Caro aluno, Preparamos esse material exclusivamente para você. Ele contém as informações do curso de Cortes femininos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Caro aluno, Preparamos esse material exclusivamente para você. Ele contém as informações do curso de Cortes femininos."

Transcrição

1 Caro aluno, Preparamos esse material exclusivamente para você. Ele contém as informações do curso de Cortes femininos. O material completo com todos os moldes das aulas é exclusivo para os alunos que adquirem o curso. É uma forma de prestigiar o autor e possibilitar que o projeto eduk multiplique cada vez mais conhecimento. 1 Ao adquirir o curso você pode acessar todo conteúdo, assistir aos vídeos quantas vezes quiser, participar do bate-papo tira dúvidas ao vivo com a Cristina no final da transmissão e receber o certificado após a aprovação na avaliação final. Sucesso é aprender sempre!

2 Glossário técnico: 1- Distribuir: pentear ou seguir as direções projetadas pela raiz respeitando toda tendência de queda natural. 2- Desconectar: dividir/ separar. 3- Projetar: construção do penteado e/ou corte projeto do cabelo. 4- Degradado: repicar em camadas/cabelo repicado em camadas. 5- Esculpir: cortar. 6- Grau: tem como finalidade, além de influenciar no peso ou leveza do corte, revelar a posição de uma determinada quantidade de mechas. Pode ser perpendicular à nascente ou não, pois o grau pode ser externo ou interno. 7- Ponto de referência: mecha guia ou ponto de partida que conduz o trajeto definido, em diagonais, verticais ou horizontais. 8- Elevar: levantar. 9- Volume: por quantidade de fios ou grau de ondulação. 10- Elasticidade: é a habilidade do fio de esticar-se ou contrair-se. 11- Estrutura do fio: fino, médio ou grosso. 12- Efilar: desfiar, resultando em transparência e leveza. 2 Estudo de linguagem visual para desenvolvimento de leitura por imagem 1. Primeiramente, observar o rosto da modelo (oval, quadrado ou redondo etc.). Estrutura do cabelo (liso, crespo, ou ondulado). 2. Analisar qual base ou desenho utilizado no corte. 3. Observar quais desconexões foram utilizadas para degradar e quantos setores existem antes de degradar. 4. Observar por qual setor iniciou o degradado e quais linhas de corte foram utilizadas. 5. Observar quantos centímetros aproximadamente foi retirado do ponto de referência inicial para degradar. 6. Observar o grau utilizado durante a projeção da mecha e o posicionamento da colocação de mão (se foi intensivo, intermediário ou interno) e a entrada da tesoura (se foram utilizados os degradados picotado, profundo, efilado ou compacto). 7. Observar a junção do degradado de um setor para o outro, o grau e a posição de mão. 8. Observar qual o tipo de franja executada, ex: franjas em diagonais ou franjas compactas. 9. Observar se depois de secar ou escovar o cabelo, foi realizado algum tipo de finalização no corte. 10. Verificar qual técnica utilizada para dar leveza, tirar marcas e peso do esculpido, ex: efilamentos, degradado picotado ou degradado profundo. 11. Para finalizar, ver o resultado final e procurar uma foto de revista ou book para fazer uma comparação das fotos com o corte realizado. Esta forma de estudo facilita o desenvolvimento da leitura de corte por imagem. Sentidos para sermos profissionais Ver: se há a possibilidade de fazer o corte desejado (imaginá-lo pronto). Sentir: conseguir captar com precisão o que a cliente deseja.

3 Pensar: como realizar o corte e qual técnica a ser utilizada para a realização do mesmo. Fazer: executar o trabalho Visagismo Termo derivado da palavra francesa visage, que significa rosto e refere-se à arte de embelezá-lo utilizando-se de técnicas da linguagem visual. São analisados o formato do rosto, a cor dos olhos e da pele, formato craniano, pescoço, condições da fibra capilar, elevação das raízes, estrutura do fio, grau de ondulação etc. O visagismo deve ser estudado na profissão cabeleireiro. Acessórios fundamentais para a transformação do corte 3 1- Degradado, efilamentos e grau. 2- Degradados alternados com a ponta da tesoura: - Degradado picotado; - Degradado profundo; - Degradado efilado; - Compacto (entrada reta com a ponta da tesoura) degradado (posição de mão). Vértex: localiza-se entre o topo da nuca e o topo frontal. É o ponto de partida para definirmos os degradados. Posições de mão 1- Degradado intensivo: muita leveza, parte curta do degradado voltada para o vértex. 2- Degradado intermediário: pouca leveza, posição de mão reta. 3- Degradado interno: peso, parte longa do degradado voltada para o vértex. Apresenta forte influência nas regiões de parietais e topo de nuca. Tipos de corte 1- Compacto: corte feito em uma escala de 0 grau ou onde todos os fios caem no mesmo ponto, que podem ser: compacto horizontal (em linha reta, em uma escala de 0 grau), dirigido em diagonal superior baixa (dirigido para trás, com o comprimento do cabelo levemente maior nesta região) e dirigido em diagonal inferior baixa (dirigido para frente, sensivelmente maior nesta área). 2- Degradado: todo corte que utiliza-se de elevação de grau, determinando pouca ou muita leveza ao corte de cabelo. 3- Geométrico: com linhas ou escalas iguais. 4- Assimétrico: com linhas ou escalas desiguais. 5- Superior ou inferior: exemplo da diagonal superior ou diagonal inferior, alta média ou baixa.

