CRÉDITO EMPRESARIAL: GUIA COMPLETO PARA CONTRATAÇÃO DE CRÉDITO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRÉDITO EMPRESARIAL: GUIA COMPLETO PARA CONTRATAÇÃO DE CRÉDITO"

Transcrição

1 CRÉDITO EMPRESARIAL: GUIA COMPLETO PARA CONTRATAÇÃO DE CRÉDITO

2 Introdução... 3 Formas de crédito empresarial...5 Como obter crédito empresarial para sua empresa...9 Cuidados necessários...13 Conclusão...17 Sobre a Valecred...19

3 INTRODUÇÃO

4 4 INTRODUÇÃO Ter um valor reservado para capital de giro é de extrema importância para as empresas, pois permite fazer ampliações na forma de investimento e pagar suas contas em dia com o dinheiro do caixa. Porém, na prática, nem sempre é assim que acontece. A gestão financeira de qualquer negócio conta com vários vieses e o caminho nem sempre é uma linha reta na realidade está mais próximo de uma estrada cheia de curvas e alguns obstáculos. É aí que surge a necessidade de contratação de crédito empresarial. Essa modalidade tem o objetivo de financiar o capital de giro, a produção e a compra de equipamentos e bens. Ou seja, tudo o que você precisa para sua companhia continuar funcionando. Para isso, vamos abordar as formas existentes, como você pode obtê-las e quais cuidados são necessários. O objetivo é que você consiga contratar linhas de crédito com segurança e compreendendo as consequências dessa ação. Neste e-book, vamos trazer um guia completo para a contratação de crédito empresarial. Continue acompanhando o nosso guia completo e tenha uma boa leitura!

5 FORMAS DE CRÉDITO EMPRESARIAL

6 6 FORMAS DE CRÉDITO EMPRESARIAL A demanda das empresas por crédito tende a aumentar se a economia do país passa por uma crise. Foi o que aconteceu no Brasil nos últimos anos. De acordo com dados da Serasa Experian, esse quesito apresentou uma alta de 15,3% em março de 2017 se comparado ao mês imediatamente anterior. Os analistas da entidade destacaram que o motivo para esse resultado foi o desempenho fraco da economia, que atingiu todos os setores e empresas de qualquer porte. Isso significa que as companhias, de modo geral, precisaram contratar alguma modalidade de crédito empresarial para se manterem competitivas. Existem diversas linhas de crédito existentes no mercado e conhecê-las é a melhor forma de saber qual é a melhor opção para o seu caso. Veja a seguir algumas alternativas disponíveis:

7 7 FORMAS DE CRÉDITO EMPRESARIAL CRÉDITO PARA INVESTIMENTO FIXO Existem duas formas para liberação do crédito para capital de giro: Essas operações são destinadas para o longo prazo e financiam a expansão, implantação e modernização das empresas.»» isoladamente, ou capital de giro puro: não exige, em boa parte dos casos, a comprovação de seu destino; Também é possível adquirir equipamentos, máquinas, utensílios, móveis, veículos, instalações e obras civis. A finalidade, portanto, são os ativos imobilizados, que são os artigos de permanência duradoura que ajudam a preservar o funcionamento do negócio. CRÉDITO PARA CAPITAL DE GIRO»» associado a investimentos fixos, ou capital de giro associado: destina-se à aquisição de mercadorias e/ou insumos. CONTA GARANTIDA Essa é uma linha de empréstimo préaprovada que está em um local separado da conta-corrente. Esse crédito é direcionado para manter as atividades operacionais da rotina diária da empresa, como contas a pagar e a receber, estoques, bancos, caixa, folha de pagamento e compromissos diversos de curto prazo. O limite de crédito está implantado para ser usado de forma rotativa e há a cobrança alta de juros em contrapartida. Pode ser comparado a um cheque especial.

8 8 FORMAS DE CRÉDITO EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO PARCELADO É uma opção de empréstimo com pagamento parcelado, ideal para suprir as necessidades de caixa da sua empresa, que recebe o valor contratado de uma só vez e paga em parcelas, conforme o plano de pagamento escolhido. GIRO RÁPIDO É a forma de empréstimo de curto prazo. Ela é destinada a atender as necessidades urgentes de capital das companhias. ANTECIPAÇÃO DE DUPLICATAS E CHEQUES com juros menores, já que a instituição financeira tem a garantia de receber o valor contratado. As entidades que oferecem essa modalidade são as factorings, companhias securitizadoras, instituições financeiras e Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs). Há incidência de uma taxa de juros somada a um percentual do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). As companhias securitizadoras e os FIDCs, porém, não efetuam a cobrança do segundo elemento. Essa modalidade consiste em antecipar futuros recebimentos para que sua empresa não precise esperar o pagamento dos clientes. A grande vantagem da antecipação de recebíveis é conseguir o crédito sem muita burocracia e É, portanto, uma maneira mais fácil e barata de conseguir o valor necessário para o seu negócio. Agora, você deve estar se perguntando como conseguir esses créditos, certo? É o que vamos apresentar no capítulo a seguir.

