Genética Molecular Padrões de Herança Citoplasmática e Multifatorial
|
|
|
- Mario Peres Faria
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Genética Molecular Padrões de Herança Citoplasmática e Multifatorial
2 Padrão de herança citoplasmático A mitocôndria é uma organela da célula que contém um filamento de ácido desoxiribonucléico (DNA) próprio, responsável pela formação de algumas de suas enzimas, e independente do DNA presente em cada célula de um ser vivo. O índice de mutação no DNA mitocôndrial é 10x maior do que no DNA nuclear devido a lesões das moléculas de oxigênio reativa liberadas como um subproduto durante a respiração celular.
3 Padrão de herança citoplasmático As mitocôndrias são todas maternas, porque o espermatozóide quando penetra o óvulo só entra com os cromossomos. A célula em que os seres humanos se desenvolvem é materna com todas as suas organelas, inclusive a mitocôndria e seu DNA.
4 Padrão de herança citoplasmático Se existe um gene deficiente no DNA mitocondrial a mãe terá o risco de praticamente 100% a cada gestação de ter um filho ou filha com a doença. O grau de severidade da doença dependerá da quantidade de mitocôndrias defeituosas passadas da mãe para os filhos.
5 Padrão de herança citoplasmático Disfunções mitocondriais Afetam os tecidos com alta demanda de energia, tais como o sistema nervoso central, coração, e o músculo. Frequentemente envolvem o sistema neuromuscular e podem incluir: encefalopatia miopatia ataxia degeneração retinal, e perda da função dos músculos oculares externos. Exemplos: Neuropatia ótica hereditária de Leber Encefalopatia Mitocondrial Ataxia de Friedreich Alzheimer Parkinson
6 Padrão de herança citoplasmático Herança Mitocondrial Heredograma Clássico
7 Características Gerais Resulta de uma combinação de pequenas variações nos genes que juntas podem produzir ou predispor a um grave defeito, em geral em conjunto com fatores ambienais. Tendem a ocorrer em famílias, mas não apresentam os padrões de herança mendeliana. A maioria das malformações congênitas isoladas tem etiologia multifatorial, tais como: Defeitos no fechamento do tubo neural (ex: espinha bífida e anencefalia ) Encefalocele Fenda lábio-palatina Algumas doenças crônicas muito freqüentes também têm etiologia multifatorial: Hipertensão arterial Diabetes mellitus Esquizofrenia Doença arterial coronariana Autismo
8 Características Gerais O conhecimento dos fatores genéticos e dos fatores ambientais que influenciam uma doença multifatorial permite: Propor um risco de recorrência para novas gestações; Afastar os fatores ambientais que podem aumentar os riscos nas próximas gestações; Estabelecer métodos de diagnóstico pré-natal; Prevenir as doenças multifatoriais em termos populacionais. O aconselhamento genético deve levar em conta: Características étnicas da população; Fatores ambientais envolvidos na gestação; Presença de outras crianças/adultos afetados na família; Sexo da criança afetada; Severidade da doença;
9 Herança Multifatorial Exemplos de características multifatoriais -)&$%#. /%0)123#4%. 5106&%" 7#%8*0*. 5'&)9*#0%$*+0)"*.4)1%& 7#.1*:#%" ;)&"()"4%8*1) ;)&"().")1=). ;)&"(%"'*1* G+0*1#3F+4#% <'#1*'.#%" A#'*&0*+.B)"%&0*&#%1 H*0%&()"$*+0%1"1*9*".6841#+#4)!#+36%3*$" I&%+.0)&+)"(*"=6$)&"8#')1%& /*&.)+%1#(%(*" /*.)" /&*..B)".%+36J+*% I*$')"(*"*&6',B)"(*+0K&#%"
10 O desenvolvimento embrionário e fetal pode ser alterado por: Fatores externos (ou ambientais) Fatores internos agentes agentes agentes alterações Desnutrição Alterações físicos biológicos químicos genéticas cromossômicas radiação vírus drogas calor bactéria protozoário
