IMPLANTAÇÃO DE UMA CAPTAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMPLANTAÇÃO DE UMA CAPTAÇÃO"

Transcrição

1 IMPLANTAÇÃO DE UMA CAPTAÇÃO PROSPECÇÃO HIDROGEOLÓGICA: Uma Metodologia Conjunto de estudos, operações e trabalhos que, desenvolvidos e analisados de forma integrada, permitem seleccionar o local mais favorável para a realização de uma obra de pesquisa (sondagem) que antecede a obra de captação. xxx Abordagem: simples e resumida; Baseada em: conhecimentos e experiência próprios cruzados e enriquecidos com consulta de outros autores.

2 JOSÉ MARTINS DE CARVALHO, 2005 Obra de referência Tese de doutoramento: as linhas metodológicas que, na sua perspectiva, devem guiar os estudos de prospecção hidrogeológica. CIÊNCIAS INCLUÍDAS NA METODOLOGIA DE PROSPECÇÃO -Geologia; -Geomorfologia; -Geologia estrutural; -Geofísica; - Hidrogeologia. COMO EVOLUIU A PROSPECÇÃO, Em Portugal Até meados dos anos sessenta: Câmaras ou reservatórios construídos sobre as emergências naturais, minas e poços; destaca-se FREIRE DE ANDRADE. Entre 1963 e meados dos anos setenta: Introduzida a prática de construção de furos; implantação próxima das captações pré-existentes e orientados, geralmente, por critérios simples, geológicos e estruturais: destaca-se HERTMURT SEIFERT.

3 Primeiros anos da década de oitenta: Inicia-se um NOVO CICLO é o nascimento da verdadeira prospecção hidrogeológica - com a introdução de Modelos Geológico-Estruturais, consistentes e profissionais, que servem de suporte físico aos Modelos Hidrogeológicos. No arranque do novo ciclo, , destacaram-se: PORTUGAL FERREIRA: na condição de Petrólogo e Estruturalista; LOPO MENDONÇA & MARTINS CARVALHO: na condição de Hidrogeólogos, que juntaram de forma muito significativa, as competências geológico-estrutural e hidrogeológica. Desenvolvimento do Novo Ciclo, ao Longo do Tempo Prospecção, pesquisa e captação, cada vez mais profunda e mais afastada. METODOLOGIA GERAL DE PROSPECÇÃO - Visita inicial ao terreno; - Pesquisa de informação técnico-cientifica, em arquivos e bases de dados; - Conhecimento de interpretações anteriores, reanálise e reaproveitamento dos dados; - Consulta de cartas temáticas, geológicas, geomorfológicas, estruturais; - Fotointerpretação geológica, a escalas intermédias; - Preparação de mapas e outras bases para trabalhos de campo; -Trabalhos de campo: geológicos, estruturais e hidrogeológicos; - Prospecção geofísica: técnicas adequadas; - Análise integrada de toda a informação e resultados obtidos.

4 VISITA INICIAL AO TERRENO Esta visita é essencial e indispensável: é o 1º Contacto com a realidade geológica e hidrogeológica; orientará a fase seguinte de pesquisa de informação técnica e ciêntífica; não raro, revela aspectos surpreendentes. PESQUISA, CONSULTA E COMPILAÇÃO DE DADOS -Arquivos das Concessionárias existem estudos, notas e informações técnicas que permitem uma primeira aproximação ao quadro geológico e hidrogeológico. -Direcção-Geral de Energia e Geologia (D.G.E.G.) possui um arquivo muito rico organizado por Concessões e Explorações, -Laboratório Nacional de Energia e Geologia (L.N.E.G.), antigo (I.G.M.); destaca-se pelo acervo de relatórios de sondagens hidrogeológicas (décadas de reunião) INTERPRETAÇÕES ANTERIORES i) Análise dos modelos hidrogeológicos anteriormente propostos. ii) Reanálise e reaproveitamento dos dados existentes; iii) Eventual reformulação dos modelos conceptuais. CONSULTA DE CARTAS TEMÁTICAS Para enquadramento regional das áreas a investigar, nos campos geológico, geomorfológico e estrutural. FOTOINTERPRETAÇÃO DE FOTOGRAFIAS AÉREAS: Gabinete Técnica de aplicação universal, indispensável em estudos de fracturação; i) Identificação de estruturas lineares: tem grande interesse hidrogeológico; 1º passo na identificação de falhas e grandes fracturas que condicionam os padrões regionais de fluxo. -ii) Identificação de corpos geológicos e estruturas geomorfológicas;.

5 MAPAS E BASES, PARA TRABALHOS DE CAMPO - Carta Militar de Portugal, à escala 1/ ; - Fotografias aérias (as da fotointerpretação); - Ortofotomapas (grandes escalas). Mapas e Bases GEOREFERENCIADAS, e toda a informação pontual a recolher no campo. TRABALHOS DE CAMPO -Inventário de pontos de água: ficha tipo; -Trabalhos de Geologia: reconhecimentos e cartografia; - Estudos de fracturação: às escalas regional e de afloramento. Arquitectura Geral de Uma Falha.

6 Exemplo de arquitectura geral de uma falha Arquitectura de uma falha em rocha competente, não alterada.

7 Exemplo de arquitectura de uma falha em rocha competente, não alterada. ESTUDOS GEOFÍSICOS IDENTIFICAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO E GEOMETRIA DO SUBSOLO, -Posição rigorosa de falhas e seu desenvolvimento em profundidade; - Morfologia de falhas e diversos corpos geológicos; -Localização e delimitação de corpos geológicos muito alterados; -Detecção de novas falhas, de zonas fracturadas e de contactos geológicos. HIDROGEÓLOGO: Apresenta ao GEOFÍSICO as questões que pretende confirmar, esclarecer ou aprofundar. GEOFÍSICO: Escolhe o método e interpreta os resultados. HIDROGEÓLOGO + GEOFÍSICO: Análise conjunta confronto entre modelo geológico pré-formulado e a interpretação geofísica; HIDROGEÓLOGO: Modelo enriquecido ou reformulado.

