Algoritmos I Aula 2 Lógica de Programação
|
|
|
- Denílson Amado Almeida
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Algoritmos I Aula 2 Lógica de Programação Professor: Max Pereira Ciência da Computação
2 O que é Lógica? O termo lógica está relacionado com o logos, razão, palavra ou discurso, que significa a ciência do raciocínio. A palavra está relacionada com uma maneira específica de raciocinar, de forma correta.
3 O que é Lógica? Podemos relacionar a lógica com a correção do pensamento. Determinar quais operações são válidas e quais não são. A lógica estuda e ensina a colocar ordem no pensamento.
4 Raciocínio Basicamente raciocinar consiste em manipular a informação disponível aquilo que sabemos, ou supomos, ser verdadeiro e extrair consequências disso, obtendo informação nova.
5 Raciocínio (Silogismo) Exemplos: Todo mamífero é um animal. Todo cavalo é um mamífero. Logo, todo cavalo é um animal. Todo marciano é verde. XPTO é marciano. Logo, XPTO é verde.
6 Argumentos Um dos objetivos da lógica é o estudo de técnicas de formalização, dedução é análise que permitam verificar a validade de argumentos.
7 Lógica na prática... Usamos lógica nas atividades do dia-a-dia não só na teoria, mas também na prática. Sei que o livro está no armário. Sei que o armário está fechado. Logo, tenho que abrir o armário para pegar o livro. Sei que sou mais velho que José. Sei que José é mais velho que João. Logo, sou mais velho que João.
8 Lógica de Programação Pode ser definida como um conjunto de técnicas para encadear pensamentos a fim de atingir determinado objetivo. O objetivo da Lógica de Programação é a construção de algoritmos coerentes e válidos.
9 Algoritmo Dever ser elaborado através de ações claras e precisas, que a partir de um estado inicial, após um período de tempo finito, produzem um estado final previsível e bem definido. Garantir que sempre que executado, sob as mesmas condições, produza o mesmo resultado.
10 Algoritmo Soluções para problemas cotidianos podem ser escritas por sequências lógicas de atividades, ou seja, algoritmos: Problema: Trocar uma lâmpada 1. Pegue uma escada. 2. Posicione a escada embaixo da lâmpada. 3. Pegue uma lâmpada nova. 4. Suba na escada. 5. Retire a lâmpada velha. 6. Coloque a lâmpada nova.
11 Algoritmo Escreva um algoritmo (sequência de passos) para trocar um pneu de um carro. Escreva um algoritmo para preparar um ovo frito.
12 Estrutura de decisão (seleção) Existem algoritmos nos quais a execução de alguns passos pode depender de decisões a serem tomadas. Necessidade de incluir um teste seletivo, através de uma condição que determina qual ou quais passos serão executados.
13 Estrutura de decisão (seleção) 1. Pegar uma escada. 2. Posicionar a escada embaixo da lâmpada. 3. Buscar uma lâmpada nova. 4. Ligar o interruptor. 5. Se a lâmpada não acender: 6. Subir na escada. 7. Retirar a lâmpada queimada. 8. Colocar a lâmpada nova. 1. Ligar o interruptor. 2. Se a lâmpada não acender. 3. Pegar uma escada. 4. Posicionar a escada embaixo da lâmpada. 5. Buscar uma lâmpada nova. 6. Subir na escada. 7. Retirar a lâmpada queimada. 8. Colocar a lâmpada nova.
14 Estrutura de repetição As soluções apresentadas nos algoritmos anteriores são aparentemente adequadas, porém não prevê a possibilidade de a lâmpada nova não funcionar.
15 Estrutura de repetição 1. Ligar o interruptor. 2. Se a lâmpada não acender: 3. Pegar uma escada. 4. Posicionar a escada embaixo da lâmpada. 5. Buscar uma lâmpada nova. 6. Subir na escada. 7. Retirar a lâmpada velha. 8. Colocar a lâmpada nova. 9. Se a lâmpada não acender: 10. Retirar a lâmpada. 11. Colocar outra lâmpada nova. 12. Se a lâmpada ainda não acender 13. Retirar a lâmpada 14. Colocar outra lâmpada nova....
