O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis"

Transcrição

1

2

3

4 O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis

5 O nível de endividamento e inadimplência das famílias brasileiras é preocupante como apontam muitos levantamentos apresentados quase que semanalmente. Entretanto, apesar de serem altos em minha opinião esses números ainda escondem uma realidade muito mais assustadora. Vejo que as pesquisas muitas vezes são opinativas e levam em conta apenas dívidas com o mercado financeiro oficial. Por isso acredito que os números reais de endividamento são maiores, pois muitas vezes as pessoas não se percebem como endividadas apenas quando não têm mais condições de arcar com os seus compromissos, é que veem a sua real situação.

6 Pensando em cada pessoa, que está a procura de melhorar sua situação financeira, venho com esse E-Book, ajudar cada um de vocês a mudar sua vida, todos podem mudar, só precisamos de uma direção. Para agravar ainda mais a situação, a grande maioria dos brasileiros recorre a empréstimos e linhas de créditos sem conhecer em detalhes o funcionamento do sistema, que pratica juros muitas vezes escondidos, que fazem com que eles acabem entrando em uma bola de neve sem fim. Essa é uma das atitudes do comportamento de risco financeiro mais comum na cultura do endividamento, é o que a maioria faz na hora do desespero e nem percebe o que esta realmente fazendo com própria vida. Por isso, sempre alerto que é importante que as pessoas saibam calcular o impacto dos financiamentos (cartão de crédito, cheque especial, financiamento da casa própria, carro e eletrodomésticos, entre outros) em seu orçamento, e refletir sobre a sua real capacidade de pagamento antes de optar por uma linha de crédito. Vou dar algumas dicas que você precisa conhecer para se livrar das dívidas, sem entrar com empréstimo de juros exorbitantes, apenas com análise dos seus próprios gastos.

7 Geralmente, se inicia dessa forma: Se a prestação da casa ou do carro não está cabendo no orçamento, a pessoa passa a pagar todas as demais despesas no cartão de crédito, imaginando que assim sobrarão recursos para pagar as dívidas principais. Sem imaginar, que é a partir desse momento que a bola de neve começa a se formar a famosa bola de neve. E assim, chega o outro mês e a história de repete, e sem nem imaginar já se vão seis meses e aí sim, não consegue mais ter o controle de nenhuma conta, recorre a empréstimos com altos juros, e mesmo com esses empréstimos percebe que não resolveu nada, aliás, só piorou a situação, mas aí já é tarde demais.

8 Antes de tudo, você precisa tomar uma decisão de forma emergencial que vai além do planejamento financeiro. Você vai precisa fazer um levantamento do que é essencial e o que não é essencial, priorizando o pagamento dos essenciais para evitar o corte de serviços indispensáveis. Deve-se também priorizar as dívidas com juros mais altos, geralmente são empréstimos feitos, o famoso crediário, que possuem os maiores juros. Se não houver possibilidade de acordo com a instituição financeira ou se a parcela negociada não couber no orçamento, é melhor poupar todos os meses para ter melhores condições de negociar a quitação das dívidas em valores menores. Quando for procurado pelas empresas de recuperação de crédito contratadas pelos bancos, procure negociar, pagamentos a vista e a prazo, conforme você vai juntando, muitas vezes se você fizer um acordo conseguirá quitar de uma vez só.

9 Primeiro vamos entender o que é ter dívidas controladas e uma pessoa inadimplente, Em resumo: O endividamento engloba um grande número de consumidores que utilizam as mais variadas formas de crédito disponíveis no mercado. As mais comuns são compras no cartão de crédito, pagamentos parcelados, uso de cheques pré-datados, financiamento de carro e casa e tomada de empréstimos.

10 Se você possui diversas dívidas, mas ainda não está inadimplente, cuidado! A situação é bastante preocupante. Levante todos os valores e estabeleça uma estratégia para que continue adimplente. E lembre-se, Se já estiver inadimplente, antes de sair negociando, tenha total conhecimento de sua situação. Faça um diagnóstico financeiro, registrando o que ganha e o que gasta, e conheça o seu verdadeiro eu financeiro, utilize as planilhas de orçamento pessoal, elas te ajudaram a ter essa visão da sua real situação financeira.

11 Nunca se deve procurar o credor (pessoa ou instituição para quem se deve) antes de ter domínio completo da sua situação financeira, por isso análise bem suas contas e sua capacidade de pagamento, para depois entrar em contato.

12 Antes de pagar as dívidas, é preciso reunir a família (inclusive as crianças), apresentar o problema e discutir as alternativas. Saiba que, para pagar as dívidas atrasadas, terá que repensar o seu padrão de vida, pois a sua força de pagamento será reduzida nos próximos meses, com o inicio do pagamento das parcelas, converse bem com sua família. Pois não adianta, você estar tentando economizar e seus filhos gastando horrores com seu cartão de crédito, converse com sua família e apresente as dívidas e ouça soluções que eles te ofereçam também.

