O tabagismo entre as mulheres
|
|
|
- Esther Valgueiro Raminhos
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO O tabagismo entre as mulheres Bruna Heloysa Alves ([email protected]) Ana Claudia Garabeli Cavalli Kluthcovsky ([email protected]) Resumo: A prevalência do tabagismo no gênero feminino tem aumentado nos últimos anos, ao contrário do observado nos homens. Isso merece atenção especial, tanto que a Organização Mundial da Saúde iniciou em 2010 uma discussão sobre Gênero e tabaco com ênfase no marketing voltado para a mulher, com intuito de combater de forma específica o tabagismo entre as mulheres. Foram analisados dados que demonstram os efeitos adicionais do tabaco na mulher, como causa de dependência, atuação da indústria, determinantes psicossociais e determinantes cancerígenos e teratogênicos. Este artigo discorre sobre os aspectos do tabagismo na mulher bem como estratégias diferenciais para tratamento e prevenção, concluindo-se que elas demandam uma maior atenção que englobe tanto o vício quanto a autoimagem feminina. Palavras-chave: Tabagismo feminino. Saúde da mulher. Tabaco. Introdução O tabagismo é atualmente considerado um grave problema evitável de saúde em todo o mundo, atingindo diversas classes sociais, idades e gêneros (ANDRÉ, 2015). Ele é responsável por diversos agravos, tendo uma relação direta com a morte de 90% dos pacientes com câncer de pulmão, 85% com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e 45% das mortes por doença coronariana (INCA, 2007). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem por ano mais de 5 milhões de pessoas expostas ao tabaco ativa ou passivamente, sendo este último responsável pela morte de 46% de mulheres (ANDRÉ, 2015; INCA). Ainda de acordo com a OMS, nos últimos anos tem havido um decréscimo na porcentagem de fumantes homens, entretanto, observa-se uma estabilização ou menor diminuição dos números para o sexo feminino (INCA). Neste sentido, foi criado no Brasil o Plano Nacional de saúde, com o objetivo de reduzir a incidência e prevalência do tabagismo, utilizando ferramentas de prevenção do início do consumo, promoção da cessação e proteção da exposição externa. Além disso, o Plano se compromete em orientar para informação e educação da população, e utilizar ferramentas para levantamento de dados de pacientes tabagistas (ANDRÉ, 2015).
2 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN Preocupado com o consumo de tabaco pelas mulheres, em 2010 a OMS iniciou um debate no Dia Mundial sem Tabaco sobre Gênero e tabaco com ênfase no marketing voltado para a mulher, a fim de criar políticas específicas para o combate ao tabagismo no gênero feminino (LOMBARDI, 2011). Em parceria com o município de Ponta Grossa e com a Terceira Regional de Saúde do Estado do Paraná, a Universidade Estadual de Ponta Grossa promove o Projeto de Extensão Educando e Tratando o Tabagismo, com os objetivos de prevenir o início e oferecer tratamento aos tabagistas. O projeto está vinculado ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo e tem caráter multiprofissional, envolvendo acadêmicos e profissionais da área de Medicina e Enfermagem. O projeto conta com a realização de reuniões semanais durante quatro semanas, e posteriormente quinzenais, nas quais utiliza-se uma abordagem cognitiva-comportamental para ensinar os pacientes a parar de fumar e como controlar a abstinência. Para tal, os pacientes recebem 4 manuais do Ministério da Saúde, que demonstram desde como parar até os benefícios adquiridos com a cessação do tabagismo. Durante as reuniões do projeto, foi possível realizar um levantamento dos maiores desejos e medos dos pacientes que desejam cessar o tabagismo, evidenciando a maior preocupação das mulheres aos malefícios físicos do fumo, principalmente estéticos. A partir desta constatação, surge a importância de saber os motivos que levam às mulheres começarem a fumar e persistirem no vício. Objetivos Como parte do projeto de Extensão Educando e Tratando o Tabagismo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, este trabalho objetiva realizar uma revisão na literatura de artigos de periódicos indexados sobre o tabagismo feminino e seus riscos para a saúde específica da mulher, a fim de uma melhor compreensão sobre o tema. Metodologia Para esse estudo foi realizada uma pesquisa de artigos indexados nos portais de periódicos Scielo e Pubmed, utilizando os descritores tabagismo feminino, saúde da mulher e tabaco, a partir dos quais foram selecionados 7 artigos relacionados com o tema, independentes da sua data de publicação. Também foram pesquisadas informações no endereço eletrônico do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
