CONSERVAÇÃO PREVENTIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSERVAÇÃO PREVENTIVA"

Transcrição

1 CONSERVAÇÃO PREVENTIVA Eng Pery C. G. de Castro Revisado em setembro/ INTRODUÇÃO Conservação do pavimento é um trabalho de rotina, executado para manter o pavimento, sob as condições normais, da natureza e do tráfego, tão próximo quanto possível de sua condição imediata à construção. 2. TIPOS Três tipos de conservação dos pavimentos são geralmente aceitos. a) Conservação preventiva b) Conservação corretiva c) Conservação emergencial 3. CONSERVAÇÃO PREVENTIVA Consiste na aplicação de um tratamento adequado quando iniciar o surgimento de um defeito, evitando ou retardando seu desenvolvimento. Segundo o Lead State Team on Pavement Preservation da AASHTO: Conservação preventiva consiste em aplicar no pavimento, o tratamento adequado na ocasião certa. A conservação preventiva é usada para: 1) Deter a menor deterioração que surja no pavimento; 2) Retardar rupturas progressivas; e 3) Reduzir a necessidade de conservação corretiva. É executada antes que o pavimento apresente defeitos significativos, com o objetivo de propiciar melhor desempenho do pavimento. Se os defeitos identificados no pavimento são devido a deficiências estruturais, a conservação preventiva não é eficiente e neste caso deve-se programar uma reabilitação ou reconstrução.

2 CONDIÇÃO DO PAVIMENTO 2 4. CONSERVAÇÃO CORRETIVA OU DE ROTINA É executada depois da ocorrência de defeitos do pavimento, isto é, perda de atrito, sulcos moderados ou acentuados, ou excessiva quantidade de trincas. Os serviços e os tratamentos aplicados à superfície dos pavimentos são os mesmos na conservação preventiva e na corretiva. O momento em que são aplicados é que determina se é com finalidade preventiva ou corretiva. Num programa de conservação estes tipos de conservação são necessários; entretanto, deve ser enfatizada a conservação preventiva, para retardar a conservação corretiva, de custo muito elevado. 5. CONSERVAÇÃO EMERGENCIAL Quando os defeitos no pavimento atingem uma intensidade muito elevada, há necessidade de uma reabilitação ou reconstrução. Enquanto isto não ocorrer a conservação corretiva, para atenuar a condição precária do pavimento, é classificada de emergencial. 6. APRECIAÇÃO DOS TIPOS DE CONSERVAÇÃO Com o envelhecimento do pavimento e o aumento de solicitações pelo tráfego, a condição do pavimento vai reduzindo, Figura 1. A conservação preventiva é aplicável até uma condição limite C 1 do pavimento. A partir deste ponto o único tipo de conservação para pavimento é a rotineira ou conservativo, até atingir uma condição baixa C 2. A partir deste ponto torna-se necessário um recapeamento ou reconstrução. Até que isto ocorra procura-se atenuar aos usuários os inconvenientes dos defeitos, fazendo uma conservação emergencial conhecida como tapa buracos. Figura 1 Conservação preventiva C 1 Conservação corretiva C 2 Conservação emergencial TEMPO

3 Condição do pavimento Recuperação Recuperação A redução da condição de qualidade do pavimento reduz com o tempo, mais lentamente, quando se usa a Conservação Preventiva, Curva B da Figura 2 3 Reconstrução ou reabilitação Figura 2 A B NL t 1 t 2 t 3 t 4 t 5 Tempo de atuação do tráfego Esta redução da qualidade é mais rápida quando não é feita da conservação preventiva, mas somente a conservação de rotina ou corretiva, curva A da Figura 2. Além disso, o custo da conservação preventiva é menor que o custo da corretiva. As condições do pavimento, sem conservação preventiva, caem a um nível limite NL, que exige recuperação ou reconstrução num tempo t 1, curva A da Figura 2. O pavimento com conservação preventiva atingirá o mesmo nível limite NL num tempo maior t 2, curva B. Num determinado período, o número de vezes que o pavimento será reconstruído ou reabilitado será menor quando a Conservação Preventiva é praticada e consequentemente haverá uma redução no custo global da conservação, pela redução do número de recuperações. A Fundação para Preservação dos Pavimentos FP 2, americana, baseada em estudos de custos realizados por várias Organizações Rodoviárias apregoa o sucesso da conservação preventiva em termos financeiros: cada dólar gasto agora (conservação do pavimento) corresponde à uma economia da ordem de 6 dólares no futuro. Isto significa que a conservação preventiva além de manter o pavimento em melhores condições de rolamento, gera uma redução acentuada no custo global da conservação, cujos recursos normalmente são insuficientes. 7. TRATAMENTOS EMPREGADOS NA CONSERVAÇÃO PREVENTIVA E SUAS APLICAÇÕES Os diversos tratamentos usados na conservação preventiva são: Pinturas asfálticas leves (Fog seal) Lama asfáltica Micro revestimento Capa selante (Seal coat) Recapeamento com camada fina de mistura asfáltica a quente Fresagem Selagem de trincas Eles resumidamente são descritos a seguir: (1) Pinturas asfálticas leves (Fog seal) É uma aplicação de emulsão asfáltica de ruptura lenta diluída em água, (1:1). É empregada na renovação de superfícies asfálticas velhas e para selar pequenas trincas e vazões superficiais.

4 (2) Lama asfáltica Uma mistura com emulsão asfáltica especial de ruptura lenta com agregado fino, bem graduado, filler mineral e água, tendo a consistência de uma lama. É usado: a) Para encher trincas; b) Selar superfície de revestimentos asfálticos velhos; c) Restaurar a uniformidade da textura superficial do pavimento; d) Impermeabilizar a superfície do pavimento para evitar a entrada de água e ar nos poros do pavimento: e e) Propiciar uma superfície antiderrapante. (3) Micro revestimento É uma mistura de emulsão asfáltica, modificada com polímero, agregado mineral, filler mineral, água e outros aditivos, adequadamente proporcionados, misturados e aplicados na superfície do pavimento com uma consistência de lama. (4) Capa selante (seal coat) É um tratamento superficial simples que consiste na aplicação de uma película de asfalto (geralmente emulsão) na superfície do pavimento e em seguida coberta com agregado e rolada. É usada para selar a superfície de um pavimento (que não tenha trincas provenientes das cargas dos veículos) e para melhorar o atrito da superfície, embora seja usada comumente como superfície de desgaste em estradas com pequeno volume de tráfego. (5) Recapeamento com mistura asfáltica a quente (HMA Hot mix Asphalt) HMA é mistura de alta qualidade, a quente, constituída por cimento asfáltico e agregado denso, de alta qualidade, compactada formando uma massa uniforme densa. É empregada para o recapeamento do pavimento com o objetivo de correção de deformações superficiais, e fornece um suporte estrutural ao pavimento. (6) Fresagem Consiste na remoção do revestimento asfáltico em pequenos fragmentos, resultante do processo operacional do equipamento conhecido como Fresadoras. É utilizada na remoção de ressaltos dos pavimentos. (7) Selagem de trincas Em um processo de conservação que envolve colocação de um material especializado (geralmente asfalto) dentro de trincas que estão trabalhando para reduzir a introdução de materiais compressíveis na junta e evitar a penetração da água nas camadas inferiores do pavimento. Trincas que estão trabalhando são definidas como aquelas que apresentam significativos movimentos horizontais, geralmente maiores que aproximadamente 2mm. Os defeitos dos pavimentos (não provenientes de deficiência estrutural) que podem ser tratados na conservação preventiva estão relacionados no Quadro I, onde também estão indicados os possíveis tratamentos. O custo e a vida média esperada para estes tipos de tratamentos estão indicados no Quadro II (página 6). Os custos são valores médios, nos Estados Unidos em 2000, expressos em reais. Têm por objetivo dar uma ideia da grandeza destes custos em valores absolutos e de comparar os custos dos diversos tratamentos. 4

