Biblioteca de aplicações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Biblioteca de aplicações"

Transcrição

1 Biblioteca de aplicações Observação: as descrições que se seguem mostram as ligações que permitem aceder à aplicação correspondente. Se o software Zelio Soft 2 estiver instalado, clique uma vez na ligação para abrir a aplicação. Seleccione o modo simulação (1) e ligue o módulo (RUN) (2). (1) (2) Aparecem janelas pendentes que permitem modificar e visualizar o estado das entradas e saídas. Para visualizá-las ou ocultá-las, utilize a barra de ícones que aparece na parte inferior do ecrã: 1 Aplicações em linguagem de contactos (LADDER) 1.1 GESTÃO DA ABERTURA AUTOMÁTICA DAS JANELAS DE UMA ESTUFA Caderno de encargos: O proprietário de uma estufa pretende construir uma instalação com capacidade para controlar a abertura e o encerramento das janelas de ventilação situadas na parte superior da estufa. A estufa tem 2 janelas que permitem a renovação do ar. A abertura destas janelas é controlada por um motor e por 2 sensores, que indicam se as janelas estão abertas ou fechadas: Durante o dia, as janelas são abertas das 12h às 15h, permitindo assim ventilar a estufa quando a temperatura atinge, em princípio, o valor mais elevado. Contudo, se a temperatura descer abaixo dos 10 C, as janelas não se abrem nem fecham no caso de já estarem abertas.

2 Além disso, as janelas abrem-se durante o dia quando a temperatura atinge 25 C. Se a temperatura voltar a descer abaixo de 25 C, as janelas fecham-se novamente. Por fim, quando anoitece, as janelas permanecem fechadas, independentemente da temperatura. Esquema de resumo: Descrição das Entradas/Saídas: ENTRADAS: I1 Sensor Janelas abertas I2 Sensor Janelas fechadas IB Temperatura (entrada analógica) SAÍDAS: Q1 Abertura das janelas Q2 Encerramento das janelas A temperatura é indicada por um sensor que fornece, em saída, uma tensão entre 0 e 10 V. Modelo necessário: Zelio Logic com relógio e entradas analógicas. SR2 B121 BD (24 V CC) ou SR2 B121 JD (12 V CC), por exemplo. Descrição do programa: São utilizados 3 intervalos horários: -Intervalo 1: noite, das 21h às 7h -Intervalo 2: dia, das 7h às 12h e das 15h às 21h -Intervalo 3: meio-dia, das 12 h às 15 h

3 Esquema lógico: Clique na ligação abaixo para aceder à aplicação: Gestão da abertura automática das janelas de uma estufa (ladder) Observação: utilize a janela pendente da entrada analógica IB para modificar a temperatura. Para visualizá-la, clique no ícone correspondente na barra na parte inferior.

4 1.2 ILUMINAÇÃO INTERIOR/EXTERIOR DE UMA HABITAÇÃO Caderno de encargos: Uma pessoa pretende ter uma instalação capaz de gerir, de forma autónoma, a iluminação de uma caixa de escada e de uma entrada exterior que permita o acesso à habitação. Iluminação exterior: O circuito é activado durante a noite através de um interruptor crepuscular. Um sensor detecta qualquer movimento e activa a iluminação exterior durante 2 minutos. Iluminação interior: Existem dois botões de pressão na caixa da escada: um no hall de entrada, outro na parte superior da escada. Ambos têm a mesma função. A iluminação temporizada (2 minutos) é activada carregando ligeiramente num dos botões. Descrição das Entradas/Saídas: ENTRADAS: I1 Detector de passagem I2 Interruptor crepuscular I3 Botão de pressão I4 Botão de pressão SAÍDAS: Q1 Iluminação exterior Q2 Iluminação interior Modelo necessário: Nenhuma condição específica: SR2 B121 BD (24 V CC), por exemplo. Esquema lógico: Clique na ligação abaixo para aceder à aplicação: Iluminação exterior/interior de uma habitação

5 1.3 GESTÃO DE ACESSO, AUTOMATIZAÇÃO DE UM PORTÃO Caderno de encargos: Uma pessoa pretende que o acesso a sua casa seja controlado por um portão automatizado equipado com um motor com um sentido duplo de rotação (abertura ou encerramento). Abertura : quer esteja fechado ou numa posição intermédia, o sinal do controlo remoto faz com que o portão se abra por completo. Durante a abertura, sempre que efectua uma acção no controlo remoto, o motor pára ou é reiniciado. Assim que o portão é totalmente aberto, uma temporização de 4 segundos atrasa o encerramento. Encerramento: Durante o encerramento, se for detectado movimento ou se o controlo remoto for accionado, um sensor faz com que o portão se abra por completo. Enquanto este detector estiver activado (um veículo parado na entrada, por exemplo), o portão fica totalmente aberto. Descrição das Entradas/Saídas: ENTRADAS: I1 Controlo remoto I2 Portão posição fechada I3 Portão posição aberta I4 Detector de passagem SAÍDAS: Q1 Abertura do portão Q2 Encerramento do portão Modelo necessário: Nenhuma condição específica. SR2 B121 BD (24 V CC) ou SR2 B121 JD (12 V CC), por exemplo. Pontos fortes da aplicação: Uma das principais vantagens deste tipo de aplicação é poder parar a abertura ou o encerramento do portão através do sinal do controlo remoto.

6 Esquema lógico: Clique na ligação abaixo para aceder à aplicação: Gestão de acesso, automatização de um portão

7 1.4 GESTÃO DE UM PARQUE SUBTERRÂNEO Caderno de encargos: Pretendemos completar e centralizar a gestão do parque subterrâneo de um edifício administrativo. Gestão das Entradas/Saídas de veículos: o acesso é garantido por uma barreira automática. Os utilizadores podem aceder ao parque durante as horas de abertura: de segunda a sextafeira das 8h30 às 17h30 e no sábado das 9h30 ao meio-dia. Contudo, pode impedir manualmente o bloqueio da barreira carregando em Z4 (para retomar, carregue em Z2) se ocorrer uma situação excepcional. Contagem: A capacidade máxima do parque é de 93 veículos. Se o parque estiver cheio, um contador bloqueia o acesso e faz com que se acenda um painel luminoso a indicar «Estacionamento completo». Também pode aumentar ou diminuir manualmente o número de veículos existentes no parque (através das teclas Z1 e Z3). Taxa de CO2: Por motivos de segurança, existe um sensor de CO2 que verifica se a taxa é elevada e acciona um ventilador durante 10 minutos. Luz: Sempre que um veículo entra no parque ou carrega nos interruptores para os peões, acende-se a luz durante 2 minutos. Descrição das Entradas/Saídas: ENTRADAS: I1 Entrada de um veículo I2 Saída de um veículo I3,I4 Botões de pressão acesso peões IB Sensor do nível de CO2 Z1 Aumento manual do número de veículos Z2 Reposição da gestão automática da entrada Z3 Diminuição manual do número de veículos Z4 Desbloqueio manual da entrada SAÍDAS: Q1 Indicação «Estacionamento completo» Q2 D da entrada Q3 Iluminação Q4 Comando Ventilador Modelo necessário: Modelo com relógio e entradas analógicas. SR2 B121 BD (24 V CC) ou SR2 B121 JD (12 V CC), por exemplo. Pontos fortes da aplicação: Gestão completa de um parque de estacionamento utilizando um único módulo lógico. Observação: utilize as janelas pendentes para simular a variação da taxa de CO2 (entrada analógica IB) e utilizar os botões de pressão. Para visualizá-las, clique nos ícones correspondentes na barra na parte inferior.

