USP ESALQ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Veículo: Gazeta de Piracicaba Data: 13/12/2014 Caderno/Link: Cidade Assunto: Sesc: crise de água

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "USP ESALQ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Veículo: Gazeta de Piracicaba Data: 13/12/2014 Caderno/Link: Cidade Assunto: Sesc: crise de água"

Transcrição

1 SEMANAL O clipping semanal registra as matérias jornalísticas, publicadas em jornais, revistas e portais, a partir das sugestões de pauta enviadas diariamente pela Acom, que podem ser consultadas diretamente no banco de notícias em:

2 Veículo: Gazeta de Piracicaba Data: 13/12/2014 Caderno/Link: Cidade Assunto: Sesc: crise de água

3 Veículo: G1 Data: 13/12/2014 Caderno/Link: Assunto: Sesc e USP realizam debate em Piracicaba sobre a crise hídrica

4 Veículo: Folha de S. Paulo Data: 14/12/2014 Caderno/Link: Opinião/A3 Assunto: Faculdade de Medicina da USP

5 Veículo: Gazeta de Piracicaba Data: 17/12/2014 Caderno/Link: Cidade/6 Assunto: ESALQ mudará esgoto

6 Veículo: O Estado de São Paulo Data: 17/12/2014 Caderno/Link: Metrópole/A19 Assunto: Novos casos de estupro na USP são denunciados Novos casos de estupro na USP são denunciados Abusos, relatados à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, teriam sido na Medicina e na Esalq; CPI não foi instalada SÃO PAULO - A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) recebeu duas novas denúncias de estupro contra alunas da Universidade de São Paulo (USP). A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar abusos sexuais nas universidades paulistas foi adiada nesta terça-feira, 16, por falta de quórum. Os dois relatos de abuso chegaram ao conhecimento dos deputados por meio de um criado pela comissão para receber denúncias. Os casos denunciados foram registrados na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, no interior. O primeiro episódio aconteceu em 2008 em uma república, mas a vítima já havia sido assediada pelo agressor dentro da própria faculdade. O segundo caso aconteceu no ano passado, também em uma república. Apenas quatro deputados estaduais compareceram à sessão Quatro acusações de estupro na FMUSP já haviam sido feitas em audiências públicas da Comissão de Direitos Humanos no mês passado. A maioria dos casos teria acontecido em festas promovidas no câmpus. Os relatos levaram o presidente da comissão, o deputado Adriano Diogo (PT), a propor a criação de uma CPI para investigar casos de estupro e outras violações de direitos humanos na USP e nas demais universidades paulistas.

7 Desencontro. A primeira sessão da CPI seria realizada na tarde desta terça, mas foi remarcada para hoje por falta de quórum. Para que ela fosse aberta, era necessária a presença de cinco dos nove deputados estaduais titulares da comissão, mas apenas quatro compareceram. Nenhum representante da bancada do governo estava presente na sessão no horário marcado, às 14 horas. Compareceram os deputados da oposição Marco Aurélio (PT), Sarah Munhoz (PCdoB), Carlos Giannazi (PSOL) e Diogo. Às 15 horas, o deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB) chegou à sessão, o que possibilitaria a instalação, mas a CPI não pôde ser aberta porque o quórum deve ser confirmado até 15 minutos após o início da sessão, de acordo com o regimento. Faltaram Bruno Covas (PSDB), Jorge Caruso (PMDB), José Bittencourt (PSD) e Ulysses Tassinari (PV), todos da situação. Diogo acusou a bancada do governo de fazer manobra. Tínhamos um acordo. Estou fazendo papel de bobo, disse ele. Bezerra negou a acusação de Diogo. Não existe nenhuma manobra de esvaziamento, tanto é que estou aqui.

8 Veículo: Agência USP de Notícias Data: 17/12/2014 Caderno/Link: Assunto: Colonização e estradas aumentaram desmatamento em Rondônia Colonização e estradas aumentaram desmatamento em Rondônia Área estudada representa cerca de 23% de todo o estado de Rondônia Pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, constata que no estado de Rondônia as proximidade das estradas é o principal fator que estimula o desmatamento. O estudo também analisou como a fragmentação da floresta influenciou a extinção local de espécies de mamíferos de médio e grande porte, e alterações na qualidade da água dos riachos locais. As análises e levantamentos compõem a tese de doutorado do ecólogo Rodrigo Anzolin Begotti. Ao todo foram cerca de quatro anos e meio de estudos e análises de uma área de aproximadamente 55 mil quilômetros quadrados, por meio de imagens de satélite da família Landsat referentes ao período de 1975 a 2011, conta. A área estudada, segundo o cientista, representa cerca de 23% de todo o estado de Rondônia. Ali existem mais de 12 mil quilômetros de estradas de terra e pavimentadas. Vale lembrar que o desmatamento de florestas tropicais é uma das principais fontes de emissão de gases do efeito estufa, ressalta. Begotti também avaliou como o que restou da floresta influenciou na qualidade da água dos riachos. Neste caso, analisamos 21 parâmetros físico-químicos da água relacionando-os com a dinâmica do desmatamento, o arranjo espacial e a quantidade de floresta remanescente, além de características físicas das áreas drenadas por esses corpos d água, descreve. As análises laboratoriais foram realizadas no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), em Piracicaba. Com esses dados, o pesquisador conseguiu constatar, por exemplo, que a proporção de floresta até a distância de 100 metros dos riachos contribuiu para reduzir as concentrações de alumínio, fosfato, nitrogênio e sedimentos em suspensão, principalmente na estação chuvosa. Esse resultado tem implicações importantes com relação às modificações realizadas recentemente no Código Florestal no que diz respeito à manutenção de vegetação na beira de rios, lagos e nascentes. Desmatamento histórico A colonização do estado de Rondônia, como explica o pesquisador, foi marcada o pelos incentivos do governo federal, sobretudo nas década de 1970 e 1980, por meio da concessão de lotes para pequenos agricultores. Isso levou ao desmatamento de grandes áreas, por parte de milhares de assentados, a maioria vindos das regiões sul e sudeste, conta. Além disso, ele lembra que àquela época, a derrubada da floresta era condição para que os assentados garantissem a posse de seus lotes, sendo que a caça era a única fonte de alimentação. A coordenação e execução dos projetos de assentamento foi realizada pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA), utilizando inclusive financiamento do Banco Mundial.

