Telemóveis, antenas, saúde e ambiente.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Telemóveis, antenas, saúde e ambiente."

Transcrição

1 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 1 Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis. Vodafone Portugal Telemóveis, antenas, saúde e ambiente.

2 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 2 Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Vodafone Portugal 2 Índice De que forma as comunicações móveis mudaram as nossas vidas? 4.5 Como funcionam os telemóveis? 6.7 Como funcionam as estações base? 8.9 Onde se situam as estações base? Como se integram no ambiente as estações base? Que efeito têm as emissões dos campos electromagnéticos de radiofrequências na saúde? O que se entende por SAR? Quais os possíveis efeitos para a saúde derivados da exposição aos campos electromagnéticos gerados por telemóveis e estações base? Existem directrizes para a utilização de telemóveis? É possível usar telemóveis enquanto se conduz? Os telemóveis podem interferir com aparelhos médicos ou com os instrumentos de bordo dos aviões? Onde posso encontrar mais informação sobre esta matéria? 26

3 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 3 3 Vodafone Portugal Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis As telecomunicações móveis fazem parte da nossa vida quotidiana. Em muitos países, mais de metade da população utiliza telemóveis e prevê-se que até 2005 o número de clientes no mundo seja de, aproximadamente, 1,6 mil milhões. A Vodafone, o maior grupo mundial de telecomunicações móveis, considera fundamentais os temas ligados à saúde e ao ambiente. Este documento foi criado para fornecer informação sobre esses assuntos. A Vodafone encontra-se empenhada em acompanhar com atenção os resultados das pesquisas científicas, informando os Clientes e o público em geral, quanto a quaisquer desenvolvimentos significativos.

4 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 4 4 Vodafone Portugal Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis De que forma as comunicações móveis mudaram as nossas vidas? Graças à capacidade de transmitir e receber mensagens de voz e de texto, efectuar ligações à Internet, receber notícias, aceder a informações diversas e a várias formas de entretenimento, as comunicações móveis permitem que um número cada vez maior de pessoas realize mais tarefas, em qualquer lugar e com extrema facilidade.

5 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 5 Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Vodafone Portugal 5 Permanecer em contacto As comunicações móveis permitem manter-nos em contacto com a família, amigos e colegas, onde quer que estejam e onde quer que estejamos. Mesmo quando não podemos falar directamente com alguém, o atendedor de chamadas permite deixar e receber mensagens. Enviar mensagens Se nos encontramos num ambiente ruidoso, se não é possível falar, ou, simplesmente, se durante uma conversa não é possível gozar da privacidade de que necessitamos, podemos permanecer em contacto com o mundo que nos rodeia, enviando e recebendo mensagens de texto e imagem. Os SMS (Short Message Service) e as MMS (Multimedia Messaging Service) criaram um conceito de comunicação completamente novo, composta de palavras, imagens e expressões que já fazem parte do nosso quotidiano. Comunicação internacional As comunicações móveis permitem-nos manter em contacto, mesmo fora do nosso país. Desaparecem as elevadas despesas telefónicas nos hotéis, as buscas por um telefone público, as lutas com línguas estrangeiras e sistemas desconhecidos. Graças ao roaming internacional, o telemóvel liga-se automaticamente a uma rede compatível no estrangeiro, tornando simples e cómodas as chamadas e a transmissão de dados para casa ou para o escritório. Aplicações multimédia e acesso à Internet Graças ao grande desenvolvimento das tecnologias móveis, é hoje possível enviar e receber s e faxes, personalizar toques e ambientes gráficos, consultar a programação televisiva, ler os títulos das notícias, receber informações sobre o trânsito, divertirmo-nos com jogos e música, ligarmo-nos à Internet. O novo mundo das comunicações móveis A convergência da rede sem fios com a Internet e a rádio/teledifusão, aumenta a vasta gama de serviços disponíveis, permitindo viajar pelo mundo e aceder aos serviços quotidianos a partir do telemóvel. Para além de permitir a comunicação entre distâncias cada vez maiores e sempre com maior facilidade, as novas tecnologias de comunicação móvel fornecem informação, entretenimento, serviços comerciais, comunicação de dados, serviços de localização e segurança.

6 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 6 6 Vodafone Portugal Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Como funcionam os telemóveis? As comunicações móveis funcionam de acordo com o mesmo princípio usado na difusão do sinal de televisão e rádio. A utilização das ondas rádio para estabelecer canais de transmissão de mensagens, sem a necessidade de qualquer ligação física, abrange uma vasta área geográfica.

7 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 7 Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Vodafone Portugal 7 As comunicações por radiofrequência Os telemóveis são, basicamente, aparelhos de comunicação rádio bidireccionais (permitem transmitir e receber simultaneamente), que usam ondas de rádio de frequência muito alta (UHF) para transmitir e receber informação. Os sinais de rádio emitidos pelo telemóvel são transmitidos (pelo ar) geralmente até à antena da estação base mais próxima, que transforma a onda electromagnética recebida num sinal eléctrico que pode viajar pela rede fixa até ao seu destino. As ondas rádio O engenheiro italiano Guglielmo Marconi demonstrou, pela primeira vez, em 1895, a possibilidade de utilizar as ondas rádio para comunicar, usando um transmissor para enviar estas ondas e um receptor para captá-las. Desde aí, as comunicações rádio evoluíram com a rádio, televisão, radares e, naturalmente, as telecomunicações móveis. As redes de comunicações móveis Os elementos fundamentais de uma rede de telecomunicações móveis são as estações base (RBS) que efectuam a ligação via rádio entre o telefone móvel e a infra-estrutura da rede de comunicações móveis. Quando um telemóvel se liga a uma rede, para comunicar com a estação base mais próxima, utiliza sinais de radiofrequência (que geram os campos electromagnéticos). Cada estação cobre uma pequena zona designada por célula, daí a designação, também usada, de telefone celular. As ondas de rádio alcançam distâncias limitadas, devido à reduzida potência que os telefones móveis possuem. Assim, as comunicações móveis necessitam de um número suficiente de estações base para garantir cobertura a vastas áreas geográficas; cada estação fornece cobertura rádio apenas a uma área geográfica específica (uma célula). A transmissão do sinal de rádio A transmissão do sinal de rádio das antenas da estação base pode ser comparada à luz emitida pelos faróis dianteiros de um automóvel. Se colocarmos um automóvel a alguns metros de um muro, veremos que a luz emitida ilumina unicamente o muro e não o solo que o separa do automóvel. Da mesma forma, as antenas são projectadas para que os sinais viajem directamente para fora e não para baixo. Deste modo, as transmissões na zona imediatamente por baixo das antenas permanecem significativamente mais baixas do que os limites indicados pelas normas, em matéria de exposição aos campos electromagnéticos. Obviamente que se o automóvel se desloca e se distancia do muro, também o solo ficará mais iluminado, embora com menor intensidade; da mesma forma, o sinal de rádio emitido pelas antenas alcança todo o território a que oferece cobertura, permitindo as comunicações com telefones celulares, mas sempre respeitando os limites estabelecidos. Para garantir que não existem interrupções na cobertura, as redes são projectadas para que cada célula se sobreponha parcialmente à célula vizinha.

8 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 8 8 Vodafone Portugal Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Como funcionam as estações base? Uma estação base é o primeiro elo de ligação entre dois telefones celulares ou entre um celular e uma qualquer fonte de informação fixa ou móvel. Tanto a estação base como os telefones celulares utilizam os campos electromagnéticos para transferir informações e permitir as comunicações móveis.

