o projeto com propriedade e de forma didática a comunidade. Estes alunos visitarão as escolas pertencentes a Diretoria de Ensino de Jaboticabal, SP, sempre acompanhados dos petianos, para ministrar palestras sobre o tema aos alunos das escolas com a finalidade de esclarecer os estudantes sobre a realidade da produção da carnes e ovos, bem como sua importância para uma alimentação saudável. Espera-se que os alunos das escolas assimilem esse conteúdo e se conscientizem de que esses mitos não existem, passem a consumir os produtos em questão de forma consciente, sem nenhum tipo de preconceito e possam divulgar os conhecimentos aos amigos e familiares. O projeto mostra-se de suma importância para formação dos alunos envolvidos pois os mesmos estão utilizando as informações adquiridas ao longo da graduação. Além de possibilitar aos alunos participantes do projeto experiências com a apresentação em público, tanto em conteúdo, como em postura e dicção. Atividade - PALESTRAS TÉCNICAS/INFORMATIVAS PARA OS DISCENTES DA FCAV E DO CTA Data Início da atividade 04/08/2014 Data Fim da atividade 30/09/2014

4 É uma atividade organizada pelo Grupo PET Agronomia para os alunos do Colégio Técnico Agrícola José Bonifácio (CTA), sendo composta por palestras na área de zootecnia, agronomia e veterinária ministradas por integrantes dos PET relacionados. Troca de experiências entre a os alunos da Unesp e o Colégio Técnico Agrícola - CTA. Serão realizadas palestras pelos três grupos PETS da FCAV, ficando sob a responsabilidade do PET Zootecnia a escolha dois palestrantes. compartilhar experiências e conhecimentos durante a formação superior e ensino médio. Troca de experiências e aperfeiçoando da técnica de expressão verbal e comportamento frente ao público Atividade - CICLO DE PALESTRAS E PRÁTICA: ATUALIDADES NAS PESQUISAS DA FCAV Data Início da atividade 03/02/2014 Data Fim da atividade 30/04/2014 Série de palestras, com demonstração a campo, ministradas pelos pós-graduandos dos departamentos da FCAV UNESP. O tema das palestras serão específicos, direcionados e atuais seguindo uma linha de pesquisa de um determinado departamento vinculado ao curso de graduação em zootecnia. A prática, que é a demonstração das teorias no campo, serão realizadas nos setores onde as pesquisas estão sendo desenvolvidas. O objetivo doo grupo é difundir o conhecimento gerado, valorizar o trabalho realizado pelos pós-graduandos na instituição. Trata-se de uma atividade de médio porte que deverá ocorrer em dois dias: 1o dia) duas palestras; 2o-dia) 3 palestras e aula prática no campo. Promover uma integração entre a pós-graduação e a graduação.

5 Promover uma integração entre a pós-graduação e a graduação. Atividade - Conscientização da população sobre a escolha de ração para animais de companhia Data Início da atividade 03/02/2014 Data Fim da atividade 28/11/2014 Os animais de estimação (Pets) são criados pelo homem desde as primeiras sociedades. Atualmente, os proprietários desses animais contam com uma série de produtos para serem usados no bem estar animal, entre eles a ração. Porém, há pouca divulgação sobre a correta utilização desses produtos e muitos proprietários, por desconhecimento, acabam fornecendo uma alimentação inadequada aos seus Pets. O objetivo desta atividade é informar a população sobre a alimentação e cuidados básicos com os animal de companhia. O projeto está será realizado pelo grupo PET Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) UNESP Jaboticabal. Esta atividade de ensino, pesquisa e extensão mostra-se importante para os alunos de zootecnia e para a maioria da população que tem em suas residências um animal de companhia que naturalmente se preocupa com sua alimentação. Serão realizadas uma revisão bibliográfica sobre os assuntos abordando os principais aspectos da nutrição de animais pets (animais de companhia) para reunir dados para o andamento do projeto de extensão. O grupo aplicará um questionário aos proprietários de cães que utilizam o Hospital Veterinário (HV) da FCAV, que oferece atendimento à universidade e à sociedade. Os dados serão analisados com o auxílio de ferramentas estatísticas. Espera-se que o projeto tenha um grande alcance social em Jaboticabal e região, pois a conscientização da população de que uma alimentação completa e de boa qualidade para o seu pet de estimação melhora o bem estar dos animais e dos proprietários e, que esta alimentação não necessariamente está associada a preço alto. Além disso, os petianos terão a oportunidade do desenvolvimento da aprendizagem e da capacidade do trabalho em equipe, num clima de cooperação e responsabilidade. Atividade - CAPACITAÇÃO PETIANA Data Início da atividade 01/04/2014 Data Fim da atividade 30/09/2014