9 Imagens de satélite da família Landsat revelam a expansão do desmatamento entre os anos de 1975 e 2011 Anos mais tarde, já nas décadas de 1990 e 2000, os agentes do desmatamento mudaram, com a abertura de estradas e de grandes áreas para criação de gado. Os lucros da produção da carne motivam a abertura de novas áreas e novos desmatamentos, enfatiza o pesquisador. Begotti conta que o estado de Rondônia possui o sétimo maior rebanho do País com cerca de 12 milhões de cabeças de gado, segundo dados do IBGE. Com a situação incerta no que diz respeito à questão fundiária em algumas localidades, existem até hoje focos de conflito com posseiros e invasores de terras públicas que desmataram uma quantidade de floresta considerável dentro e nas imediações da Floresta Nacional do Bom Futuro, por exemplo. Ele descreve que, ao longo de 36 anos de monitoramento houve uma perda de floresta da ordem de quilômetros quadrados (km²) relacionada, dentre outros fatores, à expansão da malha viária de km para km de extensão. Embora a extensão da malha viária não tenha variado de modo significativo quando comparamos as áreas desmatadas recentemente com aquelas do início da colonização de Rondônia, o processo de fragmentação da floresta desmatada nos últimos anos tem sido mais intenso, lembra o ecólogo. Entrevistas As informações sobre as espécies de mamíferos foram coletadas em entrevistas junto a proprietários da região, tendo como referência os fragmentos de florestas dentro de suas propriedades. Além disso, também visitamos Unidades de Conservação como e Reservas Eextrativistas (RESEX), conta o pesquisador. Ao todo, foram examinados cerca de 110 fragmentos de florestas sendo que, em cada um deles foi realizada uma ou duas entrevistas. O estudo compreendeu a região centro norte de Rondônia, englobando cerca de 10 municípios. Ainda há as espécies que persistem e resistem, mesmo em áreas cujo habitat florestal foi reduzido De acordo com o levantamento, as espécies que estão em maior risco de extinção local nos fragmentos são o tatu-canastra, a onça-pintada, a anta e o tamanduá-bandeira, entre outros, corroborando resultados de outros estudos na Mata Atlântica e na própria Amazônia. Mas há as espécies de hábitos generalistas que persistem e resistem mesmo em áreas cujo habitat florestal foi extremamente reduzido, como o macaco prego, a paca, a irara e o tatu-galinha, lembra o pesquisador, ressaltando que algumas dessas espécies como a paca e o tatu-galinha ainda são caçadas, mesmo nos fragmentos.

10 A pesquisa de doutorado O papel dos remanescentes florestais na retenção da biodiversidade e conservação da água em uma paisagem fragmentada na região central de Rondônia foi financiada pela FAPESP por meio de auxílio-pesquisa e bolsa regular. O estudo teve início em 2009 e foi concluído em 2014, no Departamento de Ciências Florestais da Esalq, sob orientação do professor Sílvio Frosini de Barros Ferraz. Fotos: Rodrigo Anzolin Begotti

11 Veículo: Jornal de Piracicaba Data: 18/12/2014 Caderno/Link: Cidade/A7 Assunto: Docente da ESALQ é nomeado cônsul

12 Veículo: Gazeta de Piracicaba Data: 18/12/2014 Caderno/Link: Cidade/6 Assunto: Trabalho premiado

Ofício nº. 45/2012. Belém (PA), 07 de maio de 2012.

Ofício nº. 45/2012. Belém (PA), 07 de maio de 2012. Ofício nº. 45/2012 Ilustríssimo Senhor Procurador da República DANIEL CÉSAR AZEREDO AVELINO Procuradoria da República no Estado do Pará Rua Domingos Marreiros Nº690 Bairro Umarizal Belém/PA CEP: 66.055-210

Leia mais

ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO

ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO O estado de Mato Grosso está localizado na região Centro-Oeste do Brasil, fazendo fronteira com os estados do Pará e Amazonas ao norte, Mato

Leia mais

Estado de Mato Grosso. Resumo. Estatística de Desmatamento. Geografia do Desmatamento

Estado de Mato Grosso. Resumo. Estatística de Desmatamento. Geografia do Desmatamento Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo, Anderson Costa & Sanae Hayashi (Imazon) Laurent Micol & Sérgio Guimarães (ICV) Resumo De acordo com SAD, no mês de agosto de 2008 o desmatamento totalizou 6,14 quilômetros

Leia mais

Sistemas de Monitoramento do Desmatamento

Sistemas de Monitoramento do Desmatamento RESUMO» Este é o primeiro número do boletim Transparência Florestal do, uma iniciativa do Imazon, cujo objetivo é divulgar amplamente a situação do desmatamento nas áreas florestais do Estado. Neste boletim,

Leia mais

Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo & Sanae Hayashi (Imazon) Resumo

Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo & Sanae Hayashi (Imazon) Resumo Amazônia Legal Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo & Sanae Hayashi (Imazon) Resumo Em outubro de 2008, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD 2.0) registrou 102 quilômetros quadrados de desmatamento

Leia mais

Estatísticas de Desmatamento

Estatísticas de Desmatamento RESUMO» O desmatamento detectado em agosto de 2007 em Mato Grosso pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) alcançou 250 quilômetros quadrados, representando um aumento de 138% no desmatamento em relação

