- Conhece a posição de Portuga Continental e Insular na Europa e no Mundo, - Reconhece a importância da posição geográfica de Portugal.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "- Conhece a posição de Portuga Continental e Insular na Europa e no Mundo, - Reconhece a importância da posição geográfica de Portugal."

Transcrição

1 Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho D E P A R T A M E N T O D E C I Ê N C I A S S O C I A I S E H U M A N A S P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E G E O G R A F I A A 10º A N O ANO LETIVO 2016/2017 TEMAS UNIDADES DIDÁTICAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS CONCEITOS AVALIAÇÃO MÓDULO INICIAL A POSIÇÃO DE PORTUGAL NA EUROPA E NO MUNDO - A constituição do território nacional. - A posição geográfica de Portugal Continental e Insular. - A inserção de Portugal em diferentes espaços. - Conhece a constituição das diferentes unidades territoriais portuguesas. - Conhece a posição de Portuga Continental e Insular na Europa e no Mundo, - Reconhece a importância da posição geográfica de Portugal. - Reconhece a importância da integração de Portugal no contexto da União Europeia. - Reconhece a importância do espaço lusófono; - Reconhece a importância das relações privilegiadas de Portugal com as comunidades portuguesas e com a CPLP. - Reconhece a importância da integração de Portugal em várias organizações internacionais. - Concelho. - Distrito. - Localização relativa*. - Latitude*. - Longitude*; - Localização Absoluta*. - Espaço Schengen. -Freguesia. - Mercado Comum*. - NUT. - Região Autónoma*. -Território. - Tratado de Maastricht*. -Tratado de Roma*. - Tratado de Lisboa*. - União Europeia*. - Cidadania Europeia. - Moeda única*. - Integração europeia. - Espaço Lusófono. - CPLP - ONU, OTAN, OCDE, OSCE,OMC ( ) o Avaliação cognitiva e procedimental : Diagnóstica Leitura e interpretação de documentos geográficos : - Textos - imagens - gráficos - mapas Utilização do vocabulário específico da disciplina. Fichas de trabalho sobre procedimentos e conteúdos Capacidade de reflexão, argumentação e síntese

2 MÓDULO I A POPULAÇÃO UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADO- RA DE ESPAÇOS A POPULAÇÃO: EVOLUÇÃO E DIFERENÇAS REGIONAIS - A evolução da população na 2.ª metade do séc. XX. A população portuguesa. As variáveis demográficas. A mobilidade da população. - As estruturas e comportamentos sóciodemográficos. Estrutura etária - Conhece as características da população portuguesa; - Relaciona a evolução da população portuguesa, na 2.ª metade do séc. XX com o comportamento das variáveis demográficas: Utiliza corretamente conceitos demográficos; Analisa as variáveis demográficas: natalidade, fecundidade, mortalidade; Interpreta representações gráficas e cartográficas; Analisa a distribuição dos indicadores demográficos nas regiões de NUT II e III e nos países da União Europeia; Explica a evolução do crescimento natural; Explica o comportamento das variáveis demográficas; Reconhece que a evolução da população depende do comportamento de variáveis demográficas e socioeconómicas. - Relaciona a evolução da população portuguesa, na 2.ª metade do séc. XX com a mobilidade da população: Analisa o saldo migratório; Deteta as disparidades a nível regional e nacional do crescimento natural; Explica a desigual distribuição das variáveis demográficas no espaço português. - Caracteriza a estrutura etária da população portuguesa: Interpreta diferentes pirâmides etárias; Relaciona a estrutura etária da população com o - Recenseamento.* - Indicadores Demográficos:*.Taxa de Natalidade.. Taxa de Mortalidade.. Taxa de Mortalidade infantil..taxa de Fecundidade.. Índice de Renovação de Gerações. - Emigração.* - Imigração.* - Saldo migratório.* - Êxodo rural.* - Crescimento natural.* - Crescimento efetivo.* - Envelhecimento demográfico.* - Índice sintético de fecundidade.* - Estrutura Etária.* - Índice de envelhecimento da população. - Pirâmide etária.* Expressão verbal geográfica Documentos escritos sobre a Inter-relação entre os fenómenos geográficos. Pesquisa, seleção, organização, análise, tratamento, apresentação e comunicação da informação relativa a assuntos geográficos. Qualidade dos trabalhos realizados na aula, em casa e em grupo. Ficha de etapa / Avaliação específica de procedimentos e conteúdos.

3 Estrutura ativa. Nível de instrução e qualificação profissional. - Os principais problemas demográficos. Envelhecimento e declínio da fecundidade. Baixo nível educacional e situação perante o emprego. - O rejuvenescimento e a valorização da população. Incentivos à natalidade e qualificação da mão de obra. comportamento das variáveis demográficas e movimentos migratórios; Aponta razões que expliquem as diferenças regionais da estrutura etária. - Caracteriza a estrutura ativa da população portuguesa: Analisa a evolução da população nos diferentes setores de atividade económica; Explica a repartição da população nos diferentes setores de atividade económica; Analisa a evolução da taxa de atividade e do emprego por setores de atividade económica. - Caracteriza o nível de instrução e qualificação profissional da população. - Refere o declínio da fecundidade como um dos problemas demográficos da população portuguesa. - Identifica o envelhecimento como um dos problemas demográficos da população portuguesa. - Discute o problema do envelhecimento nas relações causa-efeito. - Analisa o baixo nível educacional como sendo um dos problemas sociodemográficos da população portuguesa. - Aponta as políticas natalistas como solução para o problema. - Avalia as consequências do desemprego nas condições de vida da população. - Debate medidas passíveis de contribuir para o aumento da qualificação dos recursos humanos. - Reconhece a importância do ordenamento do território na melhoria da qualidade de vida da população. - Índice de dependência dos idosos. - Índice de dependência dos jovens. - Índice de dependência total. - População ativa e inativa.* - Estrutura ativa.* -Taxa de atividade. - Nível de instrução. - Taxa de alfabetização e analfabetismo. - Envelhecimento demográfico.* - Índice de envelhecimento. -Nível de qualificação profissional. -Taxa de Desemprego e emprego. - Emprego temporário. - Qualidade de vida. - Medidas natalistas.* - Desenvolvimento sustentável.* - PDM. - Planeamento. - Ordenamento do território. o Avaliação atitudinal: Participação/Empenho - Comunicabilidade quando solicitado(a), - Intervenção oportuna, - Participação voluntária. -Apresentação de trabalhos solicitados. Responsabilidade - Interesse e empenho nas tarefas propostas, - Assiduidade e pontualidade, - Apresentação do material necessário e organizado. Comportamento - Colaboração no trabalho grupo/turma, - Respeito pelo trabalho dos outros. - Aceitação de críticas. Autonomia - Iniciativa, - Intervenção para a superação de dificuldades, - Capacidade de auto e heteroavaliação.