8 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PROSPECÇÃO GEOFÍSICA - Geoeléctricos; - Electromagnéticos; - Magnéticos; -Gravimétricos. MÉTODOS GEOELÉCTRICOS: TÉCNICAS -Sondagens eléctricas verticais (SEV); espessura de alteração de rochas; -Perfis de resistividade aparente e tomografias; Estruturas de falha (com diferentes inclinações), zonas de alteração, massas rochosas de resistividade muito contrastante, e as respectivas morfologias. -Dispositivos do tipo rectângulo ; Mapa de resistividades aparentes; definem-se alinhamentos de anomalias de baixo ou alto valor, indiciadoras de corpos e estruturas lineares notáveis. MODELO GEOLÓGICO-ESTRUTURAL (ZONA DE DESCARGA DE ÁGUA MINERAL OU DE NASCENTE) -ELABORAÇÃO DO MODELO: análise integrada de todos os dados recolhidos; -CONTRIBUTO: Geologia ; Geomorfologia; Geologia estrutural, Geofísica e Hidrogeologia; -APRESENTAÇÃO DO MODELO: mapa global, complementado com perfis geológicos em escala adequada e georeferenciado;

9 MODELO HIDROGEOLÓGICO (ZONA DE DESCARGA DE ÁGUA MINERAL OU DE NASCENTE) A apresentação: sobre versão simplificada do mapa e dos perfis geológico-estruturais (modelo geológico-estrutural), Inclusão: dos elementos e parâmetros hidrogeológicos referentes à água mineral natural e à água comum. Definição: papel hidrogeológico de falhas, grandes fracturas, filões, contactos geológicos e zonas de alteração. MODELO HIDROGEOLÓGICO GLOBAL: zonas de recarga e de percolação, em circuito longo e profundo; -De qual direcção procede a água nobre? Simples/indefinição; IMPLANTAÇÃO DA SONDAGEM DE PESQUISA E EVENTUAL CAPTAÇÃO -Selecção de locais favoráveis: sobre o mapa hidrogeológico da zona de descarga, ordenados por prioridades; -Estruturas favoráveis: -Falhas e fracturas de grande extensão; -Locais de intersecção de falhas e grandes fracturas; - Filões competentes e fracturados; -Contactos geológicos do tipo tectónico; -Margens de Falhas de caixa larga; - Zonas de maior espessura de rocha-de-cobertura.

10 CONDICIONANTES DE IMPLANTAÇÃO Acessibilidades para máquinas de perfuração; Disponibilidade de terrenos; Envolvente ambiental; Risco das captações a desastres naturais: fenómenos de inundação; Outros. CASO DE ESTUDO ÁGUA MINERAL NATURAL GASO-CARBÓNICA NO NORTE DE PORTUGAL A)ESTUDOS ANTERIORES -Inventário hidrogeológico exaustivo; -Reconhecimentos geológicos e estruturais; -Geofísica geoeléctrica, em áreas próximas das nascentes tradicionais, e segundo direcções interessantes, em zonas mais afastadas. -Estabeleceu-se um modelo hidrogeológico da área de descarga; -Fizeram-se sondagens inclinadas de pesquisa, marcaram-se 2 captações; -Captações, furos verticais, com sucesso; - Em exploração experimental, mesmo a baixos caudais, a água de uma captação descaracterizou, a outra não, mas o caudal sustentável, reduziu-se demasiado.

11 B) NOVOS ESTUDOS Objectivo Captar afastado das nascentes tradicionais e furos existentes, - Leitura de interpretações anteriores dados e modelo hidrogeológico; - Fotointerpretação realizada por GEÓLOGO ESTRUTURALISTA; - Estudos de fracturação no terreno: classificação e descrição de falhas e fracturas, sugeridas pela fotointerpretação; - Confirmações de inventário e localização de novos pontos de água do tipo difuso, por indicação de naturais da terra. -Constrangimento: Zona disponível para pesquisar, em zona coberta; -Geofísica de superfície: Em função do constrangimento, foi decidido proceder a estudos geofísicos de superfície, realizados por GEOFÍSICOS.

12

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS Os estudos, operações e trabalhos de prospecção hidrogeológica devem ser assegurados por TÉCNICOS E CIENTISTAS ESPECIALIZADOS nas áreas da Geologia, Geologia Estrutural e Geofísica. AO HIDROGEÓLOGO COORDENADOR do programa de prospecção, compete definir o tipo e sequência dos trabalhos, e a requisição de especialistas. Nenhum programa de prospecção oferece garantia plena de sucesso: mas contribui para reduzir significativamente - o risco do investimento; A DEFINIÇÃO DE BONS MODELOS, tem vindo a possibilitar: - A captação de água nobre em locais muito afastados; - A captação a profundidades significativas; - Afirmação e valorização dos estudos de prospecção hidrogeológica.

ACTIVIDADES HUMANAS AMBIENTE GEOLÓGICO IMPACTO NOS PROJECTOS DE ENGENHARIA

ACTIVIDADES HUMANAS AMBIENTE GEOLÓGICO IMPACTO NOS PROJECTOS DE ENGENHARIA ACTIVIDADES HUMANAS AMBIENTE GEOLÓGICO IMPACTO NOS PROJECTOS DE ENGENHARIA SCET- Geológica e de Minas IST 2007 ANTES DE INVESTIGAR A VIABILIDADE DE UM PROJECTO, EM PARTICULAR QUANDO EXISTE UM SISTEMA DE

Leia mais

O CICLO HIDROGEOLÓGICO D AS ÁGUA S MINERAIS

O CICLO HIDROGEOLÓGICO D AS ÁGUA S MINERAIS Conheça O CICLO HIDROGEOLÓGICO D AS ÁGUA S MINERAIS e das Á G UAS DE NASCENTE e seja um consumidor consciente! 2 CADERNOS APIAM águ O CICLO DA ÁGUA cicloda Para conhecermos a origem da água mineral natural

Leia mais

Detecção remota aplicada à prospecção de jazigos de minerais metálicos na zona centro de Portugal (região de Góis) R. Manuel, M.G. Brito & C.P.

Detecção remota aplicada à prospecção de jazigos de minerais metálicos na zona centro de Portugal (região de Góis) R. Manuel, M.G. Brito & C.P. Detecção remota aplicada à prospecção de jazigos de minerais metálicos na zona centro de Portugal (região de Góis) R. Manuel, M.G. Brito & C.P. Rosa XIX Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Geológica

Leia mais

Trabalho prático de Reconhecimento Geológico

Trabalho prático de Reconhecimento Geológico Trabalho prático de Reconhecimento Geológico LOCALIZAÇÃO Av. Duarte Pacheco Local de encontro - Bombas da TOTAL- Oeste das Amoreiras Obras Geotécnicas Mestrado Integrado em Engenharia Civil (4º Ano) Instituto

Leia mais

Revisões análise de cartas geológicas

Revisões análise de cartas geológicas Revisões análise de cartas geológicas As cartas geológicas são, regra geral, desenhadas sobre uma base topográfica que fornece alguma informação sobre o relevo da região, a rede hidrográfica, as povoações,

Leia mais

Prospecção Geotécnica

Prospecção Geotécnica Prospecção Geotécnica Define-se como o conjunto de operações que visam a determinação da natureza e características do terreno, sua disposição e acidentes com interesse para a obra/projecto a realizar.

