Oficina de Fotografia: Olhares perceptivos - Usos e sentidos da fotografia na Educação Ambiental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oficina de Fotografia: Olhares perceptivos - Usos e sentidos da fotografia na Educação Ambiental"

Transcrição

1 Oficina de Fotografia: Olhares perceptivos - Usos e sentidos da fotografia na Educação Ambiental Tema: Prevenção de Incêndios Atividades: 1. Aplicação de questionário ou debate para avaliar percepção do grupo em relação a fotografia; 2. Apresentação de 5 a 10 fotografias para gerar discussões e comentários sobre o tema; 3. Introdução a técnicas fotográficas; 4. Atividade prática Atividade 1: Potenciais Perguntas - Como a fotografia pode ser usada nas práticas de ensino? - Você acha que a fotografia pode ser usada como recurso didático de ensino? Como? Quais fatores positivos? Negativos? - Você acha que a fotografia pode ser usada como geradora de conhecimento dos aspectos ambientais do local onde você vive? De um exemplo. - Que outro(s) aspecto(s) você acha que a fotografia pode contribuir? Atividade 2: Fotografias com o tema proposto (queimadas) Atividade 3: Noções básicas em fotografia: perspectivas, profundidade, tipos de luz, enquadramento e uso correto dos equipamentos Ministrante da Oficina de Fotografia: Henrique Santian

2 Oficina de Fotografia na Fazenda São Nicolau: Local e data: Faz São Nicolau Público alvo: Estudantes de 10 a 12 anos, professores, motoristas acompanhantes e funcionários da fazenda São Nicolau. Duração: Turma: Em média 25 alunos (acompanhados de 2 a 5 professores) Atividades: 1) Prática fotográfica na trilha (1:30h) a) Apresentação de fotografias como recurso didático (sensibilização) b) Atividade prática (fotografar) em duplas 2) Apresentação no grupo dos trabalhos das duplas 3) Disponibilização das fotografias dos alunos em mídia social Equipamentos: câmera fotográfica (Santian) e projetor (escola/onf) Oficina de Fotografia nas Escolas Locais e datas: Escola Santa Maria 19/09 Escola Vargas Uchôa 21/09 Publico alvo: Alunos a partir de 15 anos Duração: Das 8 as 16h com intervalo de almoço Turmas: 2 grupos de 15 alunos Atividades: 1. Apresentação de fotografias como recurso didático (sensibilização) 2. Aplicação de questionário/debate de avaliação 3. Introdução a Fotografia: noções básicas 4. Atividade prática fotografar 5. Apresentação dos trabalhos/fotografias dos grupos 6. Disponibilização das fotografias dos alunos em mídia social Equipamento a ser utilizado: Celulares ou outros dispositivos levados pelos alunos e projetor (escola/onf)

3 Relatório Atividade 1 Registro fotográfico No período de 10 a 24 de Setembro fiz o registro documental de todas as atividades da Educação Ambiental. Atividade 2 - Oficina de fotografia: Olhares perceptivos usos e sentidos da fotografia na E. A. A oficina trabalhou o tema Prevenção de Incêndios que foi definida pela equipe do PEA. Foram apresentadas aos alunos fotografias de queimadas como forma de trabalhar a sensibilização ao tema e estimular questionamentos sobre o mesmo. Ao final, a proposta da oficina foi trabalhar a fotografia como ferramenta/veículo comunicativo, visando desenvolver a percepção dos alunos com o tema e outras realidades de seu dia a dia. Além disso, mostrar como a fotografia pode ser importante não só na educação ambiental, mas como instrumento que possibilita a outras pessoas verem e enxergarem a realidade que eles vivem, mostrando as belezas e riquezas ambientais e as ações do homem que prejudicam o meio ambiente. Após a sensibilização os alunos comentaram sobre as fotos fazendo uma reflexão sobre o meio em que eles vivem, tendo assim a tarefa de documentar o olhar deles a sua volta, e depois apresentando ao grupo a importância da sua foto. Assentamento PA Juruena Nova Esperança

4 Oficina de Fotografia na Fazenda São Nicolau: Data e Escola: Dia 14 e 15 Escola José Luiz Candido Dia 16 Escola 7 de Setembro Participantes: Estudantes de 10 a 12 anos, professores, motoristas acompanhantes e funcionários da fazenda São Nicolau. Duração: Turma: Em média 25 alunos (acompanhados de 2 a 5 professores) Atividades: a) Apresentação de fotografias como recurso didático (sensibilização) b) Atividade prática (fotografar) em duplas c) Apresentação no grupo dos trabalhos das duplas : Cada aluno explicava e comentava sobre a foto.

5 A vida despercebida Foto de Ezielton e Guilherme Escola José Luiz Candido dia 14 de Setembro Na natureza podemos encontrar muitas espécies de vidas além das arvores, como insetos e animais que vivem nelas, quando o homem queima isso tudo morre, então devemos preservar aquilo que temos, porque quando vem o fogo tudo fica sem vida, até mesmo o ar que respiramos fica com fumaça o que nos faz muito mal pra saúde e pro meio ambiente.

6 Natureza viva Foto Gledson e Fernando Dia 15 Escola José Luiz Candido Nesta foto podemos ver que as arvores servem de casa para os bichos, as abelhas construíram sua casa nela e assim vivem em harmonia, podemos preservar isso sem fazer as queimadas, as abelhas já estão se acabando e com as queimadas elas correm o risco de não existirem mais, isso nos preocupa porque devemos cuidar disso e esta cada vez mais difícil para os bichos viverem com estas queimadas.

7 A seca do Rio Juruena Foto de Gabriel Henrique dia 16 Escola Sete de Setembro Nesta foto podemos ver que a fumaça das queimadas continua prejudicando o meio ambiente, fica mais quente mais seco e os rios sofrem também, os animais que vivem no rio, ficam sem alimentos por conta da seca e das queimadas que prejudicam o meio ambiente, precisamos refletir mais sobre essa nossa realidade.