4 A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO. - População absoluta.* - População relativa.* - Os condicionantes da distribuição da população: Fatores naturais Fatores humanos - Os problemas na distribuição da população: A litoralização do povoamento/o despovoamento do interior. - Soluções para atenuar a desigual distribuição da população portuguesa. -Analisa mapas de diferentes escalas espaciais representativos da distribuição geográfica da população portuguesa. - Aponta os fatores naturais e humanos que contribuem para a desigual distribuição da população. -Explica a desigual distribuição geográfica da população. -Deteta as assimetrias regionais. -Relaciona a litoralização e a bipolarização com o despovoamento do interior. -Reflete sobre os custos económicos e sociais das assimetrias. -Compara a densidade populacional do nosso país com a de outros países da UE. - Debate medidas passíveis de atenuar as assimetrias regionais na distribuição espacial da população. - Reconhece a importância do ordenamento do território na melhoria da qualidade de vida da população. - Capacidade de carga humana. - Despovoamento.* - Litoralização.* - Bipolarização.* - Assimetrias regionais.* - Qualidade de vida.* - PDM. MÓDULO II OS RECURSOS NATURAIS DE QUE A POPULAÇÃO DISPÕE: USOS, LIMITES E POTENCIALI- DADES OS RECURSOS DO SUBSOLO. - As áreas de exploração dos recursos minerais. Os recursos minerais. Os recursos hidrominerais: as águas. - Classifica os recursos minerais. - Carateriza as Unidades geomorfológicas portuguesas. - Descreve a evolução e a importância económica da indústria extrativa. - Carateriza o comércio externo da indústria extrativa. - Unidades geomorfológicas - Era geológica. - Recurso renovável e não renovável. - Combustíveis fósseis.* - Indústria extrativa.* - Energia primária e secundária.* - Águas minerais naturais. - Águas da nascente. - Águas termais. (continuação da avaliação cognitiva, procedimental e avaliação atitudinal das unidades didáticas anteriores)

5 - Exploração e distribuição dos recursos energéticos. Exploração e distribuição dos recursos energéticos não renováveis. Exploração e distribuição dos recursos energéticos renováveis. As desigualdades na distribuição do consumo de energia. Os setores hidrelétrico e termelétrico. Os problemas na exploração dos recursos do subsolo Novas perspetivas de exploração e utilização dos recursos do subsolo - Conhece a localização geográfica dos recursos do subsolo de maior valor económico. - Compreende as desigualdades na distribuição e consumo de energia. - Relaciona as desigualdades no consumo de energia com os níveis de desenvolvimento das regiões. -Compreende os principais condicionalismos na exploração dos recursos do subsolo. - Explica a dependência de Portugal relativamente aos recursos do subsolo, em particular os energéticos. - Reconhece os impactos ambientais da extração de minérios. - Compreende as desigualdades na distribuição e consumo de energia. - Relaciona as desigualdades no consumo de energia com os níveis de desenvolvimento das regiões. - Compreende a localização em Portugal Continental das principais centrais hidroeléticas e termoeléticas. - Explica os principais condicionalismos na exploração dos recursos do subsolo. - Reconhece a necessidade de valorizar os recursos endógenos - Reconhece a importância das termas no desenvolvimento de atividades de turismo e de lazer. - Equaciona as implicações financeiras e ambientais da introdução e/ou intensificação das energias renováveis. -Reconhece a importância da integração de Portugal na Política Energética Comum. - Jazida. - Mineral (energético, metálico, e não metálico).* - Recurso (endógeno e exógeno). - Rochas (industriais e ornamentais). - Recurso endógeno e exógeno. - Rochas (industriais e ornamentais). - Recurso endógeno e exógeno. - Poluição visual. - Turismo termal. - Eficiência energética.

6 A RADIAÇÃO SOLAR A variabilidade da radiação solar em Portugal Continental e Insular. A atmosfera e a radiação solar. - Explica o papel da atmosfera na variação da radiação solar. - Atmosfera. - Radiação solar. - Equilíbrio térmico. - Albedo. - Difusão, reflexão e absorção. -Energia Solar. - Ângulo de incidência.* (continuação da avaliação cognitiva, procedimental e avaliação atitudinal das unidades didáticas anteriores) O Balanço energético do sistema Terra Atmosfera. Variação diurna da radiação solar. Fatores explicativos para a variação da radiação solar diurna. Variação da radiação solar anual. Fatores explicativos para a variação da radiação solar anual. - Relaciona a variação da radiação solar com o movimento de rotação. - Relaciona a variação da radiação solar com o movimento de translação. - Massa atmosférica.* - Radiação difusa. - Dia natural.* - Constante solar. - Radiação (solar, terrestre e global); - Movimento de rotação.* - Movimento diurno aparente do sol.* - Movimento de translação.* - Movimento anual aparente do sol.* -Insolação. - Isotérmica.* - Regime térmico.* - Temperatura média mensal e anual.* - isotérmicas.* -Nebulosidade* - Latitude.* - Altitude.*

