Relações ecológicas. Luciana Ramalho 2018
|
|
|
- Ruy Penha Vasques
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Relações ecológicas Luciana Ramalho 2018
2 Relações ecológicas As interações entre indivíduos são classificas em: Inter-específica Harmônica Desarmônica Harmônica Intra-específica Desarmônica
3 Relações ecológicas Intraespecíficas: Ocorrem entre indivíduos da mesma espécie. Interespecíficas: Entre indivíduos de espécies distintas. Harmônicas ou positivas: Não há prejuízo para nenhuma das partes associadas. Desarmônicas ou negativas: Há prejuízo para alguma das partes associadas.
4 Intra- Específica Harmônica Desarmônica Sociedade Colônia Canibalismo Competição Inter- Específica Harmônica Desarmônica Mutualismo Protocooperação Comensalismo Predação Competição Amensalismo Parasitismo
5 Colônias Associação anatômica formando uma unidade estrutural e funcional. Ex.: coral-cérebro, caravela, bactérias Organismos da mesma espécie que formam uma entidade diferente dos organismos individuais. Podem se especializar em determinadas funções Cada um deles não sobrevive isolado da colônia.
6
7 Atenção Abelhas e formigas, por outro lado, diferenciam-se em rainha, zangão com funções reprodutivas e as obreiras (ou operárias) com outras funções, mas cada indivíduo pode sobreviver separadamente. Por isso, estas espécies são chamadas eusociais, ou seja, formam uma sociedade e não uma colônia.
8 Sociedade União permanente entre indivíduos em que há divisão de trabalho. Ex.: insetos sociais (abelhas, formigas e cupins) Portanto, uma sociedade é composta por um grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem juntos de forma a permanente e cooperando entre si.
9
10
11 Mutualismo Associação obrigatória entre indivíduos, em que ambos se beneficiam. Ex.: líquen, bois e microorganismos do sistema digestório. Abelhas, beija-flores e borboletas são alguns animais que se alimentam do néctar das flores. Os animais polinizadores obtêm alimento e a planta se reproduz. Nos Liquens, Os fungos protegem as algas e fornecem-lhes água, sais minerais e gás carbônico, que retiram do ambiente. As algas, por sua vez, fazem a fotossíntese e, assim, produzem parte do alimento consumido pelos fungos.
12
13
14 Protocooperação Associação facultativa entre indivíduos, em que ambos se beneficiam. Ex.: Anêmona do Mar e paguro, gado e anum (limpeza dos carrapatos), crocodilo africano e ave palito (higiene bucal).
15
16 Comensalismo Associação em que um indivíduo é beneficiado sem afetar o outro Ex.: Tubarão e Rêmoras, Leão e a Hiena, Urubu e o Homem. Tipos de comensalismo -Inquilinismo ( peixe e pepino do mar) -Epifitismo ( bromélia nas árvores)
17
18 ENEM 2017 A Mata Atlântica caracteriza-se por uma grande diversidade de epífitas, como as bromélias. Essas plantas estão adaptadas a esse ecossistema e conseguem captar luz, água e nutrientes mesmo vivendo sobre as árvores. Essas espécies captam água do(a) a) organismo das plantas vizinhas b) solo através de suas longas raízes. c) chuva acumulada entre suas folhas. d) seiva bruta das plantas hospedeiras. e) comunidade que vive em seu interior.
19 ENEM 2017 A Mata Atlântica caracteriza-se por uma grande diversidade de epífitas, como as bromélias. Essas plantas estão adaptadas a esse ecossistema e conseguem captar luz, água e nutrientes mesmo vivendo sobre as árvores. Essas espécies captam água do(a) a) organismo das plantas vizinhas b) solo através de suas longas raízes. c) chuva acumulada entre suas folhas. d) seiva bruta das plantas hospedeiras. e) comunidade que vive em seu interior. Plantas epífitas NÃO causam prejuízos às outras plantas!
20 Canibalismo Relação desarmônica em que um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar. Ex.: louva-a-deus, aracnídeos, filhotes de tubarão no ventre materno.
21
22 Amensalismo ou Antibiose Relação em que indivíduos de uma espécie produzem toxinas que inibem ou impedem o desenvolvimento de outras. Ex.: Maré vermelha, cobra (veneno) e homem, fungo penicillium(penicilina) e bactérias.
23
24 ENEM 2014 Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro disponível no meio. As bactérias também fazem fixação de nitrogênio, disponibilizam cálcio e auxinas, substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro. Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição? A) Fixação de nitrogênio para o tomateiro. B) Disponibilização de cálcio para o tomateiro C) Diminuição da quantidade de ferro disponível para o fungo. D) Liberação de substâncias que inibem o crescimento do fungo. E) Liberação de auxinas que estimulam o crescimento do tomateiro.
25 ENEM 2014 Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro disponível no meio. As bactérias também fazem fixação de nitrogênio, disponibilizam cálcio e auxinas, substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro. Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição? A) Fixação de nitrogênio para o tomateiro. B) Disponibilização de cálcio para o tomateiro C) Diminuição da quantidade de ferro disponível para o fungo. D) Liberação de substâncias que inibem o crescimento do fungo. E) Liberação de auxinas que estimulam o crescimento do tomateiro.