Leia mais

Potencial de aplicação da Cota de Reserva Ambiental em Mato Grosso

Potencial de aplicação da Cota de Reserva Ambiental em Mato Grosso Potencial de aplicação da Cota de Reserva Ambiental em Mato Grosso Laurent Micol, Ricardo Abad, Paula Bernasconi Resumo As propriedades rurais de Mato Grosso têm 17,5 milhões de hectares de oferta e 10,5

Leia mais

As propriedades rurais de Mato Grosso têm 17,5 milhões de hectares de oferta e

As propriedades rurais de Mato Grosso têm 17,5 milhões de hectares de oferta e N O 2 ANO 3 DEZEMBRO DE 2013 LAURENT MICOL, RICARDO ABAD E PAULA BERNASCONI Resumo As propriedades rurais de Mato Grosso têm 17,5 milhões de hectares de oferta e 10,5 milhões de hectares de demanda potenciais

Leia mais

Boa Notícia: A fauna que sobrevive nas florestas imersas nas plantações de cana

Boa Notícia: A fauna que sobrevive nas florestas imersas nas plantações de cana Boa Notícia: A fauna que sobrevive nas florestas imersas nas plantações de cana Finalmente uma boa notícia para o meio ambiente: pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP) do Instituto de

Leia mais

Estado de Mato Grosso. Resumo. Estatística de Desmatamento

Estado de Mato Grosso. Resumo. Estatística de Desmatamento Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo & Anderson Costa (Imazon) Laurent Micol & Sérgio Guimarães (ICV) Resumo De acordo com SAD no mês de julho de 2008, o desmatamento totalizou 33,1 quilômetros quadrados.

Leia mais

Brasil: Jornada de Luta das mulheres já mobiliza 6 mil trabalhadoras em nove estados

Brasil: Jornada de Luta das mulheres já mobiliza 6 mil trabalhadoras em nove estados Publicado en CLOC - Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones del Campo ( http://www.cloc-viacampesina.net) Inicio > Brasil: Jornada de Luta das mulheres já mobiliza 6 mil trabalhadoras em nove estados

Leia mais

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO DE HABITATS E PERDA DA BIODIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO DA MATA DOS MACACOS EM SANTA FÉ DO SUL - SP.

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO DE HABITATS E PERDA DA BIODIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO DA MATA DOS MACACOS EM SANTA FÉ DO SUL - SP. TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO DE HABITATS E PERDA DA BIODIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO DA MATA DOS MACACOS EM SANTA FÉ DO SUL - SP. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ECOLOGIA

Leia mais

Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo & Anderson Costa (Imazon) RESUMO

Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo & Anderson Costa (Imazon) RESUMO Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo & Anderson Costa (Imazon) RESUMO Em junho de 2008, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) registrou 612 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal.

Leia mais

MEGADIVERSIDADE. # Termo utilizado para designar os países mais ricos em biodiversidade do mundo. 1. Número de plantas endêmicas

MEGADIVERSIDADE. # Termo utilizado para designar os países mais ricos em biodiversidade do mundo. 1. Número de plantas endêmicas MEGADIVERSIDADE MEGADIVERSIDADE # Termo utilizado para designar os países mais ricos em biodiversidade do mundo. 1. Número de plantas endêmicas 2. Número de espécies endêmicas em geral 3. Número total

Leia mais

Regulamentação da CRA e PRA 27ª RO DA CÂMARA TEMÁTICA DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E IRRIGAÇÃO - CTASI Raimundo Deusdará Filho.

Regulamentação da CRA e PRA 27ª RO DA CÂMARA TEMÁTICA DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E IRRIGAÇÃO - CTASI Raimundo Deusdará Filho. Regulamentação da CRA e PRA 27ª RO DA CÂMARA TEMÁTICA DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E IRRIGAÇÃO - CTASI Raimundo Deusdará Filho Diretor Geral/SFB O Brasil e as Florestas A cobertura florestal mundial é de

Leia mais

Quais são os principais drivers do desflorestamento na Amazônia? Um exemplo de interdisciplinaridade.

Quais são os principais drivers do desflorestamento na Amazônia? Um exemplo de interdisciplinaridade. INCLINE workshop interdisciplinaridade FEA-USP - 10 de Março de 2015 Quais são os principais drivers do desflorestamento na Amazônia? Um exemplo de interdisciplinaridade. Natália G. R. Mello, PROCAM-USP

Leia mais

FRAGMENTOS FLORESTAIS

FRAGMENTOS FLORESTAIS FRAGMENTOS FLORESTAIS O que sobrou da Mata Atlântica Ciclos econômicos 70% da população Menos de 7,4% e mesmo assim ameaçados de extinção. (SOS Mata Atlânitca, 2008) REMANESCENTES FLORESTAIS MATA ATLÂNTICA

Leia mais

Amazônia Legal. Resumo. Estatística de Desmatamento

Amazônia Legal. Resumo. Estatística de Desmatamento Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo & Anderson Costa (Imazon) Resumo Em maio de 2008, de acordo com SAD, o desmatamento atingiu 294 quilômetros quadrados na. Isso representa uma queda de 26% em relação

Leia mais

O Código Florestal nos Estados da Mata Atlântica

O Código Florestal nos Estados da Mata Atlântica O Código Florestal nos Estados da Mata Atlântica O Código Florestal nos Estados da Mata Atlântica Este relatório foi produzido para a Fundação SOS Mata Atlântica sob contrato firmado entre as partes em

Leia mais

O PROGRAMA BOLSA VERDE, INSTITUÍDO PELA LEI ESTADUAL , DE 13 DE AGOSTO DE 2008, E SEUS IMPACTOS SOBRE OS MEIOS DE VIDA DA COMUNIDADE RURAL

O PROGRAMA BOLSA VERDE, INSTITUÍDO PELA LEI ESTADUAL , DE 13 DE AGOSTO DE 2008, E SEUS IMPACTOS SOBRE OS MEIOS DE VIDA DA COMUNIDADE RURAL O PROGRAMA BOLSA VERDE, INSTITUÍDO PELA LEI ESTADUAL 17.727, DE 13 DE AGOSTO DE 2008, E SEUS IMPACTOS SOBRE OS MEIOS DE VIDA DA COMUNIDADE RURAL CONDÉ, Marimar de Fátima¹; PEREIRA, Marlene de Paula². 1.