7 A Distribuição da temperatura no território nacional. Distribuição da radiação solar e insolação em Portugal. Fatores explicativos para a distribuição da radiação solar e insolação em Portugal. - Compara o número de horas de sol descoberto em Portugal com outros países da Europa. - Analisa as diferenças de duração e intensidade da radiação solar da insolação no território nacional. - Explica as diferenças de duração e intensidade da radiação solar no território nacional. - Vertentes soalheiras. - Vertentes umbrias. - Relevos concordantes e discordantes. -Continentalidade.* - Correntes marítimas.* - Amplitude térmica.* A variação da insolação, radiação solar e temperatura nos arquipélagos. - Explica a variação anual da temperatura nos arquipélagos. A valorização Solar. Utilizações da energia solar. O turismo. OS RECURSOS HÍDRICOS - A especificidade do clima português. Introdução ao tema dos recursos hídricos. A importância da água no planeta. - Reconhece a existência de condições de insolação favoráveis ao uso da energia solar. - Problematiza o uso da energia solar. - Reconhece a importância da duração da insolação na valorização turística do território nacional. - Reconhece a importância da água para o Homem. - Reconhece o papel do ciclo hidrológico na manutenção do equilíbrio na Terra. - Energia térmica ativa e passiva. - Dependência energética. - Turismo Balnear. - Recurso hídrico.* - Ciclo hidrológico.* -Precipitação atmosférica.* - Evaporação* -Evapotranspiração. (continuação da avaliação cognitiva, procedimental e avaliação atitudinal das unidades didáticas anteriores)

8 Importância do ciclo hidrológico na transferência de água no planeta. Estados de tempo associados aos centros barométricos. Importância da pressão atmosférica. Água na atmosfera (relação do vapor de água com a temperatura, o ponto de saturação e relação com a temperatura. A humidade relativa). Distribuição dos centros barométricos e circulação geral da atmosfera. Massas de ar e evolução das superfícies frontais. Estados de tempo característicos de Portugal. - Compreende os mecanismos que levam à condensação do vapor de água. - Explica os estados de tempo associados aos centros barométricos. -Relaciona a variabilidade da precipitação com a deslocação, em latitude, das cinturas de altas e baixas pressões; - Conhece a circulação geral da atmosfera na zona temperada do Hemisfério Norte; - Analisa as situações meteorológicas que mais frequentemente afetam o estado de tempo em Portugal; - Isóbara.* - Anticiclone.* - Depressão barométrica.* - Força de coriolis. - Massa de ar.* - Frente. - Sistema frontal. - Superfície frontal polar - Perturbação frontal. - Frontogénese. - Frontólise. - Convergência intertropical (CIT) - Período seco estival. - Precipitação (convectiva, frontal e orográfica). - Situação meteorológica.* - Nortada. - Vento de levante.

9 Tipos de precipitação mais frequentes. Irregularidade intra-anual e interanula da precipitação. Clima de Portugal continental e arquipélagos. - As Disponibilidades Hídricas. Principais elementos associados aos cursos de água. As águas superficiais: as caraterísticas da rede hidrográfica nacional. Fatores condicionantes do regime dos rios portugueses. As águas subterrâneas. -Explica os tipos de precipitação mais frequentes em Portugal; -Relaciona a variação da precipitação com a altitude e a disposição do relevo; - Relaciona a variabilidade da precipitação com a deslocação em latitude, das cinturas de altas e baixas pressões. - Caracteriza o clima de Portugal Continental e Insular. - Identifica os vários elementos geomorfológicos constituintes dos rios. - Relaciona as disponibilidades hídricas com a quantidade e o tipo de precipitação. - Caracteriza a rede hidrográfica. - Carateriza as bacias hidrográficas nacionais. - Relaciona o regime dos rios com a irregularidade da precipitação. - Conhece os fatores que interferem na variação do caudal dos rios. - Equaciona a necessidade de armazenamento das águas superficiais; - Conhece os fatores que condicionam a produtividade aquífera. -Reconhece que as atividades humanas interferem na quantidade e qualidade das águas. - Equaciona os riscos na gestão dos recursos hídricos. - Precipitação orográfica.* - Precipitação convetiva.* - Precipitação frontal.* - Barreira de Condensação. - Disponibilidade hídrica. -Efluente. - Escorrência. - Eutrofização. - Infiltração. - Permeabilidade. - POBH. - POA. - Produtividade aquífera. - Rede hidrográfica.* - Regime do rio.* - Salinização.* - Toalha freática.*

10 - A gestão dos recursos hídricos. Planeamento e gestão dos recursos hídricos. - Infere a necessidade de estabelecer acordos internacionais na gestão dos recursos hídricos. - Debate medidas conducentes ao controlo e quantidade e qualidade da água. - Debate a importância do ordenamento das albufeiras e das bacias hidrográficas. OS RECURSOS MARÍTIMOS - As potencialidades do litoral. As principais caraterísticas da costa portuguesa. A Plataforma Continental. - A atividade piscatória; As principais áreas de pesca. - Compreende a ação erosiva do mar sobre a linha de costa; - Compreende a evolução dos acidentes de relevo de Portugal continental. - Relaciona a localização dos portos com a direção dos ventos, das correntes marítimas e a configuração da linha de costa. - Relaciona as disponibilidades de recursos piscatórios da ZEE com a extensão da plataforma continental e com as correntes marítimas. - Carateriza a ZEE portuguesa. - Problematiza a aplicação da Política Comum das Pescas na atividade piscatória portuguesa. -Abrasão marinha.* - Erosão marinha.* - Arriba.* - Praia.* - Águas territoriais. -Corrente Marítima.* - Acidente litoral.* - Estuário.* -Plataforma continental.* - Ria.* - Restinga.* - Talude continental.* - Planície abissal.* - Upwelling.* - ZEE.* (continuação da avaliação cognitiva, procedimental e avaliação atitudinal das unidades didáticas anteriores) As infraestruturas portuárias e a frota. A qualificação da mão-deobra. - Compreende a necessidade da gestão racional dos stocks. - Compreende que a existência da atividades piscatória induz o desenvolvimento de outras atividades. - Compreende a importância de acordos bilaterais na diversificação das áreas de pesca. - Maré negra.* - Quotas de pesca.* - Frota.* -POOC. - Stock.

