COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL EM ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NO DISTRITO FEDERAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL EM ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NO DISTRITO FEDERAL"

Transcrição

1 COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL EM ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NO DISTRITO FEDERAL Marcelo Corrêa da Silva 1, Fernanda Paulini 1,2, Sumar Magalhães Ganem 3, Andreza Siani 1, José Robson Bezerra Sereno 1 ( 1 Embrapa Cerrados, BR 020, Km 18, Caixa Postal 08223, Planaltina, DF. sereno@cpac.embrapa.br 2 Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília, DF, 3 Emater-DF UAPE Cerrados, BR 020, km 18, Planaltina, DF.) Termos para indexação: Produção animal, assentamentos da reforma agrária, comercialização. Introdução Os sistemas de produção animal desenvolvidos em assentamentos do Distrito Federal apresentam diversas carências e dificuldades para a viabilização e inserção de seus produtos no mercado local. Muitas vezes pequenas atividades de produção declinam devido às essas dificuldades. Observa-se que a constante necessidade de venda para atravessadores impossibilita a obtenção de uma margem de lucro adequada, tornando a atividade insustentável. Apesar dos entraves, a agricultura familiar é responsável por 31% da área total dos estabelecimentos rurais, produzindo 38% do valor bruto de produção nacional, representando 77% das pessoas que trabalham na agricultura (SAF, 2006). Nesse contexto, é possível verificar a importância de uma política de estabilização de renda aos produtores, assim como a viabilidade do aumento na especialização da produção familiar e o grau de interação com o mercado, que é o indicativo da sustentabilidade econômica da atividade (Pontes et al., 2007). Segundo Wilkinson (1999) o futuro dos produtores agrícolas depende da capacidade de criar novas formas organizacionais para alcançar uma articulação dinâmica com os mercados.

2 Este trabalho teve como objetivo avaliar a interação da produção animal desenvolvida em dois assentamentos de reforma agrária do Distrito Federal com o mercado local. Material e métodos Para investigar o potencial de produção animal e sua a interação com o mercado para a comercialização dos produtos aplicaram-se questionários semi-estruturados a 32 famílias cadastradas na Emater DF, nos meses de março e abril de O assentamento Três Conquistas, localizado à margem direita da rodovia DF 130, próximo ao quilômetro 40, na região administrativa do Paranoá, criado em 1996 com a extensão 1002 hectares e 65 famílias residentes, sendo a maior parte delas proveniente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) que se encontravam acampada em terras alheias. O outro núcleo visitado, denominado Fazenda Larga, está localizado na região administrativa do Pipiripau criado em 2003 com 225 hectares onde atualmente residem 85 famílias, inicialmente compostas por carroceiros transferidos após o local que residiam ser transformado em reserva ecológica. Os dados coletados foram processados em planilha eletrônica Excel, considerando apenas as entrevistas realizadas dentro das propriedades onde as instalações e animais foram visualizados. Ainda utilizando-se este software realizaram-se as análises estatísticas descritivas. Resultados e Discussão Durante o processo da modernização da agricultura houve uma desarticulação gradativa do pequeno produtor com o setor agrícola, tornando a geração de renda através da agricultura cada vez mais difícil. O processo acarretou a substituição das atividades praticadas de uma grande parcela do meio agrícola e contribuiu para o empobrecimento dos pequenos agricultores e o êxodo rural (Caporal, 2003). Isso justifica o fato das atividades agrícolas praticadas dentro dos assentamentos não serem suficientes, na maioria das vezes, para garantir renda digna aos moradores. Nesse contexto, os resultados apontaram que 47% dos entrevistados praticavam alguma

3 atividade laboral fora do assentamento para auxiliar na renda familiar, sendo que 44% vivem exclusivamente das atividades desenvolvidas na propriedade e apenas 9% dos entrevistados não sabiam responder essa questão. Observou-se que todos os entrevistados criavam alguma espécie animal, entre elas podese citar: bovinos, suínos, ovinos, patos, entre outros, sendo a produção de galinhas a principal delas. Durante o ciclo de produção, devido às baixas condições de capital e manejo inadequado, os produtores consomem e vendem os animais, entretanto, não conseguem número suficiente de animais para viabilizar a criação. 78% dos entrevistados adquirem animais para reposição fora dos assentamentos, destes, 59% efetuam a compra em propriedades vizinhas, sendo 16% no mercado (feiras agropecuárias, no mercado local e/ou em propriedades vizinhas) e 3% não souberam responder a esta questão. Apesar do exposto, a venda de animais é praticada apenas por 63% dos entrevistados, o que corresponde a 20 famílias. Os assentados não comercializam seus produtos para o mercado local, sendo esta praticada em suas próprias propriedades (Figura 1). 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Na Propriedade Em fazendas vizinhas Em sua propriedade e fazendas vizinhas No mercado ou para mercado Figura 1. Pontos de venda dos animais criados nos assentamentos Três Conquistas e Fazenda Larga.