5 Selagem de trincas Pintura asfáltica leve (Fog Sial) Micro revestimento Lama asfáltica Capa selante (Tratamento superficial simples) Recapeamento finom (2) Fresagem (3) 5 QUADRO I - POSSÍVEIS TRATAMENTOS DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA PARA VÁRIOS TIPOS DE DEFEITOS DEFEITOS DO PAVIMENTO Rugosidade superficial Sem problemas de estabilidade x x x Com problemas de estabilidade x Sulcos x x Trincas de fadiga (1) x x x x x Trincas transversais e longitudinais x x x x x Exsudação x x x Desagregação x x x x X = tratamento adequado (1) Somente para superfícies com nível baixo de trincas de fadiga. A conservação preventiva não é aplicável para níveis de severidade de fadiga médio a alto. Nível baixo: menos de 1% de área dos trilhos apresentam trincas de fadiga. Nível médio: 1 a 10% da área apresentam trincas de fadiga. Nível alto: mais de 10% da área dos trilhos apresentam trincas de fadiga. Ela é usada para propiciar uma superfície densa, impermeável, com resistência a derrapagem quando molhada. (2) Recapeamentos finos: estão constituídos por uma mistura asfáltica a quente, que é usada para melhorar a qualidade da superfície do pavimento, corrigindo irregularidades, melhorando o atrito superficial e a drenagem. Em geral têm espessura da ordem de 35mm. (3) Fresagem é uma técnica de conservação corretiva. Estudos apresentados no Transportation Research Record Nº 1680 sob o título: Seleção dos Tratamentos para Conservação Preventiva dos Pavimentos Asfálticos fornecem, Quadro III (página 6), exemplo considerando a vida do tratamento e o seu custo anual. A decisão a ser tomada na conservação preventiva a respeito do tratamento a ser empregado pode ser auxiliada pelos diagramas de decisão levando em consideração os tipos de defeitos: rugosidade, sulcos, trincas e deficiência estrutural, e volume de tráfego. Os diagramas de decisão dão uma ideia preliminar de solução do problema, baseados simplesmente no tipo de defeito e tráfego, Figuras 3 a 6, (páginas 7 a 10). Num estudo mais avançado, outros fatores devem ser levados em consideração. Estes fatores são reunidos em dois grupos, resumidos nos quadros IVa e IVb (página 6). Num programa de conservação preventiva, estes elementos permitem montar uma matriz de decisão que indicará a solução mais adequada.

6 6 QUADRO II - CUSTOS UNITÁRIOS E EXPECTATIVA DE VIDA DOS TRATAMENTOS EMPREGADOS NA CONSERVAÇÃO DOS PAVIMENTOS TRATAMENTO CUSTO R$/m 2 ESPECTATIVA DE VIDA DO TRATAMENTO (anos) MÍNIMA MÉDIA MÁXIMA Selagem de trincas (1) 1, Pintura asfáltica leve (2) 1, Lama asfáltica (3) 2, Micro revestimento (4) 3, Capa selante (5) 2, Recapeamento fino a quente (6) 5, Recapeamento fino, mistura a frio (6) 3, NOTAS: (1) Admite-se uma densidade de trincas de 0,30m/m 2 (2) 0,2 /m 2 de uma diluição de água/emulsão de ruptura lenta nas proporções 1:1 (3) 7kg/m 2 de lama asfáltica (4) 14kg/m 2 de micro revestimento (5) 15kg/m2 (6) Espessura de 30 a 45mm (7) Os custos são valores médios e podem variar com o volume dos serviços e a localização. (8) A expectativa de vida varia com o tráfego e condições ambientais. QUADRO III - VIDA ÚTIL E CUSTO OPERACIONAL TRATAMENTO VIDA DO TRATAMENTO CUSTO ANUAL EQUIVALENTE Pintura asfáltica leve Cama asfáltica Micro revestimento Capa selante Recapeamento fino com mistura a quente 3, US$ 0,13 US$ 0,18 US$ 0,21 US$ 0,17 US$ 0,25 Custoanual equivalente 2 custounitário dom Expectativa devida do tratamento(anos) QUADRO IVa QUADRO IVb a) COMPORTAMENTO E FACILIDADES CONSTRUTIVAS 1) Expectativa de duração dos tratamentos; 2) Custo real de cada um 3) Qualidade dos materiais disponíveis 4) Empreiteiros qualificados para o serviço 5) Estrutura do pavimento 6) Condições climáticas que afetam a execução 7) etc.. b) SATISFAÇÃO DO USUÁRIO No segundo grupo são apreciados os seguintes atributos: 1) interrupção do tráfego 2) Ruído 3) Atrito superficial

7 7 DIAGRAMA DE DECISÃO PARA RUGOSIDADE SUPERFICIAL (Aspereza) OCORRÊNCIA DA RUGOSIDADE Limitado à camada de revestimento Devido à camadas abaixo do revestimento TMD (Tráfego Médio Diário) < > Capa selante Micro revestimento Lama asfáltica Lama asfáltica/ Micro revestimento ou Recapeamento fino com mistura a quente Conservação preventiva Não é indicada Figura 3

8 8 DIAGRAMA DE DECISÃO PARA SULCOS CAUSA DOS SULCOS Densificação da camada Marcas dos pneus Estrutura inadequada Instabilidade da mistura TMD Tráfego Médio Diário Conservação preventiva não é indicada < > Tratamento superficial Micro revestimento Micro revestimento ou Recapeamento fino com mistura a quente Figura 4

9 9 DIAGRAMA DE DECISÃO PARA AS TRINCAS TIPO DE TRINCAS Associada à carga Não associada à carga Fadiga Longitudinal Transversal Contração Conservação preventiva não é indicada pode atenuar o problema TMD (Tráfego Médio Diário) Pintura asfáltica leve ou Tratamento superficial Lama asfáltica Recapeamento fino com mistura a quente < > Enchimento de trincas Ou Tratamento superfiicial Enchimento de trincas Ou Tratamento superfiicial Selagem das trincas ou Recapeamento fino com mistura a quente Figura 5 TRINCAS (1) Trincas associadas às cargas As mais importantes são as trincas longitudinais e as trincas por fadiga.. As trincas nos trilhos dos veículos associadas com o efeito cumulativo das cargas são uma clara indicação da deterioração estrutural e perda da capacidade suporte do pavimento. As estratégias de reabilitação tême em foco a remoção e substituição do revestimento e, em alguns casos, também, de outras camadas do pavimento (base, sub-base) Os níveis deste tipo de defeito são; a) Baixo : menos de 1% da área dos trilhos dos veículos apresenta trincas associadas ás cargas dos veículos, que podem começar com uma única trinca longitudinal. b) Moderado : de 1% a 10% da área dos trilhos apresentam trincas interligadas. c) Alia : 10% ou mais das áreas dos trilhos apresentam trincas associadas a carga. Progressão rápida destas trincas pode atingir toda área. (2) Trincas não associadas às cargas São trincas transversais e longitudinais, ou em blocos, que se desenvolvem num pavimento asfáltico a) quando ele envelhece, ou b) quando suporta tensões térmicas associadas ao ciclo diário da temperatura, ou c) por qualquer outra causa, não associada a carga aplicada pelos veículos. Os tratamentos para este tipo de defeito são indicados para evitar a intrusão da umidade e retardar a velocidade de surgimento das trincas na superficie do pavimento.