11 23"/4.%,'&"'*"#5*67"+%,'89$/)(%, Exemplos de agentes químicos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
12 23"/4.%,'&"'57"+*",'*"#5*67"+%,'0)%.67)(%, Exemplos de agentes biológicos B90C%.5!,*<"*,*/*&*/*,'$>F$-/* $' &),I(!$*",-%'9 %).)-/'",*&%#*,'"9 %)$/?&-'"9 "<%)=9 (-,&',).*+-* D"45*)*" J>&*K)").)-/'"*/)*G'&/'" E$?).),! "<&%)=9 5-%&',).*+-*9 &)/*&%' ()$/*+9 %)$/)" ) '""'" *$'&(*-" =%3%4.5,/%,"@ 5-%&',).*+-* '< (-,&',).*+-*9 &)/*&%' ()$/*+9 %).)-/'" ',<+*&)"9 6*&*+-"-*,)&)G&*+ 23"/4.%'&"'*"#5*67"+%,'?$,)(%, B5&)5FG% H%+)I5+*"! (*+.'&(*78' %'" H&>8'" ) &*/*&%*()$/' ()$/*+
13 Exemplos Clínicos Lábio leporino e Fissuras lábio-palatais Malformações congênitas caracterizadas por aberturas ou descontinuidade das estruturas do lábio e/ou palato, de localização e extensão variáveis. Calcula-se que seja o terceiro ou quarto dos defeitos genéticos mais freqüentes na população. A fissura lábio-palatal pode ocorrer de forma isolada ou fazendo parte de uma síndrome, como a síndrome de Roberts (deformações craniofaciais). Podem ser causados por fatores ambientais, genéticos ou pela interação destes fatores.
14 Exemplos Clínicos Lábio leporino e Fissuras lábio-palatais Cerca de 40% das ocorrências têm explicação genética. Os demais fatores podem ser atribuídos a ocorrências durante a gravidez, como a ingestão de drogas anticonvulsivantes, ansiolitícos, epilepsia, infecção viral, estresse, fumo, consumo de álcool, deficiências nutricionais, agrotóxicos, herbicidas entre outros. A deformidade pode provocar na criança dificuldades para a sucção, deglutição, respiração e, até mesmo, a fala e a audição.
15 Exemplos Clínicos Lábio leporino e Fissuras lábio-palatais Probabilidades: - Os caucasianos têm uma incidência estimada em 1,84/1.000 nascimentos, sendo maior entre os mongolóides (Amarelos) e menor nos negróides (Negros). - Incidência com a presença de familiares fissurados nas seguintes proporções: a) pais normais = 0,1% de chance de ter um filho fissurado; b) pais normais e um filho fissurado = 4,5% de chance de ter OUTRO filho fissurado; c) um dos pais e um filho fissurado = 15% de chance de ter OUTRO filho fissurado. - Em média, para cada crianças nascidas, 2 apresentam fissura lábio-palatal, sendo a mortalidade no primeiro ano de vida em torno de 30%.
16 Exemplos Clínicos Lábio leporino e Fissuras lábio-palatais Tratamento: - As fissuras podem ser detectadas através de ultra-som morfológico, já nas primeiras semanas de gravidez, embora só seja possível operar o paciente depois do nascimento. - O tratamento precoce ajuda a minimizar o problema. - Cirurgia corretiva.
17 Exemplos Clínicos Espinha Bífida Fechamento incompleto do canal vertebral (coluna vertebral), com a saída do tecido nervoso por um orifício formando uma protuberância mole. Fatores que podem causar a espinha bífida: genéticas e ambientais, sendo os principais fatores de risco o aparecimento de outros casos dessa deficiência na família e a idade avançada da mãe ou do pai.
18 Exemplos Clínicos Espinha Bífida A falta de proteção da medula espinhal resulta em deficiências neurológicas, com distúrbios sensitivos e ortopédicos geralmente nos membros inferiores. A falta de controle das funções intestinal e urinária e a hidrocefalia estão presentes em 80% dos casos. A gravidade das seqüelas físicas depende da localização da lesão na medula.
19 Exemplos Clínicos Espinha Bífida Tratamento: - Fechamento cirúrgico da lesão com pele. - Tratamentos ortopédicos e fisioterapia por longos períodos para fortalecer os músculos e evitar o surgimento de problemas articulares. - Ingestão do ácido fólico pelas futuras gestantes.