26 Sinfilia Indivíduos mantém em cativeiro indivíduos de outra espécie, para obter vantagens. Ex.: formigas e pulgões.
27 Predatismo Relação em que um animal captura e mata indivíduos de outra espécie para se alimentar. Ex.: cobra e rato, homem e gado.
28 Competição intraespecífica
29 Competição interespecífica
30 Parasitismo Indivíduos de uma espécie vivem no corpo de outro, do qual retiram alimento. Ex.: Gado e carrapato, lombrigas e vermes parasitas do ser humano.
31 Camuflagem Alguns animais podem ter a capacidade de se camuflarem com o meio em que vivem para tirar alguma vantagem.
32 Mimetismo Semelhante à camuflagem, só que ao invés de se parecerem com o meio, os animais que praticam o mimetismo tentam se parecer com outros animais, com intuito de parecer quem não é.
33 Vamos Fazer exercícios?
34
35 EXERCÍCIO (PUC - SP-2008) ( ) Como se não bastasse a sujeira no ar, os chineses convivem com outra praga ecológica, a poluição das águas por algas tóxicas. Há vários anos as marés vermelhas, formadas por essas algas, ocupam vastas áreas do litoral chinês, reduzindo drasticamente a pesca e afugentando os turistas. O Avanço das Algas Tóxicas in Revista Veja, 3 de outubro de 2007 O trecho acima faz referência a um fenômeno causado pela : a) multiplicação acentuada de várias espécies de produtores e consumidores marinhos, geralmente devida à eutroficação do ambiente. b) multiplicação acentuada de dinoflagelados, geralmente devida à eutroficação do ambiente. c) multiplicação acentuada de várias espécies de produtores e consumidores marinhos devida ao aumento do nível de oxigênio no ambiente. d) baixa capacidade de reprodução de dinoflagelados, geralmente devida à eutroficação do ambiente.
36 EXERCÍCIO (PUC - SP-2008) ( ) Como se não bastasse a sujeira no ar, os chineses convivem com outra praga ecológica, a poluição das águas por algas tóxicas. Há vários anos as marés vermelhas, formadas por essas algas, ocupam vastas áreas do litoral chinês, reduzindo drasticamente a pesca e afugentando os turistas. O Avanço das Algas Tóxicas in Revista Veja, 3 de outubro de 2007 O trecho acima faz referência a um fenômeno causado pela : a) multiplicação acentuada de várias espécies de produtores e consumidores marinhos, geralmente devida à eutroficação do ambiente. b) multiplicação acentuada de dinoflagelados, geralmente devida à eutroficação do ambiente. c) multiplicação acentuada de várias espécies de produtores e consumidores marinhos devida ao aumento do nível de oxigênio no ambiente. d) baixa capacidade de reprodução de dinoflagelados, geralmente devida à eutroficação do ambiente.
37 EXERCÍCIO (UECE-2001) A avoante, também conhecida como arribaçã (Zenaida auriculata noronha) é uma ave migratória que se desloca no Nordeste, acompanhando o ritmo das chuvas, encontrando-se ameaçada de extinção, em decorrência da caça indiscriminada. A relação do homem com esta ave é: a) harmônica, intra-específica e de predação b) desarmônica, intra-específica e de comensalismo c) harmônica, inter-específica e de parasitismo d) desarmônica, inter-específica e de predação
38 EXERCÍCIO (UECE-2001) A avoante, também conhecida como arribaçã (Zenaida auriculata noronha) é uma ave migratória que se desloca no Nordeste, acompanhando o ritmo das chuvas, encontrando-se ameaçada de extinção, em decorrência da caça indiscriminada. A relação do homem com esta ave é: a) harmônica, intra-específica e de predação b) desarmônica, intra-específica e de comensalismo c) harmônica, inter-específica e de parasitismo d) desarmônica, inter-específica e de predação
39 EXERCÍCIO (UFC-2002) A erva-de-passarinho e algumas bromélias são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras. No entanto, a erva-de-passarinho retira água e sais minerais da planta hospedeira enquanto as bromélias apenas se apóiam sobre ela. As relações da erva-depassarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras são, respectivamente, exemplos de: a) parasitismo e epifitismo. b) epifitismo e holoparasitismo. c) epifitismo e predatismo. d) parasitismo e protocooperação. e) inquilinismo e epifitismo.
40 EXERCÍCIO (UFC-2002) A erva-de-passarinho e algumas bromélias são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras. No entanto, a erva-de-passarinho retira água e sais minerais da planta hospedeira enquanto as bromélias apenas se apóiam sobre ela. As relações da erva-depassarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras são, respectivamente, exemplos de: a) parasitismo e epifitismo. b) epifitismo e holoparasitismo. c) epifitismo e predatismo. d) parasitismo e protocooperação. e) inquilinismo e epifitismo.
