PLANO DE ENSINO - SEMESTRE
|
|
|
- Lara Madeira Frade
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 1. IDENTIFICAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Campus Universitário Trindade Florianópolis - SC Fone-fax: (48) [email protected] PLANO DE ENSINO - SEMESTRE Disciplina: URBANISMO E PAISAGISMO II Código: ARQ 5603 Natureza: Obrigatória Turma: 0531C Horas aula/semana 6 Horas-aula/total: 90 Pré-Requisito: ARQ 5602 Oferta (Curso): ARQUITETURA E URBANISMO Professor: VANESSA GOULART DORNELES 2. EMENTA O homem e o ambiente. Condicionantes econômicos, históricos e sociais. Valorização e preservação dos recursos naturais. Assentamentos humanos. Processo de ocupação do espaço construído. Habitat. Políticas de preservação ambiental. Análise e projetos paisagísticos. Projeto de organização espacial. 3. OBJETIVOS (Gerais e Específicos) Fornecer bases conceituais para intervenção na paisagem urbana; Compreender a metodologia dos processos de leitura e intervenção da paisagem urbana; Identificar os aspectos da imagem da cidade; Reconhecer as potencialidades físico-naturais e de ocupação urbana; Perceber as morfologias, as tipologias e as configurações urbanas; Intervir em uma área real; Desenvolver a potencialidade crítica; Adquirir vocabulário projetual apropriado; Adquirir conhecimentos e critérios para projetar espaços abertos públicos de uso coletivo; Desenvolver conceitos de espacialização com a vegetação; Incorporar os preceitos de Desenho Universal (DU) em projeto paisagístico. 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Parque urbano: criação e manuseio do espaço aberto, público e de uso coletivo, a partir dos conceitos, metodologias e características (onde, quando, como, para que, por que) apresentados na disciplina. Análise, diagnóstico e prognóstico da região (bairro ou bairros) circundante ao parque, em outras palavras, pesquisar as questões, identificar métodos e diretrizes para posteriormente propor o desenho do parque urbano. Conhecimento das necessidades espaciais dos usuários para a aplicação dos princípios do Desenho Universal.
2 5. METODOLOGIA DE ENSINO Aulas teórico-práticas, exercícios individuais e coletivos, fichas de leitura, trabalhos de ateliê, pesquisa individual de espécies vegetais e materiais de uso externo. Forma de trabalho: equipes de até 4 alunos (máximo). Prática de simulação de algumas limitações físico-motoras e sensoriais específicas; Utilização de CD multimídia: Desenho Universal - aplicação ao paisagismo. 6. CRONOGRAMA () Aula expositiva (ASS) Aula assessoramento () Aula prática (ENT) Entrega de Exercício Aula Data Sigla Descrição 06/03 Apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso 2011_2 08/03 Apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso 2011_ /03 Apresentação da Disciplina, Espaços livres, Metodologia de Projeto Aplicação de questionários sobre Desenho Universal e Acessibilidade. Desenho Universal aplicado ao Paisagismo Apresentação do CD-ROOM 02 15/03 Lançamento do exercício 1 Métodos de Avaliação do Comportamento e 03 20/03 de Acessibilidade Entrega de Fichamento e Discussão do Artigo: Áreas livres Acessíveis para Idosos Conhecendo os usuários diversidade humana 04 22/03 Visita ao Local de Avaliação 05 27/03 ASS Assessoramento 06 29/03 ENT Entrega e Apresentação do Exercício 1 Avaliação de um espaço livre / /04 Lançamento do Exercício 2 Análise Física do Terreno e Entorno usos, gabaritos, sistema viários, topografia,... Análise Visual do Terreno e Entorno Entrega de Fichamento e Discussão do Texto LYNCH e Maria Elaine Kohlsdorf 09 10/04 ENT Entrega do Exercício 2: Apresentação dos Levantamentos 10 12/04 ASS Assessoramento do Programa de Necessidades 11 17/04 ENT Entrega do Programa de Necessidades 12 19/04 Zoneamento, Composição Formal, definição de traçados Entrega de Fichamento e Discussão do Artigo: Jardim Universal - Espaço Livre Público Para Todos 13 24/04 R Seminário dos Alunos sobre Espaços Acessíveis 14 26/04 Antropometria e Definição de Circulações Explicação das Fichas de Dimensionamento 01/05 FERIADO 15 03/05 ENT Entrega das Fichas de Dimensionamento Uso da Vegetação, Estilos de Jardins Explicação das Fichas de Vegetação com função para a acessibilidade 16 08/05 ASS Assessoramento 17 10/05 ASS Assessoramento Entrega das Fichas de Vegetação