6 Tal atividade será organizada pelo Grupo PET Zootecnia e terá como objetivo a realização de cursos de curta duração com temas de interesse comum, ministrado por profissionais da UNESP Jaboticabal e de outras instituições, de forma a fornecer capacitação em importantes áreas complementares, tanto para a fase acadêmica como para a profissional. A expectativa é que a capacitação contribuirá para novas práticas pedagógicas dentro do curso de Zootecnia, uma vez que esta atividade poderá receber os demais alunos do curso de zootecnia. Proporcionar troca de experiências profissional e complementar o currículo do curso de graduação Serão trabalhados, na forma de minicurso, temas extra curriculares de interesse do grupo Pet. Os temas propostos para o ano de 2014 são: Redação de artigos científicos e sobre a plataforma Lattes. Proporcionar troca de experiências profissional. Proporcionar troca de experiências profissional. Atividade - BOLETIM PET INFORMA Data Início da atividade 01/08/2014 Data Fim da atividade 28/11/2014 Desde o segundo semestre de 2002, o grupo organiza e edita o BOLETIM INFORMATIVO PET ZOOTECNIA onde são apresentadas informações sobre as pesquisas em zootecnia. O objetivo é oferecer novas técnicas e conhecimento científico para o meio rural, dessa forma auxiliando o produtor. Inicialmente, os petianos escolhem os temas que farão parte o boletim. Esses temas devem estar relacionados com as pesquisas, leituras e estágios dos petianos obtidas nas diversas atividades desenvolvidas no período. Finalmente, este material é transformadas em textos e editado no formato de boletim para a comunidade acadêmica e produtores. O BOLETIM INFORMATIVO PET ZOOTECNIA é distribuído gratuitamente aos produtores, técnicos e estudantes de ciências agrárias. A previsão é que o BOLETIM INFORMATIVO PET ZOOTECNIA tenha uma tiragem aproximada de 300 exemplares e seja distribuída gratuitamente aos produtores, técnicos, estudantes de ciências agrárias e a comunidade em geral, no início do segundo semestre de 2014.

7 Espera-se que a produção acadêmica do grupo PET Zootecnia possa contribuir com os meios produtivos. Espera-se que se desenvolva habilidades de leitura, síntese e redação. Atividade - EDIÇÃO DO JORNAL CARRO DE BOI Data Início da atividade 01/08/2014 Data Fim da atividade 28/11/2014 Este jornal é editado pelo grupo, desde 1993, sendo um veículo de divulgação das atividades realizadas na faculdade e pelo grupo PET no transcorrer do semestre, bem como de assuntos entendidos como de interesse para a comunidade. O objetivo de sua edição e publicação é propiciar o aperfeiçoamento em termos de redação, organização e criatividade para os petianos, além de uma maior integração com os demais grupos da UNESP e de outras instituições, sobretudo da área de Ciências Agrárias. O grupo será dividido em pequenos grupos, cooperativos e não disjuntos, segundo as colunas a serem editadas, sendo responsáveis pela criação de artigos pertinentes. Cada petiano deverá participar de pelo menos dois grupos. Espera-se que a comunidade seja informada das atividades desenvolvidas pelo grupo, bem como contribui para uma maior circulação de informações dentro da Universidade e fora dela. Propiciar o aperfeiçoamento em termos de redação, organização e criatividade para os petianos, além de uma maior integração com os demais grupos da UNESP Atividade - A VIDA COMO ELA É Data Início da atividade 04/08/2014 Data Fim da atividade 30/05/2014 Consiste na escolha de profissionais considerados exemplos pelo grupo (de preferência

8 ex-petianos) que são convidados a comparecerem em uma das reuniões e relatam suas experiências pessoais. objetivo da atividade é mostrar ao grupo qual a trajetória de profissionais bem sucedidos. Um profissional é convidado a contar sobre sua trajetória de vida pessoal e profissional. Espera-se que as reflexões sobre a trajetória de vida possibilite que os petinos e alunos compreender que a formação superior é um momento fundamental na vida. Espera-se que os petianos possuam ajudar os não petianos nas reflexões das respectivas trajetória de vida. Atividade - RECEPÇÃO DOS INGRESSANTES DO CURSO DE ZOOTECNIA Data Início da atividade 20/01/2014 Data Fim da atividade 30/05/2014 Em 2014 o grupo dará continuidade ao trabalho iniciado em 2013, recepcionando os ingressantes do curso de Zootecnia compromisso associado à direção da Faculdade, atuando também na prevenção do trote. O objetivo é orientar e integrar os ingressantes do Curso de Zootecnia as rotinas da FCAV e estimulá-los a se engajarem, desde o início do curso, a atividades de estágios, desenvolvendo projetos e participando de grupos de estudos. Para isso foi elaborado o seguinte projeto intitulado Recepção dos Ingressantes do Curso de Zootecnia 2014, e tem como propostas: Contato inicial por redes sociais;recepção na Matrícula;Aula Introdutória; Aula Teia ; Visita Técnica aos Setores da Faculdade; Visita Técnica Fora da Faculdade; Curso de Aprimoramento para Apresentação Oral;Cursos realizados pelo PET ZOO Espera-se que os ingressantes superem rapidamente o transição entre o ensino médio e o superior, protegido dos trotes.

