Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU"

Transcrição

1 Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535 Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

2 Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535 Slides criados com base no livro Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação Raul Sidnei Wazlawick, 2009.

3 Tópicos Método de pesquisa; Dados versus Conceitos; Pesquisa experimental e Não-experimental; Objetividade; Empirismo; Hipótese de pesquisa. Trabalho científico em computação.

4 Método de pesquisa Trabalho de Conclusão de Curso 1 (GSI535)

5 Metodologia ou método de pesquisa? Metodologia é o estudo dos métodos: Captar e analisar as características dos vários métodos disponíveis, avaliar suas capacidades e criticar as implicações de sua utilização. Método de pesquisa ou método científico Conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos preexistentes. Coletar evidências observáveis, empíricas e mensuráveis e analisa-las com o uso da lógica.

6 Metodologia ou método de pesquisa? Uma monografia deverá descrever o método usado para chegar às conclusões; Método e metodologia são termos distintos.

7 Método de pesquisa Consiste na sequência de passos necessários para demonstrar que o objetivo proposto foi atingido; Deve indicar se: Protótipos serão desenvolvidos; Modelos teóricos construídos; Quais experimentos serão realizados; Como os dados são organizados e comparados... Só deve ser estabelecido depois que o objetivo tiver sido definido;

8 Método de pesquisa x Objetivo Só deve ser estabelecido depois que o objetivo tiver sido definido; Dado o objetivo, o método descreve o caminho para atingi-lo; Se o objetivo e o método forem coerentes, então grande parte do trabalho já terá sido executada.

9 Método de pesquisa A descrição de um conjunto de passos que constitua um método de trabalho científico aceitável não é trivial; A não observância do método científico pode levar a conclusões erradas ou forçadas.

10 Método de pesquisa - Questões Se a diferença entre as médias dos dois grupos for de 0,5 ponto percentual, pode-se concluir que um grupo foi melhor que o outro? Mau uso da lógica: Método infalível para determinar a identidade de uma bruxa.

11 Método científico Dados versus Conceitos; Pesquisa experimental e não-experimental; Objetividade; Empirismo; Hipótese de pesquisa.

12 Dados versus Conceitos O método de pesquisa não consiste em apenas coletar dados para suportar a hipótese de trabalho; É necessário elaborar um discurso ponderado e esclarecedor a partir desses dados; O aspecto mais importante de uma monografia é o pensamento crítico e não apenas a coleta de informações.

13 Dados versus Conceitos Trabalhos acadêmicos que se restringem à realização de pesquisas de opinião através de questionários com a consequente tabulação de dados e apresentação de gráficos não terão validade se não trouxerem alguma informação nova. Monografia é diferente de uma reportagem científica!

14 Pesquisa experimental e não-experimental Pesquisa não-experimental (descritiva): Estudo de fenômenos sem a intervenção sistemática do pesquisador. Exemplo: Pesquisador estudando o dia a dia de uma empresa de desenvolvimento de software para detectar ali determinadas práticas. Está apenas observando e tirando conclusões.

15 Pesquisa experimental e não-experimental Pesquisa experimental: Pesquisador irá provocar alterações sistemáticas no ambiente com o intuito de observar os resultados das intervenções. Exemplo: Pesquisador estudando o dia a dia de uma empresa de desenvolvimento de software para detectar ali determinadas práticas. Criar artificialmente situações de estresse dentro da empresa para verificar como os funcionários reagem.

16 Pesquisa experimental e não-experimental Em qual tipo de pesquisa o trabalho de vocês se encaixa??

17 Pesquisa experimental e não-experimental Em qual tipo de pesquisa o trabalho de vocês se encaixa?? Também temos em computação a pesquisa aplicada: Uso de conhecimento pré-existente em novas relações e situações.

18 Objetividade Um desenvolvedor pode considerar que a programação orientada a objetos é mais fácil de usar do que a programação estruturada. Mesmo que o desenvolvedor consiga estabelecer todo um conjunto de argumentos para justificar isso, ainda será uma opinião e carece de objetividade científica.