8 Esquema lógico: Clique na ligação abaixo para aceder à aplicação: Gestão de um parque subterrâneo

9 1.5 REGULAÇÃO DA TEMPERATURA DE UMA DIVISÃO Caderno de encargos: A temperatura ambiente de uma divisão é controlada no modo de aquecimento por uma resistência de aquecimento e por um ventilador, e no modo de arrefecimento apenas pelo ventilador. Uma sonda de temperatura permite utilizar um sinal entre 0 e 10 V. A regulação pode ser desactivada por um interruptor. Uma janela de supervisão permite acompanhar a evolução das entradas e saídas em directo. Descrição das Entradas/Saídas: ENTRADAS: I1 Interruptor Arranque/Paragem I2 Escolha modo IB Temperatura ambiente(entrada analógica) IC Valor predefinido (entrada analógica) SAÍDAS: Q1 Resistência de aquecimento Q2 Ventilador A temperatura é indicada por um sensor que fornece, em saída, uma tensão entre 0 e 10 V. Modelo necessário: Zelio Logic com entradas analógicas. SR2 B121 BD (24 V CC) ou SR2 B121 JD (12 V CC), por exemplo. Descrição do programa: Entrada I1 =0: a regulação está desactivada. Entrada I1 =1: a regulação está activada. Entrada I2 =0: modo de arrefecimento. Entrada I2 =1: modo de aquecimento. Histerese: Pontos fortes da aplicação: Utilização de entradas analógicas 0-10 V. A janela de supervisão.

10 Esquema lógico:

11 Janela de supervisão: Clique na ligação abaixo para aceder à aplicação: Regulação da temperatura de uma divisão Observação: para simular este programa, regule primeiro o valor predefinido através da entrada analógica IC e, em seguida, active a regulação (I1=1, clique em I1). Se o modo de arrefecimento estiver seleccionado (I2=0), o ventilador é activado assim que a temperatura ultrapassar o valor predefinido de 3 C e pára quando tiver diminuído 2 C abaixo do valor predefinido. Verifica-se o mesmo no modo de aquecimento.

12 1.6 ADAPTAÇÃO DE AUMENTO DE POTÊNCIA DE ELEMENTOS DE AQUECIMENTO DE UMA CALDEIRA Caderno de encargos: Para evitar um consumo excessivo durante o arranque de uma caldeira, é efectuado um aumento da potência dos elementos de aquecimento e depois, durante a paragem, um corte decrescente destes últimos. Pode definir o princípio de funcionamento, tal como é mostrado no seguinte cronograma: O botão Arranque (MA) autoriza a activação do primeiro elemento de aquecimento (S1). Após uma duração T (temporização), o segundo elemento (S2) é iniciado. Após a mesma duração T, o terceiro elemento (S3) é iniciado, em seguida o quarto elemento (S4) novamente após a duração T. O botão Paragem (AR) desactiva S1. Os outros três elementos são desactivados progressivamente no final da duração T após a desactivação do elemento anterior. Descrição das Entradas/Saídas: ENTRADAS: I1 Botão Arranque I2 Botão Paragem SAÍDAS: Q1 Primeiro elemento de aquecimento S1 Q2 Segundo elemento de aquecimento S2 Q3 Terceiro elemento de aquecimento S3 Q4 Quarto elemento de aquecimento S4 Modelo necessário: Nenhuma condição específica: SR2 B121 BD (24 V CC) ou SR2 B121 JD (12 V CC), por exemplo. Descrição do programa: Em princípio, a temporização T é a mesma para a activação/desactivação de todos os elementos de aquecimento. O programa inclui, por sua vez, três blocos funções TIMER. Para efectuar a função, que é feita de acordo com o caderno de encargos, é necessário introduzir o mesmo valor de temporização nestes três blocos. Por conseguinte, se o utilizador quiser modificar um dos valores, tem de introduzir a nova pré-selecção nos três blocos.

13 Esquema lógico: Clique na ligação abaixo para aceder à aplicação: Elementos de aquecimento de uma caldeira

14 2 Aplicações em linguagem FBD 2.1 GESTÃO DA ABERTURA AUTOMÁTICA DAS JANELAS DE UMA ESTUFA Caderno de encargos: O proprietário de uma estufa pretende construir uma instalação com capacidade para controlar a abertura e o encerramento das janelas de ventilação situadas na parte superior da estufa. A estufa tem 2 janelas que permitem a renovação do ar. A abertura destas janelas é controlada por um motor e por 2 sensores, que indicam se as janelas estão abertas ou fechadas: Durante o dia, as janelas são abertas das 12h às 15h, permitindo assim ventilar a estufa quando a temperatura atinge, em princípio, o valor mais elevado. No entanto, se a temperatura descer abaixo dos 10 C, as janelas não se abrem nem fecham no caso de já estarem abertas. Além disso, as janelas abrem-se durante o dia quando a temperatura atinge 25 C. Se a temperatura voltar a descer abaixo de 25 C, as janelas fecham-se novamente. Por fim, quando anoitece, as janelas permanecem fechadas, independentemente da temperatura. Esquema de resumo:

15 Descrição das Entradas/Saídas: ENTRADAS: I1 Sensor Janelas abertas I2 Sensor Janelas fechadas IB Temperatura (entrada analógica) SAÍDAS: Q1 Abertura das janelas Q2 Encerramento das janelas A temperatura é indicada por um sensor que fornece, em saída, uma tensão entre 0 e 10 V. Modelo necessário: Zelio Logic com relógio e entradas analógicas. SR2 B121 BD (24 V CC) ou SR2 B121 JD (12 V CC), por exemplo. Descrição do programa: São utilizados 3 intervalos horários: -Intervalo 1: noite, das 21h às 7h (B13) -Intervalo 2: dia, das 7h às 12h e das 15h às 21h (B12) -Intervalo 3: meio-dia, das 12 h às 15 h (B11) Pontos fortes da aplicação: É utilizada a função booleana programável, simplificando o esquema Esquema lógico:

16 Clique na ligação abaixo para aceder à aplicação: Gestão de abertura automática das janelas de uma estufa (FBD) 2.2 ILUMINAÇÃO INTERIOR/EXTERIOR DE UMA HABITAÇÃO Caderno de encargos: Uma pessoa pretende ter uma instalação capaz de gerir, de forma autónoma, a iluminação de uma caixa de escada e de uma entrada exterior que permita o acesso à habitação. Iluminação exterior: O circuito é activado todos os anos de 1 de Junho a 1 de Outubro e à noite através de um interruptor crepuscular. Um sensor detecta qualquer movimento e activa a iluminação exterior durante 2 minutos. Iluminação interior: Existem dois botões de pressão na caixa de escada; um no hall de entrada e outro na parte superior da escada. Ambos têm a mesma função. A iluminação temporizada (30 segundos) é activada carregando ligeiramente num dos botões. A temporização pode ser impedida por uma nova acção num dos dois. A iluminação permanente é activada se mantiver premido um botão durante, pelo menos, 2 segundos. Se carregar ligeiramente no botão, a iluminação é interrompida. Tabela das entradas/saídas: ENTRADAS: I1 Detector de passagem I2 Interruptor crepuscular I3 Botão de pressão I4 Botão de pressão SAÍDAS: Q1 Iluminação exterior Q4 Iluminação interior Modelo necessário: Zelio Logic com relógio: SR2 B121 BD (24 V CC), por exemplo. Descrição do programa: A programação pode ser feita em dois níveis. Nível 1: programa feito de acordo com o caderno de encargos. Nível 2: utilização das funções SFC/Grafcet Pontos fortes da aplicação: É possível utilizar a aplicação com as funções sequenciais.

17 Esquema lógico Nível 1: Clique na ligação abaixo para aceder à aplicação: Iluminação Exterior/Interior de uma habitação Nível 1

18 Esquema lógico Nível 2 (SFC/Grafcet): Clique na ligação abaixo para aceder à aplicação: Iluminação Exterior/Interior de uma habitação nível 2 (SFC-Grafcet)

19 2.3 GESTÃO DE ACESSO, AUTOMATIZAÇÃO DE UM PORTÃO Caderno de encargos: Uma pessoa pretende que o acesso a sua casa seja controlado por um portão automatizado equipado com um motor com um sentido duplo de rotação (abertura ou encerramento). Abertura : quer esteja fechado ou numa posição intermédia, o sinal do controlo remoto faz com que o portão se abra por completo. Durante a abertura, sempre que efectua uma acção no controlo remoto, o motor pára ou é reiniciado. Assim que o portão está totalmente aberto, uma temporização de 4 segundos atrasa o encerramento. Encerramento: Durante o encerramento, se for detectado movimento ou se o controlo remoto estiver accionado, um sensor faz com que o portão se abra por completo. Enquanto este detector estiver activado (um veículo parado na entrada, por exemplo), o portão fica totalmente aberto. Descrição das Entradas/Saídas: ENTRADAS: I1 Controlo remoto I2 Portão posição fechada I3 Portão posição aberta I4 Detector de passagem SAÍDAS: Q1 Abertura do portão Q2 Encerramento do portão Modelo necessário: Nenhuma condição específica. SR2 B121 BD (24 V CC) ou SR2 B121 JD (12 V CC), por exemplo. Descrição do programa: O Temporizador T1 (Timer A-C) permite comutar o motor no sentido de abertura 0,5 segundos após o impedimento do encerramento. Isto evita a possibilidade de curto-circuitos e arranques mecânicos. O Temporizador T2 (Timer A-C) realiza duas funções em simultâneo. Com efeito, o atraso no encadeamento de 4 segundos mantém o portão na posição de abertura antes de iniciar o encerramento. O atraso no encadeamento de 0,2 segundos permite verificar as condições de activação da saída do bloco lógico "AND". Pontos fortes da aplicação: Uma das principais vantagens deste tipo de aplicação é poder parar a abertura ou o encerramento do portão através do sinal do controlo remoto. A ligação em paralelo aos terminais do motor permite adicionar um indicador luminoso que impede qualquer tipo de movimento do portão.

20 Esquema lógico: Clique na ligação abaixo para aceder à aplicação: Gestão de acesso, automatização de um portão

21 2.4 REGULAÇÃO DA TEMPERATURA DE UMA DIVISÃO Caderno de encargos: A temperatura ambiente de uma divisão é controlada no modo de aquecimento por uma resistência de aquecimento e por um ventilador, e no modo de arrefecimento apenas pelo ventilador. Uma sonda de temperatura permite, através de um conversor, utilizar um sinal entre 0 e 10 V. A regulação pode ser desactivada por um interruptor. Visualização no ecrã: Aparece o modo de aquecimento ou arrefecimento Aparece a temperatura ambiente e o valor predefinido. Pode efectuar regulações, tendo em conta um valor de histerese, de +2 C de paragem e de 3 C de avanço, assegurado pela função Trigger. Descrição das Entradas/Saídas: ENTRADAS: I1 Interruptor Arranque/Paragem I2 Escolha modo IB Temperatura ambiente(entrada analógica) IC Valor predefinido (entrada analógica) SAÍDAS: Q1 Resistência de aquecimento Q4 Ventilador A temperatura é indicada por um sensor que fornece, em saída, uma tensão entre 0 e 10 V. Modelo necessário: Zelio Logic com entradas analógicas. SR2 B121 BD (24 V CC) ou SR2 B121 JD (12 V CC), por exemplo. Descrição do programa: Entrada I1 =0: a regulação está desactivada. Exemplo de visualização: *********** OFF *********** Entrada I1 =1: a regulação está activada. Exemplo de visualização: Modo de aquecimento (Visualização do valor predefinido) (Visualização da temperatura)

22 Histerese: Pontos fortes da aplicação: Utilização de entradas analógicas 0-10 V. Esquema lógico: Observação 1: quando o módulo está activado, seleccione FBD DISPLAY no menu principal do módulo para ver os blocos de texto activos no ecrã. Em simulação, é possível fazer aparecer a face anterior, seleccionando 3 Face anterior no menu Janela. Observação 2: provavelmente tem de ligar as funções de ganho adicionais após as entradas IB e IC. Clique na ligação abaixo para aceder à aplicação: Regulação da temperatura de uma divisão

23 2.5 ADAPTAÇÃO DE AUMENTO DE POTÊNCIA DE ELEMENTOS DE AQUECIMENTO DE UMA CALDEIRA Caderno de encargos: Para evitar um consumo excessivo durante o arranque de uma caldeira, é efectuado um aumento da potência dos elementos de aquecimento e depois, durante a paragem, um corte decrescente destes últimos. Pode definir o princípio de funcionamento, tal como é mostrado no seguinte cronograma: O botão Arranque (MA) autoriza a activação do primeiro elemento de aquecimento (S1). Após uma duração T (temporização), o segundo elemento (S2) é iniciado. Após a mesma duração T, o terceiro elemento (S3) é iniciado, em seguida o quarto elemento (S4) novamente após a duração T. O botão Paragem (AR) desactiva S1. Os outros três elementos são desactivados progressivamente no final da duração T após a desactivação do elemento anterior. Descrição das Entradas/Saídas: ENTRADAS: I1 Botão Arranque I2 Botão Paragem SAÍDAS: Q1 Primeiro elemento de aquecimento S1 Q2 Segundo elemento de aquecimento S2 Q3 Terceiro elemento de aquecimento S3 Q4 Quarto elemento de aquecimento S4 Modelo necessário: Nenhuma condição específica. SR2 B121 BD (24 V CC) ou SR2 B121 JD (12 V CC), por exemplo. Descrição do programa: Em princípio, a temporização T é a mesma para a activação/desactivação de todos os elementos de aquecimento. O programa inclui, por sua vez, três blocos funções TIMER. Para efectuar a função, que é feita de acordo com o caderno de encargos, é necessário introduzir o mesmo valor de temporização nestes três blocos. Por conseguinte, se o utilizador quiser modificar um dos valores, tem de introduzir a nova pré-selecção nos três blocos.