Leia mais

Recuperação do antigo sistema hídrico de abastecimento de águas

Recuperação do antigo sistema hídrico de abastecimento de águas Recuperação do antigo sistema hídrico de abastecimento de águas naturais para o abastecimento de água aos principais jardins e fontanários públicos da Cidade de Penafiel PROJECTO SUD'EAU-2_SOE3/P2/E549

Leia mais

Introdução à CARTOGRAFIA GEOTÉCNICA

Introdução à CARTOGRAFIA GEOTÉCNICA MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL OBRAS GEOTÉCNICAS Introdução à CARTOGRAFIA GEOTÉCNICA M. F. Costa Pereira mfcp@ist.utl.pt http://dminas.ist.utl.pt/og2009 (1) Discussão alargada do tema in http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/cartas/carta03.html

Leia mais

Ensaio de Sísmica de Refracção

Ensaio de Sísmica de Refracção Ensaio de Sísmica de Refracção MEC IST 2009 Grandes domínios de utilização da Prospecção Geofísica Método geofísico Propriedade geofísica Gravimétricos Densidade P P S S S S 0 0 0 Importância relativa

Leia mais

ESTABILIDADE DE TALUDES

ESTABILIDADE DE TALUDES ESTABILIDADE DE TALUDES Taludes de uma mina Taludes de um canal Escavação de um talude para construção de uma auto-estrada 1. Para que serve a análise da estabilidade de taludes? Desenhar taludes mediante

Leia mais

CRITÉRIOS HIDROGEOLÓGICOS PARA A DEFINIÇÃO E FIXAÇÃO DOS PERÍMETROS DE PROTECÇÃO

CRITÉRIOS HIDROGEOLÓGICOS PARA A DEFINIÇÃO E FIXAÇÃO DOS PERÍMETROS DE PROTECÇÃO CRITÉRIOS HIDROGEOLÓGICOS PARA A DEFINIÇÃO E FIXAÇÃO DOS PERÍMETROS DE PROTECÇÃO José Alcântara da Cruz Direcção de Serviços de Recursos Hidrogeológicos Geotérmicos e de Petróleo Lisboa, 25/11/2011 PROGRAMA

Leia mais

Capítulo I INTRODUÇÃO

Capítulo I INTRODUÇÃO 1. A Física e a Geologia Capítulo I INTRODUÇÃO Geologia é o estudo da Terra como um todo, da sua origem, estrutura e composição, da sua história (incluindo o desenvolvimento da vida) e dos processos que

Leia mais

BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL. Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental

BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL. Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental EXPOSIÇÃO ÁGUA BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental Prospecção de águas subterrâneas com o uso de métodos geofísicos Vagner

Leia mais

Perigosidade Sísmica no Vale Inferior do Tejo e Algarve

Perigosidade Sísmica no Vale Inferior do Tejo e Algarve Forum dos Laboratórios de Estado 20 Setembro 2012 Perigosidade Sísmica no Vale Inferior do Tejo e Algarve João Carvalho 1, Pedro Terrinha 2, Ruben Dias 1, Gabriela Carrara 2 1 Laboratório Nacional de Energia

Leia mais

Riscos Naturais e Protecção Civil. 16 de Dezembro de 2010 Escola Secundária de Barcelinhos

Riscos Naturais e Protecção Civil. 16 de Dezembro de 2010 Escola Secundária de Barcelinhos Riscos Naturais e Protecção Civil 16 de Dezembro de 2010 Escola Secundária de Barcelinhos 1) Riscos naturais a. Erosão / Movimentos de vertente b. Cheias c. Sismos / Falhas geológicas 1) Plano Municipal

Leia mais

Grade curricular do curso de graduação em Geologia da Universidade Federal do Espírito Santo

Grade curricular do curso de graduação em Geologia da Universidade Federal do Espírito Santo 1 ENG 05501 Álgebra Linear e Geometria Analítica - Obr 30-30-0 3 60 1 ENG 05504 Cálculo I - Obr 30-30-0 3 60 1 ZOO 05228 Química Básica - Obr 15-0-30 2 45 1 DPV 05631 Ecologia Básica - Obr 60-0-0 4 60

Leia mais

Situação Actual à escala 1: Folha 335 Sul B 33 / B, H, I j Sul B 34 / C Sul C U, V, X Sul D 33 / H, C, E, D, T

Situação Actual à escala 1: Folha 335 Sul B 33 / B, H, I j Sul B 34 / C Sul C U, V, X Sul D 33 / H, C, E, D, T 1. Síntese dos trabalhos realizados O IGEO dispõe de um acervo documental, constituído por mapas a diferentes escalas, relatórios e outras publicações, resultante dos trabalhos de investigação geológica.

Leia mais

V JORNADAS APG Geologia para a Sociedade: Desafios do Futuro. Programa

V JORNADAS APG Geologia para a Sociedade: Desafios do Futuro. Programa V JORNADAS APG Geologia para a Sociedade: Desafios do Futuro Programa 11 de Dezembro de 2015 (sexta-feira) Sessões de Palestras 9 e 10 de Dezembro de 2015 (quarta e quinta-feira) Cursos de Formação Associação

Leia mais

SUBSIn Utilização do InSAR na detecção e caracterização de subsidência e deslizamentos do solo na região de Lisboa

SUBSIn Utilização do InSAR na detecção e caracterização de subsidência e deslizamentos do solo na região de Lisboa SUBSIn Utilização do InSAR na detecção e caracterização de subsidência e deslizamentos do solo na região de Lisboa Projecto FCT PTDC/CTE-GEX/65261/2006 Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E GEOLOGIA. Apartado COIMBRA /

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E GEOLOGIA. Apartado COIMBRA / ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E GEOLOGIA Apartado 3109 3001-401 COIMBRA / 239 821 884 e-mail: appbg@mail.pt www.appbg.rcts.pt PROPOSTA DE CORRECÇÃO DO EXAME NACIONAL DE GEOLOGIA (102)

Leia mais

PROJECTO: Geologia das Áreas Urbanas GEOURBE Gabriela Pires

PROJECTO: Geologia das Áreas Urbanas GEOURBE Gabriela Pires PROJECTO: Geologia das Áreas Urbanas GEOURBE Universidade Agostinho Neto, Departamento de Geologia - Luanda, Angola, 2013 Email: gabrielapires@hotmail.com DIAGNÓSTICO: DIAGNÓSTICO: DIAGNÓSTICO: Estrada

Leia mais

Métodos para o estudo do interior da Geosfera

Métodos para o estudo do interior da Geosfera Métodos para o estudo do interior da Geosfera Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva Page 1 Page 2 Como Investigar o interior da Terra? Como Investigar o interior da Terra? Métodos Directos Indirectos

Leia mais

VALAS, TRINCHEIRAS, GALERIAS, POÇOS. Prospecção Mecânica

VALAS, TRINCHEIRAS, GALERIAS, POÇOS. Prospecção Mecânica VALAS, TRINCHEIRAS, GALERIAS, POÇOS Prospecção Mecânica OBJECTIVOS Penetrar os maciços para avaliação das suas características: Litologia, contactos, filões, falhas Possança e atitude dos estratos (em

Leia mais

HIDROGEOLOGIA. Acção de Formação Modelos Hidrogeológicos: Elaboração e Experimentação. Novembro de 2004

HIDROGEOLOGIA. Acção de Formação Modelos Hidrogeológicos: Elaboração e Experimentação. Novembro de 2004 HIDROGEOLOGIA Acção de Formação Modelos Hidrogeológicos: Elaboração e Experimentação Novembro de 2004 Sumário 1. Conceitos: condutividade hidráulica, transmissividade e coeficiente de armazenamento 2.