13 Além de pagar as dívidas, procure guardar dinheiro para fazer suas próximas compras à vista e obter descontos. Mesmo endividado, inicie o projeto de vida de ser independente e sustentável financeiramente. E não se esqueça: é preciso respeitar o dinheiro e entender que ele é um meio e não um fim. Não há uma porcentagem exata do que deve ser para quitar as dívidas, isso irá variar de como é sua situação financeira, todos somos diferentes, veja qual a sua e a melhor forma para quitar ela.

14 Antes de realizar qualquer compra, se faça algumas perguntas como: EU REALMENTE PRECISO DESTE PRODUTO? O QUE ELE VAI TRAZER DE BENEFÍCIO PARA MINHA VIDA? ESTOU COMPRANDO POR NECESSIDADE REAL, OU POR INFLUÊNCIA DE TERCEIROS? ESTOU COMPRANDO POR CARÊNCIA OU BAIXA ESTIMA? Quando nos fazemos estas perguntas antes de efetuar uma compra, vemos exatamente o real motivo da compra e verá que muitas das vezes está gastando além da conta e por motivos fúteis. Só é possível, você saber quanto pode gastar quando tem a consciência de quanto pode gastar, pode parecer estranho, mas muita gente não sabe exatamente quanto ganha por mês, especialmente aqueles que possuem renda variável.

15 E isso acaba sendo muito mais perigoso do que imaginamos, pois quem não sabe o quanto ganha, não sabe o limite de gastos que pode ter, portanto não consegue fazer um planejamento adequado. Faça um levantamento de todos seus gastos desde os fixos até as variáveis, para ter a ciência de todos seus gastos. Faça um levantamento de todos seus gastos por categoria, até o cafezinho que você toma na rua, por no mínimo três a seis meses. Despesas fixas: São aquelas que não sofrem tanta alteração com o passar dos meses, exemplo, aluguel, escola, transporte, parcelas de carro, imóvel, etc.. Despesas variáveis: São aquelas que sofrem alteração conforme, você gasta, por exemplo, energia (você pode economizar e ter uma diminuição), gastos com telefone, gás (quando não é comprado todo mês), conforme você irá anotar seus gastos verá exatamente do que estou falando.

16 Se tem algo que muitos não fazem é guardar antes de gastar. Quer comprar algo? Excelente, mas antes pesquise em vários lugares os preços para ter certeza de que está comprando realmente o mais barato, com isso além de ganhar ótimos descontos, irá evitar aquelas parcelas que nunca acabam. É isso mesmo: sonhar mais ajuda a evitar endividamento e inadimplência. Faz sentido, porque quando temos objetivos bem definidos, adquirimos foco e disciplina para gastar menos com coisas supérfluas do dia a dia, que não agregam valor à vida. São os sonhos que nos movem em direção da mudança. São os sonhos que não nos deixam desistir na primeira dificuldade.

17

Pague suas dívidas de forma definitiva! REINALDO DOMINGOS

Pague suas dívidas de forma definitiva! REINALDO DOMINGOS Pague suas dívidas de forma definitiva! REINALDO DOMINGOS 1 ÍNDICE 2 Introdução 3 O nível de endividamento e inadimplência das famílias brasileiras é preocupante como apontam muitos levantamentos apresentados

Leia mais

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay Vida Financeira saudável Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças pessoais?

Leia mais

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças

Leia mais

Endividado, Equilibrado Financeiramente ou Investidor!

Endividado, Equilibrado Financeiramente ou Investidor! Educação Financeira Página 1 Pontos: Leia atentamente e marque com um (x) a alternativa que você mais se identifica. Apenas uma resposta. O teste é pessoal então seja honesto com você. 1. O que você ganha

Leia mais

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal Controle financeiro pessoal em épocas de crise Atualmente quase todos os dias somos impactados por notícias de que a crise está complicada e piorando o controle financeiro pessoal e familiar da maioria

Leia mais

Educação Financeira DÍVIDAS E CRÉDITO. Agosto de 2015

Educação Financeira DÍVIDAS E CRÉDITO. Agosto de 2015 Educação Financeira 01 DÍVIDAS E CRÉDITO Agosto de 2015 Educação Financeira Que tal controlar melhor suas finanças? Para ajudá-lo nesta tarefa, disponibilizamos para você uma planilha de orçamento. Mantendo

Leia mais

MANEIRAS DE COMO ESTRUTURAR SUA VIDA FINANCEIRA

MANEIRAS DE COMO ESTRUTURAR SUA VIDA FINANCEIRA MANEIRAS DE COMO ESTRUTURAR SUA VIDA FINANCEIRA Tópicos 2- Introdução 3- Quando suas finanças estão longe de serem perfeitas 4- Planejamento Financeiro 5-13 itens para começar a organizar sua vida financeira