9 Espera-se que a aproximação dos ingressantes desenvolva aspectos colaborativos e sociais. Atividade - PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS E EVENTOS DOS PERS Data Início da atividade 03/03/2014 Data Fim da atividade 28/11/2014 Vários eventos científicos ou não são organizados anualmente por diversas instituições que são de interesse do grupo. Nestes eventos os participantes tem a oportunidade de conhecer trabalhos científicos e o mercado de trabalho. O objetivo é dar oportunidade aos petianos de conhecer trabalhos científicos de outras instituições e o mercado de trabalho. No transcorrer do ano, o grupo participará de feiras e eventos que possam contribuir em diferentes aspectos para a melhoria do mesmo, dentre estes, com destaque para os seguintes: XIV SudestePET; XIX ENAPET; IV INTERAGRÁRIAS;51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia;XXXIX SECITAP;24º Zootec; 26º Congresso de Iniciação Científica da Unesp e PORKEXPO & VII Fórum Internacional de Suinocultura. Espera-se a consolidação e o crescimento cooperativo e profissional entre os petianos e os demais alunos de graduação. Espera-se a consolidação e o crescimento interdisciplinar e profissional dos petianos. Atividade - DIA DE CAMPO Data Início da atividade 01/08/2014 Data Fim da atividade 29/08/2014 O dia de campo tem como objetivo a divulgação de pesquisas desenvolvidas na Faculdade de interesse para os produtores rurais e estudantes de ciências agrárias, constituindo em um importante veículo de difusão do conhecimento e, ao mesmo tempo, possibilitar aos discentes, petianos ou não, a oportunidade de contatar com estes que será o seu público alvo em potencial. O terceiro Dia de Campo da Zootecnia sobre Apicultura será realizado no segundo semestre de 2014, com data prevista para o dia 23 de agosto.

10 O dia de campo tem como objetivo a divulgação de pesquisas desenvolvidas na Faculdade de interesse para os produtores rurais e estudantes de ciências agrárias. Na atividade denominada \"dia de campo\" os participantes tem a oportunidade de conhecer a parte teórica e prática de um tema inovador em ciências agrárias. A parte teórica será desenvolvida em duas palestras proferidas por pesquisadores de uma dada área do conhecimento. A prática, que é a demonstração das teorias no campo, será realizada no setor responsável pelos mesmos responsáveis pela parte teórica. Em 2013, o dia de campo será realizado no segundo semestre e denominado II Dia de Campo da Zootecnia sobre Apicultura. Espera-se que esta atividade seja em um importante veículo de difusão do conhecimento e, ao mesmo tempo, possibilitar aos discentes, petianos ou não, a oportunidade ter contato com o setor produtivo e abrir um canal de comunicação entre ambos. Espera-se que as práticas e pesquisas que são realizadas na FCAV podem ser do interesse dos alunos e produtores rurais, porém não fazem parte da formação geral de ambos. Atividade - XIV SEMANA DO ZOOTECNISTA & II MOSTRA CIENTÍFICA DO PET ZOOTECNIA Data Início da atividade 03/02/2014 Data Fim da atividade 30/05/2014 A décima quarta Semana do Zootecnista e segunda Mostra Científica do PET Zootecnia estão agendados para ocorrer simultaneamente entre os dias 6 a 8 de maio de 2014, no centro de convenções da UNESP Jaboticabal, sendo que estes eventos constam no calendário oficial da FCAV. Tradicionalmente, esta atividade tem como objetivo homenagear a profissão e, também, visa uma maior aproximação entre a comunidade acadêmica da UNESP, a sociedade jaboticabalense e os produtores da região além de integrar alunos do primeiro ano da graduação. O objetivo desta atividade é abrir espaço para apresentação dos trabalhos de pesquisas da FCAV e de outras instituições, possibilitando uma maior interação e troca de experiências entre os pesquisadores, discentes e profissionais.. Esta semana é composta por uma série de atividades elaboradas pelos petianos, com o apoio da Conselho de Curso de graduação em zootecnia. As palestras serão de temas atuais da área zootécnica e pouco abordados na graduação, focalizando em nutrição animal das mais diferentes espécies. Tais temas são definidos através de pesquisa prévia dos petianos e posterior consulta aos discentes dos diferentes anos do curso. A avaliação é feita através de pesquisa de opinião dos participantes e a verificação de lista de presença. O participante, cuja presença for comprovada,