9 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 9 Os Campos Electromagnéticos As condições de vida nas sociedades modernas implicam a exposição, em maior ou menor grau, a Campos Electromagnéticos gerados por uma diversificada variedade de fontes, sejam estas artificiais (criadas pelo génio inventivo do homem) ou naturais isto é, aquelas que sempre nos rodearam ao longo da história. As fontes artificiais incluem os sistemas de geração e distribuição de energia eléctrica, a iluminação eléctrica, os electrodomésticos, os monitores de televisão e computadores, a radiodifusão, os radares, assim como diversos sistemas de telecomunicações, entre inúmeras outras. As fontes naturais, como o sol ou o núcleo da Terra, também criam Campos Electromagnéticos da mesma natureza dos gerados artificialmente, emitindo radiações de frequências diferentes. Na verdade, as ondas rádio, na sua essência, só diferem da luz solar no que se refere à frequência com que se propagam. As normas que regem a instalação das estações de radiocomunicação variam nos diversos países. A Vodafone Portugal respeita as normas nacionais para exposição da população aos campos electromagnéticos com os níveis de referência de radiação aplicáveis, de acordo com o disposto na Deliberação do ICP ANACOM, Autoridade Nacional de Comunicações, de 6 de Abril de 2001, que adoptou os níveis de referência fixados na Recomendação do Conselho 1999/519/CE, de 12 de Julho de 1999, no que se refere aos limites de exposição pública a Campos Electromagnéticos (0Hz a 300GHz), tendo em conta, nomeadamente, as orientações emanadas pelo ICNIRP International Commission on Non-Ionizing Radiation. A transmissão e recepção de sinais de frequência de rádio Para que qualquer sistema de comunicações sem fios funcione, devem existir antenas para transmitir e receber os sinais rádio. Todos podemos ver as torres de rádio e Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Vodafone Portugal 9 televisão no cimo de colinas ou em outros pontos elevados, que permitem a transmissão via rádio, através de longas distâncias, até às antenas de nossas casas e outros edifícios. Geralmente, um grande transmissor de rádio ou televisão apenas transmite campos electromagnéticos na direcção dos clientes (ex.: as nossas casas). De outro modo, nas comunicações móveis, e em particular na comunicação celular, as ondas de rádio são transmitidas em ambas as direcções, de forma a ligar o telemóvel às estações base vizinhas e vice-versa. Cada estação base cobre uma pequena parte do território, ou célula, cujas dimensões podem ir de algumas centenas de metros até alguns quilómetros. As antenas, as células e o número de estações base As estações base são compostas por antenas fixas a uma estrutura de suporte (por exemplo um poste ou um edifício), ligadas aos aparelhos de transmissão e recepção rádio contidos em instalações protegidas. Um grande transmissor televisivo envia ondas de rádio com uma potência na ordem dos Watt, enquanto que as estações base transmitem com baixos níveis de potência, até um máximo de 150 Watt, consoante a área de cobertura. Assim, os telefones celulares, para receberem um sinal, devem estar razoavelmente próximos de uma estação base. Para além disso, o valor desta potência decresce notavelmente com o aumento da densidade de estações base. Qualquer operador de comunicações móveis pode utilizar apenas um número reduzido de frequências, cada uma das quais com uma capacidade limitada de canais para estabelecer canais de conversação ou transferências de dados. Contudo, as mesmas frequências não podem ser utilizadas em células vizinhas, pois isso aumentaria as interferências entre sinais associados a diversos clientes. Se é utilizada uma determinada frequência numa célula, a mesma frequência só poderá ser reutilizada a algumas células de distância. Consequentemente, se aumentam os clientes, uma célula deve ser posteriormente subdividida em células mais pequenas, para poder reutilizar as mesmas frequências mais vezes na mesma área geográfica. Assim, aumentará o número de estações base, que terão de cobrir zonas de território cada vez mais pequenas, transmitindo potências cada vez mais baixas (pois estarão cada vez mais próximas dos telefones móveis com os quais devem comunicar). Isto também é verdade para os telefones celulares: os níveis de energia provenientes dos telefones são, de facto, muito mais baixos, quando existe um bom sinal proveniente de uma estação base próxima. A redução automática da potência As redes de comunicação móveis funcionam mais eficazmente quando a potência transmitida é mantida no mínimo (graças à redução das interferências que se geram nas células vizinhas). Em consequência, as redes do Grupo Vodafone são projectadas de forma a que, durante a chamada, seja enviado a cada telemóvel um comando para reduzir a potência ao mínimo necessário para garantir a qualidade do serviço. Isto tem o duplo efeito de minimizar a exposição do utente ao campo electromagnético gerado pelo telefone móvel e de aumentar ao máximo a duração da bateria.

10 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page Vodafone Portugal Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Onde se situam as estações base? As estações base usadas na comunicação celular funcionam numa potência muito mais baixa do que os grandes transmissores de televisão e rádio. Por isso, são mais pequenas, mais discretas e devem estar situadas perto dos clientes.

11 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 11 A necessidade de instalar as estações base perto dos clientes Os grandes transmissores televisivos trabalham com potências na ordem dos Watt e podem estar situadas no alto de colinas ou em pontos sobranceiros a aglomerados urbanos e cidades, logo a grande distância dos clientes que devem servir. As estações base nas comunicações móveis utilizam uma potência muito mais baixa desde poucos Watt até algumas centenas de Watt tendo obrigatoriamente de se situar perto dos clientes. Reduzir os efeitos ambientais O planeamento de uma rede de comunicações móvel é um processo complicado, que deve equilibrar as necessidades dos clientes com as características do território local, minimizando os efeitos para o ambiente. Os engenheiros da Vodafone Portugal, especializados em Planeamento e Optimização Rádio, controlam os indicadores da rede móvel, para determinar o nível de necessidades dos Clientes. A elevada utilização de uma estação base pode exigir a instalação de uma estação base suplementar noutra localização vizinha. É importante que a nova estação base não interfira com o sinal proveniente de instalações vizinhas, que o impacto visual no ambiente em que se insere seja minimizado ao praticável e que os limites de exposição electromagnética em vigor sejam escrupulosamente cumpridos. Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Vodafone Portugal 11 A propagação do sinal de rádio Os sinais de rádio viajam geralmente em linha recta, pelo que as instalações de radiocomunicação devem estar localizadas de forma a evitar possíveis obstruções causadas por edifícios altos e grandes colinas, que possam criar ilhas com pouca cobertura. Em zonas rurais planas, uma estação base de rádio pode chegar a cobrir um raio de cerca de 35 quilómetros. Pelo contrário, em zonas urbanas onde os edifícios circundantes podem obstruir o sinal, o seu raio pode ficar reduzido a algumas centenas de metros; além do mais, o sinal, viajando não apenas em linha recta mas também em contínuos ricochetes em paredes ou telhados, pode ser enfraquecido ao ponto de já não poder ser recebido pelos telefones móveis. Impacto visual A Vodafone Portugal actua continuamente no sentido de instalar e manter infra-estruturas de comunicações móveis que se enquadrem na paisagem do local. No decorrer dos dois últimos anos, a Empresa desenvolveu directivas específicas para a implantação de estações base, assegurando assim a melhor localização do ponto de vista técnico e ambiental. Desde então, é efectuada uma rigorosa avaliação do local definido, com base em critérios técnicos, financeiros, de segurança e de protecção paisagística. As estações de radiocomunicação da Vodafone são projectadas e instaladas respeitando escrupulosamente os limites de exposição da população e dos trabalhadores, de forma a garantir o acesso seguro e controlado dos trabalhadores encarregados da manutenção. Nenhum dos últimos estudos concluiu que a exposição aos campos das ondas emitidas pelos telefones móveis ou estações base tenha consequências adversas para a saúde humana. Fact Sheet 193 da Organização Mundial de Saúde (OMS), Rev Organização Mundial de Saúde (OMS), Como estabelecer um diálogo sobre os riscos dos campos electromagnéticos, 2002.

12 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page Vodafone Portugal Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Como se integram no ambiente as estações base? Por considerar que a redução do impacto ambiental na zona envolvente à estação base pode ser alcançada por meio da partilha de infra-estruturas, a Vodafone Portugal procura, sempre que possível, partilhar as suas infra- -estruturas de estações base com outros operadores móveis nacionais.