24 Esquema lógico: Clique na ligação abaixo para aceder à aplicação: Adaptação de aumento de potência de elementos de aquecimento de uma caldeira

25 2.6 CAMPAINHA DE LICEU Caderno de encargos: Um liceu quer controlar a campainha diária e o sistema de alarme a partir de um único aparelho. A campainha funciona de segunda a sexta-feira durante um minuto, excepto durante os feriados/férias. O modo alarme fica activo durante as férias, o fim-de-semana e durante a noite de segunda a sexta-feira. A campainha toca durante 1 min. através de um sinal sonoro alternado de 2 seg. ON, 1 seg. OFF e de um indicador luminoso através da acção de um detector de movimento. O objectivo é repor o alarme a zero. Pontos fortes da aplicação: O relógio anual, disponível em FBD, tem em conta as férias escolares e os feriados. Descrição das Entradas/Saídas: ENTRADAS: I1 Alarme: Arranque/paragem I2 Detector de movimento I3 Alarme: Reset SAÍDAS: Q1 Campainha Q2 Indicador luminoso Modelo necessário: Modelo com um relógio anual: SR2 B121 BD (24 V CC) ou SR2 B121 JD (12 V CC), por exemplo. Descrição do programa: Para a programação dos três relógios, copie ou adapte os parâmetros das figuras 1, 2 e 3. O bloco booleano reúne as condições de activação do modo alarme de acordo com a equação: ENTRADA SAÍDA Time 2 I1 I2 Time

26 Figura 1: Figura 2: Figura 3:

27 Esquema lógico: Clique na ligação abaixo para aceder à aplicação: Campainha de liceu

Formação automática no Zelio logic

Formação automática no Zelio logic Formação automática no Zelio logic 1 Produtos Parabéns, escolheu um dos seguintes produtos Zelio 2: 2 Ambiente O Zelio Logic pode ser programado utilizando o software Zelio Soft ou através da opção Introdução

Leia mais

Software de aplicação Tebis

Software de aplicação Tebis 5 Software de aplicação Tebis TL304C V 1 x 4 entradas TL310A V 1 x 10 entradas TL302B V 1 x 2 entradas TL304B V 1 x 4 entradas Referência do produto TXA304 TXA310 TXB302 TXB304 Descrição Módulo 4 entradas

Leia mais

Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação

Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação Características Quatro zonas com capacidade de teste/isolamento. Dois circuitos de alarme com possibilidade de isolamento. Fonte de alimentação

Leia mais

SOFTWARE. Equipamentos de gestão para controlo de acessos

SOFTWARE. Equipamentos de gestão para controlo de acessos SOFTWARE Fácil utilização. Ambiente Windows XP Profissional. Controle individual dos operadores com diferentes níveis de acesso. Registo de todas as entradas, pagamentos, saídas e de anomalias. Informação

Leia mais

Sistema Modular Wireless

Sistema Modular Wireless Sistema Modular Wireless SEM PILHAS Enjoy a new lifestyle feeling! Bom dia! Este é o meu perfeito despertar! A iluminação entra suavemente no quarto, enquanto o dimmer temporizado aumenta gradualmente

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

Manual Utilização. Central Detecção Incêndio. JUNIOR-NET CSA v.4. Sistema Analógico Endereçável

Manual Utilização. Central Detecção Incêndio. JUNIOR-NET CSA v.4. Sistema Analógico Endereçável Manual Utilização Central Detecção Incêndio JUNIOR-NET CSA v.4 Sistema Analógico Endereçável Modelo com aprovação das normas EN54PT2 e PT4 1999 GFE 1/5 Legenda da Central: 1 33 32 2 3 31 30 4 10 5 29 28

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

Programação em Ladder

Programação em Ladder Programação em Ladder Composição de um programa em Ladder Um programa escrito em Ladder é constituído por um conjunto de sequências (rungs) que são executados sequencialmente pelo autómato. Uma sequência

Leia mais

Programas informáticos de aplicação Tebis

Programas informáticos de aplicação Tebis 5 Programas informáticos de aplicação Tebis Descrição dos produtos de entrada RF Referência do produto Designação do produto TR302 A / B 2 entradas a encastrar na pilha / sector RF TR304 A / B 4 entradas

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Software de aplicação Tebis

Software de aplicação Tebis Software de aplicação Tebis A faire Módulo 4-6-8-10 saídas ON/OFF Características elétricas/mecânicas: Ver manual do produto Referência do produto Designação do produto Ref. software de aplicação Produto

Leia mais

Descrição do controlador LCD e parâmetros de configuração

Descrição do controlador LCD e parâmetros de configuração Descrição do controlador LCD e parâmetros de configuração O controlador tem 2 sondas, uma mede a temperatura da água na caldeira e a outra mede a temperatura dos fumos. O controlador mede também a rotação

Leia mais

Manual de Instruções específicas

Manual de Instruções específicas Manual de Instruções específicas PT Instruções de instalação: PT Instruções para extracção do filtro anti-gordura Vidro desmontável superior Vidro desmontável 1) Fases para a extracção do vidro superior:

Leia mais

MANUAL DO COMANDO REMOTO

MANUAL DO COMANDO REMOTO MANUAL DO COMANDO REMOTO Rev.0712 RG51Q1/BGE RG51Q/BGE RG51IJ(1)(BGE RG51J(1)/E Índice Manusear o controlo remoto 2 Especificações técnicas do controlo remoto 3 Botões de função 4 Indicações no display

Leia mais

2 Zonas com capacidade de teste e inibição. 2 Circuitos de sirenes com capacidade de inibição. Fonte de alimentação de 24V/400mA com bateria de

2 Zonas com capacidade de teste e inibição. 2 Circuitos de sirenes com capacidade de inibição. Fonte de alimentação de 24V/400mA com bateria de Central de Detecção de Incêndio de 2 Zonas Características 2 Zonas com capacidade de teste e inibição. 2 Circuitos de sirenes com capacidade de inibição. Fonte de alimentação de 24V/400mA com bateria de

Leia mais

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização Internet Update de PaintManager TM Manual de instalação e utilização do programa de actualização ÍNDICE O que é o programa Internet Update? 3 Como se instala e executa o programa? 3 Aceder ao programa

Leia mais

Manual do utilizador CONTROLADORES DC50 & DM50

Manual do utilizador CONTROLADORES DC50 & DM50 Manual do utilizador CONTROLADORES DC50 & DM50 ROOFTOP & AIRCOOLAIR Providing indoor climate comfort DC50_DM50-ROOFTOP-IOM-1008-P CONTROLADORES DC50 & DM50 Rooftop e Aircoolair MANUAL DO UTILIZADOR Ref:DC50_DM50-RoofTop-IOM-1008-P

Leia mais

OBSERVAÇÃO: Se não encontrar aqui o mecanismo do seu relógio, consulte www.adidas.com/originalswatches.