41 EXERCÍCIO (UFC-2002) A erva-de-passarinho e algumas bromélias são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras. No entanto, a erva-de-passarinho retira água e sais minerais da planta hospedeira enquanto as bromélias apenas se apóiam sobre ela. As relações da erva-depassarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras são, respectivamente, exemplos de: a) parasitismo e epifitismo. b) epifitismo e holoparasitismo. c) epifitismo e predatismo. d) parasitismo e protocooperação. e) inquilinismo e epifitismo.
42 EXERCÍCIO (PUC - RJ-2008) A digestão de celulose nos ruminantes é realizada por bactérias presentes em um de seus estômagos. Essas bactérias por sua vez obtêm proteção e fonte de alimentação dentro do estômago dos ruminantes. Essa relação pode ser classificada como: a) competição. b) parasitismo. c) mutualismo. d) sociedade. e) comensalismo
43 EXERCÍCIO (PUC - RJ-2008) A digestão de celulose nos ruminantes é realizada por bactérias presentes em um de seus estômagos. Essas bactérias por sua vez obtêm proteção e fonte de alimentação dentro do estômago dos ruminantes. Essa relação pode ser classificada como: a) competição. b) parasitismo. c) mutualismo. d) sociedade. e) comensalismo
44 EXERCÍCIO (PUC - RJ-2006) Algumas espécies de formigas acariciam pequenos insetos sugadores de seiva, chamados afídios, com suas patas. Os afídios secretam, então, gotas de seiva parcialmente digerida, usada como fonte de açúcar pelas formigas. Em contrapartida, as formigas protegem os afídios contra predadores, pois os afídios ingerem mais açúcar do que podem utilizar. Essa relação é classificada como: a) Predatismo b) Comensalismo c) Parasitismo d) Mutualismo e) Competição
45 EXERCÍCIO (PUC - RJ-2006) Algumas espécies de formigas acariciam pequenos insetos sugadores de seiva, chamados afídios, com suas patas. Os afídios secretam, então, gotas de seiva parcialmente digerida, usada como fonte de açúcar pelas formigas. Em contrapartida, as formigas protegem os afídios contra predadores, pois os afídios ingerem mais açúcar do que podem utilizar. Essa relação é classificada como: a) Predatismo b) Comensalismo c) Parasitismo d) Mutualismo e) Competição
46 EXERCÍCIO (UFSCar-2001) A figura A representa um bernardoeremita (também conhecido como paguro-eremita) com uma anêmona instalada sobre a concha e a figura B, uma raiz de feijão com inúmeros nódulos, dentro dos quais estão bactérias do gênero Rhizobium
47 EXERCÍCIO Responda. a) Qual o tipo de interação estabelecida entre os organismos, em A e em B? b) Qual a diferença fundamental entre elas?
48 EXERCÍCIO a) A interação em A é a cooperação, enquanto em B é o mutualismo. b) Enquanto o mutualismo é uma interação obrigatória para a sobrevivência das espécies associadas, isso não ocorre com a cooperação
49 EXERCÍCIO (UERJ-2006) Um ecossistema pode ser drasticamente alterado pelo surgimento ou pelo desaparecimento de espécies de seres vivos. Um ambiente em equilíbrio é habitado por indivíduos pertencentes a três diferentes grupos: produtores, consumidores de 1ª ordem e consumidores de 2ª ordem. Em um determinado momento, ocorreu uma súbita extinção dos consumidores secundários. O gráfico abaixo representa a variação, em função do tempo, do número de produtores e de consumidores de 1ª ordem nesse ecossistema e o momento da extinção dos consumidores de 2ª ordem.
50
51 EXERCÍCIO a) Indique as curvas do gráfico que correspondem, respectivamente, aos produtores e aos consumidores de 1ª ordem e justifique sua resposta. b) O molusco bivalve Isognomon bicolor, um bioinvasor trazido ao Brasil por plataformas de petróleo, cascosou águas de lastro de navios, vem rapidamente ocupando o nicho ecológico de bivalves nativos. Explique como a rápida expansão populacional dos organismos bioinvasores pode alterar a diversidade biológica.
52 EXERCÍCIO a) Produtores - curva Y Consumidores de 1ª ordem - curva X Haverá, inicialmente, um aumento dos consumidores de 1ª ordem, ocasionado pela extinção de seus predadores, que são os consumidores de 2ª ordem. Em conseqüência, ao longo do tempo, ocorrerá um declínio da população de produtores. A falta de alimento levará, em seguida, a uma diminuição da população de consumidores primários. b) Os organismos invasores, ganhando a competição por nichos ecológicos de espécies nativas, vão aumentar sua população de maneira desordenada, diminuindo a diversidade biológica.
O que são as relações ecológicas?
RELAÇÕES ECOLÓGICAS O que são as relações ecológicas? Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas. O que são
Relações Ecológicas. Biologia Monitores: Julio Junior e Thamirys Moraes 01, 02, 03, 04 e 06/03/2015. Material de Apoio para Monitoria
Relações Ecológicas 1. Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que: a) se estabeleça entre elas uma relação harmônica. b) se estabeleça uma competição
São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade. Podem ser: Intraespecíficas: ocorrem entre indivíduos da mesma espécie.
