HISTÓRIA. Professor-Mestre Rafael Kasper
|
|
|
- Matheus Henrique Palha Salazar
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 HISTÓRIA Professor-Mestre Rafael Kasper
2 DIVISÃO DA HISTÓRIA
3
4 NASCIMENTO DE CRISTO a.c. Antes de Cristo Ano 1 d.c. Depois de Cristo
5 A PRÉ- HISTÓRIA
6 PALEOLÍTICO (pedra lascada) Cerca de 2 milhões de anos até 12 mil anos atrás. Os instrumentos eram feitos de lascas de pedra, madeira e ossos. Nesse período, os humanos viviam em grupos e eram nômades, não tinham moradia fixa. Eram caçadores e coletores, buscando na natureza os seus alimentos, e no fim do período usaram o fogo para se aquecer e preparar os alimentos.
7
8
9
10 NEOLÍTICO (pedra polida) 10 mil a.c. 6 mil a.c. As ferramentas eram feitas de pedras polidas que eram utilizadas para machados, martelos e esculturas. Nesse período, os seres humanos perceberam o funcionamento das plantas e criaram a agricultura e a criação de animais.
11
12 Com a agricultura se precisou de novos objetos para guardar comida: fabricavam potes de barro cozido; Com o passar do tempo descobriu-se o ferro, que passou a ser usado em ferramentas para a agricultura e em armas.
13 Como a agricultura necessitava que as pessoas permanecessem mais tempo em um mesmo lugar, os grupos humanos se sedentarizaram, passando a morar mais tempo em um mesmo lugar.
14
15
16
17 Cidades grandes geralmente surgiam nas proximidades de rios, e a água para cozinhar e lavar era retirada do próprio rio poluído ou de poços vizinhos. O esgoto ia para os rios correnteza abaixo.
18 GRÉCIA ANTIGA (800 a.c a.c.) Povos viviam da agricultura e comércio; Cada cidade possuía seu próprio governo. Era independente das outras cidades: isso chamava-se Cidades- Estado; A Grécia era mais uma região geográfica do que um país.
19 Duas cidades principais: Esparta: oligarquia; homens deveriam se preparar para o combate, a guerra. Atenas: democracia, todos cidadãos podem participar das decisões da cidade;
20
21 IDADE MÉDIA
22 A crise do Império Romano: Os povos germânicos passaram a atacar e saquear (século IV) as cidades do Império, destruindo muitas delas;
23 Com isso, o medo tomou conta das pessoas e milhares delas fugiram para o campo em busca de trabalho e segurança (processo de ruralização);
24 Nos campos as maiores e melhores terras estavam nas mãos de grandes proprietários; Os que ali chegaram passaram a ter que trabalhar para eles como colonos.
25 O colono era um trabalhador que cultivava um lote de terra e como pagamento ao dono, entregava a ele uma parte da colheita (prática chamada de colonato)
26 O retorno ao campo e o abandono do comércio, a concentração de terras e o predomínio do trabalho servil, são características do feudalismo.
27
28
29 ISLAMISMO
30 O islamismo teve origem nas pregações de Maomé a partir do ano 610 d.c. Maomé nasceu em 570 e desde criança acompanhava as caravanas de comércio, principal atividade econômica dos povos árabes.
31 Viajando para vários lugares diferentes, Maomé teve contato com o judaísmo e o cristianismo, religiões monoteístas (que acreditavam na existência de um Deus supremo e único), diferentemente da religião politeísta (que acreditava em vários deuses) predominante entre os árabes.
32 A tradição islâmica conta que em 610, Maomé recebeu uma revelação do arcanjo Gabriel e então passou a pregar entre os árabes a existência de um deus único, chamado de Alá (que em árabe significa Deus). A religião fundada por ele recebeu o nome de islã (que significa submissão total a Deus ) e seus seguidores passaram a ser chamados de muçulmanos. Maomé foi tido como descendente de Abraão, que fora o fundador do judaísmo.