11 receberá um certificado de participação na décima terceira Semana do Zootecnista e a segunda Mostra Científica do PET Zootecnia. Espera-se a participação e inscrição de trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação da FCAV Unesp e outras universidades, sendo estes avaliados por docentes da FCAV. A avaliação é feita através de pesquisa de opinião dos participantes e a verificação de lista de presença. Os participantes cuja presença for comprovada receberá um certificado de participação na décima terceira Semana do Zootecnista e primeiro Minicongresso do PET Zootecnia. Atividade - LEITURAS DIRIGIDAS Data Início da atividade 03/03/2014 Data Fim da atividade 28/11/2014 A atividade de Leituras Dirigidas é constituída de rápidas apresentações baseadas em leituras de artigos científicos que permitem aos alunos realizarem a correlação entre pesquisa, ensino e extensão a medida que esta atividade é derivada das atividades de pesquisas coletiva ou individual. De fato, ao pesquisar, organizar e realizar a apresentação sobre um tema, o aluno tem a oportunidade de desenvolver ações nas três dimensões acadêmicas. No período cada petiano deverá realizar, no mínimo, duas leituras no período. O objetivo da atividade de Leitura Dirigida é incentivar o aluno a aprimorar sua formação através de leituras de artigos com temas relevantes, inovadores e culturalmente ricos. Cada petiano deverá escolher um tema do campo da Zootecnia ou de áreas afins e fazer leituras de textos científicos veiculadas em diferentes meios de comunicação (periódicos, revistas cientificas, jornais de grande circulação, internet ou outros meios), apresentar as ideias principais aos colegas e colocar o tema para a discussão. A leitura dirigida pode incentivar a aplicação dos conhecimentos adquiridos na comunidade. Espera-se que esta atividade desenvolva as habilidades de comunicação, síntese e expressão dos petianos, na medida em que a atividade inclui uma revisão bibliográfica e a apresentação do tema pesquisado.

12 Atividade Parcialmente Desenvolvida Relate/avalie todos os aspectos que considerar pertinente e/ou complementar ao que foi apresentado no planejamento.

13 Atividade Não Desenvolvida Relate/avalie todos os aspectos que considerar pertinente e/ou complementar ao que foi apresentado no planejamento. Devido a mudança de calendário escolar da rede pública de ensino devido a copa do mundo não desenvolvemos atividade, pois o grupo esta envolvido em outras atividades quando os mesmos retornaram as aulas. Não desenvolvida Atividade - APOIO AOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ESCOLHA DA PROFISSÃO AO VESTIBULAR Data Início da atividade 04/08/2014 Data Fim da atividade 31/10/2014 O grupo PET visita, periodicamente, escolas da rede públicas de ensino dos municípios de Jaboticabal e Taquaritinga auxiliando os alunos na escolha de uma profissão e esclarecendo sobre os vestibulares. Troca de experiências entre os petianos e os alunos do ensino médio sobre a escolha da profissão e a a vida na universidade. Os petianos, preferencialmente oriundos da escola pública, farão depoimentos das respectivas trajetórias da escolha da profissão até a vida acadêmica, passando pela aprovação vestibular. Além disso todos os petianos farão palestras contando sua própria trajetória acadêmica nas respectivas escolas de ensino médio de origem Espera-se que os petianos possam ajudar os alunos do ensino médio nas reflexões sobre o vestibular e a escolha da profissão. Espera-se que os petianos possam ajudar os alunos do ensino médio nas reflexões sobre o vestibular e a escolha da profissão.

14 Considerações Finais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. Planejamento Anual de Atividades 2014 (01 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2014)

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. Planejamento Anual de Atividades 2014 (01 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2014) PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL Planejamento Anual de Atividades 2014 (01 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2014) 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade Estadual Paulista

Leia mais

Atividades Formativas

Atividades Formativas Atividades Formativas Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato 19 de setembro de 2016 Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato Atividades Formativas 19 de setembro de 2016 1 / 17 Atividades formativas Cesar

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1.2.4.3.1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são prática acadêmicas obrigatórias

Leia mais

Edital nº 166/2018 PROEN

Edital nº 166/2018 PROEN Edital nº 166/2018 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Ciências Sociais A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, com base na Lei

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA - REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS COSTA RICA/MS 2009 I. IDENTIFICAÇÃO Entende-se por Atividades Complementares as atividades extracurriculares

Leia mais

Pré-requisitos Para integrar o Programa MACAL de Estágio Supervisionado, o candidato precisa atender os seguintes requisitos:

Pré-requisitos Para integrar o Programa MACAL de Estágio Supervisionado, o candidato precisa atender os seguintes requisitos: Prezados Senhores: A MACAL - Soluções em Nutrição, desde 2003 desenvolve o programa de Estágio Supervisionado que consiste em um intensivo programa para a preparação de novos profissionais, tendo como