10 10 DIAGRAMA DE DECISÃO PARA A DESAGREGAÇÃO CONDIÇÃO ESTRUTURAL Adequada Não adequada TMD Tráfego Médio Diário < > Pintura asfáltica Leve ou Capa selante Pintura asfáltica Leve ou Capa selante Pintura asfáltica Leve ou Capa selante Conservação preventiva não é indicada ou Lama asfáltica ou Micro revestimento ou Lama asfáltica ou Micro revestimento ou recapeamento fino com mistura asfáltica a quente Figura 6

11 11 Para definição do tipo de tratamento a ser utilizado, deve-se considerar os fatores do Quadro V referentes ao comportamento e à construção dos tratamentos mais empregados na conservação preventiva. ITEM ATRIBUTO QUADRO V RECAPEAMENTO FINO HMA LAMA ASFÁLTICA CAPA SELANTE MICRO REVESTIMENTO 1 Expectativa de vida Efeito das condições climáticas Estrutura do pavimento Condições existentes Efetividade de custos Qualificação da Empreiteira Qualidade dos materiais Limites climáticos Interrupção do tráfego Ruído Atrito superficial Item 1: Qual o tratamento que propiciará vida mais longa: 5 = mais longa 1 = mais curta Item 2 Quais os tratamentos afetados pelas mudanças climáticas: 5 = pouco 1 = muito Item 3: Influência da estrutura do pavimento na seleção do tratamento: 5 = pouco 1 = muito Item 4: Como as condições do pavimento influem no tipo do tratamento: 5 = pouco 1 = muito Item 5: Custo unitário e vida esperada (Quadro III) : 5 = maior custo 1 = menor custo Item 6: Disponibilidade e retrospecto: 5 = maior custo 1 = menor custo Item 7: Qualidade dos materiais para execução do tratamento: 5 = sim 1 = não Item 8: Restrições de épocas do ano para execução do tratamento: 5 = nenhuma restrição 1 = considerável restrição Item 9: Ruído produzido pelos veículos: 5 = pouco 1 = muito Item 10: Ruído produzido pelos veículos> 5 = pouco 1 = muito Item 11: É o atrito superficial importante: 5 = não 1 = sim 8. QUANDO REALIZAR OS TRATAMENTOS DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA Um elemento crítico da conservação preventiva é a determinação do momento de aplicação do tratamento escolhido. Se considerarmos o custo da conservação, quanto mais velho for ficando o pavimento, maior o número de aplicações de carga ele sofre e com isto aumentam os defeitos e o custo da conservação, Figura 7. Se por outro lado, se o tratamento for aplicado cedo, ele se desgastará sem trazer nenhum proveito à conservação do pavimento, resultando em custo anual elevado de

12 CUSTO ANUAL CUSTO DA CONSERVAÇÃO conservação. Este custo vai reduzindo a medida que sua aplicação ocorra no pavimento com mais idade, porque aí o tratamento se torna efetivo, Figura REHABILITAÇÃO / RECONSTRUÇÃO É MAIS CARA CONSERVAÇÃO PREVENTIVA É MAIS BARATA Figura 7 IDADE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA FORA DE ÉPOCA TEM ALTO CUSTO ANUAL Figura 8 CONSERVAÇÃO MENOS FREQUENTE TEM BAIXO CUSTO ANUAL IDADE A superposição das duas curvas das figuras 7 e 8 fornece o ponto ótimo de aplicação do tratamento da conservação preventiva, Figura 9. Estas curvas teóricas devem ser calculadas para valores reais. Isto envolve estudos complexos de custos, não disponível em muitos Órgãos Rodoviários. Como orientação básica, geralmente os tempos ótimos para aplicação dos vários tratamentos estão apresentados no Quadro VI. Estes tempos são considerados para pavimentos sem problema estrutural. Os tempos reais para os vários tratamentos podem variar com o nível do tráfego e as condições ambientais.

13 CUSTO TOTAL 13 CURVA RESULTANTE DA SUPERPOSIÇÃO DAS DUAS CURVAS CURVA CUSTO ANUAL DE CONSERVAÇÃO EM FUNÇÃO DA IDADE CUSTO DA CONSERVAÇÃO (rehabilitação) EM FUNÇÃO DA IDADE MOMENTO OPORTUNO PARA APLICAÇÃO DO TRATAMENTO DA CONSERVAÇÃO PREVENTIVA IDADE Figura 9 QUADRO VI TRATAMENTO TEMPOS ÓTIMOS (em anos) Pintura asfáltica leve (Fog Seal) 1-3 Selagem de trincas 2-4 Capa selante 5-7 Lama asfáltica 5-7 Recapeamentos finos 5-10 ******************************** ********************* Revisado em setembro / 09

PARTE 1 CONSERVAÇÃO PREVENTIVA. Engº Pery C. G. de Castro Revisado em setembro/2009 CONCEITO

PARTE 1 CONSERVAÇÃO PREVENTIVA. Engº Pery C. G. de Castro Revisado em setembro/2009 CONCEITO PARTE 1 Engº Pery C. G. de Castro Revisado em setembro/009 1 CONCEITO Conservação do pavimento é um trabalho de rotina, eecutado para manter o pavimento, sob condições normais previstas de tráfego, e da

Leia mais

Selagem asfáltica de fissuras de pavimentos Edição Maio/2006 Revista Téchne

Selagem asfáltica de fissuras de pavimentos Edição Maio/2006 Revista Téchne Selagem asfáltica de fissuras de pavimentos Edição 110 - Maio/2006 Revista Téchne Todas as estradas, rodovias e ruas necessitam de manutenção para manter suas condições operacionais, pois sofrem constante

Leia mais

É toda modificação na superfície ou na estrutura de um pavimento que altere negativamente seu desempenho

É toda modificação na superfície ou na estrutura de um pavimento que altere negativamente seu desempenho Eng Pery C. G. de Castro Revisado em: agosto 2009 CONCEITO É toda modificação na superfície ou na estrutura de um pavimento que altere negativamente seu desempenho 1 FATORES QUE ATUAM NEGATIVAMENTE SOBRE

Leia mais

A respeito do cimento asfáltico de petróleo (CAP), suas propriedades e ensaios físicos, julgue o próximo item.