Leia mais

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CABANAS DE VIRIATO

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CABANAS DE VIRIATO BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CABANAS DE VIRIATO RELATÓRIO GEOTÉCNICO (REFª 72/2008/08/GER - 1126) Agosto de 2008 QUARTEL DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CABANAS DE VIRIATO ÍNDICE 1- INTRODUÇÃO... 2 2- ENQUADRAMENTO

Leia mais

ÍNDICE 01 GEOÁGUAS 02 GEOÁGUAS E ANGOLA 03 SERVIÇOS 04 COMPETÊNCIAS HUMANAS 05 MEIOS TÉCNICOS 06 PRINCIPAIS CLIENTES

ÍNDICE 01 GEOÁGUAS 02 GEOÁGUAS E ANGOLA 03 SERVIÇOS 04 COMPETÊNCIAS HUMANAS 05 MEIOS TÉCNICOS 06 PRINCIPAIS CLIENTES ÍNDICE 01 GEOÁGUAS 02 GEOÁGUAS E ANGOLA 03 SERVIÇOS 04 COMPETÊNCIAS HUMANAS 05 MEIOS TÉCNICOS 06 PRINCIPAIS CLIENTES 1 GEOÁGUAS 01 A Geoáguas é uma empresa angolana especializada em serviços de pesquisa,

Leia mais

PESQUISA MINERAL I. Professora: Thaís Dornelas

PESQUISA MINERAL I. Professora: Thaís Dornelas PESQUISA MINERAL I Professora: Thaís Dornelas Unidade 05 PESQUISA MINERAL Conceitos básicos de prospecção mineral EMENTA Fundamentos da pesquisa mineral (conceitos básicos) Métodos de pesquisa mineral

Leia mais

Análise e Interpretação do Gradiente Hidráulico do Aqüífero Freático em uma Área na Região Sul de Londrina Pr.

Análise e Interpretação do Gradiente Hidráulico do Aqüífero Freático em uma Área na Região Sul de Londrina Pr. Análise e Interpretação do Gradiente Hidráulico do Aqüífero Freático em uma Área na Região Sul de Londrina Pr. André Celligoi * Maurício Moreira dos Santos ** Thiago Rossi Viana ** Resumo Um estudo hidrogeológico

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS

CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS MACIÇO ROCHOSO É Do ponto de vista do seu aproveitamento em engenharia Um conjunto de BLOCOS DE ROCHA Justapostos e articulados MATERIAL que forma os

Leia mais

A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO

A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO PMI 3101 - Introdução à Engenharia para a Indústria Mineral Prof. Eduardo

Leia mais

Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil

Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil Curso de Construção Civil Disciplina: Geologia em Engenharia Ano: 4to Professor: Dr. Silva Pereira Ginga (PhD)

Leia mais

2. CONTROLO DA CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS

2. CONTROLO DA CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS 2. CONTROLO DA CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS A construção das barragens é uma etapa fundamental pois é nesta fase que se põe em prática as opções de projecto. É também na fase de construção que se adapta o projecto

Leia mais

Actividade Laboratorial

Actividade Laboratorial Escola Básica e Secundária do Cerco 11º Ano Biologia e Geologia Física e Química A Actividade Laboratorial Qual a influência do CO 2 nas águas naturais? Enquadramento programático em Biologia e Geologia

Leia mais

Seminário Energia dos Oceanos

Seminário Energia dos Oceanos Seminário Energia dos Oceanos ENERGIA DAS ONDAS: RECURSO E OPORTUNIDADES M. Teresa Pontes LNEG / INETI, Lisboa, Portugal Câmara Municipal de Peniche 19 Setembro 2008 PORTUGAL - PAÍS PIONEIRO CENTRAL da

Leia mais

A GEOFÍSICA NA PROTECÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS. MAPEAMENTO DE ZONAS DE RISCO NO VALE DO TEJO-SADO RECORRENDO A PROSPECÇÃO GEOELÉCTRICA.

A GEOFÍSICA NA PROTECÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS. MAPEAMENTO DE ZONAS DE RISCO NO VALE DO TEJO-SADO RECORRENDO A PROSPECÇÃO GEOELÉCTRICA. A GEOFÍSICA NA PROTECÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS. MAPEAMENTO DE ZONAS DE RISCO NO VALE DO TEJO-SADO RECORRENDO A PROSPECÇÃO GEOELÉCTRICA. Rui M. D. GONÇALVES 1, António. R. ANDRADE AFONSO 2 RESUMO A definição

Leia mais

A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO

A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO PMI 3101 -Introdução à Engenharia para a Indústria Mineral Prof. Eduardo

Leia mais

PROSPECÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA NO CAMPUS DA UFMT DE CUIABÁ, USANDO CAMINHAMENTO ELETROMAGNÉTICO INDUTIVO

PROSPECÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA NO CAMPUS DA UFMT DE CUIABÁ, USANDO CAMINHAMENTO ELETROMAGNÉTICO INDUTIVO PROSPECÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA NO CAMPUS DA UFMT DE CUIABÁ, USANDO CAMINHAMENTO ELETROMAGNÉTICO INDUTIVO 1 Alterêdo Oliveira Cutrim 1 ; Pedro Ivo Reginatto 2 ; Marcos Vinícius da Silva 2 ; Renan Alex da

Leia mais

C T O C MONITORAMENTOS, MAPEAMENTOS E MODELAGENS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS MARCUS VINÍCIOS ANDRADE SILVA ENG. GEÓLOGO - HIDROGEÓLOGO