16 Estrutura de repetição Pelo algoritmo, caso a lâmpada não acenda, deve-se trocá-la novamente e repetir esse procedimento indefinidamente até que uma lâmpada funcione. Não sabemos quantas vezes teremos de repetir o teste até acharmos uma lâmpada que funcione. Em casos como esse devemos usar uma estrutura de repetição.
17 Estrutura de repetição Essas estruturas definem um fluxo de ações que se repete enquanto uma determinada situação acontece. Tem como objetivo garantir uma condição de parada. Enquanto a lâmpada não acender: Retirar a lâmpada Colocar outra lâmpada nova.
18 Teste e condição de parada 1. Ligar o interruptor. 2. Se a lâmpada não acender: 3. Pegar uma escada. 4. Posicionar a escada embaixo da lâmpada. 5. Buscar uma lâmpada nova. 6. Subir na escada. 7. Retirar a lâmpada velha. 8. Colocar a lâmpada nova. 9. Enquanto a lâmpada não acender: 10. Retirar a lâmpada. 11. Colocar outra lâmpada nova.
19 Teste e condição de parada Assim, nesse algoritmo, enquanto a condição definida no passo 9 for verdadeira (ou seja, enquanto a lâmpada não acender), as ações definidas nos passos 10 e 11 serão repetidas.
20 Garantir a solução do problema... Um programa de computador tradicional não tem conhecimento prévio nem adquire experiências. Devemos determinar em detalhes todas as ações que o computador deve executar. Prever todos os obstáculos e a forma de transpôlos, ou seja, definir uma sequência finita de passos que garantam a solução do problema. Atividade realizada pelos programadores, os construtores de algoritmos.
21 Problemas Escreva um algoritmo que indique como fazer uma avaliação. O aluno não deve deixar questões em branco; assim deve continuar fazendo a avaliação enquanto existir questão em branco e o tempo da prova não estiver acabado. O aluno só deve resolver uma questão se souber resolvê-la, senão deve passar para outra.
22 Problemas Há uma caixa cheia de bolas, contendo bolas azuis e vermelhas. Além disso, há também outras duas caixas vazias. Respectivamente caixa 1, caixa 2 e caixa 3. Escreva um algoritmo para tirar todas as bolas da caixa 1, colocando as bolas azuis na caixa 2 e as bolas vermelhas na caixa 3.
23 Problemas Uma determinada empresa decidiu que os salários dos seus empregados serão aumentados, seguindo a seguinte regra: caso o salário seja menor que R$ 1.000, o aumento será de 15%; caso contrário, será de 10%. Um empregado do RH recebeu uma lista contendo os nomes e salários de todos os empregados. Escreva um algoritmo para que o empregado do RH calcule corretamente os novos salários.
Introdução à Lógica de Programação
Introdução à Lógica de Programação 1 Sumário Noções de Lógica; Algoritmo; leonardobcamposatgmail.com 2/18 Noções de Lógica O uso corriqueiro da palavra lógica está normalmente relacionado à coerência e
Algoritmo. pegar uma escada; posicionar embaixo da lâmpada; buscar uma lâmpada nova; ligar o interruptor; se a lâmpada não acender, então:
Algoritmo é a forma organizada de expressar uma seqüência de passos que visam atingir um objetivo definido. Algoritmo é a lógica necessária para o desenvolvimento de um programa. Apesar do nome estranho,
Algoritmos I Aula 3 Resolução de Problemas (Fluxogramas)
Algoritmos I Aula 3 Resolução de Problemas (Fluxogramas) Professor: Max Pereira http://paginas.unisul.br/max.pereira Ciência da Computação Problemas...aula anterior Problema 1 1. Comece a avaliação 2.