A respeito do cimento asfáltico de petróleo (CAP), suas propriedades e ensaios físicos, julgue o próximo item. A respeito do cimento asfáltico de petróleo (CAP), suas propriedades e ensaios físicos, julgue o próximo item. 88.(PF/CESPE/2013) O teste de penetração, que é a medida de penetração de uma agulha padronizada

Leia mais

CONSERVAÇÃO E MELHORAMENTOS DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS NOV/2003

CONSERVAÇÃO E MELHORAMENTOS DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS NOV/2003 CONSERVAÇÃO E MELHORAMENTOS DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS NOV/2003 Avaliação do Pavim.Asfáltico ¾CARACTERIZAÇÃO DOS DEFEITOS (+COMUNS): NO REVESTIMENTO ASFÁLTICO NO CORPO DO PAVIMENTO. Tipos de Defeitos no

Leia mais

Desempenho de Pavimentos Rodoviários. Prof. M.Sc. em Eng. Civil Matheus Lemos Nogueira

Desempenho de Pavimentos Rodoviários. Prof. M.Sc. em Eng. Civil Matheus Lemos Nogueira Desempenho de Pavimentos Rodoviários Prof. M.Sc. em Eng. Civil Matheus Lemos Nogueira Desempenho É a variação da serventia ao longo do tempo (ou do tráfego) de uso do pavimento. VSA Valor de Serventia

Leia mais

Conservação e Restauração dos Pavimentos com problemas Funcionais

Conservação e Restauração dos Pavimentos com problemas Funcionais UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS Conservação e Restauração

Leia mais

BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DOS CORREDORES RODOVIÁRIOS RIOS DO ESTADO DA BAHIA PREVENTIVA

BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DOS CORREDORES RODOVIÁRIOS RIOS DO ESTADO DA BAHIA PREVENTIVA BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DOS CORREDORES RODOVIÁRIOS RIOS DO ESTADO DA BAHIA SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA 1 BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento

Leia mais

Definição de Pavimento e Funções

Definição de Pavimento e Funções UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS Definição de Pavimento e Funções

Leia mais

AULA 3 - PAVIMENTAÇÃO RODOVIÁRIA COMPARAÇÃO ENTRE PAVIMENTOS

AULA 3 - PAVIMENTAÇÃO RODOVIÁRIA COMPARAÇÃO ENTRE PAVIMENTOS AULA 3 - PAVIMENTAÇÃO RODOVIÁRIA COMPARAÇÃO ENTRE PAVIMENTOS Prof.º: Roque Rodrigo Rodrigues Disciplina: Pavimentos especiais Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - Campus Centro Pavimento rígido

Leia mais

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM NO RECAPEAMENTO ASFÁLTICO NA VILA NOSSA SENHORA DA LUZ CURITIBA PR

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM NO RECAPEAMENTO ASFÁLTICO NA VILA NOSSA SENHORA DA LUZ CURITIBA PR APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM NO RECAPEAMENTO ASFÁLTICO NA VILA NOSSA SENHORA DA LUZ CURITIBA PR Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Eng. André Fanaya SETEMBRO 1997 Revisado JANEIRO

Leia mais

Reciclagem dos Pavimentos

Reciclagem dos Pavimentos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS Reciclagem dos Pavimentos

Leia mais

SEÇÃO TRANSVERSAL TÍPICA DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE PAVIMENTOS TIPOS DE PAVIMENTOS RÍGIDOS PAVIMENTO DE CONCRETO SIMPLES

SEÇÃO TRANSVERSAL TÍPICA DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE PAVIMENTOS TIPOS DE PAVIMENTOS RÍGIDOS PAVIMENTO DE CONCRETO SIMPLES TT 402 TRANSPORTES B PAVIMENTAÇÃO SEÇÃO TRANSVERSAL TÍPICA NOÇÕES DE PROJETO DE DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS Eng. Mário Henrique Furtado Andrade base estabilizada granulometricamente 0,5 m 0,5 m 3,5 m

Leia mais

Avaliação dos Pavimentos Rígidos: Tipologia dos defeitos e suas causas

Avaliação dos Pavimentos Rígidos: Tipologia dos defeitos e suas causas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS Avaliação dos Pavimentos Rígidos:

Leia mais

Diferentes tipos de camadas de desgaste em prol da segurança e ambiente

Diferentes tipos de camadas de desgaste em prol da segurança e ambiente Ligantes Betuminosos Diferentes tipos de camadas de desgaste em prol da segurança e ambiente Escola Superior de Tecnologia do Barreiro Instituto Politécnico de Setúbal 6 e 7 Dez 2006 II ENEM - CRP Dez

Leia mais

Dosagem de Tratamentos Superficiais e Microrrevestimentos

Dosagem de Tratamentos Superficiais e Microrrevestimentos Bloco 5 Dosagem de Tratamentos Superficiais e Microrrevestimentos Lista dos assuntos do CD completo Este CD contém 30 aulas, em 10 blocos organizados por assunto: Bloco 1 Introdução Bloco 2 Asfaltos Bloco

Leia mais

LAMA ASFÁLTICA. Departamento Técnico

LAMA ASFÁLTICA. Departamento Técnico LAMA ASFÁLTICA Departamento Técnico Dez/2003 Introdução LAMA ASFÁLTICA SLURRY SEAL COULIS BETUMINEUX LECHADA ASFÁLTICA BITUME SCHLAME São as nomenclaturas utilizadas em diferentes países para designar:

Leia mais

AULA 4 AGLOMERANTES continuação. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting

AULA 4 AGLOMERANTES continuação. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting AULA 4 AGLOMERANTES continuação Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil ASFALTOS Pavimento é uma estrutura

Leia mais

REUTILIZAÇÃO DE BORRACHA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

REUTILIZAÇÃO DE BORRACHA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA REUTILIZAÇÃO DE BORRACHA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA PROF. DR. JOSÉ LEOMAR FERNANDES JÚNIOR Departamento de Transportes - STT Escola de Engenharia de São Carlos - USP 1 Resíduos

Leia mais

A aposta em soluções de baixo custo

A aposta em soluções de baixo custo Em que pensamos quando falamos em soluções de baixo custo? Materiais baratos? Sistemas de execução rápida e simples? Soluções duradouras? Solução inicial mais barata vs solução global mais económica? Qual

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO DE SUPERFÍCIE DE PAVIMENTOS. Rodovias III UPF Prof. Fernando Pugliero

AVALIAÇÃO DO ESTADO DE SUPERFÍCIE DE PAVIMENTOS. Rodovias III UPF Prof. Fernando Pugliero AVALIAÇÃO DO ESTADO DE SUPERFÍCIE DE PAVIMENTOS Rodovias III UPF Prof. Fernando Pugliero ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO 1) Objetivos de uma avaliação superficial de pavimentos; 2) Métodos existentes para avaliação

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO CAMADA ANTI-REFLEXÃO DE TRINCAS EM MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS RÍGIDOS VITÓRIA ES

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO CAMADA ANTI-REFLEXÃO DE TRINCAS EM MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS RÍGIDOS VITÓRIA ES UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO CAMADA ANTI-REFLEXÃO DE TRINCAS EM MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS RÍGIDOS VITÓRIA ES Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Geotex Comércio de Geossintéticos

Leia mais

AULA 3: PAVIMENTAÇÃO RODOVIÁRIA

AULA 3: PAVIMENTAÇÃO RODOVIÁRIA AULA 3: PAVIMENTAÇÃO RODOVIÁRIA Disciplina: Sistemas de transportes Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - Campus Centro Pavimentação no Brasil Pavimentos com baixo conforto ao rolamento; 1 a 2

Leia mais

O que são agregados? Agregados 2

O que são agregados? Agregados 2 AGREGADOS O que são agregados? Agregados 2 O que são agregados? Agregados 3 O que são agregados? Agregados 4 O que são agregados? ABNT NBR 9935/2005: Material sem forma ou volume definido, geralmente inerte,

Leia mais

MICROAGLOMERADO BETUMINOSO A FRIO. Uma Técnica de Referência. Pedro Seixas

MICROAGLOMERADO BETUMINOSO A FRIO. Uma Técnica de Referência. Pedro Seixas MICROAGLOMERADO BETUMINOSO A FRIO Uma Técnica de Referência Congresso Rodoviário Português - Abril 2006 Princípios gerais Construir Estradas de altas prestações Cumprir as normas em vigor. Colaborar na