Leia mais

CARTILHA DE CRÉDITO CONSCIENTE

CARTILHA DE CRÉDITO CONSCIENTE CARTILHA DE CRÉDITO CONSCIENTE - 1ª EDIÇÃO - 2015 Nos últimos anos, a REAL GRANDEZA identifi - cou um aumento da inadimplência no seu programa de empréstimo pessoal. Com o objetivo de auxiliar os Participantes

Leia mais

Construa sua reserva de emergência

Construa sua reserva de emergência 11 Guia Financeiro Construa sua reserva de emergência Para proteger seu orçamento é preciso tomar algumas medidas. Dentre elas, construir uma reserva de emergência. Mas, afinal, para que ela serve? Trata-se

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA INTRODUÇÃO É importante se planejar? A aquisição da casa própria tornou-se, nas últimas décadas, o principal sonho de consumo dos brasileiros. Mais do que uma maneira

Leia mais

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA O endividamento inicia com o hábito de primeiro gastar e depois ver como pagar ou, se a mensalidade cabe no bolso, efetuar a compra. Para que isso não aconteça, o primeiro

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira.

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira. BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre educação financeira. PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

Cartilha de EDUCACAO FINANCEIRA

Cartilha de EDUCACAO FINANCEIRA Cartilha de EDUCACAO FINANCEIRA Cartilha de EDUCACAO FINANCEIRA COMO CUIDAR DE SEUS GASTOS E AINDA CONSEGUIR POUPAR? SAIBA COMO ASSISTINDO AOS VÍDEOS NO NOSSO SITE: WWW.BIORCFINANCEIRA.COM.BR/EDUCACAO

Leia mais

COMO SAIR DAS DÍVIDAS

COMO SAIR DAS DÍVIDAS PRIMEIRO PASSO Monte seu orçamento familiar de forma que você consiga organizar tanto as contas como as dívidas e, assim, pagar as contas com 60% de sua renda. Talvez no primeiro momento você consiga diminuir

Leia mais

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA 2 EDUCAÇÃO FINANCEIRA A educação financeira tem como objetivo ensinar as pessoas a tomarem consciência dos seus gastos e das suas rendas. As rendas são limitadas, e é preciso

Leia mais

Meu Controle Financeiro

Meu Controle Financeiro Meu Controle Financeiro POR TODO BRASIL O Meu Controle Financeiro é uma ação promovida pela FENASBAC Federação de Associações dos Servidores do Banco Central, e integra a programação de ações da 5ª Semana

Leia mais

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento 10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento Fizemos uma seleção de dicas muito importantes para que você aprenda a controlar o seu orçamento e mantenha a sua vida econômica em dia. Seguindo à risca as

Leia mais

Planejamento financeiro pessoal:

Planejamento financeiro pessoal: Planejamento financeiro pessoal: Introdução 03 O que é um planejamento financeiro? 05 Quais são seus benefícios? 07 Como começar? 10 Conclusão 19 Sobre a Mobills 21 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Para manter suas

Leia mais

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário #BANRIDICAS Dicas para sair do buraco ou virar milionário #1 GASTE MENOS DO QUE VOCÊ GANHA O primeiro passo é ter noção do quanto você ganha e também do quanto você gasta. Para descobrir isso, nada melhor

Leia mais

COMO FUNCIONA PARCEIRO NA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

COMO FUNCIONA PARCEIRO NA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO Negociar suas Dívidas Online é a plataforma que auxilia os brasileiros a organizarem a vida financeira e a recuperarem crédito no mercado. É uma ferramenta facilitadora para negociação entre consumidores

Leia mais

Programa de Educação Financeira & Previdenciária

Programa de Educação Financeira & Previdenciária Programa de Educação Financeira & Previdenciária 2017 Planejamento Financeiro QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE CONTROLE FINANCEIRO? CONSEQÜÊNCIAS DA FALTA DE CONTROLE FINANCEIRO NO TRABALHO Desmotivação

Leia mais

46% dos inadimplentes não têm condições financeiras de pagar as dívidas em atraso nos próximos três meses, mostra SPC Brasil

46% dos inadimplentes não têm condições financeiras de pagar as dívidas em atraso nos próximos três meses, mostra SPC Brasil 46% dos inadimplentes não têm condições financeiras de pagar as dívidas em atraso nos próximos três meses, mostra SPC Brasil Em um ano, valor total das pendências diminuiu 34% e chega a R$ 3.544 mil. Perda

Leia mais

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL Rua do Paraíso, 760 / Rua Oliveira Melo, 474 +55 11 3937 9900 / 3738 7000 www.sigmasolucoes.com.br INTRODUÇÃO A maneira como lidamos com o dinheiro, é herança

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA

PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTO PESSOAL O orçamento é fundamental para cuidar melhor das finanças pessoais, pois permite o planejamento dos gastos. São benefícios