Lógica de Programação Lógica, Conceitos; Fluxo de Controle
Disciplina: Lógica e Técnicas de Programação CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Lógica de Programação Lógica, Conceitos; Fluxo de Controle Prof. Igor Rangel de Araujo Brito [email protected]
INTRODUÇÃO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
INTRODUÇÃO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Algoritmos Computacionais Lógica O que é Lógica? Ciência que estuda as formas do pensamento Raciocínio Colocar as ideias no lugar Sempre que pensamos a lógica nos acompanha
Lógica de Programação I
Gilson de Souza Carvalho [email protected] 1 ALGORITMIZANDO A LÓGICA Por que é Importante Construir um Algoritmo? Um algoritmo tem por objetivo representar mais fielmente o raciocínio envolvido
UNIDADE 1 CONCEITOS BÁSICOS EM ALGORITMOS
1 UNIDADE 1 CONCEITOS BÁSICOS EM ALGORITMOS 1.1 NOÇÕES DE LÓGICA a) Conceitos: - Lógica é a ciência que estuda as leis do raciocínio; coerência; raciocínio. - Lógica como técnica nos ensina a usar corretamente
ALGORITMOS AULA 1. Profª Amanda Gondim
ALGORITMOS AULA 1 Profª Amanda Gondim O que é lógica? NOÇÕES DE LÓGICA A lógica trata da correção do pensamento Ensina-nos a usar corretamente as leis do pensamento É a arte de pensar corretamente A forma
Ensinando a Programação
Pensando a Programação Meu primeiro Robô Brincando de Robô Ensinando a Programação Matemática Biologia Física Programação de computadores - Raciocínios apropriados 1 Lógica de Programação? É a técnica
INFORMÁTICA APLICADA AULA 01 ALGORITMOS
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 01 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo O que é lógica? NOÇÕES DE LÓGICA A lógica trata da
Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano Cansian
Algoritmos e Programação Informática II Ciência da Computação Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano Cansian 1 Sumário Noções de lógica Representação do Conhecimento Lógica na Programação Lógica
Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi
Algoritmos Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Etapas para o desenvolvimento de um programa Analise: estudo do problema para determinação dos dados de entrada, do processamento
Algoritmos e Linguagem de Programação I
Algoritmos e Linguagem de Programação I Roberto [email protected] 2014.1 Módulo I Aula 2 Introdução LÓGICA Lógica Lógica é a forma correta de organizar os pensamentos e demonstrar o
Desenvolvimento de algoritmos Desenvolvimento de Algoritmos
Desenvolvimento de algoritmos Desenvolvimento de Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Na computação, algoritmos representam os passos de um programa um conjunto de programas formam um software.
Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática
Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Disciplina: Introdução à Computação Profª Nilzete Olímpio Álvares AULAS 5 e 6 Conceitos Preliminares 1 Noções sobre Programação 1.1 Papel do programador
Introdução ao Conceito de Algoritmo e Programação Estruturada
Prof. Alceu Britto Aula Teórica 02 Introdução ao Conceito de Algoritmo e O Conceito de Algoritmo e as Estruturas Básicas de Controle Enquanto existir um quadrado livre e não tenha vencido (ou perdido)
Lógica de Programação FORBELLONE, André Luis e EBERSPACHER, Henri (PLT)
Lógica de Programação FORBELLONE, André Luis e EBERSPACHER, Henri (PLT) Organização do pensamento de forma coerente Permite chegar a determinadas conclusões Permite escolher caminhos para resolver problemas
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Prof. Welber Ribeiro da Silva
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Prof. Welber Ribeiro da Silva POR QUE APRENDER LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO? PARA QUE SERVE? CONCEITOS PRELIMINARES Computador: é uma máquina que processa informações sob o controle de grupos
Lógica de Programação
Lógica de Programação Significa o uso correto das leis do pensamento e de processos de raciocínio para a produção de soluções logicamente válidas v e coerentes,, que resolvam com qualidade os problemas
Desenvolvimento de Algoritmos. Slides elaborados pela Prof(a). Simone do Rocio Senger de Souza ICMC/USP
Desenvolvimento de Algoritmos Slides elaborados pela Prof(a). Simone do Rocio Senger de Souza ICMC/USP Desenvolvimento de algoritmos Na computação, algoritmos representam os passos de um programa um conjunto
Lógica de Programação. Capítulo 1. Introdução. Lógica de Programação. Forbellone / Eberspacher. Introdução
Lógica de Programação Capítulo 1 Introdução Lógica de Programação Forbellone / Eberspacher Neste capítulo Introdução Introdução à Lógica de Programação Algoritmizando a Lógica Conceitos e Exemplos de Algoritmos
Algoritmos e Programação
Algoritmos e Programação Prof. Alceu Britto Slides cedidos por Prof. Edson J. R. Justino (PUCPR) Aula Teórica 02 O Conceito de Algoritmo e as Estruturas Básicas de Controle Enquanto existir um quadrado
01/08/2011. Introdução Lógica Sequencia lógica Instruções Algoritmos Programas. Lógica. Lógica na programação. Instrução.
Engenharia de Controle e Automação Programação I Prof. Ricardo Sobjak [email protected] Introdução Lógica Sequencia lógica Instruções s Programas Lógica Raciocínio estruturado (partindo-se do
INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO
INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO Aula - 3 Edilson Hipolito da Silva [email protected] - http://wwww.hipolito.info Roteiro 2 Exercícios Lógica 3 Para podermos trabalhar com desenvolvimento de sistemas/programas
Algoritmo. Conjunto finito de instruções que permitem a realização de uma tarefa. 2.1: Introdução 2. ALGORITMOS
2 - Algoritmo 2.1: Introdução 2. ALGORITMOS Unesp Campus de Guaratinguetá Curso de Programação Computadores Prof. Aníbal Tavares Profa. Cassilda Ribeiro Antes de se utilizar uma linguagem de computador,
Arquitetura Genérica de um Computador (Máquina de Von Neumann): Diagrama conhecido como Máquina de Von Neumann (grande nome da informática).
Introdução LPI Podemos entender o funcionamento de um computador sem conhecer detalhes de hardware (toda a parte física) ou eletrônica. Veja a seguir a estrutura clássica de funcionamento de um computador.
Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina:
Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina: 113476 Profa. Carla Denise Castanho Universidade de Brasília UnB Instituto de Ciências Exatas IE Departamento de Ciência da Computação CIC 3. REPRESENTAÇÃO
Algoritmos e Técnicas. Lógica de Programação. É a técnica de encadear pensamento para atingir determinado objetivo.
Algoritmos e Técnicas Lógica de Programação É a técnica de encadear pensamento para atingir determinado objetivo. 1 Algoritmos - Conceitos Um algoritmo é uma seqüência de ações (passos) finitas, bem definidas,
Lógica de Programação
Lógica de Programação Significa o uso correto das leis do pensamento e de processos de raciocínio para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes, que resolvam com qualidade os problemas que
Fundamentos de Programação Introdução
Fundamentos de Programação Introdução Arquitetura Genérica de um Computador Máquina de Von Neumann Diagrama conhecido como Máquina de Von Neumann (grande nome da informática) A finalidade de um computador
Desenvolvimento de Algoritmos. RAD 2119 Tecnologia de Informação Aplicada a Administração. Essa aula. Lógica e Pensamento Lógico. Lógica.
RAD 2119 Tecnologia de Informação Aplicada a Administração Desenvolvimento de Algoritmos Prof. Ildeberto A. Rodello [email protected] http://www.fearp.usp.br/~rodello 3602.0514 Essa aula Definições
Introdução à Algoritmia
Introdução à Algoritmia Programação e Sistemas de Informação Módulo 1 Objetivos Esclarecer conceitos básicos necessários à atividade de programar, que consiste na elaboração de programas de computador.