Leia mais

IMPREGNAÇÃO ASFÁLTICA DE MANTA GEOTEXTIL EM INTERCAMADAS DO PAVIMENTO

IMPREGNAÇÃO ASFÁLTICA DE MANTA GEOTEXTIL EM INTERCAMADAS DO PAVIMENTO IMPREGNAÇÃO ASFÁLTICA DE MANTA GEOTEXTIL EM INTERCAMADAS DO PAVIMENTO Impregnação de Geotextil / Intercamadas ¾Introdução: O uso de tecido poliéster (mantas geotexteis) em intercamadas de pavimentos asfálticos

Leia mais

V JORNADAS LUSO-BRASILEIRAS DE PAVIMENTOS: POLÍTICAS E TECNOLOGIAS

V JORNADAS LUSO-BRASILEIRAS DE PAVIMENTOS: POLÍTICAS E TECNOLOGIAS CASSIO EDUARDO LIMA DE PAIVA Prof. Dr. UNICAMP Campinas/Brasil THAYSE BALAROTTI PEDRAZZI Prof. Msc. UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE São Paulo/Brasil COMPARAÇÃO ECONÔMICA ENTRE PROCEDIMENTOS CONSTRUTIVOS

Leia mais

LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO

LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO Introdução Asfalto: Diversas aplicações como material de construção Propriedades isolantes e adesivas Principal forma de revestimento de pavimentos no mundo Brasil:

Leia mais

FIGURA PORCENTAGEM DAS ESTRADAS PAVIMENTADAS E NÃO-PAVIMENTADAS (MUNICIPAIS E ESTADUAIS) NO ESTADO DE SÃO PAULO.

FIGURA PORCENTAGEM DAS ESTRADAS PAVIMENTADAS E NÃO-PAVIMENTADAS (MUNICIPAIS E ESTADUAIS) NO ESTADO DE SÃO PAULO. 1 1 - Introdução As estradas não-pavimentadas representam um importante meio de ligação entre as áreas rurais e urbanas. Servem para escoar produtos e safras e proporcionam aos moradores do campo acesso

Leia mais

MATERIAIS DE BASE, SUB- BASE E REFORÇO DO SUBLEITO

MATERIAIS DE BASE, SUB- BASE E REFORÇO DO SUBLEITO MATERIAIS DE BASE, SUB- BASE E REFORÇO DO SUBLEITO Introdução Tipos de revestimentos asfálticos 2 Introdução Classificação dos materiais segundo seu comportamento frente aos esforços: Materiais granulares

Leia mais

Helena Lima, EP, S.A. Oscar Furtado, CENOR

Helena Lima, EP, S.A. Oscar Furtado, CENOR 1 Helena Lima, EP, S.A. Oscar Furtado, CENOR Índice Enquadramento A caracterização do pavimento rígido A solução de beneficiação A camada de desgaste em mistura betuminosa anti-fissuras rugosa A aplicação

Leia mais

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL. Materiais e critérios de seleção

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL. Materiais e critérios de seleção DER-MG II Seminário de Sinalização e Segurança Viária SINALIZAÇÃO HORIZONTAL Materiais e critérios de seleção Heverton Moreira Considerando os estudos e a aprovação na 8 a Reunião Ordinária da Câmara Temática

Leia mais

Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades:

Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades: Geotêxtil Bidim Propriedades Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades: Elevada permeabilidade: 10 a 200 vezes mais permeável do que outros

Leia mais

Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE

Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE Infiltração de água no solo Processo pelo qual a água penetra no solo através de sua superfície. Fatores que afetam a infiltração Tipo de solo Umidade atual do solo Condutividade

Leia mais

Reciclagem de Pavimentos - Eficiência de uma Técnica Sustentável

Reciclagem de Pavimentos - Eficiência de uma Técnica Sustentável Reciclagem de Pavimentos - Eficiência de uma Técnica Sustentável Qual o papel do engenheiro hoje? Ecológico e sustentável Avaliação de soluções adequadas Financeiramente Tecnicamente Ecológico e sustentável

Leia mais

Indicadores de Segurança do Estado dos Pavimentos

Indicadores de Segurança do Estado dos Pavimentos Maria da Conceição Monteiro Azevedo CONFORTO SEGURANÇA Irregularidade vibrações Ruído interior e exterior Aderência características de atrito textura superficial Características de traçado (projecção de

Leia mais

Prof. Engº Pery C. G. de Castro. Revisado em outubro de 2009 PARTE - IV OBTENÇÃO E PREPARAÇÃO DO RAP E RAM

Prof. Engº Pery C. G. de Castro. Revisado em outubro de 2009 PARTE - IV OBTENÇÃO E PREPARAÇÃO DO RAP E RAM Prof. Engº Pery C. G. de Castro Revisado em outubro de 2009 PARTE - IV OBTENÇÃO E PREPARAÇÃO DO RAP E RAM 1 EXECUÇÃO DA RECICLAGEM NA PISTA EXECUÇÃO DA RECICLAGEM NA PISTA 1) Caminhão tanque com emulsão

Leia mais

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes AUDIÊNCIA PUBLICA Recuperação Funcional do Pavimento, com a Integração dos Serviços de Manutenção dos Pavimentos e Conservação de Faixa de Domínio

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL VIAS DE COMUNICAÇÃO. Luís de Picado Santos Misturas Betuminosas

MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL VIAS DE COMUNICAÇÃO. Luís de Picado Santos Misturas Betuminosas MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL VIAS DE COMUNICAÇÃO Luís de Picado Santos (picsan@civil.ist.utl.pt) Misturas Betuminosas Materiais elementares: betume e agregados Tipos correntes de misturas betuminosas

Leia mais

122 ANEXO B MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO DE ESTRADAS NÃO- PAVIMENTADAS (EATON ET AL., 1987) - "A METHOD FOR RATING UNSURFACED ROADS"

122 ANEXO B MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO DE ESTRADAS NÃO- PAVIMENTADAS (EATON ET AL., 1987) - A METHOD FOR RATING UNSURFACED ROADS 122 ANEXO B MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO DE ESTRADAS NÃO- PAVIMENTADAS (EATON ET AL., 1987) - "A METHOD FOR RATING UNSURFACED ROADS" 123 B - Método de Classificação de Estradas Não- Pavimentadas Desenvolvido

Leia mais

Borracha de Ligação. Aplicação: Características: Armazenagem:

Borracha de Ligação. Aplicação: Características: Armazenagem: Borracha de Ligação A ligação Pré-Moldado SILVERCAP, foi especialmente desenvolvida para uso em conserto e reforma de pneus, pelos processos de vulcanização em prensa e/ou autoclave. Uso em pneus radiais

Leia mais

REFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE ESTADO DE MINAS GERAIS

REFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE ESTADO DE MINAS GERAIS ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS OPERAÇÃO TAPA BURACOS RecomposiçãoPavimentação Pintura de ligação Especificação de Serviço DNERES 307/97 1 DEFINIÇÃO Pintura de ligação consiste na aplicação de ligante betuminoso

Leia mais

RECAPEAMENTOS SEM FUNÇÃO ESTRUTURAL

RECAPEAMENTOS SEM FUNÇÃO ESTRUTURAL 14 RECAPEAMENTOS SEM FUNÇÃO ESTRUTURAL Eng Pery C. G. de Castro Setembro/2009 1. INTRODUÇÃO Os recapeamentos usados na conservação dos pavimentos asfálticos têm por objetivo melhorar as condições da superfície

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II CBUQ Ana Elza Dalla Roza e Lucas Ribeiro anaelza00@hotmail.com - luccasrsantos@gmail.com Misturas Betuminosas Concreto, de um modo geral,