11 - A gestão do espaço marítimo. - A rentabilização do litoral e dos recursos marítimos. - Relaciona a extensão da ZEE com os problemas que se colocam à sua gestão e controlo. - Equaciona medidas passíveis de potencializar o uso do espaço marítimo e das áreas do litoral. - Debate a importância do ordenamento das orlas costeiras. Competências gerais comuns a todas as unidades didáticas: - Relacionar conceitos geográficos, aplicando os mesmos na compreensão dos vários fenómenos geográficos. - Formular e responder a questões utilizando diversos documentos geográficos. - Utilizar o vocabulário geográfico em descrições orais e escritas de lugares, regiões e distribuições de fenómenos geográficos. - Comunicar de forma diversificada adequando linguagens e técnicas aos contextos e às necessidades geográficas. - Responsabilizar-se por realizar integralmente as várias tarefas propostas. - Organizar os documentos geográficos elaborados para a elaboração do dossier individual. - Promover o respeito pelo seu trabalho, assim como aceitar as experiências e ideias sobre as interpretações geográficas dos outros. - Participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando normas, regras e critérios de atuação, de convivência e de trabalho em vários contextos. - Cooperar em trabalhos de grupo, no sentido de interiorizar e aplicar regras básicas de convivência de modo a compreender a particularidade do conhecimento geográfico. - Plâncton.* - Recurso piscícola.* -TAB. - TAC. - Aquacultura.* * termos relativos a unidades didáticas lecionadas no 3º ciclo..

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho ANO LETIVO 2017/2018 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE GEOGRAFIA A 10º ANO TEMAS UNIDADES DIDÁTICAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PARA O 10º ANO DE GEOGRAFIA EM

PLANIFICAÇÃO ANUAL PARA O 10º ANO DE GEOGRAFIA EM PLANIFICAÇÃO ANUAL PARA O 10º ANO DE GEOGRAFIA EM 2017-2018 Unidades temáticas Conteúdos Objetivos Gerais Calendarização [aulas de 90 ] Instrumentos de avaliação MÓDULO INICIAL 1- A posição de Portugal

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE GEOGRAFIA 10º. ANO LECIONAÇÃO DOS

PLANIFICAÇÃO DE GEOGRAFIA 10º. ANO LECIONAÇÃO DOS Direção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar Código 161366 Contribuinte nº 600 074 978 Escola Secundária Dr. Bernardino Machado PLANIFICAÇÃO DE GEOGRAFIA 10º. ANO 2012 2013

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Agrupamento de Escol Dr. Vieira de Carvalho ANO LETIVO 2018/2019 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE GEOGRAFIA A 10º ANO território e Módulo inicial: A posição de Portugal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ. PLANIFICAÇÃO a LONGO PRAZO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ. PLANIFICAÇÃO a LONGO PRAZO PLANIFICAÇÃO a LONGO PRAZO ANO LETIVO 2016/2017 1 Ano 10º DISCIPLINA: Docente GEOGRAFIA - A Helena Pereira TEMAS/CONTEÚDOS Competências Gerais Número de Blocos de 90mn PREVISTOS Módulo Inicial: a posição

Leia mais

Quedas de água de Kalandula

Quedas de água de Kalandula 161718 Quedas de água de Kalandula Formações cársicas litorais Ano Letivo 2012/2013 1 DISTRIBUIÇÃO DOS TEMPOS LETIVOS ANO LETIVO 2012/2013 GEOGRAFIA A 10º ANO CALENDARIZAÇÃO 1º Período 14 de Setembro a

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO (Avaliação em regime não presencial) Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Geografia A Módulo(s) 1, 2 e 3

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO (Avaliação em regime não presencial) Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Geografia A Módulo(s) 1, 2 e 3 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO (Avaliação em regime não presencial) Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Geografia A Módulo(s)

Leia mais

Disciplina: Geografia A Módulo(s) 1, 2 e 3

Disciplina: Geografia A Módulo(s) 1, 2 e 3 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Escola Básica e Secundária de Rio Tinto ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL Disciplina:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2017/2018-1º Período DISCIPLINA: Geografia A ANO: 10º CURSO: CIENTÍFICO HUMANÍSTICO Total de aulas Previstas : 74

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2017/2018-1º Período DISCIPLINA: Geografia A ANO: 10º CURSO: CIENTÍFICO HUMANÍSTICO Total de aulas Previstas : 74 2017/2018-1º Período DISCIPLINA: Geografia A ANO: º CURSO: CIENTÍFICO HUMANÍSTICO Total de aulas Previstas : 74 Mês Unidades Temáticas Conteúdos Competências / Objetivos Nº Aulas Estratégias Avaliação

Leia mais

GEOGRAFIA 10º Ano. Escola Básica e Secundária de Barroselas PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2017/2018 Ciências Sociais e Humanas

GEOGRAFIA 10º Ano. Escola Básica e Secundária de Barroselas PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2017/2018 Ciências Sociais e Humanas Departamento Área Disciplinar Secundário Escola Básica e Secundária de Barroselas PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2017/2018 Ciências Sociais e Humanas GEOGRAFIA 10º Ano Módulo Inicial: A POSIÇÃO DE PORTUGAL

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN ENSINO SECUNDÁRIO Ano Letivo 2018/2019

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN ENSINO SECUNDÁRIO Ano Letivo 2018/2019 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD. 153000 DGEstE/DSRN ENSINO SECUNDÁRIO Ano Letivo 2018/2019 Planificação Anual de GEOGRAFIA A 10º Ano do CURSO DE LÍNGUAS E HUMANIDADES Início das atividades

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da disciplina, Metas Curriculares ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA A 10º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Geografia A

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Geografia A AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Geografia A ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA 10ºANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD COD

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD COD CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de GEOGRAFIA A, do 10ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA Planificação da disciplina de Geografia A 10º Ano Ano letivo 2014/2015

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA Planificação da disciplina de Geografia A 10º Ano Ano letivo 2014/2015 ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA Planificação da disciplina de Geografia A 10º Ano Ano letivo 2014/2015 Nº de aulas 1º Período 2º Período 3º Período (45 minutos) Previstas 80 60 58 Avaliação/Correção 12 12 8

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 152 870 Critérios Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico

Leia mais

Teste de Avaliação de Geografia - 11.º ano. Geografia A 10.º Ano

Teste de Avaliação de Geografia - 11.º ano. Geografia A 10.º Ano Teste de Avaliação de Geografia - 11.º ano Maio 2016 120 minutos Geografia A 10.º Ano Conteúdos Módulo Inicial: A posição de Portugal na Europa e no Mundo Constituição do território nacional e sua posição

Leia mais

- Conhece a posição de Portuga Continental e Insular na Europa e no Mundo, - Reconhece a importância da posição geográfica de Portugal.