3 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN Resultados Analisar o tabagismo feminino é de suma importância, pois se estima que 250 milhões de mulheres fumam diariamente (OMS), e destas, 500 mil morrem por ano em decorrência do tabagismo. Outro ponto preocupante é que este número não foi estabilizado, visto a ascensão da prevalência do uso de tabaco entre as mulheres (BORGES, 2009). A dependência feminina possui algumas características distintas daquelas observadas nos homens, uma vez que a mulher apresenta maior susceptibilidade aos componentes relacionados ao humor e menos à resposta farmacológica da nicotina em si. Além disso, elas metabolizam a nicotina mais rapidamente, sendo o componente emocional mais importante para a cessação do tabagismo (LOMBARDI, 2011). Borges afirma que a mudança no perfil da mulher, como a entrada no mercado de trabalho e o enfrentamento das desigualdades sociais, são elementos que têm aumentando a incidência de fumantes femininos, que utilizam o tabaco como forma de alívio. Com a manutenção do tabagismo, as mulheres ficam expostas aos riscos adicionais aos observados nos homens, pelas diferenças fisiológicas e hormonais. As usuárias de tabaco iniciam este hábito devido a um perfil psicológico de aceitação social, visto que a indústria vende uma imagem de sensualidade vinculada ao ato de fumar. Menos importante do que a auto satisfação, elas enxergam o tabagismo como uma ferramenta de equidade entre homens e mulheres, deixando o fumo ser coisa de homem (SANCHES, 2008). Os efeitos do tabaco no organismo feminino podem causar, como nos homens, enfisema, bronquite crônica, doenças cardiovasculares, câncer entre outras doenças. Entretanto, as mulheres são acrescidas de um risco adicional de câncer de pulmão devido a uma região no braço longo do cromossomo X que aumenta a expressão do peptídeo liberador de gastrina (LOMBARDI, 2011). Esse fato juntamente com o aumento da incidência do tabagismo, fez o câncer de pulmão entre mulheres ultrapassar os índices de mortalidade por câncer de mama (BORGES, 2009). Dentre as doenças específicas femininas, o tabagismo influencia como um co-fator para o câncer de colo de útero, mutação o gene p53 que induz carcinogênese mamária, câncer de vulva e ovário, além de riscos para o feto e gravidez ectópica. Os produtos da nicotina também irão causar disfunções hormonais, causando menopausa precoce, dificuldade para engravidar e osteoporose devido à queda de estrogênio. Cabe ainda ressaltar que a fumaça
4 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN interage com os anticoncepcionais orais, o que aumenta ainda mais os riscos trombogênicos (LOMBARDI, 2011; MELLO, 2001). O consumo durante a gravidez é o agravo modificável mais importante a ser evitado, visto que o tabagismo causa aumento da morbimortalidade perinatal, com baixo peso ao nascer, placenta prévia, problemas no desenvolvimento intrauterino e abortos. A nicotina ainda foi encontrada no leite materno, o que tem sido associado ao risco de a criança ser futuramente fumante (ANDRE, 2009; LOMBARDI, 2011; LEOPÉRICO, 2004). Atualmente, as indústrias de tabaco têm vendido a ideia de glamour, diversão e sucesso ao ato de fumar, e fazem isso através de produtos com design e aroma que agradam as mulheres, além de propagandas que vinculam o tabagismo às mulheres consideradas padrões de beleza, dando a falsa impressão que a conquista do corpo ideal se deu pelo cigarro (ECKERDT, 2010). O tratamento para cessação do tabaco deve abranger todos os aspectos que a levam a fumar, como aqueles ligados ao emocional, estresse e autoaceitação (ECKERDT, 2010), considerando as diversas fases da vida da mulher, com atenção especial àquelas que desejam engravidar e amamentar (LOMBARDI, 2011). Considerações Finais Em relação às mulheres tabagistas, é necessário um foco especial em suas peculiaridades, como combater os comerciais que vendem às mulheres o ideal de beleza e glamour, os riscos à que elas são expostas, tratamento diferenciado e, principalmente, a atuação do tabaco durante o período gestacional. É importante relembrar que o tabagismo é um fator de risco evitável, desta forma, o Ministério da Saúde deve cada vez mais realizar o tratamento desses pacientes, abrangendo uma equipe multiprofissional, com apoio de médicos, psicólogos, educadores de saúde, entre outros, levando em consideração todos os aspectos que influenciam o fumo, em especial entre as mulheres. Foi observada a importância da formação de grupos educativos e de apoio, que escutem os anseios das mulheres e as ajudem de maneira integral. Desta forma, destaca-se o papel do projeto Educando e Tratando o Tabagismo, que realiza, além do tratamento farmacológico, reuniões com abordagem cognitivo comportamental, permitindo que os participantes possam se expressar com relação às suas dificuldades e progressos, aumentando a chance de sucesso terapêutico.