3 18 15/05 ASS Assessoramento 19 17/05 ASS Assessoramento 20 22/05 ENT Entrega e Apresentação do Exercício 3 Partido Geral Definição da área para Ampliação 21 24/05 Como usar os Pisos, os Pisos táteis 22 29/05 ASS Assessoramento 23 31/05 ASS Assessoramento 24 05/06 Iluminação de áreas livres 07/06 FERIADO 12/06 ASS Assessoramento 14/06 ASS Assessoramento 25 19/06 Tipos de mobiliários 26 21/06 ASS Assessoramento 27 26/06 Como representar os detalhamentos 28 28/06 ASS Assessoramento 29 03/07 ENT Entrega do Exercício 4 Ampliação e Detalhamento 30 05/07 ASS Devolução dos trabalhos e discussão *Obs: Este cronograma pode sofrer modificações conforme o andamento das aulas. 7. AVALIAÇÃO A avaliação final, baseada nos objetivos da disciplina, será por meio de médias ponderadas com conceitos em cada uma das etapas propostas. O aluno será avaliado, individualmente, pela presença, reação ao assessoramento, interesse, participação, capacidade de entendimento, de conceituação e de formulação de propostas, bem como o desenvolvimento técnico das soluções apresentadas, meios de expressão, representação, evolução e conhecimentos adquiridos. Descrição das Atividades Práticas Avaliadas (PESO 1): 1. Fichamento do artigo: Áreas livres Acessíveis para Idosos (forma de apresentação A4) 2. Fichamento do artigo: Jardim Universal - Espaço Livre Público Para Todos (forma de apresentação A4) 3. Fichamento dos textos: LYNCH e Maria Elaine Kohlsdorf (forma de apresentação A4) 4. Seminário dos Alunos de Exemplos de espaços acessíveis (forma de apresentação: ppt) 5. Programa de Necessidades indicando aspectos de acessibilidade (forma de apresentação A4) 6. Fichas de Dimensionamento (forma de apresentação A4) 7. Fichas de Vegetação (forma de apresentação A4) Exercício 1: Avaliação de Espaços Livres (PESO 1) (forma de apresentação: A2) Apresentação da Avaliação de um espaço livre e necessidades espaciais dos usuários. Exercício 2: Apresentação dos Levantamentos (PESO 1) (forma de apresentação: A2) Apresentação das Características físicas da área de intervenção e entorno (lev. Topográfico, lev. Vegetação existente, usos do solo no entorno, gabaritos, cheios e vazios, infra-estrutura, sistema viário) Apresentação dos Aspectos visuais da área de intervenção e entorno (aspectos topoceptivos, ver capítulo Maria Elaine Kolsdorf) Síntese dos Aspectos avaliados, potencialidades e deficiências da área de estudo Exercício 3: Partido Geral (PESO 2) (forma de apresentação: A1 )
4 Implantação Geral da Proposta Urbanística e Paisagística (escala 1/1000) com croquis Mostrar na implantação as Propostas de Desenho Universal/Acessibilidade (que princípios estão aplicados) Maquete Plano de Massas (escala 1/500) Entrega do Exercício 4: Antre-projeto e Detalhamentos (PESO 5) (forma de apresentação: A1 ) Implantação Geral com legenda dos espaços (escala 1/500) Perspectiva Geral e Croquis dos Espaços Ampliação de uma das Áreas (escala 1/250) o Planta Baixa Ilustrada o Planta Baixa técnica o Iluminação o Definição de pisos o Definição de mobiliários o 2 cortes mínimos o Seções de Cortes (mínimo 2) o Detalhes de elementos representativos (mínimo 3) Identificação dos aspectos de acessibilidade e dos princípios de desenho universal no projeto Observação 1: Em todas as notas será considerado assessoramento em aula, presença em aula, evolução da proposta e apresentação do trabalho (gráfica e oral) Observação 2: O horário de entrega dos trabalhos é no início da aula, com tolerância máxima de 1 hora, a partir disso será considerado atraso. Os trabalhos entregues com atraso terão 2 pontos de desconto na nota final. Não são aceitos trabalhos com mais de 1 semana de atraso. Observação 3: Caso o projeto esteja ilegível devido as péssimas condições da plotagem, erro de escala ou até mesmo plotagem colorida por falta de configuração de CTB (arquivo de penas), o trabalho será considerado como não entregue e valerá ZERO BIBLIOGRAFIA: 7.2. Leitura Obrigatória*: LYNCH, Kevin. A imagem do meio ambiente. In:. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, p KOHLSDORF, Maria Elaine. Desempenho topoceptivo na representação geométrica secundária. In:. A apreensão da forma da cidade. Brasília: Universidade Nacional de Brasília, p Leitura Complementar*: BINS ELY, Vera Helena Moro. Apropriação dos Espaços de Uso Público. Texto fornecido, pelo autor, aos alunos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. SOUZA, J. C.; SANTIAGO, A. G. Arquitetura das Árvores: Construindo com a Natureza. In: Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, 2000, Rio de Janeiro. Anais do V ENEPEA. Rio de Janeiro, *Os textos estão disponíveis na pasta da disciplina no Xerox Unicopy Bibliografia Complementar: Abbud, Benedito. Criando Paisagens: Guia de Trabalho em Arquitetura Paisagística. Editora: Senac, págs. ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. 2ad. São Paulo: Pioneira, 1980 Barra, Eduardo. Paisagens Úteis Escritos sobre Paisagismo. Editora: Senac - Port págs. Bradley-Hole, Christopher. O Jardim minimalista. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, Espanha. 208 p. Edição português. COELHO NETTO, José Teixeira. A construção do sentido na arquitetura. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, p.
5 CULLEN, Gordon. Paisagem Urbana. São Paulo: Ed. Martins Fontes Ltda DEL RIO, Vicente. Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento. São Paulo: PINI, LORENZI, Harri,. Árvores brasileiras manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa, SP: Plantarum, LORENZI, Harri,; SOUZA, Hermes Moreira de. Plantas ornamentais no Brasil arbustivas, herbáceas e trepadeiras. Nova Odessa: Plantarum, c p. Macedo, Silvio Soares. Quadros do Paisagismo no Brasil. Projeto Quapá, São Paulo, p. ISBN MACEDO, Silvio Soares; SAKATA, Francine Gramacho. Parques urbanos no Brasil = Brazilian urban parks. 2.ed. São Paulo: Editora da universidade, p. ISBN MARX, Roberto Burle; TABACOW, José. Arte & paisagem: conferências escolhidas. São Paulo: Studio Nobel, p. MASCARÓ, Juan Luis. Loteamentos urbanos. Porto Alegre: L. Mascaró, MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997 ROBBA, Fabio; MACEDO, Silvio Soares. Praças brasileiras = public squares in Brazil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado SA, p. Uhttp://arqvanessadorneles.wordpress.com/U
PLANO DE ENSINO - SEMESTRE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Campus Universitário Trindade 88010-970 - Florianópolis - SC Fone-fax: (48) 3721-9550 - 9393 www.arq.ufsc.br
Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica
PLANO DE CURSO Disciplina: Arquitetura da Paisagem Código: ARQ A53 Carga horária: 68 Pré-requisito: Semestre letivo: 2019.1 Turma: Horário: 2ª e 6ª // 18:30 / 20:20hs Docente: Marta Raquel da Silva Alves
Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase
Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003712A - Paisagismo II: Composição de Espaços Livres Docente(s) Marta Enokibara Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação
Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA COORDENAÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO
PLANO DE CURSO Disciplina: OFICINA DE PROJETO I Código: ARQA14 Carga horária: 272 h Pré-requisito: - - Semestres letivos: 2019.1 e 2019.2 Turmas: T01 T02 T03 T04 Horário: TER/QUI - 18:30 às 22:10 Docentes:
AUP-650 ARQUITETURA DA PAISAGEM PROGRAMA DE ENSINO. Objetivos:
DOC 01/AUP-650/2016 FAUUSP DEPARTAMENTO DE PROJETO GRUPO DE DISCIPLINAS PAISAGEM E AMBIENTE AUP-650 ARQUITETURA DA PAISAGEM 2º semestre de 2016 Disciplina obrigatória 08 créditos aula + 01crédito trabalhos
Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica
PLANO DE CURSO Disciplina: OFICINA DE PROJETO I Código: ARQA14 Carga horária: 272 h Pré-requisito: - Semestre letivo: 2017 Turma: Noturno Horário: TER/QUI - 18:30 às 22:10 Docente: Titulação: Natalie Johanna
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA
Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Fone: (31) 3409-8840 Fax: (31) 3409-8818 E-mail: [email protected] CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA:
PLANO DE CURSO EMENTA DA DISCIPLINA:
Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia Professora: Aline Calazans Marques PLANO DE CURSO nome da disciplina Conforto
Programa Analítico de Disciplina ARQ250 Acessibilidade predial e urbana
0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 2 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária
OBJETIVOS. Geral Garantir ao aluno conhecimentos básicos sobre a utilização de softwares para auxiliar o desenvolvimento de projetos arquitetônicos.