20 Exemplos Clínicos Anencefalia Malformação caracterizada pela ausência total ou parcial do encéfalo e da calota craniana, proveniente de defeito de fechamento do tubo neural durante a formação embrionária. Pode ser diagnosticada, com muita precisão, a partir da 12ª semana de gestação, através de um exame de ultra-sonografia. Geralmente a criança nasce cega, surda, sem consciência e não sobrevive mais que algumas horas. Existem trabalhos que correlacionam a doença com a poluição urbana. É uma das disfunções mais comuns do SNC de fetos e atinge mais meninas que meninos.
21 Exemplos Clínicos Anencefalia Tratamento: - Não existe cura. - Gestantes devem tomar ácido fólico como forma de prevenção.
22 Exemplos Clínicos Encefalocele Malformação caracterizada pelo extravasamento do conteúdo craniano. Ocorre devido a um defeito na formação do crânio ocorre por volta da 4ª semana de gestação. Atinge 1:1.000 nascidos vivos. Tratamento: - Cirurgia quando possível.
HERANÇA MULTIFATORIAL
HERANÇA MULTIFATORIAL Resulta de uma combinação de PEQUENAS VARIAÇÕES nos genes que juntas podem produzir ou predispor a um grave defeito, em geral EM CONJUNTO COM FATORES AMBIENTAIS. Tendem a recorrer
Mulher: antes que você planeje engravidar...
Mulher: antes que você planeje engravidar......saiba como prevenir os Defeitos Abertos do Tubo Neural (DATN): anencefalia e espinha bífida. ANENCEFALIA: É POSSÍVEL PREVENIR! Orientações baseadas na 1ª
CATEGORIA DISPOSITIVO / Faixa Etária L CID MONOBLOCO O C. Idade mínima: 16 a O. Idade máxima: 50 a M O Ç Ã O ACIMA 90 KG
CATEGRIA DISPSITIV / Faixa Etária L MNBLC C Idade mínima: 16 a Idade máxima: 50 a M Ç Ã ACIMA 90 KG Idade mínima: 20 a CID B91- Seqüelas de poliomielite. C412- Neoplasia maligna da coluna vertebral. C72-
Mutação e Engenharia Genética
Mutação e Engenharia Genética Aula Genética - 3º. Ano Ensino Médio - Biologia Prof a. Juliana Fabris Lima Garcia Mutações erros não programados que ocorrem durante o processo de autoduplicação do DNA e
A síndrome ocorre em cerca de um para cada 100 a 160 mil nascimentos. Especialistas atribuem o acidente genético à idade avançada dos pais.
Síndrome de Apert O que é Síndrome de Apert? A síndrome de Apert é uma desordem genética que causa desenvolvimento anormal da caixa craniana. Bebês com síndrome de Apert nascem com a cabeça e a face com
O que é Hemofilia? O que são os fatores de coagulação? A hemofilia tem cura?
Volume1 O que é? O que é Hemofilia? Hemofilia é uma alteração hereditária da coagulação do sangue que causa hemorragias e é provocada por uma deficiência na quantidade ou qualidade dos fatores VIII (oito)
PROJETO DE LEI Nº DE 2007 (Do Sr. José Eduardo Cardozo)
PROJETO DE LEI Nº DE 2007 (Do Sr. José Eduardo Cardozo) Institui a Semana Nacional de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Lábio- Palatina, e dá outras providências. O Congresso Nacional
Informações gerais sobre Fissuras Orofaciais e o impacto das intervenções
Version 1.1 September 2013 Informações gerais sobre Fissuras Orofaciais e o impacto das intervenções Esse documento apresenta uma visão geral sobre a doença, sua epidemiologia e as intervenções específicas
CENTRUM Materna, apresenta-se em embalagens de 30 comprimidos revestidos e fáceis de engolir.