33 Maomé começou a pregar em Meca, sua cidade natal. Como os árabes acreditavam em vários deuses, Maomé destruiu todos os símbolos sagrados para mostrar a supremacia de Alá. Obviamente a elite da cidade não gostou da destruição de seus símbolos sagrados e perseguiu Maomé que teve de fugir de Meca para Yatrib (que passou a se chamar Medina). Essa fuga, ocorrida em 622 do calendário cristão chamou-se Hégira e marca o início do calendário muçulmano. Em Medina, o profeta buscou o apoio dos chefes tribais e pouco a pouco unificou toda a Arábia, formando um Estado muçulmano.
34 A religião islâmica busca a inspiração no Alcorão (também pode ser chamado de Corão) livro sagrado que possuiu todos os ensinamentos transmitidos por Alá e que foi todo escrito por Maomé. Após a morte de Maomé, seus sucessores expandiram os territórios, conquistando o que seria Portugal, Espanha, o norte da África, Irã e Iraque. Essa expansão era justificada no Corão pela jihad (esforço em favor de Deus).
35 CONVERSÃO Nenhuma pessoa podia ser obrigada a se tornar muçulmana. Para que as pessoas se convertessem espontaneamente, os califas (sucessores de Maomé) adotaram políticas de estímulo à conversão, como isenção de impostos e facilidades para obter empréstimos e direitos políticos.
36 CIDADE SAGRADA Meca, na Arábia Saudita é a cidade mais sagrada para os muçulmanos, que viajam para lá e visitam os locais por onde Maomé passou, como o templo da Caaba, onde se encontra a pedra negra (que era branca mas que escureceu devido aos pecados da humanidade). Nessa peregrinação, os fiéis vestem-se com uma roupa branca chamada ihram.
37 PILARES DA FÉ A fé muçulmana deve obedecer a cinco regras básicas, chamadas de os 5 pilares: O credo todo muçulmano deve crer que existe apenas um Deus e que Maomé é seu profeta. A oração deve ser realizada cinco vezes por dia. O crente deve estar voltado para Meca.
38
39 A caridade dar parte dos seus rendimentos é dever do muçulmano. O jejum durante o Ramadã durante o nono mês do calendário muçulmano, deve ser praticado o jejum desde o amanhecer até o pôr-do-sol. A peregrinação Caso o fiel tenha recursos, é sua obrigação ir à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, a fim de participar da celebração que acontece no 12º mês do calendário muçulmano.
40
41
42
43
44
45
46
47
48 O RENASCIMENTO
49 O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas, no século XIV e depois se espalhou pela Europa até o final do XVI. Esse movimento estava ligado ao fortalecimento da burguesia nas cidades medievais, onde os valores cavaleirescos deram lugar aos interesses burgueses do lucro e do sucesso individual.
50 Nesse período se desenvolveu uma teoria humanista que defendia que o ser humano era o centro do universo (antropocentrismo), a valorização dos artistas greco-romanos e o culto à razão, pois acreditavam que a verdade seria buscada por meio da investigação pessoal e pela reflexão.
51
52
53
54
55 A GUERRA FRIA
56 O final da 2ª Guerra Mundial deixou o mundo dividido sob o domínio de duas superpotências: A União Soviética e os Estados Unidos da América. Bloco socialista Bloco capitalista
57 Esse período ficou conhecido por GUERRA FRIA e é usado para designar o clima de tensão das relações internacionais no período que se estendeu do final da 2ª Guerra Mundial até o fim da década de 1980.
58 Foi um período marcado por rivalidades políticas, econômicas e ideológicas das duas potências que eram donas de grandes arsenais nucleares.
59
60
61
62 CUBA
63 Cuba havia se tornado independente em 1898, mas, ainda continuava sendo explorada pelo governo dos EUA, o que deixou a população na miséria; Reagindo a essa situação de desigualdade, um grupo de guerrilheiros comandado por Fidel Castro começou a lutar contra o governo cubano em Após dois anos de combate, a guerrilha havia conquistado a simpatia popular.
64 Em 1 de janeiro de 1959, conseguiu derrubar o governo de Batista. Após a tomada do poder, cresceram os conflitos entre o novo governo e os interesses norte-americanos. Em 1962 o governo norte-americano impôs um embargo econômico que perdura até os dias de hoje. Os graves conflitos de interesse entre Cuba e Estados Unidos acabaram forçando a aproximação do governo cubano com a União Soviética.