4 Observou-se que a forma de comercialização se dá de maneira informal, nenhum produtor alegou vender animais ou produtos de origem animal com contrato ou destino certo da produção. É importante ressaltar que essas dificuldades existem por inúmeros motivos. Um fator crucial observado nas entrevistas é que a maioria das pesquisas e tecnologias está direcionada a um público diferente do setor de produção familiar. Caporal (2003) aponta que a pobreza e exclusão dos trabalhadores rurais é resultado parcial do processo de modernização da agricultura, no qual a tecnologia não se tornou acessível aos pequenos produtores. A maneira de estimar o preço dos produtos vendidos demonstra falta de articulação desses produtores com o mercado, inclusive conhecimento técnico para formação do preço com foco no mercado e outros. Do total de criadores que comercializam animais, 50% baseiam seu preço em vizinhos, amigos e nos compradores, 20% apenas nos compradores, 10% em vizinhos e amigos, 10% no preço praticado na cidade, 5% em criadores referência e 5% na oferta e preço da cidade. Quanto à forma de pagamento praticada pelos produtos provenientes dos assentados, 60% declarou receber sempre em dinheiro e 40% na troca por outros produtos. Caporal & Costabeber (2000) relatam a necessidade de novas práticas de comercialização que respeitem os diferentes estilos de vida. O modelo de produção familiar, ao adotar técnicas diferentes das convencionais, agrega valor ao seu produto e passa a ser reconhecido como um setor produtor de alimentos nobres. Portanto, alternativas que exploram a agregação de valor, diferente daquelas que visam quantidade da produção, podem ser estratégicas para a agricultura familiar. Wilkinson (1999) cita que o início do processamento das matérias primas dentro da propriedade representaria uma grande fase de transição para o agricultor familiar. Do total de entrevistados 88% não comercializam produtos processados de origem animal, embora 9,1% façam algum tipo de processamento. Meireles (2004) considera fundamental a formulação e execução de políticas públicas que apóiem e consolidem redes solidárias de produção e circulação dos produtos. Dos produtores que praticam a venda de animais, somente 15% comercializam produtos de origem animal.

5 Apesar das dificuldades com o escoamento dos produtos, 75% dos entrevistados declararam ser favorável à produção animal como alternativa de renda familiar e apenas 12,5% não concordam por acreditar que o risco econômico da atividade é elevado. Conclusão Observa-se que os criadores não estão articulados com o mercado local, vendendo seus produtos para atravessadores sem agregar valor aos produtos de origem animal. Apesar das dificuldades observadas, muitas famílias ainda persistem com essa prática acreditando na viabilidade da atividade em assentamentos de reforma agrária. Faz-se necessário realizar alguns ajustes nos sistemas de produção, especialmente na organização social com vistas à maior interação com o mercado. Isto pode ser um caminho para melhorar a qualidade de vida dos assentados e viabilizar economicamente os assentamentos. Referências bibliográficas CAPORAL, F. R. Superando a Revolução Verde: A transição agroecológica no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Lavras, Disponível em: < Acesso em 30 de maio de CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova Extensão Rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v.1, p.06, MEIRELES, L. Soberania alimentar, agroecologia e mercados locais. Rio de Janeiro: Revista Agriculturas, v. 1, n. 0, set p PONTES, F.S.T.; MARACAJÁ, P. B.; RODRIGUES, F. E.; PONTES FILHO, F. F.; PONTES, F. M. Tipificação da agricultura familiar no município de Icapuí-CE. Revista Caatinga, v.20, n.4, p , 2007.

6 SAF. Secretaria da Agricultura Familiar. Disponível em: < Acesso em 01 de junho de WILKINSON, J. Cadeias Produtivas para a Agricultura Familiar. Revista de Administração da UFLA, 1999.

AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL

AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO E EXTENSÃO RURAL AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL Prof.

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS E ASPECTOS LEGAIS. Danilo Prudêncio Silva

POLÍTICAS PÚBLICAS E ASPECTOS LEGAIS. Danilo Prudêncio Silva POLÍTICAS PÚBLICAS E ASPECTOS LEGAIS Danilo Prudêncio Silva Contatos E-mail: daniloprudencio2@gmail.com Telefone: (11) 997900617 Podem me escrever e me ligar! Alguém sabe? Diferença entre: Produto Orgânico

Leia mais

PLANO SAFRA AMAZÔNIA

PLANO SAFRA AMAZÔNIA Ministério do Desenvolvimento Agrário Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Incra PLANO SAFRA AMAZÔNIA Janeiro 2014 AMAZÔNIA LEGAL 771 MUNICÍPIOS 9 ESTADOS 61% DO TERRITÓRIO BRASILEIRO 5.217.423

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE SOCIOECONÔMICO DOS PRODUTORES RURAIS DO DISTRITO DE MONTE ALVERNE, MUNICÍPIO DE MIRADOURO- MG.

CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE SOCIOECONÔMICO DOS PRODUTORES RURAIS DO DISTRITO DE MONTE ALVERNE, MUNICÍPIO DE MIRADOURO- MG. CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE SOCIOECONÔMICO DOS PRODUTORES RURAIS DO DISTRITO DE MONTE ALVERNE, MUNICÍPIO DE MIRADOURO- MG. Phillip de Alcântara GARCIA (1)*; João Batista Lúcio CORRÊA. (1) Instituto Federal

Leia mais

ASPECTOS DA IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO AMAPÁ

ASPECTOS DA IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO AMAPÁ 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ASPECTOS DA IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO AMAPÁ Irenildo Costa da Silva 1 ; Roni Mayer Lomba 2 RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo

Leia mais

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS AGRÍCOLAS COM OS PRINCÍPIOS AGROECOLÓGICOS: REFLEXÕES A PARTIR DA PESQUISA E EXTENSÃO

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS AGRÍCOLAS COM OS PRINCÍPIOS AGROECOLÓGICOS: REFLEXÕES A PARTIR DA PESQUISA E EXTENSÃO RELATO DE EXPERIÊNCIA DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS AGRÍCOLAS COM OS PRINCÍPIOS AGROECOLÓGICOS: REFLEXÕES A PARTIR DA PESQUISA E EXTENSÃO COSTA, Davi Silva 1 RAMOS, Bianca Stephanie Paranhos

Leia mais

SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL

SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO Curso de Agronomia SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL - 6503 Professora: Cláudia Milene Nascente Neves AGRICULTURA FAMILIAR Agricultura Familiar A Agricultura Familiar consiste

Leia mais

TRABALHO DE EXTENSÃO EM COMUNIDADE QUILOMBOLA: A AGROECOLOGIA COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHO DE EXTENSÃO EM COMUNIDADE QUILOMBOLA: A AGROECOLOGIA COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO TRABALHO DE EXTENSÃO EM COMUNIDADE QUILOMBOLA: A AGROECOLOGIA COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO RESUMO LUCENA, José Antonio de 1 SÁ SOBRINHO, Rosivaldo Gomes de Sá 2 SILVA, Sharle

Leia mais

Caminhos para uma socioeconomia sustentável em áreas rurais: uma análise agroecológica do Maciço de Baturité, Ceará

Caminhos para uma socioeconomia sustentável em áreas rurais: uma análise agroecológica do Maciço de Baturité, Ceará 11592 - Caminhos para uma socioeconomia sustentável em áreas rurais: uma análise agroecológica do Maciço de Baturité, Ceará Pathways to a sustainable socio-economy in rural areas: an agroecological analysis

Leia mais

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) UTILIZADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DE MOJU, PA

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) UTILIZADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DE MOJU, PA CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) UTILIZADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DE MOJU, PA Moisés de Souza Modesto Júnior 1, Raimundo Nonato Brabo Alves 2 1 Eng. Agrôn.