CENTRUM Materna é um suplemento alimentar composto por vitaminas, minerais, e oligoelementos, numa fórmula equilibrada. A fórmula de CENTRUM Materna foi cientificamente desenvolvida de modo a ajudar a
SÍNDROME DE DOWN Introdução
SÍNDROME DE DOWN SÍNDROME DE DOWN Introdução Em 1959 dois pesquisadores, o francês Lejeune e a canadense Jacobson, descobriram, simultaneamente e de forma independente, que indivíduos com o então chamado
PRINCÍPIOS DE GENÉTICA MÉDICA
PRINCÍPIOS DE GENÉTICA MÉDICA Conceitos Genética / Genômica Doença genética Hereditariedade Congênito DNA / Gene / Locus / Alelo Homozigoto / Heterozigoto Cromossomos Autossomos Sexuais Dominante / Recessivo
PATOLOGIAS FETAIS E TRATAMENTO CLÍNICO INTRA-UTERINO. arritmias cardíacas. hipo e hipertireoidismo. defeitos do tubo neural
13. TERAPÊUTICA FETAL MEDICAMENTOSA Entende-se por terapêutica fetal medicamentosa ou clínica, quando nos valemos da administração de certos medicamentos específicos, visando o tratamento de alguma patologia
Deficiência Auditiva. Definição. Definição, Classificação, Características e Causas
Deficiência Auditiva Definição, Classificação, Características e Causas Definição Impossibilidade total ou parcial de ouvir, e possui níveis de graduação que vão do leve ao profundo. Diferença existente
Questão 1 Questão 2. Questão 3. Resposta. Resposta
Questão 1 Questão 2 O esquema abaixo representa as principais relações alimentares entre espécies que vivem num lago de uma região equatorial. a) O câncer é uma doença genética, mas na grande maioria dos
azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)
Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA RESOLUÇÃO CFM nº 1.957/2010 (Publicada no D.O.U. de 06 de janeiro de 2011, Seção I, p.79) A Resolução CFM nº 1.358/92, após 18 anos de vigência, recebeu modificações relativas
Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.
cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,
Mecanismos de Herança
Mecanismos de Herança Andréa Trevas Maciel Guerra Depto. De Genética Médica FCM - UNICAMP Mecanismo de Herança Conceitos básicos Herança Monogênica Herança mitocondrial Imprinting Autossomos (1 a 22) Autossomos
Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias
Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Texto elaborado pelos Drs Pérsio Roxo Júnior e Tatiana Lawrence 1. O que é imunodeficiência? 2. Estas alterações do sistema imunológico são hereditárias?
O SISTEMA GENÉTICO E AS LEIS DE MENDEL
O SISTEMA GENÉTICO E AS LEIS DE MENDEL Profa. Dra. Juliana Garcia de Oliveira Disciplina: Biologia Celular e Molecular Curso: Enfermagem, Nutrição e TO Conceitos Básicos Conceitos Básicos Conceitos Básicos
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE FISSURAS
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE FISSURAS Perguntas respondidas pelo Dr. Diógenes L. Rocha, cirurgião plástico, professor da Universidade de São Paulo e voluntário da Operação Sorriso. 1-O que é lábio leporino?
Diabetes Gestacional
Diabetes Gestacional Introdução O diabetes é uma doença que faz com que o organismo tenha dificuldade para controlar o açúcar no sangue. O diabetes que se desenvolve durante a gestação é chamado de diabetes
Distúrbios multifatoriais e malformações congênitas
Distúrbios multifatoriais e malformações congênitas Complexas interações entre diversos fatores genéticos e ambientais HERANÇA MULTIFATORIAL (COMPLEXA) Defeitos congênitos, infarto, câncer, doenças mentais,
Síndromes cromossômicas. Alunos: Agnes, Amanda e Pedro Conte.
Síndromes cromossômicas Alunos: Agnes, Amanda e Pedro Conte. Introdução: As anomalias cromossômicas sexuais ocorrem em virtude de meioses atípicas, durante a produção de gametas (espermatozoide e óvulo).
Neurociência e Saúde Mental
1 O QUE É DEFICIÊNCIA MENTAL OU INTELECTUAL http://www.apaesp.org.br/sobreadeficienciaintelectual A Deficiência Intelectual, segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento
Papilomavírus Humano HPV
Papilomavírus Humano HPV -BIOLOGIA- Alunos: André Aroeira, Antonio Lopes, Carlos Eduardo Rozário, João Marcos Fagundes, João Paulo Sobral e Hélio Gastão Prof.: Fragoso 1º Ano E.M. T. 13 Agente Causador
Lembramos, no entanto, que a Deficiência Física, não está contemplada na sua totalidade, existindo outros CIDs não listados e que sofrerão análise.
Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Em função de ocorrer dúvidas em relação ao encaminhamento do benefício do passe-livre intermunicipal,
O valor de testes pré-natais não invasivos (TPNI). Um suplemente ao livreto do Conselheiro Genético
O valor de testes pré-natais não invasivos (TPNI). Um suplemente ao livreto do Conselheiro Genético TPNIs usam DNA livre de células. Amostra de sangue materno cfdna materno cfdna fetal TPNIs usam DNA livre
Hipogonadismo. O que é Hipogonadismo? Causas 25/02/ 2015. Minhavida.com.br
Hipogonadismo O que é Hipogonadismo? Hipogonadismo é uma doença na qual as gônadas (testículos nos homens e ovários nas mulheres) não produzem quantidades adequadas de hormônios sexuais, como a testosterona
VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS
VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero
Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho
Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem
EXERCÍCIO E DIABETES
EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,
BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 55 HERANÇA LIGADA AO SEXO
BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 55 HERANÇA LIGADA AO SEXO Mulher portadora Homem não afectado Gene normal Gene alterado Mulher portadora Mulher não afectada Homem não afectado Homem afectado Homem afectado
Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi
Fisiologia Animal Sistema Nervoso Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Mantido vivo pela eletricidade,
Porque se cuidar é coisa de homem. Saúde do homem
Porque se cuidar é coisa de homem. Saúde do homem SAÚDE DO HOMEM Por preconceito, muitos homens ainda resistem em procurar orientação médica ou submeter-se a exames preventivos, principalmente os de
História Natural das Doenças e Níveis de Aplicação de Medidas Preventivas
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Faculdade de Medicina / Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - IESC Departamento Medicina Preventiva Disciplina de Epidemiologia História
Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012
Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012 CÂNCER 1) O que é? 2) Como surge? CÂNCER 1) O que é? É o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado
Como surge o diabetes? Como surge o diabetes?
Como surge o diabetes? Como surge o diabetes? Com a queda da produção de insulina, hormônio importante para o funcionamento do organismo, resultando no aumento da quantidade de açúcar. Áreas afetadas pelo
Descobrindo o valor da
Descobrindo o valor da Ocâncer de mama, segundo em maior ocorrência no mundo, é um tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas nas células mamárias, que sofrem um crescimento anormal.
O Câncer de Próstata. O que é a Próstata
O Câncer de Próstata O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum no sexo masculino, acometendo um em cada seis homens. Se descoberto no início, as chances de cura são de 95%. O que é a Próstata A
BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, em sua versão 2012, apresentará uma redação e 180 questões objetivas, divididas nas quatro áreas do conhecimento: - Ciências
Sistema Nervoso. Corpo celular constituída pela membrana, organelas e núcleo celular.
Neurônio Sistema Nervoso Corpo celular constituída pela membrana, organelas e núcleo celular. Dendritos prolongamentos ramificados que captam os estímulos nervosos. Axônio prolongamento único e responsável
ANOMALIAS DO TRATO URINÁRIO UNIDADE DE NEFROLOGIA PEDIÁTRICA HC - UFMG BELO HORIZONTE - BRASIL
ANOMALIAS DO TRATO URINÁRIO UNIDADE DE NEFROLOGIA PEDIÁTRICA HC - UFMG BELO HORIZONTE - BRASIL Investigação Imagens Anomalias obstrutivas do trato urinário Obstrução da junção ureteropélvica Obstrução
A surdez é uma deficiência que fisicamente não é visível, e atinge uma pequena parte da anatomia do indivíduo.
A surdez é uma deficiência que fisicamente não é visível, e atinge uma pequena parte da anatomia do indivíduo. Porém, traz para o surdo consequências sociais, educacionais e emocionais amplas e intangíveis.
MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA
MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao
TIREÓIDE. O que é tireóide?