Leia mais

FORMAS DE CRÉDITO. Entenda de forma simples e fácil 50% 40% 30% 20% 10% 0% jan fev mar abr mai jun

FORMAS DE CRÉDITO. Entenda de forma simples e fácil 50% 40% 30% 20% 10% 0% jan fev mar abr mai jun FORMAS DE CRÉDITO Entenda de forma simples e fácil 50% 40% 30% 20% 10% 0% jan fev mar abr mai jun Antes de tudo... Desde o final de 2016 estamos acompanhando a redução da taxa Selic, fato que vem, ao menos,

Leia mais

PEIC Fecomércio Março 2016 Pesquisa de Endividamento, Intenção de Consumo e Confiança do Consumidor de Aracaju/SE

PEIC Fecomércio Março 2016 Pesquisa de Endividamento, Intenção de Consumo e Confiança do Consumidor de Aracaju/SE PEIC Fecomércio Março 2016 Pesquisa de Endividamento, Intenção de Consumo e Confiança do Consumidor de Aracaju/SE 1 NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO Como as famílias se consideram hoje, levando em consideração que

Leia mais

TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA

TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA LINHA DE CRÉDITO JUNHO/2018 JULHO/2018 VARIAÇÃO VARIAÇÃO TAXA MÊS TAXA ANO TAXA MÊS TAXA ANO % PONTOS PERCENTUAIS Juros comércio 5,28% 85,42% 5,24% 84,57% -0,76% -0,04

Leia mais

Mint Capital. Poupança & Gastos. Como diminuir a distância entre onde você está e onde você quer chegar.

Mint Capital. Poupança & Gastos. Como diminuir a distância entre onde você está e onde você quer chegar. Mint Capital Poupança & Gastos Como diminuir a distância entre onde você está e onde você quer chegar. Índice 1. Introdução 2. Crie Um Orçamento 3. Comece a Poupar 4. Leia mais no Mastervalue! Introdução

Leia mais

PEIC Fecomércio Setembro 2015 Pesquisa de Endividamento, Intenção de Consumo e Confiança do Consumidor de Aracaju/SE

PEIC Fecomércio Setembro 2015 Pesquisa de Endividamento, Intenção de Consumo e Confiança do Consumidor de Aracaju/SE PEIC Fecomércio Setembro 2015 Pesquisa de Endividamento, Intenção de Consumo e Confiança do Consumidor de Aracaju/SE 1 NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO Como as famílias se consideram hoje, levando em consideração

Leia mais

CRÉDITO PARA NEGATIVADOS MARÇO 2017

CRÉDITO PARA NEGATIVADOS MARÇO 2017 CRÉDITO PARA NEGATIVADOS MARÇO 2017 APENAS 55% DOS NEGATIVADOS PESQUISAM TAXAS DE JUROS E DEMAIS CARACTERÍSTICAS DAS LINHAS DE CRÉDITO ANTES DE OPTAR PELO EMPRÉSTIMO Para quem está endividado e não tem

Leia mais

Quatro em cada dez brasileiros que tiveram nome sujo atribuem negativação ao desemprego, mostra SPC Brasil e CNDL

Quatro em cada dez brasileiros que tiveram nome sujo atribuem negativação ao desemprego, mostra SPC Brasil e CNDL Quatro em cada dez brasileiros que tiveram nome sujo atribuem negativação ao desemprego, mostra SPC Brasil e CNDL Cartão de crédito é o motivo da inadimplência de metade daqueles que foram negativados.

Leia mais

Dica01. Nunca gaste todo o seu salário. Mantenha uma reserva financeira para emergências.

Dica01. Nunca gaste todo o seu salário. Mantenha uma reserva financeira para emergências. Prezado consumidor Esta cartilha, criada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, tem como objetivo fornecer-lhe dicas para melhorar sua qualidade de vida com o uso racional de seus recursos

Leia mais

VIDA FINANCEIRA DAS PESSOAS QUE MORAM SOZINHAS MAIO 2017

VIDA FINANCEIRA DAS PESSOAS QUE MORAM SOZINHAS MAIO 2017 VIDA FINANCEIRA DAS PESSOAS QUE MORAM SOZINHAS MAIO 2017 INTRODUÇÃO UMA EM CADA QUATRO PESSOAS QUE MORAM SOZINHAS ESTÁ COM CONTAS EM ATRASO. 66% NÃO FAZEM O CONTROLE SISTEMÁTICO DOS GASTOS Se o fato de

Leia mais

GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO Pensando no bem-estar econômico do cooperado, a Unicred desenvolveu esta cartilha, com algumas dicas básicas para auxiliar na organização e disciplina financeira, pois,

Leia mais

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 O Planejamento Financeiro Pessoal te ajudará a... monitorar sua situação financeira; criar um quadro visual de gastos; reduzir os gastos por impulso; gastar

