ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS PARA SECAGEM DE GRÃOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS PARA SECAGEM DE GRÃOS"

Transcrição

1 ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS PARA SECAGEM DE GRÃOS Frederico Miura 1, Marilin Mariano dos Santos 2, Hirdan Katarina de Medeiros Costa 3, Edmilson Moutinho dos Santos 4 Resumo 1 Aluno especial de mestrado do programa de Pós-Graduação do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (PPGE/USP) (fredmiura@gmail.com) 2 Instituto Mauá de Tecnologia 3 Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (PPGE/USP) 4 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo O Brasil ocupa posição de destaque no ranking mundial em função da grande produção de grãos. A expectativa para a safra nacional no período 2014/2015 é a colheita de 209,5 milhões de toneladas. Todavia, a ineficiência da infraestrutura e tecnologia das instalações de secagem e armazenamento de grãos, implica nos altos níveis de perdas observados nas operações de pós-colheita. A utilização da lenha em larga escala para secagem de grãos e a não otimização dos sistemas de combustão desse energético estão, em parte, associados às perdas de qualidade dos grãos. Adicionalmente, existe a possibilidade da utilização de parte dos resíduos gerados no processo de produção agrícola para geração de biogás. Este artigo tem como objetivo analisar as oportunidades tecnológicas para uso de sistemas a GLP e sistemas híbridos a biogás, gerado a partir da biodigestão anaeróbica de resíduos agrícolas, para secagem de grãos em substituição à lenha, possibilitando melhor controle do processo de secagem e, consequentemente, redução das perdas associadas à falta de controle da qualidade desse processo. Palavras-chave: GLP, Biogás, Secagem, Grãos. Abstract Brazil occupies a prominent position in the world due to his large grain production. The expectation for the national harvest in the period of 2014/2015 is the production of million tons. However, the inefficiency of the infrastructure and technology of installations for drying and storage grains, implies the high levels of loss in the postharvest operations. The use of wood in large scale during the drying process and the

2 non-optimization of the combustion systems, are in part associated with the grain quality loss. Additionally, there is the possibility to use part of the crop residues for biogas production. This article aims to analyze the technological opportunities for drying grain instead of wood, like LPG systems and hybrid systems with LPG and biogas, generated from the anaerobic digestion of crop residues, allowing better control of the drying process and, consequently, reducing the losses associated with lack of control of this process. Keywords: LPG, Biogas, Drying, Grains. 1. INTRODUÇÃO No Brasil, estima-se que as perdas na fase de pós-colheita de grãos, composta pelas operações de manuseio, limpeza, secagem, armazenamento, transporte, processamento e distribuição, representem cerca de 10% a 15% do total produzido (FERRARI FILHO, 2011). No período de armazenamento podem ocorrer perdas quantitativas e qualitativas, associadas ao ataque de insetos, roedores e à proliferação de fungos, alterando as características originais do produto, tais como valor nutritivo, propriedades organolépticas, contaminação por microtoxinas, etc. Dessa forma, torna-se necessário a aplicação correta dos processos que antecedem o armazenamento, em especial ao processo de secagem de grãos (OLIVEIRA, 2008). Dentre esses processos, a secagem é responsável por reduzir o teor de umidade dos grãos até os limites estabelecidos para a conservação segura, de modo a garantir as propriedades originais e permitir o armazenamento por períodos maiores de tempo. Para o processo de secagem, é comum o uso da lenha em larga escala. Contudo, o uso desse energético ocasiona perdas de qualidade dos grãos. Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar as oportunidades tecnológicas para uso de sistemas a gás liquefeito de petróleo (GLP) e sistemas híbridos a biogás, gerado a partir da biodigestão anaeróbica de resíduos agrícolas, para secagem de grãos em substituição à lenha, possibilitando melhor controle do processo de secagem e, consequentemente, redução das perdas associadas à falta de controle da qualidade desse processo.

3 Para tanto, o tópico 2 descreve o consumo de energia utilizado na secagem de grãos, com destaque para lenha, GLP e biogás. O item 3 traz uma comparação entre esses combustíveis. 2. CONSUMO ENERGÉTICO NA SECAGEM DE GRÃOS Estima-se que de 20% a 30% da produção nacional de grãos é seca artificialmente, o restante da produção é seca de forma natural, permanecendo na lavoura até atingir a umidade requerida para armazenamento, uma vez que a maior parte da produção brasileira de grãos é proveniente de pequenos e médios produtores, que carecem de capital para investimento em infraestruturas de secagem (EMBRAPA, 2011). A secagem artificial consiste no uso de secadores, compostos por sistema de aquecimento do ar ambiente, na maioria dos casos a partir da queima de combustível em fornalhas, sendo a lenha o mais utilizado, conforme ilustrado na Figura 1. Figura 1. Secador de torre e seus componentes básicos (EMBRAPA, 2011). Segundo Puzzi (1986), para sistemas de secagem em altas temperaturas, a temperatura do ar de secagem ocorre em função do tipo de grão, variando de 55 a 65 C, para arroz, até faixas mais elevadas de 100 a 110 C, para soja e trigo. Entretanto, torna-se importante o controle da temperatura da massa do grão para que a temperatura não ultrapasse a faixa de 40 a 60 C, de acordo com o tipo e a destinação final. O excesso de calor ocasiona a degradação do produto, resultando na quebra do grão e perda da qualidade (KOLLING, 2012).

4 A observação de Puzzi (1986) chama a atenção para a necessidade de controle do processo de secagem, tendo em vista a estreita faixa de controle de temperatura para que não se tenha a perda de qualidade do grão seco. A lenha é objeto de estudo por ser, atualmente, a mais utilizada, enquanto o GLP foi definido como alternativa, por ser um combustível cujos sistemas de combustão propiciam maior controle e facilidade de transporte e armazenamento Lenha Segundo dados do setor agropecuário fornecidos pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE, 2015), o óleo diesel é o principal energético do setor, representando 55% da matriz, utilizado basicamente para movimentação de máquinas e transporte. Em segundo lugar está a lenha, utilizada principalmente para aquecimento, correspondendo a 24% do consumo total desse setor. Em terceiro lugar encontra-se a eletricidade com 20% de representatividade. Os demais energéticos, tais como os óleos combustíveis, carvão vegetal, etanol e GLP, representam juntos menos de 0,5% do consumo energético. A Figura 2 apresenta a evolução do consumo de energéticos no setor agropecuário desde a década de A lenha, apesar de ser o combustível mais utilizado nos processos de secagem de grãos, apresenta desvantagens por resultar em combustão descontínua e irregular, por possibilitar a formação de fuligem, por demandar mão de obra de forma intensiva e por necessitar de grandes áreas para cultivo de florestas, além de ter menor eficiência de combustão, quando comparada aos combustíveis gasosos (EMBRAPA, 2009). 80% 60% 40% 20% 0% Óleo diesel Lenha Eletricidade Óleo combustível Outros Figura 2. Consumo energético no setor agropecuário (BEN, 2015).