13 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 13 O impacto ambiental A Vodafone está consciente das suas responsabilidades ambientais; por essa razão, o projecto da sua rede de telecomunicações garante a correcta inserção das estações base no ambiente circundante. A Vodafone preocupa-se também em assegurar a remoção e o desmantelamento correctos das instalações obsoletas, através de soluções de recuperação e reciclagem que minimizam o impacto sobre o ambiente. A escolha dos locais A Vodafone Portugal efectua um controlo constante da sua rede de telecomunicações, tanto para verificar a qualidade do serviço oferecido aos seus Clientes, como para identificar as zonas com pouca cobertura de sinal. Uma vez decidido que, numa zona específica, é necessário instalar novo equipamento, são iniciadas investigações para identificar os possíveis lugares disponíveis, através de uma detalhada avaliação ambiental. Todas as instalações são montadas no respeito pela legislação portuguesa, que prevê uma minuciosa pesquisa de pré-instalação, através de simulações teóricas, possibilidade de medições dos campos electromagnéticos ambientais e determinação, em mapas cadastrais, do ponto de instalação e de tudo o que circunda a estação base. Toda a actividade de análise, juntamente com toda a informação necessária para verificar os níveis dos campos electromagnéticos, é depois enviada às entidades responsáveis, a quem compete conceder a licença de operação e a autorização para instalar a infra-estrutura de suporte da estação de radiocomunicações. Instalações partilhadas Geralmente é preferível instalar as antenas sobre uma construção já existente, em vez de colocar um novo poste ou torre. Contudo, a partilha de instalações nem sempre permite a criação de estruturas com menos impacto do ponto de vista visual, pois é necessário um grupo adicional de antenas. Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Vodafone Portugal 13 Cuidados com a saúde e iniciativas de monitorização Considerando a política de apoio à investigação sobre possíveis impactos para a saúde da exposição a Campos Electromagnéticos, a Vodafone Portugal celebrou, em Janeiro de 2003, um acordo com o Instituto de Telecomunicações (IT), tendo por objectivo contribuir para o esclarecimento público com informação relevante sobre Campos Electromagnéticos associados aos sistemas de comunicações móveis e o controlo do nível das suas radiações. Esta iniciativa, pioneira a nível nacional, foi designada por ITEM (Informação Técnica sobre a exposição à Radiação Electromagnética em comunicações móveis) e tem sido implementada com a colaboração do Instituto de Telecomunicações (que trabalha autonomamente) e com o apoio de autoridades locais que manifestem o seu interesse pela temática. No âmbito do ITEM, o Instituto de Telecomunicações, cuja missão se centra na criação e difusão do conhecimento relativo às telecomunicações, realiza medições junto das antenas instaladas pela Vodafone Portugal e elabora estudos sobre a utilização e métodos de controlo de emissão de radiações electromagnéticas. O projecto, representando um investimento de quase meio milhão de euros, com uma duração prevista de três anos, tem vindo a apresentar os resultados da monitorização sistemática efectuada em diversos locais públicos no País, e, por meio do seu website ( divulga toda a informação compilada sobre a exposição às emissões electromagnéticas proveniente dos sistemas de comunicações móveis. Até 31 de Março de 2004, o projecto ITEM foi implementado em três municípios: Sintra, Cascais e Loures. térmico. Para níveis muito baixos, capazes de produzir qualquer aquecimento significativo, a energia de frequência de rádio pode ainda assim interagir com os tecidos corporais, mas nenhum estudo demonstrou efeitos negativos para a saúde com os níveis de exposição que se encontram nos limites adoptados pela Organização Mundial de Saúde. O conhecimento científico actual indica que a exposição a campos electromagnéticos, tais como os emitidos pelos terminais móveis e estações base, não provoca ou favorece, qualquer efeito adverso para a saúde. Três estudos epidemiológicos recentemente concluídos, não descobriram quaisquer provas ou suspeitas do aumento de risco de contracção de cancro ou de qualquer outra doença, relacionado com o uso de telefones celulares. Nenhuma das recentes revisões da literatura concluiu que a exposição a campos electromagnéticos, produzidos por terminais móveis ou estações base, provoca qualquer efeito nocivo para a saúde. Fact Sheet 193 da Organização Mundial de Saúde (OMS), Rev Nenhuma das pesquisas científicas conduzidas até hoje provou que a exposição a campos electromagnéticos, abaixo dos limites estabelecidos, tenha efeitos para a saúde. O Grupo Vodafone patrocina a investigação científica independente e apoia a publicação de material informativo ligado ao tema aqui apresentado. Todos os efeitos para a saúde para os quais existe evidência científica resultantes directamente da exposição electromagnética, estão ligados exclusivamente ao efeito

14 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page Vodafone Portugal Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Que efeito têm as emissões dos campos electromagnéticos de radiofrequências na saúde? Campos electromagnéticos e saúde pública. A crescente difusão das telecomunicações móveis e a necessidade de aumentar o número de estações base, centraram a atenção das pessoas em eventuais riscos para a saúde, derivados da exposição aos campos electromagnéticos. Como empresa líder no sector das telecomunicações móveis, a Vodafone assume de modo sério as suas responsabilidades. O Grupo destinou 8 milhões de Euros para criar programas e projectos de pesquisa sobre os campos electromagnéticos, alguns dos quais já foram concluídos e outros estão a decorrer ou têm data de conclusão prevista para As numerosas revisões de todas as pesquisas científicas feitas até hoje, não indicam que as comunicações móveis possam colocar em risco, de alguma forma, a saúde da população. Contudo, o Grupo Vodafone continua a apoiar a investigação científica, no âmbito de uma abordagem aberta e transparente.

15 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 15 Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Vodafone Portugal 15 Efeitos para a saúde das emissões dos campos electromagnéticos de radiofrequências Os telefones celulares e as estações base emitem energia sob a forma de campos electromagnéticos ou campos de radiofrequências (RF). Os possíveis efeitos causados pela exposição aos campos RF, usados desde há mais de sessenta anos, são ainda hoje objecto de uma enorme quantidade de pesquisas: nos últimos anos foi efectuado um grande número de revisões à literatura científica disponível, por parte de grupos independentes, e nenhuma delas concluiu que a exposição a campos RF, abaixo dos limites previstos pelas directrizes internacionais (directrizes da ICNIRP), pode causar efeitos nocivos para a saúde. Além disso, as provas científicas actuais indicam que é improvável que a exposição a campos de RF, semelhantes aos emitidos pelos telefones celulares e suas estações base possam causar ou favorecer o aparecimento de tumores: Neste momento, não existem evidências de que o uso de telefones celulares comporte riscos de patologias tumorais e estudos actualmente em curso deverão fornecer mais dados sobre possíveis efeitos cancerígenos a longo prazo ligados à utilização de telefones celulares. (Revisão da Autoridade Sueca para a protecção contra radiações rev. 2002). Em Portugal, os telemóveis e as estações base são projectadas para funcionarem de forma a que a população não seja exposta, de qualquer forma, a níveis de campos superiores aos previstos nas normas europeias e portuguesas vigentes. quaisquer evidências de danos para a saúde derivados da exposição a campos electromagnéticos inferiores aos limites recomendados pelo ICNIRP em (41 V/m para o GSM 900 MHz, 58 V/m para o GSM 1800 MHz e 61 V/m para o UMTS, valores bem mais elevados do que os aplicados pela Vodafone Portugal). Radiações não ionizantes Na avaliação dos possíveis efeitos para a saúde dos campos RF, foram considerados diversos aspectos relacionados com a frequência de funcionamento. Os actuais sistemas de comunicação móvel funcionam com frequências compreendidas entre os 900 e os 2170 milhões de ciclos por segundo, ou Hertz (Hz). É importante não confundir esses campos de RF com as radiações ionizantes, como os raios X ou os raios gama. Ao contrário destes, os campos RF não podem causar ionização ou radioactividade. Níveis de exposição Os telefones celulares e as estações base utilizados nas comunicações móveis são caracterizados por exposições muito diferentes entre eles. A exposição de uma pessoa que vive perto de uma estação base é, em geral, menor do que a de uma pessoa que está a utilizar um telemóvel. Contudo, os telefones celulares apenas transmitem energia RF durante uma chamada, ou nos casos (pouco frequentes) de sinais para manter a ligação com as estações base vizinhas; além disso um bom sinal proveniente de uma estação base próxima implica uma redução dos campos de radiofrequências emitidos pelo telemóvel. A revisão dos conhecimentos científicos indicou que, apesar de ainda existirem algumas lacunas a colmatar com mais pesquisas, não existem

16 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page Vodafone Portugal Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis O que se entende por SAR? SAR, Specific Absorption Rate ou taxa de absorção específica, é a medida dosimétrica utilizada para estabelecer limites à emissão de campos electromagnéticos. As normas internacionais desenvolvidas pela Comissão Internacional para a Protecção contra Radiações Não Ionizantes (ICNIRP) baseiam-se numa análise saturada de toda a literatura pertinente (efeitos térmicos e não térmicos) e oferecem, com ampla margem de segurança, protecção contra todos os riscos inequívocos da energia de radiofrequências. Tanto as medições como os cálculos mostram que os níveis de sinais emitidos pelas estações base nas áreas acessíveis ao público são muito inferiores ao recomendado pelas linhas directrizes internacionais; em geral, são inferiores a um factor 100 ou mais, em relação aos limites recomendados. Os níveis de exposição do utente devido ao uso do telemóvel são consideravelmente maiores, mas permanecem sempre abaixo dos limites fixados pelas linhas directrizes internacionais. Fact Sheet 193 da Organização Mundial de Saúde (OMS), Rev. 2002

17 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 17 Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Vodafone Portugal 17 Taxa de absorção específica Os campos electromagnéticos emitidos pelos aparelhos eléctricos (como televisores e aparelhos de rádio; telemóveis e estações base) são absorvidos pelo corpo. A energia que provém dos telefones móveis e estações base, tal como qualquer energia absorvida, produz uma quantidade de calor muito pequena, que é dispersa pelo processo termo-regulador do corpo. A Comissão Internacional para a Protecção contra Radiações Não Ionizantes (ICNIRP) publicou directivas para limitar a exposição do publico em geral aos campos electromagnéticos. Os limites referidos nas directivas são definidos em termos de potência absorvida por quilograma de massa corporal, correspondente à taxa de absorção específica, ou SAR (Specific Absorption Rate). O ICNIRP concluiu que o limite de exposição para o público em geral deverá ser de 0,08 Watt por quilograma, pelo que uma pessoa que pese 50 quilogramas pode absorver até 4 Watt de energia RF, permanecendo no limite aconselhado. Esse nível é muito baixo se comparado com o calor normalmente produzido por uma pessoa de 50 quilogramas em repouso: cerca de 50 Watt, 1 Watt por quilograma. As directrizes recomendam também limites máximos de SAR relativamente a algumas partes específicas do corpo. Por exemplo, o limite para a cabeça é de apenas 2 Watt por quilograma. Isto significa que mesmo os telemóveis de baixa potência, que passam no teste de verificação do valor SAR para todo o corpo, devem também satisfazer os limites máximos de SAR estabelecidos para determinadas partes do corpo (neste caso fala-se de SAR localizada). Todos os telemóveis devem respeitar as normas em vigor para a exposição a campos electromagnéticos Um telemóvel é um emissor-receptor de rádio de baixa potência. Quando é usado, emite baixos níveis de energia rádio (como ondas de rádio ou campos electromagnéticos). As directrizes da ICNIRP estabelecem os níveis de exposição consentidos. Estes níveis incluem uma margem destinada a garantir a segurança de todas as pessoas, independentemente da idade e do estado de saúde. Os telemóveis são concebidos para utilizarem a potência mínima que permita aceder à rede. Assim, quanto maior a proximidade a uma estação base, maior é a probabilidade de o nível de SAR a que se está exposto diminua.