Leia mais

EDITAL Nº 130, DE 20 DE AGOSTO DE 2014 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÕES DE SABERES

EDITAL Nº 130, DE 20 DE AGOSTO DE 2014 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÕES DE SABERES Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 130, DE 20 DE AGOSTO DE 2014

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo 1. Identificação Docente: 5501488-Clever Ricardo Guareis de Farias Unidade: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento: Computação e Matemática Função: Prof Jornada: RDIDP

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação Escola de Engenharia PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET - Engenharia Civil Edital nº 01/2019 EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES Aos alunos

Leia mais

1. Preâmbulo. Ministério da Educação Ministério da Universidade Educação Federal Rural do Rio de Janeiro. Edital n 06/DEG/2010

1. Preâmbulo. Ministério da Educação Ministério da Universidade Educação Federal Rural do Rio de Janeiro. Edital n 06/DEG/2010 Ministério da Educação Ministério da Universidade Educação Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Pró-Reitoria Federal de Rural Graduação do Rio e de Pró-Reitoria Janeiro de Extensão Decanato Programa

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO CAPÍTULO I APRESENTAÇÃO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO CAPÍTULO I APRESENTAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO CAPÍTULO I APRESENTAÇÃO Artigo 1º O presente regulamento disciplina as atividades de Estágio Supervisionado dos cursos de graduação oferecidos pela Faculdade Jauense.

Leia mais

CHAMADA ABERTA PETbol

CHAMADA ABERTA PETbol CHAMADA ABERTA PETbol O grupo PET BICE da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL MG, campus Varginha, usando de suas atribuições legais, comunica aos interessados a abertura das inscrições para o processo

Leia mais

Relatório Anual

Relatório Anual Relatório Anual - 2013 GRUPO: EDUCAÇÃO FÍSICA Curso específico PT UFES 5731606 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) OMAR SCHNEIDER (04/03/2013) - Tutor(a) Atual Atividade Plenamente Desenvolvida Relate/avalie todos

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÕES DE SABERES

EDITAL Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÕES DE SABERES EDITAL Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÕES DE SABERES A Diretora-Geral Substituta do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

CETRO CONSULTORIA EDUCACIONAL E PARTICIPAÇÕES LTDA FACULDADE DE ITAPECERICA DA SERRA FIT

CETRO CONSULTORIA EDUCACIONAL E PARTICIPAÇÕES LTDA FACULDADE DE ITAPECERICA DA SERRA FIT CETRO CONSULTORIA EDUCACIONAL E PARTICIPAÇÕES LTDA FACULDADE DE ITAPECERICA DA SERRA FIT Regulamento de Estágio Supervisionado REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I Das Disposições da Lei Artigo

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE NORTE CAPIXABA

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES FICHA CATALOGRÁFICA MAN Manual de atividades complementares / organização Prof. ATIV Dr. Natanael Átilas Aleva ; revisão Profa.Ma. Giselle 2018 Carreira Fernandes. --

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - PIC

REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - PIC REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - PIC CAPÍTULO I DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Art. 1º - O programa de Iniciação Científica da Faculdade de Tecnologia SENAC em Minas foi criado para

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são parte importante do curso de Nutrição, regidas pela resolução 01/2003 do Conselho de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário Autônomo do Brasil

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO UNIARARAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AUXÍLIO À PESQUISA

CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO UNIARARAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AUXÍLIO À PESQUISA CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO UNIARARAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AUXÍLIO À PESQUISA PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Artigo 1º - O Programa

Leia mais

Avenida Nicanor Marques, 245. Exposição. Castelo/ES. Cep:

Avenida Nicanor Marques, 245. Exposição. Castelo/ES. Cep: EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-CASTELO 002/2015 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE DE CASTELO MULTIVIX-Castelo,

Leia mais

ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC) EM FISIOTERAPIA

ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC) EM FISIOTERAPIA ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC) EM FISIOTERAPIA As AACC são componentes curriculares obrigatórios propostos para complementar a formação do aluno e futuro profissional. Conforme a legislação

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA A Pró-Reitoria de Graduação, por meio do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA-PET) torna pública a abertura

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (400 horas) Elaborado por: Profa. Me. Andréia Ayres Gabardo da Rosa Profa. Me. Karine Alves Gonçalves Mota PALMAS 2015 As atividades complementares

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO 7 - REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL A Comissão do Curso de Graduação

Leia mais

PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

Edital nº 238/2017 PROEN

Edital nº 238/2017 PROEN Edital nº 238/2017 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Conexões de Saberes: Educação do Campo (Campus Bacabal) A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ACs)

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ACs) CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ACs) Este Regulamento dispõe sobre as Atividades Complementares do Curso de Enfermagem da Faculdade Educacional de Araucária Facear.