C T O C MONITORAMENTOS, MAPEAMENTOS E MODELAGENS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS MARCUS VINÍCIOS ANDRADE SILVA ENG. GEÓLOGO - HIDROGEÓLOGO MONITORAMENTOS, MAPEAMENTOS E MODELAGENS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS MARCUS VINÍCIOS ANDRADE SILVA ENG. GEÓLOGO - HIDROGEÓLOGO C T O C CÂMARA TÉCNICA DE OUTORGAS E COBRANÇA O INSTITUTO IBRAM-Instituto Brasileiro

Leia mais

Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas. Ano lectivo 2013/ Alterações

Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas. Ano lectivo 2013/ Alterações Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas Ano lectivo 2013/2014 - Alterações 5 Relatório descrevendo sumariamente as alterações introduzidas e as razões da sua introdução e procedendo à sua tipificação

Leia mais

Plano de Promoção de Desempenho Ambiental da EDP Distribuição ( ) Ponto de situação

Plano de Promoção de Desempenho Ambiental da EDP Distribuição ( ) Ponto de situação Plano de Promoção de Desempenho Ambiental da EDP Distribuição (2009-2011) Ponto de situação 14 de Julho de 2009 Seminário ERSE Enquadramento 1. O PPDA 2009-2011 da EDP D é composto por 8 Medidas (100%

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DO MATERIAL ROCHA - revisão

CLASSIFICAÇÃO DO MATERIAL ROCHA - revisão CLASSIFICAÇÃO DO MATERIAL ROCHA - revisão Notas: (FCUL) indica acetatos da FCUL, Prof Fernando Marques (FEUP) indica imagens das folhas de Geologia de Engenharia da FEUP CS e JS imagens do estágio de Cláudio

Leia mais

Manejo Integrado e Sustentável dos Recursos Hídricos Transfronteiriços da Bacia do Amazonas Considerando a Variabilidade e as Mudanças Climáticas

Manejo Integrado e Sustentável dos Recursos Hídricos Transfronteiriços da Bacia do Amazonas Considerando a Variabilidade e as Mudanças Climáticas Manejo Integrado e Sustentável dos Recursos Hídricos Transfronteiriços da Bacia do Amazonas Considerando a Variabilidade e as Mudanças Climáticas OTCA / GEF / PNUMA GEF Amazonas Componente III Estratégias

Leia mais

ANÁLISE GLOBAL DE GEORRECURSOS LEGISLAÇÃO PORTUGUESA DL 90/90

ANÁLISE GLOBAL DE GEORRECURSOS LEGISLAÇÃO PORTUGUESA DL 90/90 ANÁLISE GLOBAL DE GEORRECURSOS LEGISLAÇÃO PORTUGUESA DL 90/90 Seminário Ciências de Engenharia 2007 - Eng. Geológica e Mineira - SCE - Geológica e Mineira Recursos Naturais Bens naturais que o Homem utiliza

Leia mais

MINISTÉRIO DA GEOLOGIA E MINAS

MINISTÉRIO DA GEOLOGIA E MINAS MINISTÉRIO DA GEOLOGIA E MINAS Órgão da Administração central do Estado que licencia, orienta, coordena e assegura a execução da política nacional definida pelo Governo no domínio das actividades geológicas

Leia mais

Determinação do nível d água do Sítio Controlado de Geofísica Rasa do IAG USP através do método de Sondagem Elétrica Vertical

Determinação do nível d água do Sítio Controlado de Geofísica Rasa do IAG USP através do método de Sondagem Elétrica Vertical Determinação do nível d água do Sítio Controlado de Geofísica Rasa do IAG USP através do método de Sondagem Elétrica Vertical Resumo O ano de 2014 tem apresentado um baixo índice de chuvas em diversas

Leia mais

RESERVATÓRIO DE ÁGUA INDUSTRIAL DO CERRO DA MINA

RESERVATÓRIO DE ÁGUA INDUSTRIAL DO CERRO DA MINA GESTÃO, PROJETO, CONSTRUÇÃO E ENCERRAMENTO DE INSTALAÇÕES DE RESÍDUOS MINEIROS SEMINÁRIO RESERVATÓRIO DE ÁGUA INDUSTRIAL DO CERRO DA MINA Gonçalo Tavares goncalo.tavares@cenor.pt SUMÁRIO CONSIDERAÇÕES

Leia mais

A ÁGUA SUBTERRÂNEA faz parte

A ÁGUA SUBTERRÂNEA faz parte A ÁGUA SUBTERRÂNEA faz parte integrante do ciclo hidrológico. As águas subterrâneas são um recurso natural imprescindível para a vida e para a integridade dos ecossistemas, representando mais de 95% das

Leia mais

AGG 209 INTRODUÇÃO À PETROFÍSICA AULA 1

AGG 209 INTRODUÇÃO À PETROFÍSICA AULA 1 AGG 209 INTRODUÇÃO À PETROFÍSICA AULA 1 O QUE É PETROFÍSICA? O termo petrofísica foi introduzido por Archie (1950) para descrever o estudo das propriedades físicas das rochas que dizem respeito à distribuição

Leia mais

FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO

FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO GENERALIDADES Fotogrametria => é o processo de derivação de informação métrica de um objeto através de medições feitas em fotografias desse objeto Foto-interpretação =>

Leia mais

FACULDADE NOVOS HORIZONTES Plano de Ensino

FACULDADE NOVOS HORIZONTES Plano de Ensino FACULDADE NOVOS HORIZONTES Plano de Ensino CURSO: TURMA Graduação em Engenharia Civil ESTRUTURA CURRICULAR: DISCIPLINA: Geologia de Engenharia CÓD. DISCIPLINA: CARGA HORÁRIA: 60 HA SEMESTRE: 2016-1 PROFESSOR

Leia mais

GEOLOGIA ESTRUTURAL Introdução e Conceitos Fundamentais

GEOLOGIA ESTRUTURAL Introdução e Conceitos Fundamentais GEOLOGIA ESTRUTURAL Introdução e Conceitos Fundamentais O engenheiro e o geólogo tem algo em comum??!! Engenheiro civil Geólogo estruturalista O engenheiro e o geólogo tem muito em comum??!! Engenheiro

Leia mais

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Segundo o DNER (1996) Um Projeto de Engenharia tem sua versão final intitulada Projeto Executivo e visa, além de permitir a perfeita execução da obra, possibilitar

Leia mais

Escola Secundária de Camões

Escola Secundária de Camões Escola Secundária de Camões INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA GEOLOGIA Código 320 Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias - 12ºano Duração da prova escrita: 90 min Duração

Leia mais

Geologia: Histórico, conceitos, divisão e aplicação da Geologia CCTA/UACTA/UFCG. Geologia, geomorfologia, origem do Universo e da Terra.