OBSERVAÇÃO: Se não encontrar aqui o mecanismo do seu relógio, consulte www.adidas.com/originalswatches. OSERVÇÃO: Se não encontrar aqui o mecanismo do seu relógio, consulte www.adidas.com/originalswatches. INSTRUÇÕES NLÓGIS ERTO HOR 1. Puxe a coroa para fora para a posição 2. 2. Rode a coroa para acertar

Leia mais

Para entrar, premir a tecla SEL cerca de 1 segundo. Para sair, premir a tecla SEL cerca de 2 segundos, ou aguardar 30 segundos.

Para entrar, premir a tecla SEL cerca de 1 segundo. Para sair, premir a tecla SEL cerca de 2 segundos, ou aguardar 30 segundos. MANUAL DOS CONTROLADORES FUJI PXR Para entrar, premir a tecla SEL cerca de segundo. Para sair, premir a tecla SEL cerca de 2 segundos, ou aguardar 3 segundos..º BLOCO DE PARÂMETROS Símbolo parâmetro Parâmetro

Leia mais

SP-1101W Quick Installation Guide

SP-1101W Quick Installation Guide SP-1101W Quick Installation Guide 06-2014 / v1.2 1 I. Informações sobre o produto... 3 I-1. Conteúdo da embalagem... 3 I-2. Painel frontal... 3 I-3. Estado do LED... 4 I-4. Botão do estado do comutador...

Leia mais

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE Devido a um bug detectado no motor da base de dados, situação agora corrigida pelo fabricante, esta nova actualização do GIAE é disponibilizada numa

Leia mais

Referência do Modelo: 54311 Termóstato de Ambiente Electrónico, Programável. Manual de Instalação e Funcionamento

Referência do Modelo: 54311 Termóstato de Ambiente Electrónico, Programável. Manual de Instalação e Funcionamento Referência do Modelo: 54311 Termóstato de Ambiente Electrónico, Programável Manual de Instalação e Funcionamento www.chacon.be hotline@chacon.be Índice 1. Introdução...3 2. Características técnicas...6

Leia mais

José Matias, Ludgero Leote, Automatismos industriais - Comando e regulação, Didáctica Editora

José Matias, Ludgero Leote, Automatismos industriais - Comando e regulação, Didáctica Editora AUTOMAÇÃO (M323) CAPÍTULO III Sistemas Eléctricos 2013/2014 Bibliografia José Matias, Ludgero Leote, Automatismos industriais - Comando e regulação, Didáctica Editora Dores Costa, Fé de Pinho, Comando

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

CR-718 B R U K S A N V I S N I N G M O D E D E M P L O I MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTRUCCIONES DE U SO K Ä Y T T Ö O H J E E T GEBRUIKERSHANDLEIDING

CR-718 B R U K S A N V I S N I N G M O D E D E M P L O I MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTRUCCIONES DE U SO K Ä Y T T Ö O H J E E T GEBRUIKERSHANDLEIDING CR-718 I N S T R U C T I O N M A N U A L B R U K S A N V I S N I N G B E T J E N I N G S V E J L E D N I N G B E D I E N U N G S A N L E I T U N G M O D E D E M P L O I MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTRUCCIONES

Leia mais

PROGRAMAÇÃO EM LINGUAGEM LADDER LINGUAGEM DE RELÉS

PROGRAMAÇÃO EM LINGUAGEM LADDER LINGUAGEM DE RELÉS 1 PROGRAMAÇÃO EM LINGUAGEM LADDER LINGUAGEM DE RELÉS INTRODUÇÃO O processamento interno do CLP é digital e pode-se, assim, aplicar os conceitos de lógica digital para compreen8 der as técnicas e as linguagens

Leia mais

CONTROLADOR ELETRÔNICO DE AR CONDICIONADO. GL-T540 Painel de Controle

CONTROLADOR ELETRÔNICO DE AR CONDICIONADO. GL-T540 Painel de Controle CONTROLADOR ELETRÔNICO DE AR CONDICIONADO GL-T540 Painel de Controle MANUAL PARA OPERADOR Maio 2005 Rev. BI Versão Software: 1.1 SUMMARIO 1) INTRODUÇÃO... 03 1.1) Introdução... 03 1.2) Painel de Controle...

Leia mais

Fórmulas e Funções 7

Fórmulas e Funções 7 Fórmulas e Funções 7 7.9. Visualização automática do resultado Para visualizar rapidamente o resultado das funções mais simples média, soma, contar, mínimo e máximo: 1. Menu de contexto sobre a barra de

Leia mais

Referência do modelo 3. Especificações 4. Antes de usar 5, 6. Peças e acessórios 7

Referência do modelo 3. Especificações 4. Antes de usar 5, 6. Peças e acessórios 7 Página Referência do modelo 3 Especificações 4 Antes de usar 5, 6 Peças e acessórios 7 Instalação 8, 9 Modo de operação para modelos mecânicos Modo de operação para modelos electrónicos 10, 11 12, 13 Drenagem

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Internet Móvel Clix. Guia de Instalação

Internet Móvel Clix. Guia de Instalação Internet Móvel Clix Guia de Instalação Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes de instalar... 2 Instalar a Internet Móvel... 3 Desinstalar a Internet Móvel... 3 Janela principal da Internet Móvel... 4 Informações

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO CONTROLE REMOTO AA-1977 AA-1979

MANUAL DE INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO CONTROLE REMOTO AA-1977 AA-1979 MANUAL DE INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO CONTROLE REMOTO AA-1977 AA-1979 PREZADO CLIENTE A fim de obter o melhor desempenho de seu produto, por favor, leia este manual de instruções cuidadosamente antes de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA APP INTERCALL REMOTE VIP

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA APP INTERCALL REMOTE VIP PT MANUAL TÉCNICO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA APP INTERCALL REMOTE VIP PARA DISPOSITIVOS: www.comelitgroup.com Instalação da app Intercall Remote VIP... Configurar aplicação... 4 Responder a uma chamada...