5 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN APOIO: Ministério da Saúde, Fundação Araucária e Universidade Estadual de Ponta Grossa. REFERÊNCIAS ANDRE, Maria Clara et al. Consumo de tabaco na mulher grávida: Revisão sistemática da literatura. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Porto, n. spe2, p , fev BORGES, Marcia Terezinha Trotta, BARBOSA, Regina Helena Simões. As marcas de gênero no fumar feminino: um aproximação sociológica do tabagismo em mulheres. Ciência e Saúde Coletiva, 14º edição, p , ECKERDT, Neusa da Silva; CORRADI-WEBSTER, Clarissa Mendonça. Sentidos sobre o hábito de fumar para mulheres participantes de grupo de tabagistas. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.18, n. spe, p , Jun INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCA) LEOPERCIO, Waldir; GIGLIOTTI, Analice. Tabagismo e suas peculiaridades durante a gestação: uma revisão crítica. J. bras. pneumol. São Paulo, v. 30, n. 2, p , Abr LOMBARDI, Elisa Maria Siqueira et al. O tabagismo e a mulher: riscos, impactos e desafios. J. bras. pneumol. São Paulo, v. 37, n. 1, p , Fev MELLO, Paulo Roberto Bezerra de; PINTO, Gilberto Rodrigues; BOTELHO, Clovis. Influência do tabagismo na fertilidade, gestação e lactação. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre, v. 77, n. 4, p , Aug SANCHEZ MARTINEZ, J. Adriana; RIBEIRO, Cléa Regina de Oliveira. The search for equality: representations of the smoking act among adolescent women. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.16, n. spe, p , Aug
CESSAÇÃO DO TABACO EM PACIENTES PARTICIPANTES DE PROJETO DE EXTENSÃO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO ANO DE 2014
13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA
RESULTADOS DO TRATAMENTO DO TABAGISMO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO: COMPARAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES
14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE
PALAVRAS-CHAVE TABAGISMO. CESSAÇÃO TABÁGICA. PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO.
14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE
Fumo Benefícios para quem deixa de fumar
Fumo Benefícios para quem deixa de fumar Tabagismo: uma doença Atualmente, o tabagismo é reconhecido como uma doença causada pela dependência de uma droga, a nicotina. O fumante expõe-se a mais de 4.700
Tabagismo entre estudantes de profissões de saúde: prevalência, conhecimento, atitudes e opiniões
Tabagismo entre estudantes de profissões de saúde: prevalência, conhecimento, atitudes e opiniões Anderson Cardoso Eduardo Ribeiro Teixeira Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves Maria Cristina Almeida de
LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE
LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE Gláucia Monte Carvalho¹; Maria do Livramento Oliveira Nascimento; Dougliane Gomes de Souza; Larisse
No Brasil, o tabagismo é responsável por:
No Brasil, o tabagismo é responsável por: 200 mil mortes por ano 25% das mortes por angina e infarto do miocárdio 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio (abaixo de 65 anos) 85% das mortes por bronquite
Programa Anti-tabagismo
São Paulo, 4 a 6 de março de 2009 Programa Anti-tabagismo Dra. Nathércia Abrão Diretora de Provimento de Saúde Unimed Juiz de Fora Membro da CTPPS Federação Minas Unimed Juiz de Fora em números Receita:180
Mulher e Tabagismo. Ana Luiza Curi Hallal
Mulher e Tabagismo Ana Luiza Curi Hallal Objetivos Descrever os principais indicadores epidemiológicos do tabagismo segundo sexo no Brasil Prevalência em adultos Prevalência em escolares Apresentar os
AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROJETO EXTENSIONISTA EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO
14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO
Verdade! Cigarro é uma droga poderosa, apesar de ser um produto lícito. O potencial de abuso da nicotina é tão grande quanto o da cocaína e heroína*.