Introdução a Algoritmos
Universidade Federal do Vale do São Francisco Introdução a Algoritmos Professor: Marcelo Santos Linder E-mail: [email protected] Página: www.univasf.edu.br/~marcelo.linder Programa da Disciplina
Disciplina de Algoritmos e Programação
Disciplina de Algoritmos e Programação Atividades Plano de ensino Conteúdos da disciplina, definição das datas, critérios de avaliação e bibliografias Início da matéria Conceito e definição de algoritmos
Prof. Paulo Villa Aula 1
UNISUL 2014/ 1 Universidade do Sul de Santa Catarina Engenharia Elétrica Algoritmos Aula 1 Slides adaptados do Prof. Frederico Ferlini Informações da Disciplina Página da disciplina gse.ufsc.br/~pvilla
Algoritmos e Estruturas de Dados I. Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3
Algoritmos e Estruturas de Dados I Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3 Computação - Algoritmo O que é um algoritmo? Um procedimento passo-a-passo para a solução
2. ALGORITMOS. Unesp Campus de Guaratinguetá
2. ALGORITMOS Unesp Campus de Guaratinguetá Curso de Programação Computadores Prof. Aníbal Tavares Profa. Cassilda Ribeiro Ministrado por: Prof. André Amarante Problemas: Unesp-Campus de Guaratinguetá
Algoritmos e Programação
Algoritmos e Programação Aula 1 Apresentação da Disciplina Introdução a Algoritmos Profa. Marina Gomes [email protected] 1 Apresentação da Disciplina 2 Atividades Plano de Ensino - Conteúdos
UFCD 0804 Algoritmos
UFCD 0804 Algoritmos Reconhecer e desenvolver algoritmos. Introdução à Lógica de Programação Antes de se começar com uma Linguagem de Programação, temos de ser capazes de estruturar o nosso raciocínio
Seguindo Instruções. Linguagens de Programação Algoritmos. Introdução à Ciência da Computação. Prof. Edison Ishikawa
Seguindo Instruções Linguagens de Programação Algoritmos Introdução à Ciência da Computação Prof. Edison Ishikawa Objetivo Entender as limitações de uma linguagem de programação Fazer algoritmos DIREITA
Aula 02 ALGORITMOS. Introdução à Computação
Aula 02 ALGORITMOS Introdução à Computação Etapas da Construção de Software Na elaboração de programas complexos, é necessário utilizar um método sistemático de programação que permita a obtenção de programas
Aula Bibliografia - Definições - Operadores - Criação de um algoritmo - Exercícios. Algoritmo e Programação. Prof.
- Bibliografia - - Operadores - Criação de um algoritmo - Exercícios Aula 01 Colegiado de Engenharia da Computação Slide 1 O que é Algoritmo? Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra algoritmo origina-se
Computação I: Representações de Algoritmos
Computação I: Representações de Algoritmos [email protected] * Parte da apresentação foi gentilmente cedida pelo prof. Igor Steinmacher Agenda Objetivos Relembrando... Algoritmos para desenvolver
Aula 1: Desenvolvimento de Algoritmos
Aula 1: Desenvolvimento de Algoritmos Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1. Semestre de 2017 Slides inicialmente elaborados pela Profa. Dra. Simone do Rocio Senger de Souza (ICMC/USP) Motivação Na computação,
Programação Básica de Computadores
Programação Básica de Computadores Gabriel M. Miranda [email protected] DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CENTRO TECNOLÓGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Introdução a Computação O que
#Conceituação. Algoritmos. Eliezio Soares
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE Algoritmos #Conceituação Eliezio Soares [email protected] Computadores e Tarefas 1. O computador
Programação de Computadores IV. Introdução a Algoritmos SLIDES CEDIDOS POR Bruno Marques
Programação de Computadores IV Introdução a Algoritmos SLIDES CEDIDOS POR Bruno Marques 1 Roteiro da aula Lógica de programação Instrução Algoritmo Algoritmo vs Programa Teste de Mesa 2 Lógica de programação
Linguagem e Técnicas em Programação. Gilson de Souza Carvalho
Gilson de Souza Carvalho [email protected] Carga Horária: 64 horas (Semestral) - 128 horas (Anual) Nº Créditos: 04 aulas Objetivo: Resolver problemas usando os comandos básicos da linguagem (Pascal).
Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 2.3 Introdução a Algoritmos. Prof. Dr. Bruno Moreno
Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.3 Introdução a Algoritmos Prof. Dr. Bruno Moreno [email protected] Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.3 Introdução a Algoritmos Prof. Dr. Bruno Moreno
CONCEITO DE COMPUTADOR. O que é um computador?
CONCEITO DE COMPUTADOR O que é um computador? CONCEITO DE COMPUTADOR Denomina-se computador uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Contudo,
PPM CONTEÚDO. Lógica de programação Programação para manufatura Sistemas supervisorios PROGRAMAÇÃO PARA MANUFATURA 05/03/2009
PPM PROGRAMAÇÃO PARA MANUFATURA CONTEÚDO Lógica de programação Programação para manufatura Sistemas supervisorios 1 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Abrangência Introduzir os conceitos básicos relacionados à lógica
Algoritmos e Programação
Universidade Federal do Pampa Campus-Bagé Algoritmos e Programação Aula 1 Apresentação da Disciplina Conceitos Introdutórios Prof. Julio Saraçol [email protected] Slide1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
LÓGICA E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. Introdução
LÓGICA E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Introdução PARA DESCONTRAIR 03/05/2016 IFPR QUEDAS DO IGUAÇU - LÓGICA E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO - DANILO GIACOBO 2 OBJETIVOS DA AULA Apresentar os conceitos elementares
Lógica de Programação Unidade 1 PROF. FÁBIO CODO
Lógica de Programação Unidade 1 PROF. FÁBIO CODO O alvo de todo o bom professor é fazer com que homens tirem os olhos do mundo afim de que olhem para o céu, assim como o dever de todo o Teólogo não é entreter
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO. Introdução à Algoritmos. Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO Introdução à Algoritmos Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior www.sergioprotari.com.br [email protected] TÓPICOS ABORDADOS Noções de Lógica (Parte 1) O que é a lógica Lógica
Aula I Introdução à Lógica de Programação
Aula I Introdução à Lógica de Programação Referência bibliográfica BENEDUZZI H, METZ J. Lógica e Linguagem de Programação Introdução ao Desenvolvimento de Software. Ed. Livro Técnico Introdução A demanda
ALGORITMOS ALGORITMOS ALGORITMOS. Natureza dos passos. Apresentação das Estruturas de Algoritmos - Fluxograma
Etapas da Construção de Programas ALGORITMOS Etapas da Construção de Programas DEFINIÇÃO (o que) Codificar a Solução DESENVOLVIMENTO (como) Definição do Problema Projetar a Solução (ALGORITMO) (Programar
Aula 1 - Introdução Cleverton Hentz
Aula 1 - Introdução Cleverton Hentz Sumário da Aula O que é um algoritmo? Exemplos de algoritmos. Principais características. 2 Introdução Um algoritmo é um procedimento bem definido que recebe um conjunto
Fundamentos de Algoritmos (5175/31)
UEM/CTC Departamento de Informática Curso: Ciência da Computação Professor: Flávio Rogério Uber Fundamentos de Algoritmos (5175/31) Material Original: Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa (UEM/DIN)
Introdução à Programação. Ceça Moraes
Introdução à Programação Ceça Moraes Conteúdo Algoritmos Representação Exercícios Linguagens de Programação Compilador Interpretador 2 Lógica O que é lógica? Ciência que estuda as leis do raciocínio. Correção/validação
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I. Prof. Dr. Daniel Caetano
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 O Que é Lógica? 2 Problemas e Algoritmos 3 Representando Algoritmos Material
Algoritmos. Prof. Jonatas Bastos
Algoritmos Prof. Jonatas Bastos 1 Algoritmo Definições p p p p p p Algoritmo é uma sequência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Que levam a resolução de determinado problema. Podemos