65 que no haya hombre o mujer, en condiciones de trabajar, que no tenga oportunidad de obtener un empleo con el cual pueda contribuir a los fines de la sociedad y a la satisfacción de sus propias necesidades; que no haya persona incapacitada para el trabajo que no tenga medios decorosos de subsistencia; que no haya enfermo que no tenga atención médica; que no haya niño que no tenga escuela, alimentación y vestido; que no haya joven que no tenga oportunidad de estudiar; que no haya persona que no tenga acceso al estudio, la cultura y el deporte;
66
67
68
69
70
71
72
73
74 borgesdemedeiros.com.br
Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel
Revisão 7º Islamismo Professora Esp. Schirley Pimentel TEXTO DE REVISÃO PARA A PROVA DE HISTÓRIA O MUNDO ISLÂMICO É denominado de mundo islâmico, ou mundo muçulmano, o conjunto de países que tem como principal
O Nascimento e expansão do islã
O Nascimento e expansão do islã Imagem: Léon Belly (1827-1877) / Pelerins allant à la Mecque, 1861, Pintura Orientalista / Domínio Público. Imagem: Carl Haag (1820 1915) / Hassan Ben Moosa, um bedowee
DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano
DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS BÁRBAROS Os povos bárbaros, cujo grupo principal eram de origem germânica, habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império
Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano
Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano Qual é a relação entre o cristianismo, o judaísmo e o islamismo? Questões prévias O que você sabe sobre o islamismo? Qual é o livro sagrado do islamismo?
OS ÁRABES E O ISLAMISMO
OS ÁRABES E O ISLAMISMO VOCÊ SABE QUEM SÃO OS ÁRABES? ÁRABES Arábia Os árabes eram nômades que habitavam o deserto, liderados por um sheik Politeístas ÁRABES Principais grupos: Maaditas, na cidade de
Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF
Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF Nascimento e expansão do islã Imagem: Léon Belly (1827-1877) / Pelerins allant à la Mecque, 1861, Pintura Orientalista / Domínio Público. Imagem: Carl Haag
Aula 13-5A - A Civilização Árabe - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão.
Aula 13-5A - A Civilização Árabe - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Arábia: localizada no Oriente Médio. A parte norte formada por desertos e também existem diversos oásis que abrigavam
ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA
ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano
ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA
ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano e europeu
02- Descreva as características e afazeres de cada um dos principais grupos que compunham a sociedade medieval: a) Clero:
PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Assinale a INCORRETA
Religiões Proféticas
Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 01/04/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Valor da Prova: 40 pontos Orientações
1. Formação do Feudalismo
1. Formação do Feudalismo 1.1. Herança Romana O COLONATO foi uma instituição de fins do Império Romano, em que trabalhadores (colonos) recebiam um lote de terra para seu sustento, em grandes propriedades
EXPANSÃO ISLÂMICA: A IDADE MÉDIA ALÉM DA EUROPA
EXPANSÃO ISLÂMICA: A IDADE MÉDIA ALÉM DA EUROPA IMPORTANTE O Colégio Ágape preza pelos princípios cristãos, isso norteia sua metodologia, disciplina e modelo de ensino. Sendo assim, em todas as disciplinas
CAPÍTULO 03 Poder Paralelo.
01/03/2016 8º Ano B CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 32 a 36 Item 01. Estrutura Temática Organizações Terroristas e Radicalismo Islâmico. Al Qaeda ORGANIZACÕES RELIGIOSAS
Maomé nasce em 570 d.c. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo Gabriel.
ISLAMISMO Hillal ou Crescente HISTÓRIA DE MAOMÉ Maomé nasce em 570 d.c. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. Casa-se se com Khadija, rica, que vai financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo
Distante e Diferente
ORIENTE MÉDIO Distante e Diferente Os árabes são os integrantes de um povo que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, originário da península Arábica constituída por regiões desérticas
PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas
PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas Judaísmo, Cristianismo, Islamismo Qual a definição da palavra religião? Vem do latim religare, tem o siginificado de religação. Essa religação
HISTÓRIA. aula Reino Franco e Mundo islâmico
HISTÓRIA aula Reino Franco e Mundo islâmico Os francos Dinastia Merovíngia: Clóvis (496) Batalha de Tolbiac conversão ao cristianismo Conquista e unificação da Gália Distribuição de terras entre clero
Aula 15 5A - Os Árabes - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão.