Leia mais

Edital nº 109/2016 PROEN

Edital nº 109/2016 PROEN Edital nº 109/2016 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Física A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, com base na Lei Nº 11.180,

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA APRESENTAÇÃO Caros Estudantes e Docentes, O Programa de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológicas da FIAP apresenta este Regulamento para a implantação das atividades de pesquisa em nível de Iniciação

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS 2018 Página 1 de 9 1. Apresentação Este documento apresenta as diretrizes para a realização das Atividades Complementares nos cursos

Leia mais

Informações do Planejamento

Informações do Planejamento Informações do Planejamento IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Grupo: ENGENHARIA ELÉTRICA Curso específico PT UFSC 5851397 Tutor: WALTER PEREIRA CARPES JUNIOR Ano: 2019 Somatório da carga horária

Leia mais

Diretoria Acadêmica da Faculdade de Educação de Bacabal - FEBAC

Diretoria Acadêmica da Faculdade de Educação de Bacabal - FEBAC Diretoria Acadêmica da Faculdade de Educação de Bacabal - FEBAC REGULAMENTO DOS TRABALHOS DOCENTES EFETIVOS (TDEs) A Diretora Acadêmica da Faculdade de Educação de Bacabal - FEBAC, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 002/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA PET ZOOTECNIA

EDITAL INTERNO Nº 002/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA PET ZOOTECNIA EDITAL INTERNO Nº 002/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA PET ZOOTECNIA A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profª Maria do Socorro de Lima

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: ÊNFASE

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO (PROEX)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO (PROEX) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO () DOS CONCEITOS E OBJETIVOS Art. 1º - A extensão universitária é compreendida pela Faculdade de Balsas como sendo o processo educativo, cultural e científico

Leia mais

Edital CLAA/UDESC 001/2016 Seleção de TUTOR(A) de Grupo PET/UDESC

Edital CLAA/UDESC 001/2016 Seleção de TUTOR(A) de Grupo PET/UDESC Edital CLAA/UDESC 001/2016 Seleção de TUTOR(A) de Grupo PET/UDESC O Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) dos grupos PET (Programa de Educação Tutorial) da Fundação Universidade do Estado de

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/ CAS

RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/ CAS RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/2013 - CAS Estabelece as normas do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior,

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ENGENHARIA QUÍMICA. Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Sta. Mônica - Sala 1A

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ENGENHARIA QUÍMICA. Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Sta. Mônica - Sala 1A PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ENGENHARIA QUÍMICA Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Sta. Mônica - Sala 1A-242 email: ufupeteq@gmail.com EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTES - PET-EQ UFU Nº 001/2017 A Tutora

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2017 GRUPO: QUÍMICA Curso específico PT UFPR 5711668 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) REGINA MARIA QUEIROZ DE MELLO (02/02/2015) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento

Leia mais

I - INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROGRAMA

I - INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROGRAMA EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) DA FACULDADE DE DIREITO DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FDRP/USP I - INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROGRAMA O PET,

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB A iniciação científica é a integração das atividades de graduação e pósgraduação da Instituição que permite a iniciação do acadêmico

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES FICHA CATALOGRÁFICA MAN Manual de atividades complementares / organização Prof. ATIV Dr. Natanael Átilas Aleva ; revisão Profa. Dra. Renata 2018 da Silva Coelho. --

Leia mais

ANEXO II. Regulamento das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Áreas Específicas

ANEXO II. Regulamento das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Áreas Específicas ANEXO II Regulamento das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Áreas Específicas REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR DE ATIVIDADES TEÓRICO PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO EM ÁREAS ESPECÍFICAS. NÚCLEO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Coordenação do Curso de Jornalismo REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Coordenação do Curso de Jornalismo REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamenta as Atividades Complementares do Curso de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Anexo 1 Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia do Curso de Ciências

Leia mais

F A C U L D A D E C Á S P E R L Í B E R O

F A C U L D A D E C Á S P E R L Í B E R O CENTRO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA CIP PROCESSO SELETIVO PARA PESQUISA DISCENTE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2018 Edital O Diretor da Faculdade Cásper Líbero, no uso de suas atribuições, publica o presente edital

Leia mais

Projeto Político Pedagógico

Projeto Político Pedagógico 10. ESTÁGIO CURRICULAR O estágio supervisionado em teatro é componente curricular integrante do Curso de Licenciatura Plena em Teatro da Universidade Regional do Cariri e constitui o momento de integração

Leia mais

MINUTA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

MINUTA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS MINUTA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Art. 2 O presente Regulamento estabelece as normas