Cigarro é droga? Verdade! Cigarro é uma droga poderosa, apesar de ser um produto lícito. O potencial de abuso da nicotina é tão grande quanto o da cocaína e heroína*. * Focchi, GRA, 2003 Fumar apenas 1
DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA
DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA Canaã dos Carajás - 2015 CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO
Vigilância de fatores de risco: Tabagismo
Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade MEB Epidemiologia IV Vigilância de fatores de risco: Tabagismo Maria Isabel do Nascimento MEB/ Departamento de Epidemiologia e Bioestatística
ABORDAGEM MÍNIMA/BÁSICA DO FUMANTE (PAAPA)
ABORDAGEM MÍNIMA/BÁSICA DO FUMANTE (PAAPA) Ministério da Saúde - MS Instituto Nacional de Câncer - INCA Coordenação de Prevenção e Vigilância - Conprev Divisão de Programas de Controle do Tabagismo e outros
CESSAÇÃO DE TABAGISMO ONLINE: PROGRAMA VIDA SEM CIGARRO. Silvia Maria Cury Ismael Hospital do Coração (HCor)
CESSAÇÃO DE TABAGISMO ONLINE: PROGRAMA VIDA SEM CIGARRO Silvia Maria Cury Ismael Hospital do Coração (HCor) Epidemiologia do Tabagismo Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal
Fisiopatologia Tabagismo e DPOC
XVI Curso Nacional de Atualizaçãoem Pneumologia Abordagem do tabagismo na asma e DPOC Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano Hospital do Servidor Público Estadual / SP Fisiopatologia Tabagismo e DPOC Processo
Educando e Tratando o Tabagismo: extensão universitária em prol da pessoa tabagista.
13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO
Programa Cessação do Tabagismo
Programa Cessação do Tabagismo Vallourec do Brasil Ramo de atividade: Siderurgia Produto: Tubos de aço sem costura Presença no Brasil: desde 1952 Localização: Belo Horizonte/MG Empregos diretos: 4.000
12º CONEX Resumo Expandido Comunicação oral
12º CONEX Resumo Expandido Comunicação oral ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( )
Esta é uma cartilha que visa a incentivá-lo a entender os benefícios de parar de fumar.
1 E SE VOCÊ PARAR DE FUMAR? Esta é uma cartilha que visa a incentivá-lo a entender os benefícios de parar de fumar. Para isso, reunimos informações interessantes que poderão motivá-lo a dar esse passo
PALAVRAS-CHAVE Morte Fetal. Indicadores de Saúde. Assistência Perinatal. Epidemiologia.
14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE
Tabagismo. Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade MEB Epidemiologia IV
Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade MEB Epidemiologia IV Vigilância de fatores de risco: Tabagismo Maria Isabel do Nascimento MEB/ Departamento de Epidemiologia e Bioestatística
IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ENFERMAFGEM PARA PREVENÇÃO DA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA EM PUÉRPERAS
14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE
APRESENTAÇÃO E-PÔSTER DATA: 18/10/16 LOCAL: SALAS PRÉDIO IV
APRESENTAÇÃO E-PÔSTER DATA: 18/10/16 LOCAL: SALAS PRÉDIO IV TÍTULO E-PÔSTER SALA PRÉDIO IV HORÁRIO GESTAÇÃO ECTÓPICA TUBÁRIA AVANÇADA UM RELATO DE CASO 200 12:00 HIPOVITAMINOSE D E SUAS CONSEQUÊNCIAS CARDIOVASCULARES
ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)
13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE
O PODER DA NICOTINA. Nicotina e Tabaco Como Substâncias de Abuso em Crianças e Adolescentes
Compartilhe conhecimento: Texto discutido artigo publicado na revista Pediatrics sobre uso abusivo de tabaco e derivado entre os mais jovens. Acompanhe. Este artigo trata do contínuo aumento da dependência
Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA
DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DPOC Desenvolvimento progressivo de limitação ao fluxo aéreo ( parte não reversível) É progressiva Associada a uma resposta inflamatória anormal do pulmão, a partículas
PERFIL DOS PACIENTES IDOSOS USUÁRIOS DE TABACO ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO EM CAMPINA GRANDE
PERFIL DOS PACIENTES IDOSOS USUÁRIOS DE TABACO ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO EM CAMPINA GRANDE Géssica Cruz Galvão (1) ; Jéssika Emanuela Batista Viana (2) ; Lídia Santos Sousa (3)
Manual de cessação do TABAGISMO Como o cigarro afeta minha Saúde
Manual de cessação do TABAGISMO Como o cigarro afeta minha Saúde sessão 1 Parabéns! Você esta aqui e isso mostra que esta pronto para um grande passo. A maioria das pessoas hoje em dia tem uma idéia do
Desafios para a promoção, prevenção e tratamento do câncer: O panorama global e o Brasil
Desafios para a promoção, prevenção e tratamento do câncer: O panorama global e o Brasil André Medici Economista de Saúde, Editor do Blog Monitor de Saúde (www.monitordesaude.blogspot.com) ABRALE, São
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS PUÉRPERAS PARTICIPANTES EM UM PROJETO DE EXTENSÃO DE CONSULTA DE ENFERMAGEM PRÉ-NATAL E PÓS-PARTO.