9 COMO OBTER CRÉDITO EMPRESARIAL PARA SUA EMPRESA

10 10 COMO OBTER CRÉDITO EMPRESARIAL PARA SUA EMPRESA A obtenção de crédito empresarial depende de algumas etapas. Entendê-las e cumprilas facilita a realização do processo e aumenta as chances de conseguir contratar o empréstimo necessário. Confira o que você deve fazer para obter o crédito empresarial necessário para a sua empresa: IDENTIFIQUE A REAL NECESSIDADE DE CRÉDITO O crédito empresarial é uma modalidade válida, mas não se pode recorrer a ela em qualquer momento. O ideal é identificar se o crédito realmente é necessário, seja para a compra de equipamentos e máquinas, aquisição de matérias-primas, ampliação da estrutura física etc. Você também deve ter em mente o valor necessário e qual será a finalidade para esse recurso.

11 11 COMO OBTER CRÉDITO EMPRESARIAL PARA SUA EMPRESA PESQUISE E SELECIONE A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA MAIS ADEQUADA A melhor forma de obter crédito com segurança é pesquisar e selecionar a instituição financeira mais adequada. Busque uma empresa que ofereça a linha de crédito desejada e avalie seu histórico e credibilidade. Outros elementos que devem ser considerados são as condições do crédito (como limites, custos e prazos), porque elas podem variar muito conforme a instituição. REÚNA AS INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA Com base nessas informações, a instituição financeira avaliará o risco de crédito da operação e definirá o limite máximo de contratação, prazos, taxas de juros e garantias. Nem todas as linhas de crédito são bastante burocráticas. Existem opções mais simples, como a antecipação de recebíveis. Nesse caso a documentação exigida é menor, porque você já entrega os títulos das vendas a prazo como garantia. De modo geral, os documentos exigidos são informações financeiras e patrimoniais da empresa. Recomenda-se ainda entregar uma planilha com o fluxo de caixa, mesmo que não seja obrigatório. Os documentos da empresa são necessários para a contratação de uma linha de crédito. Apresentar o plano de negócios é particularmente importante nos financiamentos de investimentos,

12 12 COMO OBTER CRÉDITO EMPRESARIAL PARA SUA EMPRESA como é o caso de aquisição de equipamentos, pois esse documento demonstrará que a operação é viável. Por isso, ele deve indicar, por exemplo, o aumento previsto para a produção, o crescimento esperado no faturamento e o prazo para retorno do investimento. COMPARE TAXAS E VALORIZE AS GARANTIAS As instituições financeiras cobram taxas diferentes para as mesmas operações, e esse é um ponto importante para sua análise. A modalidade FIDC, por exemplo, é uma das que possui a proposta mais atraente. Isso porque você entrega os títulos da venda a prazo e assegura que a instituição financeira receba o valor da venda a prazo. Ainda é necessário comparar o custo efetivo total da operação, que inclui todos os valores cobrados. Quando você analisa somente a taxa de juros, não tem uma visualização ampla. A consequência pode ser o pagamento menor nos juros, mas mais elevado em outro índice. EFETUE O PEDIDO DE FINANCIAMENTO O último passo é efetuar o pedido de financiamento e apresentar todos os documentos para o gerente da pessoa jurídica ou outro funcionário responsável na instituição financeira. Entregue também as garantias, caso conte com elas durante o processo. Depois disso é preciso aguardar a análise do projeto e o retorno a respeito da autorização ou negativa do crédito empresarial. Essas etapas são simples, mas requerem que você tome alguns cuidados na hora de contratar o crédito empresarial. Vamos ver quais são eles no próximo tópico.

13 CUIDADOS NECESSÁRIOS

14 14 CUIDADOS NECESSÁRIOS O crédito empresarial é uma alternativa importante para que os empreendimentos continuem funcionando e tenham vantagem competitiva. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para evitar contratempos ou até mesmo que essa prática se torne uma bola de neve. Confira algumas dicas para que sua empresa tenha os melhores resultados: PEÇA O CAPITAL QUE REALMENTE FOR NECESSÁRIO A solicitação de crédito deve ser no valor exato que é necessário para o negócio evite pedir a mais ou a menos. No primeiro caso, você pagará juros desnecessariamente. No segundo, pode não conseguir o que espera, ou seja, o crédito não é suficiente e a situação do empreendimento tende a piorar.

15 15 CUIDADOS NECESSÁRIOS SELECIONE A OPÇÃO MAIS ADEQUADA PARA O SEU NEGÓCIO A seleção da linha de crédito errada pode custar a sobrevivência do seu negócio. Isso porque você acaba pagando juros mais altos e/ou tem prazos menores de pagamento. Para você ter uma ideia, o cheque especial tem juros que chegam a ser o dobro das taxas aplicadas para financiamentos de capital de giro, segundo os dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), divulgados pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Nesse segundo caso, especialmente, não há tempo suficiente para que o investimento ofereça o retorno necessário para possibilitar a quitação do valor. Outro erro que deve ser evitado é a contratação de uma linha de crédito pessoal para o financiamento do negócio. Essa atitude, aparentemente, é menos burocrática, mas exige o pagamento de juros mais altos o que não é nada interessante para a empresa. Além disso, existem alternativas, como o FIDC, que são mais simples de contratar. CUIDE DO NÍVEL DE INADIMPLÊNCIA A conquista de crédito mais baratos e de maneira mais fácil requer que a empresa pague suas outras dívidas em dia. Caso não seja possível, é necessário deixar isso claro e tentar negociar. É preciso ainda ter atenção aos limites da conta garantida, porque o valor cobrado dos juros é muito elevado. Além disso, uma situação comum é, por exemplo, se descontrolar e acabar com cheques devolvidos por falta de organização.