- Conhece a posição de Portuga Continental e Insular na Europa e no Mundo, - Reconhece a importância da posição geográfica de Portugal. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia 10º ano Ano Letivo 2015/2016 TEMAS

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA ABRIGO DO DECRETO-LEI N.º 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA ABRIGO DO DECRETO-LEI N.º 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA ABRIGO DO DECRETO-LEI N.º 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO (Duração da Prova: 90 minutos + 30 minutos de tolerância) GEOGRAFIA A 10º ano (Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

- Compreender o objeto e o método da Geografia

- Compreender o objeto e o método da Geografia AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia 7º ano Ano Letivo 2015/2016 Domínio/

Leia mais

INTRODUÇÃO 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA A APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA A APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA A INTRODUÇÃO A Geografia é a ciência e a disciplina que se distingue e caracteriza pelo pensamento espacial, que

Leia mais

Geografia (7.º,8.º e 9.º anos)

Geografia (7.º,8.º e 9.º anos) Conhecimentos /Capacidades Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2017/ 2018 Geografia (7.º,8.º e 9.º anos) Informação aos Encarregados de Educação

Leia mais

- Compreender o objeto e o método da Geografia

- Compreender o objeto e o método da Geografia AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia 7º ano Ano Letivo 2014/2015 Domínio/

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho ANO LETIVO 2017/2018 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE GEOGRAFIA 7º ANO Domínio/ A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES o cognitiva

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE GEOGRAFIA A

PLANIFICAÇÃO DE GEOGRAFIA A AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ SILVESTRE RIBEIRO IDANHA-A-NOVA ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3ºCICLOS COM SECUNDÁRIO JOSÉ SILVESTRE RIBEIRO PLANIFICAÇÃO DE GEOGRAFIA A ENSINO SECUNDÁRIO CURSO GERAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS AGOSTO 2018 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA A INTRODUÇÃO A Geografia é a disciplina científica que se distingue e caracteriza pelo pensamento

Leia mais

Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/ Geografia (7.º,8.º e 9.

Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/ Geografia (7.º,8.º e 9. Conhecimentos /Capacidades Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/ 2019 Geografia (7.º,8.º e 9.º anos) Informação aos Encarregados de Educação

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS AGOSTO 2018 Conforme estabelecido no DL n.º 55/2018, de 6 de julho, e ainda nas Portarias 223-A/2018, de 3 de agosto e 226- A/2018, de 7 de agosto, as Aprendizagens Essenciais (AE) são o conjunto comum

Leia mais

Estratégias que desenvolvam:

Estratégias que desenvolvam: DISCIPLINA: Geografia A ANO LETIVO: 2018/2019 P LANIFICAÇÃO ANUAL Apre ndizagens essenciais (AE) território AE: Ações estratégicas de ensi alus alus Módulo inicial: A posição de Portugal na europa e mundo

Leia mais

INTRODUÇÃO 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA A APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA A APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA A INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais foram redigidas tendo por base os documentos curriculares em vigor, nomeadamente

Leia mais

Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano

Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação DISCIPLINA DE GEOGRAFIA Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação A TERRA

Leia mais

Ensino Recorrente de Nível Secundário

Ensino Recorrente de Nível Secundário GRUPO DISCIPLINAR DE GEOGRAFIA 420 ANO LETIVO: 2015/2016 Ensino Recorrente de Nível Secundário Planificação de 10.º/11.º ano 1 1. FINALIDADES Constituem finalidades desta disciplina: promover a apetência

Leia mais

Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de:

Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: O meio natural A Terra: estudos e representações CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: Ensino Básico Ano letivo: 2016/2017

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho ANO LETIVO 2018/2019 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE GEOGRAFIA 7º ANO A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES A Geografia e o Território

Leia mais

TEMA I. A POPULAÇÃO, UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADORA DE ESPAÇOS

TEMA I. A POPULAÇÃO, UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADORA DE ESPAÇOS 1.1. A população: evolução e diferenças regionais 1.1.1. A evolução da população na 2ª metade do século XX Preparação para exame nacional Geografia A 1/8 Síntese: Evolução demográfica da população portuguesa

Leia mais

Calendarização da Componente Letiva - Geografia Ano Letivo 2015/16 7º Ano

Calendarização da Componente Letiva - Geografia Ano Letivo 2015/16 7º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANDRÉ SOARES (150952) Calendarização da Componente Letiva - Geografia Ano Letivo 2015/16 7º Ano Períodos 1º Período 2º Período 3º Período Número de aulas previstas (45 minutos) 26

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: Compreender o objeto e o método da Geografia. Conhecer diferentes formas de representação da superfície terrestre. Compreender diferentes tipos de

Leia mais

Geografia 8º ano. Planificação a longo prazo 2013/2014. Filipe Miguel Botelho TOSHIBA

Geografia 8º ano. Planificação a longo prazo 2013/2014. Filipe Miguel Botelho TOSHIBA 0/04 Geografia 8º ano Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho TOSHIBA Planificação a longo prazo 8º ano - Geografia º Período Aulas º Período Aulas º Período Aulas TEMA B MEIO NATURAL Tema C População

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017 ESCOLA BÁSICA / MARTIM DE FREITAS Ano letivo 06/0 º Ano de Escolaridade I Período (6 aulas) (6 aulas) I ( aulas) DOMÍNIO: A TERRA, ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES Unidade A Geografia e o Território -O objeto

Leia mais

2016/2017. DISCIPLINA: Geografia ANO DE ESCOLARIDADE: 8.º Ano DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

2016/2017. DISCIPLINA: Geografia ANO DE ESCOLARIDADE: 8.º Ano DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Geografia ANO DE ESCOLARIDADE: 8.º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS - O Clima O Meio Natural 1. Compreender

Leia mais

Escola E.B. 2,3 de António Feijó Ano letivo Planificação anual 7º ano de escolaridade