Leia mais

A biodiversidade ameaçada no Brasil: como garantir a sua proteção?

A biodiversidade ameaçada no Brasil: como garantir a sua proteção? A biodiversidade ameaçada no Brasil: como garantir a sua proteção? José Maria Cardoso da Silva & Adriano Paglia Conservação Internacional-Brasil Biodiversidade no Brasil Biodiversidade em vários níveis

Leia mais

Estado de Mato Grosso. Resumo. Estatística de Desmatamento. o desmatamento somou quilômetros quadrados, houve uma redução de aproximadamente

Estado de Mato Grosso. Resumo. Estatística de Desmatamento. o desmatamento somou quilômetros quadrados, houve uma redução de aproximadamente Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo & Anderson Costa (Imazon) Laurent Micol & Sérgio Guimarães (ICV) Resumo De acordo com SAD no mês de maio de 2008, o desmatamento totalizou 49 quilômetros quadrados.

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS APP S DOS CÓRREGOS INSERIDOS NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE GURUPI TO

CARACTERIZAÇÃO DAS APP S DOS CÓRREGOS INSERIDOS NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE GURUPI TO 26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas CARACTERIZAÇÃO DAS APP S DOS CÓRREGOS INSERIDOS NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE GURUPI TO Horrana Ferreira Ribeiro¹; Jacinto Pereira Santos²; ¹Aluno(a) do

Leia mais

Monitoramento Florestal

Monitoramento Florestal APRESENTAÇÃO Essa é a primeira edição do Boletim Monitoramento da Cobertura Florestal do Sul do Amazonas, que monitora o desmatamento, as queimadas e as estradas não oficiais na região sul do estado doamazonas.

Leia mais

Estado de Mato Grosso. Resumo. Estatísticas de Desmatamento

Estado de Mato Grosso. Resumo. Estatísticas de Desmatamento Carlos Souza Jr. & Adalberto Veríssimo (Imazon) Laurent Micol & Sérgio Guimarães (ICV) Resumo Estado de Mato Grosso Neste segundo número do boletim Transparência Florestal do Estado de Mato Grosso, apresentamos

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL IPADES DESTAQUES IPADES SÃO PAULO: ECONOMIA MODERNA E AGRONEGÓCIO FORTE

INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL IPADES DESTAQUES IPADES SÃO PAULO: ECONOMIA MODERNA E AGRONEGÓCIO FORTE INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL IPADES DESTAQUES IPADES Fevereiro 2017 SÃO PAULO: ECONOMIA MODERNA E AGRONEGÓCIO FORTE O Estado de São Paulo, mesmo possuindo uma

Leia mais

O efeito das estradas sobre a cobertura florestal e a biodiversidade

O efeito das estradas sobre a cobertura florestal e a biodiversidade RODO2010-21/10/2010 O efeito das estradas sobre a cobertura florestal e a biodiversidade Simone R. Freitas Universidade Federal do ABC (UFABC) O que é Ecologia de Estradas? Estudo das interações entre

Leia mais

Estatísticas de Desmatamento

Estatísticas de Desmatamento RESUMO» Em maio de 2007, o desmatamento detectado pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) em Mato Grosso foi 122 quilômetros quadrados. No acumulado do período (agosto de 2006 a maio de 2007) o desmatamento

Leia mais

Padrões de desmatamento e seus efeitos sobre paisagem e a biodiversidade: existem padrões não-lineares?

Padrões de desmatamento e seus efeitos sobre paisagem e a biodiversidade: existem padrões não-lineares? Padrões de desmatamento e seus efeitos sobre paisagem e a biodiversidade: existem padrões não-lineares? Padrões de desmatamento e limiares Padrões de transformação da paisagem (desmatamento) Padrões de

Leia mais

TANGURO EM PAUTA. Medição da resistividade do solo EXPEDIENTE. Edição: Cristina Amorim/IPAM Revisão: Paulo Brando/IPAM - Marcia Macedo/ WHRC

TANGURO EM PAUTA. Medição da resistividade do solo EXPEDIENTE. Edição: Cristina Amorim/IPAM Revisão: Paulo Brando/IPAM - Marcia Macedo/ WHRC TANGURO EDIÇÃO EM PAUTA Nº 1 Esta é a primeira edição de um boletim bimestral que trará as novidades do trabalho realizado na Fazenda Tanguro, por um time de cientistas, e os seus impactos. O Tanguro em

Leia mais

1 Para ler o estudo completo, acesse:

1 Para ler o estudo completo, acesse: RESUMO PARA POLÍTICA PÚBLICA EFEITOS DA CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA SOBRE O DESMATAMENTO NOVO ESTUDO INDICA QUE INSTALAÇÃO DE USINAS NA REGIÃO NEM SEMPRE ESTIMULA O DESMATAMENTO Existe hoje

Leia mais

Zerar desmatamento no Brasil pode custar R$ 5 bi ao ano até 2030

Zerar desmatamento no Brasil pode custar R$ 5 bi ao ano até 2030 Estadão, 13 de julho de 2016 Zerar desmatamento no Brasil pode custar R$ 5 bi ao ano até 2030 Cálculo considera estratégia de pagamento por serviços ambientais, em que proprietário é compensado por conservar

Leia mais

Poço Grande, Município de Ouro Verde do Oeste, Paraná. Daniela Mondardo, Aline Uhlein, Deise D. Castagnara, Felipe Guilherme

Poço Grande, Município de Ouro Verde do Oeste, Paraná. Daniela Mondardo, Aline Uhlein, Deise D. Castagnara, Felipe Guilherme Diagnóstico da Fragmentação Florestal na Microbacia Córrego Poço Grande, Município de Ouro Verde do Oeste, Paraná Daniela Mondardo, Aline Uhlein, Deise D. Castagnara, Felipe Guilherme Klein, Armin Feiden,

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 26 de julho de 2017.