18 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page Vodafone Portugal Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Quais os possíveis efeitos para a saúde derivados da exposição aos campos electromagnéticos gerados por telemóveis e estações base? Embora a utilização das tecnologias móveis seja relativamente recente, a tecnologia rádio não o é. As pesquisas sobre os possíveis efeitos das radiofrequências são conduzidas há mais de sessenta anos.

19 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 19 Emissões dos telemóveis Os telemóveis são transmissores de campos electromagnéticos RF de baixa potência, compreendidos entre 0,2 e 2 Watt. Outro tipo de transmissores, como os walkie- -talkie, podem emitir 10 Watt ou mais. Além disso, a intensidade do campo RF (e logo a exposição de um utilizador) diminui rapidamente com a distância ao telemóvel. Em consequência, a exposição de uma pessoa que utiliza um telemóvel situado a alguma distância da cabeça (como quando se usa um auricular ou alta voz) é ainda menor do que a de alguém que usa o telemóvel junto ao ouvido. A exposição a campos electromagnéticos das pessoas nas proximidades é negligenciável. Emissões das estações base As preocupações do público centram-se em grande medida nas estações base, quer pelo seu impacto visual no ambiente, quer pelas emissões que produzem. As estações base emitem níveis de potência compreendidos entre alguns Watt e cerca de 150 Watt, consoante a dimensão da região ou célula que tem de ser coberta. As antenas da estação base têm em geral uma largura de cerca de cm, um comprimento de 2 metros, e são instaladas apenas em edifícios ou torres com uma altura de cerca de 15 metros acima do solo. Devido à amplitude limitada do feixe, a intensidade do campo RF directamente abaixo da antena é baixa. Os obstáculos e barreiras mantêm as pessoas longe de zonas onde os campos de RF têm uma potência maior; dado que a antena dirige a sua potência para fora e não emite uma quantidade significativa de energia para cima ou para baixo, os níveis de energia RF no interior ou em torno dos edifícios são geralmente muito baixos. As directrizes da ICNIRP Os limites de exposição para o público em geral, estabelecidos pela Comissão Internacional para a Protecção contra Radiações Não Ionizantes (ICNIRP), prevêem um factor de segurança igual a 50, quanto aos níveis limite a que correspondem os primeiros efeitos de aquecimento, tendo em conta o conhecimento ainda incompleto de alguns Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Vodafone Portugal 19 aspectos dosimétricos e outros factores de precaução para Europeia, designadamente as da OMS (Organização Mundial possíveis efeitos a longo prazo. Contudo, dado que existem de Saúde), que adoptou os limites de referência da ICNIRP factores de segurança de cerca de 50 do valor limite para (International Commission on Non-Ionizing Radiation os efeitos agudos e os limites de base, a presente recomendação contempla implicitamente os eventuais efeitos Protection) relativos à exposição a radiações não ionizantes. a longo prazo. Portugal Recomendação Europeia n. 519/1999 Recomendação Europeia n. 519/1999 Os cálculos indicam que os níveis de sinal RF das estações base nas zonas de acesso ao público estão muito distantes dos valores indicados nas directrizes internacionais. Todas as estações base da Vodafone estão em conformidade com as directivas relativas à exposição definidas pela UE, que por sua vez se baseiam em resultados da Comissão Internacional para a Protecção contra Radiações Não Ionizantes (ICNIRP). Para além disso, em Portugal, todas as estações base respeitam os limites vigentes relativos à protecção da população contra a exposição a campos electromagnéticos, limites que se encontram de acordo com os estabelecidos pela UE. As seguintes organizações consideram, neste momento, não existirem estudos que possam demonstrar efeitos nocivos para a saúde causados pela exposição a campos electromagnéticos associados a operação de telemóveis e suas estações base, quando os valores recomendados pela directiva são respeitados: Organização Mundial de Saúde (OMS), Comissão Internacional para a Protecção contra Radiações Não Ionizantes (ICNIRP), Comité europeu para a normalização electrónica (CENELEC), Autoridade nacional britânica para a protecção contra radiações, Sociedade real canadiana, Conselho nacional de saúde dos Países Baixos, Comissão radiofónica alemã de protecção (SSK) e Autoridade Sueca para a protecção contra radiações. Limites de exposição GSM 900 MHz Campo eléctrico (V/m) 41,25 Densidade de potência (W/m 2 ) 4,5 GSM 1800 MHz Campo eléctrico (V/m) 58,33 Densidade de potência (W/m 2 ) 9 UMTS Campo eléctrico (V/m) 61 Densidade de potência (W/m 2 ) 10 Todos os valores se referem aos valores médios definidos para uma superfície equivalente do corpo humano num qualquer intervalo de 6 minutos. V/m: Volt/metro indica o campo eléctrico; W: Watt exprime a potência, ou seja a energia fornecida num segundo; Watt/m 2 : Watt/metro 2 exprime a densidade superficial de potência. As provas científicas existentes não sugerem qualquer risco para a saúde das pessoas que usufruem dos serviços de tecnologia móvel. As normas portuguesas As estações base da Vodafone em Portugal são concebidas para garantir o respeito pelas normas vigentes no nosso país (Decreto lei n.º 11/2003, de 18 de Janeiro, Deliberação ICP-ANACOM de 6 de Abril de 2001e portaria nº 1421/2004, de 23 de Novembro). A Vodafone Portugal cumpre todas as normas, regulamentações, e recomendações relativas à exposição a campos electromagnéticos aplicáveis em Portugal e na Comunidade

20 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page Vodafone Portugal Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Existem directrizes para a utilização de telemóveis? Redução da exposição através do uso de auriculares. As pessoas que tencionam reduzir a sua exposição aos campos electromagnéticos podem adoptar algumas medidas de precaução simples: uma delas é o uso de um auricular que permite comunicar aumentando a distância entre o corpo e a fonte.

21 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 21 Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Vodafone Portugal 21 Utilização de telemóveis Os factores de protecção que são aplicados nas definições dos limites de exposição constantes nas directrizes internacionais garantem a protecção de todos os indivíduos contra potenciais efeitos, incluindo as crianças. Estas margens de protecção são definidas tendo em conta todas as potenciais diferenças de exposição e vulnerabilidade que possam existir para as crianças. A Organização Mundial de Saúde, dirigindo-se às pessoas individuais, fornece o seguinte conselho: As informações científicas actuais não indicam a necessidade de precauções especiais na utilização de telefones celulares. Se as pessoas estiverem preocupadas, podem limitar a sua própria exposição ou a dos seus filhos, limitando a duração dos telefonemas ou utilizando dispositivos de alta voz, ou auriculares, para manter o telemóvel afastado do corpo e da cabeça. Fact Sheet 193 da Organização Mundial de Saúde (OMS), rev Em 2002, o Conselho para a Saúde dos Países baixos, tratando também do tema da utilização de telefones celulares por parte de crianças, concluiu que: É inverosímil, do ponto de vista do desenvolvimento cerebral, que depois do segundo ano de vida existam efeitos ligados aos campos electromagnéticos; não existe qualquer motivo para aconselhar uma utilização limitada do telemóvel por parte das crianças. Além disso, o Conselho conclui que: as evidências científicas, relativamente aos efeitos não térmicos discutidos no relatório, não fornecem qualquer motivo para a aplicação do princípio da prevenção e da redução dos limites da SAR para a exposição de algumas partes do corpo. Em Maio de 2000, a Comissão independente presidida por Sir William Stewart, nomeada pelo governo britânico, concluiu o seguinte: Apesar de até ao momento não existirem provas reconhecidas relativamente a possíveis efeitos dos campos electromagnéticos ligados ao uso do telemóvel, as crianças poderão ser mais vulneráveis pois o seu sistema nervoso encontra-se em desenvolvimento, sendo maior a absorção de energia pelos tecidos da cabeça, e encontrando-se sujeitas, no curso da sua vida, a uma exposição mais longa.

22 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page Vodafone Portugal Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis É possível usar telemóveis enquanto se conduz? Os telemóveis nos automóveis oferecem muitas vantagens. Permitem fazer e receber telefonemas urgentes e possibilitam o acesso instantâneo aos serviços de emergência.