Escola E.B. 2,3 de António Feijó Ano letivo Planificação anual 7º ano de escolaridade Escola E.B.,3 de António Feijó Ano letivo 06 07 Planificação anual 7º ano de escolaridade A Terra. Estudos e representações A representação da superfície terrestre A Geografia e o território Compreender

Leia mais

Sínteses de conteúdos 10. ANO. Isabel Barata

Sínteses de conteúdos 10. ANO. Isabel Barata GEOGRAFIA AArinda Sínteses de conteúdos 10. ANO Rodrigues Isabel Barata TEMA INICIAL A POSIÇÃO DE PORTUGAL NA EUROPA E NO MUNDO SINTETIZAR Um território Situado no sudoeste da Europa Constituído por território

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho ANO LETIVO 2018/2019 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE GEOGRAFIA 8º ANO Domínio/ M E T A S C U R R I C U L A R E S Objetivos

Leia mais

Programação anual - Geografia 7º ano 2016/17

Programação anual - Geografia 7º ano 2016/17 Programação anual - Geografia 7º ano 2016/17 A programação/planificação tem presente os seguintes aspetos: 1. Calendário escolar: 2. Calendário escolar: 1º Período: 15 de setembro a 16 de dezembro 2º Período:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL GEOGRAFIA 7º ano

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL GEOGRAFIA 7º ano PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL GEOGRAFIA 7º ano 1. PERÍODO LETIVO 2017-2018 Conteúdos Objetivos/Descritores (Metas Curriculares) Estratégias/Atividades Recursos Tempos TEMA 1 - A Terra: estudos e representações

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018 SUBDOMÍNIO: 1 A geografia e o território PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018 DOMÍNIO: A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES 1. Compreender o objeto e o método da Geografia

Leia mais

1º PERIODO (setembro) DOMÍNIO / SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS. A diversidade das paisagens. Os métodos e as técnicas de análise das paisagens.

1º PERIODO (setembro) DOMÍNIO / SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS. A diversidade das paisagens. Os métodos e as técnicas de análise das paisagens. 1º PERIODO (setembro) DOMÍNIO / SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS 1 A Geografia e a paisagem A diversidade das paisagens. Os métodos e as técnicas de análise das paisagens. OBJECTIVOS 1. Reconhecer a Geografia como

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Geografia 7º Ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Geografia 7º Ano Ano letivo 2014/2015 Manual adotado: 7 GPS Porto Editora Plano Anual 1º Período 2º Período 3º Período TOTAL Aulas Previstas 26 20 18 64 Apresentação 1 0 0 1 Diagnose/ Avaliação 5 4 2 11 Gestão de conteúdos

Leia mais

Distinguir estado de tempo e clima. Descrever estados de tempo

Distinguir estado de tempo e clima. Descrever estados de tempo ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LECTIVO: 2011/2012 DISCIPLINA: Geografia ANO: 8º Aulas previstas 1º Período: 30 (45 ) 2º Período: 32 (45 ) 3º Período: 20 (45 ) UNIDADE

Leia mais

ENSINO PROFISSIONAL. Ano letivo 2018/19. AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes. O aluno deve ficar capaz de:

ENSINO PROFISSIONAL. Ano letivo 2018/19. AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes. O aluno deve ficar capaz de: ESCOLA SECUNDÁRIA DE BARCELINHOS (403787) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 10º ANO ENSINO PROFISSIONAL Ano letivo 2018/19 Módulo 1 o Quadro Natural de Portugal- O Relevo. - Calcular a distância

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/2019

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/2019 Grupo 420.Geografia 1ºPeríodo (2018):de 17 de setembro a 14 de Dezembro PLANIFICAÇÃO ANUAL DE GEOGRAFIA8ºAno 1.Observar e descrever imagens de áreas de diferente densidade populacional para as localizar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017 SUBDOMÍNIO: 1 A geografia e o território PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017 DOMÍNIO: A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES 1. Compreender o objeto e o método da Geografia

Leia mais

Geografia. Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA

Geografia. Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA 201-2014 Geografia Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA Planificação a longo prazo 7º ano - Geografia 1º Período Tempos 2º Período Tempos º Período

Leia mais

Escola Secundária de Amora. Geografia. Planificação 8º Ano de escolaridade. Ano Letivo 2014/2015

Escola Secundária de Amora. Geografia. Planificação 8º Ano de escolaridade. Ano Letivo 2014/2015 Escola Secundária de Amora Geografia Planificação 8º Ano de escolaridade Ano Letivo 2014/2015 Página 1 de 9 1º Período DOMINIO Meio natural Relevo Dinâmica de uma bacia hidrográfica e do litoral Relevo

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 420 - GEOGRAFIA DISCIPLINA: Geografia NÍVEL DE ENSINO: 3.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 8.º - ANO LETIVO: 2017/18 MANUAL:

Leia mais

Planificação Anual. Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 7.º Turma: A Ano letivo:

Planificação Anual. Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 7.º Turma: A Ano letivo: Planificação Anual Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 7.º Turma: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI N.º 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI N.º 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI N.º 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO (Duração da Prova: 90 minutos + 30 minutos de tolerância) GEOGRAFIA A -10º+11º anos (Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA - 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA - 8.º ANO DE GEOGRAFIA - 8.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO Dentro do domínio da evolução da população mundial, o aluno deve conhecer e compreender diferentes indicadores demográficos e a evolução demográfica

Leia mais

Prova de Avaliação de Capacidade & Prova Específica de Avaliação de Conhecimentos

Prova de Avaliação de Capacidade & Prova Específica de Avaliação de Conhecimentos Prova de Avaliação de Capacidade & Prova Específica de Avaliação de Conhecimentos Prova Escrita de Geografia Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março/ Nº2 do artigo 6º do Regulamento dos Tesp da Ualg. Prova

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO DOMÍNIO: MEIO NATURAL

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO DOMÍNIO: MEIO NATURAL Departamento Área Disciplinar PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO DOMÍNIO: MEIO NATURAL Ciências Sociais e Humanas GEOGRAFIA 3º Ciclo 8º Ano SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS METAS CURRICULARES OBJETIVOS GERAIS e DESCRITORES

Leia mais

2.2. A radiação solar

2.2. A radiação solar 2.2. A radiação solar 2.2.1. A ação da atmosfera sobre a radiação solar 2.2.2. A variabilidade da radiação solar a) A atmosfera e a radiação solar b) A variação ao longo do ano c) A distribuição geográfica

Leia mais

Prova de Avaliação de Capacidade e Prova Específica de Avaliação de Conhecimentos n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento dos TeSP da UAlg.