8 Oficina de Fotografia (fora da Fazenda) Escola Sidney Cesar dia 12 de Setembro 2016 Público alvo: Estudantes de 13 a 17 anos. Turma: 18 Fotos apresentadas pelos alunos: 9 Atividades: 1 Apresentação dos alunos Observação do local em duplas Introdução a Fotografia: noções básicas Atividade prática fotografia Apresentação dos trabalhos/fotografias em dupla cada dupla falava sobre sua foto 1 Paisagem triste Foto Leila e Luiz 2 Natureza morta Foto Quenivan e Luendi 1- Nós estamos acabando cada vez mais com a nossa própria sobrevivência, pois devido a isso estamos ficando cada vez com menos água e não nos preocupamos. 2- A vida é algo valioso sem o ar não teremos uma saúde boa, devemos pensar antes de fazer o uso das queimadas afinal causa muitas mortes para o meio ambiente e mal para nos mesmos.

9 Escola Vargas Uchôa dia 19 de Setembro 2016 Público alvo: Estudantes de 13 a 17 anos. Turma: 12 Fotos apresentadas pelos alunos: 14 Atividades Apresentação de fotografias como recurso didático (sensibilização) a) Cada aluno escolheu uma foto para comentar sua reflexão b) Aplicação de questionário/debate de avaliação c) Introdução a Fotografia: noções básicas d) Atividade prática fotografia e)apresentação dos trabalhos/fotografias individuais cada aluno falava sobre sua foto

10 A Desordem Foto Camila e Antonio dia 19 Escola Vargas Uchôa Precisamos refletir sobre nossas atitudes, como pequenos atos como jogar lixo podem nos prejudicar cada vez mais, poluindo o meio ambiente e gerando uma desordem na natureza, esta foto foi feita no pátio da escola, e isso, é preocupante, afinal somos nós os responsáveis por este lixo, e precisamos refletir sobre isso.

11 Escola Santa Maria (mas foi feito na Escola Vargas Uchôa) dia 21 de Setembro 2016 Público alvo: Estudantes de 13 a 17 anos. Turma: 15 Fotos apresentadas pelos alunos: 15 Atividades Apresentação de fotografias como recurso didático (sensibilização) a) Cada aluno escolheu uma foto para comentar sua reflexão b) Aplicação de questionário/debate de avaliação c) Introdução a Fotografia: noções básicas d) Atividade prática fotografia e)apresentação dos trabalhos/fotografias individuais cada aluno falava sobre sua foto

12 Ações do Homem Foto Junior e Josiel dia 21 Escola Vargas Uchôa ( Santa Maria) Aqui em Cotriguaçu precisamos ter mais cuidado com nossa natureza, esta cadeira de ferro jogada no rio reflete bastante o cuidado que temos que ter com nossa cidade, este lago é nosso local de lazer, a poluição está avançando aos rios e prejudicando nossa saúde, acho que esta foto do rio com a cadeira nos faz pensar bastante dessa importância de conservar o meio ambiente e cuidar dele.

13 Escola Aparecido Néri dia 23 de Setembro 2016 Público alvo: Estudantes de 13 a 17 anos. Duração: manhã Turma: 16 Fotos apresentadas pelos alunos: 9 Atividades: 1 Apresentação dos alunos a) Apresentação de fotografias como recurso didático (sensibilização) 2) Atividade prática (fotografia) Apresentação dos trabalhos/fotografias individuais cada aluno falava sobre sua foto

14 A nossa terra Foto Dhiego e Maciel dia 23 Escola Aparecido Néri Nossa terra é sagrada dela sobrevivemos plantamos nossos alimentos e temos nossos benefícios, as queimadas e o lixo estão acabando com os nutrientes da terra, se continuar poluindo não teremos mais como plantar nossos alimentos e com as queimadas nosso ar fica com fumaça ruim de respirar e perigoso para saúde.

15 Aplicação de questionário Debate e avaliações: Dia 19 Escola Vargas Uchôa A) Como a fotografia pode ser usada nas praticas ensino? B) Você acha que a fotografia pode ser usada como geradora de conhecimento dos aspectos ambientais do local onde você vive? De um exemplo. Resposta da aluna Camila Lopes dos Reis: A) Pode ser usada em todas as matérias, como na biologia artes pode ser usada para apresentar um trabalho da escola. B) Sim, pode nos mostrar outras realidades e também nos dar oportunidade de mostrar nossa realidade para outras pessoas, além da fotografia servir para reflexão do meio ambiente e também pode ser usada para fazer denuncias de crimes ambientais como queimadas e desmatamentos. Dia 21 Escola Vargas Uchôa ( Santa Maria ) Resposta do aluno Eliano Junior A) Pode ser usada para nos simplificar mais as matérias, uma foto pode falar mais que mil palavras. B) Sim, ela nos faz refletir sobre nossa realidade e a de outros lugares onde não temos acesso, é importante usar a fotografia para refletir sobre o meio ambiente por que as pessoas podem enxergar aquilo que esta a sua volta e geralmente não vêem e com isso cuidar mais da natureza.

16 Fotos realizadas durante as atividades da Oficina de Fotografia, créditos a Michele Saulo Plínio e Lótus.

17 Dia 22 setembro - Escola André Maggi : não foi realizado oficina por motivos de doença do palestrante. Foi iniciada a parte documental das atividades da agrofloresta, mas daí não consegui dar continuidade, por conta de mal estar Análises Gerais das Atividades de Sensibilização: A oficina cumpriu seu objetivo de forma bastante satisfatória. A resposta/reação dos alunos as técnicas de sensibilização aplicadas foi extremamente positiva. Após aplicação das técnicas de sensibilização, vários alunos mostraram interesse em adotar essa prática de forma mais rotineira. Um exemplo claro disso é a contínua publicação, pelos alunos da Escola Vargas Uchoa, de novas imagens sobre o tema num grupo criado por eles em uma rede social (WhatsApp), criada pelos próprios alunos. Como sugestão para futuros cursos, gostaria de citar a necessidade de divulgação do curso para os alunos, com antecedência. Se antes da realização das atividades do PEA os alunos recebessem informações mais precisas sobre o conteúdo e a participação deles nas oficinas, o rendimento das atividades seria muito maior. No caso, por falta de conhecimento, muitos alunos não levaram seus telefones móveis para a aula. Como as maiorias desses aparelhos possuem câmera fotográfica. a utilização dos mesmo facilitaria no processo de produção das imagens durante a atividade prática da aula, bem como no aumento do potencial de novo uso de equipamentos que já fazem parte do cotidiano desses alunos. Outro fator importante é o conhecimento por parte do palestrante da faixa etária e número de alunos participantes. O roteiro trabalhado inicialmente muitas vezes não foi à realidade durante o trabalho. Felizmente isso não chegou a ser um fator limitante a realização e cumprimento dos objetivos do curso. Por fim, a avaliação da Oficina foi bastante positiva, visto a enorme procura para participação nas oficinas e também da reação positiva dos alunos tanto durante as atividades, como após a oficina. Os alunos sugeriram ter nas oficinas a entrega de um certificado de conclusão do curso. Para o próximo PEA ou alguma outra ocasião, seria interessante trabalhar a oficina promovendo um concurso com as fotos, pela seleção do material produzido pelos alunos e selecionado por um comitê formado por professores e outros. Essa seleção de fotos seria exposta nas escolas e em outras cidades/regiões para divulgação desta iniciativa e do PEA.