4 Desconexões fundamentais São as diagonais superiores, inferiores, verticais e horizontais, conforme citado acima. Variantes: - Diagonais superiores: alta, média e baixa; - Diagonais inferiores: alta, média e baixa; - Degradados: intensivo, intermediário e interno. 6- Nascentes altas: são cabelos que nascem em alturas diferentes. Para evitar alguns erros na base ou no desenho do corte, principalmente no momento em que estamos degradando o cabelo, devemos fazer a proteção dessas nascentes, evitando muita transparência ou buraco nessas regiões. Localizam-se geralmente na nuca, nas laterais, na nuca inferior e superior, na altura das orelhas e na parte frontal Pontos de equilíbrio: servem para determinar a altura ou o comprimento do ponto de referência que definirá a base (desenho) ou o degradado desejado. São sete tipos: topo de nuca, sobrancelhas, olhos, nariz, boca, queixo e pescoço, tendo três desconexões naturais: - Topo frontal natural extensivo até a nuca; - Linha topo nuca natural; - Parietais naturais. Desconexão de top de nuca natural: é uma desconexão utilizada quando queremos trabalhar com mais de um tipo de degradado, evitando o volume e disparo do cabelo nessa região. Desconexão básica: Serve para fazer cortes de cabelo que vão do longo ao curto, do médio ao curto e para utilizar mais de uma linha de corte. A desconexão básica é composta por sete setores: topo compacto, parietal direita, parietal esquerda, nuca superior esquerda, nuca inferior direita e nuca inferior esquerda. Topo compacto: é a junção do topo frontal com o topo de nuca. Linhas de corte e seus resultados Desconexão linha vertical: é a linha utilizada para transformar e criar um corte de cabelo. Trabalha-se muito a linha vertical em cortes curtos e para degradar em qualquer linha de esculpido. Além destas funções, podemos fazer a base (desenho) utilizando a linha vertical em cabelos com comprimentos médios e longos, obtendo resultados visuais de diagonais superiores, isto é, variando o resultado de acordo com as posições de mão nos degradados intensivo, intermediário e interno. 1- Desconectando uma linha vertical e projetando a 90 graus externo com a posição de mão em degradado intensivo, teremos um resultado visual de diagonal superior alta. 2- Desconectando uma linha vertical e projetando a 90 graus externo com posição de mão em degradado interno, teremos um resultado visual em diagonal superior baixa.

5 Desconexões de diagonais superiores: as diagonais superiores fazem parte de uma das desconexões fundamentais, resultando em um corte de cabelo no qual a parte frontal é menor e a parte de trás variando entre extremamente longa, longa e sensivelmente longa na geometria de um corte convexo. Variantes: Diagonal superior alta: o resultado desta linha de corte é a parte frontal menor e a parte de trás extremamente longa. Pode ser executada com a posição de mão paralela à desconexão (intermediária) ou com posição de mão em degradado intensivo. Diagonal superior média: o resultado desta linha de corte é a parte frontal menor e a parte de trás longa. Pode ser executada com a posição de mão paralelo à desconexão. 5 Diagonal superior baixa: o resultado desta linha de corte é a parte frontal menor e a parte de trás sensivelmente longa, conhecida como compacto dirigido. Pode ser executada com a posição de mão paralelo à desconexão. Desconexão de linha horizontal: linha horizontal, corte feito a 0 grau com resultado visual do corte em linha reta, conhecido como compacto horizontal. Desconexões de diagonais inferiores: as diagonais inferiores fazem parte de uma das desconexões fundamentais, resultando em um corte de cabelo no qual a parte de trás varia entre extremamente curta, curta e sensivelmente curta e na parte frontal maior (longa). Em geometria, o resultado é um corte côncavo. Variantes: Diagonal inferior baixa: o resultado desta linha de corte é a parte de trás sensivelmente curta e a parte frontal sensivelmente longa (maior). Pode ser executada com a posição de mão paralela à desconexão. É conhecida como compacto dirigido. Diagonal inferior média: o resultado desta linha de corte é a parte de trás com o visual de dupla nuca, ou seja, a nuca inferior curta e nuca superior sensivelmente longa, desta forma o cabelo começa a ficar curto nesta região. Pode ser executada com a posição de mão paralela à desconexão. Diagonal inferior alta: o resultado desta linha de corte é a parte de trás extremamente curta e a parte frontal longa (maior). Pode ser executada com as posições de mão em degradados intensivo, intermediário e interno. Aula básica com prática na manequim boneca Toda vez que fazemos a base (desenho) do corte, seja em verticais, diagonais superiores alta, média, baixa horizontais e diagonais, devemos fazer desconexões apropriadas para degradar. Portanto, em cada linha de corte temos que fazer o primeiro passo que é a base (desenho) do corte e o segundo passo transformar a base (desenho) através dos degradados.

6 Vertical: 1 passo: fazer a base (desenho) com linhas verticais. 2 passo: degradar utilizando na parte frontal desconexões de diagonais inferiores baixa e na parte de trás desconexões de linhas verticais. Diagonal superior alta (intensivo + intermediário): 1 passo: fazer a base (desenho) com linhas de diagonais superiores altas. 2 passo: degradar utilizando na parte frontal desconexões de diagonais inferiores baixa e na parte e na parte de trás desconexões de linhas verticais. Diagonal superior média: (posição intermediária): 1 passo: fazer a base (desenho) com linhas de diagonais superiores baixas. 2 passo: degradar, utilizando na parte frontal desconexões de diagonais inferiores baixa e na parte de trás linhas verticais. 6 Diagonal superior baixa: 1 passo: fazer a base (desenho) com linhas diagonais superiores baixas. 2 passo: degradar, utilizando na parte frontal desconexões de diagonais inferiores baixas e na parte de trás linhas verticais. Horizontal: 1 passo: fazer a desconexão de linha horizontal. 2 passo: degradar, utilizando na parte frontal desconexões de diagonais inferiores baixas e na parte de trás linhas verticais. Diagonal inferior baixa: 1 passo: fazer a base (desenho) com linhas diagonais inferiores baixas. 2 passo: degradar, utilizando na parte frontal desconexões de diagonais inferiores baixa e na parte de trás desconexões de diagonais inferiores altas. Diagonal inferior média: 1 passo: fazer a base (desenho) com linhas inferiores médias. 2 passo: degradar, utilizando na parte frontal desconexões de diagonais inferiores baixas e na parte de trás desconexões de diagonais inferiores altas. Diagonal inferior alta: 1 passo: fazer a base (desenho) com linhas diagonais inferiores altas. 2 passo: degradar, utilizando na parte frontal desconexões de diagonais inferiores altas. Desconexão de franja para corte: Desconectar aproximadamente 7 cm acima da nascente do topo frontal e desconectar uma linha diagonal da esquerda para o lado direito do rosto da cliente, projetando a mecha paralelamente à desconexão, com a posição de mão em degradado interno, no qual o ponto de referência é retirado em cima de um ponto de equilíbrio. Franja em diagonal para o lado direito do rosto da cliente:

7 Se a cliente quiser uma franja jogada para o lado direito, desconectar uma linha diagonal da esquerda para o lado direito do rosto da cliente, projetando a mecha paralelamente à desconexão, com a posição de mão em degradado interno, no qual o ponto de referência é retirado em cima de um ponto de equilíbrio. Franja em diagonal para o lado esquerdo do rosto da cliente: Se a cliente quiser uma franja jogada para o lado esquerdo, desconectar uma linha diagonal da direita para o lado esquerdo do rosto da cliente, projetando a mecha paralelamente à desconexão, com a posição de mão em degradado interno, no qual o ponto de referência é retirado em cima de um ponto de equilíbrio. 7 Franja compacta Primeiro fazer uma horizontal transversal, desconectar uma mecha central e projetar com a posição de mão reta (intermediário), retirar o ponto de referência em cima de um ponto de equilíbrio, dando sequência com as mechas do lado direito e esquerdo, projetando-o com posição de mão sensivelmente em degradado intensivo. Franja em diagonal para os lados direito e esquerdo 1- Dentro da desconexão de franja, desconectar aproximadamente 7 cm acima da nascente, na região de topo frontal, uma linha horizontal separando o lado direito do esquerdo. 2- Desconectar uma linha diagonal superior baixa do lado direito e esquerdo. 3- Desconectar uma mecha fina do lado direito e esquerdo, centralizar as duas mechas na direção do nariz, retirando o ponto de referência em cima de um ponto de equilíbrio, projetando cada mecha paralelamente à desconexão, com posição de mão em degradado interno.

Corte de cabelo profissional módulo II. com Rodolfo di Avansi

Corte de cabelo profissional módulo II. com Rodolfo di Avansi Corte de cabelo profissional módulo II com Rodolfo di Avansi 2 CORTE 1 LONGO SEM CAMADAS Divisões horizontais Dedos paralelos à divisão Sem elevação 3 PONTOS IMPORTANTES: Têmporas: Os fios devem contornar

Leia mais

CONTEÚDO DO CURSO. Serão ministradas informações como:

CONTEÚDO DO CURSO. Serão ministradas informações como: CONTEÚDO DO CURSO Serão ministradas informações como: Divisões e subdivisões Posicionamentos e Angulações Projeção do corte Densidade e Espessura Tipos de tesouras 4 bases de corte 3 elevações 6 tipos

Leia mais

diariodocabelo.com.br

diariodocabelo.com.br Este e-book foi feito carinhosamente para você, reunindo as melhores dicas de colorimetria capilar e cortes que você precisa para alcançar seus objetivos profissionais. Cortes de Cabelo Técnicas maravilhosas

Leia mais

HAIR CONTOUR. Técnicas de contorno e visagismo. com Jota Santos

HAIR CONTOUR. Técnicas de contorno e visagismo. com Jota Santos HAIR CONTOUR Técnicas de contorno e visagismo com Jota Santos 2 HAIR CONTOUR: TÉCNICAS DE CONTORNO E VISAGISMO O hair contour aplica às medeixas os conceitos anteriormente trazidos pelo make-up contour:

Leia mais

Preparamos esse material exclusivamente para você! Ele contém as informações do curso de Tranças africanas.

Preparamos esse material exclusivamente para você! Ele contém as informações do curso de Tranças africanas. Caro aluno, Preparamos esse material exclusivamente para você! Ele contém as informações do curso de. O material é exclusivo para os alunos que adquirem o curso. É uma forma de prestigiar o autor e possibilitar

Leia mais

Plano de Aula - Cabeleireiro Profissional - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Cabeleireiro Profissional - cód Horas/Aula Plano de Aula - Cabeleireiro Profissional - cód. 6469 16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Histórico Sobre a Profissão Aula 2 Capítulo 2 - Cortes de Cabelo Aula 3 Continuação do Capítulo 2 - Cortes de Cabelo

Leia mais

VISAGISMO Harmonia e estética Aprenda e use as técnicas ideais para o seu tipo de rosto.

VISAGISMO Harmonia e estética Aprenda e use as técnicas ideais para o seu tipo de rosto. VISAGISMO Harmonia e estética Aprenda e use as técnicas ideais para o seu tipo de rosto. www.mulheresbemresolvidas.com.br 1 VISAGISMO Qual o seu tipo de rosto? Oval Redondo Quadrado Formato de coração

Leia mais

Bonecas sweet de Millyta.

Bonecas sweet de Millyta. Lista de materiais Caro aluno, Preparamos esse material exclusivamente para os alunos. Ele possui a lista de materiais do curso de. O material completo das aulas é exclusivo para os alunos que adquirem

Leia mais

EXITUS APOSTILA DE CORTE

EXITUS APOSTILA DE CORTE ESCOLA DE SALÃO DE CABELEIREIROS APOSTILA DE CORTE 01 CORTE Contra Capa...pag-01 Índice...pag-02 A tesoura...pag-03 Tesoura Reta...pag-04 Tesoura Dentada...pag-04 Navalha...pag-05 Pentes...pag-05 Forma

Leia mais

Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Nele, você encontrará a lista de materiais do curso

Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Nele, você encontrará a lista de materiais do curso Lista de materiais Caro aluno, Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Nele, você encontrará a lista de materiais do curso. O material completo das aulas é exclusivo para os

Leia mais

2012 Pearson Education do Brasil. Todos os direitos reservados. Aula 3 Sistemas de. Ortogonais

2012 Pearson Education do Brasil. Todos os direitos reservados. Aula 3 Sistemas de. Ortogonais slide 1 Aula 3 Sistemas de Projeções Ortogonais slide 2 Sistemas de Projeções Ortogonais Ângulos Diedros (Formados por duas superfícies perpendiculares entre si) Considerando os planos vertical e horizontal,

Leia mais

Visagismo Aplicado à Maquiagem

Visagismo Aplicado à Maquiagem Visagismo Aplicado à Maquiagem O visagismo é a arte de descobrir e reproduzir o que a cliente deseja expressar através da sua imagem, ou seja, transformar uma intenção em uma imagem. Para entendermos Visagismo

Leia mais

Lista de materiais. Bonecas de Pano e Bichinhos Articulados 2. Caro aluno,

Lista de materiais. Bonecas de Pano e Bichinhos Articulados 2. Caro aluno, Lista de materiais Caro aluno, 1 Preparamos esse material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém as listas de materiais do curso Bonecas de pano e bichinhos articulados 2. O material completo

Leia mais

Lista de materiais. Um Natal especial com Andrea Malheiros. Caro aluno,

Lista de materiais. Um Natal especial com Andrea Malheiros. Caro aluno, Lista de materiais Caro aluno, Preparamos esse material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Um Natal especial com Andrea Malheiros. O material completo das