Clipping de notícias. Recife, 26 de julho de 2017. Clipping de notícias Recife, 26 de julho de 2017. SECRETÁRIO NILTON MOTA RECEBE DEPUTADO E DEBATEM SOBRE LIBERAÇÃO DA ÁGUA DA TRANSPOSIÇÃO PARA A BARRAGEM DA BARRA DO JUÁ EM FLORESTA Por Junior Finfa em

Leia mais

Região Norte. Bioma Amazônia

Região Norte. Bioma Amazônia Troca do livro Lições de Francês, Língua Portuguesa e História 5º ano 5º A 5º B e C Semana de 12 a 14 de junho 2017. terça-feira quinta-feira Lundi - Français Curitiba, le 12 juin 2017. Prends ton cahier

Leia mais

Para entender a. Moratória da Soja: o cultivo. responsável

Para entender a. Moratória da Soja: o cultivo. responsável Para entender a Moratória da Soja: o cultivo responsável CARTILHApags.indd 1 13/7/2007 19:04:26 Sumário 3 4 8 10 14 20 Apresentação Os desafios do ambiente O mercado da soja Moratória da soja Entendendo

Leia mais

Modelagem de cenários de uso e cobertura da terra no litoral sul de Santa Catarina

Modelagem de cenários de uso e cobertura da terra no litoral sul de Santa Catarina Modelagem de cenários de uso e cobertura da terra no litoral sul de Santa Catarina Um potencial no apoio à identificação de áreas para conservação DANIEL COHENCA A N A L I S TA A M B I E N TA L I B A M

Leia mais

A Concentração de Terra

A Concentração de Terra PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= A Concentração de Terra 50 40 30

Leia mais

Estatísticas de Desmatamento

Estatísticas de Desmatamento RESUMO» O desmatamento detectado em julho de 2007 em Mato Grosso pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) alcançou 76 quilômetros quadrados. No acumulado do período (agosto de 2006 a julho de 2007)

Leia mais

Estado de Mato Grosso. Resumo. Estatística de Desmatamento

Estado de Mato Grosso. Resumo. Estatística de Desmatamento Abril de 2008 Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo & Anderson Costa (Imazon) Laurent Micol & Sérgio Guimarães (ICV) Estado de Mato Grosso Resumo De acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD)

Leia mais

Percepção ambiental em propriedades rurais na Planície do Médio Araguaia: um estudo de caso em Lagoa da Confusão (TO) e arredores

Percepção ambiental em propriedades rurais na Planície do Médio Araguaia: um estudo de caso em Lagoa da Confusão (TO) e arredores Percepção ambiental em propriedades rurais na Planície do Médio Araguaia: um estudo de caso em Lagoa da Confusão (TO) e arredores Enedina Maria Campos Rocha¹; Lucas Barbosa e Souza² ¹Aluna do Curso de

Leia mais

DESTAQUES REGIONAIS AMÉRICA LATINA E CARIBE

DESTAQUES REGIONAIS AMÉRICA LATINA E CARIBE DESTAQUES REGIONAIS AMÉRICA LATINA E CARIBE Por que o financiamento do carbono florestal é importante para a América Latina? A região da América Latina e do Caribe tem a maior parte da floresta tropical

Leia mais

Roberta Monique da Silva Santos 1 RESUMO

Roberta Monique da Silva Santos 1 RESUMO ESTUDO DA DINÂMICA DE OCUPAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IRANDUBA, CARACTERÍSTICAS E TIPOS DAS INTERFERÊNCIAS HUMANAS RESULTANTES DO PROCESSO DE EXPANSÃO URBANA E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE AMBIENTAL Roberta Monique

Leia mais

Programa Agronomia no Campo: um relato da experiência na comunicação rural em Nova Xavantina-MT

Programa Agronomia no Campo: um relato da experiência na comunicação rural em Nova Xavantina-MT Programa Agronomia no Campo: um relato da experiência na comunicação rural em Nova Xavantina-MT ALMEIDA, Rafael Pereira 1, RAMOS, Rafaela Ferreira 2, LOPES, Jardel Alexandre³. Palavras-chave: Agricultura

Leia mais

A Questão Fundiária na Amazônia e as Populações Tradicionais (Lei de Regularização Fundiária - Lei n , 11 de julho de 2017)

A Questão Fundiária na Amazônia e as Populações Tradicionais (Lei de Regularização Fundiária - Lei n , 11 de julho de 2017) Seminário Desenvolvimento Rural Sustentável Brasília (DF), 14 de maio de 2018 A Questão Fundiária na Amazônia e as Populações Tradicionais (Lei de Regularização Fundiária - Lei n 13.465, 11 de julho de

Leia mais

Senhoras e Senhores Deputados, Compareço a Tribuna da Câmara dos. Deputados para tratar de um assunto que está

Senhoras e Senhores Deputados, Compareço a Tribuna da Câmara dos. Deputados para tratar de um assunto que está Discurso Pronunciado pelo Deputado Hamilton Casara PL/RO, na Sessão de 19 de maio de 2005. Sr. Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Compareço a Tribuna da Câmara dos Deputados para tratar de um assunto

Leia mais

GEORREFERENCIAMENTO NO CAMPO

GEORREFERENCIAMENTO NO CAMPO REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL AGROECOLÓGICO DOS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA. GEORREFERENCIAMENTO NO CAMPO Autoria: Luzia Moraes (2018) Eixo 1 Meio Ambiente

Leia mais

NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações. Lei n , de 25 maio de Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor

NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações. Lei n , de 25 maio de Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações Lei n 12.651, de 25 maio de 2012 Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor 2015 Elaboração Maristela Machado Araujo, Prof a de Silvicultura

Leia mais

Nº. 3 BOLETIM DO. Terra Indígena Área total (ha) Área de floresta (ha) Floresta População