14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE
CARATERIZAÇÃO DAS GESTANTES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DE PONTA GROSSA PR
11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA CARATERIZAÇÃO
MAl vida! Quem. aproveita. NÃO/uma. O que você ganha parando de fumar. Se parar de fumar agora...
O que você ganha parando de fumar A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool, com
Abordagem do Paciente Tabagista Hospitalizado
I Encontro de Profissionais de Saúde para Abordagem e Tratamento do Tabagismo na rede SUS 12/09/2012 RJ - INCA Abordagem do Paciente Tabagista Hospitalizado Cristina Cantarino Coordenadora do Centro de
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Roberto Antonio dos Reis Gomes Shâmara Coelho dos Reis Victor
13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1. Perfil epidemiológico da sífilis gestacional em residentes de Ponta Grossa, 2010 a 2014
13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA
VIGITEL Periodicidade: anual 2006 a 2011
VIGITEL 11 Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis por meio de Inquérito Telefônico Objetivos: Medir a prevalência de fatores de risco e proteção
Quais as formas de uso do tabaco? As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar a t r a v é s d e c i g a r r o, c h a r u t o,
O tabaco O tabaco é uma planta cujo nome científico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. Mas no tabaco encontramos ainda um número muito grande
MORTALIDADE POR DE CÂNCER DE MAMA NO ESTADO DA PARAÍBA ENTRE 2006 E 2011
MORTALIDADE POR DE CÂNCER DE MAMA NO ESTADO DA PARAÍBA ENTRE 2006 E 2011 Tayná Lima dos Santos; Ideltonio José Feitosa Barbosa Universidade Federal da Paraíba. Email: [email protected] Universidade
ISSN ÁREA TEMÁTICA:
1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA DURAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO
Trabalho de biologia
câncer Trabalho de biologia neste livro darei exemplos de dois tipos de câncer, que são eles: Câncer de esôfago E Pulmão. A quais falei e seguida. Câncer de esôfago O câncer de esôfago pode ter duas linhagens,
Saúde do Homem. Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina.
Saúde do Homem Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina. saúde do Homem O Ministério da Saúde assinala que muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade,
Acupuntura, Auriculoterapia e Automassagem no Grupo de Tratamento do Tabagismo.
TÍTULO DA PRÁTICA: Acupuntura, Auriculoterapia e Automassagem no Grupo de Tratamento do Tabagismo. CÓDIGO DA PRÁTICA: T77 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 a) Situação-problema e/ou demanda
Sílvia Marlene Cunha Sorte N.º Questionário. Os malefícios do hábito tabágico no jovem adulto. Universidade Fernando Pessoa
Sílvia Marlene Cunha Sorte N.º14439 Questionário Os malefícios do hábito tabágico no jovem adulto Universidade Fernando Pessoa Faculdade Ciências da Saúde Porto, 2008 Nota Introdutória Sílvia Marlene Cunha
PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009
PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 Altera a Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, para incluir a pesquisa de biomarcadores entre as ações destinadas à detecção precoce das neoplasias malignas de mama
Vigitel Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico
Vigitel Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico Avaliação Dados de 2013 Periodicidade: anual desde 2006 Público: maiores de 18 anos e residentes nas 26
Saiba os principais cuidados que uma gestante deve ter com a saúde bucal
Portal RCP - Notícias Saiba os principais cuidados que uma gestante deve ter com a saúde bucal *Da redaçãoa odontopediatra Dra. Anna Paula Greck alerta sobre os cuidados e tratamentos adequados para gestantes."a
CASO CLÍNICO 3. Recomendações: Esse paciente deve ser aconselhado a abandonar o tabagismo; uma possível estratégia, usando os 5 As
CASO CLÍNICO 3 parar. Ao exame, não apresenta sofrimento respiratório em repouso, seus sinais vitais são normais e não tem qualquer sinal óbvio de cianose. Seu exame pulmonar mostra redução do movimento
GBECAM. O Câncer de Mama no Estado de São Paulo
GBECAM O Câncer de Mama no Estado de São Paulo Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz Coordenadora Médica -Oncologia Clínica Diretora Médica Instituto do Câncer do Estado de São Paulo -ICESP Epidemiologia Incidência
ISSN ÁREA TEMÁTICA:
13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA
Programas. & Ações. Medicina Preventiva
Programas & Ações Medicina Preventiva Medicina Preventiva Para o Tacchimed promover a saúde não se limita aos tratamentos médicos e sim à prevenção, a fim de oferecer aos seus clientes mais qualidade de
A experiência da SulAmerica na implantação de Programas de Promoção a Saúde e Prevenção de doenças
A experiência da SulAmerica na implantação de Programas de Promoção a Saúde e Prevenção de doenças O Cenário. Os Programas do Saúde Ativa. Qual o Perfil de risco da nossa população e sua evolução nos últimos
O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito.