Leia mais

Planejamento e administração do seu negócio. Mary Kay

Planejamento e administração do seu negócio. Mary Kay Bem-vindas! Planejamento e administração do seu negócio Mary Kay Segundo dados da pesquisa nacional de endividamento e inadimplência do consumidor (peic) o percentual de famílias brasileiras com divida

Leia mais

Vantagens de ter Recebimentos em Cartões. Mais segurança para o cliente. Recebimentos de Cartões: Vantagens e Cuidados

Vantagens de ter Recebimentos em Cartões. Mais segurança para o cliente. Recebimentos de Cartões: Vantagens e Cuidados Mais de 75% dos brasileiros possuem cartão de crédito e fazem compras no cartão de crédito e, apesar desse número ser de 2012, pouca coisa mudou de lá até aqui, já que as pessoas continuam utilizando essa

Leia mais

Guia do Crédito Consciente

Guia do Crédito Consciente GUIA DO Guia do Crédito Consciente FAMILIAR GUIA DO Existem várias maneiras de usar o dinheiro de forma consciente. necessidades e planejar todos os seus gastos levando em conta a renda disponível. Para

Leia mais

Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu?

Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu? Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu? Cuidar bem do seu orçamento inclui utilizar, de forma responsável, os meios de pagamento à sua disposição. O cartão de crédito é um deles. Como utilizar o

Leia mais

O Perfil do Endividamento das famílias brasileiras em 2013

O Perfil do Endividamento das famílias brasileiras em 2013 O Perfil do Endividamento das famílias brasileiras em 2013 A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor mostra que, em 2013, houve crescimento de 7,5% do número médio de famílias endividadas,

Leia mais

1. Planilhas de Gastos Pessoais

1. Planilhas de Gastos Pessoais Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Para começar, quando você está buscando uma planilha de gastos no Google (ou no Bing), não fica claro (para as ferramentas de

Leia mais

O CENÁRIO ECÔNOMICO ATUAL NA VISÃO DOS CONSUMIDORES

O CENÁRIO ECÔNOMICO ATUAL NA VISÃO DOS CONSUMIDORES O CENÁRIO ECÔNOMICO ATUAL NA VISÃO DOS CONSUMIDORES Agosto 2015 INTRODUÇÃO Mais da metade dos brasileiros acredita que o cenário econômico do país no segundo semestre de 2015 será pior que em 2014 O estudo

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre: 3 Regras essenciais sobre cotação de preços. Como fazer cotação de preços na sua gestão de compras

Nesse artigo falaremos sobre: 3 Regras essenciais sobre cotação de preços. Como fazer cotação de preços na sua gestão de compras Nesse artigo falaremos sobre: 3 Regras Essenciais de cotação de preços Que tipo de empresa deve fazer gestão de compras? Como fazer cotação de preços bem feita na sua gestão de compras Planilha pronta

Leia mais

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL. Manuela Carneiro Diretora Executiva Elite de Vendas Independente Mary kay

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL. Manuela Carneiro Diretora Executiva Elite de Vendas Independente Mary kay VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL Manuela Carneiro Diretora Executiva Elite de Vendas Independente Mary kay Mude suas crenças sobre dinheiro No que você acredita quando o assunto é riqueza? O que pensa quando vê

Leia mais

PESQUISA DE JUROS. As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em abril/2018, sendo esta a segunda redução consecutiva.

PESQUISA DE JUROS. As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em abril/2018, sendo esta a segunda redução consecutiva. 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em abril/2018, sendo esta a segunda redução consecutiva. Aqui as taxas de juros vinham em um longo período de reduções

Leia mais

FAMÍLIA: ORIENTA O GRANDE DESAFIO DE PLANEJAR O PRESENTE E O FUTURO. A necessidade de envolver toda a família no planejamento financeiro

FAMÍLIA: ORIENTA O GRANDE DESAFIO DE PLANEJAR O PRESENTE E O FUTURO. A necessidade de envolver toda a família no planejamento financeiro ORIENTA 1ORÇAMENTO FAMILIAR FAMÍLIA: O GRANDE DESAFIO DE PLANEJAR O PRESENTE E O FUTURO Apresentação do conceito de receitas fixas e variáveis, despesas fixas e variáveis A importância de manter uma planilha

Leia mais

Módulo T 6 Í T E U du L c O açã X o Financeira

Módulo T 6 Í T E U du L c O açã X o Financeira Módulo 6 TÍTULO Educação XFinanceira EDUCAÇÃO FINANCEIRA Olá! Neste módulo, mostraremos as vantagens de organizar-se para poupar e gastar bem. Um agente de crédito que cuida bem de suas finanças irá aconselhar