19 Objetividade A condição principal para satisfazer o critério de objetividade é, idealmente, que quaisquer observadores com um mínimo de competência concordem com seus resultados (Kerlinger, 1980) Ou seja, os experimentos e as observações no trabalho científico devem ser tratados de forma objetiva.

20 Objetividade No caso do exemplo do programador que acha orientação a objetos mais fácil do que programação estruturada o que poderíamos fazer para tratar essa questão de forma objetiva?

21 Objetividade No caso do exemplo do programador que acha orientação a objetos mais fácil do que programação estruturada o que poderíamos fazer para tratar essa questão de forma objetiva? Resposta: definir fácil de usar e grau de dificuldade. Se um determinado conjunto de tarefas predefinido puder ser executado por um usuário com um determinado grau de treinamento dentro de um período de tempo predeterminado.

22 Objetividade Ter uma definição objetiva de um fenômeno não é suficiente para se produzir um trabalho de qualidade; É necessário observar a qualidade da própria definição; Exemplo: poderá haver pesquisadores que não concordem que o tempo médio para realizar um conjunto de tarefas seja uma boa definição para facilidade de uso.

23 Empirismo Teoria é quando o fenômeno é compreendido, mas não funciona. Prática é quando funciona, mas não se sabe por quê. Na computação coexistem a teoria e a prática: nada funciona e não se sabe por quê. Não importa por que, basta que funcione! Se funcionar está certo! O significado de empírico dado pela ciência não corresponde a esse significado.

24 Empirismo Empírico significa guiado pela evidência obtida em pesquisa científica sistemática e controlada. (Kerlinger, 1980) A falta de empirismo pode levar a conclusões A falta de empirismo pode levar a conclusões erradas: Na idade média acreditava-se que o homem tinha uma costela a menos do que a mulher; Descartes acreditava que o coração batia porque era o lugar mais quente do corpo, e seu calor inflava o sangue que entrava nele. O interesse pela Internet vem crescendo muito nos últimos anos.

25 Hipótese de pesquisa Qual a diferença entre o trabalho científico e o trabalho técnico?

26 Hipótese de pesquisa Qual a diferença entre o trabalho científico e o trabalho técnico? Resposta: a existência de uma hipótese de pesquisa.

27 Hipótese de pesquisa A hipótese é uma afirmação da qual não se sabe a princípio se é verdadeira ou falsa; O trabalho de pesquisa consiste justamente em O trabalho de pesquisa consiste justamente em tentar provar a veracidade ou falsidade da hipótese.

28 Trabalho científico na área de computação Consiste em formular uma hipótese e coletar evidências para comprovar a sua validade. Como obter as evidências?

29 Trabalho científico na área de computação Como obter as evidências? Construindo uma teoria, que a partir de fatos aceitos e deduções válidas prove que a hipótese é verdadeira; Realizando um certo número de experimentos controlados, que estatisticamente comprovem a validade da hipótese; Realizar estudos de caso, comparativos, argumentações, colher opiniões através de questionário e outras formas que dificilmente irão constituir uma prova, mas que podem ser evidências da validade da hipótese.

Aula 5 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Método de Pesquisa. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 5 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Método de Pesquisa. Profa. Elaine Faria UFU Aula 5 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Método de Pesquisa Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Agradecimentos Este material Consiste de adaptações dos slides da profa. Maria Camila Barioni,

Leia mais

A Computação e as Classificações da Ciência

A Computação e as Classificações da Ciência A Computação e as Classificações da Ciência Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Classificações da Ciência A Computação

Leia mais

Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535 Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535 Slides criados com base no livro Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação

Leia mais

Projeto de Pesquisa. Pós Graduação em Computação Distribuída e Ubíqua. Material fornecido pelo Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2012

Projeto de Pesquisa. Pós Graduação em Computação Distribuída e Ubíqua. Material fornecido pelo Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2012 Pós Graduação em Computação Distribuída e Ubíqua Projeto de Pesquisa Aula 01 Prof. Renato Novais renatonovais@gmail.com Material fornecido pelo Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2012 Projeto de