Leia mais

um objeto tridimensional por meio de suas vistas Serão apresentados os posicionamentos das vistas Serão mostrados exemplos de projeção de objetos

um objeto tridimensional por meio de suas vistas Serão apresentados os posicionamentos das vistas Serão mostrados exemplos de projeção de objetos Vistas Ortogonais Prof. Cristiano Arbex 2012 Introdução O objetivo desta aula é mostrar como se representa um objeto tridimensional por meio de suas vistas ortogonais. Serão apresentados os posicionamentos

Leia mais

Sobrancelhas: Tipos e Adequação. Prof. Fatima Queiroz Jeanny Guimarães

Sobrancelhas: Tipos e Adequação. Prof. Fatima Queiroz Jeanny Guimarães Sobrancelhas: Tipos e Adequação Prof. Fatima Queiroz Jeanny Guimarães A sua imagem diz para os outros quem você é! Segundo Hallawell (2008), o Visagismo surge no final dos anos 30 para relembrar a importância

Leia mais

DESENHO TÉCNICO 1. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Mecânica

DESENHO TÉCNICO 1. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Mecânica DESENHO TÉCNICO 1 Professor: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Curso: Mecânica - Aula 04 Técnicas de Desenho Exerícios de projeção Recapitulando as avaliações? Objetivos da Disciplina Pontualidade

Leia mais

Guia básico para desenho de rosto

Guia básico para desenho de rosto Guia básico para desenho de rosto Instruções passo a passo http:/// Primeiramente gostaria de me apresentar. Meu nome é Eduardo e sou dono do blog, escrevo sobre o hobbie de desenho e coisas ralacionadas.

Leia mais

TRANÇA NAGÔ GARANTE ESTILO ESPORTIVO AO VISUAL

TRANÇA NAGÔ GARANTE ESTILO ESPORTIVO AO VISUAL PENTEADOS TRANÇA DE RAIZ A trança de raiz nunca esteve tão na moda. Nos últimos tempos, o penteado ganhou um destaque ainda maior no universo feminino e agora já virou tendência global no mundo fashion,

Leia mais

Entre as funções do cabeleireiro as mais comuns são:

Entre as funções do cabeleireiro as mais comuns são: Cabeleireiro Formatos de rosto O formato do rosto do cliente também é muito importante para definir o estilo do corte de cabelo a ser aplicado. Sem ter essa noção básica sobre o formato do rosto do cliente,

Leia mais

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE MALAS E ACESSÓRIOS PARA VIAGENS DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBIDA A

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE MALAS E ACESSÓRIOS PARA VIAGENS DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBIDA A Lista de materiais Caro aluno, Preparamos esse material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Malas e acessórios para viagens, com Renàtá Viál, Yuji Sato,

Leia mais

Desenho Auxiliado por Computador

Desenho Auxiliado por Computador UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ENE073 Seminários em Eletrotécnica Desenho Auxiliado por Computador (CAD - Computer Aided Design) Prof. Flávio Vanderson Gomes E-mail: flavio.gomes@ufjf.edu.br Aula

Leia mais

A escolha certa das Bijuterias e Jóias. Os brincos

A escolha certa das Bijuterias e Jóias. Os brincos A escolha certa das Bijuterias e Jóias Fonte: http://www.gustavosarti.com.br Um par de brincos é um acessório indispensável para a mulher. O modelo certo confere acabamento perfeito ao traje. O segredo

Leia mais

Vovó Artesã. Cabeça/Corpo: Bege, Cinza Encha a peça regularmente enquanto trabalha.

Vovó Artesã. Cabeça/Corpo: Bege, Cinza Encha a peça regularmente enquanto trabalha. Vovó Artesã Sinta-se livre para vender o produto pronto. Produção em massa obviamente não é permitido. Não copie, altere, compartilhe, publique ou venda a receita, fotos ou imagens. Cópias podem ser feitas

Leia mais

Leitura e Interpretaçaão de Projetos. Prof. Osvaldo Gomes Terra Junior

Leitura e Interpretaçaão de Projetos. Prof. Osvaldo Gomes Terra Junior Leitura e Interpretaçaão de Projetos Prof. Osvaldo Gomes Terra Junior osvaldoterra.iff@gmail.com Conteuú do Programaútico Desenho Teúcnico para Informaútica Normas Brasileiras Projeto arquitetônico completo

Leia mais

Sobrancelha PERFEiTA. Guia Prático

Sobrancelha PERFEiTA. Guia Prático Sobrancelha PERFEiTA Guia Prático Sobrancelha PERFEiTA Guia Prático Página 1 Regras para sobrancelha perfeita Inicialmente, quero mostrar pra você as regras básicas da sobrancelha,o formato ideal que nós

Leia mais

APOSTILA Nome do Curso 2 O QUE É O CABELO? O fio de cabelo é formado pela cutícula, córtex e medula. A cutícula é a camada externa do fio, o córtex é a região intermediária da fibra e a medula é a parte

Leia mais

Desenho Técnico DETC1. Aula 10. Docentes: Adriana M. Pereira Bruna B. Rocha

Desenho Técnico DETC1. Aula 10. Docentes: Adriana M. Pereira Bruna B. Rocha DETC1 Aula 10 Docentes: Adriana M. Pereira Bruna B. Rocha Este prisma é limitado externamente por seis faces retangulares. As linhas estreitas que partem perpendicularmente dos vértices do modelo até os

Leia mais

Av. Marechal Floriano Peixoto, 7131 HAUER, Curitiba-PR Fone: (41) (41)

Av. Marechal Floriano Peixoto, 7131 HAUER, Curitiba-PR Fone: (41) (41) O Curso de Cabeleireiro do CEAP capacita os alunos para desenvolver atividades com excelência em qualidade e segurança, com grande conhecimento a respeito da saúde e beleza dos cabelos de mulheres, homens

Leia mais

COMO FAZER ESCOVA PROGRESSIVA. Para obter um bom resultado usar um secador de 2100 watts e prancha de 230 graus.