Leia mais

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável Marco Pavarino Coordenação Geral de Agroecologia e Produção Sustentável Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário - Sead Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável A AGRICULTURA

Leia mais

Territórios da Zona da Mata Sul e Norte da Paraíba e a promoção do desenvolvimento territorial sustentável: As Feiras Agroecológicas e da Agricultura

Territórios da Zona da Mata Sul e Norte da Paraíba e a promoção do desenvolvimento territorial sustentável: As Feiras Agroecológicas e da Agricultura Territórios da Zona da Mata Sul e Norte da Paraíba e a promoção do desenvolvimento territorial sustentável: As Feiras Agroecológicas e da Agricultura Familiar Roteiro de Apresentação: O que são as Feiras

Leia mais

ANEXO IV - EDITAL Nº 001/ SEGES/IDATERRA/MS

ANEXO IV - EDITAL Nº 001/ SEGES/IDATERRA/MS ANEXO IV - EDITAL Nº 001/2006 - SEGES/IDATERRA/MS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL FUNDAMENTAL a) Língua Portuguesa: Interpretação e compreensão de textos. Ortografia. Acentuação gráfica. Divisão silábica.

Leia mais

A AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL RESUMO EXPANDIDO A AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PEREIRA, Djalma Silva¹; PEREIRA, Elisângela Gonçalves²; SANTOS, Jaqueline Silva² ¹Mestrando do Programa

Leia mais

PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016

PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016 PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016 Linha Risco Beneficiários (1) Finalidade Limites (R$) Juros Prazo/Carência CUSTEIO Pronaf Custeio Grupo "A/C" (2) /FCO Assentados da Reforma Agrária

Leia mais

Agricultura familiar: dinâmica de grupo aplicada às organizações de produtores rurais

Agricultura familiar: dinâmica de grupo aplicada às organizações de produtores rurais Agricultura familiar: dinâmica de grupo aplicada às organizações de produtores rurais Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Agricultura

Leia mais

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente Agricultura familiar, orgânica e agroecológica Semana do Meio Ambiente - 2017 Agricultura familiar uma entre muitas conceituações Conforme a legislação compreende os modos de vida e as formas de produzir

Leia mais

Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno

Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno Carlos Frederico Martins Pesquisador Embrapa Cerrados-CTZL Colaboração: Isabel Ferreira-Embrapa-Cerrados-CTZL

Leia mais

Agroindústria familiar: aspectos a serem considerados na sua implantação

Agroindústria familiar: aspectos a serem considerados na sua implantação Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria de Alimentos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Agroindústria familiar: aspectos a serem considerados na sua implantação

Leia mais

Agricultura familiar e mercados: algumas reflexões

Agricultura familiar e mercados: algumas reflexões Agricultura familiar e mercados: algumas reflexões Claudia Job Schmitt CPDA/UFRRJ 1. A construção social dos mercados na agricultura camponesa e familiar: perspectivas de análise 2. Diversidade e historicidade

Leia mais

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural. Secretaria de Agricultura

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural. Secretaria de Agricultura Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Secretaria de Agricultura 6º Congresso de Educação Agrícola Superior e 51ª Reunião Anual da ABEAS A Sustentabilidade das Profissões da Área Rural e a Inovação

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO 2ª CNDRSS ROTEIRO ORIENTADOR

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS

Leia mais

PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM

PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM ERAZO,Rafael de Lima ¹; PEREIRA,Henrique dos Santos ² 1 Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, ra-fa-erazo@hotmail.com;

Leia mais

Experiência da parceria Embrapa-Emater- Produtor Rural nos sistema de produção de maracujá no DF e entorno

Experiência da parceria Embrapa-Emater- Produtor Rural nos sistema de produção de maracujá no DF e entorno Experiência da parceria Embrapa-Emater- Produtor Rural nos sistema de produção de maracujá no DF e entorno Fábio Gelape Faleiro Geraldo Magela Gontijo Nilton Tadeu Vilela Junqueira Ana Maria Costa Experiência

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina FIT490 Agroecologia e Agricultura Orgânica

Programa Analítico de Disciplina FIT490 Agroecologia e Agricultura Orgânica 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Fitotecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento:

Leia mais

FRANGO DE CORTE CAIPIRA BENEFICIA PRODUTOR

FRANGO DE CORTE CAIPIRA BENEFICIA PRODUTOR FRANGO DE CORTE CAIPIRA BENEFICIA PRODUTOR (agricultura familiar) Produtores de frangos e galinhas de corte estão sendo beneficiados com o sistema de semiconfinamento dos animais, que produz uma carne

Leia mais

ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL

ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal ABRIL 2015 ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO MAPA GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

ARRANJOS PÚBLICOS. Sistema Público de Agricultura. Novembro de 2012

ARRANJOS PÚBLICOS. Sistema Público de Agricultura. Novembro de 2012 ARRANJOS PÚBLICOS Função do estado Sistema Público de Agricultura Novembro de 2012 O Sistema Público de Agricultura do Distrito Federal Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural SEAGRI/DF Empresa