Prova de Avaliação de Capacidade e Prova Específica de Avaliação de Conhecimentos n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento dos TeSP da UAlg. Instruções Gerais A prova está cotada para um total de 200 (duzentos) pontos. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Para cada resposta, identifique o grupo e o item. Apresente

Leia mais

Ano letivo de

Ano letivo de GRUPO DISCIPLINAR DE GEOGRAFIA Programação de Geografia do 7º ano 1. Aulas previstas (tempos letivos de 45 minutos) 7º1 7º2 7º3 1º período 40 35 37 2º período 39 38 38 3º período 25 23 21 2. Conteúdos

Leia mais

GEOGRAFIA 7º ANO 2016/2017

GEOGRAFIA 7º ANO 2016/2017 A localização dos diferentes elementos da superfície terrestre A Terra: estudos e representações A representação da superfície terrestre A Geografia e o território GEOGRAFIA 7º ANO 2016/2017 1. Compreender

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Ano letivo de 2015/2016 PROGRAMAÇÃO DE GEOGRAFIA DO 7º ANO Aulas Previstas (tempos de 45 minutos) 7º 1 7º 2 7º 3 7º 4 1º Período 36 39 36 37 2º Período 30 30 31 32 3º Período 29 29 30 28 Conteúdos a lecionar

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas - Área Disciplinar de Geografia. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação

Departamento de Ciências Sociais e Humanas - Área Disciplinar de Geografia. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação Ano letivo de 2018-2019 Programação de Cidadania e Desenvolvimento 5º Ano 1-Aulas previstas (tempos letivos de 45 minutos): Período 5º1 5º2 5º 3 1. Período 12 aulas 12 aulas 12 aulas 2. Período 14 aulas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 8º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 8º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017 SUBDOMÍNIO: 1 O Clima PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS Geografia 8º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017 DOMÍNIO: O MEIO NATURAL 5. Compreender a variação da temperatura em função da proximidade ou afastamento do oceano

Leia mais

UNIDADE DIDÁTICA A1 A Geografia e o território (8 aulas de 45 minutos ) UNIDADE SEGUINTE A representação da superfície terrestre

UNIDADE DIDÁTICA A1 A Geografia e o território (8 aulas de 45 minutos ) UNIDADE SEGUINTE A representação da superfície terrestre UNIDADE DIDÁTICA A1 A Geografia e o território (8 aulas de 45 minutos ) UNIDADE SEGUINTE A representação da superfície terrestre 1. Compreender o objeto e o método da Geografia 1.1. Reconhecer a Geografia

Leia mais

Escola Secundária com 3.º CEB Poeta Al Berto Código Sines Ano letivo: 2017/2018 Planificação Anual

Escola Secundária com 3.º CEB Poeta Al Berto Código Sines Ano letivo: 2017/2018 Planificação Anual Código 039 750-90 - Sines Ano letivo: 07/08 Departamento/Grupo disciplinar: Ciências Sociais e Humanas / grupo 0 Disciplina: Geografia Docentes: Graça Pereira e Mónica Nunes Manual adotado: Mapa Mundo

Leia mais

Departamento das Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de GEOGRAFIA 8ºAno

Departamento das Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de GEOGRAFIA 8ºAno Departamento das Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de GEOGRAFIA 8ºAno Ano Letivo: 2014/2015 Manual adotado: 8 GPS, Porto Editora Plano Anual 1º Período 2º Período 3º Período TOTAL Aulas Previstas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 8º ANO - PCA ANO LETIVO 2017 / 2018

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 8º ANO - PCA ANO LETIVO 2017 / 2018 SUBDOMÍNIO: 2 O relevo PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS Geografia 8º ANO - PCA ANO LETIVO 2017 / 2018 DOMÍNIO: O MEIO NATURAL 1. Compreender diferentes formas de relevo através da análise de mapas e da construção

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 420 - GEOGRAFIA DISCIPLINA: GEOGRAFIA P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL NÍVEL DE ENSINO: 3.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 7º

Leia mais

Estratégias que desenvolvam:

Estratégias que desenvolvam: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia A 10º ano Ano Letivo 2018/2019

Leia mais

Planificação Anual. Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 8.º Turma: A e B Ano letivo:

Planificação Anual. Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 8.º Turma: A e B Ano letivo: Planificação Anual Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 8.º Turma: A e B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2017 / 2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2017 / 2018 1ºPeríodo (2017): de 13 de setembro a 15 de dezembro 1.1 Compreender o objeto e o método da Geografia 1.2 Reconhecer a Geografia como a ciência que estuda os territórios 1.3 Descrever a influência dos

Leia mais

Recursos hídricos. Especificidade do clima português

Recursos hídricos. Especificidade do clima português Recursos hídricos Especificidade do clima português Recurso insubstituível e suporte de Vida A água é fundamental para os sistemas naturais, para a vida humana e para as atividades económicas. O Tejo,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA Curso Científico-Humanístico Ensino Recorrente de Nível Secundário Geografia A MÓDULOS 1,2 e 3 TIPO DE PROVA: ESCRITA DURAÇÃO:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE BARCELINHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE BARCELINHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE BARCELINHOS Ano Letivo 2018 / 2019 Geografia - 10.º Ano COGNITIVO 1 Domínios/Competências Avaliação Organizador TEMA MÓDULO INICIAL A POPULAÇÃO Analisar questões geograficamente relevantes

Leia mais

C U R R I C U L A R E S Avaliação

C U R R I C U L A R E S Avaliação Agrupamento Escolas Dr. Vieira Carvalho P l a n i f i c a ç ã o A n u a l d e G e o g r a f i a 7 º a n o Departamento Ciências Sociais e Humanas Ano Letivo 2016/2017 Domínio/ A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES

Leia mais

Plano de Unidade Didática A1 Domínio: A Terra: estudos e representações Subdomínio: A Geografia e o Território