Leia mais

3. As Etapas da Pesquisa. TCC Profº Carlos José Maria Olguín

3. As Etapas da Pesquisa. TCC Profº Carlos José Maria Olguín 3. As Etapas da Pesquisa TCC 2013. Profº Carlos José Maria Olguín prof.olguin@gmail.com carlos.olguin@unioeste.br Sumário Escolhendo o Objetivo de Pesquisa; A Revisão Bibliográfica; O Objetivo; O Método

Leia mais

Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535 Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535 Slides criados com base no livro Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação

Leia mais

Desenvolvimento da Pesquisa

Desenvolvimento da Pesquisa Desenvolvimento da Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Modelo de Processo de Pesquisa Estratégias de Pesquisa

Leia mais

Metodologia. Professor: Wyllian Fressatti

Metodologia. Professor: Wyllian Fressatti Metodologia Professor: Wyllian Fressatti O Conceito de Ciência Ciência Ela se desenvolve, em parte, pela necessidade de um método de conhecimento e compreensão mais seguro e digno de confiança do que os

Leia mais

Visão Geral do Trabalho de Pesquisa

Visão Geral do Trabalho de Pesquisa Visão Geral do Trabalho de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1 Agenda O que é Pesquisa? Níveis de Exigência

Leia mais

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa Tipos e Métodos de Pesquisa Social Metodologia de Pesquisa Processo de pesquisa Definir objetivos Analisar os Dados Apresentar Resultados Elaborar projeto de pesquisa Coletar os Dados Níveis de pesquisa

Leia mais

Pesquisa em Computação

Pesquisa em Computação CEA427 - METODOLOGIA DE PESQUISA APLICADA À COMPUTAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Profa. Msc. Helen de DECEA Cássia / S. João da Monlevade Costa Lima Universidade Federal de

Leia mais

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito.

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito. PESQUISA TEÓRICA APLICADA 1. TEÓRICA (PURA): - Oferece solução para problemas práticos; - Ajuda encontrar os fatores de um problema prático. 2. APLICADA: - Contribuir e esclarecer os fatos; - Verificar

Leia mais

Introdução. SCC5921 Metodologia de Pesquisa em Visualização e Imagens. Prof. Fernando V. Paulovich

Introdução. SCC5921 Metodologia de Pesquisa em Visualização e Imagens. Prof. Fernando V. Paulovich Introdução SCC5921 Metodologia de Pesquisa em Visualização e Imagens Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar

Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar Agosto de 2009 Sumário de Informações do Documento Documento: guiaprocessoteste.odt Número de páginas: 11 Versão Data Mudanças Autor 1.0 26/12/07 Criação.

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

O PROJETO DE PESQUISA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. O PROJETO DE PESQUISA Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA Ordem de apresentação do Projeto de Pesquisa: 1. Introdução a) Apresentação b) Definição do problema c) Justificativa

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2008/1 DC 9481 03/10/07 Rev. 00 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 278 do Conselho

Leia mais

Avaliação de IHC. Aula 06 20/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Avaliação de IHC. Aula 06 20/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Avaliação de IHC Aula 06 20/03/2013 2 Roteiro da Aula Modelos Básicos do Design de IHC Avaliação: aspectos subjetivos e objetivos Avaliação de IHC O que é Avaliação Profissional Exercício 3 Modelo Básico

Leia mais

Metodologia Científica. Thaís Gaudencio do Rêgo

Metodologia Científica. Thaís Gaudencio do Rêgo Metodologia Científica Thaís Gaudencio do Rêgo gaudenciothais@gmail.com Ciência O conhecimento fornecido pela ciência distingue-se por um grau de certeza alto Desfruta de uma posição privilegiada com relação

Leia mais

Matemática Discreta - 04

Matemática Discreta - 04 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Escrita de Monografia

Escrita de Monografia Escrita de Monografia René Descartes (1596 a 1650) Aka Renatus Cartesius Autor de Discurso sobre o método para bem conduzir a razão na busca da verdade dentro da ciência Material cedido por RAUL S. WAZLAWICK