Leia mais

COMERCIALIZAÇÃO E DESTINO DE FRUTAS E HORTALIÇAS APÓS AS FEIRAS AGROECOLÓGICAS DE MUNICIPIOS PARAIBANOS

COMERCIALIZAÇÃO E DESTINO DE FRUTAS E HORTALIÇAS APÓS AS FEIRAS AGROECOLÓGICAS DE MUNICIPIOS PARAIBANOS COMERCIALIZAÇÃO E DESTINO DE FRUTAS E HORTALIÇAS APÓS AS FEIRAS AGROECOLÓGICAS DE MUNICIPIOS PARAIBANOS Apresentação: Pôster Jairo Janailton Alves dos Santos 1 ; Jordânia Araújo 2 ; Vanessa da Costa Santos

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOBRE ASSOCIATIVISMO NOS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NO CENTRO-SUL TOCANTINENSE

SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOBRE ASSOCIATIVISMO NOS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NO CENTRO-SUL TOCANTINENSE TODO O TEXTO DEVE SER ELABORADO USANDO FONTE TIMES NEW ROMAN COM PARÁGRAFOS JUSTIFICADOS, TAMANHO E ESPAÇAMENTO DE ACORDO COM CADA ITEM DISPOSTO ABAIXO. OS ARQUIVOS DEVERÃO SER ENVIADOS EM PDF. SISTEMATIZAÇÃO

Leia mais

SITUAÇÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS DE CERRO CORÁ RN, COM BASE NOS DANOS CAUSADOS PELA SECA. Vicente de Andrade

SITUAÇÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS DE CERRO CORÁ RN, COM BASE NOS DANOS CAUSADOS PELA SECA. Vicente de Andrade SITUÇÃO DS PROPRIEDDES RURIS DE CERRO CORÁ RN, COM SE NOS DNOS CUSDOS PEL SEC. 1 Maciel dos Santos Freire; 2 Rosilene gra da Silva; 1 Walmir Sousa Vasconcelos; 1 Francisco Marcelo Vicente de ndrade 1 Centro

Leia mais

Título: TANQUES COLETIVOS DE RESFRIAMENTO DE LEITE: IMPACTOS NA INSERÇÃO AO MERCADO E NO AUMENTO DA RENDA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM UNAÍ MG.

Título: TANQUES COLETIVOS DE RESFRIAMENTO DE LEITE: IMPACTOS NA INSERÇÃO AO MERCADO E NO AUMENTO DA RENDA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM UNAÍ MG. Título: TANQUES COLETIVOS DE RESFRIAMENTO DE LEITE: IMPACTOS NA INSERÇÃO AO MERCADO E NO AUMENTO DA RENDA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM UNAÍ MG. Autores: Marcelo Nascimento de Oliveira Pesquisador da Embrapa

Leia mais

EXTENSÃO RURAL: Diagnóstico e transferência de tecnologias para associações dos municípios de Inconfidentes e Bueno Brandão, MG

EXTENSÃO RURAL: Diagnóstico e transferência de tecnologias para associações dos municípios de Inconfidentes e Bueno Brandão, MG 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG EXTENSÃO RURAL: Diagnóstico e transferência de tecnologias para associações

Leia mais

A produção agrícola orgânica na região da Grande Dourados/MS: uma possibilidade sócio-ambiental alternativa.

A produção agrícola orgânica na região da Grande Dourados/MS: uma possibilidade sócio-ambiental alternativa. A produção agrícola orgânica na região da Grande Dourados/MS: uma possibilidade sócio-ambiental alternativa. Silvana Aparecida Lucato MORETTI Doutoranda em geografia IESA. Bolsista CAPES. silvana.lucato@hotmail.com

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA,

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA, 2011-2012 Christopher Junior Tavares Cardoso 1 ; André Rozemberg Peixoto Simões 2 ; Mário Sérgio Malheiros 2 1 Estudante do Curso de Zootecnia da UEMS, Unidade

Leia mais

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável. em Microbacias Hidrográficas

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável. em Microbacias Hidrográficas PROGRAMA RIO RURAL Núcleo de Pesquisa Participativa Pesagro-Rio / Rio Rural Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável em Microbacias Hidrográficas Facilitar a integração

Leia mais

ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA

ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA Marco Pavarino Coordenação Geral de Agroecologia e Produção Sustentável Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário - Sead ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA A PRODUÇÃO ORGÂNICA NO BRASIL

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Agroindustrialização Rural, Gestão, Beneficiamento de Frutas.

PALAVRAS-CHAVE: Agroindustrialização Rural, Gestão, Beneficiamento de Frutas. PARTICIPAÇÃO GESTORA JUNTO A COAPRODES: desenvolvimento da cadeia produtiva da apicultura e fruticultura na Zona da mata, Brejo, Curimataú e Seridó paraibano DAL MONTE 1, Hélio Luiz Beretta GOMES 2, Jairo

Leia mais

O COOPERATIVISMO E A REFORMA AGRÁRIA POPULAR

O COOPERATIVISMO E A REFORMA AGRÁRIA POPULAR O COOPERATIVISMO E A REFORMA AGRÁRIA POPULAR Universidad Nacional Mayor de San Marcos Lima Perú 24 y 25 de junio de 2015 Luis Carlos Costa Eng. Agrônomo MST Paraná/Brasil MST 31 anos de luta! Apresentação

Leia mais

Agroecologia: Mudança de Paradigmas no Distrito Federal

Agroecologia: Mudança de Paradigmas no Distrito Federal Agroecologia: Mudança de Paradigmas no Distrito Federal PRATES, Cristine da Silveira Figueiredo, cristine_silveira@hotmail.com; NASCIMENTO, Roberto de Sousa, roberto.uni@gmail.com. Resumo No estudo foram

Leia mais

A INFLUENCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA NA AGRICULTURA FAMILIAR: ENFOQUE NO ASSENTAMENTO MARINGÁ, ARAGUATINS-TO. Apresentação: Pôster

A INFLUENCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA NA AGRICULTURA FAMILIAR: ENFOQUE NO ASSENTAMENTO MARINGÁ, ARAGUATINS-TO. Apresentação: Pôster A INFLUENCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA NA AGRICULTURA FAMILIAR: ENFOQUE NO ASSENTAMENTO MARINGÁ, ARAGUATINS-TO Apresentação: Pôster João Pedro da Luz Milhomem ; Romário Lima de Araújo 2 ; Wanderson Lopes

Leia mais

INCLUSÃO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA PRODUÇÃO E PÓS-COLHEITA DE BANANA PARA JOVENS ASSENTADOS

INCLUSÃO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA PRODUÇÃO E PÓS-COLHEITA DE BANANA PARA JOVENS ASSENTADOS INCLUSÃO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA PRODUÇÃO E PÓS-COLHEITA DE BANANA PARA JOVENS ASSENTADOS BATISTA DE LIMA, Damião 1 SOUZA GONDIM, Perla Joana de 3 SÁ MELO, Raylson de 1 MELO SILVA, Silvanda

Leia mais

Custos de Formalização e Valor Agregado em Sistemas

Custos de Formalização e Valor Agregado em Sistemas Custos de Formalização e Valor Agregado em Sistemas Agroindustriais Familiares de Base Ecológica (SAFEs) Região Metropolitana dsocial.com.br Equipe: Andréia Lourenço (UFRGS) Bolsista NEA; Mestre em Gerenciamento

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS.

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS. CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS. ADRIÉLI GEREVINI Orientador: Profa. Dra. Susana Cardoso Coorientadora:

Leia mais

ANÁLISE SOBRE A AGROECOLOGIA NA VISÃO DE JOVENS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLIMPIA SOUTO.

ANÁLISE SOBRE A AGROECOLOGIA NA VISÃO DE JOVENS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLIMPIA SOUTO. ANÁLISE SOBRE A AGROECOLOGIA NA VISÃO DE JOVENS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLIMPIA SOUTO. Beatriz Cicera Claudio Diniz¹; Nayane Viana Gomes²; Iracy Amélia Pereira Lopes³; Joyce Cordeiro

Leia mais

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Processo de desenho do Programa de Governo (2013-2016) DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (Indústria, Comércio, Serviços, Agropecuária e Turismo) IMPORTANTE: O texto a seguir traz subsídios para as discussões das

Leia mais

Sistema Agroflorestal no Assentamento Poções

Sistema Agroflorestal no Assentamento Poções Sistema Agroflorestal no Assentamento Poções Silva, Mônica Lau. IFG-Campus Ceres, e-mail: mltopografia@ibest.com.br Ferreira, Mariane Gonçalves. IFG-Campus Ceres, e-mail: marianegferreira@hotmail.com Cavalcante

Leia mais

Agroecologia e economia solidária: a experiência da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP-UFV/MG

Agroecologia e economia solidária: a experiência da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP-UFV/MG Agroecologia e economia solidária: a experiência da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP-UFV/MG Agroecology and economic solidarity: the experience of Incubadora Tecnológica de Cooperativas

Leia mais

O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS

O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS Carlos Vinícius da Silva Pinto Juliana Cristina Franz Giancarla Salamoni 1 INTRODUÇÃO A expansão do perímetro urbano,

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICA DA CULTURA DA MAMONA NO MUNICÍPIO DE ITAETÊ, CHAPADA DIAMANTINA-BA

VIABILIDADE ECONÔMICA DA CULTURA DA MAMONA NO MUNICÍPIO DE ITAETÊ, CHAPADA DIAMANTINA-BA Página 397 VIABILIDADE ECONÔMICA DA CULTURA DA MAMONA NO MUNICÍPIO DE ITAETÊ, CHAPADA DIAMANTINA-BA Edson Fernandes Araújo Macedo ¹; Julio Cezar Vasconcelos ²; Genebaldo Antonio Figueredo Alves ³ ¹ SEAGRI/EBDA/INCRA,

Leia mais

Análise econômico-financeira da produção de tomate e pimentão no Distrito Federal: um estudo de caso.

Análise econômico-financeira da produção de tomate e pimentão no Distrito Federal: um estudo de caso. Análise econômico-financeira da produção de tomate e pimentão no Distrito Federal: um estudo de caso. Anna Paula Rodrigues dos Santos; Ana Maria Resende Junqueira Universidade de Brasília, Faculdade de

Leia mais

DIAGNÓSTICO E PERFIL DOS PRODUTORES RURAIS DA FEIRA AGROECOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS PB. Apresentação: Pôster

DIAGNÓSTICO E PERFIL DOS PRODUTORES RURAIS DA FEIRA AGROECOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS PB. Apresentação: Pôster DIAGNÓSTICO E PERFIL DOS PRODUTORES RURAIS DA FEIRA AGROECOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS PB Apresentação: Pôster Fábio Fernandes de Araújo 1 ; Wellignton Farias dos Santos 2 ; José Osmar Souza Dantas

Leia mais

PECUÁRIA FAMILIAR no Município de Bagé, RS

PECUÁRIA FAMILIAR no Município de Bagé, RS Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Caracterização da PECUÁRIA FAMILIAR no Município de Bagé, RS Rafael Gastal Porto Antônio Jorge Amaral Bezerra

Leia mais

HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF

HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal SETEMBRO 2016 O QUE É A EMATER-DF? Empresa Pública, criada em

Leia mais

O Brasil Melhorou. 36 milhões. de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos. 42 milhões. de brasileiros ascenderam de classe.