COMO FAZER ESCOVA PROGRESSIVA. Para obter um bom resultado usar um secador de 2100 watts e prancha de 230 graus. ESCOVA PROGRESSIVA COMO FAZER ESCOVA PROGRESSIVA Para obter um bom resultado usar um secador de 2100 watts e prancha de 230 graus. Passo 1 - Os cabelos devem ser lavados 2 vezes normalmente com shampoo

Leia mais

DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS

DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS Para criar linhas, polígonos, sólidos ou outros objetos, sempre teremos que informar o Rhino o ponto de partida e o ponto final. Tais pontos podem ser criados

Leia mais

Como fazer escova progressiva. Passo a passo: Passo 1:

Como fazer escova progressiva. Passo a passo: Passo 1: ESCOVA PROGRESSIVA Como fazer escova progressiva Passo a passo: Passo 1: Para fazer a escova progressiva primeiramente você deverá lavar os cabelos com shampoo anti resíduo ou de ph normal. O anti resíduo

Leia mais

10 Tendências de Cortes Masculinos para você se inspirar

10 Tendências de Cortes Masculinos para você se inspirar 10 Tendências de Cortes Masculinos para você se inspirar SUMÁRIO 10 Tendências de Cortes Masculinos para você se inspirar 01 Cortes masculinos: conheça as 10 tendências 1- Buzzcut 03 2- Taper fade 05 3-

Leia mais

PROJETO ARQUITETÔNICO

PROJETO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO CEG218 Desenho arquitetônico I Prof. Márcio Carboni UFPR - DEGRAF - CEG218 DESENHO ARQUITETÔNICO I - Prof. Márcio Carboni 1 ORGANIZAÇÃO DA AULA Etapas de projeto arquitetônico Elementos

Leia mais

Piggy. Abreviações: BLO = somente nas alças de trás. FLO = somente nas alças da frente. pbx = ponto baixíssimo

Piggy. Abreviações: BLO = somente nas alças de trás. FLO = somente nas alças da frente. pbx = ponto baixíssimo Piggy Sinta-se livre para vender seus bichinhos. A produção em massa, obviamente, não é permitida. Não copie, altere, compartilhe, publique ou venda modelos, fotos ou imagens. As cópias devem ser feitas

Leia mais

Famosas apostam em cabelos retrô com lenços e tiaras; veja os penteados

Famosas apostam em cabelos retrô com lenços e tiaras; veja os penteados Uol - SP 24/12/2014-07:34 Famosas apostam em cabelos retrô com lenços e tiaras; veja os penteados Da Redação De olho no estilo "rockabilly" e nas "pinups" dos anos 40, a marca francesa Alexis Mabille mostrou

Leia mais

Como fazer diferentes tipos de penteados

Como fazer diferentes tipos de penteados Como fazer diferentes tipos de penteados Hoje vamos aprender como modelar diferentes tipos de penteados. É importante lembrar que antes de adicionar o cabelo você precisa deixar a cabeça secar pelo menos

Leia mais

Preparamos esse material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Cartonagem criativa com scrap.

Preparamos esse material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Cartonagem criativa com scrap. Lista de materiais Caro aluno, Preparamos esse material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso. 1 O material completo das aulas é exclusivo para os alunos que

Leia mais

Kit Páscoa Casal de coelhos

Kit Páscoa Casal de coelhos LINHA FELTRO LINHA DECOUPAGE E PATCHWORK Kit Páscoa Casal de coelhos Estilotex. Possibilidades criativas no mundo das artes. Material utilizado: 80 cm de feltro branco; 30 cm de melton na cor bege claro;

Leia mais

Geometria Descritiva. Desenho de Sólidos. Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA

Geometria Descritiva. Desenho de Sólidos. Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA Geometria Descritiva Desenho de Sólidos Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA Material elaborado para Disciplina CD014 - Geometria Descritiva do curso de Agronomia pelo Prof Dr. Rossano Silva em março de 2014

Leia mais

GRUPO 7 Padrão FCI N o /09/1998

GRUPO 7 Padrão FCI N o /09/1998 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 7 Padrão FCI N o 108 25/09/1998 Padrão Oficial da Raça SPANIEL DA PICARDIA (EPAGNEUL PICARD) 2 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE

Leia mais

ESTUDO DO PLANO. Quando o plano intersecta o PH tem traço horizontal. Quando o plano intersecta o PV tem traço vertical.

ESTUDO DO PLANO. Quando o plano intersecta o PH tem traço horizontal. Quando o plano intersecta o PV tem traço vertical. ESTUDO DO PLANO GENERALIDADES SOBRE PLANOS Um plano α pode ser determinado por:. Três pontos (A, B e C) não alinhados.. Um ponto e uma reta (A e r). 3. Duas retas que se cortam (r e s). REPRESENTAÇÃO DO

Leia mais

Cortes masculinos. modernos PAOLO CIVITA

Cortes masculinos. modernos PAOLO CIVITA Cortes masculinos modernos PAOLO CIVITA - 2 - O curso Venha conhecer 3 cortes de cabelos masculinos modernos e que são tendências. Você vai aprender desde a preparação até a finalização. Paolo Civita vai

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 2 Nome: Mônica de Freitas Paradela Regional: Metropolitana I Tutor: Mônica Motta.

Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 2 Nome: Mônica de Freitas Paradela Regional: Metropolitana I Tutor: Mônica Motta. Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 2 Nome: Mônica de Freitas Paradela Regional: Metropolitana I Tutor: Mônica Motta lano de Ação (PA) SUMÁRIO: INTRODUÇÃO......03 DESENVOLVIMENTO......03 MATERIAL

Leia mais

Peça: Porta Recados Criação: Professora Dany Alves

Peça: Porta Recados Criação: Professora Dany Alves Peça: Porta Recados Criação: Professora Dany Alves Inspiração: Peça feita para ser usada para decorar qualquer ambiente de sua casa. Com toque de carinho vamos organizar nossos compromissos e recados!