CONCEITO DE ALGORITMO
CONCEITO DE ALGORITMO De forma geral podemos definir o algoritmo como uma sequência finita de ações executáveis para a obtenção de um objetivo bem definido. O termo algoritmo se originou, provavelmente,
Algoritmos e Programação. Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho
s e Programação Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho EMENTA Desenvolvimento de algoritmos; Tipos de dados básicos e estruturados; Comandos de uma linguagem de Programação; Metodologia de desenvolvimento
Algoritmos. Prof. Jonatas Bastos Site:
Algoritmos Prof. Jonatas Bastos Email: [email protected] Site: http://jonatasfbastos.wordpress.com/ 1 Dúvidas! p p p Como os computadores entendem os algoritmo? Os computadores não entendem os passos
Algoritmos. 1 - Introdução à construção de Algoritmo pode ser definido como um conjunto finito de regras bem
Algoritmos 1 - Introdução à construção de Algoritmos 18 Programação em C/C++ estrutura básica e conceitos fundamentais Algoritmo pode ser definido como um conjunto finito de regras bem determinadas para
Lógica de Programação
Programação I TII Lógica de Programação Toni Ferreira Montenegro [email protected] Lógica: Ciência que estuda as formas do pensamento. Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos
ALGORITMOS CONCEITOS PRELIMINARES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.
ALGORITMOS CONCEITOS PRELIMINARES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. [email protected] INTRODUÇÃO O computador é uma máquina que executa instruções que resolvem problemas; Para a forma como estas
Computadores = cérebros eletrônicos?
Prof. André Backes Introdução Computadores = cérebros eletrônicos? Computadores são máquinas e, por si sós, não podem ser inteligentes. Alguém as projetou e deu a ela todas as características que possuem.
Algoritmos e Fluxogramas
Introdução Algoritmos e Fluxogramas Computadores = cérebros eletrônicos? Computadores são máquinas e, por si sós, não podem ser inteligentes. Alguém as projetou e deu a ela todas as características que
EMENTA. Estudo dos métodos para resolução de problemas e modelagem da solução por meio de algoritmo. Estruturação, depuração, testes e documentação.
ALGORITMOS CMP1044 EMENTA Estudo dos métodos para resolução de problemas e modelagem da solução por meio de algoritmo. Estruturação, depuração, testes e documentação. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Introdução
INTRODUÇÃO A ALGORITMOS
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Campus João Câmara INTRODUÇÃO A ALGORITMOS Prof. Alba Lopes [email protected] http://docente.ifrn.edu.br/albalopes INTRODUÇÃO
Introdução a Computação
Edirlei Soares de Lima Introdução a Computação Aula 02 Lógica de Programação Lógica de Programação Lógica de Programação é a técnica de criar sequências lógicas de ações para atingir
Algoritmos e Programação. Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação
Algoritmos e Programação Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação Conteúdo ALGORITMOS Conceitos e características; Formas de representação; Diretrizes para criação de algoritmos; Fluxogramas; Pseudocódigo
Introdução à Lógica de Programação
Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Introdução à Lógica de Programação 1 Lógica: técnica de de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo Entender o problema a ser resolvido Decompor
É neste ponto que entra o conceito de lógica de programação.
AULA 01 OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO A lógica é a ciência do pensamento correto. Esta declaração não implica, contudo, em afirmar que ela seja a ciência da verdade.