5 2.2. GLP Na década de 1970, os subsídios nos preços dos combustíveis fósseis, como GLP e óleo diesel, viabilizaram o uso desses combustíveis para secagem de grãos. Entretanto, em 1980, com a crise do petróleo, o Conselho Nacional de Petróleo proibiu o uso de derivados de petróleo para secagem de grãos. Com isso, o setor agrícola, na busca de alternativas energéticas, introduziu a queima de lenha e resíduos agrícolas em substituição aos derivados de petróleo. Na década de 1990, o uso do GLP para secagem de produtos agrícolas voltou a ser liberado. Dentre as vantagens da queima de GLP nos processos de secagem, destacam-se a queima limpa, possibilidade de automação do sistema, com redução expressiva da mão-deobra, controle absoluto de temperatura, diminuição do tempo de secagem e aumento da qualidade final do produto seco. Devido à grande capilaridade de distribuição, resultante das facilidades de transporte e armazenamento (botijões, cilindros transportáveis e tanques estacionários), o GLP é uma alternativa para a aplicação de combustível gasoso nos processos de secagens de grãos no setor agrícola, uma vez que, devido à restrita malha de gasodutos brasileira, em sua grande maioria localizada na costa litorânea, o gás natural possui baixa utilização no setor agropecuário Biogás a partir da utilização de resíduos agrícolas Além do uso da lenha e do GLP, existe a possibilidade da utilização de parte dos resíduos gerados no processo de produção agrícola para geração de biogás e aplicação deste energético nos processos de secagem. Os resíduos agrícolas são caracterizados como o material resultante da colheita de culturas, tais como as palhas de milho e arroz. O uso desse material para geração de biogás é uma medida de aproveitamento energético, seja para a geração de calor, seja para a geração de energia elétrica em motores. Segundo Passini et al. (2014) o biogás é produzido por meio da decomposição da matéria orgânica pela ação microbiológica em ambiente anaeróbico. O volume de biogás gerado depende de diversos fatores, entre eles estão a temperatura, ph, as propriedades do substrato e da tecnologia de biodigestão empregada.

6 A retirada dos resíduos agrícolas da área de cultivo deve ser realizada de maneira racional, pois quando permanecem no campo contribuem para a proteção e recomposição do solo. A Tabela 1 apresenta o percentual recomendado de retirada e o potencial de aproveitamento de resíduo por tonelada de grãos produzida. Tabela 1. Potencial de geração e aproveitamento de resíduos agrícolas (EPE, 2014). Produção de Potencial de Potencial de Cultura Resíduo Gerado Resíduo (tbs/t) 1 Aproveitamento Aproveitamento (tbs/t) Arroz Palha 1,55 40% 0,62 Milho Palha 1,68 40% 0,67 Soja Palha 2,30 30% 0,69 Trigo Palha 2,90 40% 1,16 Para o uso efetivo dos potenciais técnicos apresentados, há a necessidade de intenso gasto energético em campo com o consumo de óleo diesel em maquinários para colheita dos resíduos deixados em campo e transporte até as instalações de biodigestão (EPE, 2014). Algumas regiões demandantes por lenha já vêm sofrendo a sua escassez, sendo observado o grande movimento das cooperativas e produtores para plantio de florestas energéticas. Tendo em vista a escassez de lenha em algumas áreas produtoras de grãos e as facilidades no transporte, armazenamento e benefícios da queima do GLP nos processos de secagem, verifica-se a grande oportunidade de expansão do mercado para o uso desse combustível no setor agrícola. Em vista do cenário atual, o item 3 detalha o uso da lenha e do GLP, ressaltando que no último caso, o uso do biogás pode ser utilizado como fonte complementar ao GLP. 3. ANÁLISE COMPARATIVA DO USO DA LENHA E DO GLP O consumo específico térmico em processos de secagem é definido como a quantidade de energia necessária para remover uma unidade de massa de água. Por sua vez, a composição do consumo energético global é a soma da energia elétrica, para acionamento de ventiladores e transportadores, com a energia térmica, originária da queima do combustível para aquecimento do ar de secagem. 1 tbs - tonelada de resíduo em base seca.

7 De acordo com Lopes et al. (2008), para avaliação dos custos e eficiência dos processos pós-colheita é necessária a avaliação do desempenho do processo de secagem. Para tanto, é mandatório o conhecimento da distribuição dos fluxos de energia que estão envolvidos nesse processo. Reinato et al. (2002), através de testes em secador do tipo rotativo, determinaram o consumo energético para a secagem de café utilizando lenha e GLP. Foi verificado que as variações na temperatura do ar de secagem dos testes que utilizaram lenha foram maiores quando utilizado o GLP. Também, foi constatado maior rendimento do processo com a queima de GLP. Cardoso Sobrinho et al. (2001) avaliaram o processo de secagem de café em secadores horizontais e verticais com queima de lenha e GLP. Observaram nos testes com GLP menor consumo específico térmico e maior velocidade de secagem dos grãos. Ribeiro e Vicari (2005) avaliaram a viabilidade econômica para secagem de milho com GLP em substituição à lenha em uma unidade receptora de uma cooperativa. A secagem a GLP permitiu a automação total do processo com menor uso de mão-de-obra, enquanto que na secagem à lenha foi requerido maior número de funcionários para transporte do combustível e alimentação da fornalha. Nos testes do sistema com gás foi possível processar um volume de grãos 50% maior do que a operação à lenha. A Tabela 2 compara o consumo energético nos testes realizados com queima de GLP e lenha obtidos na literatura. Tabela 2. Comparação do consumo energético em testes de secagem de grãos com combustão de lenha e GLP. Parâmetros Unidade Resultado dos testes Produto - Café 1 Café 2 Milho 3 Café 1 Café 2 Milho 3 Combustível - Lenha Lenha Lenha GLP GLP GLP Umidade inicial % b.u. 26,67 38,00 19,85 21,97 46,00 19,60 Umidade final % b.u. 11,46 13,00 14,43 11,73 18,00 13,57 Tempo de secagem horas 30,00 52,00 23,50 14,08 46,00 31,00 Massa grão alimentada t 6,60 7,54 645,5 6,03 9, Água removida kg Consumo de combustível t 1,75 2,25 21,36 0,11 0,34 9,50 PCI do combustível kcal/kg Consumo térmico Gcal 4,03 7,02 49,13 1,26 3,88 109,25 Consumo específico kcal/kgágua

8 1 Reinato et al. (2002) 2 Cardoso Sobrinho et al (2001) 3 Ribeiro e Vicari (2005) Verifica-se que em todos os testes realizados, do ponto de vista do consumo específico térmico, a utilização do GLP foi a que apresentou maior eficiência em comparação à lenha para o mesmo tipo de grão, justificada pela maior estabilidade durante a queima de GLP e maior controlabilidade do sistema de combustão. Portanto, os dados obtidos na literatura demonstram que o uso do GLP é mais vantajoso que a lenha do ponto de vista energético Biogás como fonte complementar A composição típica do biogás pode variar de 55% a 70% de metano, 30% a 45% de dióxido de carbono, e pode conter traços sulfeto de hidrogênio. O poder calorífico do biogás é proporcional ao teor de metano em sua composição. O poder calorífico inferior (PCI) do biogás varia de a kcal/m³ (EPE, 2014). Tendo em vista as propriedades do biogás, são esperados os mesmos ganhos de eficiência verificados com o uso do GLP nos processos de secagem de grãos. Desse modo, a utilização do biogás como fonte complementar ao GLP, por meio de um sistema híbrido, projetado para queima dedicada e complementar de biogás e GLP, em substituição à lenha, possibilitam melhor controle do processo de secagem. A proposta da utilização de sistemas híbridos é justificada pelos diversos fatores que influenciam na disponibilidade dos resíduos resultantes das operações de colheita, trazendo maior confiabilidade energética para o processo, dada a eventual indisponibilidade da coleta e na quantidade necessária de resíduos para a geração do biogás. 4. CONCLUSÃO Conforme a revisão da literatura, os benefícios da utilização do GLP e demais combustíveis gasosos nos processos de secagem de grãos são evidentes no ganho de eficiência e controle da qualidade final do produto. A substituição da lenha por combustíveis gasosos tais com o GLP e o biogás pode reduzir nos altos níveis de perdas das operações de pós-colheita de grãos, sobretudo no período de armazenamento.