16 16 CUIDADOS NECESSÁRIOS Esse tipo de situação atrapalha a classificação do crédito empresarial e dificulta sua obtenção. A inadimplência empresarial é um risco bastante grande. De acordo com um estudo realizado pela Serasa Experian, o total de contas não pagas chega a R$ 112,7 bilhões resultado que oferece uma média de dívidas de R$ 23,1 mil por companhia. Outro dado alarmante nesse quesito diz respeito aos CNPJs negativados no Brasil: em março de 2015, o número chegou a 3,8 milhões. Um período de tempo muito elevado para a quitação das parcelas aumenta o risco de inadimplência e encarece a taxa de juros. ANALISE O PRAZO DE PAGAMENTO Os gestores tendem a observar se o valor da parcela está dentro do orçamento especificado para o negócio. Essa atitude está certa, mas é necessário se atentar também ao prazo de pagamento. O recomendado é pagar no menor tempo possível se a finalidade do crédito for o capital de giro. No caso do investimento em um projeto, é possível pagar em um prazo um pouco maior. Tomando esses cuidados, torna-se muito mais fácil obter o crédito empresarial e evitar que sua empresa fique altamente endividada.

17 CONCLUSÃO

18 18 CONCLUSÃO O crédito empresarial é uma modalidade viável e que oferece vantagens para o empreendedor. Para conseguir isso, é preciso escolher a forma de financiamento mais adequada e tomar alguns outros cuidados, como analisar o prazo de pagamento, cuidar do índice de inadimplência etc. Esteja seguro do processo de contratação e reúna todos os documentos necessários. Antes disso, avalie com cuidado as opções disponíveis e escolha a que for mais barata para o seu negócio, como o FIDC. Agora que você já conhece todas as etapas e elementos necessários para a contratação do crédito, aproveite o seu conhecimento e comece a aplicá-lo agora mesmo no seu negócio. Você vai ver que o resultado será bastante positivo!

19 SOBRE A VALECRED A Valecred é uma empresa pensada para oferecer recursos financeiros com rapidez e segurança. Fundada em 2001, esteve sempre na vanguarda do mercado, sendo uma das pioneiras em criar o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC). O conjunto de serviços especializados e o protagonismo tornam a Valecred uma das principais organizações em seu segmento no Brasil. Atuamos com adiantamento de recebíveis, giro rápido (adiantamento de caixa de curto prazo), giro parcelado, trava de domicílio e cobrança simples, como administração de carteira de títulos a receber. Quer conhecer mais sobre a gente? Visite nosso site!

M & S S O L U Ç Õ E S E M P R E S A R I A I S.

M & S S O L U Ç Õ E S E M P R E S A R I A I S. TIPOS DE LINHAS DE CRÉDITO M & S S O L U Ç Õ E S E M P R E S A R I A I S www.assessoriams.com Muitos empreendedores se perguntam: Como as instituições financeiras avaliam o a liberação de crédito para

Leia mais

FORMAS DE CRÉDITO. Entenda de forma simples e fácil 50% 40% 30% 20% 10% 0% jan fev mar abr mai jun

FORMAS DE CRÉDITO. Entenda de forma simples e fácil 50% 40% 30% 20% 10% 0% jan fev mar abr mai jun FORMAS DE CRÉDITO Entenda de forma simples e fácil 50% 40% 30% 20% 10% 0% jan fev mar abr mai jun Antes de tudo... Desde o final de 2016 estamos acompanhando a redução da taxa Selic, fato que vem, ao menos,

Leia mais

Vantagens de ter Recebimentos em Cartões. Mais segurança para o cliente. Recebimentos de Cartões: Vantagens e Cuidados

Vantagens de ter Recebimentos em Cartões. Mais segurança para o cliente. Recebimentos de Cartões: Vantagens e Cuidados Mais de 75% dos brasileiros possuem cartão de crédito e fazem compras no cartão de crédito e, apesar desse número ser de 2012, pouca coisa mudou de lá até aqui, já que as pessoas continuam utilizando essa

Leia mais

Etapas do Plano de Negócios

Etapas do Plano de Negócios Etapas do Plano de Negócios Etapa 7. Plano financeiro Detalhes Investimentos Projeção de resultados Ponto de equilíbrio Projeção fluxo de caixa Vendas Despesas Mão de obra Etapa 7 Plano Financeiro Investimento

Leia mais

Etapa 7 Plano Financeiro

Etapa 7 Plano Financeiro 17/10/12 Etapas do Plano de Negócios Etapa Detalhes 7. Plano financeiro Investimentos Projeção de resultados Ponto de equilíbrio Projeção fluxo de caixa Vendas Despesas Mão de obra Investimento é tudo

Leia mais

Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu?

Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu? Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu? Cuidar bem do seu orçamento inclui utilizar, de forma responsável, os meios de pagamento à sua disposição. O cartão de crédito é um deles. Como utilizar o

Leia mais

GESTÃO DIFERENCIADA E EXPERTISE EM CADA SOLUÇÃO FINANCEIRA

GESTÃO DIFERENCIADA E EXPERTISE EM CADA SOLUÇÃO FINANCEIRA GESTÃO DIFERENCIADA E EXPERTISE EM CADA SOLUÇÃO FINANCEIRA O Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios Credit Brasil é especializado na originação de operações financeiras, com destaque para os recebíveis

Leia mais

Novas regras DO ROTATIVO DO CARTÃO DE CRÉDITO _Cartilha ABECS - Atualização_14.8x21cm.indd 1

Novas regras DO ROTATIVO DO CARTÃO DE CRÉDITO _Cartilha ABECS - Atualização_14.8x21cm.indd 1 Novas regras DO ROTATIVO DO CARTÃO DE CRÉDITO 50224-777781_Cartilha ABECS - Atualização_14.8x21cm.indd 1 Esta cartilha foi elaborada pela ABECS e suas associadas com o propósito de contribuir para o uso

Leia mais

TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA

TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA LINHA DE CRÉDITO JUNHO/2018 JULHO/2018 VARIAÇÃO VARIAÇÃO TAXA MÊS TAXA ANO TAXA MÊS TAXA ANO % PONTOS PERCENTUAIS Juros comércio 5,28% 85,42% 5,24% 84,57% -0,76% -0,04

Leia mais

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay Vida Financeira saudável Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças pessoais?

Leia mais

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças

Leia mais

PESQUISA DE JUROS. As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em abril/2018, sendo esta a segunda redução consecutiva.

PESQUISA DE JUROS. As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em abril/2018, sendo esta a segunda redução consecutiva. 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em abril/2018, sendo esta a segunda redução consecutiva. Aqui as taxas de juros vinham em um longo período de reduções

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES

PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES 1 PESQUISA DE JUROS Mesmo o Banco Central ter mantida inalterada a taxa básica de juros (Selic) em sua ultima reunião do COPOM as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em junho/2018,

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA INTRODUÇÃO É importante se planejar? A aquisição da casa própria tornou-se, nas últimas décadas, o principal sonho de consumo dos brasileiros. Mais do que uma maneira

Leia mais

PESQUISA DE JUROS PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES

PESQUISA DE JUROS PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES 1 PESQUISA DE JUROS Mesmo o Banco Central ter mantida inalterada a taxa básica de juros (Selic) em sua ultima reunião do COPOM as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em maio/2018,

Leia mais

Novas regras DO ROTATIVO DO CARTÃO DE CRÉDITO _418858_Abecs_Cartilha_Novo_Rotativo_14,8x21cm.indd 1

Novas regras DO ROTATIVO DO CARTÃO DE CRÉDITO _418858_Abecs_Cartilha_Novo_Rotativo_14,8x21cm.indd 1 Novas regras DO ROTATIVO DO CARTÃO DE CRÉDITO 49349_418858_Abecs_Cartilha_Novo_Rotativo_14,8x21cm.indd 1 7/4/17 4:24 PM Esta cartilha foi elaborada pela ABECS e suas associadas com o propósito de contribuir

Leia mais

Educação Financeira DÍVIDAS E CRÉDITO. Agosto de 2015

Educação Financeira DÍVIDAS E CRÉDITO. Agosto de 2015 Educação Financeira 01 DÍVIDAS E CRÉDITO Agosto de 2015 Educação Financeira Que tal controlar melhor suas finanças? Para ajudá-lo nesta tarefa, disponibilizamos para você uma planilha de orçamento. Mantendo

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS Após quatorze meses de reduções consecutivas as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas. Estas elevações foram

Leia mais

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal Controle financeiro pessoal em épocas de crise Atualmente quase todos os dias somos impactados por notícias de que a crise está complicada e piorando o controle financeiro pessoal e familiar da maioria

Leia mais

Indicadores de Crédito das Micro e Pequenas Empresas (MPE) no Brasil. Parceria SEBRAE/BACEN

Indicadores de Crédito das Micro e Pequenas Empresas (MPE) no Brasil. Parceria SEBRAE/BACEN Indicadores de Crédito das Micro e Pequenas Empresas (MPE) no Brasil Parceria SEBRAE/BACEN Trabalho inédito que tem como objetivo: 1. Propor metodologia que permita monitorar o acesso das MPE ao crédito;

Leia mais

CONSÓRCIOS INFORMATIVO DE GRUPOS CARROS & MOTOS

CONSÓRCIOS INFORMATIVO DE GRUPOS CARROS & MOTOS CONSÓRCIOS INFORMATIVO DE GRUPOS CARROS & MOTOS atualizado em 23 / 11 / 2017 CONSÓRCIOS INFORMATIVO DE GRUPOS IMÓVEIS DE MÉDIO & ALTO PADRÃO GRUPO 3588 Compra de carros, motos, pickups, caminhonetes, furgões,

Leia mais

Estabelecimento de Preços nos Serviços de Decoração com Balões e Gestão de. Negócios

Estabelecimento de Preços nos Serviços de Decoração com Balões e Gestão de. Negócios Estabelecimento de Preços nos Serviços de Decoração com Balões e Gestão de Luciano Mancuso da Cunha luciano.mancuso@gmail.com Negócios Introdução Problema: Quanto devo cobrar? Objetivo: Uma visão mais

Leia mais

Guia do Crédito Consciente

Guia do Crédito Consciente GUIA DO Guia do Crédito Consciente FAMILIAR GUIA DO Existem várias maneiras de usar o dinheiro de forma consciente. necessidades e planejar todos os seus gastos levando em conta a renda disponível. Para

Leia mais

IMA Institute of Management Accountants PESQUISA DE JUROS

IMA Institute of Management Accountants PESQUISA DE JUROS PESQUISA DE JUROS Mesmo o Banco Central ter mantida inalterada a taxa básica de juros (Selic) em sua ultima reunião do COPOM as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em agosto/2018,

Leia mais

Guia do Consumidor Consciente. Buscar informações sobre os seus direitos e deveres é tão importante quanto o dinheiro que você tem no banco.