Leia mais

elevado volume de tráfego

elevado volume de tráfego Long-Life Asphalt Pavements Technical version Pavimentos Asfálticos de Elevada Performance e Pavimentos de Longa Duração Conservação de Pavimentos de Longa Duração Exemplo prático de um projecto de conservação

Leia mais

2Concepção. de pavimentos

2Concepção. de pavimentos 2Concepção de pavimentos 21 O pavimento de uma estrada ou de um arruamento é constituído por um conjunto de camadas colocadas horizontalmente sobre o terreno, tendo como principal função, proporcionar

Leia mais

PROJETO DE MISTURA RECICLADA A QUENTE

PROJETO DE MISTURA RECICLADA A QUENTE 17 PARTE-III PROJETO DE MISTURA RECICLADA A QUENTE 1. ORIENTAÇÃO GERAL a) Apreciar todas as etapas necessárias ao proporcionamento dos materiais utilizados. b) Seleção do tipo ou grau e quantidade do cimento

Leia mais

GUIA RÁPIDO FISSURAS, TRINCAS E RACHADURAS

GUIA RÁPIDO FISSURAS, TRINCAS E RACHADURAS GUIA RÁPIDO FISSURAS, TRINCAS E RACHADURAS C A U S A S E R I S C O S O PROBLEMA FISSURAS, RACHADURAS E TRINCAS: SE NEGLIGENCIADAS PODEM ACARRETAR EM ALGO MUITO MAIS SÉRIO É difícil não se incomodar com

Leia mais

XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIENCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Sustentabilidade: Mudança dos Padrões de Consumo

XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIENCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Sustentabilidade: Mudança dos Padrões de Consumo XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIENCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Sustentabilidade: Mudança dos Padrões de Consumo A incorporação de resíduos de borracha em asfaltos convencionais Jhonata de Oliveira

Leia mais

CONSERVAÇÃO DE ROTINA

CONSERVAÇÃO DE ROTINA CONSERVAÇÃO DE ROTINA PARTE 3 Engº Pery C. G. de Castro Revisado em setembro/2009 1 CONSERVAÇÃO DE ROTINA Visa corrigir os defeitos que surgem no pavimento. Em alguns tipos de defeitos é possível dar duas

Leia mais

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA SETOR DE ENGENHARIA

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA SETOR DE ENGENHARIA MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: Pavimentação Asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) sobre revestimento existente. LOCAL: Rua Olímpio Maciel e Rua José Coelho. Fevereiro / 2010 1 SUMÁRIO 1.

Leia mais

TECNOLOGIAS PARA COMPACTAÇÃO ASFÁLTICA

TECNOLOGIAS PARA COMPACTAÇÃO ASFÁLTICA TECNOLOGIAS PARA COMPACTAÇÃO ASFÁLTICA Eng. Juliano Gewehr Especialista de Produtos e Engenharia de Aplicação 6 de Abril de 2016 GRUPO WIRTGEN Equipamentos e tecnologias para todo o processo de construção,

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Norma Rodoviária DNER-PRO 013/94 Procedimento Página 1 de 5

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Norma Rodoviária DNER-PRO 013/94 Procedimento Página 1 de 5 Procedimento Página 1 de 5 RESUMO Este documento, que é uma norma técnica, fixa o procedimento para coleta de amostra de misturas betuminosas. Descreve as condições gerais para tomada de amostras e as

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Ensaios Laboratoriais Ana Elza Dalla Roza e Lucas Ribeiro anaelza00@hotmail.com - luccasrsantos@gmail.com Principais Ensaios CAP: Penetração

Leia mais

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes AUDIÊNCIA PUBLICA Recuperação Funcional do Pavimento, com a Integração dos Serviços de Manutenção dos Pavimentos e Conservação de Faixa de Domínio

Leia mais

GEOGRELHA GEOFOCO. Especificações Técnicas. Fabricado com padrão de qualidade ISO 9001

GEOGRELHA GEOFOCO. Especificações Técnicas. Fabricado com padrão de qualidade ISO 9001 GEOGRELHA GEOFOCO Especificações Técnicas Fabricado com padrão de qualidade ISO 9001 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS GEOGRELHA PAVIMENTO 50/50 A GEOGRELHA PARA PAVIMENTO GEOFOCO é feita à partir de filamentos

Leia mais

CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO, ORÇAMENTO E PAGAMENTO. Serviço: COMPACTAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DO SUB-LEITO Unidade: M² 1 MEDIÇÃO E ORÇAMENTO

CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO, ORÇAMENTO E PAGAMENTO. Serviço: COMPACTAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DO SUB-LEITO Unidade: M² 1 MEDIÇÃO E ORÇAMENTO Serviço: COMPACTAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DO SUB-LEITO Unidade: M² A medição do serviço de regularização do sub-leito será feita por metro quadrado (m²) de pista concluída, de acordo com plataforma de terraplenagem

Leia mais

Utilização da Geogrelha HATELIT C na restauração do pavimento da MG-424

Utilização da Geogrelha HATELIT C na restauração do pavimento da MG-424 relato de experiência Utilização da Geogrelha HATELIT C na restauração do pavimento da MG-424 Cássio Alberto Teoro do Carmo Huesker Ltda. Tem-se observado no meio rodoviário a preocupação entre os projetistas

Leia mais

B R A S I L. Tecnologia e inovação pelo melhor preço. PASSEIO UHP 4x4 SUV VANS. Distribuidor exclusivo NOS MOVEMOS COM VOCÊ.

B R A S I L. Tecnologia e inovação pelo melhor preço. PASSEIO UHP 4x4 SUV VANS. Distribuidor exclusivo NOS MOVEMOS COM VOCÊ. Tecnologia e inovação pelo melhor preço B R A S I L Distribuidor exclusivo NOS MOVEMOS COM VOCÊ www.tiresur.com PASSEIO UHP 4x4 SUV O V A T I O N : P A S S I O N F O R M O T I O N PASSEIO UHP 4x4 SUV T

Leia mais

ASFALTOS MODIFICADOS

ASFALTOS MODIFICADOS ASFALTOS MODIFICADOS Razões para substituição de asfaltos convencionais por modificados Vias com alto volume de tráfego (ex.: corredores de ônibus) Melhoria da resistência à formação de trilhas de roda

Leia mais

MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS INFRAESTRUTURA

MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS INFRAESTRUTURA PAVIMENTAÇÃO: É uma estrutura constituída por camadas sobrepostas, construídas sobre a terraplenagem, que possuem espessuras e materiais determinadas por um dos inúmeros métodos de dimensionamento e que

Leia mais

ASFALTOS PARA PAVIMENTAÇÃO MAIO

ASFALTOS PARA PAVIMENTAÇÃO MAIO ASFALTOS PARA PAVIMENTAÇÃO MAIO 2005 1.Asfaltos: Definição. Asfaltos Material betuminoso composto por hidrocarbonetos (CH) de alto peso molecular, não voláteis, originados de petróleos por destilação natural

Leia mais

ASFALTO MODIFICADO COM POLÍMEROS (A M P)

ASFALTO MODIFICADO COM POLÍMEROS (A M P) ASFALTO MODIFICADO COM POLÍMEROS (A M P) Tecnologia para prolongar a vida dos pavimentos asfálticos. DEZ/2003 Asfalto Modificado (melhorado) ¾Histórico Ao longo de 30 anos (Europa/USA) têm desenvolvidos

Leia mais

DEFEITOS DE FUNDIÇÃO AREIA VERDE RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR/2017