São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade. Podem ser: Intraespecíficas: ocorrem entre indivíduos da mesma espécie. Interespecíficas: ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Harmônica
AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS. As interações entre as populações
AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS As interações entre as populações RELAÇÕES ECOLÓGICAS Relações Harmônicas ou interações positivas : são aquelas em que não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos. Intra-específicas:
Professora Leonilda Brandão da Silva
COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 17 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: [email protected] http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 17 p.
Tio Ton Ciências 09/08/2013. Relações interespecíficas: Ocorre entre indivíduos de espécies diferentes.
cap.03 Tio Ton Ciências É a interação dos diversos organismos dentro do meio ambiente Pode ser classificada como Relações intraespecíficas: Ocorre entre indivíduos de uma mesma espécie. Relações interespecíficas:
ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA
ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS CONTROLE DA POLUIÇÃO
Relações E o c ló l gi g c i a c s
Ecologia Relações Ecológicas A maioria dos seres vivos depende de outras espécies para sobreviver. Uma espécie geralmente explora a outra, mas duas espécies podem, algumas vezes, juntar forças na luta
Prof. Juliana -
ECOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS Ecologia Estudo das relações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente População Conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, que vive em uma determinada área em
Relações Entre Seres Vivos
Relações Entre Seres Vivos Harmônicas e Desarmônicas Conceitos Fundamentais No ecossistema, os fatores bióticos são constituídos pelas interações que se manifestam entre os seres vivos que habitam um determinado
São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade. Podem ser: Intraespecíficas: ocorrem entre indivíduos da mesma espécie.
São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade. Podem ser: Intraespecíficas: ocorrem entre indivíduos da mesma espécie. Interespecíficas: ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Harmônica
Moisés Myra de Araújo. Por Bioloja.com
Moisés Myra de Araújo Por Bioloja.com A maioria dos seres vivos depende de outras espécies para sobreviver. Uma espécie geralmente explora a outra, mas duas espécies podem, algumas vezes, juntar forças
RELAÇÕES ECOLÓGICAS. Nem sempre objetivam a alimentação Simbioses ou cenoses
RELAÇÕES ECOLÓGICAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS Nem sempre objetivam a alimentação Simbioses ou cenoses RELAÇÕES ECOLÓGICAS Seres vivos Relacionam-se com o ambiente físico e também entre si Formam as relações
Exercitando Ciências Tema Relações Ecológicas
Exercitando Ciências Tema Relações Ecológicas Esta lista de exercícios abordam as seguintes relações ecológicas: Sociedade, Predação, Competição, Parasitismo e Cooperação. 1. A avoante, também conhecida
AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS. As interações entre as populações
AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS As interações entre as populações RELAÇÕES ECOLÓGICAS Relações Harmônicas ou interações positivas : são aquelas em que não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos. Intra-específicas:
RESUMO DE ECOLOGIA. Professora Ana Clara
Série: 6º Ano RESUMO DE ECOLOGIA ASA SUL Professora Ana Clara Os organismos da Terra não vivem isolados. Interagem uns com os outros e com o meio ambiente. A palavra ecologia deriva do grego oikos, e significa
Relações Ecológicas comunidade Objetivo: Elevar a capacidade de sobrevivência e gerar relações ecológicas. descendentes
Os indivíduos de uma espécie interagem entre si e com os membros de outras espécies da comunidade ecológica a que pertencem, além de interagirem com o meio Ao conjunto das interações ecológicas estabelecidas
FATORES ECOLÓGICOS. Atuam sobre o desenvolvimento de uma comunidade de seres do meio ambiente.
Relações Ecológicas FATORES ECOLÓGICOS FATORES ECOLÓGICOS Atuam sobre o desenvolvimento de uma comunidade de seres do meio ambiente. FATORES ECOLÓGICOS Fatores Biológicos ( Bióticos) Fatores Biológicos
Aula 8 Ecologia das comunidades: os seres vivos relacionando entre si
Aula 8 Ecologia das comunidades: os seres vivos relacionando entre si Dentro da comunidade biótica os organismos se relacionam entre si = RELAÇÕES ECOLÓGICAS Harmônicas Intraespecífica Interespecífica
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA
UNIDADE 7 Ecologia NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA O estudo da Ecologia é muito abrangente, ele envolve fatores bióticos e abióticos. Fatores bióticos: interação entre os seres vivos, sejam eles da mesma
Monitoria 26 - Interações Ecológicas
Monitoria 26 - Interações Ecológicas 1. (UPE 2014) Observe a figura a seguir: Relações ecológicas entre componentes de diferentes espécies de um ecossistema são muito diversificadas. Algumas são mutuamente
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA DEFINIÇÃO DE ECOLOGIA É O RAMO DA BIOLOGIA QUE ESTUDA OS SERES VIVOS E SUAS RELAÇÕES SER VIVO SER VIVO SER VIVO MEIO AMBIENTE NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO CÉLULA CITOLOGIA TECIDO
Professora: Klícia Regateiro
Professora: Klícia Regateiro Ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente onde vivem. O termo "ecologia" (do grego oikos, casa, e logos, ciência) foi originalmente empregado em 1866,
ECOLOGIA DE COMUNIDADES PROF. C. FREDERICO
ECOLOGIA DE COMUNIDADES PROF. C. FREDERICO RELAÇÕES BIÓTICAS NAS COMUNIDADES (BIOCENOSES) Uma relação (biocenose) pode ser: 1. HARMÔNICA (POSITIVA: + + ou + 0): Quando há benefícios para pelo menos uma
POPULAÇÕES NATURAIS. Prof. Rolim
POPULAÇÕES NATURAIS Prof. Rolim O que é mesmo população? Indivíduos da mesma espécie, capazes de reproduzir-se deixando descendentes férteis. DENSIDADE Densidade Populacional = nº de indivíduos em um determinado
BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Relações ecológicas. Professor: Alex Santos
BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Conceitos fundamentais: II Relações intraespecíficas III Relações interespecíficas I Conceitos fundamentais: 1.1 -
Biologia Prof. Felipe de Lima Almeida
Biologia Prof. Felipe de Lima Almeida O problema demográfico! 2 3 Os determinantes populacionais Evolução Ecologia Genética Outras taxas importantes que influenciam na estrutura populacional: Taxa de natalidade;
Biologia. Relações Ecológicas / Estudo das Populações. Professor Enrico Blota.