Leia mais

Aula 2 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Pesquisa em Computação. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 2 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Pesquisa em Computação. Profa. Elaine Faria UFU Aula 2 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Pesquisa em Computação Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Agradecimentos Este material Consiste de adaptações dos slides da profa. Maria Camila Barioni,

Leia mais

Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535 Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535 Slides criados com base no livro Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação

Leia mais

Introdução ao pensamento matemático

Introdução ao pensamento matemático Introdução ao pensamento matemático Lisandra Sauer Geometria Euclidiana UFPel Uma das principais características da Matemática é o uso de demonstrações (provas) para justificar a veracidade das afirmações.

Leia mais

Técnicas de Demonstração. Raquel de Souza Francisco Bravo 17 de novembro de 2016

Técnicas de Demonstração. Raquel de Souza Francisco Bravo   17 de novembro de 2016 Técnicas de Demonstração e-mail: raquel@ic.uff.br 17 de novembro de 2016 Técnicas de Demonstração O que é uma demonstração? É a maneira pela qual uma proposição é validada através de argumentos formais.

Leia mais

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri OFICINA DE PESQUISA Simone Côrte Real Barbieri scrbarbi@ucs.br MÉTODOS +TÉCNICAS PESQUISA REALIDADE EMPÍRICA TEORIA = PONTO DE PARTIDA CONCEITUAR E CATALOGAR DADOS VALIDADE DA BASE EMPÍRICA OBSERVAÇÃO

Leia mais

Metodologia de Pesquisa. Profa. Iara Augustin

Metodologia de Pesquisa. Profa. Iara Augustin Metodologia de Pesquisa Profa. Iara Augustin Assuntos a abordar Papel da Ciência Ciência da Computação arte, ciência ou tecnologia? Organização da pesquisa no país Papel da Ciência Papel da Ciência o que

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software

TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software ENG SOFT - TESTES TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software A atividade de teste de software sempre foi considerada como um gasto de tempo desnecessário, uma atividade de segunda classe,

Leia mais

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA? Tema Problema Objetivos Justificativa Revisão de literatura Metodologia Cronograma Referência

Leia mais

Escrita da Monografia

Escrita da Monografia Escrita da Monografia SCC5921 Metodologia de Pesquisa em Visualização e Imagens Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de

Leia mais

Preparação de um trabalho de pesquisa: - Hipótese - Método - Resumo - Introdução - Conclusões

Preparação de um trabalho de pesquisa: - Hipótese - Método - Resumo - Introdução - Conclusões CCM002 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Preparação de um trabalho de pesquisa: - Hipótese - Método - Resumo - Introdução - Conclusões Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br

Leia mais

Pesquisar é... 16:54

Pesquisar é... 16:54 16:54 PESQUISA Pesquisar é... procurar respostas para indagações propostas. a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada

Leia mais

Preparação de um trabalho de pesquisa: - Objetivo

Preparação de um trabalho de pesquisa: - Objetivo 1 CCM002 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Preparação de um trabalho de pesquisa: - Objetivo Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br 3Q-2016 2 Objetivo Uma vez definido o objetivo

Leia mais

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS Pesquisa na Educação Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS O que é pesquisa? - Construção de um conhecimento novo; - Construção de novas técnicas; - Criação ou exploração de novas realidades.

Leia mais

Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para Ciência da Computação

Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para Ciência da Computação Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para Ciência da Computação Jacques Wainer Gabriel de Barros Paranhos da Costa Gabriel Dias Cantareira Metodologia de pesquisa científica em Ciências da Computação

Leia mais

Preparação de um Trabalho de Pesquisa

Preparação de um Trabalho de Pesquisa Preparação de um Trabalho de Pesquisa SCC5921 Metodologia de Pesquisa em Visualização e Imagens Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas

Leia mais

Avaliação de IHC. Aula 07 25/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Avaliação de IHC. Aula 07 25/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Avaliação de IHC Aula 07 25/03/2013 2 Roteiro da Aula Framework DECIDE Paradigmas e técnicas para avaliação de IHC Avaliação Baseada em Modelos Conceituais I - Engenharia Cognitiva 3 O framework DECIDE