23 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 23 Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Vodafone Portugal 23 Responsabilidade e legislação Manusear ou utilizar um telemóvel enquanto se conduz reduz a concentração e a atenção. A distracção que acompanha o uso de um telemóvel enquanto se guia pode contribuir para causar um acidente. A responsabilidade pela segurança na condução depende do automobilista: por esse motivo, o Código da Estrada proíbe a utilização de telemóveis, exceptuando os dispositivos de alta voz ou o auricular. A Vodafone apoia a legislação nacional para promover a segurança na utilização de telefones celulares durante a condução. Chamadas de emergência Se um acidente de viação requerer uma intervenção imediata, efectue todas os esforços para contactar de forma segura os serviços de emergência. Tomar precauções Utilizar o telemóvel apenas quando for seguro fazê-lo, utilizar o mais possível as etiquetas de voz e avisar a pessoa que nos telefona que estamos a guiar e que poderemos interromper a chamada sem avisar.

24 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page Vodafone Portugal Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Os telemóveis podem interferir com aparelhos médicos ou com os instrumentos de bordo dos aviões? Imunidade às interferências. Em termos electromagnéticos, as interferências são a perturbação do funcionamento normal de um dispositivo electrónico ou eléctrico, devido a uma resposta indesejada a sinais de rádio provenientes de uma fonte exterior. Para os telefones celulares, é possível notar um breve sinal perceptível na rádio e nos PC Computadores Pessoais poucos segundos antes do telefone tocar. Estes sinais observáveis, contudo, não interferem com o funcionamento do rádio, do computador ou do telefone. Em 1989, a Comissão Europeia (CE) publicou uma directiva (86/336/CEE) que regulamenta todos os aparelhos electrónicos no que diz respeito às interferências que esses aparelhos produzem e à sua imunidade a interferências exteriores. É difícil que qualquer aparelho em conformidade com essa directiva (incluindo os telefones celulares e as estações base) sofra ou cause interferências.

25 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 25 Hospitais e aparelhos médicos Uma estação base de rádio, próxima ou situada no telhado de um hospital, não deverá interferir com os equipamentos hospitalares. Contudo, a Vodafone efectua estudos específicos para calcular ou medir a intensidade do campo nos hospitais e assegurar que as emissões estejam de acordo com as sugeridas pela directiva da CE sobre interferências. Um estudo efectuado no Reino Unido pela Medical Devices Agency (Boletim MDA DB9702, compatibilidade electromagnética dos dispositivos médicos com as comunicações móveis) não encontrou qualquer nível significativo de interferência das estações base nos dispositivos médicos. No que diz respeito à utilização do telemóvel, é necessário efectuar análises de carácter específico e associadas à compatibilidade electromagnética, baseadas na distância entre o telefone e os aparelhos electromedicinais que podem estar sujeitos a interferências: estudos recentes sugeriram uma distância razoável de segurança entre 20 a 25 cm (Health Physics 2002). Logo, na maior parte das áreas interiores dos hospitais os telefones celulares não causam quaisquer problemas. Contudo, o uso de um telemóvel próximo de algum dispositivo electrónico sensível poderá provocar interferências. Por este motivo, no interior dos hospitais devem ser sinalizadas as áreas onde as pessoas devem desligar os telefones celulares, recomendações que a Vodafone apoia totalmente. Estimuladores cardíacos (pacemaker) Um relatório recente do Instituto Superior de Saúde (Relatório ISTISAN 01/21) investigou a possibilidade da existência de interferências potencialmente prejudiciais para os portadores de pacemaker, devido aos sinais emitidos pelas estações base. As conclusões do estudo evidenciam que tais interferências apenas seriam possíveis, em princípio, muito Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Vodafone Portugal 25 É possível que alguns telefones celulares possam interferir com certos tipos de estimuladores cardíacos, se a antena estiver directamente colocada sobre o próprio estimulador cardíaco. Em geral, a possibilidade de um telemóvel interferir com um estimulador cardíaco ou desfibrilador pode ser reduzida ao mínimo, mantendo uma distância de pelo menos 15 cm entre o telemóvel e o dispositivo. Por isso, é aconselhável não inserir o telemóvel no bolso colocado directamente sobre a parte do corpo onde o aparelho está implantado e, quando se fazem ou recebem chamadas, deve utilizar-se preferencialmente a orelha mais distante do aparelho. De qualquer forma, os portadores de pacemaker devem pedir ao seu médico informações mais específicas sobre o seu modelo de pacemaker. Um estudo efectuado no Reino Unido pela Agência de equipamento médico (Boletim DB9702 da MDA - Medical Devices Agency: compatibilidade electromagnética dos dispositivos médicos com as comunicações móveis) não encontrou qualquer nível significativo de interferência das estações base nos dispositivos médicos. Dispositivos de auxílio auditivo próximo da antena, ou na presença de campos superiores ao previsto pelas normas europeias. Consequentemente, o respeito pelas normas sobre campos electromagnéticos protege também os portadores de pacemaker de quaisquer Os portadores de próteses acústicas ou de implantes da possíveis interferências. cóclea podem sentir rumores de interferências durante a utilização de um telemóvel ou nas proximidades de um. Em conclusão,... uma estação base GSM ou de outra O nível de interferência depende do tipo de telefone, do tipo tecnologia de radiocomunicações, correctamente instalada, não representa um perigo para os portadores de ser reduzida utilizando alta voz, de forma a manter alguma de prótese e da distância entre os dois. A interferência pode pacemaker nas áreas em que são respeitados os limites distância entre o telemóvel e a prótese, usando o telefone de exposição previstos. no ouvido desprovido de prótese, ou substituindo a prótese Instituto Superior de Saúde - Relatório ISTISAN 01/21 acústica por um novo modelo protegido. Utilização dos telemóveis a bordo de aviões Os aviões contêm uma vasta gama de instrumentos electrónicos complexos e de sistemas de comunicação especializados. É possível que a utilização de telefones celulares possa causar interferências com estes sistemas, pelo que é uma precaução razoável não os utilizar. São aplicadas limitações semelhantes ao uso de computadores pessoais, aparelhagens de som portáteis e outros aparelhos electrónicos pessoais. Alguns aviões já fornecem telefones móveis especiais para uso dos passageiros. Esses telefones celulares são concebidos para eliminar qualquer possibilidade de interferência.

26 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page Vodafone Portugal Perguntas e respostas sobre as comunicações móveis Onde posso encontrar mais informação sobre esta matéria? Segue-se uma lista de documentos e sítios da Web onde poderá encontrar mais informação sobre estes temas. -Organismos internacionais Projecto Internacional CEM da Organização Mundial de Saúde: Comissão Internacional para a Protecção contra Radiações Não Ionizantes: DG XI Comissão Europeia A divisão da UE encarregada do ambiente: -Organismos do governo nacional Autoridade Nacional das Telecomunicações -Associações nacionais Associação de Defesa do Consumidor DECO -Centros académicos e de investigação Instituto de Telecomunicações (IT)/ Instituto Superior Técnico Projecto Monit

27 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 27

28 FolhetoRADIAOES.fh :16 Page 28

exposição à radiação electromagnética

exposição à radiação electromagnética exposição à radiação electromagnética 0 Resumo Radiações e Ondas Electromagnéticas Sistemas de Comunicações Móveis Efeitos das Radiações Electromagnéticas Projecto monit 1 Fontes de Radiação [Fonte: TrainsTowers,

Leia mais

Esta cartilha responde a questões comuns sobre a emissão das ondas eletromagnéticas e sua relação com a saúde humana. Após sua leitura, você

Esta cartilha responde a questões comuns sobre a emissão das ondas eletromagnéticas e sua relação com a saúde humana. Após sua leitura, você Esta cartilha responde a questões comuns sobre a emissão das ondas eletromagnéticas e sua relação com a saúde humana. Após sua leitura, você conhecerá mais sobre a regulamentação que trata da exposição

Leia mais

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Porque é importante comunicar? - Desde o «início dos tempos» que o progresso e o bem estar das sociedades depende da sua capacidade de comunicar e aceder

Leia mais

Campos electromagnéticos e saúde pública: telefones móveis e estações base

Campos electromagnéticos e saúde pública: telefones móveis e estações base Fact Sheet Nº 193 Revista em Junho de 2000 Campos electromagnéticos e saúde pública: telefones móveis e estações base Os telefones móveis, também chamados de telefones celulares ou telemóveis, são actualmente

Leia mais

STC 5. Redes de Informação e Comunicação. Data: 18 de Agosto de 2010 Morada: Rua de São Marcos, 7 C Tel: 266519410 Fax: 266519410 Tlm: 927051540

STC 5. Redes de Informação e Comunicação. Data: 18 de Agosto de 2010 Morada: Rua de São Marcos, 7 C Tel: 266519410 Fax: 266519410 Tlm: 927051540 STC 5 Redes de Informação e Comunicação Data: 18 de Agosto de 2010 Morada: Rua de São Marcos, 7 C Tel: 266519410 Fax: 266519410 Tlm: 927051540 STC 5 Redes de Informação e comunicação STC 5 Redes de informação