9 Verifica-se o grande potencial para utilização dos resíduos agrícolas para a geração de biogás. Porém, a sua disponibilidade varia principalmente em função das intempéries climáticas, do manejo e do tipo da cultura. Vale ressaltar que a recomendação de deixar parte dos resíduos no campo para proteção e recomposição do solo reduz o potencial de aproveitamento, e a necessidade de colheita e de transporte dos resíduos deixados em campo, o que aumenta o custo global da operação de pós-colheita. Todos esses fatores corroboram para utilização de sistemas híbridos a biogás para secagem de grãos, onde o GLP tem o papel de assegurar a disponibilidade energética do processo. 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CARDOSO SOBRINHO, J.; SILVA, J. N. da; LACERDA FILHO, A. F. de; SILVA, J. S. e; CORRÊA, P. C. Avaliação de sistemas de secagem de café com aquecimento do ar em vapor de água, lenha de eucalipto e gás liquefeito de petróleo. Revista Brasileira de Armazenamento, Viçosa, n. 3, CONAB Companhia Nacional de abastecimento. Safra Brasileira de Grãos 2014/ º Levantamento da CONAB, Agosto, EMBRAPA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Embrapa Milho e Sorgo, Sistema de Produção, Versão Eletrônica, 7ª edição Disponível em: < acessado em 20/08/2015. EMBRAPA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Embrapa Milho e Sorgo, Sistema de Produção, Versão Eletrônica, 5ª edição, Disponível em: < acessado em 20/08/2015. EPE Empresa de Pesquisa Energética. Nota Técnica DEA 15/14 Inventário Energético de Resíduos Rurais. Rio de Janeiro, FERRARI FILHO, E. Métodos e temperaturas de secagem sobre a qualidade físicoquímica e microbiológica de grãos de milho no armazenamento, tese de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

10 KOLLING E. M., TROGELLO E., MODOLO A. J. Perdas econômicas vinculadas às etapas de beneficiamento de milho e trigo. Nota Técnica Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, LOPES, R. P.; SILVA, J. S.; MAGALHÃES, E. A.; SILVA, J. N. Energia no préprocessamento de produtos agrícolas. Secagem e armazenagem de produtos agrícolas, 2ª. Edição. Viçosa MG: Universidade Federal de Viçosa, MME, Ministério de Minas e Energia, Balanço Energético Nacional 2015, OLIVEIRA M. Temperatura na secagem e condições de armazenamento sobre propriedades da soja para consumo e produção de biodiesel, tese de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, PASSINI, A.F.C.; BENSO, M.; ZENI, C.; MANFIO, J.; CHINAZZO, I. B.; NECKEL, A. Proposta de uso de alternativas energéticas em cooperativa de beneficiamento de grãos. Tecnologias limpas e renováveis: novos pensamentos. 1ª edição. Passo Fundo, PUZZI, D. Abastecimento e armazenagem de grãos. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, REINATO, C. H. R.; VILELA, E. R.; CARVALHO, F. M.; MEIRELES, E. de P. Consumo de energia e custo de secagem de café cereja em propriedades agrícolas do Sul de Minas Gerais. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v.6, n.1, RIBEIRO, I.; VICARI, C. C. Análise de viabilidade econômica para secagem de milho com gás liquefeito de petróleo. Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste, 2005.

Utilização do sabugo de milho como fonte energética no processo de secagem

Utilização do sabugo de milho como fonte energética no processo de secagem Utilização do sabugo de milho como fonte energética no processo de secagem Joselei Bortoletto 1, Adriano Divino Lima Afonso 2, Gustavo Veloso 3, Helton Aparecido Rosa 3 24 1 Especialista em Qualidade de

Leia mais

Secagem de Grãos de Arroz em Distintas Temperaturas e Utilizando Lenha com Diferentes Teores de Água

Secagem de Grãos de Arroz em Distintas Temperaturas e Utilizando Lenha com Diferentes Teores de Água Secagem de Grãos de Arroz em Distintas Temperaturas e Utilizando Lenha com Diferentes Teores de Água 51 Maurício Albertoni Scariot 1, Gustavo Campos Soares 2, Rafael Stefanhak Barok 1, Betania Longaray

Leia mais

Exemplos Práticos de Aplicação da Energia Fotovoltaica no meio Rural Curso Energias Renováveis 02 a 06 de outubro de 2017 Concórdia/SC

Exemplos Práticos de Aplicação da Energia Fotovoltaica no meio Rural Curso Energias Renováveis 02 a 06 de outubro de 2017 Concórdia/SC Exemplos Práticos de Aplicação da Energia Fotovoltaica no meio Rural Curso Energias Renováveis 02 a 06 de outubro de 2017 Concórdia/SC Matias Felipe E. Kraemer Eng. Agrônomo - Me. Desenvolvimento Rural

Leia mais

Bioetanol e Cogeração. Fontes alternativas de energia - Bioetanol e Cogeração 1

Bioetanol e Cogeração. Fontes alternativas de energia - Bioetanol e Cogeração 1 Bioetanol e Cogeração Fontes alternativas de energia - Bioetanol e Cogeração 1 Bioetanol - Cenário Fontes alternativas de energia - Bioetanol e Cogeração 2 Bioetanol - Cenário Uma importante alternativa

Leia mais

Eficiência no Processo de Secagem de Sementes em Cooperativa Agroindustrial na Região do Planalto Paranaense

Eficiência no Processo de Secagem de Sementes em Cooperativa Agroindustrial na Região do Planalto Paranaense Eficiência no Processo de Secagem de Sementes em Cooperativa Agroindustrial na Região do Planalto Paranaense 134 Rayane Vendrame da Silva¹, Gislaine Silva Pereira¹, Adriano Divino Lima Afonso², Dayani

Leia mais

Potencial da biomassa florestal para produção de energia térmica

Potencial da biomassa florestal para produção de energia térmica Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Florestal Potencial da biomassa florestal para produção de energia térmica Marcos Antonio da Silva Miranda Orientador:

Leia mais

ARROZ. Benefícios proporcionados pela Uniformidade de Secagem

ARROZ. Benefícios proporcionados pela Uniformidade de Secagem ARROZ Benefícios proporcionados pela Uniformidade de Secagem Arroz Mercado Global TOP 10 Maiores Produtores de Arroz 2015/2016 (mil toneladas arroz beneficiado) 1 China 145770 30,9% 2 India 104408 22,1%

Leia mais

BASES CONCEITUAIS DA ENERGIA. Pedro C. R. Rossi UFABC

BASES CONCEITUAIS DA ENERGIA. Pedro C. R. Rossi UFABC BASES CONCEITUAIS DA ENERGIA Pedro C. R. Rossi (pedro.rossi@ufabc.edu.br) Fontes de energia Principais fontes de energia disponíveis para a sociedade Fontes de energia Energia primária, energia de uso

Leia mais

Avaliação energética de um secador de grãos utilizando planilha eletrônica

Avaliação energética de um secador de grãos utilizando planilha eletrônica Avaliação energética de um secador de grãos utilizando planilha eletrônica Adriano Divino Lima Afonso 1, João Batista Guerra Júnior 2, Jefferson Luiz Gonçalves Silva 2 110 1 Professor adjunto na Universidade

Leia mais

Florestas Energéticas

Florestas Energéticas Florestas Energéticas 1-Introdução A utilização da lenha como forma de energia foi uma das primeiras alternativas utilizada pelo homem. Revolução Industrial: Ocorreu um avanço no uso da madeira empregada

Leia mais

USINA TERMOELÉTRICA...

USINA TERMOELÉTRICA... USINA TERMOELÉTRICA... Usina Termoelétrica: A usina termoelétrica é uma alternativa para a produção de energia elétrica para uso em geral, é principalmente utilizada no setor industrial. O QUE É UMA TERMOELÉTRICA?