Guia do Consumidor Consciente. Buscar informações sobre os seus direitos e deveres é tão importante quanto o dinheiro que você tem no banco. Guia do Consumidor Consciente. Buscar informações sobre os seus direitos e deveres é tão importante quanto o dinheiro que você tem no banco. ANTES DA CONTRATAÇÃO O que você precisa saber sobre toda oferta,

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em junho/2017, sendo esta a sétima redução consecutiva e oitava redução

Leia mais

IMA Institute of Management Accountants PESQUISA DE JUROS

IMA Institute of Management Accountants PESQUISA DE JUROS PESQUISA DE JUROS Mesmo o Banco Central ter mantida inalterada a taxa básica de juros (Selic) em sua ultima reunião do COPOM as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em setembro/2018,

Leia mais

Acesso ao Crédito Empresarial

Acesso ao Crédito Empresarial Acesso ao Crédito Empresarial 22.11.2017 Faturamento da empresa 1. MPE (Micro e Pequena Empresa) Empresa que possui faturamento fiscal, em 2016, até 30 milhões de Reais. 2. MGE (Média e Grande Empresa)

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em janeiro/2018, sendo esta a décima quarta redução consecutiva e

Leia mais

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA _ FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA 01 02 03 CUIDE DE SUAS RECEITAS CONHEÇA E CONTROLE SUAS DESPESAS GANHOS VARIAM MÊS A MÊS? Fazer o dinheiro durar até o fim

Leia mais

Soluções BNDES para pequenos negócios. Belo Horizonte - MG 20/06/2017

Soluções BNDES para pequenos negócios. Belo Horizonte - MG 20/06/2017 Soluções BNDES para pequenos negócios Belo Horizonte - MG 20/06/2017 Como apoiamos? Operações Diretas Contratadas diretamente com o BNDES Operações Indiretas Instituição Financeira Credenciada Informação

Leia mais

PESQUISA DE JUROS. As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em dezembro/2014.

PESQUISA DE JUROS. As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em dezembro/2014. PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em dezembro/201. Estas elevações podem ser atribuídas aos seguintes fatores: Elevação da taxa básica de juros (Selic)

Leia mais

PESQUISA DE JUROS ANEFAC NOVEMBRO DE 2014

PESQUISA DE JUROS ANEFAC NOVEMBRO DE 2014 PESQUISA DE JUROS ANEFAC NOVEMBRO DE 201 As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em novembro/201. Estas elevações podem ser atribuídas aos seguintes fatores: Elevação da taxa

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em janeiro/2015. Estas elevações podem ser atribuídas aos seguintes

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em novembro/2015, sendo esta a décima primeira elevação no ano e decima

Leia mais

SEGUROS PERSONALIZADOS: GUIA COMPLETO PARA UMA CONTRATAÇÃO TRANQUILA

SEGUROS PERSONALIZADOS: GUIA COMPLETO PARA UMA CONTRATAÇÃO TRANQUILA SEGUROS PERSONALIZADOS: GUIA COMPLETO PARA UMA CONTRATAÇÃO TRANQUILA Introdução... 3 O que é um Seguro Personalizado... 5 Os benefícios de um seguro personalizado... 8 Como contratar de maneira tranquila...

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em dezembro/2015, sendo esta a décima segunda elevação no ano e decima

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em janeiro/2016, sendo esta a primeira elevação no ano e decima sexta

Leia mais

PESQUISA DE JUROS. Aumento das taxas de juros futuros por conta da turbulência política e econômica;

PESQUISA DE JUROS. Aumento das taxas de juros futuros por conta da turbulência política e econômica; PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em fevereiro/2016, sendo esta a segunda elevação no ano e decima sétima elevação consecutiva. Estas elevações podem

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em março/2015, sendo esta a terceira elevação no ano e sexta elevação

Leia mais

O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis

O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis O nível de endividamento e inadimplência das famílias brasileiras é preocupante como apontam muitos levantamentos

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em dezembro de 2017, sendo esta a décima terceira redução consecutiva

Leia mais

Objetivos PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO E ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO. Análise Dinâmica do Capital de Giro. Capital Circulante Positivo

Objetivos PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO E ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO. Análise Dinâmica do Capital de Giro. Capital Circulante Positivo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO E ADMINISTRAÇÃO DO

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em outubro/2013, sendo esta a sexta elevação no ano. Esta elevação

Leia mais

PESQUISA DE JUROS. Das seis linhas de crédito pesquisadas, todas reduziram suas taxas de juros no mês.

PESQUISA DE JUROS. Das seis linhas de crédito pesquisadas, todas reduziram suas taxas de juros no mês. ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em julho/2017, sendo esta a oitava redução consecutiva e nona redução

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em setembro de 2017, sendo esta a décima redução consecutiva e décima

Leia mais

Guia de benefícios cartão Pós-Venda Mais. A sua duplicata eletrônica.

Guia de benefícios cartão Pós-Venda Mais. A sua duplicata eletrônica. Guia de benefícios cartão Pós-Venda Mais A sua duplicata eletrônica. Central de Relacionamento A Central de Relacionamento está pronta para atender às dúvidas e/ou solicitações relacionadas aos cartões*,

Leia mais

.Expectativa de novas reduções da Selic frente à redução da inflação.