Leia mais

VILÕES DA INADIMPLÊNCIA: Dívidas que levam ao nome sujo Setembro/17

VILÕES DA INADIMPLÊNCIA: Dívidas que levam ao nome sujo Setembro/17 VILÕES DA INADIMPLÊNCIA: Dívidas que levam ao nome sujo Setembro/17 Cartão de loja e empréstimo são os principais tipos de conta que levam à inadimplência O brasileiro se depara com o terceiro ano consecutivo

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES

PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES 1 PESQUISA DE JUROS Mesmo o Banco Central ter mantida inalterada a taxa básica de juros (Selic) em sua ultima reunião do COPOM as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em junho/2018,

Leia mais

a) 1234 b) 3214 c) 2413 d) 4132 e) 4321

a) 1234 b) 3214 c) 2413 d) 4132 e) 4321 1. Título que os bancos emitem para se capitalizar, ou seja, conseguir dinheiro para financiar suas atividades de crédito. Tal conceito se refere a: a) Poupança b) Debênture c) Certificado de Depósito

Leia mais

Como você administra seu dinheiro

Como você administra seu dinheiro Controle Financeiro Como você administra seu dinheiro Geralmente o dinheiro parece nunca ser suficiente para ninguém. Mas será que somos educados para lidar com o dinheiro e administrar nossas finanças?

Leia mais

Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso. Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca

Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso. Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca Algumas estatísticas 2011 maior nível de inadimplência nos últimos 9 anos Algumas estatísticas 2011 maior nível de

Leia mais

Como está sua vida financeira hoje??? ou?

Como está sua vida financeira hoje??? ou? Como está sua vida financeira hoje??? ou? Qual a diferença entre Endividado e Inadimplente? Se por acaso, você tiver dívidas atrasadas: Anote tudo que você deve e saiba o valor total. Negocie suas contas

Leia mais

Aula sobre Finanças. Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay

Aula sobre Finanças. Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay Aula sobre Finanças Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay Como está sua vida financeira hoje??? ou? Qual a diferença entre Endividado e Inadimplente? Se por acaso, você tiver dívidas atrasadas:

Leia mais

ANEFAC Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade PARTE I O DESTINO DO 13º SALÁRIO

ANEFAC Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade PARTE I O DESTINO DO 13º SALÁRIO PARTE I O DESTINO DO 3º SALÁRIO Itens 207 206 205 Pretendem utilizar o seu 3º salário para pagamento de dívidas já contraídas Pretendem utilizar parte para a compra de presentes Pretendem poupar e aplicar

Leia mais

Plano de Educação Financeira

Plano de Educação Financeira Plano de Educação Financeira SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO 2. FATOS 3. DICAS 4. DIFERENÇA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE FINANCEIRO 5. COMO FUNCIONA O APLICATIVO EVERCAST Com a alta da tecnologia

Leia mais

PRESERVE SEU NOME. ELE É O SEU MAIOR

PRESERVE SEU NOME. ELE É O SEU MAIOR PRESERVE SEU NOME. ELE É O SEU MAIOR Realização: P Hoje em dia, desde uma simples loja de bairro até as empresas mais modernas consultam pela Internet as informações do banco de dados de abrangência Nacional

Leia mais

JANINA JACINO Educadora Financeira Comportamental. Contadora Empresária Mãe Educadora Financeiro DSOP Membro conselho fiscal ABEFIN.

JANINA JACINO Educadora Financeira Comportamental. Contadora Empresária Mãe Educadora Financeiro DSOP Membro conselho fiscal ABEFIN. JANINA JACINO Educadora Financeira Comportamental Contadora Empresária Mãe Educadora Financeiro DSOP Membro conselho fiscal ABEFIN. EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMPORTAMENTAL Transformando as incertezas da crise

Leia mais

Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar.

Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar. Planejamento Financeiro Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar. Sevocêestánomaiorramodeatividadeda indústria brasileira onde NÃO HÁ CRISE e está

Leia mais

PESQUISA DE JUROS PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES

PESQUISA DE JUROS PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES 1 PESQUISA DE JUROS Mesmo o Banco Central ter mantida inalterada a taxa básica de juros (Selic) em sua ultima reunião do COPOM as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em maio/2018,

Leia mais

Crédito não pode ser usado para consumo

Crédito não pode ser usado para consumo Crédito não pode ser usado para consumo Consultor afirma que é preciso racionalidade no uso do empréstimo para se evitar o comprometimento da renda Luiz Carlos Souza Uma prática antiga para quem administra

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de janeiro

CNC - Divisão Econômica Rio de janeiro CNC - Divisão Econômica Rio de janeiro 22.06.2010 PEIC Síntese dos Resultados Síntese dos Resultados Abr Mai Jun Total de Endividados 58,0% 58,7% 54,0% Dívidas ou Contas em Atrasos 24,4% 25,1% 23,5% Não

Leia mais

O que é controle de contas a pagar

O que é controle de contas a pagar O que é controle de contas a pagar Um controle de contas a pagar serve para anotar e projetar todas as despesas de uma empresa, desde pagamentos futuros, contas parceladas e valores que apesar de não estarem