1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR
PAISAGEM URBANA. Subsídios para elaboração do Inventário. PR2-2015/2 COORDENADOR: Profº Pedro Batista dos Santos
PAISAGEM URBANA Subsídios para elaboração do Inventário PR2-2015/2 COORDENADOR: Profº Pedro Batista dos Santos Conceito 1960 Gordon Cullen É a arte de tornar coerente e organizado, visualmente, o emaranhado
ATELIÊ DE PROJETO I CCE0004
ATELIÊ DE PROJETO I CCE0004 Prof. Aline Cancela [email protected] A.01 APRESENTAÇÃO EMENTA Introdução à arquitetura: projeto e pesquisa; Conceitos fundamentais do projeto arquitetônico; Elaboração
ENSINO DE PAISAGISMO: Reflexões do processo de projeto a partir da maquete
1 ENSINO DE PAISAGISMO: Reflexões do processo de projeto a partir da maquete Doutoranda Eliane Maria Benvegnú [email protected] Resumo Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um exercício
Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II: Composição e Forma
Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina 0003709A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II: Composição e Forma Docente(s) Norma Regina Truppel Constantino, Silvana Aparecida Alves,
HABITABILIDADE URBANA: O CIDADÃO E SUA APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO.
HABITABILIDADE URBANA: O CIDADÃO E SUA APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO. Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: NOGUEIRA, Tatiane Brisolara; GONSALES, Célia Helena Castro;
A CONSTRUÇÃO DA CIDADE
A CONSTRUÇÃO DA CIDADE O conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao
Programa Analítico de Disciplina ARQ357 Projeto de Estabelecimento de Saúde
0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária
Tema: Habitação vertical de alta densidade junto à estação de transporte de massa em centro de bairro periférico de São Paulo
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE PROJETO GRUPO DE DISCIPLINAS DE PROJETO DE EDIFICAÇÕES Disciplina: AUP 177 Projeto do Edifício e Dimensão Urbana Tema:
Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ARQUITETURA E URBANISMO CCE0736
Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs CCE0736 Profa.: Larissa Porto EMENTA Integração interdisciplinar entre os conteúdos do Núcleo de Conhecimentos Profissionais
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MUNICIPAL: INTERVENÇÃO PAISAGÍSTICA NA AV. TUPI EM PATO BRANCO - PR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MUNICIPAL: INTERVENÇÃO PAISAGÍSTICA NA AV. TUPI EM PATO BRANCO - PR RESUMO SANAGIOTTO, Jaqueline. 1 DOS ANJOS, Marcelo França. 2 O conteúdo deste trabalho é resultado de uma análise
Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase
Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003703A - Paisagismo I: Percepção da Paisagem Docente(s) Norma Regina Truppel Constantino Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e
AUP 652 PLANEJAMENTO DA PAISAGEM Disciplina Obrigatória 10 créditos (08créditos-aula + 02créditos-trabalho)
DOC.04/AUP652/2011 Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo Departamento de Projeto Grupo de Disciplinas Paisagem e Ambiente 1º semestre 2011 AUP 652 PLANEJAMENTO DA PAISAGEM Disciplina
CURRICULUM SIMPLIFICADO
Série: 1-1 Semestre 7AQ110 ANTROPOMETRIA 2.0 0 7AQ104 DESENHO ARQUITETÔNICO I 4.0 0 7AQ101 DESENHO DE OBSERVAÇÃO 4.0 0 7AQ102 DESENHO GEOMÉTRICO 4.0 0 7AQ106 HISTÓRIA DA ARTE ANTIGA 2.0 0 7AQ103 LINGUAGEM
EDITAL REGRAS PARA A DISCIPLINA TCC ORIENTAÇÃO