DEFEITOS DE FUNDIÇÃO AREIA VERDE RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR/2017 DEFEITOS DE FUNDIÇÃO AREIA VERDE RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR/2017 DEFEITOS DE MOLDAGEM Inclusão de areia Causas:.erosão (lavagem).explosão (reação de oxidação).escamas.rabo-de-rato.quebra de cantos do molde..fechamento

Leia mais

Concreto Protendido. ESTADOS LIMITES Prof. Letícia R. Batista Rosas

Concreto Protendido. ESTADOS LIMITES Prof. Letícia R. Batista Rosas Concreto Protendido ESTADOS LIMITES Prof. Letícia R. Batista Rosas Concreto Protendido Como se pôde ver até agora, a tecnologia do concreto protendido é essencialmente a mesma do concreto armado, com a

Leia mais

Nº total de Rio de Janeiro RJ CEP Palavras-chave: páginas Tel/fax: (0xx21) Pavimentação, deformação, defeitos, terminologia 12

Nº total de Rio de Janeiro RJ CEP Palavras-chave: páginas Tel/fax: (0xx21) Pavimentação, deformação, defeitos, terminologia 12 DNIT NORMA DNIT 005/2003 - TER Defeitos nos pavimentos flexíveis e semi-rígidos Terminologia MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA- ESTRUTURA DE TRANSPORTES DIRETORIA DE PLANEJAMENTO

Leia mais

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber.

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS, PISOS DE CONCRETO E DOS REVESTIMENTOS. CONSTRUÇÃO CIVIL PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS CONSTRUÇÃO CIVIL PATOLOGIA "A patologia na construção

Leia mais

C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO REMENDOS PROFUNDOS Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Novembro de 2015 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 042 Rev.2 Especificação Particular para Execução de Remendos Profundos

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM EM RECAPEAMENTO ASFÁLTICO SOBRE PAVIMENTO RÍGIDO CST/SERRA ES

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM EM RECAPEAMENTO ASFÁLTICO SOBRE PAVIMENTO RÍGIDO CST/SERRA ES UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM EM RECAPEAMENTO ASFÁLTICO SOBRE PAVIMENTO RÍGIDO CST/SERRA ES Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Geotex Comércio de Geossintéticos Ltda. PERÍODO 2004

Leia mais

4. AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA

4. AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA 4. AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA Principal componente: aderência Coeficiente de atrito longitudinal: CAL = F /R Coeficiente de atrito transversal: CAT = N /R UFPR TAP 200 4. AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA Macrorugosidade:

Leia mais

Trecho. Situação antes da obra de restauração:

Trecho. Situação antes da obra de restauração: Trecho 1 Trecho Situação antes da obra de restauração: 2 Projeto de Restauração Projeto da CONSULPAV Número N de projeto (RPA) para 20 anos = 2.46 x 10 6 ; Performance Grade: PG 64-10; Ligante asfáltico

Leia mais

4. MATERIAIS UTILIZADOS

4. MATERIAIS UTILIZADOS 4. MATERIAIS UTILIZADOS Descrevem-se nesse capítulo a origem e as características dos materiais utilizados na pesquisa. 4.1 AREIA O Departamento de Edificações Rodovias e Transportes do Ceará - DERT, cedeu

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT. Estradas 2

Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT. Estradas 2 Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET Curso: Bacharelado em Engenharia Civil Estradas 2 Prof. Me. Arnaldo Taveira Chioveto MATERIAIS BETUMINOSOS

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Histórico e Definições anaelza00@hotmail.com Considerações Gerais Pavimentação e a Sociedade O asfalto é sinônimo de progresso e desenvolvimento

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT. Estradas 2

Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT. Estradas 2 Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET Curso: Bacharelado em Engenharia Civil Estradas 2 Prof. Me. Arnaldo Taveira Chioveto BREVE HISTÓRICO + = ESTRUTURA

Leia mais

A QUALIDADE DOS ASFALTOS PARA CBUQ. José Carlos Moura Massaranduba Engenheiro Civil

A QUALIDADE DOS ASFALTOS PARA CBUQ. José Carlos Moura Massaranduba Engenheiro Civil A QUALIDADE DOS ASFALTOS PARA CBUQ José Carlos Moura Massaranduba Engenheiro Civil O IDEAL POR QUE USAR ASFALTOS DE MELHOR QUALIDADE? Clima Tráfego Execução Conservação Idade Falhas: Trilha de rodas Trincamento

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO EMULSÃO ASFALTICA PARA IMPRIMAÇÃO (E.A.I BIO PRIME )

MEMORIAL DESCRITIVO EMULSÃO ASFALTICA PARA IMPRIMAÇÃO (E.A.I BIO PRIME ) MEMORIAL DESCRITIVO EMULSÃO ASFALTICA PARA IMPRIMAÇÃO (E.A.I BIO PRIME ) INTRODUÇÃO: A emulsão asfáltica (E.A.I BIO PRIME ) foi desenvolvida pela Distribuidora Brasileira de Asfalto Ltda - DISBRAL para

Leia mais

GUIA DE ESPECIFICÃO PROCRYL AC-I + PROCRYL AC-I + PROCRYL PROCRYL HARD AC-I + PROCRYL AC-I + PROCRYL PINTURA IMPERMEÁVEL

GUIA DE ESPECIFICÃO PROCRYL AC-I + PROCRYL AC-I + PROCRYL PROCRYL HARD AC-I + PROCRYL AC-I + PROCRYL PINTURA IMPERMEÁVEL PATOLOGIAS Neste caderno serão apresentadas as soluções da linha Procryl para atendimento dos requisitos de tratamento e correção de patologias. Temos com objetivo, facilitar o entendimento, projeção e

Leia mais

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS GENERALIDADES Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura; Devem ter resistência adequada para suportar as

Leia mais

M U N I C Í P I O D E S A B Á U D I A Praça da Bandeira, 47 FONE (43) CEP CNPJ/MF /

M U N I C Í P I O D E S A B Á U D I A Praça da Bandeira, 47 FONE (43) CEP CNPJ/MF / MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO BÁSICO RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTO ASFALTICA DAS AVENIDAS JACOMO VALERIO E PRESIDENTE CAMPOS SALLES MUNICIPIO DE SABÁUDIA/PR OBRA: RECUPERAÇÃODE PAVIMENTO ASFALTICO EM CBUQ (CONCRETO

Leia mais

AULA 7 MATERIAIS DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

AULA 7 MATERIAIS DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA AULA 7 MATERIAIS DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA Prof.º: Roque Rodrigo Rodrigues Disciplina: Pavimentos especiais Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - Campus Centro BASES E SUB-BASE FLEXÍVEIS Material

Leia mais

ESTUDO DE FADIGA EM LABORATÓRIO DE MISTURAS ASFÁLTICAS MORNAS COM UTILIZAÇÃO DE ENSAIOS DE TRAÇÃO INDIRETA POR COMPRESSÃO DIAMETRAL

ESTUDO DE FADIGA EM LABORATÓRIO DE MISTURAS ASFÁLTICAS MORNAS COM UTILIZAÇÃO DE ENSAIOS DE TRAÇÃO INDIRETA POR COMPRESSÃO DIAMETRAL ESTUDO DE FADIGA EM LABORATÓRIO DE MISTURAS ASFÁLTICAS MORNAS COM UTILIZAÇÃO DE ENSAIOS DE TRAÇÃO INDIRETA POR COMPRESSÃO DIAMETRAL Marlova Johnston 1, Gracieli Bordin Colpo 1, Lélio Antônio Teixeira Brito

Leia mais

REVESTIMENTOS VERTICAIS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I

REVESTIMENTOS VERTICAIS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I REVESTIMENTOS VERTICAIS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I O CONCEITO FUNCIONAL É um elemento funcional do edifício com funções bem

Leia mais

DIRETOR INDUSTRIAL NOSSO DISTRIBUIDOR GOIAS ENGEMAC

DIRETOR INDUSTRIAL NOSSO DISTRIBUIDOR GOIAS ENGEMAC DIRETOR INDUSTRIAL NOSSO DISTRIBUIDOR GOIAS ENGEMAC 50 ANOS FABRICANDO EQUIPAMENTOS ROBERTO PROFESSOR SENAI EM 1954 INICIO DE FABRICAÇÃO CARPIDEIRAS GERALDÃO 1958 ROBERTO COMPRA SEU PRIMEIRO TORNO 1957

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina.