.Expectativa de novas reduções da Selic frente à redução da inflação. ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em fevereiro/2017, sendo esta a terceira redução consecutiva e quarta

Leia mais

Pensando em Financiar?

Pensando em Financiar? o nanciamento da NALESSO IMÓVEIS Um sonho presente na vida de milhões de brasileiros, porém nem sempre possível quando pensado em uma aquisição à vista. Esta é a realidade quando o assunto é. Mas, para

Leia mais

Educação Financeira e Previdenciária 04 DÍVIDAS? Veja dicas para lidar com elas!

Educação Financeira e Previdenciária 04 DÍVIDAS? Veja dicas para lidar com elas! Educação Financeira e Previdenciária 04 DÍVIDAS? Veja dicas para lidar com elas! Agosto de 2016 Educação Financeira e Previdenciária DÍVIDAS: Retome o controle das suas finanças O caminho para recuperar

Leia mais

.Expectativa de novas reduções da Selic frente à redução da inflação.

.Expectativa de novas reduções da Selic frente à redução da inflação. ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em março/2017, sendo esta a quarta redução consecutiva e quinta redução

Leia mais

Rua 7 de abril conj CEP República - São Paulo-SP - Telefone: PESQUISA DE JUROS

Rua 7 de abril conj CEP República - São Paulo-SP - Telefone: PESQUISA DE JUROS PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em fevereiro/2014, sendo esta a nona elevação seguida, segunda elevação no ano. Esta elevação pode ser atribuída a elevação

Leia mais

ANEXO III - EDITAL Nº. 01/2016 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

ANEXO III - EDITAL Nº. 01/2016 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO ANEXO III - EDITAL Nº. 01/2016 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO APRESENTAÇÃO GERAL DA EMPRESA: Histórico da empresa; Missão, Visão, Valores; Fonte da ideia (máximo10 linhas) 1. EMPREENDEDORES(Critério e Perguntas

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em abril/201, sendo esta a quarta elevação no ano e sétima elevação

Leia mais

Junte-se a um parceiro que traz facilidades para o seu Sistema de Franquias Financiamento de Investimentos...4. Proger Urbano Empresarial...

Junte-se a um parceiro que traz facilidades para o seu Sistema de Franquias Financiamento de Investimentos...4. Proger Urbano Empresarial... BB FRANQUIAS Indíce Junte-se a um parceiro que traz facilidades para o seu Sistema de Franquias... 3 Financiamento de Investimentos...4 Proger Urbano Empresarial... 5 FCO Empresarial... 5 Soluções para

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em outubro/2015, sendo esta a décima elevação no ano e decima terceira

Leia mais

3. Sistema Financeiro

3. Sistema Financeiro 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Mercado de Crédito Bibliografia Feijó, C. et al. (2011), caps. 7 e 8 BCB (PMF 1) 1 Mercado de Crédito O mercado de crédito corresponde

Leia mais

Como fazer avaliação econômico financeira de empresas. Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série

Como fazer avaliação econômico financeira de empresas. Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série O que é: Basicamente, é uma metodologia de análise que você pode usar para entender a estrutura econômico e financeira da empresa

Leia mais

GUIA PARA COMPRAR OU TROCAR DE CARRO!

GUIA PARA COMPRAR OU TROCAR DE CARRO! GUIA PARA COMPRAR OU TROCAR DE CARRO! INTRODUÇÃO...3 SEIS DICAS PARA ORGANIZAR AS SUAS FINANÇAS...5 PESQUISE!... 8 SAIBA COMO AVALIAR E ESCOLHER O CARRO CERTO...11 ESTUDE AS OPÇÕES DE PAGAMENTO... 14 CONCLUSÃO...20

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em maio/2016, sendo esta a quinta elevação no ano e vigésima elevação

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE MAIO DE 2017 E (Valores em Reais) 02. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE MAIO DE 2017 E (Valores em Reais) 02. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE MAIO DE 2017 E 2016. (Valores em Reais) 01. CONTEXTO SOCIAL A Assembléia Paraense é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos e tem por

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE MAIO DE 2018 E (Valores em Reais) 02. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE MAIO DE 2018 E (Valores em Reais) 02. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE MAIO DE 2018 E 2017. (Valores em Reais) 01. CONTEXTO SOCIAL A Assembléia Paraense é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos e tem por

Leia mais

Marco Aurélio Bedê (Sebrae) Rafael de Farias Moreira (Sebrae)

Marco Aurélio Bedê (Sebrae) Rafael de Farias Moreira (Sebrae) Marco Aurélio Bedê (Sebrae) Rafael de Farias Moreira (Sebrae) Fonte das informações desta apresentação: PESQUISAS Bancarização das MPE, (nov/15) 6.005 entrevistas Financiamento dos Pequenos Negócios no

Leia mais

QUEM SOMOS? Longos prazos + Baixas taxas = CRÉDITO SUSTENTÁVEL

QUEM SOMOS? Longos prazos + Baixas taxas = CRÉDITO SUSTENTÁVEL Março/2017 QUEM SOMOS? Uma instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo, que promove o desenvolvimento sustentável por meio de operações de crédito consciente e de longo prazo para as pequenas,

Leia mais

Conheça nossa carteira de empréstimos

Conheça nossa carteira de empréstimos Número 102-29 outubro a 02 de novembro de 2018 Empréstimo Conheça nossa carteira de empréstimos A contratação é descomplicada e os juros são inferiores aos praticados pelos bancos O Cibrius oferece aos