TIREÓIDE O que é tireóide? A tireóide é uma glândula em forma de borboleta, situada no pescoço, logo abaixo do ossinho do pescoço, popularmente conhecido como gogó. A tireóide produz um hormônio capaz
- Nosso corpo é formado por inúmeras estruturas macro e microscópicas;
CAPÍTULO 01 A CÉLULA - Nosso corpo é formado por inúmeras estruturas macro e microscópicas; - O funcionamento interligado e harmonioso dessas estruturas mantém o corpo vivo, em funcionamento; A ORGANIZAÇÃO
Prof. Edison Barlem [email protected]
Prof. Edison Barlem [email protected] Educação do olhar enxergar entender AÇÃO compreender entender textos e Condicionantes da Saúde da cria sistemas cidade meio ambiente idoso família pré-natal saúde
ANEXO. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Para candidatos que desejam entrar na 4ª etapa do curso
ANEXO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Para candidatos que desejam entrar na 4ª etapa do curso Células e Tecidos do Sistema Imune Anatomia do sistema linfático Inflamação aguda e crônica Mecanismos de agressão por
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA - BACHARELADO
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA - BACHARELADO EMENTAS DISCIPLINAS MATRIZ 3 1º AO 3º PERÍODO 1 º Período C.H. Teórica: 90 C.H. Prática: 90 C.H. Total: 180 Créditos: 10
Conheça mais sobre. Diabetes
Conheça mais sobre Diabetes O diabetes é caracterizado pelo alto nível de glicose no sangue (açúcar no sangue). A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável por fazer a glicose entrar para
PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação
COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Biologia Trimestre: 1º Professor(a): Camilla Silva (B1) e Elisangela
Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012
Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012 CÂNCER 1) O que é? 2) Como surge? CÂNCER 1) O que é? É o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado
A FAMÍLIA SILVA E SEUS GENES. Os filhos são diferentes, mas todos são Silva. Saiba como! ALBINO PIGMENTADO PROCEDIMENTO
A FAMÍLIA SILVA E SEUS GENES Os filhos são diferentes, mas todos são Silva. Saiba como! ALBINO PIGMENTADO PROCEDIMENTO PROCEDIMENTO PARTE 1 Determinação dos genótipos dos pais 1.1. Observar a aparência
ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof. Emerson
ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Prof. Emerson Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: São dotadas de membrana plasmática; Contêm
Epilepsia e distúrbio de aprendizagem: tem relação?
Epilepsia e distúrbio de aprendizagem: tem relação? Apresentação: Daniele Istile (2º ano) Maria Gabriela Cavalheiro (4ºano) Orientação: Doutoranda Thaís dos Santos Gonçalves Local: Anfiteatro da Biblioteca
O que é câncer de mama?
Câncer de Mama O que é câncer de mama? O câncer de mama é a doença em que as células normais da mama começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e deixando de morrer, formando uma massa de células
UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012-2 GABARITO DA PROVA DE BIOLOGIA
Questão 1 Sobre as mitocôndrias, responda: a) Através da análise de DNA, demonstrou-se que muitos genes da bactéria Rickettsia prowazekii, que causa um tipo de febre, são parecidos com os genes das mitocôndrias.
Qual é a função dos pulmões?
Câncer de Pulmão Qual é a função dos pulmões? Os pulmões são constituídos por cinco lobos, três no pulmão direito e dois no esquerdo. Quando a pessoa inala o ar, os pulmões absorvem o oxigênio, que é levado
Unidade IV Ser Humano e Saúde. Aula 15.1 Conteúdo: Mutações gênicas e cromossômicas.
Unidade IV Ser Humano e Saúde. Aula 15.1 Conteúdo: Mutações gênicas e cromossômicas. 2 Habilidade: Conceituar mutações gênicas e cromossômicas, compreendendo como podem influenciar nossas vidas. 3 REVISÃO
Primeira Lei de Mendel e Heredograma
Primeira Lei de Mendel e Heredograma 1. (UFC-2006) Leia o texto a seguir. A Doença de Alzheimer (D.A.) (...) é uma afecção neurodegenerativa progressiva e irreversível, que acarreta perda de memória e
Óbitos de menores de um ano 2000 2003 Porto Alegre
Óbitos de menores de um ano 2000 2003 Porto Alegre Tabela 1 - Distribuição dos óbitos infantis, segundo a classificação de evitabilidade, Porto Alegre, 1996/1999 ANOS ÓBITOS EVITÁVEIS 1996 1997 1998 1999
SÍNDROME DE USHER: ESTUDO CLÍNICO E GENÉTICO NA ESPANHA
SÍNDROME DE USHER: ESTUDO CLÍNICO E GENÉTICO NA ESPANHA Conceito A Síndrome de Usher é um grupo de doenças hereditárias (autossômicas recessivas) caracterizada por surdez neurosensorial com ou sem disfunção
Documento Geral do Toolkit da Fundação PHG para Avaliação das Necessidades de Saúde em relação a Doenças Congênitas
Documento Geral do Toolkit da Fundação PHG para Avaliação das Necessidades de Saúde em relação a Doenças Congênitas Versão 1.1, setembro 2013 BY-NC-ND 3.0 Unported License. 1 http://toolkit.bornhealthy.org
EXAME DE BIOLOGIA Prova de Acesso - Maiores 23 Anos (21 de Abril de 2009)
INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA EXAME DE BIOLOGIA Prova de Acesso - Maiores 23 Anos (21 de Abril de 2009) Nome do Candidato Classificação Leia as seguintes informações com atenção. 1. O exame é constituído
Ancestralidade Materna polimorfismos matrilínea DNA Mitocondrial (mtdna).