18

NOME DA ESCOLA. Título do Projeto. Ainoã Santos Reis Nº1. Claudia Caroline A. Costa Nº8. Eduardo Henrique B. Silva Nº11

NOME DA ESCOLA. Título do Projeto. Ainoã Santos Reis Nº1. Claudia Caroline A. Costa Nº8. Eduardo Henrique B. Silva Nº11 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PEC NGK #EuFaçoParte DIRETORIA DE ENSINO MOGI DAS CRUZES NOME DA ESCOLA Título do Projeto Ainoã Santos Reis Nº1 Claudia Caroline A. Costa Nº8 Eduardo Henrique B. Silva Nº11

Leia mais

I CONCURSO DE ARTE VISUAIS PERCEPÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DAS ARTES VISUAIS REGULAMENTO

I CONCURSO DE ARTE VISUAIS PERCEPÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DAS ARTES VISUAIS REGULAMENTO I CONCURSO DE ARTE VISUAIS PERCEPÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DAS ARTES VISUAIS Em alusão à Semana de Meio Ambiente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Juína, realiza

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM DUAS DIFERENTES TURMAS DO ENSINO BÁSICO DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA, BELÉM PA Apresentação: Pôster

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM DUAS DIFERENTES TURMAS DO ENSINO BÁSICO DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA, BELÉM PA Apresentação: Pôster ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM DUAS DIFERENTES TURMAS DO ENSINO BÁSICO DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA, BELÉM PA Apresentação: Pôster Daniela Samara Abreu das Chagas 1 ; Samara Thais da Costa Pinheiro 2

Leia mais

MICROSCÓPIO CASEIRO COM LASER

MICROSCÓPIO CASEIRO COM LASER MICROSCÓPIO CASEIRO COM LASER Autor (1); Luiz Henrique Cabral Calado; Co-autor (1) Adenirto Jefferson Gomes Alves; Co-autor (2) Ailson André Ramos Freitas; Co-autor(3) Saulo Oliveira Feitosa Instituto

Leia mais

Workshop de Fotografia da Natureza

Workshop de Fotografia da Natureza Workshop de Fotografia da Natureza Professor: Yuri Fanchini Messas Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4421411t0 E-mail: contato@yurimessas.com.br Website: www.yurimessas.com.br

Leia mais

Instrução VIP Personalizada

Instrução VIP Personalizada Instrução VIP Personalizada Professor: Yuri Fanchini Messas Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4421411t0 E-mail: contato@yurimessas.com.br Website: www.yurimessas.com.br

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE A FOTOGRAFIA E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Relato de Experiência

A RELAÇÃO ENTRE A FOTOGRAFIA E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Relato de Experiência A RELAÇÃO ENTRE A FOTOGRAFIA E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Relato de Experiência Fernando Lourenço Pereira Cristiane Monteiro dos Santos 2 Ana Carolina

Leia mais

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU CONHECENDO O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS E OS SEUS PROBLEMAS Temos uma bela paisagem, arquitetura e patrimônio cultural (Rodolfo Gedeon, morador

Leia mais

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Objetivos: - Discutir concepções da Educação Ambiental crítica em sala de aula; - Estimular a divulgação de

Leia mais

Mulheres. Código ProAC: 24727

Mulheres. Código ProAC: 24727 Mulheres emfoco Código ProAC: 24727 CONCEITO Mulheres em Foco é um projeto de valorização do olhar da mulher contemporânea sobre a condição feminina. Por meio de oficinas de fotografia exclusivamente para

Leia mais

Edição 01-2011 Salvador Bahia

Edição 01-2011 Salvador Bahia Edição 01-2011 Salvador Bahia ORGANIZADORES E COLABORADORES COORDENADORES PEDAGÓGICOS: - Fabrícia Sales Araújo - Odália Miranda Carvalho de Jesus DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA: - Ana Cláudia Peixoto Moraes

Leia mais

LIONS CLUBE DE ILHA SOLTEIRA Distrito LC 8 Brasil Clube nº FUNDADO EM 02/05/73

LIONS CLUBE DE ILHA SOLTEIRA Distrito LC 8 Brasil Clube nº FUNDADO EM 02/05/73 LIONS CLUBE DE ILHA SOLTEIRA Distrito LC 8 Brasil Clube nº 17376 FUNDADO EM 02/05/73 Apresenta seu projeto para o CONCURSO MELHORES PRÁTICAS DO CENTENÁRIO. Ilha Solteira, 26 de abril de 2016 Prevenção

Leia mais

Você já viu essa marca?

Você já viu essa marca? e as florestas Você já viu essa marca? Sabe o que ela significa? A partir de agora, fique ligado no FSC! FSC é a sigla de Forest Stewardship Council (em português, Conselho de Manejo Florestal). É uma

Leia mais

Você já viu essa marca?

Você já viu essa marca? e as florestas Você já viu essa marca? Sabe o que ela significa? A partir de agora, fique ligado no FSC! FSC é a sigla de Forest Stewardship Council (em português, Conselho de Manejo Florestal). É uma

Leia mais

JUVENTUDE! EDUCOMUNICAÇÃO: PRA CUTUCAR A. O Projeto Ecoar vai te cutucar!