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de Curso e- Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

Lógica Proposicional Métodos de Validação de Fórmulas. José Gustavo de Souza Paiva. Introdução

Lógica Proposicional Métodos de Validação de Fórmulas. José Gustavo de Souza Paiva. Introdução Lógica Proposicional Métodos de Validação de Fórmulas José Gustavo de Souza Paiva Introdução Análise dos mecanismos que produzem e verificam os argumentos válidos apresentados na linguagem da lógica Três

Leia mais

ESTATÍSTICA ANALÍTICA. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

ESTATÍSTICA ANALÍTICA. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior ESTATÍSTICA ANALÍTICA Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Introdução Permite ao pesquisador ir além da descrição dos dados e fazer inferências sobre a população, a partir da amostra. Estas inferências

Leia mais

Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011. serg

Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011. serg 1 INF1403 Avaliação em IHC (Introdução) Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011 2 Avaliação de IHC O que é? Chamamos de avaliação de IHC a atividade profissional especializada que tem por objetivo

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás

Universidade Estadual de Goiás Universidade Estadual de Goiás Michael Douglas Rodrigues da Silva Metodologia Científica ANÁPOLIS/GOIÁS 2015 Universidade Estadual de Goiás Michael Douglas Rodrigues da Silva Metodologia Científica Resumo

Leia mais

Módulo 7 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 8.1, 8.2 e 8.3

Módulo 7 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 8.1, 8.2 e 8.3 Módulo 7 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 8.1, 8.2 e 8.3 Estrutura da norma Sistema de Gestão da Qualidade 4 C L I E N R E Q U I S 5 Responsabilidade

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

Lógica para Computação Introdução. José Gustavo de Souza Paiva

Lógica para Computação Introdução. José Gustavo de Souza Paiva Lógica para Computação Introdução José Gustavo de Souza Paiva 1 Introdução Raciocínio: ato característico da inteligência humana Encadear premissas e extrair uma conclusão Premissa: afirmação ou negação

Leia mais

Projeto de Desenvolvimento de Software

Projeto de Desenvolvimento de Software Projeto de Desenvolvimento de Software Modelos de Processo Prescritivos Msc. Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/elieziosoares Avisos Atividade Avaliativa: 30/06/2015 Composição

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4-

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal PB SUMÁRIO Pesquisa Conceitos Características Objetivos Finalidades Requisitos Qualidades do pesquisador Tipos de pesquisa científica

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

Profa. Sheila Morais de Almeida. março

Profa. Sheila Morais de Almeida. março Classificação das Ciências Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG março - 2019 Sheila Almeida (DAINF-UTFPR-PG) Classificação das Ciências março - 2019 1 / 23 Este material é preparado usando como

Leia mais

Processo de design e desenvolvimento

Processo de design e desenvolvimento International Organization for Standardization Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: International Accreditation Forum Data: 13 de janeiro de 2016 Processo de design e 1. Introdução

Leia mais

Pesquisa, metodologia e métodos (O qué que eu faço...?)

Pesquisa, metodologia e métodos (O qué que eu faço...?) Pesquisa, metodologia e métodos (O qué que eu faço...?) O que é Pesquisa? O que é Metodologia? David González david.epidemio@gmail.com O que é Método? E dai? Pesquisa 1. Indagação; inquirição; busca; investigação;

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Um guia prático Profa. Dra. Helena Caseli DC/UFSCar helenacaseli@dc.ufscar.br Contextualização O que é pesquisa? Pesquisa é simplesmente reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma

Leia mais

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS VEST Marco @vestmapamental R E D A Ç Ã O DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS Seu texto, mesmo que esteja completo, coerente, enriquecido de operadores argumentativos e bem trabalhado quanto à adequação ao tema,

Leia mais

Metodologia Científica e Tecnológica

Metodologia Científica e Tecnológica Metodologia Científica e Tecnológica Classificação e Métodos Científicos Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2014 Gustavo S. C. Meireles 1 Tipologias de pesquisa científica 2014 Gustavo S. C. Meireles 2 Quanto