Leia mais

Modelagem plana de macacões para bebês. com Ana Lúcia Niepceron

Modelagem plana de macacões para bebês. com Ana Lúcia Niepceron Modelagem plana de macacões para bebês com Ana Lúcia Niepceron 2 MODELAGEM PLANA DE MACACÕES PARA BEBÊS Traçado do macacão base Copiar o contorno do corpo costas, partindo de A-B. A-H1: Prolongar a linha

Leia mais

Espantalho. Técnica utilizada: reaproveitamento de retalho de tecido e palha de milho

Espantalho. Técnica utilizada: reaproveitamento de retalho de tecido e palha de milho Espantalho 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de retalho de tecido e palha de milho Materiais 2 Linha de bordar Barbante Tesoura Agulha Cartolina Retalhos de tecido em cores, (estampas e tamanhos diversos)

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 7. Padrão FCI /09/1998. Padrão Oficial da Raça

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 7. Padrão FCI /09/1998. Padrão Oficial da Raça CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 7 Padrão FCI 108 25/09/1998 Padrão Oficial da Raça SPANIEL DA PICARDIA EPAGNEUL PICARD CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

Leia mais

Como Fazer uma Capa de Sofá

Como Fazer uma Capa de Sofá Como Fazer uma Capa de Sofá Uma capa de sofá pode dar vida nova a uma mobília mais antiga, além de uma aparência atualizada a um cômodo. Embora seja possível comprá-la, fazer a sua é mais econômico e traz

Leia mais

Régua de colarinho e gola Marlene Mukai

Régua de colarinho e gola Marlene Mukai Régua de colarinho e gola Marlene Mukai Marlene Mukai Índice 1- Descrição da régua 2- O que é a régua de curva de corte e costura com cava Marlene Mukai 3- Como utilizar 4- Copiando o colarinho e a gola

Leia mais

A perspectiva geométrica é uma projeção que resulta numa imagem semelhante aquela vista pelo nosso sentido da visão.

A perspectiva geométrica é uma projeção que resulta numa imagem semelhante aquela vista pelo nosso sentido da visão. PERSPECTIVA GEOMÉTRICA OU EXATA A. Introdução B. Elementos C. Tipos: paralela ou axonométrica / cônica D. Projeção paralela: isométrica, militar, cavaleira. A. Na perspectiva geométrica Utilizamos os sistemas

Leia mais

Desenho Técnico. Projeções Ortogonais 02. Prof. João Paulo Barbosa

Desenho Técnico. Projeções Ortogonais 02. Prof. João Paulo Barbosa Desenho Técnico Projeções Ortogonais 02 Prof. João Paulo Barbosa Representação de Arestas Ocultas Como a representação de objetos tridimensionais, por meio de projeções ortogonais, é feita por vistas tomadas

Leia mais

EU MARY KAY Curso de Auto maquiagem MÓDULO I Abordagem 1º Momento: Cuidados com a pele pré maquiagem 2º Momento: Preparação da pele 3º Momento: Preparação da sobrancelha 4º Momento: Preparação dos olhos

Leia mais

Apostila Oficina de penteados João Müller. Técnicas Avançadas: Penteados: Noivas, Coques, Tranças.

Apostila Oficina de penteados João Müller. Técnicas Avançadas: Penteados: Noivas, Coques, Tranças. Apostila Oficina de penteados João Müller Técnicas Avançadas: Penteados: Noivas, Coques, Tranças. Oficina penteados João Müller O primeiro passo para se iniciar um penteado e a conversa com a cliente.

Leia mais

ELEMENTOS DE COTAGEM (consultar a norma ABNT NBR 10126/1987). Incluem:

ELEMENTOS DE COTAGEM (consultar a norma ABNT NBR 10126/1987). Incluem: 16. COTAGEM ELEMENTOS DE COTAGEM (consultar a norma ABNT NBR 10126/1987). Incluem: - linha auxiliar (ou linha de chamada), linha de cota, limite da linha de cota e a cota. - as linhas auxiliares e as cotas

Leia mais

Reta Fronto-Horizontal: simultaneamente paralela ao PHA e PVS.

Reta Fronto-Horizontal: simultaneamente paralela ao PHA e PVS. 1 Geometria Descritiva 1 Aula 03/04 Retas e planos auxiliares - Prof. Luciano POSIÇÕES DE RETAS Os posicionamentos de reta são caracterizados pelo sentido horizontal, vertical e inclinado da reta em relação

Leia mais

APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA

APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA 1 GEOMETRIA MÉTRICA E ESPACIAL 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 SISTEMAS DE PROJEÇÃO Conforme o que foi exposto anteriormente, o estudo da Geometria Descritiva está

Leia mais

07/10/2013. AULA 03 Sistemas de projeção. Sobre a Geometria Descritiva (GD):

07/10/2013. AULA 03 Sistemas de projeção. Sobre a Geometria Descritiva (GD): 1 2 Sobre a Geometria Descritiva (GD): Enquanto a Perspectiva mostra os objetos como parecem ser à nossa vista, em três dimensões, a Geometria Descritiva possibilita a representação dos objetos como eles

Leia mais

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas.

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas. ANEXOS Anexo ao documento orientador do MS 2018 1 Tabelas de referência; 2 - Fichas Técnicas explicativas das provas. 2 Tabela de Referência Mega Sprinter (40 metros) FEMININO MASCULINO INFANTIS A INFANTIS

Leia mais

Perspectiva. Perspectiva Isométrica. Fonte: Miceli, Perspectiva Cavaleira. Fonte: Miceli, 2008.

Perspectiva. Perspectiva Isométrica. Fonte: Miceli, Perspectiva Cavaleira. Fonte: Miceli, 2008. Perspectiva De acordo com MICELI (2008) a Perspectiva é o método de representação gráfica dos objetos que apresenta sua forma no modo mais próximo como são vistos. É uma representação tridimensional que

Leia mais

Exercícios ESPELHOS PLANOS -1.

Exercícios ESPELHOS PLANOS -1. Exercícios ESPELHOS PLANOS -1. 1. Dois espelhos planos formam entre si um ângulo, encontre o valor desse ângulo. Sendo que são obtidas sete imagens de um objeto colocado entre eles. a) 10º b) 25º c) 30º

Leia mais

TUTORIAL FAZENDO CONSTRUÇÕES COM MATERIAIS SIMPLES E ACESSÍVEIS

TUTORIAL FAZENDO CONSTRUÇÕES COM MATERIAIS SIMPLES E ACESSÍVEIS TUTORIAL FAZENDO CONSTRUÇÕES COM MATERIAIS SIMPLES E ACESSÍVEIS Todos nós hobistas queremos que as nossas maquetes contenham cênicas com construções, galpões, industrias, estações, plataformas, centrais

Leia mais

O objetivo desta aula é apresentar os principais p tipos de perspectivas utilizados no desenho técnico e no desenho arquitetônico, destacando suas