Leia mais

Guia de Instalação do Software

Guia de Instalação do Software Guia de Instalação do Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Controller. D e s c r i ç ã o G e r a l. C a r a c t e r í s t i c a s e B e n e f í c i o s

Controller. D e s c r i ç ã o G e r a l. C a r a c t e r í s t i c a s e B e n e f í c i o s Controller Vibraswitch Monitor Eletrônico VIBRASWITCH 563A D e s c r i ç ã o G e r a l O modelo Robertshaw 563A Vibraswitch Monitor Eletrônico é um microprocessador de sistema de controle baseado em supervisão

Leia mais

MANUAL DE FUNCIONAMENTO E INSTALAÇÃO

MANUAL DE FUNCIONAMENTO E INSTALAÇÃO MANUAL DE FUNCIONAMENTO E INSTALAÇÃO x 1000 MODE ON/OFF 2 1 1 2 set ECOLEAN CLIMATIC 200/400 Portuguese/01-2004 ÍNDICE GERAL CONTENIDO PÁGINA ÍNDICE GERAL DESCRIÇÃO GERAL O TECLADO MODELO Climatic 200

Leia mais

TRZ 12-2. Português 6 720 610 625 (01.11) OSW

TRZ 12-2. Português 6 720 610 625 (01.11) OSW Português OSW Índice 1 Indicações sobre o aparelho 35 2 Instalação 36 3 Comando 37 1 Indicações sobre o aparelho Regulador de temperatura ambiente de duas posições para comando do queimador de caldeiras

Leia mais

Aparelhos de Laboratório de Electrónica

Aparelhos de Laboratório de Electrónica Aparelhos de Laboratório de Electrónica Este texto pretende fazer uma introdução sucinta às características fundamentais dos aparelhos utilizados no laboratório. As funcionalidades descritas são as existentes

Leia mais

Vehicle Security System VSS3 - Alarm system remote

Vehicle Security System VSS3 - Alarm system remote Vehicle Security System VSS3 - Alarm system remote Comando à distância do sistema de alarme Guia de definições - Portuguese Estimado Cliente, Neste guia encontrará informações e a descrição de operações

Leia mais

INFO DIAG FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO

INFO DIAG FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO CITROËN DTAV INFO DIAG FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO FILIAIS / IMPORTADORES / DR DISTRIBUIDOR DE VN CITROËN - Preparador de VN - Coordenador de Campanhas REPARADORES AUTORIZADOS CITROËN - Responsável pelo

Leia mais

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização Archive Player Divar Series pt Manual de Utilização Archive Player Índice pt 3 Índice 1 Introdução 4 2 Operação 5 2.1 Iniciar o programa 5 2.2 Conhecer a janela principal 6 2.3 Botão Abrir 6 2.4 Vistas

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

PT MANUAL UTILIZADOR. Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote 3.0 para dispositivos. Passion.Technology.Design.

PT MANUAL UTILIZADOR. Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote 3.0 para dispositivos. Passion.Technology.Design. PT MANUAL UTILIZADOR Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote.0 para dispositivos Passion.Technology.Design. Índice Instalação... Configuração automática da administração de apartamento... 4

Leia mais

Módulo de Alimentação de Controlo do Motor LQSE-4M-D Controlador de Motor CA 4 saídas. Unidade do. Painel de parede seetouch QSR.

Módulo de Alimentação de Controlo do Motor LQSE-4M-D Controlador de Motor CA 4 saídas. Unidade do. Painel de parede seetouch QSR. LUTRON Módulo de de Controlo do Motor Controlador de Motor CA 4 saídas Módulo de de Controlo do Motor O módulo de alimentação de controlo do motor consiste numa interface que disponibiliza a integração

Leia mais

CENTRAL DETECÇÃO INCÊNDIO YAZIC. Modelo FP4-4 Zonas Programáveis MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO

CENTRAL DETECÇÃO INCÊNDIO YAZIC. Modelo FP4-4 Zonas Programáveis MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CENTRAL DETECÇÃO INCÊNDIO YAZIC Modelo FP4-4 Zonas Programáveis MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO Introdução A FP4 é uma Central de Detecção de Incêndio Convencional, equipada com 4 zonas de detecção,

Leia mais

Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server

Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server Esta nota de aplicação explica como implementar o Cisco UC 320W num ambiente do Windows Small Business Server. Índice Este documento inclui

Leia mais

Sistema de domótica flexível. para eficiência energética, segurança e conforto

Sistema de domótica flexível. para eficiência energética, segurança e conforto Sistema de domótica flexível para eficiência energética, segurança e conforto AO RITMO DA SUA FAMÍLIA CONTROLO TOTAL DA SUA CASA 3 SAIR PARA O TRABALHO RAPIDAMENTE! Active o cenário Sair de casa. O sistema

Leia mais

Manual de Administração Intranet BNI

Manual de Administração Intranet BNI Manual de Administração Intranet BNI Fevereiro - 2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Conceitos... 5 3. Funcionamento base da intranet... 7 3.1. Autenticação...8 3.2. Entrada na intranet...8 3.3. O ecrã

Leia mais

Smartphone 5 IPS Quad Core

Smartphone 5 IPS Quad Core Smartphone 5 IPS Quad Core GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO PRIMEIROS PASSOS Instalando o cartão SIM e a bateria Desligue o telemóvel completamente. Retire a tampa traseira. Insira o cartão SIM no slot do cartão

Leia mais

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento.

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Sessão nº 2 Iniciar um novo documento Objectivos: No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Iniciar um novo documento Ao iniciar-se o Word, este apresenta

Leia mais

ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA

ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA ILUMINAÇÃO DE CIRCULAÇÃO OU DE EVACUAÇÃO Tem como objectivo permitir a evacuação das pessoas em segurança, garantindo ao longo dos caminhos de evacuação condições de visão e de evacuação adequadas e possibilitar

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO

SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO AUTOMAÇÃO SEGURANÇA SOM SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO MANUAL DO UTILIZADOR www.only-pt.pt INTRODUÇÃO... 4 EQUIPAMENTOS... 4 CONTROLOS E INDICAÇÕES... 5 CONFIGURAÇÃO ATRAVÉS DO OTC-CLIMA... 6 1. Ajuste de data

Leia mais

404 CAMCORDER CAMCORDER E CÂMARA FOTOGRÁFICA

404 CAMCORDER CAMCORDER E CÂMARA FOTOGRÁFICA POrtuguês Portuguese 404 CAMCORDER CAMCORDER E CÂMARA FOTOGRÁFICA Suplemento do Manual do Utilizador do ARCHOS 404 Versão 1.1 Visite o site www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente

Leia mais

Manual do utilizador. Aplicação de agente

Manual do utilizador. Aplicação de agente Manual do utilizador Aplicação de agente Versão 8.0 - Otubro 2010 Aviso legal: A Alcatel, a Lucent, a Alcatel-Lucent e o logótipo Alcatel-Lucent são marcas comerciais da Alcatel-Lucent. Todas as outras

Leia mais

SUNNY CENTRAL. 1 Introdução. Avisos relativos à operação de um gerador fotovoltaico ligado à terra

SUNNY CENTRAL. 1 Introdução. Avisos relativos à operação de um gerador fotovoltaico ligado à terra SUNNY CENTRAL Avisos relativos à operação de um gerador fotovoltaico ligado à terra 1 Introdução Alguns fabricantes de módulos recomendam ou exigem a ligação à terra negativa ou positiva do gerador fotovoltaico

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

MODELOS ANALÓGICOS MODELOS DE DATA

MODELOS ANALÓGICOS MODELOS DE DATA Portugués MODELOS ANALÓGICOS Acerto da Hora 1. Puxe a coroa para fora, para a posição 2. 2. Gire o botão no sentido horário para acertar a hora e minutos. 3. Coloque novamente a coroa na posição 1. 1 2

Leia mais

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

Versão Portuguesa. Introdução. Drivers e Software. Instalação. BT211 Sweex Bluetooth 2.0 Class 1 Adapter USB