Leia mais

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DO CAFÉ COMO COMBUSTÍVEIS EM FORNOS ROTATIVOS DE CALCINAÇÃO

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DO CAFÉ COMO COMBUSTÍVEIS EM FORNOS ROTATIVOS DE CALCINAÇÃO AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DO CAFÉ COMO COMBUSTÍVEIS EM FORNOS ROTATIVOS DE CALCINAÇÃO R. A. RODRIGUES 1, C. S. SALIM 1, L. G. F. PEREIRA 1, E. MORAES 1 e L. F. F. FARIA

Leia mais

Determinação da Quebra Técnica em uma Unidade Armazenadora Estudo de Caso

Determinação da Quebra Técnica em uma Unidade Armazenadora Estudo de Caso Determinação da Quebra Técnica em uma Unidade Armazenadora Estudo de Caso 123 Adriano Divino Lima Afonso¹, Gislaine Silva Pereira², Dayani Regina da Silva¹, Rayane Vendrame da Silva² RESUMO A diferença

Leia mais

Sistema de secagem a Baixas temperaturas Categoria Aplicações de Gás LP

Sistema de secagem a Baixas temperaturas Categoria Aplicações de Gás LP CIA ULTRAGAZ Sistema de secagem a Baixas temperaturas Categoria Aplicações de Gás LP Participantes: Cesar Nagumo Novas Aplicações - Ultragaz Denis Monteiro Novas Aplicações - Ultragaz Jonas Bordignon MM

Leia mais

Energia da Biomassa Células a combustível

Energia da Biomassa Células a combustível PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Aula de Fontes Energia da Biomassa Células a combustível slide 1 / 19 BIOMASSA Oleoginosas (palma, canola, girassol, dendê, mamona, etc) Esmagamento Óleos

Leia mais

Geração de Energia a partir do Biogás gerado por Resíduos Urbanos e Rurais. Potencial e Viabilidade Econômica

Geração de Energia a partir do Biogás gerado por Resíduos Urbanos e Rurais. Potencial e Viabilidade Econômica 5º Congresso Brasileiro sobre Eficiência Energética e Cogeração de Energia Geração de Energia a partir do Biogás gerado por Resíduos Urbanos e Rurais. Potencial e Viabilidade Econômica Profª Drª Suani

Leia mais

Briquetagem e Peletização de Resíduos Agrícolas e Florestais

Briquetagem e Peletização de Resíduos Agrícolas e Florestais Briquetagem e Peletização de Resíduos Agrícolas e Florestais Daniela Collares Briquetagem e Peletização As tecnologias de briquetagem e de peletização são capazes de transformar a biomassa na sua forma

Leia mais

Avaliação da queima de serragem em fornalha

Avaliação da queima de serragem em fornalha Avaliação da queima de serragem em fornalha Adriano Divino Lima Afonso 1, Helton Aparecido Rosa 2, Gustavo Veloso 2, Danilo Bonini de Souza 2, Cledemar Busnello 2 37 1 Eng. Agrícola, Prof. Doutor Departamento

Leia mais

Desenvolvimento de uma planilha eletrônica para avaliação energética de secadores de grãos

Desenvolvimento de uma planilha eletrônica para avaliação energética de secadores de grãos Desenvolvimento de uma planilha eletrônica para avaliação energética de secadores de grãos Adriano Divino Lima Afonso 1, João Batista Guerra Jr 2, Jefferson Luiz Gonçalves Silva 2 52 1 Professor Adjunto

Leia mais

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL. Prof.º: Carlos D Boa - geofísica

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL. Prof.º: Carlos D Boa - geofísica FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL Prof.º: Carlos D Boa - geofísica Introdução Biocombustíveis (Biodiesel, Etanol e Hidrogênio) Biogás Biomassa Energia Eólica Energia das Marés Energia Hidrelétrica Energia Solar

Leia mais

Construção de uma fornalha para a combustão de sólidos pulverulentos

Construção de uma fornalha para a combustão de sólidos pulverulentos Construção de uma fornalha para a combustão de sólidos pulverulentos Adriano Divino Lima Afonso 1, João Batista Guerra Júnior 2, Marcelo José da Silva 2 69 1 Professor Adjunto da Universidade Estadual

Leia mais

1 Lavouras. Cereais, leguminosas e oleaginosas. Área e Produção - Brasil 1980 a 2008

1 Lavouras. Cereais, leguminosas e oleaginosas. Área e Produção - Brasil 1980 a 2008 1 Lavouras 1.1 Produção de cereais, leguminosas e oleaginosas A quinta estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas 1, indica uma produção da ordem de 144,3 milhões de toneladas,

Leia mais

Aula 02 Fontes de energia primária, cadeia energética e hidrelétrica, eólica, nuclear e biomassa

Aula 02 Fontes de energia primária, cadeia energética e hidrelétrica, eólica, nuclear e biomassa BIJ-0207 Bases Conceituais da Energia Aula 02 Fontes de energia primária, cadeia energética e hidrelétrica, eólica, nuclear e biomassa Prof. João Moreira CECS - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências

Leia mais

Alternativas para o setor Energético

Alternativas para o setor Energético Companhia Energética de Minas Gerais CEMIG Alternativas para o setor Energético Viçosa, 27 de agosto de 2009 IV SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE RESÍDUOS I WORKSHOP INTERNACIONAL DE SUSTEMTABILIDADE ENERGÉTICA

Leia mais

Resumo. Introdução. Samuel Martin 1, Jadir Nogueira da Silva 2, Fabio Luiz Zanatta 3, Svetlana Fialho Soria Galvarro 4, Marcus Bochi da Silva Volk 3

Resumo. Introdução. Samuel Martin 1, Jadir Nogueira da Silva 2, Fabio Luiz Zanatta 3, Svetlana Fialho Soria Galvarro 4, Marcus Bochi da Silva Volk 3 Estudo do custo de secagem de café présecado em terreiro de concreto com posterior complementação em secador de fluxos concorrentes e contracorrentes desenvolvido Samuel Martin 1, Jadir Nogueira da Silva

Leia mais

Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Energia Energia Renovável e Geração Descentralizada de Energia Elétrica

Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Energia Energia Renovável e Geração Descentralizada de Energia Elétrica Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Energia Energia Renovável e Geração Descentralizada de Energia Elétrica Milton Flávio Marques Lautenschlager Subsecretário de Energias Renováveis 2013 Gás Natural

Leia mais

APROVEITAMENTO DO BIOGÁS GERADO EM ATERROS SANITÁRIOS

APROVEITAMENTO DO BIOGÁS GERADO EM ATERROS SANITÁRIOS Eficiência Energética e Energias Renováveis em Cidades Brasileiras APROVEITAMENTO DO BIOGÁS GERADO EM ATERROS SANITÁRIOS MSc. Vanessa Pecora Porto Alegre, 24 de setembro de 2009 Resíduos Urbanos e Agrícolas

Leia mais

Estudo do uso de carvão vegetal de resíduos de biomassa no sistema de aquecimento dos fornos de produção do clínquer de cimento portland.

Estudo do uso de carvão vegetal de resíduos de biomassa no sistema de aquecimento dos fornos de produção do clínquer de cimento portland. Estudo do uso de carvão vegetal de resíduos de biomassa no sistema de aquecimento dos fornos de produção do clínquer de cimento portland. Aluno: Bruno Damacena de Souza Orientador: Francisco José Moura

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICA DE PRODUÇÃO DE LENHA DE EUCALIPTO PARA SECAGEM DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

VIABILIDADE ECONÔMICA DE PRODUÇÃO DE LENHA DE EUCALIPTO PARA SECAGEM DE PRODUTOS AGRÍCOLAS VIABILIDADE ECONÔMICA DE PRODUÇÃO DE LENHA DE EUCALIPTO PARA SECAGEM DE PRODUTOS AGRÍCOLAS PAULO C. AFONSO JÚNIOR 1, DELLY OLIVEIRA FILHO 2, DOUGLAS R. COSTA 3 RESUMO: Este trabalho teve como principal

Leia mais

Prof. Delly Oliveira Filho Departamento de Engenharia Agrícola

Prof. Delly Oliveira Filho Departamento de Engenharia Agrícola Prof. Delly Oliveira Filho Departamento de Engenharia Agrícola Viçosa, MG, 27 de agosto de 2009 Matriz Energética Primária Brasileira No Brasil, 41% da oferta interna de energia provém de fontes renováveis,