Biologia Relações Ecológicas / Estudo das Populações Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia ECOLOGIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS POPULAÇÕES E INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS Populações
RELAÇÕES ECOLÓGICAS. l INTRA-ESPECÍFICAS - entre indivíduos da mesma espécie. l INTERESPECÍFICAS entre indivíduos de espécies diferentes.
Relações Ecológicas RELAÇÕES ECOLÓGICAS l INTRA-ESPECÍFICAS - entre indivíduos da mesma espécie. l INTERESPECÍFICAS entre indivíduos de espécies diferentes. DESARMÔNICAS (negativas) representam prejuízo
CORREÇÃO ROTEIRO SUCESSÃO ECOLÓGICA, RELAÇÕES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DE POPULAÇÃO APOSTILA 11 PROVA MENSAL 4º. BIMESTRE
CORREÇÃO ROTEIRO SUCESSÃO ECOLÓGICA, RELAÇÕES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DE POPULAÇÃO APOSTILA 11 PROVA MENSAL 4º. BIMESTRE 1º. O que podemos entender por sucessão ecológica e quais seus tipos? PROCESSO GRADUAL
Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 30 Ecologia
Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 30 Ecologia RELAÇÃO ENTRE SERES VIVOS RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS HARMÔNICAS Comensalismo entre indivíduos de espécies diferentes, um se alimenta das sobras ou
RELAÇÕES ECOLÓGICAS. São as interações dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica.
Relações ecológicas RELAÇÕES ECOLÓGICAS São as interações dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica. Imagens: (A) Florence Devouard / GNU Free Documentation License. (B) Alistair
Ecossistemas Interações seres vivos - ambiente FATORES DO AMBIENTE FATORES BIÓTICOS FATORES ABIÓTICOS Relações que os seres vivos estabelecem entre si. Fatores do ambiente que influenciam os seres vivos.
BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 24 SIMBIOSES HARMÔNICAS
BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 24 SIMBIOSES HARMÔNICAS Fixação 1) (UERJ) As plantas leguminosas apresentam frequentemente nódulos nas suas raízes, causadas por invasão de bactérias fixadoras de nitrogênio
RELAÇÕES ECOLÓGICAS. Relações Harmônicas: Inter-específicas: Intra-específicas: uma união em nível comportamental como a vista nas sociedades.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Como visto anteriormente as interações dos seres entre si é chamada de alelobiose. Estas podem ser divididas em intra-específicas, quando entre indivíduos da mesma espécie ou inter-específicas,
Dinâmica das população e relações ecológicas
Dinâmica das população e relações ecológicas Indicadores Demográficos A taxa de Natalidade corresponde ao número de indivíduo que nascem em determinado tempo. A taxa de mortalidade corresponde ao número
Relações entre os seres vivos de uma comunidade
Relações entre os seres vivos de uma comunidade ANEXO CAPÍTULO 2 Aula 1/1 Relações ecológicas Relações intra-específicas Relações interespecíficas Relações ecológicas Relações ecológicas são relações que
Colégio Santa Dorotéia
Ciências Atividades para Estudos Autônomos Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Danielle e Isabela Data: 5 / 6 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: Querido(a)
Desperte para a vida, desperte para a vida. Vá e guie a sua luz, deixe-a brilhar. Alcance, até o céu. E está bem aberto. Você está eletrificado
Desperte para a vida, desperte para a vida Vá e guie a sua luz, deixe-a brilhar Alcance, até o céu E está bem aberto Você está eletrificado E o mundo se torna uma fantasia E você é mais do que jamais poderia
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA
UNIDADE 7 Ecologia NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA O estudo da Ecologia é muito abrangente, ele envolve fatores bióticos e abióticos. Fatores bióticos: interação entre os seres vivos, sejam eles da mesma
Factores Bióticos (São relações que se estabelecem entre seres vivos)
Factores Bióticos (São relações que se estabelecem entre seres vivos) Relações intra-específicas (São relações que se estabelecem entre seres vivos da mesma espécie) Relações interespecíficas (São relações
BIOLOGIA. Ecologia e Ciências Ambientais. Dinâmica de populações. Prof.ª. Daniele Duó
BIOLOGIA Ecologia e Ciências Ambientais Dinâmica de populações Prof.ª. Daniele Duó POPULAÇÃO : grupo de indivíduos da mesma espécie que convivem numa determinada área geográfica. A população como um todo
Ecossistemas. Samuel Brito - Ciências Naturais 8º ano
Ecossistemas Ecologia Em 1869, Ernest Haeckel (1834-1919), biólogo alemão, usou a palavra Ecologia para designar a ciência que estuda as relações que os organismos estabelecem entre si e com o meio Ecossistema
População é um grupo de indivíduos de mesma espécie; O número de indivíduos e sua manutenção pode variar de acordo com seu ambiente;
ECOLOGIA DE POPULAÇÃO E RELAÇÕES ECOLÓGICAS 1 Ecologia de População População é um grupo de indivíduos de mesma espécie; O número de indivíduos e sua manutenção pode variar de acordo com seu ambiente;
FATORES ECOLÓGICOS. Mestrando: Marcondes Loureiro
FATORES ECOLÓGICOS Mestrando: Marcondes Loureiro FATORES ECOLÓGICOS Atuam sobre o desenvolvimento de uma comunidade de seres do meio ambiente. Fatores Biológicos ( Bióticos) Relacionados aos Seres Vivos
O que é Ecologia? É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente.
ECOLOGIA O que é Ecologia? É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. O Espécie O População O Comunidade O Fatores Abióticos O Ecossistema O Biosfera O Hábitat
RELAÇÕES ECOLÓGICAS. Professora: Andréa Roveré
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Professora: Andréa Roveré RELAÇÕES ECOLÓGICAS Interações (relações ou associações): INTRA-ESPECÍFICAS - entre indivíduos da mesma espécie INTERESPECÍFICAS entre indivíduos de espécies
Nutrição. ECOLOGIA: Níveis tróficos, energia e relações ecológicas
ECOLOGIA: Níveis tróficos, energia e relações ecológicas Prof. Leonardo F. Stahnke Nutrição A principal relação entre as populações de um ecossistema envolve a nutrição. As espécies autotróficas servem
Nutrição. ECOLOGIA: Níveis tróficos, energia e relações ecológicas
ECOLOGIA: Níveis tróficos, energia e relações ecológicas Prof. Leonardo F. Stahnke Nutrição A principal relação entre as populações de um ecossistema envolve a nutrição. As espécies autotróficas servem
QUESTÃO 03 - Esquematize duas cadeias alimentares em que você participe como consumidor primário e terciário, respectivamente.
Disciplina: CIÊNCIAS Valor: Segmento: ENS. FUND. II Série: 6º Turma: 5,0 Pontos Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da 1ª Etapa/2018 Aluno (a): Nº: Nota: Professor: Waldemar Ernani Martins Querido
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA DEFINIÇÃO DE ECOLOGIA É O RAMO DA BIOLOGIA QUE ESTUDA OS SERES VIVOS E SUAS RELAÇÕES SER VIVO SER VIVO SER VIVO MEIO AMBIENTE NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO CÉLULA CITOLOGIA TECIDO
Recuperação Contínua. 7º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo
Recuperação Contínua 7º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo O que a ecologia estuda? A ecologia estuda a interação dos organismos uns com os outros
O anu-preto (cerca de 33 cm de comprimento) come os carrapatos que encontra entre os pelos das capivaras (1 m a 1,30 m de comprimento). Início.
Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo Na natureza existem vários tipos de relação possível entre os seres vivos, além da relação de caçar (ou capturar alimento) e de ser caçado (ou servir de alimento). Você
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA. A Geografia Levada a Sério
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA 1 Amazônia Roberto Carlos e Erasmo Carlos - 1989 2 Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente Sivaldo Filho
Especial Universidades Ecologia
Especial Universidades Ecologia Material de Apoio para Monitoria 1. (PUC - SP-2008) ( ) Como se não bastasse a sujeira no ar, os chineses convivem com outra praga ecológica, a poluição das águas por algas
Unidade 2 Relações bióticas. Planeta Terra 8.º ano
Unidade 2 Relações bióticas Como se relacionam os indivíduos? Os seres vivos não dependem apenas das condições físicas dos ecossistemas. Para assegurarem a sua sobrevivência, os seres vivos relacionam-se
CAMUFLAGEM Alguns animais podem ter a capacidade de se camuflarem com o meio em que vivem para tirar alguma vantagem.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS PREDATISMO: É relação desarmônica em que um animal captura e mata um indivíduo de outra espécie para se alimentar. Compreende relação que se estabelece entre uma espécie predadora e
BIOLOGIA 1ª SÉRIE A PROFESSORA MARIANA BORGES
BIOLOGIA 1ª SÉRIE A PROFESSORA MARIANA BORGES ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO
Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações
Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas Essas relações se
RUMO PRÉ VESTIBULAR Apostila 1 Biologia B. Ecologia. Prof.ª Carol
RUMO PRÉ VESTIBULAR Apostila 1 Biologia B Ecologia Prof.ª Carol Aula 3.1 Comunidades e Populações RELAÇÕES ECOLÓGICAS As espécies que compõe uma população ou comunidade estabelecem relações afim de garantir
9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / Recuperação de Biologia. Ecologia. Prof. Cecil Fazolato
9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / 2017 Recuperação de Biologia Ecologia Prof. Cecil Fazolato Recuperação de Biologia Assuntos Fundamentos básicos da Ecologia Fluxo de Energia no Ecossistema Segunda-feira Terça-feira
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA. A Geografia Levada a Sério
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA 1 Amazônia Roberto Carlos e Erasmo Carlos - 1989 2 Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente Sivaldo Filho
BIOLOGIA Ecologia II Estudo de Populações
BIOLOGIA Ecologia II Estudo de Populações Professora: Brenda Braga Estudo de Populações Densidade Populacional Número de indivíduos de uma população que ocupa uma determinada área. Crescimento Populacional
Prof. Dr. Oriel Herrera Bonilla
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA Prof. Dr. Oriel Herrera Bonilla Monitores: Giuliane Sampaio John David Fortaleza - CE Versão 2010 Organismos
Relações Ecológicas. Relações intraespecíficas Harmônicas
Relações Ecológicas Algumas relações essenciais na vida de um organismo são suas interações com os indivíduos de outras espécies dentro de uma comunidade. Essas interações podem ser classificadas de duas
Exercícios de Alelobiose - Relações Ecológicas
Exercícios de Alelobiose - Relações Ecológicas 1. (PUCCAMP-SP) Considere as afirmações abaixo relativas a fatores de crescimento populacional. I. A competição intraespecífica interfere na densidade da
Relações ecológicas. fev. 01. Resumo 02. Exercício de Aula 03. Exercício de Casa 04. Questão Contexto
Relações ecológicas 13 15 fev 01. Resumo 02. Exercício de Aula 03. Exercício de Casa 04. Questão Contexto RESUMO A Ecologia estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, chamada de alelobiose,
Ecologia das Populações. Marina Pereti Vinicius Brito
Ecologia das Populações Marina Pereti Vinicius Brito PROBLEMATIZAÇÃO POPULAÇÃO É um grupo de indivíduos da mesma espécie, que vivem em uma mesma área, em um determinado período do tempo. ECOLOGIA DAS POPULAÇÕES
Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Relações bióticas
Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva Relações bióticas Como se relacionam os Seres Vivos de uma comunidade? Factores Bióticos Intraespecíficas Interespecíficas Relações Intra-específicas Cooperação
ECOLOGIA RELAÇÕES TRÓFICAS ENTRE OS SERES VIVOS BIOMAS
ECOLOGIA RELAÇÕES TRÓFICAS ENTRE OS SERES VIVOS BIOMAS RELAÇÕES TRÓFICAS ENTRE OS SERES VIVOS ECOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS EM ECOLOGIA ECOLOGIA ECOLOGIA OIKOS = CASA LOGOS = CIÊNCIA 1866 ERNST HAECKEL (ZOÓLOGO
Questões p.84. Fatores bióticos Relações que os seres vivos estabelecem entre si no ecossistema.
Fatores bióticos Fatores bióticos Relações que os seres vivos estabelecem entre si no ecossistema. Relações intraespecíficas Relações estabelecidas entre seres vivos da mesma espécie. Relações interespecíficas