O Brasil Melhorou. 36 milhões. de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos. 42 milhões. de brasileiros ascenderam de classe. O Brasil Melhorou 36 milhões de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos 42 milhões de brasileiros ascenderam de classe Fonte: SAE/PR O Brasil Melhorou O salário mínimo teve um aumento real de 70% Em 2003,

Leia mais

Sumário Prefácio 9 Apresentação e agradecimentos 11 PARTE I

Sumário Prefácio 9 Apresentação e agradecimentos 11 PARTE I Sumário Prefácio 9 Apresentação e agradecimentos 11 PARTE I Contexto, conceitos, conclusões 13 Cap. 1 - Introdução 15 1.1 Origem e objetivos do estudo 15 1.2 Metodologia 17 1.3 Os limites do estudo 19

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO REALIZADAS NO ANO DE

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO REALIZADAS NO ANO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO REALIZADAS NO ANO DE 2017 Nome do Grupo: Grupo Territorialidade Rural e Reforma Agrária Sigla: TERRA Ano de Criação: 2008 Professor (es) Responsável (eis): Paulo Eduardo

Leia mais

PLANO SAFRA 2007/2008 CONDIÇÕES DO CRÉDITO RURAL DO PRONAF GRUPO PÚBLICO MODALIDADE FINALIDADE CRÉDITO/TETO JUROS BÔNUS DE ADIMPLÊNCIA (2)

PLANO SAFRA 2007/2008 CONDIÇÕES DO CRÉDITO RURAL DO PRONAF GRUPO PÚBLICO MODALIDADE FINALIDADE CRÉDITO/TETO JUROS BÔNUS DE ADIMPLÊNCIA (2) PLANO SAFRA 2007/2008 CONDIÇÕES DO CRÉDITO RURAL DO PRONAF GRUPO PÚBLICO MODALIDADE FINALIDADE CRÉDITO/TETO JUROS BÔNUS DE ADIMPLÊNCIA (2) Pronaf A Pronaf Grupo A Complementar Pronaf A/C Pronaf B Produtores

Leia mais

PRODUÇÃO E GERAÇÃO DE RENDA DE PRODUTOS ARTESANAIS NO. MUNICÍPIO DE PEREIRA BARRETO: um estudo de caso.

PRODUÇÃO E GERAÇÃO DE RENDA DE PRODUTOS ARTESANAIS NO. MUNICÍPIO DE PEREIRA BARRETO: um estudo de caso. PRODUÇÃO E GERAÇÃO DE RENDA DE PRODUTOS ARTESANAIS NO MUNICÍPIO DE PEREIRA BARRETO: um estudo de caso. RAPASSI, R.M.A. 1 PROENÇA, É. R. 1 TARSITANO, R.A. 2 TEZZIN, K.V.M. 3 RESUMO: A agregação de valor

Leia mais

Agroecologia e tecnologia social um caminho para a sustentabilidade

Agroecologia e tecnologia social um caminho para a sustentabilidade Agroecologia e tecnologia social um caminho para a sustentabilidade Curso Agroecologia e Tecnologia Social um caminho para a sustentabilidade Ministrantes da Rede CONSAGRO: Luiz Augusto Verona, Marcio

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOBRE ASSOCIATIVISMO NOS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DO BICO DO PAPAGAIO

SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOBRE ASSOCIATIVISMO NOS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DO BICO DO PAPAGAIO SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOBRE ASSOCIATIVISMO NOS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DO BICO DO PAPAGAIO Lidio José Nascimento Cabral 1 ; José Pedro Cabrera Cabral 2 ; 1

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Pecuária Sul Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ovinos

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Pecuária Sul Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ovinos Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Pecuária Sul Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Ovinos O produtor pergunta, a Embrapa responde Clara Marineli Silveira Luiz Vaz Embrapa

Leia mais

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA FEIRA DE AGRICULTORES ECOLOGISTAS (FAE) NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA FEIRA DE AGRICULTORES ECOLOGISTAS (FAE) NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA FEIRA DE AGRICULTORES ECOLOGISTAS (FAE) NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso ALEXANDRE L. HÜNING

Leia mais

MUDANÇAS NO PRONAF. 1. Enquadramento no Pronaf. - assentados da Reforma Agrária e beneficiários do Crédito Fundiário que

MUDANÇAS NO PRONAF. 1. Enquadramento no Pronaf. - assentados da Reforma Agrária e beneficiários do Crédito Fundiário que MUDANÇAS NO PRONAF O Banco Central publicou, em 28 de março de 2008, a Resolução No. 3.559 promovendo alterações no Capítulo 10 do MCR Manual de Crédito Rural, que trata do PRONAF Programa Nacional de

Leia mais

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO AÇÕES COMUNICACIONAIS

Leia mais

PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR SUAS RELAÇÕES

PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR SUAS RELAÇÕES PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR SUAS RELAÇÕES Modalidade: (X ) Ensino ( ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: ( ) Médio ( X ) Superior ( ) Pós-graduação Área: ( ) Química ( ) Informática ( X ) Ciências Agrárias (

Leia mais

CAMPOS, Hebert 1 ; MELLO, Marcelo 1 ; SOUZA, Rômulo 1 ; COSTA, José Ronaldo 1 ; MARQUES, Francisco 1

CAMPOS, Hebert 1 ; MELLO, Marcelo 1 ; SOUZA, Rômulo 1 ; COSTA, José Ronaldo 1 ; MARQUES, Francisco 1 Avaliação da sustentabilidade dos sistemas de produção agrícolas familiares de base ecológica e convencional existentes no assentamento Bom Jardim, Barreiros, PE. Assessment of the sustainability of family

Leia mais

BENEFICIAMENTO DE ALGODÃO ORGÂNICO NO AGRESTE PARAIBANO

BENEFICIAMENTO DE ALGODÃO ORGÂNICO NO AGRESTE PARAIBANO Página 50 BENEFICIAMENTO DE ALGODÃO ORGÂNICO NO AGRESTE PARAIBANO Izabel Cristina da Silva Santos (Arribaçã / iziagro@yahoo.com.br), José Sales Alves Wanderley Júnior (EMATER/PB), Fabiana do Nascimento

Leia mais

5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG

5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA CARTILHA EDUCATIVA DE

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA ALTERNATIVA DE RENDA AOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DA REGIÃO DE AQUIDAUANA

DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA ALTERNATIVA DE RENDA AOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DA REGIÃO DE AQUIDAUANA DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA ALTERNATIVA DE RENDA AOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DA REGIÃO DE AQUIDAUANA Maria Isabel Santos de Moraes 1 ; Andre Luiz Julien Ferraz 2 1 Acadêmica de Agronomia da Universidade

Leia mais

com ênfase em comunidades rurais

com ênfase em comunidades rurais Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com ênfase em comunidades rurais Altair Toledo Machado Luciano Lourenço Nass Cynthia Torres

Leia mais

PLANO DE ERRADICAÇÃO DA EXTREMA POBREZA NO ÂMBITO DO DISTRITO FEDERAL

PLANO DE ERRADICAÇÃO DA EXTREMA POBREZA NO ÂMBITO DO DISTRITO FEDERAL PLANO DE ERRADICAÇÃO DA EXTREMA POBREZA NO ÂMBITO DO DISTRITO FEDERAL ÓRGÃO/ENTIDADE: Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (EMATER/CEASA) SEGURANÇA ALIMENTAR Qualificar/ampliar

Leia mais

Projeto Balde Cheio --- Tecnologias que agregam valor à produção de leite. Pecuária Sudeste

Projeto Balde Cheio --- Tecnologias que agregam valor à produção de leite. Pecuária Sudeste Projeto Balde Cheio Tecnologias que agregam valor à produção de leite Pecuária Sudeste --- o PROJETO o Salde Cheio é um caso de sucesso de transferência desenvolvimento de tecnologia, que promove o da

Leia mais

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE ZOOTECNIA DISCIPLINA SOCIOLOGIA E ÉTICA DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR Prof. Antonio Lázaro Sant

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO DE MANDIOCA E DERIVADOS (FARINHA E POLVILHO), EM ÉPOCA SECA (MAIO A SETEMBRO), NA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA, BURITIS MG.

CUSTO DE PRODUÇÃO DE MANDIOCA E DERIVADOS (FARINHA E POLVILHO), EM ÉPOCA SECA (MAIO A SETEMBRO), NA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA, BURITIS MG. CUSTO DE PRODUÇÃO DE MANDIOCA E DERIVADOS (FARINHA E POLVILHO), EM ÉPOCA SECA (MAIO A SETEMBRO), NA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA, BURITIS MG. VALE DO RIO URUCUIA ALINNE KAREN SOUSA ARAÚJO 1 JOZENEIDA LÚCIA

Leia mais

Caracterização da produção de hortaliças no município de Bambuí MG

Caracterização da produção de hortaliças no município de Bambuí MG Caracterização da produção de hortaliças no município de Bambuí MG Sylmara SILVA ¹; Raul Magalhães FERRAZ ¹ ; Luiz Fernando Ghetti PEREIRA ¹; Luciano Donizete GONÇALVES ² ¹ Aluno do curso de Agronomia

Leia mais

Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário - DFDA-ES. Políticas Estruturantes da SEAD: DAP, Crédito e ATER. Eng. Agrônomo Max Ribas

Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário - DFDA-ES. Políticas Estruturantes da SEAD: DAP, Crédito e ATER. Eng. Agrônomo Max Ribas Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário - DFDA-ES Políticas Estruturantes da SEAD: DAP, Crédito e ATER Eng. Agrônomo Max Ribas Identificação e acesso à políticas públicas Dados sobre a DAP PESSOA

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO DA CADEIA PRODUTIVA SUSTENTÁVEL DE AVES NO ASSENTAMENTO RURAL IRACI SALETE

DESENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO DA CADEIA PRODUTIVA SUSTENTÁVEL DE AVES NO ASSENTAMENTO RURAL IRACI SALETE DESENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO DA CADEIA PRODUTIVA SUSTENTÁVEL DE AVES NO ASSENTAMENTO RURAL IRACI SALETE Ana Carolina de Figueiredo¹; Ana Maria Allain Ometto¹, Jaine da Silva Delgado¹, Murilo Augusto Tagiariolli¹,

Leia mais

COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM AVÍCOLAS ORIUNDOS DE PRODUÇÃO FAMILIAR

COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM AVÍCOLAS ORIUNDOS DE PRODUÇÃO FAMILIAR COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM AVÍCOLAS ORIUNDOS DE PRODUÇÃO FAMILIAR Everton Charlles de Melo MOREIRA *¹,Osvaldo Junior Cavalcante SILVA 1, Josilene Correa ROCHA¹, Gislene Cardoso de SOUZA¹, Fernanda

Leia mais

MEMORIAS DEL V CONGRESO LATINOAMERICANO DE AGROECOLOGÍA Archivo Digital: descarga y online ISBN

MEMORIAS DEL V CONGRESO LATINOAMERICANO DE AGROECOLOGÍA Archivo Digital: descarga y online ISBN B5-447 Construção do conhecimento agroecológico nos territórios do Sertão do São Francisco: as experiências do núcleo de pesquisa e estudos sertão agroecológico Cristiane Moraes Marinho, Instituto Federal

Leia mais

130 - Núcleo de Agroecologia Itamarati: organização e desenvolvimento participativo

130 - Núcleo de Agroecologia Itamarati: organização e desenvolvimento participativo 130 - Núcleo de Agroecologia Itamarati: organização e desenvolvimento participativo PRATA, Valtair Gonçalves. Comissão Pastoral da Terra. valtairprata@hotmail.com; ANDRADE, Adriano Oliveira. COAAMS, adriano_tecnico10@hotmail.com;

Leia mais

PALESTRA PARA O V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO

PALESTRA PARA O V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO PALESTRA PARA O V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO TÍTULO: Sistema COEP de Produção de Algodão para Agricultura Familiar José Mendes de Araújo MSc Extensão Rural INTRODUÇÃO O cultivo do algodão é uma atividade

Leia mais

Avaliação de Impacto das Tecnologias da Embrapa: uma medida de desempenho institucional