Aula 15 5A - Os Árabes - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Arábia: localizada no Oriente Médio. A parte norte formada por desertos e também existem diversos oásis que abrigavam grupos
TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL
TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado
EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO
EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II As tradições religiosas e os textos sagrados. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO
TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2
TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 Profª. Ana Paula Zimmermann Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo FORMAÇÃO
O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé
O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé cristã crer em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador
ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO
OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 26 ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO POPULAÇÃO Grande diversidade étnica: maioria de origem árabe. Dos 16 países, 11 são de etnia árabe, localizados na Península Arábica.
Os árabes e o Islamismo
IDADE MÉDIA Os árabes e o Islamismo Na península arábica, durante a Idade Média, surgiria uma das principais religiões do mundo atual e a religião que mais cresce na atualidade, o Islamismo. Na época Medieval
O Islã. Elaine Herrera Marcio Sant Anna dos Santos Maurício Ferreira dos Santos
O Islã Elaine Herrera Marcio Sant Anna dos Santos Maurício Ferreira dos Santos As condições da Arábia antes do Islã Península de desertos; Os árabes eram na sua maioria pastores nômades e coletores de
QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO?
ORIENTE MÉDIO QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? LOCALIZAÇÃO APECTOS FÍSICOS Clima árido é o mais presente no território Na porção norte uma franja de clima Mediterrâneo A região sobre com a carência
O Cristianismo - Questionário
O Cristianismo Cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento; A fé cristã acredita essencialmente
IGREJA Grande crescimento do cristianismo. Aliança Reis + Igreja Grande proprietária de Terras Controle sobre todo o conhecimento. Pregava repúdio as
IGREJA Grande crescimento do cristianismo. Aliança Reis + Igreja Grande proprietária de Terras Controle sobre todo o conhecimento. Pregava repúdio as Heresias: Qualquer interpretação teológica contrária
Trabalho de Regulação 1 bimestre
Nome: Ano: 7 ano Disciplina: História Professor: Eder Nº: Trabalho de Regulação 1 bimestre 1 - Complete abaixo a Linha do Tempo da Roma Antiga e responda a seguir com suas palavras o que foi a Crise do
O desprezo indisfarçado de que fala o texto acabou dando origem a uma visão retrospectiva da Europa medieval como a idade das trevas.
PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Sobre a economia
DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano
DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS POVOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL: ORIENTE PRÓXIMO E EXTREMO ORIENTE QUAIS A PRINCIPAL HERANÇA DEIXADA PELOS HEBREUS A maior contribuição dos hebreus foi religiosa.
Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro
Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo
Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira
Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X Profª Ms. Ariane Pereira Introdução No continente africano havia outros povos e cultura, para além do deserto
Alta Idade Média. Setor Aula 5 Alta Idade Média Aula. Prof. Edu. 1 Império Bizantino. 2 Reino dos Francos
Aula 5 Alta Idade Média 1 Império Bizantino Setor 1606 2 Reino dos Francos 3 Origens do Islamismo 4 A Europa Feudal [email protected] 1.1 Império Romano do Ocidente Hipódromo Catedral de Santa Sofia Constantinopla
Observe atentamente a imagem abaixo:
DATA DE ENTREGA: 25 / 05 / 2016 QiD 3 7º ANO PARTE 3 HISTÓRIA Observe atentamente a imagem abaixo: O texto se refere às questões 1 e 2 O islamismo nasceu na Península Arábica, no século VII. Essa região,
A PRÉ-HISTÓRIA. Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.