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2011

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2011 EDITAL PROCESSO SELETIVO 2011 PET Sociologia Jurídica Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito (DFD) 1. Sobre os grupos PET: Iniciado em 1979,

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 Documentos base: (A) Resolução Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP REGULAMENTO DE PESQUISA SOBRAL-CEARÁ 2015 I- POLÍTICA DE PESQUISA Art.1º O Instituto Superior

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FACULDADES PROMOVE

ADMINISTRAÇÃO FACULDADES PROMOVE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE CURSO ADMINISTRAÇÃO FACULDADES PROMOVE (Faculdade Promove Sete Lagoas Faculdade Setelagoana de Ciências Gerenciais) 2011 Atividades Complementares de Curso ACC DO CURSO DE

Leia mais

Proposta de Ação de Extensão

Proposta de Ação de Extensão Proposta de Ação de Extensão Dados Gerais Evento: PET INCENTIVA PREAE: Proponente: Daniel Juliano Pamplona da Silva (Instituto de Ciência e Tecnologia) Edital: 06/2015 (Fluxo contínuo - EVENTOS) Área CNPq:

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PESCA PET PESCA EDITAL Nº 008/2017

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PESCA PET PESCA EDITAL Nº 008/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PESCA PET PESCA EDITAL Nº 008/2017 A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profª Maria do Socorro de Lima

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares DOCUMENTO 2 Regulamento das Atividades Complementares Art. 1º Da Conceituação São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e préprofissional, que se articulam com o processo

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: FÍSICA Curso específico PT UNICENTRO 1126800 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) PEDRO PABLO GONZALEZ BORRERO (01/03/2015) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de

Leia mais

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Administração Bacharelado

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO. Regulamento de Atividades Complementares

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO. Regulamento de Atividades Complementares CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares O presente Regulamento disciplina o funcionamento e o registro acadêmico das Atividades Complementares

Leia mais

1) Etapas da seleção: 1.1 O processo seletivo para o PPGCAP abrangerá etapa única descrita abaixo:

1) Etapas da seleção: 1.1 O processo seletivo para o PPGCAP abrangerá etapa única descrita abaixo: NORMAS COMPLEMENTARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL E PASTAGENS-PPGCAP AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO ANO LETIVO 2013 PRPPG/UFRPE As informações apresentadas a seguir são

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PALMAS CURSO DE JORNALISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PALMAS CURSO DE JORNALISMO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Apresentação As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos

Leia mais

LDB Introdução. Conceito de Educação 12/07/2017

LDB Introdução. Conceito de Educação 12/07/2017 LDB 9394-96 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Introdução A LDB 9394/96 tem por característica principal a flexibilidade; Ela serve para organizar a educação escolar em nível nacional; Abrande

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação PET COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES Edital nº 01/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação PET COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES Edital nº 01/2019 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação PET COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES Edital nº 01/2019 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares O presente Regulamento disciplina o funcionamento e o registro acadêmico das Atividades Complementares

Leia mais

Unidade Rubiataba Curso de Direito

Unidade Rubiataba Curso de Direito REGULAMENTO DA COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACER FACULDADES RUBIATABA I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A Coordenação de Iniciação Científica da Facer Faculdades é um setor de estudos

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Bacharelado em Sistemas de Informação

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Bacharelado em Sistemas de Informação EDITAL PET-SI 03/2014 EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O Tutor do Grupo PET Sistemas de Informação, Prof.

Leia mais

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Biologia muito além da Ilha: sem limites para o conhecimento

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Biologia muito além da Ilha: sem limites para o conhecimento PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1 Modalidade: Trâmite Atual: Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Manifestação da CPEU Identificação Projeto Institucionalizado a quem

Leia mais

CURSO DE NUTRIÇÃO BACHARELADO

CURSO DE NUTRIÇÃO BACHARELADO CURSO DE BACHARELADO ATIVIDADES DO CURSO As Atividades Complementares visam complementar a formação realizada através das atividades realizadas em sala de aula, devendo se pautar, na sua oferta: Pela finalidade

Leia mais

1. Preâmbulo. 2. Requisitos para candidatura

1. Preâmbulo. 2. Requisitos para candidatura Ministério da Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Programa de Educação Tutorial - PET Edital de seleção de bolsistas de graduação Edital n 001 PROGRAD/2016

Leia mais

Chapa Prevenção & Trabalho: saudações a quem tem coragem

Chapa Prevenção & Trabalho: saudações a quem tem coragem Chapa Prevenção & Trabalho: saudações a quem tem coragem A chapa Prevenção & Trabalho: saudações a quem tem coragem foi criada pela observação de problemas levantados e apontados pelos discentes, docentes