Avaliação de Impacto das Tecnologias da Embrapa: uma medida de desempenho institucional Resumos Expandidos: XII Mostra de Estagiários e Bolsistas... 27 Avaliação de Impacto das Tecnologias da Embrapa: uma medida de desempenho institucional Miguel Sardenha Francisco¹ Junia Rodrigues de Alencar²

Leia mais

ANÁLISE DE ADOÇÃO DAS VARIEDADES DE MANDIOCA 'ALAGOANA' E 'LAGOÃO' NO MUNICÍPIO DE BROTAS DE MACAÚBAS - BA. Introdução

ANÁLISE DE ADOÇÃO DAS VARIEDADES DE MANDIOCA 'ALAGOANA' E 'LAGOÃO' NO MUNICÍPIO DE BROTAS DE MACAÚBAS - BA. Introdução ANÁLISE DE ADOÇÃO DAS VARIEDADES DE MANDIOCA 'ALAGOANA' E 'LAGOÃO' NO MUNICÍPIO DE BROTAS DE MACAÚBAS - BA Cicero Cartaxo de Lucena1, Carlos Estevão Leite Cardoso2, Mauto de Souza Diniz2 1 Analista da

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Mecanização agrícola, extensão universitária, grupo de estudos.

PALAVRAS-CHAVE: Mecanização agrícola, extensão universitária, grupo de estudos. Grupo de Estudos em Máquinas e Mecanização Agrícola GEMMA: Um Agente de Extensão Universitária RODRIGO ALENCAR NUNES 1 ; CARLOS EDUARDO SILVA VOLPATO 2 ; CARLOS AUGUSTO PEREIRA DE FIGUEIREDO 3 ; FELIPE

Leia mais

Agricultura Urbana e Segurança Alimentar

Agricultura Urbana e Segurança Alimentar Seminário Internacional em Agricultura Urbana e Segurança Alimentar Lubango, 22 de Abril de 2010 Agricultura Urbana e Segurança Alimentar Miguel Malta Grupo de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Urbana

Leia mais

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Julho - 2011 Banco do Nordeste Apoio à Agricultura Familiar Programa Nacional de Fortalecimento Da Agricultura Familiar OBJETIVO Fortalecer

Leia mais

REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico. Altair Toledo Machado

REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico. Altair Toledo Machado REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico Altair Toledo Machado gestor.mp6@embrapa.br Desenvolvimento tecnológico em agricultura familiar 1. Panorama geral do MP 6; 2. Construindo

Leia mais

A DIALÉTICA DA AGROECOLOGIA E CAMPESINATO NO MUNICÍPIO DE ITAPURANGA/GO

A DIALÉTICA DA AGROECOLOGIA E CAMPESINATO NO MUNICÍPIO DE ITAPURANGA/GO A DIALÉTICA DA AGROECOLOGIA E CAMPESINATO NO MUNICÍPIO DE ITAPURANGA/GO *Nariel Aparecida de Arruda (PG) 1, Murilo Mendonça Oliveira de Souza (PQ) 2. 1 Pós-graduanda no Mestrado em Recurso Naturais do

Leia mais

O Ordenamento Fundiário no Brasil. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

O Ordenamento Fundiário no Brasil. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária O Ordenamento Fundiário no Brasil Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA MISSÃO Implementar a política de reforma agrária e realizar

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PNAE

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PNAE GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ Secretaria Estadual de Educação e Cultura Superintendência de Ensino SUPEN Unidade de Gestão e Inspeção Escolar UGIE Coordenação de Apoio Técnico ao Núcleo Gestor - CATNG PROGRAMA

Leia mais

cursar a faculdade de Agronomia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para

cursar a faculdade de Agronomia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para Filipe Feliz Mesquita - - - - Nasci em uma família metodista e, desde jovem, fui induzido a pensar sobre o - cursar a faculdade de Agronomia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para - - info@hortaearte.com.br

Leia mais

AGRICULTURA. Manutenção e desenvolvimento das atividades da Secretaria da Agricultura

AGRICULTURA. Manutenção e desenvolvimento das atividades da Secretaria da Agricultura LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - ANEXO III - METAS E PRIORIDADES OBJETIVO ESTRATÉGICO : desenvolver a produção agrícola. PROGRAMA: 009 - GESTÃO PÚBLICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA JUSTIFICATIVA:

Leia mais

Organização de Produtores Orgânicos de Francisco Beltrão-Pr e da Associação de Produtores Agroecológicos de Verê-Pr.

Organização de Produtores Orgânicos de Francisco Beltrão-Pr e da Associação de Produtores Agroecológicos de Verê-Pr. Organização de Produtores Orgânicos de Francisco Beltrão-Pr e da Associação de Produtores Agroecológicos de Verê-Pr. MEIRA, Suzana G. UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão suzanagmeira@hotmail.com CANDIOTTO,

Leia mais

SISTEMA DE RASTREABILIDADE DIGITAL PARA TRIGO: aplicações e estatísticas de adoção

SISTEMA DE RASTREABILIDADE DIGITAL PARA TRIGO: aplicações e estatísticas de adoção SISTEMA DE RASTREABILIDADE DIGITAL PARA TRIGO: aplicações e estatísticas de adoção Casiane Salete Tibola 1, José Maurício Cunha Fernandes 1, Willingthon Pavan 2 e Jaqson Dalbosco 2 1 Eng. Agr. Dr. Embrapa

Leia mais

A Cadeia produtiva do Caju como Modelo para o Desenvolvimento Sustentável no Assentamento Che Guevara, Estado do Ceará

A Cadeia produtiva do Caju como Modelo para o Desenvolvimento Sustentável no Assentamento Che Guevara, Estado do Ceará A Cadeia produtiva do Caju como Modelo para o Desenvolvimento Sustentável no Assentamento Che Guevara, Estado do Ceará PAIVA, Francisco Fábio de Assis, eng. agrônomo, Ms. em Tecnologia de Alimentos, Embrapa

Leia mais

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios.

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Objetivo Contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva brasileira de alimentos e produtos orgânicos por meio da integração e difusão de informação

Leia mais