JUVENTUDE! EDUCOMUNICAÇÃO: PRA CUTUCAR A. O Projeto Ecoar vai te cutucar! Oficinas de Educomunicação nas escolas públicas do Distrito Federal I 2016 EDUCOMUNICAÇÃO: PRA CUTUCAR A JUVENTUDE! 1 De onde veio o Ecoar? O Projeto Ecoar: Protagonismo em Rede consiste de uma iniciativa

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou às unidades 7 e 8 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 Portaria CTPI 23/2013 Atribuições: I Propor diretrizes e ações de Educação Ambiental relacionadas aos recursos hídricos

Leia mais

DATA: / / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: / / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Biodiversidade aquática e impactos ambientais: percepção, estratégias de ensino e popularização da ciência

Biodiversidade aquática e impactos ambientais: percepção, estratégias de ensino e popularização da ciência Biodiversidade aquática e impactos ambientais: percepção, estratégias de ensino e popularização da ciência Gabriela Souza Cristino 1 * (IC), Juliana Simião Ferreira 2 (PQ). *gabycristino11@gmail.com Universidade

Leia mais

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 137

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 137 PONTO DE APOIO Edição 137 NO PONTO DE APOIO, INDICAMOS SUGESTÕES DE ATIVIDADES E REFLEXÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA

Leia mais

Atividades para trabalhar o Dia da Árvore

Atividades para trabalhar o Dia da Árvore Atividades para trabalhar o Dia da Árvore Atividades para trabalhar o Dia da Árvore Não deixe de ver também: SEQUÊNCIA DIDÁTICA A ÁRVORE GENEROSA Atividades para trabalhar o dia da árvore (21 de setembro)

Leia mais

JUVENTUDES E JUSTIÇA AMBIENTAL: RETRATOS DAS DESIGUALDADES NA CIDADE DE BELFORD ROXO RJ. Jefferson Lima da Silva

JUVENTUDES E JUSTIÇA AMBIENTAL: RETRATOS DAS DESIGUALDADES NA CIDADE DE BELFORD ROXO RJ. Jefferson Lima da Silva Apresentação Justificativa Este trabalho justifica-se pela necessidade do engajamento dos jovens na luta por uma Educação Ambiental Crítica, pois, estes são capazes de romper com a educação tradicional,

Leia mais

Descrevas os pontos positivos (31 respostas):

Descrevas os pontos positivos (31 respostas): Avaliação do Evento Descrevas os pontos positivos (31 respostas): Todos do início ao fim. (2) Os Case motivador e linguagem fácil interpretação usada pelo palestrante. (2) Aprendizagem para vida profissional

Leia mais

WINTER. Dandara Cemin Cagliari (autora) Aline Slodkowski; Gisele Secco; Michele Assis (coautoras)

WINTER. Dandara Cemin Cagliari (autora) Aline Slodkowski; Gisele Secco; Michele Assis (coautoras) WINTER A Fotografia como eixo Template interdisciplinar: observações sobre uma experiência do PIBID Interdisciplinar UFRGS Campus do Vale no Seminário Integrado Dandara Cemin Cagliari (autora) Aline Slodkowski;

Leia mais

Desde a escola ouvimos uma antiga definição de que meio ambiente era chamado de tudo o que é vivo, ou seja, todas as coisas que vivem neste planeta e

Desde a escola ouvimos uma antiga definição de que meio ambiente era chamado de tudo o que é vivo, ou seja, todas as coisas que vivem neste planeta e O Meio Ambiente Desde a escola ouvimos uma antiga definição de que meio ambiente era chamado de tudo o que é vivo, ou seja, todas as coisas que vivem neste planeta e estão ligadas a vida dos seres humanos.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR Autor (1) Maria Tália Silva Luna; Co-autor (1) Catarina Pereira Ribeiro; Co-autor (2) Camila Cavalcante Albuquerque; Orientador (4) Evanize Custódio

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL DO INSTITUTO INSIKIRAN/UFRR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL DO INSTITUTO INSIKIRAN/UFRR EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL DO INSTITUTO INSIKIRAN/UFRR Introdução Mariana Souza da Cunha; Danielle da Silva Trindade; Paulo César Fidelis Paulino;

Leia mais

INSTITUTO ALPARGATAS PREMIO DE EDUCAÇÃO CATEGORIA PROFESSOR NOTA 10 / ANO 2017

INSTITUTO ALPARGATAS PREMIO DE EDUCAÇÃO CATEGORIA PROFESSOR NOTA 10 / ANO 2017 INSTITUTO ALPARGATAS PREMIO DE EDUCAÇÃO CATEGORIA PROFESSOR NOTA 10 / ANO 2017 PROFESSORA Mônica Tejo Barros E.M.E.F JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO 1. TÍTULO DO PROJETO O Projeto intitulado CELULAR, UM PARCEIRO

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS CURSOS. Comissão Própria de Avaliação CPA Unisinos Procuradoria (Avaliação Institucional) PRESENCIAIS 2019/1

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS CURSOS. Comissão Própria de Avaliação CPA Unisinos Procuradoria (Avaliação Institucional) PRESENCIAIS 2019/1 AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS CURSOS Comissão Própria de Avaliação CPA Unisinos Procuradoria (Avaliação Institucional) PRESENCIAIS 2019/1 Contextualização Objetivo: avaliar as Atividades Acadêmicas

Leia mais

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 02

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 02 Oficina de fotografia e tratamento de imagem Facilitadora: Camila Silva Aula: 02 Funções automatizadas A câmera fotográfica é hoje um objeto comum utilizado tanto por hobby quanto para trabalho. Isto faz

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

a) Quais são as principais diferenças entre os ambientes representados pelas figuras b e c?

a) Quais são as principais diferenças entre os ambientes representados pelas figuras b e c? 1 Observe as imagens abaixo e responda às questões. a b Sebastián Álvaro/Archivo SM/ID/ES Andres Hernández Zuazo/ ArchivoSM/ID/ES Mickael David/Photodisc/ID/ES c a) Quais são as principais diferenças entre

Leia mais

Avaliação do Evento - CPA Palestra proferida pela Secretária de Comunicação Social do Governo do Espírito Santo, Andréia Lopes.