Leia mais

Tratamento de Esgoto

Tratamento de Esgoto Geração de Energia a partir de Biogás s em Estações de Tratamento de Esgoto Suani Teixeira Coelho Recife, 19 de maio de 2010 Resíduos Urbanos e Agrícolas Briquetes Óleos Vegetais Cana-de-açúcar Carvão

Leia mais

Qualidade Tecnológica de Grãos de Arroz Secos com Distintas Temperaturas e Utilizando Lenha com Diferentes Teores de Água

Qualidade Tecnológica de Grãos de Arroz Secos com Distintas Temperaturas e Utilizando Lenha com Diferentes Teores de Água Qualidade Tecnológica de Grãos de Arroz Secos com Distintas Temperaturas e Utilizando Lenha com Diferentes Teores de Água 46 Maurício Albertoni Scariot 1, Gustavo Campos Soares 2, Fernando Fumagalli Miranda

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DOS INSUMOS E INFLUÊNCIA DA VENDA DOS SUB-PRODUTOS NO CUSTO DE PRODUÇÃO DO BIODIESEL. Danielle Magalhães Rochael 1

PARTICIPAÇÃO DOS INSUMOS E INFLUÊNCIA DA VENDA DOS SUB-PRODUTOS NO CUSTO DE PRODUÇÃO DO BIODIESEL. Danielle Magalhães Rochael 1 PARTICIPAÇÃO DOS INSUMOS E INFLUÊNCIA DA VENDA DOS SUB-PRODUTOS NO CUSTO DE PRODUÇÃO DO BIODIESEL Danielle Magalhães Rochael 1 Resumo Através da avaliação de dois processos nacionais de fabricação de biodiesel,

Leia mais

ENERGIA. Em busca da sustentabilidade

ENERGIA. Em busca da sustentabilidade ENERGIA Em busca da sustentabilidade Características de uma boa fonte de combustível i) Fornecer grande quantidade de energia por unidade de massa ou volume (Rendimento); ii) Facilmente disponível; iii)

Leia mais

É uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região.

É uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região. Matriz Energética? É uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região. A análise da matriz energética de um país,

Leia mais

CAMPUS DE BOTUCATU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ENERGIA NA AGRICULTURA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

CAMPUS DE BOTUCATU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ENERGIA NA AGRICULTURA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ENERGIA NA AGRICULTURA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DISCIPLINA: Análise Energética em Sistemas de Pré-processamento e Armazenamento de Grãos CURSO:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ENG370 Secagem e Armazenagem de Grãos

Programa Analítico de Disciplina ENG370 Secagem e Armazenagem de Grãos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Agrícola - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos -

Leia mais

Prof. Vital Pedro da Silva Paz

Prof. Vital Pedro da Silva Paz Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Ciência Agrárias, Ambientais e Biológicas Núcleo de Engenharia de Água e Solo Disciplina: CCA 039 - Irrigação e Drenagem Prof. Vital Pedro da Silva

Leia mais

Potencial para geração de energia a partir de resíduos agrossilvopastoris no Brasil

Potencial para geração de energia a partir de resíduos agrossilvopastoris no Brasil Potencial para geração de energia a partir de resíduos agrossilvopastoris no Brasil Diagnóstico dos Resíduos Orgânicos do Setor Agrossilvopastoril Relatório de Pesquisa Equipe: Vania Elisabete Schneider

Leia mais

Linha Economia Verde

Linha Economia Verde Linha Economia Verde QUEM SOMOS Instituição Financeira do Estado de São Paulo, regulada pelo Banco Central, com inicio de atividades dd em Março/2009 Instrumento t institucional i lde apoio à execução

Leia mais

Processamento da Energia de Biocombustíveis

Processamento da Energia de Biocombustíveis Processamento da Energia de Biocombustíveis Professor: Marcello Mezaroba Dr. Email: marcello.mezaroba@udesc.br Junho de 2016 Sumário I. Biomassa II. Cogeração de energia a partir de biocombustíveis III.

Leia mais

Estudo de Viabilidade Produção de Briquetes

Estudo de Viabilidade Produção de Briquetes FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA Estudo de Viabilidade Produção de Briquetes Autores: Antonio Sergio Pontarolli Berenice Los Cirlene Waceliko Daniel Sviercowski Ediclea

Leia mais

Avaliação do consumo e custos de GLP (gás liquefeito de petróleo) na secagem de grãos de soja (Glycine max (L.) Merr.) em duas alturas de camada

Avaliação do consumo e custos de GLP (gás liquefeito de petróleo) na secagem de grãos de soja (Glycine max (L.) Merr.) em duas alturas de camada Avaliação do consumo e custos de GLP (gás liquefeito de petróleo) na secagem de grãos de soja (Glycine max (L.) Merr.) em duas alturas de camada Edar Ferrari Filho 1, Rafael Gomes Dionello 2 57 Universidade

Leia mais

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA. Ano Safra 2017/2018

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA. Ano Safra 2017/2018 INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA Ano Safra 2017/2018 APRESENTAÇÃO Como estratégia de sua gestão de emissões e contribuição com o movimento global de combate às mudanças climáticas, a Jalles

Leia mais

Panorama da Produção de Biomassa Florestal Combustível

Panorama da Produção de Biomassa Florestal Combustível Universidade Federal de Viçosa Departamento de Engenharia Florestal Sociedade de Investigações Florestais Simpósio Bio.Combrasil 2016 FIESC, Florianópolis, 25/12/16 Panorama da Produção de Biomassa Florestal

Leia mais

Balanço Energético e Emissões de Gases de Efeito Estufa na Produção de Bioetanol da Cana-de-açúcar em comparação com outros Bio-combustíveis

Balanço Energético e Emissões de Gases de Efeito Estufa na Produção de Bioetanol da Cana-de-açúcar em comparação com outros Bio-combustíveis Balanço Energético e Emissões de Gases de Efeito Estufa na Produção de Bioetanol da Cana-de-açúcar em comparação com outros Bio-combustíveis Agrobiologia Seropédica, RJ Robert M. Boddey Embrapa Agrobiologia,

Leia mais

USO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS NA GERAÇÃO DE BIOGÁS PARA FINS DE APROVEITAMENTO ENERGÉTICO

USO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS NA GERAÇÃO DE BIOGÁS PARA FINS DE APROVEITAMENTO ENERGÉTICO USO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS NA GERAÇÃO DE BIOGÁS PARA FINS DE APROVEITAMENTO ENERGÉTICO Prof. Dr. Odorico Konrad Eng. Civil e Doutor em Eng. Ambiental e Sanitária Camila Hasan Eng. Ambiental e Mestranda

Leia mais

BIOMASSA. Florestas energéticas e resíduos urbanos, industriais e agrícolas são processados para produzir eletricidade

BIOMASSA. Florestas energéticas e resíduos urbanos, industriais e agrícolas são processados para produzir eletricidade POTENTE GERADORA DE ENERGIA Florestas energéticas e resíduos urbanos, industriais e agrícolas são processados para produzir eletricidade Usina experimental de cogeração em Martinho Campos (MG) No Brasil,

Leia mais

CREA-PR SEMINÁRIO GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

CREA-PR SEMINÁRIO GERAÇÃO DISTRIBUÍDA CREA-PR SEMINÁRIO GERAÇÃO DISTRIBUÍDA Central Termelétrica de Biomassa Alto Desempenho Apresentação Dennis C. Hamburger Outubro 2017 TÓPICOS Importância das Usinas Térmicas à Biomassa na matriz energética

Leia mais

Avaliação energética de um secador de grãos do tipo cavalete

Avaliação energética de um secador de grãos do tipo cavalete Avaliação energética de um secador de grãos do tipo cavalete Adriano Divino de Lima Afonso 1, Jefferson Luiz Gonçalves Silva 2, João Batista Guerra Júnior 2 94 1 Professor Adjunto na Universidade Estadual