Plano de Unidade Didática A1 Domínio: A Terra: estudos e representações Subdomínio: A Geografia e o Território Plano de Unidade Didática A1 Domínio: A Terra: estudos e representações Subdomínio: A Geografia e o Território PLANIFICAÇÃO ANUAL 7º ANO o objeto e o método da Geografia 1.1. Reconhecer a Geografia como

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Rotas de aprendizagem - Projetos

Rotas de aprendizagem - Projetos Página1 Rotas de aprendizagem - Projetos Domínio - A Terra: Estudos e Representações Subdomínio: A e o Território 1/2 Quinzenas (Inicio: 1.º período) 1) Reconhecer a como a ciência que estuda os territórios

Leia mais

C U R R I C U L A R E S Avaliação

C U R R I C U L A R E S Avaliação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira Carvalho Departamento Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual Geografia 8º ano Ano Letivo 2014/2015 Domínio/ M

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º ano Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

FATORES CLIMÁTICOS Quais são os fatores climáticos?

FATORES CLIMÁTICOS Quais são os fatores climáticos? Quais são os fatores climáticos? o Latitude A distância a que os lugares se situam do equador determina as suas características climáticas. Por isso, existem climas quentes, temperados e frios. o Proximidade

Leia mais

10º Ano Módulos 1, 2 e 3 Total de horas: 81 ou seja, 54 aulas de 90 minutos MÓDULOS/ CONTEÚDOS

10º Ano Módulos 1, 2 e 3 Total de horas: 81 ou seja, 54 aulas de 90 minutos MÓDULOS/ CONTEÚDOS 10º Ano Módulos 1, 2 e 3 Total de horas: 81 ou seja, 54 aulas de 90 minutos MÓDULOS/ CONTEÚDOS Módulo 1 O Quadro natural de O Relevo COMPETÊNCIAS A - Compreender as grandes características do relevo de

Leia mais

Evolução da população mundial

Evolução da população mundial DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DOCENTE: LUÍS TIMÓTEO ANO LETIVO 2016 / 2017 ÁREA CURRICULAR: GEOGRAFIA 8º ANO/ 3 º CICLO PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS DOMÍNIOS E SUBDOMÍNI OS POPULAÇÃ

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º Total de aulas Previstas: 64 2016/2017 1.º Período N.º de Mês Conteúdos Metas Curriculares Estratégias/Atividades aulas Setembro O que é a Geografia? Como investigar em Geografia?

Leia mais

GEOGRAFIA 8º ANO 2016/2017 DOMÍNIO: POPULAÇÃO E POVOAMENTO

GEOGRAFIA 8º ANO 2016/2017 DOMÍNIO: POPULAÇÃO E POVOAMENTO 1. Evolução da População Mundial GEOGRAFIA 8º ANO 2016/2017 DOMÍNIO: POPULAÇÃO E POVOAMENTO 1. Conhecer e compreender diferentes indicadores demográficos. 1. Explicar a importância dos recenseamentos gerais

Leia mais

Planificação Anual de Geografia 10º Ano

Planificação Anual de Geografia 10º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA Curso Profissional de Técnico de Turismo Planificação Anual de Geografia 10º Ano Componente de Formação Científica Ano Letivo 2014/2015 1 1. Caraterização da disciplina

Leia mais

Guia do Professor. Geo. Portugal António Matos Fernando Santos Francisco Lopes. Geografia A 10 ọ Ano

Guia do Professor. Geo. Portugal António Matos Fernando Santos Francisco Lopes. Geografia A 10 ọ Ano Geo Portugal António Matos Fernando Santos Francisco Lopes Guia do Professor Geografia A 10 ọ Ano Planificações: Anual e médio prazo* 6 Testes de avaliação sumativa* Teste de avaliação global* Matrizes

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diálogo com os alunos. Análise e interpretação de fontes documentais (gráficos, mapas e imagens, fotografia, entre outras).

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diálogo com os alunos. Análise e interpretação de fontes documentais (gráficos, mapas e imagens, fotografia, entre outras). ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 7º ANO 2013/2014 CONTEÚDOS A TERRA ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES Paisagens

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Geografia. Código da Prova /2015

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Geografia. Código da Prova /2015 INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Geografia Código da Prova 6200 2014/2015 O presente documento divulga informação relativa à Prova de Avaliação de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ANO LETIVO 016-017 PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO TÉCNICO DE TURISMO DISCIPLINA: GEOGRAFIA 11º ANO GESTÃO DO TEMPO: MÓDULO B4 PORTUGAL

Leia mais

Geografia 9º ano. Planificação longo prazo 2013/2014. Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA

Geografia 9º ano. Planificação longo prazo 2013/2014. Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA 0/0 Geografia 9º ano Planificação longo prazo Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA TEMA C POPULAÇÃO E POVOAMENTO. As migrações Planificação a longo prazo 9º ano - Geografia

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º ano Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º ano 1.º Período Apresentação. Regras de trabalho na aula. Critérios de avaliação. Análise do manual

Leia mais

Teste intermédio interno de Geografia A 11º ano

Teste intermédio interno de Geografia A 11º ano Teste intermédio interno de Geografia A 11º ano DATA DO TESTE: 09 de março de 2015 INFORMAÇÕES Nota introdutória Este documento resulta de uma adaptação das informações emanadas pelo IAVE, referentes à

Leia mais

Escola E.B. 2,3 de António Feijó. Ano letivo Planificação anual. 8º ano de escolaridade

Escola E.B. 2,3 de António Feijó. Ano letivo Planificação anual. 8º ano de escolaridade Escola E.B. 2,3 de António Feijó Ano letivo 2016 2017 Planificação anual 8º ano de escolaridade Evolução da população Tema Metas de aprendizagem AulasMeses Avaliação Conhecer e Definir: demografia, natalidade,

Leia mais

Metas Curriculares 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º e 8.º anos)

Metas Curriculares 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º e 8.º anos) Metas Curriculares 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º e 8.º anos) GEOGRAFIA Equipa: Adélia Nobre Nunes António Campar de Almeida Cristina Castela Nolasco 2013 INTRODUÇÃO As Metas Curriculares de Geografia

Leia mais