Avaliação do Evento - CPA Palestra proferida pela Secretária de Comunicação Social do Governo do Espírito Santo, Andréia Lopes. Avaliação do Evento - CPA Palestra proferida pela Secretária de Comunicação Social do Governo do Espírito Santo, Andréia Lopes. Administração e Ciências Contábeis " A importância da comunicação nas profissões

Leia mais

PROJETO. Educar para transformar UMA ATITUDE CONSCIENTE DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR

PROJETO. Educar para transformar UMA ATITUDE CONSCIENTE DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR 1 PROJETO Educar para transformar UMA ATITUDE CONSCIENTE DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR Idealização/ Coordenação: Arquiteta e Professora Elizete Abreu de Melo Colaboração: Professores Anderson Spavier

Leia mais

Isso mesmo! É o nosso Planeta Terra! O lugar onde vivem e moram os seres humanos, os animais e as plantas. Ou seja, a nossa casa!

Isso mesmo! É o nosso Planeta Terra! O lugar onde vivem e moram os seres humanos, os animais e as plantas. Ou seja, a nossa casa! Olá amiguinho! Você conhece esse desenho? Isso mesmo! É o nosso Planeta Terra! O lugar onde vivem e moram os seres humanos, os animais e as plantas. Ou seja, a nossa casa! Em nosso planeta existem muitas

Leia mais

PARTE I - IDENTIFICAÇÃO

PARTE I - IDENTIFICAÇÃO Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProj

Leia mais

Escolas Empreendedoras na CIM Viseu Dão Lafões. 7ª Edição 2017/2018

Escolas Empreendedoras na CIM Viseu Dão Lafões. 7ª Edição 2017/2018 Escolas Empreendedoras na CIM Viseu Dão Lafões 7ª Edição 2017/2018 Agenda 1. Enquadramento e contextualização 2. Programa de empreendedorismo para o 1º ciclo do Ensino Básico 3. Programa de empreendedorismo

Leia mais

PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL PROJETO ESCOLA VIVA, ALUNOS RESILIENTES 1ª ETAPA DE 2017

PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL PROJETO ESCOLA VIVA, ALUNOS RESILIENTES 1ª ETAPA DE 2017 PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL PROJETO ESCOLA VIVA, ALUNOS RESILIENTES 1ª ETAPA DE 2017 O Projeto "Escola Viva, Alunos Resilientes" é uma iniciativa da Administração Municipal de Porto Ferreira, com apoio do

Leia mais

Foto Carga Horária: 15h presenciais. Facilitador: Sandro Barros. Objetivo:

Foto Carga Horária: 15h presenciais. Facilitador: Sandro Barros. Objetivo: Foto Calabor@tiva Carga Horária: 15h presenciais Facilitador: Sandro Barros Objetivo: O objetivo é estimular crianças e jovens a utilizar a linguagem fotográfica como elemento alternativo e visual, despertando

Leia mais

Somos todos iguais? : pluralidade e alteridade no ensino de História E. E. Professora Lurdes Penna Carmelo

Somos todos iguais? : pluralidade e alteridade no ensino de História E. E. Professora Lurdes Penna Carmelo Somos todos iguais? : pluralidade e alteridade no ensino de História E. E. Professora Lurdes Penna Carmelo Professor(es) Apresentador(es): Mariana Marques De Maria Realização: Foco do Projeto A partir

Leia mais

Comunica Liceu. 16/08 - Dia de Dom Bosco. 01/08 - Início do 2º semestre. Coisas de Santo nº 06/17 MISSA DOS PAIS ENTREGA DOS BOLETINS

Comunica Liceu. 16/08 - Dia de Dom Bosco. 01/08 - Início do 2º semestre. Coisas de Santo nº 06/17 MISSA DOS PAIS ENTREGA DOS BOLETINS Comunica Liceu 16/08 - Dia de Dom Bosco. 01/08 - Início do 2º semestre. Coisas de Santo nº 06/17 MISSA DOS PAIS Venha participar dessa linda homenagem aos pais e a Dom Bosco! Local: Santuário Sagrado Coração

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PONTA DOS DEDOS: COMO ENSINAR DEFICIENTES VISUAIS?

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PONTA DOS DEDOS: COMO ENSINAR DEFICIENTES VISUAIS? A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PONTA DOS DEDOS: COMO ENSINAR DEFICIENTES VISUAIS? Weffenberg Silva Teixeira Mercia Helena Sacramento Morgana Maria Arcanjo Bruno Universidade Católica de Brasília Práticas pedagógicas

Leia mais

MATRIZES E SUAS APLICABILIDADES

MATRIZES E SUAS APLICABILIDADES Campus Caçapava do Sul Curso de Licenciatura em Ciências Exatas MATRIZES E SUAS APLICABILIDADES Andressa Sanches Teixeira Daiana dos Santos Danilo dos Santos Rosa Delma Inês Vargas Marques Gesiéle Santos

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA OS JOGOS NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATO DE EXPERIÊNCIA OS JOGOS NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL RELATO DE EXPERIÊNCIA OS JOGOS NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Amanda Violeta Morato * Fabrício Dener de Melo ** A população brasileira está cada vez mais inserida no mundo tecnológico

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 2º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

Escritos visuais dos fotógrafos (as) do Imagens do Povo

Escritos visuais dos fotógrafos (as) do Imagens do Povo Escritos visuais dos fotógrafos (as) do Imagens do Povo Na manhã de sexta-feira (1 de julho de 2004), os professores João Roberto Ripper 1 e Ricardo Funari reuniram os alunos da primeira turma da Escola

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B DO ENSINO MÉDIO ESCOLA: SEVERINO CABRAL João Rodrigues Braga 01. QUAL A SUA OPINIÃO A RESPEITO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA? Todos os alunos gostam da disciplina Geografia embora

Leia mais

Exposição de fotografias

Exposição de fotografias Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e obra coletiva Tema sobre temas a serem definidos com patrocinador: Saúde, meio ambiente dentre outros. Realização em até 5

Leia mais

Contos de Antes do Baile Verde na sala de aula: As mulheres, a família, a tristeza e a loucura