EDITAL REGRAS PARA A DISCIPLINA TCC ORIENTAÇÃO Para o pleno funcionamento da disciplina TCC ORIENTAÇÃO e a articulação necessária entre professores orientadores, Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo
Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina 0003739A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo V: Habitação de Interesse Social
Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003739A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo V: Habitação de Interesse Social Docente(s) Maria Helena Carvalho Rigitano,
PERCEPÇÃO ESPACIAL DE DEFICIENTES VISUAIS: MAQUETE TÁTIL COMO AUXÍLIO PARA LOCOMOÇÃO NO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PERCEPÇÃO ESPACIAL DE DEFICIENTES VISUAIS: MAQUETE TÁTIL COMO AUXÍLIO PARA LOCOMOÇÃO NO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Bruna Ramalho Sarmento¹ Aluizia Márcia Fonseca de Lima² Colaboradores³
DAU_1079_PRG_ARQUITETURA_E_URBANISMO_NO_RIO_GRANDE_DO_SUL.pdf DAU_1093_PRG_ATELIE_4.pdf DAU_1104_PRG_ATUAcAO_PROFISSIONAL.pdf
DAU_1079_PRG_ARQUITETURA_E_URBANISMO_NO_RIO_GRANDE_DO_SUL.pdf DAU_1093_PRG_ATELIE_4.pdf DAU_1104_PRG_ATUAcAO_PROFISSIONAL.pdf DAU_1106_PRG_TRABALHO_FINAL_DE_GRADUAcAO_1.pdf UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA
Introdução ao Projeto de Paisagismo
Introdução ao Projeto de Paisagismo Disciplina: Introdução ao Projeto de Paisagismo Alunos: Daniel Prudente Nóbrega da Costa RA: 5466734 Gisele Doreto Silva RA: 5565921 Simone Dias RA: 5637400 Professora:
EXERCÍCIO IV PROJETO DA PAISAGEM, O ESPAÇO LIVRE URBANO RUAS, PRAÇAS, PARQUES E ESPAÇOS LIVRES PRIVADOS.
DOC. 03/AUP 650/2014 FAUUSP DEPARTAMENTO DE PROJETO Grupo de Disciplinas Paisagem e Ambiente AUP 650 ARQUITETURA DA PAISAGEM Disciplina Obrigatória Créditos: (06cr/aula + 02cr/trabalho) 2º Semestre de
1- Introdução a ciência botânica: A conquista do ambiente terrestre
PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE CONHECIEMNTO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIDADE DIDÁTICA: ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL CH: 120 h/a DOCENTE RESPONSÁVEL: KARINA
APRESENTAÇÃO AOS ALUNOS TRABALHO DE CURSO DIURNO - 2º SEMESTRE/2015 ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFMG
APRESENTAÇÃO AOS ALUNOS TRABALHO DE CURSO DIURNO - 2º SEMESTRE/2015 ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFMG O TRABALHO DE CURSO (TC) inclui duas disciplinas - INTRODUÇÃO AO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ITCC)
Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase
Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003734A - História da Arquitetura II - Do Brasil Colonial ao Moderno Docente(s) Ludmilla Sandim Tidei de Lima Pauleto Unidade Faculdade
PLANO DE CURSO MARÇO. 01 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome da disciplina REPRESENTAÇÃO MANUAL TÉCNICA I
PLANO DE CURSO Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Arquitetura e Urbanismo Representação Manual Técnica I Emmanuel S. R. Pedroso 01 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome da disciplina REPRESENTAÇÃO MANUAL
Título do Projeto: Diretrizes para o Sistema de Espaços Livres no Centro de Florianópolis
Título do Projeto: Diretrizes para o Sistema de Espaços Livres no Centro de Florianópolis Área de Conhecimento Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas Área de conhecimento: Arquitetura e Urbanismo Justificativa