Leia mais

-Logo após o ponto de maturidade fisiológica dos grãos, teoricamente, a colheita já pode ser realizada;

-Logo após o ponto de maturidade fisiológica dos grãos, teoricamente, a colheita já pode ser realizada; 7 - Secagem 1 7.1 - Introdução -Logo após o ponto de maturidade fisiológica dos grãos, teoricamente, a colheita já pode ser realizada; -Na prática isso não ocorre em função do alto teor de umidade nessa

Leia mais

48 CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA CURITIBA PR 29/06/04

48 CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA CURITIBA PR 29/06/04 48 CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA CURITIBA PR 29/06/04 2 OS BENEFÍCIOS DO GÁS NATURAL PARA A INDÚSTRIA CERÂMICA HUDSON BRITO 3 COMGÁS - Fundada em 28/08/1872 Segunda distribuidora mais antiga do Brasil

Leia mais

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL: OPORTUNIDADES DE CONHECIMENTO E VIABILIDADE PARA A INSTALAÇÃO DE BIODIGESTORES

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL: OPORTUNIDADES DE CONHECIMENTO E VIABILIDADE PARA A INSTALAÇÃO DE BIODIGESTORES PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL: OPORTUNIDADES DE CONHECIMENTO E VIABILIDADE PARA A INSTALAÇÃO DE BIODIGESTORES LEANDRO M. AGUIAR JOSÉ EDSON MENDES 2012 - ORGANIZAÇÃO BASE DE INFORMAÇÕES - Política Nacional Problemática

Leia mais

Fontes renováveis e não-renováveis de energia. Amanda Vieira dos Santos Giovanni Souza

Fontes renováveis e não-renováveis de energia. Amanda Vieira dos Santos Giovanni Souza Fontes renováveis e não-renováveis de energia Amanda Vieira dos Santos 8941710 Giovanni Souza - 9021003 Fontes renováveis e não-renováveis de energia Usos para a energia: Com o avanço tecnológico passamos

Leia mais

Aproveitamento da Palha de Cana de Açúcar Planta CTC Palha Flex

Aproveitamento da Palha de Cana de Açúcar Planta CTC Palha Flex Aproveitamento da Palha de Cana de Açúcar Planta CTC Palha Flex 16 SBA Seminário Brasileiro Agroindustrial A Usina da Recuperação Francisco Linero Ribeirão Preto 29 de outubro de 2015 Agenda Recuperação

Leia mais

Boletim de Agropecuária da FACE Nº 32, Abril de 2014

Boletim de Agropecuária da FACE Nº 32, Abril de 2014 CURSO DE Boletim de Agropecuária da FACE Nº 32, Abril de 2014 Segue abaixo uma breve explicação sobre os dados agropecuários analisados neste Boletim. Pesquisa, acompanhamento e avaliação de safras O Ministério

Leia mais

APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE RESÍDUOS NO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO ENERGÉTICO NACIONAL

APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE RESÍDUOS NO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO ENERGÉTICO NACIONAL Ministério de Minas e Energia GOVERNO FEDERAL APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE RESÍDUOS NO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO ENERGÉTICO NACIONAL POTENCIAL, ECONOMICIDADE E MERCADO DE MÉDIO E LONGO PRAZO Empresa de

Leia mais

PROJEÇÕES DA DEMANDA DE ÓLEO DIESEL E DE CICLO OTTO

PROJEÇÕES DA DEMANDA DE ÓLEO DIESEL E DE CICLO OTTO PROJEÇÕES DA DEMANDA DE ÓLEO DIESEL E DE CICLO OTTO Workshop Combustível Brasil: O Abastecimento de Combustíveis no Brasil Rio de Janeiro/RJ 13 nov. 2017 José Mauro Coelho Diretor de Estudos do Petróleo,

Leia mais

Disciplina: Eletrificação Rural. Unidade 1 Energia elétrica no âmbito do desenvolvimento sustentável: balanço energético nacional

Disciplina: Eletrificação Rural. Unidade 1 Energia elétrica no âmbito do desenvolvimento sustentável: balanço energético nacional UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA AGRÍCOLA Disciplina: Eletrificação Rural Unidade 1 Energia elétrica no âmbito do desenvolvimento sustentável:

Leia mais

CAPÍTULO 11 EVOLUÇÃO DO DINAMISMO DO CONSUMO DE ENERGIA. Maria Piedade de Araújo

CAPÍTULO 11 EVOLUÇÃO DO DINAMISMO DO CONSUMO DE ENERGIA. Maria Piedade de Araújo CAPÍTUL 11 EVLUÇÃ D DINAMISM D CNSUM DE ENERGIA Maria Piedade de Araújo 348 11.1 INTRDUÇÃ Este capítulo tem por objetivo fazer uma análise relacionando os diversos tipos de energia utilizadas no Estado,

Leia mais

O Desenvolvimento da Agroenergia no Brasil: Plano Nacional de Agroenergia. Manoel Vicente Bertone Secretário de Produção e Agroenergia

O Desenvolvimento da Agroenergia no Brasil: Plano Nacional de Agroenergia. Manoel Vicente Bertone Secretário de Produção e Agroenergia O Desenvolvimento da Agroenergia no Brasil: Plano Nacional de Agroenergia Manoel Vicente Bertone Secretário de Produção e Agroenergia Tema Estratégico Independência Energética Soberania e Segurança Nacional

Leia mais

Ronald Schwanke Eng. Químico, MSc. Coord. Técnico Plataforma de Energia e Emissões Consultor em Eficiência Energética e Emissões Atmosféricas

Ronald Schwanke Eng. Químico, MSc. Coord. Técnico Plataforma de Energia e Emissões Consultor em Eficiência Energética e Emissões Atmosféricas sc.senai.br Ronald Schwanke Eng. Químico, MSc. Coord. Técnico Plataforma de Energia e Emissões Consultor em Eficiência Energética e Emissões Atmosféricas PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS PLATAFORMA EQUIPE TÉCNICA

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 64 AS ALTERNATIVAS DO PLANETA TERRA E DA CIVILIZAÇÃO

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 64 AS ALTERNATIVAS DO PLANETA TERRA E DA CIVILIZAÇÃO GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 64 AS ALTERNATIVAS DO PLANETA TERRA E DA CIVILIZAÇÃO Fixação 1) (ENEM) Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética

Leia mais

Biodigestores. Fontes alternativas de energia - Biodigestores 1

Biodigestores. Fontes alternativas de energia - Biodigestores 1 Fontes alternativas de energia - Biodigestores 1 - Cenário A modernização do setor agrícola implica em: maior demanda de energia maior preocupação/legislação com relação aos aspectos sanitários Uma maior

Leia mais

Pragas de grãos armazenados e formas de controle

Pragas de grãos armazenados e formas de controle UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ Rua Universitária, 2069 - Bairro: Jardim Universitário - Cascavel Paraná Caixa Postal 711 - CEP 85819-110 Fone: (45) 3220-3000 - Fax: (45) 3324-4566 Centro de Ciencias

Leia mais

COMPARATIVO DE LUCRATIVIDADE ENTRE O PLANTIO DE MILHO SEQUEIRO/SOJA E O ARRENDAMENTO DA ÁREA

COMPARATIVO DE LUCRATIVIDADE ENTRE O PLANTIO DE MILHO SEQUEIRO/SOJA E O ARRENDAMENTO DA ÁREA COMPARATIVO DE LUCRATIVIDADE ENTRE O PLANTIO DE MILHO SEQUEIRO/SOJA E O ARRENDAMENTO DA ÁREA Mariana S. de Proença 1, Leonel J. Ribeiro 2, Maria C. Ferrari 3, Flavia C. Cavalini 4 1 Graduanda em Agronegócio,