O objetivo desta aula é apresentar os principais p tipos de perspectivas utilizados no desenho técnico e no desenho arquitetônico, destacando suas Perspectivas Prof. Cristiano Arbex Introdução O objetivo desta aula é apresentar os principais p tipos de perspectivas utilizados no desenho técnico e no desenho arquitetônico, destacando suas características

Leia mais

Prof. Regis de Castro Ferreira

Prof. Regis de Castro Ferreira 1. INTRODUÇÃO As perspectivas são utilizadas para termos uma visão geral em três dimensões do objeto auxiliando na compreensão e execução do mesmo. As perspectivas se dividem em: 2. PERSPECTIVAS BASEADAS

Leia mais

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Você já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras rasgos, chanfros

Leia mais

AULA 5 DESENHANDO ESCADAS E RAMPAS. Livro Didático - DA2 Pag 71 a 77

AULA 5 DESENHANDO ESCADAS E RAMPAS. Livro Didático - DA2 Pag 71 a 77 AULA 5 DESENHANDO ESCADAS E RAMPAS Livro Didático - DA2 Pag 71 a 77 ESCADA Referência desenho: Material didático - aula escada. Autor desconhecido. Representação de projetos de arquitetura NBR- 6492: REPRESENTAÇÃO

Leia mais

COMPONENTES MECÂNICOS

COMPONENTES MECÂNICOS CABOS DE AÇO Cabos são elementos de transmissão que suportam cargas (força de tração), deslocando-as nas posições horizontal, vertical ou inclinada. Os cabos são muito empregados em equipamentos de transporte

Leia mais

, Â. ,', - DIA DAS _..., Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R

, Â. ,', - DIA DAS _..., Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R ,.......,....... 4... Â...... 6, I,', - DIA DAS _..., \, edulj Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R APOSTILA Cartonagem Claudia Wada 2 AULA 1 - Quadro porta-retratos QUADRO GRANDE Base: 60 x 70 cm (1x)

Leia mais

Tutorial - Cogsworth. Nicolle Mussói Perico UFRGS. Computação Gráfica I. Professor Sergio dos Santos

Tutorial - Cogsworth. Nicolle Mussói Perico UFRGS. Computação Gráfica I. Professor Sergio dos Santos Tutorial - Cogsworth Nicolle Mussói Perico UFRGS Computação Gráfica I Professor Sergio dos Santos Introdução: tutorial de elaboração do personagem Cogsworth, feito no software Rhinoceros 5. No Rhinoceros,

Leia mais

AULA 4 DESENHANDO ESCADAS

AULA 4 DESENHANDO ESCADAS AULA 4 DESENHANDO ESCADAS Referência desenho: Material didático - aula escada. Autor desconhecido. Representação de projetos de arquitetura NBR- 649: REPRESENTAÇÃO DE ELEMENTOS CONSTRUTIVOS : Equipamentos

Leia mais

TUDO SOBRE SOBRANCELHAS

TUDO SOBRE SOBRANCELHAS SOBRANCELHA TUDO SOBRE SOBRANCELHAS Henna vale a pena? A henna não é aconselhável para quem não tem nada de sobrancelha: funciona para as mais claras, desde que tenha alguma coisa de pelo. Não é indicado

Leia mais

você sabe fazer um exame de eletroencefalograma?

você sabe fazer um exame de eletroencefalograma? Guia para técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos: você sabe fazer um exame de eletroencefalograma? Existem procedimentos que devem ser considerados ao fazer uso dos eletrodos, e você precisa conhecer

Leia mais

1 Geometria Descritiva 1 Aula 03/04 Fundamentos da GD - Prof. Luciano PLANOS E VERDADEIRAS GRANDEZAS

1 Geometria Descritiva 1 Aula 03/04 Fundamentos da GD - Prof. Luciano PLANOS E VERDADEIRAS GRANDEZAS 1 Geometria Descritiva 1 Aula 03/04 Fundamentos da GD - Prof. Luciano PLANOS E VERDADEIRAS GRANDEZAS O principal objetivo da visualização dos planos auxiliares é determinar as verdadeiras grandezas das

Leia mais

Atividades de Geometria com o Geoplano

Atividades de Geometria com o Geoplano Atividades de Geometria com o Geoplano Introdução A palavra Geoplano vem do inglês geoboard onde geo vem de geometria e board de plano, tábua ou tabuleiro, ou ainda superfície plana. O Geoplano foi inventado

Leia mais

Cortes Cabelo de. técnicas e modelagem. Rodrigo cintra. all tasks. Revisor técnico. hairstylist. tradução

Cortes Cabelo de. técnicas e modelagem. Rodrigo cintra. all tasks. Revisor técnico. hairstylist. tradução Cortes Cabelo de técnicas e modelagem Revisor técnico Rodrigo cintra hairstylist tradução all tasks Sumário PARTE 1 CORTES DE CABELO FEMININOS 2 6 10 13 16 19 22 25 29 32 35 38 42 46 50 53 56 60 63 66

Leia mais

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos A U A UL LA Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Você já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras

Leia mais

As cerdas sintéticas em formato afinado, permitem a definição e preenchimento perfeito dos lábios, seja na aplicação de gloss ou batom.

As cerdas sintéticas em formato afinado, permitem a definição e preenchimento perfeito dos lábios, seja na aplicação de gloss ou batom. As cerdas sintéticas em formato afinado, permitem a definição e preenchimento perfeito dos lábios, seja na aplicação de gloss ou batom. Cód: 13981 As cerdas curtas e firmes são compostas por material sintético

Leia mais

Construindo o Interferômetro de Michelson-Morley

Construindo o Interferômetro de Michelson-Morley UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Construindo o Interferômetro de Michelson-Morley

Leia mais

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo Disciplina GEOMETRIA DESCRITIVA APLICADA A ARQUITETURA 1 Aula 8: Revisão Geral Exercícios Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Revisão PLANOS Um plano pode ser determinado

Leia mais

AULA 3 DESENHO ORTOGRÁFICO

AULA 3 DESENHO ORTOGRÁFICO DESENHO PROJETIVO O DESENHO TÉCNICO É UM DESENHO PROJETIVO E SUAS PROJEÇÕES SÃO ORTOGONAIS. AULA DESENHO ORTOGRÁFICO AS PROJEÇÕES RESULTANTES SÃO CONSTITUÍDAS DE FIGURAS IGUAIS. Profa. Dra. KELLY JOHANA

Leia mais

Perspectiva / / Perspectiva Isométrica. Fonte: Miceli, Perspectiva Cavaleira. Fonte: Miceli, 2008.