Leia mais

Guia de educação financeira e uso responsável do crédito. Como obter melhor qualidade de vida hoje e no futuro

Guia de educação financeira e uso responsável do crédito. Como obter melhor qualidade de vida hoje e no futuro Guia de educação financeira e uso responsável do crédito 2018 Como obter melhor qualidade de vida hoje e no futuro Sumário 1. Introdução 2. Estabelecendo objetivos 3. Conhecendo o meu comportamento financeiro

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em dezembro de 2017, sendo esta a décima terceira redução consecutiva

Leia mais

Meu Controle Financeiro

Meu Controle Financeiro Meu Controle Financeiro POR TODO BRASIL O Meu Controle Financeiro é uma ação promovida pela FENASBAC Federação de Associações dos Servidores do Banco Central, e integra a programação de ações da 6ª Semana

Leia mais

Primeiros passos. O que temos a pagar. f i ado, assim. t ambém o que t i ramos de QUER SABER COMO ISSO ODE MAXIMAR SEU NEGÓCIO?

Primeiros passos. O que temos a pagar. f i ado, assim. t ambém o que t i ramos de QUER SABER COMO ISSO ODE MAXIMAR SEU NEGÓCIO? Primeiros passos O que temos a receber Verificar o que entrará de cheque, cartão, e f i ado, assim como a data de cada pagamento. O que temos a pagar Verificar o que ainda tem de f atura MK para vir em

Leia mais

O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2014

O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2014 O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2014 A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor mostra que em 2014 houve redução de 0,8% no número médio de famílias endividadas, com

Leia mais

O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2015

O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2015 O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2015 A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor mostra que em 2015 houve redução de 1,3% no número médio de famílias com dívidas, com

Leia mais

IMPACTO DAS COMPRAS DE FIM DE ANO NO ORÇAMENTO NOVEMBRO 2017

IMPACTO DAS COMPRAS DE FIM DE ANO NO ORÇAMENTO NOVEMBRO 2017 IMPACTO DAS COMPRAS DE FIM DE ANO NO ORÇAMENTO NOVEMBRO 2017 34% DOS QUE PRETENDEM PRESENTEAR NO NATAL POSSUEM CONTAS EM ATRASO Tradição, imposição da sociedade de consumo, demonstração de afeto, merecimento,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões. Atenção para estas perguntas: Você possui uma conta corrente ou poupança separada para o seu negócio? O que você

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro. Novembro de 2016

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro. Novembro de 2016 CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro Novembro de 2016 Peic Síntese dos Resultados Síntese dos Resultados Total de Endividados Dívidas ou Contas em Atraso Não Terão Condições de Pagar nov/15 61,0% 22,7%

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO Empréstimo de nome

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO Empréstimo de nome RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO Empréstimo de nome Março de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Investigar o comportamento de pessoas que emprestam o nome para terceiros, delimitando: Perfil dos entrevistados que

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro Abril de 2016 Peic Síntese dos Resultados Síntese dos Resultados Total de Endividados Dívidas ou Contas em Atraso Não Terão Condições de Pagar abr/15 61,6% 19,7%

Leia mais

Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões.

Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões. Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões. Atenção para estas perguntas: ì Você possui uma conta corrente ou poupança separada para o seu negócio? ì O que você faz com seu dinheiro

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS Após quatorze meses de reduções consecutivas as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas. Estas elevações foram

Leia mais

Porque nem sempre é fácil calcular indicadores econômico financeiros

Porque nem sempre é fácil calcular indicadores econômico financeiros Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Porque nem sempre é fácil calcular indicadores financeiros Indicador 1 Margem Líquida Indicador

Leia mais

Educação Financeira para Empreendedores Digitais

Educação Financeira para Empreendedores Digitais Educação Financeira para Empreendedores Digitais Somos um Instituto com modelo associativo de comercialização e administração de programas e profissionais de Educação financeira. Nossa causa é entregar

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro. Dezembro de 2016

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro. Dezembro de 2016 CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro Dezembro de 2016 Peic Síntese dos Resultados Síntese dos Resultados Total de Endividados Dívidas ou Contas em Atraso Não Terão Condições de Pagar dez/15 61,1% 23,2%

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em junho/2017, sendo esta a sétima redução consecutiva e oitava redução

Leia mais

Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3

Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3 Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3 6 dicas para você alcançar sua liberdade financeira trabalhando com negócios online... 5 1-Criar

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro. Setembro de 2016

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro. Setembro de 2016 CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro Setembro de 2016 Peic Síntese dos Resultados Síntese dos Resultados Total de Endividados Dívidas ou Contas em Atraso Não Terão Condições de Pagar set/15 63,5% 23,1%