Leia mais

Avaliação energética de um secador de grãos do tipo coluna

Avaliação energética de um secador de grãos do tipo coluna Avaliação energética de um secador de grãos do tipo coluna Adriano Divino de Lima Afonso 1, Jefferson Luiz Gonçalves Silva 2, João Batista Guerra Júnior 2 95 1 Professor Adjunto na Universidade Estadual

Leia mais

Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro

Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro Consumo de Energia Para satisfazer as necessidades relativas ao consumo de energia o Homem utiliza diversas fontes; A combinação

Leia mais

Análise De Dados Da Produção De Energia Primária No Brasil No Período De

Análise De Dados Da Produção De Energia Primária No Brasil No Período De Análise De Dados Da Produção De Energia Primária No Brasil No Período De 1990-2011 Álvaro Renan Vieira Nunes (1) ; Carlos Roberto de Lima (2) ; Marcelo Soares Pimentel (3) ; William de Sousa Santos (4)

Leia mais

3ª MAIOR COMERCIALIZADORA PRIVADA (VENDAS) 4ª MAIOR GRUPO PRIVADO DE GERAÇÃO EM CAPACIDADE INSTALADA

3ª MAIOR COMERCIALIZADORA PRIVADA (VENDAS) 4ª MAIOR GRUPO PRIVADO DE GERAÇÃO EM CAPACIDADE INSTALADA 3ª MAIOR COMERCIALIZADORA PRIVADA (VENDAS) 4ª MAIOR GRUPO PRIVADO DE GERAÇÃO EM CAPACIDADE INSTALADA 5º MAIOR GRUPO PRIVADO DE DISTRIBUIÇÃO EM ENERGIA DISTRIBUÍDA ATENDENDO MAIS DE 3,2 MILHÕES DE CONSUMIDORES

Leia mais

Transporte, Energia e Desenvolvimento Urbano: Aspectos Macroeconômicos

Transporte, Energia e Desenvolvimento Urbano: Aspectos Macroeconômicos 12ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA - FÓRUM TÉCNICO Transporte, Energia e Desenvolvimento Urbano: Aspectos Macroeconômicos Fernando Bittencourt e Bianca K. Ribeiro O transporte coletivo, como atividade

Leia mais

INFORME AGROECONÔMICO ESTIMATIVA DOS CUSTOS DE RECEPÇÃO, LIMPEZA E SECAGEM DO TRIGO E MILHO SAFRINHA - SAFRA/2012

INFORME AGROECONÔMICO ESTIMATIVA DOS CUSTOS DE RECEPÇÃO, LIMPEZA E SECAGEM DO TRIGO E MILHO SAFRINHA - SAFRA/2012 INFORME AGROECONÔMICO Nº: 426/12 Data: 17/05/12 ESTIMATIVA DOS CUSTOS DE RECEPÇÃO, LIMPEZA E SECAGEM DO TRIGO E MILHO SAFRINHA - SAFRA/2012 O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná

Leia mais

XVI COBREAP - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/AM ART 12 - INSTALAÇÕES E BENS INDUSTRIAIS

XVI COBREAP - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/AM ART 12 - INSTALAÇÕES E BENS INDUSTRIAIS XVI COBREAP - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/AM - 2011 ART 12 - INSTALAÇÕES E BENS INDUSTRIAIS RESUMO: IDENTIFICAÇÃO DE CAUSAS DE INCÊNDIO EM SECADORES DEVIDO CARACTERISTICAS

Leia mais

XI DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA AVALIAÇÕES E MEDIÇÕES DO BIOGÁS GERADO EM UMA ETE COM REATOR UASB

XI DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA AVALIAÇÕES E MEDIÇÕES DO BIOGÁS GERADO EM UMA ETE COM REATOR UASB XI-070 - DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA AVALIAÇÕES E MEDIÇÕES DO BIOGÁS GERADO EM UMA ETE COM REATOR UASB Airton Checoni David Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Leia mais

No mundo, o Grupo Kirin produz bebidas alcóolicas, não alcóolicas, funcionais, produtos farmacêuticos e bioquímicos.

No mundo, o Grupo Kirin produz bebidas alcóolicas, não alcóolicas, funcionais, produtos farmacêuticos e bioquímicos. Biogás 6 No mundo, o Grupo Kirin produz bebidas alcóolicas, não alcóolicas, funcionais, produtos farmacêuticos e bioquímicos. NÚMEROS 13 UNIDADES FABRIS EM 11 ESTADOS 11 MIL FUNCIONÁRIOS 23 CENTROS/PONTOS

Leia mais

Pesquisa desenvolvida no Grupo de Instrumentação e Processamento de Energias (GIPE). 2

Pesquisa desenvolvida no Grupo de Instrumentação e Processamento de Energias (GIPE). 2 POTENCIAL ENERGÉTICO COM O USO DE BIODIGESTOR EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL 1 ENERGY POTENTIAL WITH THE USE OF BIODIGESTOR IN A SMALL RURAL PROPERTY Gracieli Cristina Scherer 2, Natália Krein 3, Gabriel

Leia mais

O Caminho da Sustentabilidade

O Caminho da Sustentabilidade SEMINÁRIO OPÇÕES ESTRATÉGICAS NA CADEIA DE BIOCOMBUSTÍVEIS Fundação Getúlio Vargas / Instituto Brasileiro de Economia BIOCOMBUSTÍVEIS: O Caminho da Sustentabilidade F U N D A Ç Ã O B R A S I L E I R A

Leia mais

Análise das Condições Climáticas para a Secagem de Grãos de Milho Safra Verão com ar Ambiente nos Municípios de Assis Chateaubriand e Palotina

Análise das Condições Climáticas para a Secagem de Grãos de Milho Safra Verão com ar Ambiente nos Municípios de Assis Chateaubriand e Palotina 99 Análise das Condições Climáticas para a Secagem de Grãos de Milho Safra Verão com ar Ambiente nos Municípios de Assis Chateaubriand e Palotina Vagner Mauricio da Silva Antunes¹, Fabrício Schwanz da

Leia mais

Armazenamento Refrigerado de Grãos de Trigo em Unidade Cooperativa do Centro Sul Paranaense

Armazenamento Refrigerado de Grãos de Trigo em Unidade Cooperativa do Centro Sul Paranaense Armazenamento Refrigerado de Grãos de Trigo em Unidade Cooperativa do Centro Sul Paranaense 127 Rayane Vendrame da Silva¹, Adriano Divino Lima Afonso², Dayani Regina Silva², Gislaine Silva Pereira¹, Caroline

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA PALHA DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA AUMENTO DA CAPACIDADE ENERGÉTICA DE PLANTAS DE UTILIDADES

UTILIZAÇÃO DA PALHA DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA AUMENTO DA CAPACIDADE ENERGÉTICA DE PLANTAS DE UTILIDADES UTILIZAÇÃO DA PALHA DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA AUMENTO DA CAPACIDADE ENERGÉTICA DE PLANTAS DE UTILIDADES Luigi Mariani Filho luigi.mariani@poli.usp.br Resumo: O objetivo do trabalho em questão é avaliar a

Leia mais

UNIVESP. A matriz energética do Estado de São Paulo: estado da arte e desafios. A energia da biomassa, cana-de-açúcar: uma projeção para 2022

UNIVESP. A matriz energética do Estado de São Paulo: estado da arte e desafios. A energia da biomassa, cana-de-açúcar: uma projeção para 2022 PROJETO INTEGRADOR UNIVESP A matriz energética do Estado de São Paulo: estado da arte e desafios. SUBTEMA A energia da biomassa, cana-de-açúcar: uma projeção para 2022 GRUPO SM1 André Luiz Creusa Sousa

Leia mais

ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICO ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DE UMA USINA DE PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE IJUI PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 1

ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICO ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DE UMA USINA DE PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE IJUI PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICO ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DE UMA USINA DE PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE IJUI PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 1 Sândi Da Costa Gehm 2. 1 Projeto de pesquisa realizado