Perspectiva / / Perspectiva Isométrica. Fonte: Miceli, Perspectiva Cavaleira. Fonte: Miceli, 2008. Perspectiva De acordo com MICELI (2008) a Perspectiva é o método de representação gráfica dos objetos que apresenta sua forma no modo mais próximo como são vistos. É uma representação tridimensional que

Leia mais

UNIK ONE NEW WORLD COSMÉTICOS

UNIK ONE NEW WORLD COSMÉTICOS UNIK ONE KIT REDUTOR DE VOLUME MATIZADORA UNIK ONE Sem formol Para loiros Brilho Intenso Maciez Redução de volume N E W W O R L D C O S M É T I C O S SHAMPOO ANTI-RESÍDUO PORQUE SHAMPOO ANTI- RESÍDUO?

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Desenho Técnico Engenharia da Computação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio

Leia mais

Definições e Instrumentos

Definições e Instrumentos Prof. Dr. João Paulo Bestete de Oliveira INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Campus Ibatiba Curso: Engenharia Ambiental Disciplina: Expressão Gráfica Definições e Instrumentos O que é desenho? O desenho

Leia mais

Alvenaria de Vedação. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria

Alvenaria de Vedação. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Alvenaria de Vedação Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Considerações Gerais Alvenaria, pelo dicionário da língua portuguesa, é a arte ou ofício de pedreiro ou alvanel, ou ainda, obra composta

Leia mais

JAQUETA FEMININA COM FIBRA JAQUETA FEMININA ALGODÃO

JAQUETA FEMININA COM FIBRA JAQUETA FEMININA ALGODÃO JAQUETA FEMININA COM FIBRA JAQUETA FEMININA ALGODÃO Jaqueta feminina com fibra: peça executada com camada de fibra forro, fechamento com zíper destacável na cor da peça aplicado em todo comprimento da

Leia mais

Tudo Sobre Agulhas. Tudo Sobre Agulhas

Tudo Sobre Agulhas. Tudo Sobre Agulhas Tudo Sobre Agulhas Os sistemas de agulhas podem ser adotados em situações como o uso de tecidos específicos, novo maquinário ou aumento da velocidade da máquina. Um guia sobre agulhas de máquinas de costura.

Leia mais

VI. Audiodescrição do livro - Notas proêmias: Acessibilidade comunicacional para produções culturais

VI. Audiodescrição do livro - Notas proêmias: Acessibilidade comunicacional para produções culturais http://www.bengalalegal.com/ http://saci.org.br/ http://www.vezdavoz.com.br/site/index.php http://www.acessibilidadelegal.com/ http://www.vercompalavras.com.br/livro http://www.ines.gov.br/default.aspx

Leia mais

Biscoitos divertidos: eventos infantis

Biscoitos divertidos: eventos infantis Biscoitos divertidos: eventos infantis com Yuri O. Vilella Olá, Internauta! Preparamos este material exclusivamente para você. Nele encontramos a lista de receitas do curso de Biscoitos divertidos: eventos

Leia mais

Perspectiva Cônica. Vaz, Rossi PROCESSO DAS 3 ESCALAS. Tutorial - Prisma. Prismas Exercícios Propostos. Tutorial - Prisma

Perspectiva Cônica. Vaz, Rossi PROCESSO DAS 3 ESCALAS. Tutorial - Prisma. Prismas Exercícios Propostos. Tutorial - Prisma Índice Construir a perspectiva cônica do prisma reto de base retangular apoiado no Plano Horizontal de Projeção (PHP). Dados: Base do prisma (ABCD) AB = 20mm AD = 30mm Altura do prisma = 25mm L.H. = 15mm

Leia mais

Alongamento capilar: técnicas avançadas. com Mirian Nazaret

Alongamento capilar: técnicas avançadas. com Mirian Nazaret Alongamento capilar: técnicas avançadas com Mirian Nazaret Alongamento capilar: técnicas avançadas 2 Olá internauta, Muitas mulheres desejam ter um cabelo volumoso, já que isto não é realidade para a maioria

Leia mais

D e s e n h o T é c n i c o

D e s e n h o T é c n i c o AULA 2 VIII. ESCALAS NBR 8196 refere-se ao emprego de escalas no desenho. A escala de um desenho é a relação entre as dimensões do mesmo e as dimensões da peça real que está sendo representada. Assim,

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV

DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV 1. DEFINIÇÕES Desenho Geométrico é a "expressão gráfica da forma, considerando-se as propriedades relativas à sua extensão, ou seja, suas dimensões" (REIS, p.08) Existem três

Leia mais

Mary Kay apresenta sua nova coleção de Pincéis

Mary Kay apresenta sua nova coleção de Pincéis Mary Kay apresenta sua nova coleção de Pincéis São aplicadores profissionais e customizados para cada produto e aplicação O uso de pincéis faz toda a diferença na hora de colocar em prática aqueles truques

Leia mais

AULA 03 I GD: Ponto e Reta

AULA 03 I GD: Ponto e Reta AULA 03 I GD: Ponto e Reta Universidade Federal de Juiz de Fora I Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Profa. Dra. Juliane Figueiredo Fonseca I Representação Manual Técnica 1 01 OBJETIVOS Abordar o conteúdo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA PROF. ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES GEOMETRIA NO ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA PROF. ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES GEOMETRIA NO ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA PROF. ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES GEOMETRIA NO ENSINO Representações Geométricas Uma das formas de comunicação

Leia mais

Tutorial Capacete Alphonse Elric

Tutorial Capacete Alphonse Elric Tutorial Capacete Alphonse Elric - personagem de FullMetal Alchemist - 1. Abra um novo arquivo com o templatecentimeter.3dm; 2. Clique com o botão direito do mouse em cima da aba front e selecione Background

Leia mais

PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO BELEZA

PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO BELEZA PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO BELEZA Senac Rondônia APRESENTAÇÃO A concepção educacional do Senac visa atender à missão de "Educar para o trabalho em atividades do Comércio de Bens,

Leia mais

Perspectiva isométrica e projeção ortográfica

Perspectiva isométrica e projeção ortográfica Perspectiva isométrica e projeção ortográfica UTFPR-CM Engenharia Eletrônica LT31B 1. Perspectiva isomética Perspectiva: representa graficamente as três dimensões de um objeto em um único plano, de maneira

Leia mais