Leia mais

CLUBE DE BENEFÍCIOS SINDIRECEITA GUIA DO USUÁRIO

CLUBE DE BENEFÍCIOS SINDIRECEITA GUIA DO USUÁRIO CLUBE DE BENEFÍCIOS SINDIRECEITA GUIA DO USUÁRIO ÍNDICE 1 - Sua tela de login 03 2 - Tela Convênios 07 3 - Tela turismo 15 4 - Tela Carros 21 5 - Tela Medicamento 26 6 - Tela Promoções 28 7 - Área do Cliente

Leia mais

Indicador de Demanda por Crédito e Investimento do Micro e Pequeno Empresário

Indicador de Demanda por Crédito e Investimento do Micro e Pequeno Empresário Indicador de Demanda por Crédito e Investimento do Micro e Pequeno Empresário Março 2017 Indicador de Propensão a Investir Sem ver necessidade, micro e pequenos empresários não pretendem investir nos próximos

Leia mais

ROTEIRO BÁSICO LINHAS DE INVESTIMENTO DO BNDES Vigência:

ROTEIRO BÁSICO LINHAS DE INVESTIMENTO DO BNDES Vigência: 1. APRESENTAÇÃO. O Bandes é uma instituição financeira credenciada para atuar no repasse de recursos do BNDES, já com bastante tradição na operacionalização do crédito rural através dessa modalidade. Esse

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em junho/201, sendo esta a sexta elevação no ano e vigésima primeira

Leia mais

Dicas incríveis para cobrar dívidas de clientes inadimplentes

Dicas incríveis para cobrar dívidas de clientes inadimplentes 7 Dicas incríveis para cobrar dívidas de clientes inadimplentes O que você vai encontrar neste ebook O que é Inadimplência? Situação atual no Brasil. 7 Dicas para cobrar de clientes inadimplentes. Esse

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito ficaram praticamente estáveis em fevereiro/2013 frente a janeiro/2013. Pessoa Física Das seis

Leia mais

PESQUISA DE JUROS. Das três linhas de crédito pesquisadas, todas reduziram suas taxas de juros no mês.

PESQUISA DE JUROS. Das três linhas de crédito pesquisadas, todas reduziram suas taxas de juros no mês. ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em agosto de 2017, sendo esta a nona redução consecutiva e décima

Leia mais

CARTILHA DE FINANCIA MENTOS /PARCELA MENTO E PROGRAMAS SOCIAIS

CARTILHA DE FINANCIA MENTOS /PARCELA MENTO E PROGRAMAS SOCIAIS CARTILHA DE FINANCIA MENTOS /PARCELA MENTO E PROGRAMAS SOCIAIS TUDO o QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE FINANCI- AMENTOs/ PARCELA- MENTO E PROGRAMAS SOCIAIS. ENEM OBRIGATÓRIO QUEM PODE CONTRATAR? NECESSIDADE

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito ficaram praticamente estáveis em janeiro/2013 frente a dezembro/2012. Pessoa Física Das seis

Leia mais

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br Finanças para Empreendedores Prof. Simulação de um orçamento para o fornecimento de materiais e serviços para uma rede LAN, em uma empresa.

Leia mais

USO DO FINANCIAMENTO JUNHO 2018

USO DO FINANCIAMENTO JUNHO 2018 USO DO FINANCIAMENTO JUNHO 2018 MAIORIA DOS CONSUMIDORES ACREDITA QUE JUROS DO FINANCIAMENTO SÃO ALTOS OU ABUSIVOS Muitos brasileiros convivem com o sonho de comprar um carro zero, a casa própria ou fazer

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito tiveram em março/2012 comportamentos distintos. De um lado por conta da nova redução da taxa

Leia mais

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL Rua do Paraíso, 760 / Rua Oliveira Melo, 474 +55 11 3937 9900 / 3738 7000 www.sigmasolucoes.com.br INTRODUÇÃO A maneira como lidamos com o dinheiro, é herança

Leia mais

CLUBE DE BENEFÍCIOS ANAFECARD GUIA DO USUÁRIO

CLUBE DE BENEFÍCIOS ANAFECARD GUIA DO USUÁRIO CLUBE DE BENEFÍCIOS ANAFECARD GUIA DO USUÁRIO ÍNDICE 1 - Sua tela de login 2 - Área do Cliente 3 - Tela Convênios 4 - Tela Turismo 5 - Tela Carros 6 - Tela Medicamento 7 - Tela Promoções 8 - Tela Crédito

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS Após vinte e quatro elevações consecutivas as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas para a pessoa física em

Leia mais

Sonhe, poupe e realize.

Sonhe, poupe e realize. CooperJohnson POLÍTICA DE CAPITAL E EMPRÉSTIMO: Sonhe, poupe e realize. Conte com a gente em todos os momentos. Quando nos unimos e oferecemos o nosso melhor por um objetivo em comum, o resultado é um

Leia mais

anefac.com.br PESQUISA DE JUROS

anefac.com.br PESQUISA DE JUROS PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em julho/2014, sendo esta a décima quarta elevação seguida, sétima elevação no ano. Estas elevações podem ser atribuídas

Leia mais

Como fazer o plano financeiro no plano de negócios

Como fazer o plano financeiro no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que pensar no plano financeiro de um plano de negócios Como fazer o plano financeiro de um

Leia mais

Como juntar dinheiro para REFORMAR A CASA. Planejamento completo para reformar a casa sem comprometer o orçamento.