Leia mais

Qualidade Física e Fisiológica de Grãos de Arroz Secos em Distintas Temperaturas e Utilizando Lenha com Diferentes Teores de Água

Qualidade Física e Fisiológica de Grãos de Arroz Secos em Distintas Temperaturas e Utilizando Lenha com Diferentes Teores de Água Qualidade Física e Fisiológica de Grãos de Arroz Secos em Distintas Temperaturas e Utilizando Lenha com Diferentes Teores de Água 49 Maurício Albertoni Scariot 1, Gustavo Campos Soares 2, Luciana Salazar

Leia mais

Painel 6 Expansão das Energias Renováveis. Amilcar Guerreiro Economia da Energia e do Meio Ambiente Diretor

Painel 6 Expansão das Energias Renováveis. Amilcar Guerreiro Economia da Energia e do Meio Ambiente Diretor Painel 6 Expansão das Energias Renováveis Amilcar Guerreiro Economia da Energia e do Meio Ambiente Diretor Belo Horizonte, MG 04 Junho 2014 Expansão das Energias Renováveis no Brasil AGENDA 1 Panorama

Leia mais

A maximização do uso de combustíveis alternativos

A maximização do uso de combustíveis alternativos - São Paulo/SP A maximização do uso de combustíveis alternativos Estratégia de sobrevivência em fortes crises Tiago Couto Densit do Brasil Ltda Luiz Felipe de Pinho Dynamis Engenharia e Comércio Ltda Realização

Leia mais

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA QUÍMICA 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Vida e ambiente 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6 Conteúdos Efeito estufa. Fontes de energia alternativa.

Leia mais

INFORME AGROECONÔMICO ESTIMATIVA DOS CUSTOS DE RECEPÇÃO, LIMPEZA E SECAGEM DO TRIGO E MILHO SAFRINHA - SAFRA/2013

INFORME AGROECONÔMICO ESTIMATIVA DOS CUSTOS DE RECEPÇÃO, LIMPEZA E SECAGEM DO TRIGO E MILHO SAFRINHA - SAFRA/2013 INFORME AGROECONÔMICO Nº: 433/13 Data: 24/07/13 ESTIMATIVA DOS CUSTOS DE RECEPÇÃO, LIMPEZA E SECAGEM DO TRIGO E MILHO SAFRINHA - SAFRA/2013 O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná

Leia mais

SITUAÇÃO DA ARMAZENAGEM BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM AS PERDAS NA PÓS- COLHEITA

SITUAÇÃO DA ARMAZENAGEM BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM AS PERDAS NA PÓS- COLHEITA SITUAÇÃO DA ARMAZENAGEM BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM AS PERDAS NA PÓS- COLHEITA ARMAZENAGEM DE GRÃOS Ponto importante da cadeia produtiva de grãos. Disponibilidade, localização, acesso aos modais, estado

Leia mais

Seminário Biomassa: Desafios e Oportunidades de Negócios

Seminário Biomassa: Desafios e Oportunidades de Negócios Seminário Biomassa: Desafios e Oportunidades de Negócios BIOMASSA: Pilar da Sustentabilidade Departamento de Desenvolvimento Energético Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético Curitiba

Leia mais

STCP.COM.BR CONSULTORIA ENGENHARIA GERENCIAMENTO

STCP.COM.BR CONSULTORIA ENGENHARIA GERENCIAMENTO 1 2 A Sustentabilidade Energética nas Empresas: Desafios e Oportunidades Joésio Pierin Siqueira joesio@stcp.com.br 21 de Setembro de 2017 Curitiba, PR 3 CONTEÚDO 1. CONCEITOS Sustentabilidade Governança

Leia mais

ENERGIAS RENOVÁVEIS. Prof. Jean Galdino IFRN São Paulo do Potengi

ENERGIAS RENOVÁVEIS. Prof. Jean Galdino IFRN São Paulo do Potengi ENERGIAS RENOVÁVEIS Prof. Jean Galdino IFRN São Paulo do Potengi 2015.2 ENERGIAS RENOVÁVEIS AULA 0 Conteúdo 0. Introdução 0.1 Problema/Dependência do petróleo 0.2 PIB X Consumo de energia 0.3 Matriz Energética

Leia mais

Automação de Unidades Armazenadoras

Automação de Unidades Armazenadoras Paulo Carneiro Junqueira Gerente Geral de Armazéns Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Comigo A automação industrial é muito mais que um simples investimento para modernização

Leia mais

BIOCOMBUSTÍVEIS O processamento dessa matéria orgânica origina um óleo, que pode ser misturado aos derivados do petróleo (gasolina, diesel, etc.) ou u

BIOCOMBUSTÍVEIS O processamento dessa matéria orgânica origina um óleo, que pode ser misturado aos derivados do petróleo (gasolina, diesel, etc.) ou u BIOCOMBUSTÍVEIS Biocombustível é um tipo de combustível renovável, menos poluente, feito à base de produtos vegetais e animais. As principais matérias-primas para a produção são a cana-deaçúcar, beterraba,

Leia mais

L. A. Horta Nogueira Universidade Federal de Itajubá

L. A. Horta Nogueira Universidade Federal de Itajubá Perspectivas para o biodiesel no Brasil L. A. Horta Nogueira Universidade Federal de Itajubá 1 Perspectivas para o biodiesel no Brasil Roteiro Evolução da produção de biodiesel Sustentabilidade e biodiesel

Leia mais

Tipos de Usinas Elétricas

Tipos de Usinas Elétricas Tipos de Usinas Elétricas USINAS GERADORAS DE ELETRICIDADE Uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento

Leia mais

RECOLHIMENTO DE PALHA Ponto de Vista Industrial e Econômico. Eng. Francisco Linero Centro de Tecnologia Canavieira - CTC

RECOLHIMENTO DE PALHA Ponto de Vista Industrial e Econômico. Eng. Francisco Linero Centro de Tecnologia Canavieira - CTC RECOLHIMENTO DE PALHA Ponto de Vista Industrial e Econômico Eng. Francisco Linero Centro de Tecnologia Canavieira - CTC 1 48 anos, 100% brasileira. Acionistas representam mais de 60% da moagem no Brasil.

Leia mais

A Energia da Madeira no Contexto Energético Brasileiro

A Energia da Madeira no Contexto Energético Brasileiro MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI www.ufvjm.edu.br A Energia da Madeira no Contexto Energético Brasileiro Ângela Laís Fernandes Gomes. Carolina Mata Machado

Leia mais

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E CRÉDITOS DE CARBONO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E CRÉDITOS DE CARBONO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E CRÉDITOS DE CARBONO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO Priscila Alves 1, Luiz C. P. da Silva 1, Susana Viana 1, Murilo Nicolau 1 1 Departamento de Sistemas e Energia, DSE Universidade

Leia mais

AGRENER GD º Congresso sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural 11 a 13 de novembro de 2015 Universidade de São Paulo USP São Paulo

AGRENER GD º Congresso sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural 11 a 13 de novembro de 2015 Universidade de São Paulo USP São Paulo ANÁLISE DA DISTRIBUICAO ESPACIAL DA MALHA DUTOVIÁRIA PARA GÁS NATURAL E DO BIOGÁS E DO BIOMETANO COMO ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS PARA AGRONEGÓCIO DO BRASIL Leidiane Mariani 1,2, Carla Kazue Nakao Cavaliero

Leia mais

CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Profa. Dra. Cristiane de Conti Medina Departamento de Agronomia

CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Profa. Dra. Cristiane de Conti Medina Departamento de Agronomia CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Profa. Dra. Cristiane de Conti Medina Departamento de Agronomia medina@uel.br AGRICULTURA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PRODUÇÃO DE ENERGIA A GRANDE REVOLUÇÃO ESTÁ

Leia mais