O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, o site Coração & Vida faz
Saúde Coletiva - Pactos Pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão.
Saúde Coletiva - Pactos Pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. PROFESSOR EDUARDO ARRUDA A OMS: Estatística com mais de 100 indicadores nos 193 estados-membros; O relatório (2011): doenças crônicas (diabetes,
Objetivos UNIVERSIDADE ESTUDO PILOTO. Clovis Botelho/UFMT
UNIVERSIDADE Clovis Botelho/UFMT Objetivos 1. Ensino: nível de conhecimento entre estudantes de medicina 2. Pesquisa: o que temos feito x o que poderemos fazer 3. Extensão: nossos parceiros ESTUDO PILOTO
RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO
RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE TERESINA Ayla Maria Calixto de Carvalho Alba Alves Costa Marques Telma Maria Evangelista
Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM I
CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM I Código: ENF- 209 Pré-requisito:
PALAVRAS-CHAVE Obesidade, Colo do Útero, Teste de Papanicolaou.
14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE
IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS
IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS Autor(es): LEIVAS, Vanessa Isquierdo; GONÇALVES, Juliana Macedo;
TRABALHANDO A PREVENÇÃO DOS CÂNCERES DE MAMA, COLO DO ÚTERO E PRÓSTATA COM OS TRABALHADORES DA AGECOLD.
TRABALHANDO A PREVENÇÃO DOS CÂNCERES DE MAMA, COLO DO ÚTERO E PRÓSTATA COM OS TRABALHADORES DA AGECOLD. Jane Teixeira dos Santos¹; Arino Sales do Amaral². 1Estudante do Curso de Enfermagem da UEMS, Unidade
O tabagismo e as profissões da saúde
O tabagismo e as profissões da saúde Vendelino Júnior Marsango 1 Maurícia Cristina de Lima 2 RESUMO: O tabagismo está associado à etiologia e ao prognóstico de uma série de doenças, tanto incapacitantes
Infarto Agudo do Miocárdio Avaliação de Saúde Mental. Versão eletrônica atualizada em Fevereiro 2009
Infarto Agudo do Miocárdio Avaliação de Saúde Mental Versão eletrônica atualizada em Fevereiro 2009 Grupo de Trabalho: Dra. Ana Luiza Camargo Psicóloga Ana Lucia Martins da Silva Implementação do Protocolo:
PREVALENCIA DAS DOENÇAS CRONICAS NÃO-TRANSMISSIVEIS EM IDOSOS NO ESTADO DA PARAIBA
PREVALENCIA DAS DOENÇAS CRONICAS NÃO-TRANSMISSIVEIS EM IDOSOS NO ESTADO DA PARAIBA Rita de Cássia Sousa Silva (1); Daniele Fidelis de Araújo (1); Ítalo de Lima Farias (2); Socorro Malaquias dos Santos
LISTA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS APROVADOS
LISTA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS APROVADOS BANNERS CÓDIGO TÍTULO HORÁRIO 100 CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO MANUSEIO DO CATETER TOTALMENTE IMPLANTADO EM CRIANÇAS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO 101 RODA DO CUIDAR:
PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES Dra Fabrícia de Oliveira Assis Cantadori Cardiologista do HUJM Cuiabá, maio de 2015 UFMT PREVENÇÃO É procurar e utilizar métodos para prevenir doenças e/ou suas complicações,