1. Considere a teia alimentar abaixo.
1. Considere a teia alimentar abaixo. Sabe-se que, quando a espécie f é retirada experimentalmente, a população da espécie d apresenta um declínio acentuado. Isso indica que a relação interespecífica que
DATA: 02 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 02 / 05 / 207 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF UNIDADE: FL - TARDE ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA 1º E.M. BIOLOGIA PROFª CLAUDIA LOBO - 1º TRIMESTRE/2015
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA 1º E.M. BIOLOGIA PROFª CLAUDIA LOBO - 1º TRIMESTRE/2015 Imprimir e responder no caderno. Apresentar no dia 31/03. 1. Observe as tirinhas abaixo, onde em todas
Disciplina: Estudos ambientais. Aula 02 Sistemas Naturais Prof. Rodrigo Coladello
Disciplina: Estudos ambientais Aula 02 Sistemas Naturais Prof. Rodrigo Coladello Conteúdo da aula Ecologia e suas classificações Ecossistemas: Conceitos básicos. Ecossistemas aquáticos. Fatores Abióticos
Dinâmica das população e relações ecológicas
Dinâmica das população e relações ecológicas Indicadores Demográficos A taxa de Natalidade corresponde ao número de indivíduo que nascem em determinado tempo. A taxa de mortalidade corresponde ao número
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Ciências 2º Bimestre - Ensino Fundamental II ROTEIRO DE ESTUDOS Nome: Nº.: Série: 6º Professora Cristiane Carvalho / /16 INSTRUÇÕES: Leia os enunciados com atenção
QUESTÕES DE BIOLOGIA PROFESSORA: ALINE ALVES/DATA: 24/06/17 Biologia: Ecologia e Genética
QUESTÕES DE BIOLOGIA PROFESSORA: ALINE ALVES/DATA: 24/06/17 Biologia: Ecologia e Genética 01. (UECE-2001) A avoante, também conhecida como arribaçã (Zenaida auriculata noronha) é uma ave migratória que
Colégio Santa Dorotéia
Querido(a) aluno(a), Biologia Os assuntos trabalhados neste Estudo Autônomo estão relacionados ao conteúdo de relações ecológicas e sucessão ecológica. Antes de realizar as atividades propostas, faça um
LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO GABARITO
Biologia I Questão 1 A preservação dos estoques e a conservação da qualidade da água para consumo humano possa, entre outras medidas, pela recomposição da mata nas margens dos rios para evitar a erosão
Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos
Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA º e 2º períodos - 202 Orientações de Estudos Para os estudos de recuperação espera-se que algumas tarefas sejam cumpridas. Antes
AVALIAÇÃO OBJETIVA DE BIOLOGIA E FILOSOFIA
CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN AVALIAÇÃO OBJETIVA DE BIOLOGIA E FILOSOFIA Segunda Avaliação 1ª série EM Primeiro Período - 2017 Aluno(a): Série e Turma: Nº: Professor(a): Data: / /2017 OBSERVAÇÕES [
Colégio Santa Dorotéia
Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ano: 1º Ensino Médio Professores: Cláudio Mendes e Raquel Michel Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2019 Aluno(a): Nº: Turma: Querido aluno(a), Os
I. A fixação de nitrogênio por bactérias presentes nos nódulos das raízes de plantas leguminosas.
LISTA 4 RELAÇÕES ECOLÓGICAS 1 Ano Biologia Prof. Feresin Questão 01 -As relações/interações ecológicas estabelecidas entre duas espécies podem ser benéficas, prejudiciais ou neutras, e uma das formas de
EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL
INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: Nº Professora: Marcella Braga COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA
Lista de exercícios Aluno (a):
Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que
COLÉGIO SALESIANO SÃO GONÇALO CUIABÁ MT
COLÉGIO SALESIANO SÃO GONÇALO CUIABÁ MT Aluno(a): 6º ANOS Professor(a): Suzamar S. Corrêa Data: 06 a 14 de novembro de 2018. Atividade de Revisão Bimestral de Ciências/ 4ºBimestre Conteúdos: Capítulos:
1) Na teia alimentar esquematizada a seguir, identifique o nível trófico das algas, da tartaruga e do jacaré.
Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano E.F. Data: /12/2017 Trabalho Recuperação Professor(a): Gel Matéria: Ciências Valor: 30,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo.
LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO
A maior quantidade de energia é encontrada nos produtores, representados pelos vegetais e indicados pela letra [A]. A produção de matéria orgânica pela vegetação ocorre por meio da fotossíntese. A reciclagem
ECOLOGIA. Prof ANA BEATRIZ MASELLI
ECOLOGIA Prof ANA BEATRIZ MASELLI O termo ECOLOGIA foi empregado pela 1ª vez por E. Haeckel, em 1866. gr. OIKOS ESTUDO CASA, AMBIENTE Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos entre si e com o
GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:
GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental
ONGEP PRÉ-PROVA BIOLOGIA 2013
ONGEP PRÉ-PROVA BIOLOGIA 2013 ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS PORÍFEROS Provável ancestral: protista flagelado Diploblásticos Sem celoma Sem diferenciação de tecidos Coanócitos Ambiente aquático CELENTERADOS
3 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 3º bimestre. Aluno(a):
3 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 3º bimestre Aluno(a): Questão - 1 A Ilha de Cracatoa, localizada próximo a Java e Sumatra, sofreu uma grande explosão vulcânica em 1883 e, desde então, seus aspectos
Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Flávia Lage
Colégio Santa Dorotéia Área de da Natureza Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Flávia Lage Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2017 Aluno(a): N o : Turma: Querido(a) aluno(a),
As relações ecológicas Os seres vivos que formam uma comunidade relacionam-se entre si e com o ambiente
Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 6ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges As relações ecológicas Os seres vivos que formam uma comunidade relacionam-se entre si e com o ambiente Entendendo
BIOLOGIA Aula II Ecologia QUESTÕES. 3. (ENEM 2011) - Os personagens da figura estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar.
BIOLOGIA Aula II Ecologia QUESTÕES 1. (UFPR 2014) - O processo de desaparecimento de animais em um ambiente, conhecido por defaunação, pode causar um dano profundo aos ecossistemas. Em florestas tropicais,
COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1ª Série. Profº: Ms Marcelo Biologia Aluno (a):. No.
COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1ª Série 65 Profº: Ms Marcelo Biologia Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação 1º Semestre Data: Valor: 12,0 pts Nota: INSTRUÇÕES: LEIA com atenção cada questão; PROCURE compreender