A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. PERÍODO PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra (além do
PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO:
PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje Istambul (TUR). Local privilegiado estrategicamente contatos entre
Aquando da sua morte, em 632, praticamente toda a Arábia está unificada política e religiosamente;
Os muçulmanos eram um povo semi-nómada e politeísta; Não tinham unidade política; Por volta do ano 610 Maomé afirma ter tido uma visão : o anjo Gabriel afirmou que Maomé era o único mensageiro de um Deus
Conteúdo para recuperação do I Semestre 6º ANO
Conteúdo para recuperação do I Semestre I Bimestre II Bimestre 6º ANO As primeiras sociedades; Mesopotâmia. Grécia: formação e consolidação; Grécia: Organização das cidades-estados. As primeiras sociedades;
Estabelecer uma data exata para o inicio da idade média é, portanto, tarefa imprecisa e autoritária. O mesmo ocorre quando as "invasões barbaras" são
Idade Média Contexto histórico O inicio da idade media esta situado no seculo V da era crista. Mas o processo que provocou modificações que transf ormaram a filosofia da Europa ocidental, iniciou-se muito
BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563?
ÁSIA - RELIGIÕES BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.c.?), também conhecido como
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ 7º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA PLANIFICAÇÃO A LONGO E MÉDIO PRAZO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA PLANIFICAÇÃO A LONGO E MÉDIO PRAZO 7º ANO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ANO LETIVO 2016/2017 Domínio 1. Das sociedades recoletoras
O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares
O legado dos nossos antepassados Prof. Leonardo Machado Palhares Periodização da Pré- História Paleolítico (2 milhões de anos a, aproximadamente, 12000 a.c.) : nome de origem grega (Palaiós- antigo; lithos=
PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO
7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;
TH 2 Formação do Império Islâmico. PUC Goiás - Escola de Artes e Arquitetura Arquitetura e Urbanismo 3º periodo
TH 2 Formação do Império Islâmico PUC Goiás - Escola de Artes e Arquitetura Arquitetura e Urbanismo 3º periodo Antecedentes Históricos povo Árabe Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no
Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:
PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:
Roteiro de Estudos para o 3º Bimestre 1 os anos Roberson ago/10. Nome: Nº: Turma:
História Roteiro de Estudos para o 3º Bimestre 1 os anos Roberson ago/10 Nome: Nº: Turma: 1. Conteúdos a serem abordados no 3º bimestre: História Geral 1. Unificação e expansão islâmica (Cap. 15). 2. Reinos
EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016
Disciplina: EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016 História Professor: Rodrigo Bento Turma: 1º série Ensino Médio Data Conteúdo 12/fevereiro APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA CAPITULO I O QUE É HISTÓRIA? 16/fevereiro
PROVA BIMESTRAL História
6 o ano 4 o bimestre PROVA BIMESTRAL História Escola: Nome: Turma: n o : Observe a imagem e responda às questões 1 e 2. REPRODUÇÃO 1. Cite dois elementos presentes na imagem que representam a Igreja católica.
Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas
Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas Definição de conceitos Aspectos relacionados a cultura Geografia das religiões Conflitos religiosos Atividade Todo aquele complexo
Atividade de Classe 1 os anos Lucas ago /13. Nome: Nº: Turma:
História Atividade de Classe 1 os anos Lucas ago /13 Nome: Nº: Turma: Resolver questões de múltipla escolha requer algumas habilidades específicas do aluno. Não basta apenas dominar o conteúdo, é preciso
Ano Lectivo 2014/ ºCiclo 7 ºAno. 7.º Ano 1º Período. Domínios / subdomínios Ojetivos Gerais / Metas Competências Específicas Avaliação
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação HISTÓRIA Ano Lectivo 2014/2015 3 ºCiclo 7 ºAno 7.º Ano 1º Período Domínios / subdomínios Ojetivos Gerais / Metas Competências Específicas
01.De acordo com o que você estudou, qual o significado da coroação de Carlos Magno pelo papa e da auto coroação de Napoleão Bonaparte?
Aluno(a): Nº Disciplina: História Professor (a): Barros Dutra Lista de História. Avaliação dia 30 de setembro de 2016 P2, 3º. Bimestre 1ª. Série 01.De acordo com o que você estudou, qual o significado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E HUMANAS PROGRAMA CURRICULAR HISTÓRIA 7º ANO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E HUMANAS PROGRAMA CURRICULAR HISTÓRIA 7º ANO DOMÍNIOS DE CONTEÚDO DOMÍNIO / TEMA A Das Sociedades Recolectoras às Primeiras
A Alta Idade Média. - Fragmentação de Roma (+- entre séc IV e V): civilização greco-romana, tradições germânicas e visão cristã.