Versão Portuguesa. Introdução. Drivers e Software. Instalação. BT211 Sweex Bluetooth 2.0 Class 1 Adapter USB BT211 Sweex Bluetooth 2.0 Class 1 Adapter USB Introdução Não exponha o Sweex Bluetooth 2.0 Class 1 Adapter USB a temperaturas extremas. Não coloque o dispositivo directamente ao sol ou perto de elementos

Leia mais

Novas funcionalidades do Snc2010. e melhoramentos em relação ao Poc2005. Versão 7.0

Novas funcionalidades do Snc2010. e melhoramentos em relação ao Poc2005. Versão 7.0 Novas funcionalidades do Snc2010 e melhoramentos em relação ao Poc2005 Versão 7.0 1. Sistema de Normalização Contabilística: 1.1 Tabela de equivalências do POC para o SNC. 1.2 Conversão automática do plano

Leia mais

CENTRAL DETECÇÃO INCÊNDIO YAZIC. Modelo FAP2 2 Zonas Programáveis MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO

CENTRAL DETECÇÃO INCÊNDIO YAZIC. Modelo FAP2 2 Zonas Programáveis MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CENTRAL DETECÇÃO INCÊNDIO YAZIC Modelo FAP2 2 Zonas Programáveis MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO Introdução A FAP2 é uma Central de Detecção de Incêndio Convencional, equipada com 2 zonas de detecção,

Leia mais

em conjunto na Inter net, deve ter um component à Inter net.

em conjunto na Inter net, deve ter um component à Inter net. M A N U A L N I - 7 0 7 5 1 3 1 C O N T E Ú D O D A E M B A L A G E M 4 E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S 4 U T I L I Z A Ç Ã O 4 I N S TA L A Ç Ã O D E H A R D W A R E 5 C O N F I G U R A Ç

Leia mais

Manual de procedimentos para ligação à rede sem fios minedu

Manual de procedimentos para ligação à rede sem fios minedu 1 - Configuração no Windows Vista Exemplo de configuração de 802.1x com Certificados de Servidor para o Windows Vista. Antes de iniciar os passos de configuração, verifique se tem a placa Wireless ligada,

Leia mais

PORTUGUÊS INSTRUÇÕES ANALÓGICAS MODELOS DE DATA. Acerto da Hora

PORTUGUÊS INSTRUÇÕES ANALÓGICAS MODELOS DE DATA. Acerto da Hora PORTUGUÊS INSTRUÇÕES ANALÓGICAS Acerto da Hora 1. Puxe a coroa para fora para a posição 2. 2. Rode a coroa para acertar os ponteiros das horas e dos minutos para a hora pretendida. 3. Volte a colocar a

Leia mais

LogixPro Laboratório simulador de porta de garagem utilizando lógica de reles (LADDER)

LogixPro Laboratório simulador de porta de garagem utilizando lógica de reles (LADDER) LogixPro Laboratório simulador de porta de garagem utilizando lógica de reles (LADDER) Simulação do ProSim-II de uma Porta de Garagem A partir do menu Simulations na parte superior da janela escolha a

Leia mais

Profª Danielle Casillo

Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Automação e Controle Aula 08 Linguagem Laddercont... Profª Danielle Casillo Funções Lógicas em Ladder A. Função NãoE (NAND) Consiste

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO

MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO SDILAB Investigação e Desenvolvimento de Software, Lda. Parque Industrial de Celeirós - 1ª Fase, Lote C 4705 Celeirós Braga, Portugal +351 253 678

Leia mais

Alarme Aquecimento Quarto Sala Cozinha Garagem Presente Param. Mensagem

Alarme Aquecimento Quarto Sala Cozinha Garagem Presente Param. Mensagem Minha habitação Aplicação para telemóvel Manual de instalação e utilização PT Alarme Aquecimento Quarto Sala Cozinha Garagem Presente Mensagem Índice 1- Apresentação...............................................3

Leia mais

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network EXCELLUM Excellum Network DALI Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável O EXCELLUM COMBINA POUPANÇA COM CONFORTO NA ILUMINAÇÃO O Excellum é um sistema de controlo de iluminação

Leia mais

Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados

Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados Objectivos: Criar uma base de dados vazia. O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access Criar uma base dados vazia O Access é um Sistema de Gestão de Bases

Leia mais

Multimedidores Inteligentes MGE G3 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun

Multimedidores Inteligentes MGE G3 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun Multimedidores Inteligentes MGE G3 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf ABB Automação Hartmann & Braun Índice 1. IBIS_BE_CNF - DEFINIÇÃO... 3 2. INSTALAÇÃO... 3 2.1. PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3

Leia mais

BT QCC 1000 Quadro elétrico para câmaras frigoríficas até 3HP 220V2F

BT QCC 1000 Quadro elétrico para câmaras frigoríficas até 3HP 220V2F BTQCC1000v1_0.docx - Página 1 de 6 BT QCC 1000 Quadro elétrico para câmaras frigoríficas até 3HP 220V2F 1.0 Descrições gerais: BT QCC 1000 é amplamente usado para pequenas e médias câmaras frigoríficas,

Leia mais

BLOCKGAS. Sistema de Monitoração e Alarme de vazamento de gás SB330. Este módulo é parte integrante do sistema de detecção de gás SB330.

BLOCKGAS. Sistema de Monitoração e Alarme de vazamento de gás SB330. Este módulo é parte integrante do sistema de detecção de gás SB330. Este módulo é parte integrante do sistema de detecção de gás. É composto por um circuito inteligente (microcontrolado) que recebe o sinal gerado por um sensor eletrônico de gás, processa sua calibração

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. ESPECIFICAÇÕES

1. INTRODUÇÃO 2. ESPECIFICAÇÕES 1. INTRODUÇÃO O timer TI-10 foi projetado para atender a maior parte das necessidades de temporização em laboratórios, residências, lojas e nas indústrias. O microprocessador, a memória e o display do

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FÁCIL DO. Micro Master. Midi Master

PROGRAMAÇÃO FÁCIL DO. Micro Master. Midi Master 1 PROGRAMAÇÃO FÁCIL DO Micro Master E Midi Master Preparado por ASI 1 PS 2 1. PARAMETRIZAÇÃO BÁSICA INICIAL...3 1.1 AJUSTES INICIAIS DO APARELHO...3 1.2 AJUSTE DE TEMPOS DE ACELERAÇÃO E DESACELERAÇÃO...3

Leia mais

Placa Acessório Modem Impacta

Placa Acessório Modem Impacta manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais

Leia mais

Ponto de acesso sem fios 802.11g DWL-G700AP. CD-ROM (que contém o Manual e a Garantia) Cabo Ethernet (CAT5 UTP) Adaptador de corrente CC 7.5V 1.