Geologia: Histórico, conceitos, divisão e aplicação da Geologia CCTA/UACTA/UFCG. Geologia, geomorfologia, origem do Universo e da Terra. GERAL -AULA 1- Geologia: Histórico, conceitos, divisão e aplicação da Geologia Prof. Alexandre Paiva da Silva CCTA/UACTA/UFCG HISTÓRICO JAMES HUTTON (1726-1797) 1797) 2 THEORY of the EARTH; or an INVESTIGATION

Leia mais

ESTUDO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS DO ALENTEJO (ERHSA) - CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA

ESTUDO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS DO ALENTEJO (ERHSA) - CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA ESTUDO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS DO ALENTEJO (ERHSA) - CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA António CHAMBEL (1) ; Jorge DUQUE (2) RESUMO O Projecto Estudo dos Recursos Hídricos Subterrâneos do

Leia mais

Palavras-chave: Aquífero, Hidroquímica, Gnaisses, Condutividade eléctrica, ph, Caudais.

Palavras-chave: Aquífero, Hidroquímica, Gnaisses, Condutividade eléctrica, ph, Caudais. SISTEMA AQUÍFERO DOS GNAISSES DE ÉVORA Alice FIALHO (1) ; António CHAMBEL (2) ; Jorge DUQUE (3) RESUMO Com base em estudos hidrogeológicos efectuados anteriormente nos arredores da cidade de Évora, foi

Leia mais

1ª ETAPA - ESTUDOS. Estudos de Viabilidade. Hidrológico Quedas (rio) Geológico

1ª ETAPA - ESTUDOS. Estudos de Viabilidade. Hidrológico Quedas (rio) Geológico 1ª ETAPA - ESTUDOS Estudos de Viabilidade Hidrológico Quedas (rio) Geológico Exemplo de Possibilidade de Locação de PCH s Estudo de Quedas Tipologia das Áreas de Barragens Projeto Básico são definidas

Leia mais

Aquisição de dados Geográficos. Soluções para Gestão do Território. Planeamento e Análise Espacial

Aquisição de dados Geográficos. Soluções para Gestão do Território. Planeamento e Análise Espacial Aquisição de dados Geográficos Soluções para Gestão do Território 1999 Constituição com 60 Municípios 2001 1º Voo fotografia aérea 2004 Cartografia Cabo Verde 2004 153 Municípios como acionistas 2008 2ª

Leia mais

3. TOPOGRAFIA. Definição, Objectivo. Cartas Topográficas. Coordenação do Apoio Horizontal. Medição de Ângulos Medição de Distâncias.

3. TOPOGRAFIA. Definição, Objectivo. Cartas Topográficas. Coordenação do Apoio Horizontal. Medição de Ângulos Medição de Distâncias. 3. TOPOGRAFIA Definição, Objectivo. Cartas Topográficas Coordenação do Apoio Horizontal Medição de Ângulos Medição de Distâncias Altimetria Levantamentos Fotogramétricos Definição/Objectivo. Paula Sanches

Leia mais

ACTA DA 41.ª REUNIÃO SECTORIAL NO ÂMBITO DA REVISÃO DO PDM DE VILA NOVA DE GAIA (13 DE JUNHO DE 2007)

ACTA DA 41.ª REUNIÃO SECTORIAL NO ÂMBITO DA REVISÃO DO PDM DE VILA NOVA DE GAIA (13 DE JUNHO DE 2007) ACTA DA 41.ª REUNIÃO SECTORIAL NO ÂMBITO DA REVISÃO DO PDM DE VILA NOVA DE GAIA (13 DE JUNHO DE 2007) A 41.ª Reunião Sectorial do PDM de Vila Nova de Gaia, em que participaram representantes da CCDR-N,

Leia mais

6. Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: Quatro (4) semestres

6. Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: Quatro (4) semestres 1. Estabelecimento de ensino: Universidade de Coimbra 2. Unidade orgânica (faculdade, escola, instituto, etc.): Faculdade de Ciências e Tecnologia 3. Curso: Mestrado em Geociências 4. Grau ou diploma:

Leia mais

Normas Internas de Gestão das Avaliações Externas

Normas Internas de Gestão das Avaliações Externas Normas Internas de Gestão das Avaliações Externas Maio de 2006 Índice 1 Enquadramento Institucional da Avaliação... 2 2 Gestão da Avaliação... 3 2.1 Introdução... 3 2.2 O Processo de Gestão de Avaliações...

Leia mais

PROJECTO DE EXECUÇÃO LANÇO A IP8 NÓ DE RONCÃO (IC33) / NÓ DE GRÂNDOLA SUL (IP1) GEOLOGIA E GEOTECNIA

PROJECTO DE EXECUÇÃO LANÇO A IP8 NÓ DE RONCÃO (IC33) / NÓ DE GRÂNDOLA SUL (IP1) GEOLOGIA E GEOTECNIA Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações EP Estradas de Portugal, S.A. SPER Sociedade Portuguesa para a Construção e Exploração Rodoviária, S.A. EDIFER, DRAGADOS, TECNOVIA, CONDURIL RODOVIAS

Leia mais

, , , , ,00

, , , , ,00 A EMPRESA Constituída em 2005 a DRILLGEO é especializada em Sondagem Rotativa Diamantada com Testemunhagem Contínua. Criada por acionistas oriundos da Congel, tradicional empresa do ramo de sondagem brasileira

Leia mais

Objeto de avaliação INFORMAÇÃO EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA GEOLOGIA PROVA º ANO DE ESCOLARIDADE

Objeto de avaliação INFORMAÇÃO EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA GEOLOGIA PROVA º ANO DE ESCOLARIDADE INFORMAÇÃO EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA GEOLOGIA PROVA 320 12º ANO DE ESCOLARIDADE O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência do ensino secundário da disciplina

Leia mais

BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL. Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental

BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL. Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental EXPOSIÇÃO ÁGUA BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental Geofísica aplicada na detecção e mapeamento de contaminação de águas subterrâneas

Leia mais

Ano Letivo 2015/2016. Informação Prova de Equivalência à Frequência Ensino Secundário. Geologia 320 Científico-Humanísticos - 12º Ano

Ano Letivo 2015/2016. Informação Prova de Equivalência à Frequência Ensino Secundário. Geologia 320 Científico-Humanísticos - 12º Ano Ano Letivo 2015/2016 Informação Prova de Equivalência à Frequência Ensino Secundário Geologia 320 Científico-Humanísticos - 12º Ano Decreto-Lei 139/2012, de 5 de julho O presente documento divulga informação

Leia mais

EXTRAÇÃO DE LINEAMENTOS VISANDO A PROSPECÇÃO DE AQUIFEROS FRATURADOS NA FORMAÇÃO SERRA GERAL

EXTRAÇÃO DE LINEAMENTOS VISANDO A PROSPECÇÃO DE AQUIFEROS FRATURADOS NA FORMAÇÃO SERRA GERAL EXTRAÇÃO DE LINEAMENTOS VISANDO A PROSPECÇÃO DE AQUIFEROS FRATURADOS NA FORMAÇÃO SERRA GERAL Pedro Antônio Roehe Reginato 1 & Adelir J. Strieder 2 RESUMO - Neste trabalho é realizada uma comparação entre

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. Turma: A, B, C, D ANO: 8º ANO LECTIVO 2010/2011 ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS. Discussão / Debate.