Contos de Antes do Baile Verde na sala de aula: As mulheres, a família, a tristeza e a loucura Contos de Antes do Baile Verde na sala de aula: As mulheres, a família, a tristeza e a loucura Introdução Este projeto foi trabalho final da disciplina de Seminário de Literatura, realizada no segundo

Leia mais

APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES

APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES Rafael Pereira da Silva Universidade Estadual da Paraíba rafaelpereira.jt@hotmail.com Jailson Lourenço de Pontes

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Semana do meio ambiente: jogo de tabuleiro Plano da Intervenção Caroline Perceval Paz Carmem Santos Jéssica Queretti CONTEXTUALIZAÇÃO Em comemoração a semana do meio ambiente serão propostas

Leia mais

A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DE PERCEPÇÃO, VISÃO E COMPREENSÃO DAS TEMÁTICAS AMBIENTAIS

A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DE PERCEPÇÃO, VISÃO E COMPREENSÃO DAS TEMÁTICAS AMBIENTAIS A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DE PERCEPÇÃO, VISÃO E COMPREENSÃO DAS TEMÁTICAS AMBIENTAIS Gerson LANGE FILHO (gersonlange86@hotmail.com) Eliton ANGREWSKI (eliton_angre@hotmail.com) (PET/Geografia/UNICENTRO)

Leia mais

CARTILHA FOTO GRAFIA NAS ESCOLAS TEMA

CARTILHA FOTO GRAFIA NAS ESCOLAS TEMA CARTILHA NAS ESCOLAS TEMA FOTO GRAFIA NAS ESCOLAS ATIVIDADES 2015 Realização: Expediente Autora: Marina Novais Revisão: Graciele Fonseca / Rafaela Lima Projeto Gráfico: Bruna Lubambo / Adaptação: Marco

Leia mais

Lemos a reportagem Casos de dengue aumentam em Itatiba publicada no dia 28/11/2013.

Lemos a reportagem Casos de dengue aumentam em Itatiba publicada no dia 28/11/2013. Itatiba, 29 de novembro de 2013. Olá, funcionários do Jornal de Itatiba Diário. Lemos a reportagem Casos de dengue aumentam em Itatiba publicada no dia 28/11/2013. Ficamos assustados em saber que esse

Leia mais

O SOLO COMO BASE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

O SOLO COMO BASE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL O SOLO COMO BASE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL Elias Armando da Silva 1 ; Ana Paula Nunes Ferreira 1 ; Maria Josilene de Oliveira Sousa 1 ; Mizael Nabôr Vaz de Medeiros 1 ; Jussara Silva

Leia mais

PROJETO DE GEOGRAFIA

PROJETO DE GEOGRAFIA PROJETO DE GEOGRAFIA 1.1 Titulo do Projeto: Escola Limpa é Escola Legal e Reciclar é Fundamental 1.2 Nome da escola: Escola Estadual Jorge Amado 1.3 Professor (Coordenador (a) do projeto: Silvia Maria

Leia mais

OFICINA GEOMETRILEGAL - SIMETRIA E MOSAICOS

OFICINA GEOMETRILEGAL - SIMETRIA E MOSAICOS OFICINA GEOMETRILEGAL - SIMETRIA E MOSAICOS Samantha Pinto da Silva Universidade Federal de Pelotas sam_psilva@yahoo.com.br Bruna de Farias Xavier Universidade Federal de Pelotas brunafarias_x@hotmail.com

Leia mais

Introdução. 1 Ambas as autoras atuaram como equipe técnica no projeto relatado.

Introdução. 1 Ambas as autoras atuaram como equipe técnica no projeto relatado. 1 BREVE RELATO SOBRE EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO COM LINGUAGEM FOTOGRÁFICA: REGISTRO DE IMAGENS E AFETOS Márcia Francisca de Oliveira Silva (Universidade Federal de Minas Gerais) marcinhapsi@gmail.com;

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2015

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2015 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 286 de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/00 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

Fonte da imagem:

Fonte da imagem: As queimadas são um dos principais problemas ambientais da atualidade. Já aconteceu queimada próximo da sua casa? Você já viu uma queimada? O nosso estado é o oitavo, dos 26 estados brasileiros, em maior

Leia mais

FOTOGRAFIA DIGITAL. Oficina. Especial para acadêmicos da UNOCHAPECÓ

FOTOGRAFIA DIGITAL. Oficina. Especial para acadêmicos da UNOCHAPECÓ Oficina FOTOGRAFIA DIGITAL para Arquitetura e Urbanismo Especial para acadêmicos da UNOCHAPECÓ Turma A 2 de março até 13 de abril de 2011 Turma B 20 de abril até 1º de junho de 2011 22 vagas - Carga horária:

Leia mais

Mapeamento da escola Dinarte Ribeiro

Mapeamento da escola Dinarte Ribeiro Taynara Mapeamento da escola Dinarte Ribeiro Foi feito o mapeamento do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, onde estudados o PPP da escola, sua organização e espaço físico. Nesta atividade tiramos

Leia mais

Conheces o ar que respiras? Are you aware of the air you breathe?

Conheces o ar que respiras? Are you aware of the air you breathe? Conheces o ar que respiras? Are you aware of the air you breathe? Semana do Ar Air Week 4 a 12 de Junho 2013 anfiteatro do dep. ambiente e ordenamento universidade de Aveiro RELATÓRIO DO EVENTO Sinopse

Leia mais

Endereço provisório: Rua Pascoal Mazili, nº 10, Bairro Brejaru

Endereço provisório: Rua Pascoal Mazili, nº 10, Bairro Brejaru 1-Entidade Proponente: Associação Pró-Brejaru CNPJ: 07.104.903/0001-61 Endereço provisório: Rua Pascoal Mazili, nº 10, Bairro Brejaru Telefone para contato: (48) 324320643/(48)9925-6583-Laura E-mail-probrejaru@yahoo.com.br

Leia mais

DESENHO, IDENTIDADE SOCIAL

DESENHO, IDENTIDADE SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO Isalém Ângelo Vieira da Silva DESENHO, IDENTIDADE SOCIAL ORIENTADORA: GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE

Leia mais

Relatório Projeto Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito

Relatório Projeto Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito Relatório Projeto Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito SUMÁRIO SOBRE O PROJETO... 03 NOSSO JEITO DE SERVIR... 04 POR ONDE PASSAMOS... 05 NÚMEROS DO PROJETO... 06 CIRCUITO DE ATIVIDADES...