Ponto de acesso sem fios 802.11g DWL-G700AP. CD-ROM (que contém o Manual e a Garantia) Cabo Ethernet (CAT5 UTP) Adaptador de corrente CC 7.5V 1. Este produto pode ser configurado utilizando um web browser normal, p.ex., Internet Explorer 6 ou Netscape Navigator 7 e superior. DWL-G700AP Ponto de acesso sem fios 802.11g AirPlus TM da D-Link Antes

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Monitor de Publicidade. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Monitor de Publicidade. v2011 Manual Avançado Monitor de Publicidade v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. HARDWARE... 3 1 4. DEFINIÇÃO... 4 b) Definição dos monitores... 4 c) Definições ZSRest... 4 d) Aspecto Monitor... 5 i. Sim 5

Leia mais

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado Manual Profissional Comandos Rádio X64 V2011-Certificado 1 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. Configuração inicial... 3 4. Configurações X64... 5 a) Definições Gerais... 5 b) Documentos e Periféricos... 8

Leia mais

Guia Rápido. Versão 9.0. Mover a perícia - não as pessoas

Guia Rápido. Versão 9.0. Mover a perícia - não as pessoas Guia Rápido Versão 9.0 Mover a perícia - não as pessoas Copyright 2006 Danware Data A/S. Partes utilizadas sob licença de terceiros. Todos os direitos reservados. Revisão do documento: 2006080 Por favor,

Leia mais

Solius 61 Manual de Instruções

Solius 61 Manual de Instruções Zona Industrial de Avintes, nº 103 4430 930 Avintes, V. N. de Gaia web: www.cirelius.pt e-mail: info@cirelius.pt tel: 227 843 817 fax: 227 843 819 Controlador Solar Solius 61 O controlador Solius 61 dispõe

Leia mais

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 10898 DA ABNT

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 10898 DA ABNT ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA JUNTO A DGST REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 10898 DA ABNT ANÁLISE E VISTORIA DOS SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA Objetivo

Leia mais

Edifícios. Variação de Velocidade com o PumpDrive. Eficiência em Acção.

Edifícios. Variação de Velocidade com o PumpDrive. Eficiência em Acção. Edifícios Variação de Velocidade com o PumpDrive. Eficiência em Acção. 2 Vantagens Bombas controladas - planeamento controlado. Com o PumpDrive da KSB. Nos anos mais recentes as exigências profissionais

Leia mais

Guia de Definições de Wi-Fi

Guia de Definições de Wi-Fi Guia de Definições de Wi-Fi uu Introdução Existem dois modos de wireless LAN: modo de infra-estrutura para ligação através de um ponto de acesso e modo ad-hoc para estabelecer ligação directa com um equipamento

Leia mais

AULA 06 LINGUAGEM DE BLOCOS DE FUNÇÃO (FB) ENG1016 - Informática Industrial I Profa. Letícia Chaves Fonseca

AULA 06 LINGUAGEM DE BLOCOS DE FUNÇÃO (FB) ENG1016 - Informática Industrial I Profa. Letícia Chaves Fonseca AULA 06 LINGUAGEM DE BLOCOS DE FUNÇÃO (FB) ENG1016 - Informática Industrial I Profa. Letícia Chaves Fonseca 2 1. Linguagem de Blocos de Função (FB) 1. Linguagem de Blocos de Função (FB) 3 Historicamente

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

CCI.Cam. Monitorização visual da máquina. Manual de instruções. Referência: CCI.Cam v3

CCI.Cam. Monitorização visual da máquina. Manual de instruções. Referência: CCI.Cam v3 CCI.Cam Monitorização visual da máquina Manual de instruções Referência: CCI.Cam v3 Introdução Copyright 2012 Copyright by Competence Center ISOBUS e.v. Zum Gruthügel 8 D-49134 Wallenhorst Número da versão:

Leia mais

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Versão 1.0 www.displr.com Índice 1- Requisitos mínimos do sistema... 3 2- Preparação da instalação... 3 3- Assistente de instalação... 4 3.1 Bem-vindo

Leia mais

Manual do utilizador CONTROLADOR BASIC CLIMATIC ECOLOGIC. Providing indoor climate comfort CL-LOGIC-IOM-1102-P

Manual do utilizador CONTROLADOR BASIC CLIMATIC ECOLOGIC. Providing indoor climate comfort CL-LOGIC-IOM-1102-P Manual do utilizador ECOLOGIC CONTROLADOR BASIC CLIMATIC Providing indoor climate comfort CL-LOGIC-IOM-1102-P ÍNDICE PÁGINA DESCRIÇÃO GERAL 3 INTERFACE DO UTILIZADOR 4 Teclado incorporado na unidade 4

Leia mais

FOLHA DE ESPECIFICAÇÕES

FOLHA DE ESPECIFICAÇÕES Volvo Trucks. Driving Progress FOLHA DE ESPECIFICAÇÕES O cruise control ajuda o motorista a manter uma velocidade constante da forma mais económica. O sistema regula automaticamente o acelerador para manter

Leia mais

Copyright 1999-2001 Restinfor, Lda

Copyright 1999-2001 Restinfor, Lda WinREST FrontOffice A Restauração do Séc. XXI Manual de Transição para uro Copyright 1999-2001 Restinfor, Lda Índice Pag. Transição para o Euro... 3 1. Módulo de conversão de valores... 3 2. Interface

Leia mais

Controladores MPPT. Características

Controladores MPPT. Características Controladores MPPT Características Controlador de carga solar inteligente e multifuncional para sistemas de iluminação pública, privada, casas, etc... Configuração e Manuseamento simples através de 1 botão

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR Aplicativo: Análise do Estudo da Lição da Escola Sabatina. 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início...

MANUAL DE UTILIZADOR Aplicativo: Análise do Estudo da Lição da Escola Sabatina. 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início... Índice 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início... 2 1.2. Perguntas de segurança... 2 2. FORMULÁRIO PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1. Caixa de Texto: Nome da Igreja... 4 2.2. Botão:

Leia mais

DATA LOGGERS SÉRIE SIMPLE LOGGER II

DATA LOGGERS SÉRIE SIMPLE LOGGER II DATA LOGGERS SÉRIE SIMPLE LOGGER II Modos de programação de registo; Intervalos de registo programáveis; Capacidade de memória para 240.000 medidas; Alimentação por pilhas alcalinas; Ligação a computador

Leia mais

Termoacumulador. Elacell Comfort. Elacell. Elacell Excellence HS 50-3C HS 80-3C HS 35-3B HS 50-3B HS 80-3B HS 100-3B HS 50-3T HS 80-3T HS 100-3T

Termoacumulador. Elacell Comfort. Elacell. Elacell Excellence HS 50-3C HS 80-3C HS 35-3B HS 50-3B HS 80-3B HS 100-3B HS 50-3T HS 80-3T HS 100-3T Termoacumulador Elacell HS 35-3B HS 50-3B HS 80-3B HS 100-3B Elacell Comfort HS 50-3C HS 80-3C Elacell Excellence HS 50-3T HS 80-3T HS 100-3T 8 739 722 796 PT/ES (2008.08) JS Português 2 Español 28 Indicações

Leia mais

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Elaborado por: Amélia Janeiro e Ana Cosmelli SDUL 2008 Índice Apresentação... 3 1. Gestão de leitores... 5 1.1 Pesquisa de leitores...

Leia mais