Leia mais

Aula de Metodologia da Pesquisa Segundo Prof. Dr. Fernando Gauthier

Aula de Metodologia da Pesquisa Segundo Prof. Dr. Fernando Gauthier Aula de Metodologia da Pesquisa Segundo Prof. Dr. Fernando Gauthier Formular o problema é aprimorar e estruturar mais formalmente a ideia de pesquisa um problema bem formulado esta mais perto de ser resolvido

Leia mais

Verificação e Validação. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1

Verificação e Validação. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1 Verificação e Validação Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1 Objetivos Apresentar a verificação e validação de software e discutir a distinção entre elas Descrever

Leia mais

4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín

4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín 4. Escrevendo a Monografia TCC 2013. Profº C. J. M. Olguín prof.olguin@gmail.com carlos.olguin@unioeste.br Sumário Ordem Física dos Capítulos; Ordem de Escrita Sugestão; Partes da Monografia. Ordem Física

Leia mais

TRABALHO DE PESQUISA: MONOGRAFIA (1)

TRABALHO DE PESQUISA: MONOGRAFIA (1) TRABALHO DE PESQUISA: MONOGRAFIA (1) Metodologia Científica Graduação Tecnológica MONOGRAFIA * É o primeiro passo da atividade científica do pesquisador (iniciação científica). * É exigida como trabalho

Leia mais

Aula 1 - Introdução à disciplina e Processos de desenvolvimento de software e suas atividades básicas

Aula 1 - Introdução à disciplina e Processos de desenvolvimento de software e suas atividades básicas Aula 1 - Introdução à disciplina e Processos de desenvolvimento de software e suas atividades básicas Análise de Sistemas Prof. Filipe Arantes Fernandes filipe.arantes@ifsudestemg.edu.br Nome da disciplina:

Leia mais

Introdução a Orientação a Objetos

Introdução a Orientação a Objetos Introdução a Orientação a Objetos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2011 Unidade 01 - Introdução 1 Qualidade de Software Obter

Leia mais

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos Processos de engenharia de requisitos Processos de Engenharia de Requisitos Os requisitos e as formas de obtê-los e documentálos variam drasticamente de um projeto para o outro Contudo, existe uma série

Leia mais

Verificação e Validação (V & V)

Verificação e Validação (V & V) Verificação e Validação (V & V) Objetivo: assegurar que o software que o software cumpra as suas especificações e atenda às necessidades dos usuários e clientes. Verificação: Estamos construindo certo

Leia mais

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA Métodos de Pesquisa A pesquisa compreende qualquer atividade criativa e sistemática realizada com o fim de incrementar o acervo do conhecimento científico e o uso desse acervo

Leia mais

Teste de Software. Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software

Teste de Software. Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software Teste de Software Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software Conteúdo Programático Introdução O que é teste de software? Por que é necessário testar um software? Qual a causa

Leia mais

Ferramenta de apoio a Experimentos em Engenharia de Software

Ferramenta de apoio a Experimentos em Engenharia de Software Ferramenta de apoio a Experimentos em Engenharia de Software Acadêmico: Jeison Dandolini Orientador: Everaldo Artur Grahl Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Conceitos básicos Contexto atual Requisitos

Leia mais

Elementos fundamentais na construção da monografia

Elementos fundamentais na construção da monografia Elementos fundamentais na construção da monografia Fases do projeto de pesquisa Definição do assunto/tema Problematização/delimitação Cronograma Justificativa Objetivos (geral e específicos) Revisão de

Leia mais

1. Métodos de prova: Construção; Contradição.

1. Métodos de prova: Construção; Contradição. Universidade Estadual de Santa Cruz Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas Bacharelado em Ciência da Computação Fundamentos Matemáticos para Computação 1. Métodos de prova: Construção; Contradição.