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. Turma: A, B, C, D ANO: 8º ANO LECTIVO 2010/2011 ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS. Discussão / Debate. ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES 3º C.E.B. DISCIPLINA: Ciências Naturais Turma: A, B, C, D ANO: 8º ANO LECTIVO 2010/2011 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS AULAS

Leia mais

Tabela I ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA

Tabela I ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA Tabela I ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA Possíveis Saídas Profissionais: As engenheiras e os engenheiros electrotécnicos podem exercer a sua actividade profissional em: a) projecto de instalações eléctricas,

Leia mais

Ensaios geofísicos. Introdução à Geotecnia

Ensaios geofísicos. Introdução à Geotecnia Ensaios geofísicos Introdução à Geotecnia Métodos geofísicos Métodos Campos de força Propriedades físicas Campos principais de aplicação Gravimétricos Magnéticos Elétricos Sísmicos Campo gravitacional

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PETRÓLEO Campus: NITERÓI Missão O Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnica

Leia mais

EÓLICA DOS CANDEEIROS PARQUES EÓLICOS, LDA. PARQUE EÓLICO DA SERRA DOS CANDEEIROS/ALCOBAÇA RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO

EÓLICA DOS CANDEEIROS PARQUES EÓLICOS, LDA. PARQUE EÓLICO DA SERRA DOS CANDEEIROS/ALCOBAÇA RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO EÓLICA DOS CANDEEIROS PARQUES EÓLICOS, LDA. RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO T362.1.4 DEZEMBRO, 2004 T36214-SUMARIOEXECUTIVO-R0.DOC EÓLICA DOS CANDEEIROS PARQUES EÓLICOS, LDA.

Leia mais

Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado

Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado Informação - Prova de Equivalência à Frequência Formação: Específica GEOLOGIA 12º Ano Código 320 2016 1 - Introdução: O presente documento visa divulgar

Leia mais

Operações mineiras activas em Portugal (minérios metálicos)

Operações mineiras activas em Portugal (minérios metálicos) Operações mineiras activas em Portugal (minérios metálicos) Panasqueira (W) (22 Mt @ 0,19% WO3) Aljustrel (Cu-Zn) (6,9 Mt @ 2,1% Cu & 24Mt @ 6,7 % Zn) Neves Corvo (Cu-Zn) (24 Mt @ 3,1% Cu & 23Mt @ 7,4

Leia mais

ORGANIGRAMA. Empresa sediada em Angola especializada em Consultoria de Engenharia e

ORGANIGRAMA. Empresa sediada em Angola especializada em Consultoria de Engenharia e ORGANIGRAMA Esta sociedade familiar é uma Holding que tem por objecto a gestão de participações sociais de outras sociedades, como forma indireta de exercício de atividades económicas. A VBgest, SA. também

Leia mais

Geologia. Tecnologia de Informação e Comunicação. Escola Básica 2,3 Paulo da Gama. Amora, outobro Aluno: André Costa. Professor: Sérgio Heleno

Geologia. Tecnologia de Informação e Comunicação. Escola Básica 2,3 Paulo da Gama. Amora, outobro Aluno: André Costa. Professor: Sérgio Heleno Geologia Tecnologia de Informação e Comunicação Escola Básica 2,3 Paulo da Gama Amora, outobro 2016 Aluno: André Costa Professor: Sérgio Heleno Geologia Tecnologia de Inf-ormação e Comunicação Escola Básica

Leia mais

PROJETO DE ARQUITETURA II EX_4_Ourém

PROJETO DE ARQUITETURA II EX_4_Ourém Desenvolvimento do projecto da Biblioteca Hub de conhecimento da cidade de Ourém para o contexto territorial de articulação entre as Ruas Teófilo Braga/Santa Teresa de Ourém e Dr. Francisco Sá Carneiro.

Leia mais

REABILITAÇÃO URBANA. Base de Dados Lisboa Ocidental

REABILITAÇÃO URBANA. Base de Dados Lisboa Ocidental REABILITAÇÃO URBANA Base de Dados Lisboa Ocidental 2011 Location. Location. Location. Procura edifícios para reabilitar em Lisboa? Conheça todas as oportunidades. Esteja à frente dos seus concorrentes

Leia mais

Avaliação dos Recursos Hídricos em quatro distritos das províncias de Gaza e Inhambane: Chigubo, Funhalouro, Mabote e Govuro.

Avaliação dos Recursos Hídricos em quatro distritos das províncias de Gaza e Inhambane: Chigubo, Funhalouro, Mabote e Govuro. Avaliação dos Recursos Hídricos em quatro distritos das províncias de Gaza e Inhambane: Chigubo, Funhalouro, Mabote e Govuro Maio de 2017 Objectivo principal: Avaliação dos recursos hídricos e disponibilidade

Leia mais

CÂMARA TÉCNICA DE MONITORAMENTO HIDROLÓGICO - CTMH

CÂMARA TÉCNICA DE MONITORAMENTO HIDROLÓGICO - CTMH TALK SHOW SISTEMA CANTAREIRA UM MAR DE DESAFIOS CÂMARA TÉCNICA DE MONITORAMENTO HIDROLÓGICO - CTMH Campinas, 18 de maio 2012 Eng. Astor Dias de Andrade Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE CÂMARA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL GRADE CURRICULAR DO CURSO DE GEOLOGIA TURNO: DIURNO 1º SEMESTRE - 1º ANO.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL GRADE CURRICULAR DO CURSO DE GEOLOGIA TURNO: DIURNO 1º SEMESTRE - 1º ANO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL GRADE CURRICULAR DO CURSO DE GEOLOGIA TURNO: DIURNO 1º SEMESTRE - 1º ANO Coordenador pro tempore: Prof. Dr. Marco Antonio Fontoura Hansen Sistema

Leia mais

Serviço Geológico do Brasil CPRM

Serviço Geológico do Brasil CPRM Serviço Geológico do Brasil CPRM PROGRAMA DE LEVANTAMENTOS GEOQUÍMICOS PARA EXPLORAÇÃO MINERAL DA CPRM VI SIMEXMIN SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EXPLORAÇÃO MINERAL Ouro Preto-MG, 11 a 14 de maio de 2014 FRANCISCO