Leia mais

De lagarta à borboleta Esperança de uma vida nova

De lagarta à borboleta Esperança de uma vida nova De lagarta à borboleta Esperança de uma vida nova Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Meio Ambiente Professor Responsável: Rosilene Paes dos Santos De lagarta à borboleta Esperança de uma

Leia mais

REVELANDO O CAMPUS 1. Jane MACIEL 2 Marcus Ramúsyo BRASIL 3 Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA

REVELANDO O CAMPUS 1. Jane MACIEL 2 Marcus Ramúsyo BRASIL 3 Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA REVELANDO O CAMPUS 1 Jane MACIEL 2 Marcus Ramúsyo BRASIL 3 Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA APRESENTAÇÃO O existir de uma Universidade faz-se pelas pessoas que ali convivem, nas suas atividades

Leia mais

PROBLEMÁTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO E INFRAESTRUTURA URBANA NO BAIRRO GETÚLIO VARGAS, IJUÍ, RS. 1

PROBLEMÁTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO E INFRAESTRUTURA URBANA NO BAIRRO GETÚLIO VARGAS, IJUÍ, RS. 1 PROBLEMÁTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO E INFRAESTRUTURA URBANA NO BAIRRO GETÚLIO VARGAS, IJUÍ, RS. 1 Mariele De Araujo Dos Santos 2, Raissa Batista Lima 3, Daniel De Oliveira Boeno 4, Yuri Fernando Fragoso

Leia mais

PROJETO DE APRENDIZAGEM

PROJETO DE APRENDIZAGEM PROJETO DE APRENDIZAGEM CENTRO DE ENSINO MÉDIO ANTÔNIO PÓVOA PROJETO DE APRENDIZAGEM ANO: 2016 SÉRIE: 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - TURMA: 01 PROFESSORAS ORIENTADORAS: Firminízia Alves e Graziela Rocha Assunto:

Leia mais

RELATÓRIO O GUIA DO SANHAUÁ. Marília LUNA¹ Derval Gomes GOLZIO² Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB³

RELATÓRIO O GUIA DO SANHAUÁ. Marília LUNA¹ Derval Gomes GOLZIO² Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB³ RELATÓRIO O GUIA DO SANHAUÁ Marília LUNA¹ Derval Gomes GOLZIO² Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB³ RESUMO O trabalho aqui descrito relata a realização da fotografia intitulada O Guia do Sanhauá,

Leia mais

Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária

Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária Início: 8 de outubro de 2016 Valor do curso: R$ 1200,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Através de briefings reais, os alunos serão desafiados a desenvolver

Leia mais

ROTEIRO ORIENTATIVO PRÊMIO ANTP - ABRATI - EDIÇÃO 2016

ROTEIRO ORIENTATIVO PRÊMIO ANTP - ABRATI - EDIÇÃO 2016 ROTEIRO ORIENTATIVO PRÊMIO ANTP - ABRATI - EDIÇÃO 2016 "BOAS PRÁTICAS DO TRANSPORTE TERRESTRE DE PASSAGEIROS OBJETIVO Esse documento pretende apresentar um roteiro de orientação às empresas que pretendem

Leia mais

Projeto Jogos. A importância de conhecer a história dos Jogos

Projeto Jogos. A importância de conhecer a história dos Jogos Projeto Jogos A importância de conhecer a história dos Jogos Introdução Este projeto consiste em um desenvolvimento de comunicação entre jogos e computadores voltado para entretenimento e aprendizagem.

Leia mais

JAMBO! jambo! uma manhã com os bichos da áfrica ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA. projeto pedagógico

JAMBO! jambo! uma manhã com os bichos da áfrica ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA. projeto pedagógico projeto pedagógico jambo! uma manhã com os bichos da áfrica ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA JAMBO! UMA MANHÃ COM OS BICHOS DA ÁFRICA Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 ilustrações Edu Engel divulgação

Leia mais

Metodologia. Elizabeth M. dos Santos Schmidt Eliana Maria Nicolini Gabriel

Metodologia. Elizabeth M. dos Santos Schmidt Eliana Maria Nicolini Gabriel Metodologia Elizabeth M. dos Santos Schmidt Eliana Maria Nicolini Gabriel SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SCHMIDT, SEM., and GABRIEL, EMN. Metodologia. In: Escola do Meio Ambiente Com Vida

Leia mais

ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Rosana Maria do N. Nogueira Pedagoga Psicopedagoga Psicomotricista Especialista em Educação Especial e Inclusiva Coordenadora Pedagógica APAE S.C.S. 12/09/2017

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

O QUE A GENTE QUER MURAL P(R)O(F)ÉTICO. Estudantes do 3º EJA MÉDIO

O QUE A GENTE QUER MURAL P(R)O(F)ÉTICO. Estudantes do 3º EJA MÉDIO O QUE A GENTE QUER MURAL P(R)O(F)ÉTICO Estudantes do 3º EJA MÉDIO 2 3 APRESENTAÇÃO Os poemas que se seguem foram escritos pelos estudantes do 3º EJA A do Ensino Médio da Escola Estadual Dionysio Costa

Leia mais

A LENTE FOTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO PARA ENSINAR CIÊNCIAS: A PARTIR DO ESTUDANTE DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO PEDRO PARINTINS/AM. Resultado de Pesquisa

A LENTE FOTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO PARA ENSINAR CIÊNCIAS: A PARTIR DO ESTUDANTE DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO PEDRO PARINTINS/AM. Resultado de Pesquisa A LENTE FOTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO PARA ENSINAR CIÊNCIAS: A PARTIR DO ESTUDANTE DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO PEDRO PARINTINS/AM Resultado de Pesquisa Denis de Oliveira Silva Luciene de Souza Coelho José Camilo

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

Entre 26 de novembro e 5 de dezembro de 2006, a expedição Caminhos dos Gerais, promovida pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais,