Nº. 3 BOLETIM DO. Terra Indígena Área total (ha) Área de floresta (ha) Floresta População Nº. 3 BOLETIM DO DESMATAMENTO CORREDOR TUPI-MONDÉ (RO/MT) Informativo de apresentação do desmatamento verificado no Corredor Tupi-Mondé No terceiro boletim da série, foi avaliada a perda da cobertura de

Leia mais

ESTRUTURA E CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS DE DOSSEL NA AMAZÔNIA ORIENTAL

ESTRUTURA E CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS DE DOSSEL NA AMAZÔNIA ORIENTAL ESTRUTURA E CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS DE DOSSEL NA AMAZÔNIA ORIENTAL Marcelo Santos de Mendonça (*), José Antônio Renan Bernardi, Aninha Melo Moreira * Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Fragmentação: a dimensão temporal

Fragmentação: a dimensão temporal Fragmentação: a dimensão temporal 2000 1980 Tempo de latência entre o processo de fragmentação e a extinção das espécies Mudança na estrutura da paisagem 1980 2000 Tempo de latência Mudança na estrutura

Leia mais

MAPEAMENTO DAS CLASSES DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR) EM MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO PORTAL DA AMAZÔNIA

MAPEAMENTO DAS CLASSES DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR) EM MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO PORTAL DA AMAZÔNIA MAPEAMENTO DAS CLASSES DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR) EM MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO PORTAL DA AMAZÔNIA Emanuelle Brugnara ¹; Bruno Diego Cardoso dos Santos ¹; Sara Cristina Carvalho de Sousa ¹; Weslei

Leia mais

Estatísticas de Desmatamento

Estatísticas de Desmatamento RESUMO» O SAD detectou, em fevereiro de 2007, apenas 9 quilômetros quadrados de áreas desmatadas. Isso mantém a tendência de queda de desmatamento registrada no mês anterior. Em relação a fevereiro de

Leia mais

TEMA INTEGRADOR Emissão de gases do efeito Estufa

TEMA INTEGRADOR Emissão de gases do efeito Estufa TEMA INTEGRADOR Emissão de gases do efeito Estufa Plinio Carlos Alvalá, Turíbio Gomes Soares Neto, Ana Paula Dutra Aguiar, Jean Pierre H. Ometto Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Emissão de gases

Leia mais

FIGURA 1: Incremento de desmatamento na Amazônia

FIGURA 1: Incremento de desmatamento na Amazônia RESUMO PARA POLÍTICA PÚBLICA FORTALECENDO A PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA EM UM CENÁRIO DE MUDANÇA DESMATAMENTO EM PEQUENAS CLAREIRAS REQUER QUE BRASIL ADAPTE SUAS POLÍTICAS Entre 24 e 212, houve redução

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 11 de outubro de 2017.

Clipping de notícias. Recife, 11 de outubro de 2017. Clipping de notícias Recife, 11 de outubro de 2017. Presidente da Asbraer reúne várias entidades para tratar de uma ferramenta de comunicação de Ater Com os dirigentes da Entidade, foi discutida a pauta

Leia mais

Juti, no Mato Grosso do Sul, está entre as 10 cidades que mais desmataram a Mata Atlântica no período de

Juti, no Mato Grosso do Sul, está entre as 10 cidades que mais desmataram a Mata Atlântica no período de Juti, no Mato Grosso do Sul, está entre as 10 cidades que mais desmataram a Mata Atlântica no período de 2013 2014 Fundação SOS Mata Atlântica lança nesta semana o hotsite Aqui Tem Mata, que mostra de

Leia mais

ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO TANQUÃ-RIO PIRACICABA

ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO TANQUÃ-RIO PIRACICABA Proposta de Criação ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO TANQUÃ-RIO PIRACICABA 372ª REUNIÃO PLENÁRIA DO CONSEMA 13/11/18 Biota-Fapesp Biota-Fapesp Biota-Fapesp ESTAÇÃO ECOLÓGICA BARREIRO RICO, ASPE

Leia mais

DECRETO Nº 6.829, DE 27 DE ABRIL DE 2009 (DOU )

DECRETO Nº 6.829, DE 27 DE ABRIL DE 2009 (DOU ) 1 DECRETO Nº 6.829, DE 27 DE ABRIL DE 2009 (DOU 28.04.2009) Regulamenta a Medida Provisória nº 458, de 10 de fevereiro de 2009, para dispor sobre a regularização fundiária das áreas urbanas situadas em

Leia mais

Definição Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos

Leia mais

Informa. Questões fundiárias e o desmatamento na Amazônia. Analista Socioambiental e Coordenador de Capacitação em Gestão Ambiental - PQGA

Informa. Questões fundiárias e o desmatamento na Amazônia. Analista Socioambiental e Coordenador de Capacitação em Gestão Ambiental - PQGA Informa Outubro 15 nº 2 Questões fundiárias e o desmatamento na Amazônia Hélio Beiroz, Analista Socioambiental e Coordenador de Capacitação em Gestão Ambiental - PQGA As questões fundiárias estão no cerne

Leia mais

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Ana Claudia dos Santos André Luiz Vaz de Araújo Denise Pitigliani Lopes Edmilson Almeida Elisabete Mendonça Gomes Barcellos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Ana Claudia dos Santos André Luiz Vaz de Araújo Denise Pitigliani Lopes Edmilson Almeida Elisabete Mendonça Gomes Barcellos AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Ana Claudia dos Santos André Luiz Vaz de Araújo Denise Pitigliani Lopes Edmilson Almeida Elisabete Mendonça Gomes Barcellos Glória Maria Sarnaglia Inês Mauad Marcella Nossodeli

Leia mais

Nº. 2 BOLETIM DO. Terra Indígena Área total (ha) Área de floresta (ha) Floresta População