A Alta Idade Média - Fragmentação de Roma (+- entre séc IV e V): civilização greco-romana, tradições germânicas e visão cristã. -Invasores germânicos fundaram reinos em diversas regiões que antes eram
Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas
7º ANO - PCA 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes
Cristãos e Muçulmanos
Cristãos e Muçulmanos Localização no Espaço na Península Ibérica Pág. 130-167 O Islão surge na Arábia, expandindo-se depois por todo o Médio Oriente e Norte de África. N.C. Anos d.c. Localização no Tempo
A alta Idade Média e a formação do Feudalismo (Séc. V Séc. X) Prof. Rafael Duarte 7 Ano
A alta Idade Média e a formação do Feudalismo (Séc. V Séc. X) Prof. Rafael Duarte 7 Ano 1) As tribos Germânicas (p. 12 e 13): Francos, Anglos, Saxões, Ostrogodos, Hunos e etc... Bárbaros: povos fora das
ESCOLA: Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Análise de informação do manual
ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA: Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 7º ANO LETIVO 201/201 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES ESTRATÉGIAS INSTRUMENTOS
Cidade Muçulmana. Antonio Castelnou
Cidade Muçulmana Antonio Castelnou Introdução Desde finais do século II d.c., Roma vinha perdendo seu caráter de capital única, já que os tetrarcas, que compartilhavam a administração imperial com Diocleciano
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ
Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações
Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES
CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO
A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.
A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. PERÍODO PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra (além do
Os povos bárbaros. Povos que não partilhavam da cultura greco-romana. Bárbaros. Estrangeiros. Para os romanos
Idade Média Parte 1 Os povos bárbaros Bárbaros Estrangeiros Para os romanos Povos que não partilhavam da cultura greco-romana Viviam em clãs. Economia agrícola/pastoril Não tinham propriedade privada.
As grandes regiões culturais
As grandes regiões culturais Regionaliação a partir de um critério social: A cultura: A civiliação: Noção que inclui tudo aquilo que, ao longo da história da humanidade, os grupos sociais constroem do
ISLAMISMO A GRANDE FORTALEZA RELIGIOSA
ISLAMISMO A GRANDE FORTALEZA RELIGIOSA INTRODUÇÃO O dia 11 de setembro de 2001 entrou para a História. É impossível a qualquer pessoa olhar para aqueles eventos sem considerar o seu significado. É impossível
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA
PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - DESCRITORES DE DESEMPENHO DO ALUNO: História - 3.º CICLO 7º ANO História ESCALAS Fraco (05 19%) INSUFICIENTE (20 % - 49%) SUFICIENTE (50% - 69%) BOM (70% - 89%) MUITO
História Amauri Roteiro I 1º/ /03/2017. Roteiro de Estudos
Nº Ano/Série Ensino Turma 7º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Tema História Amauri Roteiro I 1º/2017 29/03/2017 Roteiro de Estudos DICAS PARA FACILITAR SEU ESTUDO
AS TRANSFORMAÇÕES NO SISTEMA FEUDAL
AS TRANSFORMAÇÕES NO SISTEMA FEUDAL RELEMBRANDO: A DIVISÃO DA IDADE MÉDIA ALTA IDADE MÉDIA V- X BAIXA IDADE MÉDIA X XIV :enfraquecimento das estruturas feudais, ou seja, das principais caraterísticas do
Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia - Ciências
Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia - Ciências 1 Os exercícios deverão ser feitos no próprio livro. Livro de Gramática Reflexiva págs. 19, 20, 21 e
1. A multiplicidade de poderes
1. A multiplicidade de poderes Europa dividida - senhorios (terras de um senhor) - poder sobre a terra e os homens - propriedade (lati)fundiária - por vezes, descontinuada - aldeias, bosques, igrejas -
GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO
GUERRA FRIA GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO Com o final da Segunda Guerra Mundial a Europa estava destruída pelos conflitos da guerra, todos os países estavam com a economia fragilizada, e isso facilitou
Islamismo: Origem e Desenvolvimento
Islamismo: Origem e Desenvolvimento Islamismo Acredita-se que o islamismo já tenha ultrapassado 1.200 milhões de seguidores, ou seja, mantendo-se o crescimento atual, de cada quatro pessoas na terra uma
Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Hominização
7º ANO 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes caçadores
Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C.