Leia mais

Redes e Telecomunicações

Redes e Telecomunicações Redes e Telecomunicações Comunicação Processo pelo qual uma informação gerada num ponto (origem) é transferida para outro ponto (destino) Telecomunicações Telecomunicação do grego: tele = distância do

Leia mais

Wi-Fi, Saúde e Segurança

Wi-Fi, Saúde e Segurança Wi-Fi, Saúde e Segurança O Wi-Fi está no centro da experiência conectada de hoje. Utilizado em 25% dos lares em todo o mundo 1, o Wi-Fi continua se expandindo como a tecnologia escolhida para redes tradicionais

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

Celular e Saúde: Os efeitos das ondas eletromagnéticas na saúde humana

Celular e Saúde: Os efeitos das ondas eletromagnéticas na saúde humana Celular e Saúde: Os efeitos das ondas eletromagnéticas na saúde humana Com o crescimento dos usuários de telefones celulares, é natural que surjam dúvidas sobre saúde e segurança no uso diário de tais

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXXI Trabalhos com segurança em telhados um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído

Leia mais

A responsabilidade social da EDP face aos campos electromagnéticos

A responsabilidade social da EDP face aos campos electromagnéticos A responsabilidade social da EDP face aos campos electromagnéticos Contextualização de risco Toda a actividade desenvolvida na sociedade tem um risco associado É possível diminuir riscos evitando actividades

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650 Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650...1 3. SELECCIONAR

Leia mais

Enunciados dos Trabalhos de Laboratório. Instituto Superior Técnico - 2005/2006. 1 Introdução. 2 Configuração de Redes

Enunciados dos Trabalhos de Laboratório. Instituto Superior Técnico - 2005/2006. 1 Introdução. 2 Configuração de Redes Enunciados dos Trabalhos de Laboratório Instituto Superior Técnico - 2005/2006 1 Introdução A empresa XPTO vende serviços de telecomunicações. O seu portfólio de serviço inclui: acesso à Internet; serviço

Leia mais

Visão geral das redes sem fio

Visão geral das redes sem fio Visão geral das redes sem fio 1 - Introdução O termo redes de dados sem fio pode ser utilizado para referenciar desde dispositivos de curto alcance como o Bluetooth à sistemas de altas taxas de transmissão

Leia mais

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio Introdução à Internet Nos dias de hoje a Internet encontra-se massificada, e disponível nos quatro cantos do mundo devido às suas

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por:

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por: A metodologia do Projecto SMART MED PARKS ARTIGO TÉCNICO O Projecto SMART MED PARKS teve o seu início em Fevereiro de 2013, com o objetivo de facultar uma ferramenta analítica de confiança para apoiar

Leia mais

ISO 14000. Estrutura da norma ISO 14001

ISO 14000. Estrutura da norma ISO 14001 ISO 14000 ISO 14000 é uma serie de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelecem directrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. Histórico

Leia mais

Comunicações a longas distâncias

Comunicações a longas distâncias Comunicações a longas distâncias Ondas sonoras Ondas electromagnéticas - para se propagarem exigem a presença de um meio material; - propagam-se em sólidos, líquidos e gases embora com diferente velocidade;

Leia mais

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Ponto de situação em 31 de Outubro de 2007 As listas de consumidores com direito à restituição de caução foram

Leia mais

Entrevista n.º 5. 2. Quais são as suas responsabilidades em termos de higiene e segurança?

Entrevista n.º 5. 2. Quais são as suas responsabilidades em termos de higiene e segurança? Entrevista n.º 5 Empresa: Aurélios Sobreiros Lda. Encarregado 1. A segurança e a higiene do trabalho, bem como a protecção da saúde fazem parte integrante dos princípios que regem a empresa? Quais são

Leia mais

Armazém Planear a construção

Armazém Planear a construção Planear a construção Surgem muitas vezes problemas associados às infra-estruturas dos armazéns, como por exemplo, a falta de espaço para as existências, para a movimentação nos corredores e áreas externas,

Leia mais

Entendimento do ICP-ANACOM. Originação de chamadas nas redes móveis nacionais

Entendimento do ICP-ANACOM. Originação de chamadas nas redes móveis nacionais Entendimento do ICP-ANACOM Originação de chamadas nas redes móveis nacionais I. Enquadramento Os serviços de originação de chamadas prestados pelos operadores móveis nacionais são definidos como os serviços

Leia mais

Alexandre Pontes Nº 27340 Wilson Roque Nº 27636

Alexandre Pontes Nº 27340 Wilson Roque Nº 27636 Alexandre Pontes Nº 27340 Wilson Roque Nº 27636 As últimas décadas permitiram ligar o mundo e dinamizar os mercados, intensificando a competitividade existente. A Internet tornou o mundo mais pequeno e

Leia mais

Decisão ECC (09)02. Harmonização das faixas 1610-1626,5 MHz e 2483,5-2500 MHz para utilização por sistemas do Serviço Móvel por Satélite

Decisão ECC (09)02. Harmonização das faixas 1610-1626,5 MHz e 2483,5-2500 MHz para utilização por sistemas do Serviço Móvel por Satélite Decisão ECC (09)02 Harmonização das faixas 1610-1626,5 MHz e 2483,5-2500 MHz para utilização por sistemas do Serviço Móvel por Satélite aprovada em 26 de junho de 2009 alterada em 02 de novembro de 2012

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONCEITOS BÁSICOS 1 Necessidade das base de dados Permite guardar dados dos mais variados tipos; Permite

Leia mais

Mobile Business. Your sales on the move.

Mobile Business. Your sales on the move. Pág/02 O PRIMAVERA é um produto destinado a empresas que utilizem processos de auto-venda e/ou pré-venda com Equipas de Vendas que necessitem de um conjunto de informação e funcionalidades avançadas, disponíveis

Leia mais

ISO 9001:2008. A International Organization for Standardization (ISO) publicou em 2008-11- 14 a nova edição da Norma ISO 9000:

ISO 9001:2008. A International Organization for Standardization (ISO) publicou em 2008-11- 14 a nova edição da Norma ISO 9000: A International Organization for Standardization (ISO) publicou em 2008-11- 14 a nova edição da Norma ISO 9000: ISO 9001:2008 Esta nova edição decorre do compromisso da ISO em rever e actualizar as Normas,

Leia mais

Documento SGS. PLANO DE TRANSIÇÃO da SGS ICS ISO 9001:2008. PTD3065 - v010-2008-11 Pág 1 de 6

Documento SGS. PLANO DE TRANSIÇÃO da SGS ICS ISO 9001:2008. PTD3065 - v010-2008-11 Pág 1 de 6 PLANO DE TRANSIÇÃO da SGS ICS ISO 9001:2008 PTD3065 - v010-2008-11 Pág 1 de 6 1 Introdução A ISO 9001:2008 e o Processo de Transição da SGS ICS A International Organization for Standardization (ISO) publicou,

Leia mais

ITelefonia celular CONHEÇA BEM ESSA TECNOLOGIA

ITelefonia celular CONHEÇA BEM ESSA TECNOLOGIA I CONHEÇA BEM ESSA TECNOLOGIA e Apresentação O Brasil tem hoje duas vezes mais telefones celulares do que fixos. Essa preferência do consumidor pela telefonia móvel tem boas razões: o preço dos aparelhos,

Leia mais

GARANTIA LIMITADA DO FABRICANTE NOKIA PARA NOKIA COM WINDOWS PHONE

GARANTIA LIMITADA DO FABRICANTE NOKIA PARA NOKIA COM WINDOWS PHONE GARANTIA LIMITADA DO FABRICANTE NOKIA PARA NOKIA COM WINDOWS PHONE ATENÇÃO! Esta Garantia Limitada do Fabricante ( Garantia ) aplica-se apenas a produtos Nokia com o Windows Phone autênticos, vendidos

Leia mais

Informativo de Segurança e Saúde

Informativo de Segurança e Saúde Informativo de Segurança e Saúde 03/2010 Introdução: O Grupo Técnico de Estudos de Espaços Confinados GTEEC, coordenado pela CPFL Energia e ligado ao Comitê de Segurança e Saúde no Trabalho - CSST da Fundação

Leia mais

Montepio, Portugal. Tecnologia de recirculação de notas na optimização dos processos de autenticação e de escolha por qualidade

Montepio, Portugal. Tecnologia de recirculação de notas na optimização dos processos de autenticação e de escolha por qualidade Montepio, Portugal Tecnologia de recirculação de notas na optimização dos processos de autenticação e de escolha por qualidade A qualidade e fiabilidade dos recirculadores Vertera foram determinantes na

Leia mais

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais EQUASS Assurance Procedimentos 2008 - European Quality in Social Services (EQUASS) Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução total ou parcial

Leia mais

Guia prático. Rede Judiciária Europeia em matéria civil e comercial

Guia prático. Rede Judiciária Europeia em matéria civil e comercial Utilização da videoconferência para obtenção de provas em matéria civil e comercial, ao abrigo do Regulamento (CE) n.º 1206/2001 do Conselho, de 28 de Maio de 2001 Guia prático Rede Judiciária Europeia

Leia mais

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A.