CADERNO A3 CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INTEGRAÇÃO (CEDESPI) Universidade de Brasília Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/ FAU-UnB Departamento de
CADERNO A3 CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INTEGRAÇÃO (CEDESPI) Universidade de Brasília Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/ FAU-UnB Departamento de Projeto, representação e Expressão 155411 TRABALHO FINAL
Oficina QUAPÁ-SEL Euro-ELECS
Oficina QUAPÁ-SEL Euro-ELECS Projeto Temático Os sistemas de espaços livres na constituição da forma urbana contemporânea no Brasil: produção e apropriação QUAPÁ-SEL Temas e atividades de trabalho das
Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica
PLANO DE CURSO Disciplina: Sistemas Estruturais II A Código: ARQ037 Carga horária: 102h Pré-requisito: ARQ033 Sistemas Estruturais I A Semestre letivo: 2017.2 Turma: T02 Horário: seg/qua/sex 13:00h/14:50
AUP 652 PLANEJAMENTO DA PAISAGEM PLANO DE PAISAGEM E DO SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES
AUP 652 PLANEJAMENTO DA PAISAGEM PLANO DE PAISAGEM E DO SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES A região é uma periferia da capital paulistana, situada entre a serra da Cantareira e o Parque Estadual do Jaraguá. Tem
Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: OFICINA TEMÁTICA DE ALVENARIA ESTRUTURAL CÓDIGO: TAU040 CLASSIFICAÇÃO: Optativa PRÉ-REQUISITO: não tem CARGA HORÁRIA: TÉORICA
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO ESPAÇO FÍSICO DAS UNIDADES DE EMERGÊNCIA DOS HOSPITAIS DE FLORIANÓPOLIS CENTRADA NOS USUÁRIOS
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO ESPAÇO FÍSICO DAS UNIDADES DE EMERGÊNCIA DOS HOSPITAIS DE FLORIANÓPOLIS CENTRADA NOS USUÁRIOS 1 BOLSISTAS: JOÃO PEDRO SCHNEIDER MARCUS VINÍCIUS DA SILVA THAIZE BORTOLUZZI DIOGO
PRAÇA CORA CORALINA - MOEMA LEVANTAMENTO ACESSIBILIDADE
PRAÇA CORA CORALINA - MOEMA LEVANTAMENTO ACESSIBILIDADE LOCALIZAÇÃO DA PRAÇA A praça esta localizada entre as ruas Bento de Andrade e Lima Barros em Moema e fica próxima ao parque do Ibirapuera. PRAÇA
PLANO DE APRENDIZAGEM
PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia da Educação Física Adaptada Código: FIS12 Professor: Profa. Dra. Ana Carolina Santana
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO I CONCURSO DE IDEIAS DE ARQUITETURA E URBANISMO DA FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS. EDITAL 1- APRESENTAÇÃO O 1 Concurso de Ideias de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade
Programa Analítico de Disciplina FIT480 Floricultura, Plantas Ornamentais e Paisagismo
Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Fitotecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária
SUMÁRIO. Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística
SUMÁRIO Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística 1. Questão de ordem... 2. A cidade e a metrópole... 3. O conceito
EPG_1030_PRG_EXPRESSAO_GRAFICA_1.pdf EPG_1032_PRG_DESENHO_TECNICO_1.pdf EPG_1034_PRG_MODELAGEM_1.pdf DAU_1062_PRG_TEORIA_E_HISToRIA_DA_ARTE.
EPG_1030_PRG_EXPRESSAO_GRAFICA_1.pdf EPG_1032_PRG_DESENHO_TECNICO_1.pdf EPG_1034_PRG_MODELAGEM_1.pdf DAU_1062_PRG_TEORIA_E_HISToRIA_DA_ARTE.pdf DAU_1066_PRG_INTRODUcAO_A_ARQUITETURA_E_URBANISMO.pdf DAU_1067_PRG_COMPOSIcAO_E_FORMA.pdf
Apresentação Plano de Ensino
Unidade de Ensino 0: Apresentação Plano de Ensino Disciplina: Manejo e Produção Florestal Curso: Agronomia Períodos: Noturno 2016.2 Docente: Prof. Msc. Gabriela Machineski da Silva Apresentação do docente