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina. Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina. 2. DESCRIÇÃO: O REVESTLISO CAMADA FINA é uma argamassa branca, mineral, de alta resistência e aderência, para acabamento de paredes e tetos com camada

Leia mais

REVISTA SABER ACADÊMICO N 21 / ISSN BARRETO, S. S, 2016 ESTUDO E ABORDAGEM DA ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DAS PATOLOGIAS EM PAVIMENTO

REVISTA SABER ACADÊMICO N 21 / ISSN BARRETO, S. S, 2016 ESTUDO E ABORDAGEM DA ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DAS PATOLOGIAS EM PAVIMENTO 1 REVISTA SABER ACADÊMICO N 21 / ISSN 1980-5950 BARRETO, S. S, 2016 Artigo original ESTUDO E ABORDAGEM DA ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DAS PATOLOGIAS EM PAVIMENTO BARRETO, S. S. 1 Nome completo: Barreto Sheila

Leia mais

SUGESTÕES DE TÉCNICAS PARA APLICAÇÃO DO AGENTE ANTIPÓ Dez/2016

SUGESTÕES DE TÉCNICAS PARA APLICAÇÃO DO AGENTE ANTIPÓ Dez/2016 SUGESTÕES DE TÉCNICAS PARA APLICAÇÃO DO AGENTE ANTIPÓ Dez/2016 DEFINIÇÃO A utilização do Agente Antipó compreende a execução de pintura de imprimação sobre a superfície de ruas e estradas não pavimentadas,

Leia mais

ESTUDO DO DESEMPENHO DE REVESTIMENTOS ASFÁLTICOS DELGADOS DO TIPO TRATAMENTO SUPERFICIAL ATRAVÉS DO EMPREGO DE ENSAIOS ACELERADOS

ESTUDO DO DESEMPENHO DE REVESTIMENTOS ASFÁLTICOS DELGADOS DO TIPO TRATAMENTO SUPERFICIAL ATRAVÉS DO EMPREGO DE ENSAIOS ACELERADOS ESTUDO DO DESEMPENHO DE REVESTIMENTOS ASFÁLTICOS DELGADOS DO TIPO TRATAMENTO SUPERFICIAL ATRAVÉS DO EMPREGO DE ENSAIOS ACELERADOS Synardo Leonardo de Oliveira Pereira Suelly Helena de Araújo Barroso ESTUDO

Leia mais

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE REFORÇO EM RECOMPOSIÇÃO DE PISTA DA RODOVIA SP-88

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE REFORÇO EM RECOMPOSIÇÃO DE PISTA DA RODOVIA SP-88 APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE REFORÇO EM RECOMPOSIÇÃO DE PISTA DA RODOVIA SP-88 Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Eng. Pedro Henrique Plassa ABRIL 1997 Revisado

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli CONCEITOS: Seção (Perfil) Transversal é a representação geométrica, no plano vertical, de alguns elementos dispostos transversalmente, em determinado ponto

Leia mais

PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS

PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Fundação Carmelitana Mário Palmério Materiais de Construção Civil PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Professor: Yuri Cardoso Mendes Revestimentos cerâmicos Para realizar um bom projeto de revestimento

Leia mais

ARGAMASSAS CIMENTÍCIAS

ARGAMASSAS CIMENTÍCIAS ARGAMASSAS CIMENTÍCIAS Tabela de Mercado potencial / Aplicações Residencial e não residencial (utilização ligeira a média) Betonilha Argamassa de nivelamento Industrial (utilização média a alta) Argamassa

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Norma Rodoviária DNER-PRO 007/94 Procedimento Página 1 de 7

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Norma Rodoviária DNER-PRO 007/94 Procedimento Página 1 de 7 Procedimento Página 1 de 7 RESUMO Este documento, que é uma norma técnica, fixa o procedimento a ser adotado na avaliação subjetiva quanto ao conforto e a suavidade do rolamento proporcionados pela superfície

Leia mais

13 o Encontro Técnico DER-PR

13 o Encontro Técnico DER-PR 13 o Encontro Técnico DER-PR Imprimaduras Impermeabilizante e Ligante Osvaldo Tuchumantel Jr. Imprimadura ato ou efe ito de imprima r Impermeabilizante - Aplicação uniforme de material betuminoso sobre

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil. Profa. Adriana Goulart dos Santos

Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil. Profa. Adriana Goulart dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil Profa. Adriana Goulart dos Santos Ementa: Classificação de solos para fins rodoviários; Materiais granulares: processo de seleção

Leia mais

INFRAESTRUTURA URBANA REDE VIÁRIA

INFRAESTRUTURA URBANA REDE VIÁRIA INFRAESTRUTURA URBANA REDE VIÁRIA REDE VIÁRIA entendimento A rede viária é a mais importante: É a mais cara: 50% do custo total de urbanização Ocupa entre 20% e 25% do solo urbano Sistema menos flexível

Leia mais

CONCRETO. FMC Profª Bárbara Silvéria

CONCRETO. FMC Profª Bárbara Silvéria CONCRETO FMC Profª Bárbara Silvéria Concreto - conceito O concreto é um material de construção resultante da mistura de aglomerante, agregados e água, formando um bloco monolítico; Concreto conceito A

Leia mais

BENEFICIAÇÃO E REABILITAÇÃO DOS PAVIMENTOS DA A22 VIA DO INFANTE, ENTRE O NÓ DA GUIA E O NÓ DE FARO/AEROPORTO

BENEFICIAÇÃO E REABILITAÇÃO DOS PAVIMENTOS DA A22 VIA DO INFANTE, ENTRE O NÓ DA GUIA E O NÓ DE FARO/AEROPORTO BENEFICIAÇÃO E REABILITAÇÃO DOS PAVIMENTOS DA A22 VIA DO INFANTE, ENTRE O NÓ DA GUIA E O NÓ DE FARO/AEROPORTO EDUARDO FUNG Coordenador de Projectos da COBA,S.A. e Director Técnico da CONSULSTRADA FERNANDO

Leia mais

CAPÍTULO 3 DESCRIÇÃO DA OBRA DE RECICLAGEM

CAPÍTULO 3 DESCRIÇÃO DA OBRA DE RECICLAGEM CAPÍTULO 3 DESCRIÇÃO DA OBRA DE RECICLAGEM 3.1 INTRODUÇÃO Esta obra refere-se à beneficiação de um troço da EN 244 entre Ponte Sôr e o cruzamento com a EN 118, já no concelho de Gavião, com uma extensão

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 05/06/ PRODUTO: Multi Porcelanato Interno

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 05/06/ PRODUTO: Multi Porcelanato Interno Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Multi Porcelanato Interno 2. DESCRIÇÃO: A Multi Porcelanato Interno é uma argamassa colante especial para assentamento de peças cerâmicas tipo porcelanato em áreas internas.

Leia mais