Leia mais

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego 9 passos para criar um negócio sem largar o emprego Antes de mais nada gostaria de deixar claro uma coisa: Em um determinado momento você vai precisar escolher entre trabalhar para alguém e trabalhar para

Leia mais

Cartilha do ORÇAMENTO DOMÉSTICO. seja um. de Movimento. Apoio ao. Consumidor

Cartilha do ORÇAMENTO DOMÉSTICO. seja um. de Movimento. Apoio ao. Consumidor Cartilha do ORÇAMENTO DOMÉSTICO seja um de Movimento Apoio ao Consumidor O Sincomércio Araraquara é uma entidade brasileira, atualizada e inovadora, constituída para a operação do SCPC (Serviço Central

Leia mais

PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO

PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO A ANEFAC Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração realizou durante o mês de outubro de, pesquisa junto a 1.037 consumidores de todas as classes

Leia mais

1. O que é a Projeção Financeira

1. O que é a Projeção Financeira 1. O que é a Projeção Financeira Como o próprio nome já diz, projeção financeira é uma estimativa de quanto se pretende vender e gastar para um período de tempo futuro. Esse período pode ser o de um mês

Leia mais

Educação Financeira se aprende na Escola?

Educação Financeira se aprende na Escola? Educação Financeira se aprende na Escola? Você é previdente e pensa que o futuro é consequência das escolhas do presente? Missão DSOP Educação Financeira Disseminar a educação financeira no Brasil e no

Leia mais

Como a capitalização te ajuda a guardar dinheiro e criar disciplina financeira

Como a capitalização te ajuda a guardar dinheiro e criar disciplina financeira Como a capitalização te ajuda a guardar dinheiro e criar disciplina financeira Índice Introdução 3 Capitalização para poupar dinheiro e criar disciplina financeira Faça seu sonho acontecer 6 11 Introdução

Leia mais

PESQUISA DE JUROS. Das seis linhas de crédito pesquisadas, todas reduziram suas taxas de juros no mês.

PESQUISA DE JUROS. Das seis linhas de crédito pesquisadas, todas reduziram suas taxas de juros no mês. ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em julho/2017, sendo esta a oitava redução consecutiva e nona redução

Leia mais

Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre 2014.

Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre 2014. Fortalecimiento del diálogo y de la cooperación entre la Unión Europea (UE) y América Latina y el Caribe (ALC) para el establecimiento de modelos de gestión sobre migración y políticas de desarrollo www.migracion-ue-alc.eu

Leia mais

PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DE FORTALEZA (CE) - ABRIL

PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DE FORTALEZA (CE) - ABRIL PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DE FORTALEZA (CE) - ABRIL 2015 - Elaboração: Francisco Estevam Martins de Oliveira, Estatístico Roberto Guerra, Coordenador de campo SUMÁRIO 1. Resultados Sintéticos

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em setembro de 2017, sendo esta a décima redução consecutiva e décima

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre:

Nesse artigo falaremos sobre: Este conteúdo faz parte da série: Gerenciamento de Projetos Ver 6 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Gestão de custos em um projeto de consultoria Ferramenta para controlar custos de projetos

Leia mais

PESQUISA. Endividamento da população acriana economicamente ocupada. Realização: FECOMÉRCIO/AC (IFEPAC) Rio Branco/AC, 02 de maio de 2013.

PESQUISA. Endividamento da população acriana economicamente ocupada. Realização: FECOMÉRCIO/AC (IFEPAC) Rio Branco/AC, 02 de maio de 2013. PESQUISA Endividamento da população acriana economicamente ocupada Realização: FECOMÉRCIO/AC (IFEPAC) Rio Branco/AC, 02 de maio de 2013. APRESENTAÇÃO A pesquisa de endividamento do consumidor acriano representa

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de janeiro

CNC - Divisão Econômica Rio de janeiro CNC - Divisão Econômica Rio de janeiro PEIC Síntese dos Resultados Síntese dos Resultados Total de Endividados Dívidas ou Contas em Atrasos Não Terão Condições de Pagar fev/10 61,8% 25,6% 8,6% jan/11 59,4%

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA LIMPAR O NOME ABRIL 2017

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA LIMPAR O NOME ABRIL 2017 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA LIMPAR O NOME ABRIL 2017 APENAS QUATRO EM CADA DEZ INADIMPLENTES QUE CONTRATAM EMPRESAS PARA LIMPAR O NOME SÃO RETIRADOS DOS CADASTROS DE DEVEDORES A restrição ao crédito torna

Leia mais

O número de participantes e assistidos no mês de junho de 2009 apresentou a seguinte. Quantidade Quantidade

O número de participantes e assistidos no mês de junho de 2009 apresentou a seguinte. Quantidade Quantidade 1. Introdução O relatório da área de seguridade tem por finalidade apresentar as principais atividades desenvolvidas no mês, informando os números e valores relativos ao período de junho de 2009, bem como

Leia mais