Leia mais

SISTEMA AQUÍFERO: TORRES VEDRAS (O25)

SISTEMA AQUÍFERO: TORRES VEDRAS (O25) SISTEMA AQUÍFERO: TORRES VEDRAS (O25) Figura O25.1 Enquadramento litoestratigráfico do sistema aquífero Torres Vedras Sistema Aquífero: Torres Vedras (O25) 354 Identificação Unidade Hidrogeológica: Orla

Leia mais

7º Encontro de Geologia do IST, Set 2007

7º Encontro de Geologia do IST, Set 2007 7º Encontro de Geologia do IST, Set 2007 Recursos Geológicos e Reservas Mineiras Eng. Corrêa de Sá, Administrador Delegado, Beralt Tin & Wolfram A indústria mineira tem, independentemente de operar em

Leia mais

Projecto de Apoio à Literacia. Introdução. Pesquisa e tratamento de informação

Projecto de Apoio à Literacia. Introdução. Pesquisa e tratamento de informação Projecto de Apoio à Literacia Pesquisa e tratamento de informação Se não sabemos para onde vamos, arriscamo-nos a nunca mais lá chegar. Provérbio Tuaregue Introdução A sociedade do século XXI exige que,

Leia mais

Getulio T. Batista & Nelson W. Dias

Getulio T. Batista & Nelson W. Dias Getulio T. Batista & Nelson W. Dias Primeiro Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul SERHIDRO-PS 2007. Taubaté, 7 a 9 de novembro de 2007 OBJETIVOS O Laboratório de Geoprocessamento,

Leia mais

2000 AC Babilônia Túnel sob o Rio Eufrates, com 1 km de extensão e seção de 3.6m a 4.5 m. Construção a céu aberto, com desvio do rio.

2000 AC Babilônia Túnel sob o Rio Eufrates, com 1 km de extensão e seção de 3.6m a 4.5 m. Construção a céu aberto, com desvio do rio. CAPÍTULO 11 TÚNEIS Histórico 2000 AC Babilônia Túnel sob o Rio Eufrates, com 1 km de extensão e seção de 3.6m a 4.5 m. Construção a céu aberto, com desvio do rio. 200 DC Túneis dos aquedutos romanos construídos

Leia mais

Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e Ordenamento do Território

Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e Ordenamento do Território Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e 9 de Outubro de 2008 ISEP Recursos Geológicos: Pressupostos Instrumentos Programáticos de Instrumentos Programáticos de Ordenamento Sectorial Acção

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Engenharia de Petroleo - Sao Mateus Ensino Superior Engenheiro de Petróleo Diurno Curso Bacharelado Em atividade Documento de Autorização:

Leia mais

PLANO DE URBANIZAÇÃO DE VALE DO GROU TERMOS DE REFERÊNCIA 1/8

PLANO DE URBANIZAÇÃO DE VALE DO GROU TERMOS DE REFERÊNCIA 1/8 PLANO DE URBANIZAÇÃO DE VALE DO GROU TERMOS DE REFERÊNCIA 1/8 Índice 1. Introdução 2. Enquadramento legal do plano 3. Enquadramento territorial da área de intervenção 4. Oportunidade da elaboração do plano

Leia mais

AEROGEOFÍSICA NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Andréa Vaz de Melo França Geóloga da CODEMIG

AEROGEOFÍSICA NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Andréa Vaz de Melo França Geóloga da CODEMIG AEROGEOFÍSICA NO ESTADO DE MINAS GERAIS Andréa Vaz de Melo França Geóloga da CODEMIG O B J E T I V O O principal objetivo deste programa, é ampliar as chances de novas descobertas de depósitos minerais,

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2 FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2 Sismologia Sismo Abalo brusco da superfície da Terra provocado por uma súbita libertação de energia no seu interior. Os sismos tectónicos originam-se

Leia mais

MAPAS GEOLÓGICOS E GEOTÉCNICOS

MAPAS GEOLÓGICOS E GEOTÉCNICOS MAPAS GEOLÓGICOS E GEOTÉCNICOS Definição Mapas geológicos Mapa geológico é aquele que mostra a distribuição dos tipos de rochas e das estruturas geológicas como fraturas, falhas, dobras, posição das camadas,

Leia mais

Fotogrametria. Laboratório de Topografia e Cartografia - CTUFES

Fotogrametria. Laboratório de Topografia e Cartografia - CTUFES Fotogrametria FOTOGRAMETRIA Ciência, tecnologia e arte de obter informações seguras acerca de objetos físicos e do meio, através de processos de registro, medições e interpretações de imagens fotográficas

Leia mais

Profissão em expansão no Brasil e no exterior

Profissão em expansão no Brasil e no exterior Profissão em expansão no Brasil e no exterior Ciência que estuda a Terra utilizando métodos e princípios físicos. Profissão que utiliza métodos e princípios físicos na pesquisa de recursos naturais (ex.

Leia mais

INDUSTRIA EXTRATIVA O ACESSO ao TERRITÓRIO

INDUSTRIA EXTRATIVA O ACESSO ao TERRITÓRIO INDUSTRIA EXTRATIVA O ACESSO ao TERRITÓRIO Carlos A.A. Caxaria Colégio de Minas da Ordem dos Engenheiros 2 INDUSTRIA EXTRATIVA - O ACESSO ao TERRITÓRIO CONSTITUÇÃO PORTUGUESA Artigo 84.º (Domínio público)

Leia mais

CURRICULUM VITAE ALBERTO DA MOTA GOMES. Naturalidade Cidade da Praia, Ilha Santiago, República de Cabo Verde.

CURRICULUM VITAE ALBERTO DA MOTA GOMES. Naturalidade Cidade da Praia, Ilha Santiago, República de Cabo Verde. CURRICULUM VITAE ALBERTO DA MOTA GOMES 1. DADOS BIOGRÁFICOS Nome Alberto da Mota Gomes Naturalidade Cidade da Praia, Ilha Santiago, República de Cabo Verde. Data de Nascimento 6 de Março de 1935. Estado

Leia mais

A ÁGUA É UM RECURSO ESCASSO E FUNDAMENTAL PARA A AGRICULTURA NUMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL É FUNDAMENTAL REDUZIR O RISCO DE POLUIÇÃO DA ÁGUA

A ÁGUA É UM RECURSO ESCASSO E FUNDAMENTAL PARA A AGRICULTURA NUMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL É FUNDAMENTAL REDUZIR O RISCO DE POLUIÇÃO DA ÁGUA 1 A ÁGUA É UM RECURSO ESCASSO E FUNDAMENTAL PARA A AGRICULTURA NUMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL É FUNDAMENTAL REDUZIR O RISCO DE POLUIÇÃO DA ÁGUA OS PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A PRODUÇÃO

Leia mais