Nº. 2 BOLETIM DO. Terra Indígena Área total (ha) Área de floresta (ha) Floresta População Nº. 2 BOLETIM DO DESMATAMENTO CORREDOR TUPI-MONDÉ (RO/MT) Informativo semestral de apresentação do desmatamento verificado no Corredor Tupi-Mondé Este segundo boletim avaliou a perda da cobertura de florestas

Leia mais

Influência do movimento animal e conectividade espacial sobre redes de polinização

Influência do movimento animal e conectividade espacial sobre redes de polinização Influência do movimento animal e conectividade espacial sobre redes de polinização Bárbara Rodrigues Tatiana Machado Movimento Movimento Polinizadores Contexto Paisagem Paisagem % de floresta Fahrig et

Leia mais

Estado de Mato Grosso. Resumo. Estatística de Desmatamento

Estado de Mato Grosso. Resumo. Estatística de Desmatamento Novembro e Dezembro de 2007 Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo & Anderson Costa (Imazon) Laurent Micol & Sérgio Guimarães (ICV) Resumo Em novembro de 2007, o desmatamento detectado pelo Sistema de Alerta

Leia mais

Geografia. Aspectos Físicos e Geográficos - CE. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Aspectos Físicos e Geográficos - CE. Professor Luciano Teixeira. Geografia Aspectos Físicos e Geográficos - CE Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia ASPECTOS FÍSICOS E GEOGRÁFICOS - CE Clima: O clima do Ceará é predominantemente semiárido,

Leia mais

68 Por Jussara Goyano (TEXTO), Otavio Marques (TEXTO e FOTOS) e Márcio Martins (FOTOS)

68  Por Jussara Goyano (TEXTO), Otavio Marques (TEXTO e FOTOS) e Márcio Martins (FOTOS) A Ilha das Cobras A Queimada Grande, conhecida como Ilha das Cobras, é um grande exemplo da complexa e intrincada relação de fatores a serem considerados na preservação de espécies Por Jussara Goyano (TEXTO),

Leia mais

MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO E FAMILIAR

MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO E FAMILIAR MISSÃO Promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal, tornando a agenda florestal estratégica para a economia do país. MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO E FAMILIAR Diretoria

Leia mais

A experiência do Brasil com MRV de REDD+ sob a UNFCCC e o programa piloto do GCF

A experiência do Brasil com MRV de REDD+ sob a UNFCCC e o programa piloto do GCF A experiência do Brasil com MRV de REDD+ sob a UNFCCC e o programa piloto do GCF II Seminário do Núcleo Lusófono da Parceria para Transparência Brasília, 9 e 10 de outubro de 2018 Conceito, elementos e

Leia mais

Estado de Mato Grosso. Resumo. Monitoramento do Desmatamento por Satélites

Estado de Mato Grosso. Resumo. Monitoramento do Desmatamento por Satélites Este é o primeiro número do boletim Transparência Florestal do Estado de Mato Grosso, uma iniciativa do Imazon e ICV, cujo objetivo é divulgar amplamente a situação do desmatamento nas áreas florestais.

Leia mais

Sindicância em 2012 O atual processo foi aberto em dezembro, após depoimentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da

Sindicância em 2012 O atual processo foi aberto em dezembro, após depoimentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Veículo G1 EDUCAÇÃO Data 06/04/2015 Assunto Abuso sexual na FMUSP Advogado apresenta defesa final de aluno acusado de 2 estupros na USP Estudante está prestes a se formar pela Faculdade de Medicina da

Leia mais

Resumo. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal (agosto de 2014) SAD

Resumo. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal (agosto de 2014) SAD Resumo O SAD detectou 437 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal em agosto de 2014. Isso representou um aumento de 136% em relação a agosto de 2013 quando o desmatamento somou 185 quilômetros

Leia mais

Reunião Banco do Brasil

Reunião Banco do Brasil Reunião Banco do Brasil Apresentação das geotecnologias desenvolvidas pela Divisão de Processamento de Imagens (DPI) Projetos TerraClass Amazônia e TerraClass Cerrado Luis Maurano (maurano@dpi.inpe.br)

Leia mais

Risco de Desmatamento

Risco de Desmatamento Márcio Sales, Carlos Souza Jr. Resumo Nesta edição, apresentamos o risco de desmatamento em Municípios, Áreas Protegidas, Assentamentos e áreas privadas, devolutas ou sob conflitos por posse, para o período

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 RESUMO DINÂMICA DA OCORRÊNCIA DE INCÊNDIOS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS DE 2003 A 2010 NATÁLIA FARAJ MURAD 1 ; SERGIO HENRIQUE BENTO DE MIRA 2 ; JOÃO PAULO RODRIGUES ALVES DELFINO

Leia mais

Dinâmica da paisagem e seus impactos em uma Floresta Urbana no Nordeste do Brasil

Dinâmica da paisagem e seus impactos em uma Floresta Urbana no Nordeste do Brasil http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.261-610-2 Dinâmica da paisagem e seus impactos em uma Floresta Urbana no Nordeste do Brasil Mayara M. de L. Pessoa 1, Daniel C. de Carvalho 1, Luis M.

Leia mais

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova Prof. Matheus Agropecuária Prof. Matheus Agronegócio e Economia Modernização Agrária no Brasil: Séc. XX: diversificação e

Leia mais

Pequenos riachos, pequenas barragens e o Novo Código Florestal: Desafios para a sustentabilidade dos recursos hídricos

Pequenos riachos, pequenas barragens e o Novo Código Florestal: Desafios para a sustentabilidade dos recursos hídricos Dr. Ricardo Hideo Taniwaki Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba z Pequenos riachos, pequenas barragens e o Novo Código Florestal:

Leia mais

DINÂMICA DO FOGO EM BORDAS FLORESTAIS NO SUL DA BACIA AMAZÔNICA

DINÂMICA DO FOGO EM BORDAS FLORESTAIS NO SUL DA BACIA AMAZÔNICA DINÂMICA DO FOGO EM BORDAS FLORESTAIS NO SUL DA BACIA AMAZÔNICA Celso H. L. Silva Junior SER300 - Disciplina de Introdução ao Geoprocessamento São José dos Campos, SP 11/06/2018 INTRODUÇÃO As Florestas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P1-4º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender o conceito de bioma. Reconhecer fatores bióticos