Leia mais

Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter. MÓDULO II_PARTE 1: Lógica de Argumentação

Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter. MÓDULO II_PARTE 1: Lógica de Argumentação Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Lógica Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter MÓDULO II_PARTE 1: Lógica de Argumentação 1 Origem Aristóteles - filósofo grego - 342 a.c, sistematizou os conhecimentos

Leia mais

Algoritmos I Aula 2 Lógica de Programação

Algoritmos I Aula 2 Lógica de Programação Algoritmos I Aula 2 Lógica de Programação Professor: Max Pereira http://paginas.unisul.br/max.pereira Ciência da Computação O que é Lógica? O termo lógica está relacionado com o logos, razão, palavra ou

Leia mais

CONSTRUINDO PERGUNTAS (E RESPOSTAS) DE UMA PESQUISA EM SAÚDE. João Luiz Bastos

CONSTRUINDO PERGUNTAS (E RESPOSTAS) DE UMA PESQUISA EM SAÚDE. João Luiz Bastos CONSTRUINDO PERGUNTAS (E RESPOSTAS) DE UMA PESQUISA EM SAÚDE João Luiz Bastos Estrutura da discussão Objetivos Necessidade e processo de elaboração de perguntas Critérios para avaliar a qualidade das perguntas

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS

MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS Kethelen Amanda Silva (FDCON) 1 Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira (UFMG/FDCON) 2 Se quiser buscar realmente

Leia mais

SSC643 -Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais Sarita Mazzini Bruschi

SSC643 -Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais Sarita Mazzini Bruschi Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação SSC643 -Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais Sarita Mazzini Bruschi Material

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA - A atividade básica na pesquisa bibliográfica é a investigação em material teórico sobre o assunto de interesse. Ela precede o reconhecimento do

Leia mais

Métodos de Pesquisa. Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015

Métodos de Pesquisa. Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015 Métodos de Pesquisa Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015 Métodos de Pesquisa (resumo) 1. Tipos/abordagens de pesquisa 2. Procedimentos técnicos 3. Fonte de informação 4. Técnicas/instrumentos

Leia mais

Projeto Testes Intermédios 2011/2012

Projeto Testes Intermédios 2011/2012 Projeto Testes Intermédios 2011/2012 Secundário FILOSOFIA INFORMAÇÃO N.º 2 Ano de escolaridade 11.º ano Data 20 de abril de 2012 OBJETO DE AVALIAÇÃO O teste intermédio de Filosofia tem por referência o

Leia mais

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 01 Qualidade de Software Prof. MSc. Fred Viana Agenda Qualidade de Software Definições Dimensões Qualidade e Produtividade Por que testar um software Definições de Teste Motivação Por que

Leia mais

III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA

III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA 1. Argumentação e Lóg gica Formal 1.1. Distinção validade - verdade 1.2. Formas de Inferên ncia Válida. 1.3. Principais Falácias A Lógica: objecto de estudo

Leia mais

Abordagem para Construção de SI. Ciclo de Vida de Sistemas Tradicionais

Abordagem para Construção de SI. Ciclo de Vida de Sistemas Tradicionais CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Abordagem para Construção de SI Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade

Leia mais

impossível conclusão falso premissas verdadeiro

impossível conclusão falso premissas verdadeiro Argumento Definição: Um argumento é uma sequência de enunciados(proposições) na qual um dos enunciados é a conclusão e os demais são premissas, as quais servem para provar ou, pelo menos, fornecer alguma

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE Qualidade de Software Qualidade do produto e do processo Padrões de software Revisões Medições e métricas de software Kele Teixeira Belloze kelebelloze@gmail.com CONCEITO DE QUALIDADE

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Unidade VII Ferramentas de PDS. Luiz Leão

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Unidade VII Ferramentas de PDS. Luiz Leão PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático RUP (Rational Unified Process) PRAXIS Introdução Foi proposto como uma resposta aos problemas

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa

Como elaborar um projeto de pesquisa Como elaborar um projeto de pesquisa O projeto de pesquisa é o primeiro passo de toda pesquisa científica. Mas elaborar um projeto antes de iniciar uma atividade não é exclusividade da Ciência. Antes de

Leia mais

Atividades Práticas Gestão de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Atividades Práticas