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. WinREST Sensor Log A Restauração do Séc. XXI WinREST Sensor Log Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. 2 WinREST Sensor Log Índice Índice Pag. 1. WinREST Sensor Log...5 1.1. Instalação (aplicação ou serviço)...6

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão

MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão Os meios físicos de transmissão são compostos pelos cabos coaxiais, par trançado, fibra óptica, transmissão a rádio, transmissão via satélite e são divididos em duas

Leia mais

STC5 Redes de informação e comunicação

STC5 Redes de informação e comunicação STC5 Redes de informação e comunicação João Paulo Ferreira Técnico de organização de eventos Modulo: STC5 Redes de informação e comunicação Formador: Hélder Alvalade 0 Índice Introdução... 2 Desenvolvimento...

Leia mais

Comunicações por Computador

Comunicações por Computador Comunicações por Computador António Nabais Grupo de Sistemas e Tecnologias de Informação Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico do Cávado e do Ave anabais@ipca.pt 2006/2007 Componentes de

Leia mais

FUNCIONAMENTO, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS DIVERSAS TECNOLOGIAS

FUNCIONAMENTO, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS DIVERSAS TECNOLOGIAS FUNCIONAMENTO, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS DIVERSAS TECNOLOGIAS FUNCIONAMENTO DOS RFID s O Um sistema de RFID é composto, basicamente, por uma antena, que funciona como receptor, faz a leitura do sinal

Leia mais

COMITÉ DAS COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS

COMITÉ DAS COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS COMITÉ DAS COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS Decisão EEC de 1 de Dezembro de 2006 sobre a harmonização de sistemas GSM a bordo de aeronaves nas faixas de frequências 1710 1785 e 1805 1880 MHz (EEC/DEC/(06)07)

Leia mais

O Alerta à População em Caso de Ruptura de Barragens. João Palha Fernandes

O Alerta à População em Caso de Ruptura de Barragens. João Palha Fernandes O Alerta à População em Caso de Ruptura de Barragens João Palha Fernandes Sumário Introdução Tecnologias de base Sistema de Aviso de Pedrógão Conclusões Trabalho Futuro O Problema Em caso de ruptura de

Leia mais

Perguntas Frequentes - 2. Boletim Informativo Espectro - 07/2015. Versão 3.1 Julho 2015. Gestão de Espectro de Radiofrequências AF Telecomunicações

Perguntas Frequentes - 2. Boletim Informativo Espectro - 07/2015. Versão 3.1 Julho 2015. Gestão de Espectro de Radiofrequências AF Telecomunicações Boletim Informativo Espectro - 07/2015 Perguntas Frequentes - 2 Versão 3.1 Julho 2015 Gestão de Espectro de Radiofrequências AF Telecomunicações SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO E OBJETIVO... 3 2 PERGUNTAS... 4 1

Leia mais

Modelos de cobertura em redes WIFI

Modelos de cobertura em redes WIFI Departamento de Engenharia Electrotécnica Secção de Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Comunicação sem fios 2005/2006 Grupo: nº e Modelos de cobertura em redes

Leia mais

TELEDIAGNÓSTICO DO CASINO ONLINE UNIBET

TELEDIAGNÓSTICO DO CASINO ONLINE UNIBET TELEDIAGNÓSTICO DO CASINO ONLINE UNIBET 9 PRÁTICAS RESPONSÁVEIS CARACTERIZADAS POR UM AMBIENTE SEGURO E FIÁVEL O Casino Online UNIBET e as Normas para a Estrutura de Administração e Imputabilidade 9.1.

Leia mais

Redes de Computadores (RCOMP 2014/2015)

Redes de Computadores (RCOMP 2014/2015) Redes de Computadores (RCOMP 2014/2015) Transmissão de Dados Digitais Comunicação em rede 1 Transmissão de dados Objetivo: transportar informação mesmo que fosse usado um meio de transporte clássico seria

Leia mais

(DE ACORDO COM O N.º 3 DO ARTIGO 11.º DO DECRETO-LEI N.º 145/2009, DE 17 DE JUNHO) INTRODUÇÃO pág. 2. ACESSO AO SISTEMA DE REGISTO pág.

(DE ACORDO COM O N.º 3 DO ARTIGO 11.º DO DECRETO-LEI N.º 145/2009, DE 17 DE JUNHO) INTRODUÇÃO pág. 2. ACESSO AO SISTEMA DE REGISTO pág. ORIENTAÇÕES PARA O REGISTO ON-LINE DE DISPOSITIVOS MÉDICOS DE CLASSES IIa, IIb, III E DISPOSITIVOS MÉDICOS IMPLANTÁVEIS ACTIVOS POR PARTE DOS FABRICANTES QUE COLOQUEM OS SEUS DISPOSITIVOS NO MERCADO NACIONAL

Leia mais

Modelos de cobertura em redes WIFI

Modelos de cobertura em redes WIFI Comunicação sem fios Departamento de Engenharia Electrotécnica Secção de Telecomunicações Mestrado em Fisica 2005/2006 Grupo: nº e Modelos de cobertura em redes WIFI 1 Introdução Nos sistemas de comunicações

Leia mais

Todos os dados de medição. Sempre disponíveis. Em qualquer dispositivo.

Todos os dados de medição. Sempre disponíveis. Em qualquer dispositivo. Análise e relatórios Camara este 14.09.2014 até 16.09.2014 Apresentação gráfica 14/09/2014 15/09/2014 16/09/2014 Data logger 1 ( C) Data logger 2 ( C) Data logger 3 ( C) Apresentação em tabela Alarmes

Leia mais

VALORIZAR AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA VULGARIZAÇÃO AGRICOLA: O CASO DE POWER POINT, INTERNET, EMAILS E TELEMOVEIS

VALORIZAR AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA VULGARIZAÇÃO AGRICOLA: O CASO DE POWER POINT, INTERNET, EMAILS E TELEMOVEIS SEMINARIO SOBRE AS NOVAS FORMAS DE VULGARIZAÇÃO (Iemberem, 24 a 26 de Novembro de 2009) VALORIZAR AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA VULGARIZAÇÃO AGRICOLA: O CASO DE POWER POINT, INTERNET, EMAILS E

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

A QUEM PODE DAR ORDENS PARA INVESTIMENTO COMO E ONDE SÃO EXECUTADAS

A QUEM PODE DAR ORDENS PARA INVESTIMENTO COMO E ONDE SÃO EXECUTADAS COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS A QUEM PODE DAR ORDENS PARA INVESTIMENTO COMO E ONDE SÃO EXECUTADAS NOVEMBRO DE 2007 CMVM A 1 de Novembro de 2007 o

Leia mais

Instalações Eléctricas de Serviço Particular

Instalações Eléctricas de Serviço Particular Colégio de Engenharia Electrotécnica Instalações Eléctricas de Serviço Particular A problemática do enquadramento legal das Instalações Eléctricas de Serviço Particular tem sido objecto, ao longo do tempo,

Leia mais

Suporte Técnico de Software HP

Suporte Técnico de Software HP Suporte Técnico de Software HP Serviços Tecnológicos HP - Serviços Contratuais Dados técnicos O Suporte Técnico de Software HP fornece serviços completos de suporte de software remoto para produtos de

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE NUMERAÇÃO GEOGRÁFICA EM REDES PRIVATIVAS MULTI-SITE I ENQUADRAMENTO O ICP-ANACOM ao acompanhar a evolução tecnológica e tendo sido confrontado com um pedido

Leia mais

Sinalização de Emergência Dinâmica

Sinalização de Emergência Dinâmica Sinalização de Emergência Dinâmica Sinalização de Emergência Dinâmica ifloor A solução ifloor permite o desenvolvimento de novas soluções onde a monitorização e controlo de pessoas é fundamental. Através

Leia mais

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004)

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004) TÍTULO: Atmosferas explosivas risco de explosão AUTORIA: Paula Mendes PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004) INTRODUÇÃO A protecção contra

Leia mais

Quando falamos de prevenção no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no. Trabalho, estamos a falar de um conjunto de actividades que têm como objectivo

Quando falamos de prevenção no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no. Trabalho, estamos a falar de um conjunto de actividades que têm como objectivo 1 - Em que consiste a prevenção? Quando falamos de prevenção no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, estamos a falar de um conjunto de actividades que têm como objectivo eliminar ou reduzir

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O NOKIA MODEM OPTIONS...1 3. LIGAR O NOKIA 6600

Leia mais

Bruxelles, 1 de fevereiro 2002

Bruxelles, 1 de fevereiro 2002 Bruxelles, 1 de fevereiro 2002 O êxito e a celeridade desta operação são devidos a dois factores principais. Em primeiro lugar, o tremendo entusiasmo com que os cidadãos europeus acolheram a chegada das