Ancestralidade Materna A atual população dos países latino-americanos foi gerada por um complexo processo de mistura genética entre ameríndios, europeus e africanos. As porcentagens relativas destas três
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 17 MITOCÔNDRIAS E RESPIRAÇÃO CELULAR
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 17 MITOCÔNDRIAS E RESPIRAÇÃO CELULAR Retículo endoplasmático Invólucro nuclear Núcleo Mitocôndria Procarionte fotossintético Cloroplasto Procarionte ancestral Eucariote ancestral
Grupo de Protecção e Segurança Radiológica Octávia Monteiro Gil
Grupo de Protecção e Segurança Radiológica 1st Workshop for Stakeholders - 6 de Dezembro de 2013 Radioactividade A radioactividade existe desde a formação do Universo, e os seres humanos viveram sempre
PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação
SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 30 Fone: (061) 3443-7878 Disciplina: Biologia Trimestre: 1º Professor(a): Elizangela (B1), Guilherme (B) Série: 3º Turmas: 301, 30, 303, 304 PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 013
Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN 978-85-99643-11-2
QUANTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS NASCIDAS COM MIELOMENINGOCELE NO PERÍODO DE 1999 A JUNHO DE 2006 NA CIDADE DE MARÍLIA SP Adriana Garcia Gonçalves Camila Florido Baldino Departamento de Educação Especial UNESP
RESTRIÇÃO DE CRESCIMENTO FETAL
RESTRIÇÃO DE CRESCIMENTO FETAL José de Arimatéa Barreto DEFINIÇÃO Para evitar correlação com função mental anormal, atualmente, o termo preferido é restrição de crescimento fetal (RCF), em substituição
TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR TRM. Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc
TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR TRM Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc 1 TRM Traumatismo Raqui- Medular Lesão Traumática da raqui(coluna) e medula espinal resultando algum grau de comprometimento temporário ou
TABELA DE EQUIVALÊNCIA Curso de Odontologia
TABELA DE EQUIVALÊNCIA Curso de Odontologia Disciplina A Disciplina B Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Currículo 64823 MICROBIOLOGIA GERAL 17/34 ODONTOLOGIA MICROBIOLOGIA
Lista de Exercícios Herança Sexual
Meus queridos alunos, preparei para vocês uma lista de atividades abordando o conteúdo estudado por nós esta semana. Espero que vocês aproveitem o final de semana para resolver esses exercícios segundo
Desenvolvimento fetal e exames ultrassonográficosde relevância no pré-natal
Desenvolvimento fetal e exames ultrassonográficosde relevância no pré-natal Dra. Tatiane Bilhalva Fogaça Médica Obstetra especialista em Medicina Fetal pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia
A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL
A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados
Importância do Laboratório Clínico na Análise do Risco Fetal
Importância do Laboratório Clínico na Análise do Risco Fetal Por que monitorar? Especificações r Background Mercado Protection notice / 2010 Siemens Healthcare Diagnostics Inc. Nov - 2010 Page 2 Elaborado
Redações vencedoras I Concurso de Redação
Redações vencedoras I Concurso de Redação 1 Lugar Aluno: Julia Stefani Moraes Professora: Regina M. Macedo de Melo Castro Informação: A melhor maneira de combater o câncer Penso que falar sobre este assunto
Unidade 7. Reprodução e hereditariedade
Unidade 7 Reprodução e hereditariedade O ESTUDO DA HEREDITARIEDADE Teoria da pré-formação ou Progênese: dentro de cada semente (gameta) existiam miniaturas de seres humanos, chamados homúnculos. Gregor