Leia mais

PLANO DE AÇÃO NACIONAL DO MUTUM DO SUDESTE

PLANO DE AÇÃO NACIONAL DO MUTUM DO SUDESTE OBJETIVO GERAL OBJETIVO ESPECÍFICO 1 OBJETIVO ESPECÍFICO 2 OBJETIVO ESPECÍFICO 3 OBJETIVO ESPECÍFICO 4 Manejo das Populações em Cativeiro OBJETIVO ESPECÍFCO 5 Projetos de Reintrodução Recomendações Finais

Leia mais

Resumo. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal (maio de 2015) SAD

Resumo. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal (maio de 2015) SAD Resumo Em maio de 2015, o SAD detectou 389 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal com uma cobertura de nuvens de 39% do território. Isso representou um aumento de 110% em relação a maio

Leia mais

ANDI Comunição e Direitos. Emissões e Mudanças Climáticas

ANDI Comunição e Direitos. Emissões e Mudanças Climáticas ANDI Comunição e Direitos Emissões e Mudanças Climáticas Aspectos gerais Ao longo de 40 dias de monitoramento foram identificadas 721 notícias sobre a emissão de gases de efeito estufa ou sobre as mudanças

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2015. PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2015. Cria a Área de Proteção Ambiental que especifica e dá outras providências. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do art. 10 da Constituição Estadual,

Leia mais

Risco de Desmatamento

Risco de Desmatamento Márcio Sales, Carlos Souza Jr. Resumo Neste boletim, comparamos os dados do Prodes, para o período de agosto de 2010 a julho de 2011, com os resultados apresentados no Boletim de Risco de Desmatamento

Leia mais

Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa.

Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Troca do livro Lições de Francês, Língua Portuguesa, História 5º A 5º B e C e Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Semana de 26 a 30 de junho 2017. Lundi - Français Curitiba, le 26 juin 2017.

Leia mais

Recuperação da cobertura florestal na bacia do rio Corumbataí

Recuperação da cobertura florestal na bacia do rio Corumbataí SÉRIE TÉCNICA IPEF v. 12, n. 32, p. 121-126, dez. 1998 Recuperação da cobertura florestal na bacia do rio Corumbataí Arlet Maria Almeida Nassif Prefeitura Municipal de Piracicaba Em 1887, a cidade de Piracicaba

Leia mais

Carta da comunidade científica do VI Simpósio de Restauração Ecológica à população (2015).

Carta da comunidade científica do VI Simpósio de Restauração Ecológica à população (2015). Carta da comunidade científica do VI Simpósio de Restauração Ecológica à população (2015). Aprovada em plenária durante o VI Simpósio de Restauração Ecológica (SP), a carta englobou diversas sugestões

Leia mais

Fragmentação e limiares. Limiares estruturais Limiares de extinção Limiares de fragmentação

Fragmentação e limiares. Limiares estruturais Limiares de extinção Limiares de fragmentação Fragmentação e limiares Limiares estruturais Limiares de extinção Limiares de fragmentação 1. Limiares estruturais Quantidade de habitat Tamanho dos fragmentos Conectividade dos fragmentos Isolamento entre

Leia mais

Estratégias de redução do desmatamento na Amazônia

Estratégias de redução do desmatamento na Amazônia Projeto de divulgação científica de projetos FAPESP FAPESP, INPA e Wilson International Center 16 de Agosto de 2018 As dimensões científicas, sociais e econômicas do desenvolvimento da Amazônia Estratégias

Leia mais

DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA

DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DISCIPLINA: GEOGRAFIA DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA Conteúdos Estrutura fundiária brasileira; Mão-de-obra empregada no campo;

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia A QUESTÃO AMBIENTAL NO PROJETO DE ASSENTAMENTO CANOAS/AM: A ATUAÇÃO DAS SERRARIAS E AVANÇO DOS LATIFÚNDIOS Diana

Leia mais

O Ordenamento Fundiário no Brasil. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

O Ordenamento Fundiário no Brasil. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária O Ordenamento Fundiário no Brasil Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA MISSÃO Implementar a política de reforma agrária e realizar

Leia mais

MONITORAMENTO DA COBERTURA FLORESTAL DA AMAZÔNIA POR SATÉLITES. AVALIAÇÃO BIMESTRAL DO DETER Novembro/Dezembro

MONITORAMENTO DA COBERTURA FLORESTAL DA AMAZÔNIA POR SATÉLITES. AVALIAÇÃO BIMESTRAL DO DETER Novembro/Dezembro MONITORAMENTO DA COBERTURA FLORESTAL DA AMAZÔNIA POR SATÉLITES AVALIAÇÃO BIMESTRAL DO DETER Novembro/Dezembro de 2009 - INPE COORDENAÇÃO GERAL DE OBSERVAÇÃO DA TERRA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 27 DE JANEIRO

Leia mais

ESPÉCIES ARBÓREAS DA BACIA DO RIO MAUÉS-MIRI, MAUÉS AMAZONAS

ESPÉCIES ARBÓREAS DA BACIA DO RIO MAUÉS-MIRI, MAUÉS AMAZONAS INTRODUÇÃO REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFAM ESPÉCIES ARBÓREAS DA BACIA DO RIO MAUÉS-MIRI, MAUÉS AMAZONAS Rodrigo Teixeira Caldas 1 Peter Wimmer 2 A Amazônia possui 300 mil quilômetros2

Leia mais

Resumo. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal (setembro de 2014) SAD

Resumo. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal (setembro de 2014) SAD Resumo O SAD detectou 402 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal em setembro de 2014. Isso representou um aumento de 290% em relação a setembro de 2013 quando o desmatamento somou 103

Leia mais