Entre 26 de novembro e 5 de dezembro de 2006, a expedição Caminhos dos Gerais, promovida pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, FRONTEIRAS GRANDE SERTÃO: P O R G E R M A N O N E T O Entre 26 de novembro e 5 de dezembro de 2006, a expedição Caminhos dos Gerais, promovida pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, revelou

Leia mais

CONCURSO MUITOS OBJETIVO CRONOGRAMA COMO PARTICIPAR

CONCURSO MUITOS OBJETIVO CRONOGRAMA COMO PARTICIPAR CONCURSO MUITOS OBJETIVO O objetivo de Muitos, concurso amador de fotografias digitais, é estimular o olhar e a percepção de que, às vezes, há tantos elementos iguais num mesmo espaço que se tornam quase

Leia mais

Pensando por este lado, o trabalho tem objetivo principal de contribuir na formação desses alunos de uma forma que chame mais a atenção e lhe traga

Pensando por este lado, o trabalho tem objetivo principal de contribuir na formação desses alunos de uma forma que chame mais a atenção e lhe traga O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINO DE GEOGRAFIA Alex Lourenço dos Santos Odelfa Rosa Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão alexlourenco1@hotmail.com rosaodelfa@gmail.com

Leia mais

Programa de Prevenção de Queimadas

Programa de Prevenção de Queimadas Programa de Prevenção de Queimadas O Programa de Prevenção de Queimadas tem por objetivo geral incentivar a redução das atividades de desmatamento e do uso de prática de queimadas e incêndios florestais,

Leia mais

Especificações Técnicas. Parceiros

Especificações Técnicas. Parceiros Especificações Técnicas Período 25 a 27 de setembro de 2010 Abrangência Nacional Universo Eleitores com 16 anos e mais Amostra 3.010 entrevistas em 191 municípios Margem de erro 2 pontos percentuais e

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

OFICINA DE INCLUSÃO DIGITAL NA TARDE DE CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E RECICLAGEM

OFICINA DE INCLUSÃO DIGITAL NA TARDE DE CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E RECICLAGEM 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Andreza Barboza da Silva; Ana Paula Santos Fidelis

TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Andreza Barboza da Silva; Ana Paula Santos Fidelis TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Andreza Barboza da Silva; Ana Paula Santos Fidelis Universidade Federal de Pernambuco andrezabarbozasilva@hotmail.com ppfidelis@gmail.com

Leia mais

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA O AGENDAMENTO DE VISITA MEDIADA

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA O AGENDAMENTO DE VISITA MEDIADA ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA O AGENDAMENTO DE VISITA MEDIADA 1. ORIENTAÇÕES O Instituto Ricardo Brennand dispõe de uma equipe de educadores composta por profissionais de diversas áreas de conhecimento e os

Leia mais

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO PARQUE DA MANTEIGUEIRA (VILA VELHA-ES)

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO PARQUE DA MANTEIGUEIRA (VILA VELHA-ES) 03965 UNIDADE DE CONSERVAÇÃO COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO PARQUE DA MANTEIGUEIRA (VILA VELHA-ES) Kleber Roldi 1 Manuella Villar Amado 2 1;2 EDUCIMAT - Instituto Federal

Leia mais

Olhar Fotográfico - Os princípios de design para a composição fotográfica.

Olhar Fotográfico - Os princípios de design para a composição fotográfica. Olhar Fotográfico - Os princípios de design para a composição fotográfica. Texto: Caroline Lima dos Santos, aluna da Focus Escola de Fotografia Fotografar não é simplesmente pegar a câmera e bater a foto,

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na I Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de exercícios,

Leia mais

LIVRO DO PROFESSOR. o compõem. Propõem o estudo de Ciências por meio de problematização e busca de soluções em situações cotidianas;

LIVRO DO PROFESSOR. o compõem. Propõem o estudo de Ciências por meio de problematização e busca de soluções em situações cotidianas; O s livros de Ciências da coleção INTERAGIR & CRESCER têm o objetivo de desenvolver habilidades e competências que ajudam os estudantes a compreender o ambiente e os seres que o compõem. Propõem o estudo

Leia mais

Fotógrafo Ricardo Stuckert faz registro raro de tribo isolada em floresta no Acre; veja imagens

Fotógrafo Ricardo Stuckert faz registro raro de tribo isolada em floresta no Acre; veja imagens Fotógrafo Ricardo Stuckert faz registro raro de tribo isolada em floresta no Acre; veja imagens (Fotos: Por BBC Brasil) O céu escureceu e uma forte chuva obrigou o helicóptero que sobrevoava uma floresta

Leia mais

.::. Diretório Central dos Estudantes.::..::. DCE UniCeub.::. Gestão 2017/2018

.::. Diretório Central dos Estudantes.::..::. DCE UniCeub.::. Gestão 2017/2018 Tema: Natureza no dia-a-dia.::. Diretório Central dos Estudantes.::. Regulamento I Concurso de Fotografia Ambiental O Diretório Central Dos Estudantes do Uniceub (DCE MOVA SE) torna público o regulamento

Leia mais

O DESTINO PARQUE ESTADUAL MATA DO LIMOEIRO. O Parque Estadual da Mata do Limoeiro, tem sua sede no distrito de

O DESTINO PARQUE ESTADUAL MATA DO LIMOEIRO. O Parque Estadual da Mata do Limoeiro, tem sua sede no distrito de O DESTINO PARQUE ESTADUAL MATA DO LIMOEIRO O Parque Estadual da Mata do Limoeiro, tem sua sede no distrito de Ipoema, pertencente ao município de Itabira/MG, a terra do saudoso poeta Carlos Drummond de

Leia mais

Setembro Amarelo 2018 A Criatividade é a Esperança em movimento

Setembro Amarelo 2018 A Criatividade é a Esperança em movimento Setembro Amarelo 2018 A Criatividade é a Esperança em movimento A cidade de Adamantina, através Clínica PAI Nosso Lar e o Poder Judiciário de Adamantina, está na 2ª edição da Campanha do Setembro Amarelo.

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO AVALIAÇÃO DE REAÇÃO TREINAMENTO IN COMPANY v.14.10.2014 Curso: Inteligência Emocional e Influências Instrutor: José Eduardo Pinto Ribeiro Empresa: Integração Local: Campus Santo André Bloco B S. 407 Turma

Leia mais