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE NEGÓCIOS

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE NEGÓCIOS 1 MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE NEGÓCIOS PALMAS TO, 2015 2 1. AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este manual define as orientações básicas das Atividades Complementares da Escola de Negócios

Leia mais

EDITAL 2017 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

EDITAL 2017 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1. Introdução O Programa de Educação Tutorial PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de programas de formação de graduação das Instituições de Ensino

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES FUNDAÇÃO FUPAC REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares integram

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO SUPERIOR POLITÉCNICO PALMAS TO, 2015 CENTRO SUPERIOR POLITÉCNICO - 2 1. AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este manual define as orientações básicas do Centro Superior

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INGRESSO NO PET ENGENHARIA QUÍMICA. Edital N o 01/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INGRESSO NO PET ENGENHARIA QUÍMICA. Edital N o 01/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INGRESSO NO PET ENGENHARIA QUÍMICA Edital N o 01/2018 A tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

Diário Oficial Estado de São Paulo

Diário Oficial Estado de São Paulo Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Geraldo Alckmin - Governador Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 2193-8000 Volume 127 - Número 60 -

Leia mais

Considerações sobre Classificação de Eventos

Considerações sobre Classificação de Eventos [32.ssoc@capes.gov.br] Considerações sobre Classificação de Eventos Serviço Social Coordenador(a) da Área: Maria Lúcia T. Garcia (UFES) Coordenador(a) Adjunto(a): Vera M. R. Nogueira (UCPel) Coordenador(a)

Leia mais

FACULDADE SÃO SALVADOR REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FACULDADE SÃO SALVADOR REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACULDADE SÃO SALVADOR REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SALVADOR 2014 REGULAMENTO DA MONITORIA A prática de monitoria consiste na atuação docente de alunos que auxiliam outros alunos

Leia mais

Informações do Planejamento

Informações do Planejamento Informações do Planejamento IES: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Grupo: AGRONOMIA Curso específico PT UNICENTRO 1126802 Tutor: CACILDA MARCIA DUARTE RIOS Ano: 2019 Somatório da carga horária das

Leia mais

PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012.

PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012. PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012. Regulamenta o procedimento de concessão de créditos para as atividades complementares dos alunos do Curso de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira do

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 09 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

PONTUAÇÃO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL DE DOCENTES (Aprovada na 207ª Reunião do Conselho da Unidade do IM, em 25/09/2009)

PONTUAÇÃO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL DE DOCENTES (Aprovada na 207ª Reunião do Conselho da Unidade do IM, em 25/09/2009) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Av. Bento Gonçalves 9500 - Agronomia - 91509-900 Porto Alegre - RS - BRASIL Tel: (051) 3308-6189/3308-6225 FAX: (051) 3308-7301 e-mail:

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos Campus de Sorocaba Coordenação do Curso de Matemática

Universidade Federal de São Carlos Campus de Sorocaba Coordenação do Curso de Matemática Universidade Federal de São Carlos Campus de Sorocaba Coordenação do Curso de Matemática Atividades Complementares ou Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento Atividades teórico-práticas de aprofundamento

Leia mais

POLÍTICA DE EGRESSO MINUTA DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO PROAE

POLÍTICA DE EGRESSO MINUTA DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO PROAE Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos Regulares do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba IF SUDESTE MG Campus RP CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

Informações do Relatório. Plenamente desenvolvido. Atividade - EDIÇÃO DO JORNAL CARRO DE BOI. Ministério da Educação Relatório de Atividades 2017

Informações do Relatório. Plenamente desenvolvido. Atividade - EDIÇÃO DO JORNAL CARRO DE BOI. Ministério da Educação Relatório de Atividades 2017 Informações do Relatório IES: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Grupo: ZOOTECNIA Curso específico PT UNESP 56886 Tutor: NELSON JOSE PERUZZI Ano: 2017 Somatório da carga horária das

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares constituem-se em ações de ensino, pesquisa e extensão de caráter obrigatório a serem desenvolvidas pelo acadêmico no transcorrer do curso de graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO NORMAS QUE REGULARIZAM O PROGRAMA DE TUTORIA OFERECIDO AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA FORP-USP CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA Artigo 1º - Os objetivos do Programa de Tutoria são: I Gerais: Contribuir

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ICSA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÃO DE SABERES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ICSA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÃO DE SABERES UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ICSA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÃO DE SABERES O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, no

Leia mais

1. O QUE SÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

1. O QUE SÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 1. O QUE SÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES: As s Complementares são parte integrante do currículo dos Cursos de Bacharelado, atendendo ao disposto pelo Conselho Nacional de Educação e das Diretrizes Gerais

Leia mais

I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL

I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL 1. DA I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE A Mostra CNEC de Sustentabilidade é uma das atividades comemorativas dos 75 anos da CNEC, que consiste na exposição de projetos

Leia mais