Como juntar dinheiro para REFORMAR A CASA. Planejamento completo para reformar a casa sem comprometer o orçamento. Como juntar dinheiro para REFORMAR A CASA Planejamento completo para reformar a casa sem comprometer o orçamento. Índice Introdução Por que juntar dinheiro para reformar a casa? 4 Desvantagens e pegadinhas

Leia mais

Sonhe, poupe e realize.

Sonhe, poupe e realize. CooperJohnson POLÍTICA DE CAPITAL E EMPRÉSTIMO: Sonhe, poupe e realize. Conte com a gente em todos os momentos. Quando nos unimos e oferecemos o nosso melhor por um objetivo em comum, o resultado é um

Leia mais

MANUAL PARA DESCONTO DE DUPLICATA

MANUAL PARA DESCONTO DE DUPLICATA MANUAL PARA DESCONTO DE DUPLICATA VERSÃO 1.1 UNICRED SUL Meios Eletrônicos Página 1 Sumário FINALIDADE / DESCRIÇÃO/ CARACTERISTICAS...3 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO LIMITE DE CRÉDITO...4 POLÍTICA DE CONCESSÃO

Leia mais

Entenda as opções de pagamento da fatura e escolha a melhor para você. Conheça aqui as regras do pagamento mínimo (crédito rotativo).

Entenda as opções de pagamento da fatura e escolha a melhor para você. Conheça aqui as regras do pagamento mínimo (crédito rotativo). Entenda as opções de pagamento da fatura e escolha a melhor para você. Conheça aqui as regras do pagamento mínimo (crédito rotativo). desde o dia 03/05/2017 As opções de pagamento da sua fatura mudaram.

Leia mais

PESQUISA DE JUROS PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES

PESQUISA DE JUROS PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em junho/2014, sendo esta a décima terceira elevação seguida, sexta elevação no ano. Estas elevações podem ser atribuídas

Leia mais

Porque nem sempre é fácil calcular indicadores econômico financeiros

Porque nem sempre é fácil calcular indicadores econômico financeiros Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Porque nem sempre é fácil calcular indicadores financeiros Indicador 1 Margem Líquida Indicador

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em agosto/2016, sendo esta a oitava elevação no ano e vigésima terceira

Leia mais

Taxas de Juros registraram elevação em Junho e devem subir nos próximos meses, mostra Pesquisa da ANEFAC

Taxas de Juros registraram elevação em Junho e devem subir nos próximos meses, mostra Pesquisa da ANEFAC Taxas de Juros registraram elevação em Junho e devem subir nos próximos meses, mostra Pesquisa da ANEFAC De acordo com a Pesquisa de Juros da ANEFAC, as taxas das operações de crédito tiveram uma pequena

Leia mais

MISSÃO VISÃO VALORES O JEITO SICOOB TRANSCREDI DE SER

MISSÃO VISÃO VALORES O JEITO SICOOB TRANSCREDI DE SER MISSÃO Gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis, por meio do Cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico dos associados e suas comunidades. VISÃO Ser reconhecida pelos sócios, como

Leia mais

COMO CONSEGUIR CRÉDITO PARA O SEU NEGÓCIO

COMO CONSEGUIR CRÉDITO PARA O SEU NEGÓCIO COMO CONSEGUIR CRÉDITO PARA O SEU NEGÓCIO OLÁ EMPREENDEDOR! Você está precisando de dinheiro para o seu negócio? Confira aqui os passos para analisar a necessidade de buscar crédito e quais as principais

Leia mais

CRÉDITO PARA NEGATIVADOS MARÇO 2017

CRÉDITO PARA NEGATIVADOS MARÇO 2017 CRÉDITO PARA NEGATIVADOS MARÇO 2017 APENAS 55% DOS NEGATIVADOS PESQUISAM TAXAS DE JUROS E DEMAIS CARACTERÍSTICAS DAS LINHAS DE CRÉDITO ANTES DE OPTAR PELO EMPRÉSTIMO Para quem está endividado e não tem

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA OTIMIZAR O CONTROLE FINANCEIRO DA EMPRESA

GUIA PRÁTICO PARA OTIMIZAR O CONTROLE FINANCEIRO DA EMPRESA GUIA PRÁTICO PARA OTIMIZAR O CONTROLE FINANCEIRO DA EMPRESA INTRODUÇÃO... 3 COMO OTIMIZAR O CONTROLE FINANCEIRO NA SUA EMPRESA.... 6 COMO A TECNOLOGIA PODE SER SUA ALIADA NO CONTROLE FINANCEIRO... 12 8

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em abril/2017, sendo esta a quinta redução consecutiva e sexta redução

Leia mais

O Financiamento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) paulistas. SONDAGEM DE OPINIÃO Agosto de 2009

O Financiamento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) paulistas. SONDAGEM DE OPINIÃO Agosto de 2009 O Financiamento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) paulistas SONDAGEM DE OPINIÃO Agosto de 2009 Introdução Objetivos: - Avaliar as principais características do universo das micro e pequenas empresas

Leia mais

SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO

SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO TITULOS DISPONIVEIS, E PARA QUEM SÃO INDICADOS. VANTAGENS DE INVESTIR NO TESOURO DIRETO. CUIDADOS AO INVESTIR NO TESOURO DIRETO. PRINCIPAIS MITOS SOBRE O TESOURO DIRETO.

Leia mais