PRÉ-HISTÓRIA Linha do tempo 500.000 ac 1789 d. C. 1453 d. C. Atualidade Arq. Pré-História identifica dividido em período Anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais 2 milhões
HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro
HISTÓRIA Professores: André, Guga, Pedro Questão esperada sobre Mundo Islâmico (Idade Média). A resposta correta, letra A, fala sobre o expansionismo da cultura islâmica. A obra de Avicena, muito famosa,
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre - História Conteúdo: IMPÉRIO BIZANTINO ÁRABES IMPÉRIO CAROLÍNGIO Lista de exercícios 1 - O império bizantino corresponde ao império Romano
Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva
Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva AS DUAS EXPLICAÇÕES MAIS CONHECIDAS SOBRE A ORIGEM DO SER HUMANO CRIACIONISMO DEFENDE QUE A VIDA E TODA A MATÉRIA EXISTENTE SÃO RESULTADOS
Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita
PRÉ-HISTÓRIA Pré-História Conceito dividido em período Período histórico anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais Surgimento do homem até a invenção da escrita (2 milhões a.c.
COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E FILOSOFIA
COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 2ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E FILOSOFIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 06/08/2016 Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 40 Pontos Orientações
A Europa Feudal. Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com
A Europa Feudal Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Em nome de Deus, dos Homens e do Lucro O feudalismo pode ser definido a partir da estrutura Política, social, econômica e cultural
Professor João Paulo Bandeira
Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A
VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS
VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS Página 28 à 41. Atenas Sul da Península Balcânica; Não foi ocupada pelos dórios, predominavam os eólios e os jônios; Formou-se da união de tribos na planície
Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais
Oriente Médio Do surgimento as tensões atuais A Região A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem
PRÉ-HISTÓRIA. Prof. Bruno Pedroso
PRÉ-HISTÓRIA Prof. Bruno Pedroso PERÍODOS DA HISTÓRIA A VIDA NA TERRA Cerca de 3,5 bilhões de anos atrás. Surgimento da vida na terra Cerca de 65 milhões de anos atrás. Extinção dos dinossauros Cerca de
CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE
Alta idade média (Séculos v AO X) CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE Baixa Idade Média (SÉCULOS
LPG LPG Inglês Ciências Geografia História Matemática Matemática
Joinville, 29 de novembro de 2013. Senhores Pais: Informamos que dia 06/12/2013, sexta feira, a partir das 14h, o boletim on-line estará disponível com notas referentes ao terceiro trimestre (após recuperação
Islamismo - Baixa Idade Média Exercícios
Aluno: Ass. Prof.: Série: 7º ano Código/Nº: Data: / / 2016 Sem.: 2º Trimestre Disciplina: História Prof.: Fernanda da Silva Rodrigues Rossi Islamismo - Baixa Idade Média Exercícios 1) Observe a imagem
ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO
ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO
A crise de Roma e o Império Bizantino CAPÍTULO 15
A crise de Roma e o Império Bizantino CAPÍTULO 15 A separação do Império Crises prolongadas, tanto internas quanto externas, desorganizou o império romano e contriibuiu para a sua desagregação. (sérculo
GERMÂNICOS, BIZANTINOS E ÁRABES AULA 11 HISTÓRIA1 PROF. THIAGO
GERMÂNICOS, BIZANTINOS E ÁRABES AULA 11 HISTÓRIA1 PROF. THIAGO OS FRANCOS Dinastia Merovíngia: Clóvis (496) Batalha de Tolbiac conversão ao cristianismo. Conquista e unificação da Gália Distribuição de
H I S T Ó R I A P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O. DISCIPLINA: História ANO: 7 TURMAS: B, C e D ANO LECTIVO: 2011/
DISCIPLINA: História ANO: 7 TURMAS: B, C e D ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O H I S T Ó R I A - 1 - TEMA A Das Sociedades Recolectoras Às Primeiras Civilizações SUBTEMA