Leia mais

PUBLICAÇÕES:TECNOMETAL n.º 139 (Março/Abril de 2002) KÉRAMICA n.º 249 (Julho/Agosto de 2002)

PUBLICAÇÕES:TECNOMETAL n.º 139 (Março/Abril de 2002) KÉRAMICA n.º 249 (Julho/Agosto de 2002) TÍTULO: Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho AUTORIA: Paula Mendes PUBLICAÇÕES:TECNOMETAL n.º 139 (Março/Abril de 2002) KÉRAMICA n.º 249 (Julho/Agosto de 2002) FUNDAMENTOS A nível dos países

Leia mais

REDES COMUNITÁRIAS. Casos Internacionais. Stokcab Municipios de Estocolmo. MetroWeb Municipios de Milão

REDES COMUNITÁRIAS. Casos Internacionais. Stokcab Municipios de Estocolmo. MetroWeb Municipios de Milão REDES COMUNITÁRIAS Casos Internacionais Stokcab Municipios de Estocolmo MetroWeb Municipios de Milão BorderLight.net Municipios da Suécia / Cidade de Uppsala Utopia.net Municipios do Estado do Utah 0 O

Leia mais

L 306/2 Jornal Oficial da União Europeia 23.11.2010

L 306/2 Jornal Oficial da União Europeia 23.11.2010 L 306/2 Jornal Oficial da União Europeia 23.11.2010 Projecto DECISÃO N. o / DO CONSELHO DE ASSOCIAÇÃO instituído pelo Acordo Euro-Mediterrânico que cria uma associação entre as Comunidades Europeias e

Leia mais

(85/577/CEE) Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o seu artigo 100º,

(85/577/CEE) Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o seu artigo 100º, DIRECTIVA DO CONSELHO de 20 de Dezembro de 1985 relativa à protecção dos consumidores no caso de contratos negociados fora dos estabelecimentos comerciais (85/577/CEE) O CONSELHO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS,

Leia mais

Vamos montar um rádio CB na nossa Autocaravana

Vamos montar um rádio CB na nossa Autocaravana Vamos montar um rádio CB na nossa Autocaravana Venho desta vez com mais uma proposta, para montarmos na nossa autocaravana um rádio da Banda do Cidadão que é uma forma de comunicação rádio, de características

Leia mais

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS PT Preâmbulo Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva A avaliação inclusiva é uma abordagem à avaliação em ambientes inclusivos em que as políticas e

Leia mais

Centronic MemoControl MC441-II

Centronic MemoControl MC441-II Centronic MemoControl MC441-II pt Instruções de montagem e utilização do emissor portátil com função de memória Informações importantes para: o instalador / o electricista especializado / o utilizador

Leia mais

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS No âmbito da avaliação realizada, a nível internacional, sobre os fundamentos da crise financeira iniciada no Verão

Leia mais

EBS ETAP Central Battery Systems

EBS ETAP Central Battery Systems EBS ETAP Central Battery Systems A gama de EBS da ETAP faculta sistemas de bateria centrais para instalações de iluminação de emergência e os seus diversos produtos podem ser utilizados em grandes e pequenos

Leia mais

Auxílio estatal n SA.32012 (2010/N) Portugal Alteração do regime de auxílios para a modernização empresarial (SIRME)

Auxílio estatal n SA.32012 (2010/N) Portugal Alteração do regime de auxílios para a modernização empresarial (SIRME) COMISSÃO EUROPEIA Bruselas, 16.11.2011 C(2011)8317 final Assunto: Auxílio estatal n SA.32012 (2010/N) Portugal Alteração do regime de auxílios para a modernização empresarial (SIRME) Excelência, Procedimento

Leia mais

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM. Energia sustentável

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM. Energia sustentável PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM Energia sustentável A ONU declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. Esta iniciativa pretende chamar

Leia mais

Em Espanha, conta-se com o Espannix em Madrid. Mais, aprovou-se recentemente a instalação do Atlannix em Tenerife.

Em Espanha, conta-se com o Espannix em Madrid. Mais, aprovou-se recentemente a instalação do Atlannix em Tenerife. Redes em Malha: ISP: Fornecedor de serviços da Internet Um fornecedor de serviços da Internet é uma sociedade consagrada às ligações dos utilizadores à Internet ou às várias redes que possam ter, bem como

Leia mais

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar?

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar? 1 Conheça o sistema de Voz sobre IP (ou VOIP) O que é Voz sobre IP / Voz sobre Internet Protocolo? R. Voz sobre IP permite que você faça ligações telefônicas utilizando uma rede de computadores, como a

Leia mais

http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=205762

http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=205762 http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=205762 PROJECTO DE DECISÃO REFERENTE A PREÇOS DOS SERVIÇOS DE INTERLIGAÇÃO PRATICADOS PELOS OPERADORES DE SERVIÇO MÓVEL TERRESTRE 1. Antecedentes 1.1. Em

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia

Jornal Oficial da União Europeia 6.2.2003 L 31/3 REGULAMENTO (CE) N. o 223/2003 DA COMISSÃO de 5 de Fevereiro de 2003 que diz respeito aos requisitos em matéria de rotulagem relacionados com o modo de produção biológico aplicáveis aos

Leia mais

COMO LIGAR E CONFIGURAR

COMO LIGAR E CONFIGURAR 1 2 GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA COMO LIGAR E CONFIGURAR carregar a bateria O utilizador deverá, em primeiro lugar, carregar a bateria do sistema. A primeira carga deverá ter um tempo ininterrupto de 6 horas.

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Assiduidade para Calendários Específicos Junho 2010 Versão 6.0-2010 SUMÁRIO 1 OBJECTIVO 4 2 ECRÃ ELIMINADO 4 3 NOVOS

Leia mais

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 10 CUSTOS DE EMPRÉSTIMOS OBTIDOS

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 10 CUSTOS DE EMPRÉSTIMOS OBTIDOS NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 10 CUSTOS DE EMPRÉSTIMOS OBTIDOS Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Contabilidade IAS 23 Custos de Empréstimos

Leia mais

REGULAMENTO DE PRÉMIO Linka-te aos Outros

REGULAMENTO DE PRÉMIO Linka-te aos Outros REGULAMENTO DE PRÉMIO Linka-te aos Outros 1. Apresentação O presente concurso é uma iniciativa promovida pela, no âmbito do Ano Europeu das Atividades Voluntárias que promovam uma Cidadania Ativa proclamado

Leia mais

Software PHC com MapPoint

Software PHC com MapPoint Software PHC com MapPoint A análise de informação geográfica A integração entre o Software PHC e o Microsoft Map Point permite a análise de informação geográfica, desde mapas a rotas, com base na informação

Leia mais

Campos electromagnéticos e saúde pública

Campos electromagnéticos e saúde pública Fact Sheet Nº 226 Junho de 1999 Campos electromagnéticos e saúde pública Radares e a saúde humana Os sistemas de radar detectam a presença, direcção ou alcance de uma aeronave, navio ou outro objecto,

Leia mais

Trabalho realizado por: Gonçalo Santos Nº9 João Silva Nº16 Vasco Franco Nº26

Trabalho realizado por: Gonçalo Santos Nº9 João Silva Nº16 Vasco Franco Nº26 Trabalho realizado por: Gonçalo Santos Nº9 João Silva Nº16 Vasco Franco Nº26 Telecomunicações Introdução Nós neste trabalho vamos falar de telecomunicações: -Alguns Meios e Serviços de Telecomunicações

Leia mais

Como funciona a MEO Cloud?

Como funciona a MEO Cloud? Boas-vindas O que é a MEO Cloud? A MEO Cloud é um serviço da Portugal Telecom, lançado a 10 de Dezembro de 2012, de alojamento e sincronização de ficheiros. Ao criar uma conta na MEO Cloud fica com 16

Leia mais

Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto

Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto 2 Um Painel de Incêndio fácil de instalar, configurar, manter e utilizar. Ecrã LCD com indicação de estado para todas as zonas

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O Mobile Voice System ( MVS) foi projetado para unificar os recursos do telefone fixo aos smartphones e às redes

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXVIII Prevenção de acidentes com veículos na Construção Civil Parte 1 um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico

Leia mais

Estabelecendo Prioridades para Advocacia

Estabelecendo Prioridades para Advocacia Estabelecendo Prioridades para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

Solução de Telecontagem. Gestão de Contratos. Esta solução é indicada para sistemas de contagem de caudal usando um mínimo de recursos.

Solução de Telecontagem. Gestão de Contratos. Esta solução é indicada para sistemas de contagem de caudal usando um mínimo de recursos. Solução de Telecontagem Esta solução é indicada para sistemas de contagem de caudal usando um mínimo de recursos. Os Dataloggers utilizados neste sistema, dispensam a necessidade de rede elétrica. Para

Leia mais