Atividades Práticas Gestão de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Atividades Práticas Atividades Práticas Gestão de Projetos Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini 2 Atividades Práticas Relembrando os pontos principais do projeto Com base no conteúdo

Leia mais

Sistemas de Informação Campus de Três Lagoas

Sistemas de Informação Campus de Três Lagoas Resultados da Autoavaliação Institucional - 1º/2018 Sistemas de Informação Campus de Três Lagoas UFMS CPTL TODOS OS CURSOS (PERCEPÇÃO GERAL) Coordenações de Curso Meta-Avaliação Disciplinas Desempenho

Leia mais

Metodologiade Pesquisa Científica

Metodologiade Pesquisa Científica Metodologiade Pesquisa Científica Aula 01 Introdução Prof. Dr. Luciano José Senger ljsenger@uepg.br Visão geral da disciplina Metodologia de pesquisa aplicada a computação Conceitos básicos de pesquisa

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Metodologia para a Pesquisa em Ensino de Ciências O Método Cientifico. Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos

Leia mais

MÓDULO IV O CONHECIMENTO E A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

MÓDULO IV O CONHECIMENTO E A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Projeto Testes Intermédios 2012/2013 Secundário FILOSOFIA Informação n.º 2 Ano de escolaridade 11.º ano Data 17 de abril de 2013 OBJETO DE AVALIAÇÃO O teste intermédio tem por referência o Programa de

Leia mais

A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões

A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões Governo Indústria Ciências Econômicas, sociais,

Leia mais

Aula 3 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Preparação de um Trabalho de Pesquisa. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 3 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Preparação de um Trabalho de Pesquisa. Profa. Elaine Faria UFU Aula 3 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Preparação de um Trabalho de Pesquisa Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Agradecimentos Este material Consiste de adaptações dos slides da profa. Maria

Leia mais

A utilidade da lógica na lecionação do programa de Filosofia

A utilidade da lógica na lecionação do programa de Filosofia A utilidade da lógica na lecionação do programa de Filosofia Ficha técnica: Autor/a: Faustino Vaz Título: A utilidade da lógica na lecionação do programa de Filosofia Licença de utilização Creative Commons

Leia mais

Preparando um projeto de pesquisa - ideias apresentadas no texto de Raul Wazlawick Metodologia de Pesquisa para Ciência da Com

Preparando um projeto de pesquisa - ideias apresentadas no texto de Raul Wazlawick Metodologia de Pesquisa para Ciência da Com Preparando um projeto de pesquisa - ideias apresentadas no texto de Raul Wazlawick Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação Maria Angélica de Oliveira Camargo Brunetto Universidade Estadual de

Leia mais

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Pesquisa de Mercado 08 de junho de 2017 Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Relembrando... Estrutura da Pesquisa 1. Definição do problema 2. Elaboração de uma abordagem do problema 3.

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena. Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias Prof. Massena www.professormassena.wordpress.com TIPOS DE PESQUISA As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto:

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Prof. Alceu Britto Slides cedidos por Prof. Edson J. R. Justino (PUCPR) Aula Teórica 02 O Conceito de Algoritmo e as Estruturas Básicas de Controle Enquanto existir um quadrado

Leia mais

Organização para Realização de Teste de Software

Organização para Realização de Teste de Software Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Desenvolvedores: interesse em demonstrar que o programa é isento de erros. Responsáveis pelos testes:

Leia mais

Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte I

Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte I Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte I 26 de Junho de 2014 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Estruturar problemas de engenharia como testes de hipótese. Entender os

Leia mais

Título da Pesquisa e/ou Trabalho

Título da Pesquisa e/ou Trabalho Aluno do Curso de Ciências da Computação Título da Pesquisa e/ou Trabalho Jataí-GO 2016 Aluno do Curso de Ciências da Computação Título da Pesquisa e/ou Trabalho Projeto de Pesquisa apresentado ao curso

Leia mais

Pesquisa Educacional

Pesquisa Educacional UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Disciplina de Pesquisa Educacional Pesquisa Educacional Miguel Dias Como classificar as pesquisas? (*) (*) GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos

Leia mais