Programa para implantação da COLETA SELETIVA participativa nos próprios públicos do Município de São Paulo em 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa para implantação da COLETA SELETIVA participativa nos próprios públicos do Município de São Paulo em 2016"

Transcrição

1 Programa para implantação da COLETA SELETIVA participativa nos próprios públicos do Município de São Paulo em 2016

2 Situação da coleta seletiva no município de São Paulo (outubro de 2016) Coleta seletiva - atual Com serviços de Coleta Seletiva Sem serviços de Coleta Seletiva

3 Situação da coleta seletiva no município de São Paulo (outubro de 2016) Rede Ecopontos em Operação Em operação [93] Distritos Subprefeituras

4 Contexto e estratégia A prefeitura de SP tem mais de 4 mil próprios públicos que devem implantar as coletas seletivas nos próximos anos. Neles atuam cerca de 140 mil funcionários e estagiários que produzem diariamente uma montanha de resíduos. A estratégia do programa é focar inicialmente nas subprefeituras e escolas municipais, pois ambos locais tem o potencial de espaços educadores junto a população.

5 Contexto e estratégia As coletas seletivas serão implantadas em 2 ou 3 frações, conforme as possibilidades dos próprios públicos, tendo uma metodologia participativa com todos os funcionários e estagiários dos próprios públicos envolvidos. O programa será monitorado pela equipe local, divulgando os resultados a todos que atuam no local mensalmente.

6 Em conformidade às diretrizes e pressupostos estabelecidos nos: Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) Decreto Municipal nº /2014 Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos (PEACS) Decreto Nº , de 3 de dezembro de 2014.

7 Conceitos sobre Coletas Seletivas em SP Em escritórios e saúde as coletas serão em duas frações: Recicláveis (verde) Aterráveis (cinza) Nos contratos de limpeza já existe a clausula da coleta seletiva, sendo assim, sugerimos utilizar saco azul ou verde para secos e preto para rejeitos, pois não é necessários alterar os recipientes. As placas é que devem orientar a separação e instalada na altura dos olhos, além do recipientes.

8 Conceitos sobre Coletas Seletivas em SP Em escolas e parques iremos implantar as coletas em três frações: Recicláveis (verde) Compostagem (marrom) Aterráveis (cinza)

9 Placas de sinalização dos cestos de descarte:

10 Placas de sinalização dos cestos de descarte:

11 Padronização na Comunicação As placas desenvolvidas pela equipe da UMAPAZ, foram baseadas na experiência de um dos programas mais avançados de coleta seletiva do mundo. Ele é da cidade de São Francisco/USA, que investe 30% dos recursos da gestão integrada dos resíduos para educação ambiental. As placas devem ter mais imagens e menos textos, e devem ter mensagens dentro de uma visão sistêmica, ou seja de processo. Também deve orientar se aquela atitude é positiva ou negativa para o meio ambiente. Todo este material estará disponível no site da prefeitura, para facilitar a impressão e utilização destas peças de comunicação. Já temos as peças adequadas para escritórios e escolas e estamos desenvolvendo para unidades de saúde, pois os resíduos nestes locais são diferentes e isso deve refletir no material de comunicação.

12 Objetivos do Programa para Implantação da Coleta Seletiva Participativa Reduzir os rejeitos que encaminhamos ao aterro; Ampliar a quantidade de resíduos secos e limpos que vão para as cooperativas e/ou centrais de triagem mecanizadas. Estimular a implantação de processos de compostagem com e sem minhocas, apoiando a execução desta nova tecnologia de sustentabilidade.

13 Objetivos do Programa para Implantação da Coleta Seletiva Participativa Ampliar a produção de composto orgânico, para adubar e restaurar a vida em nossos solos urbanos; Ampliar a reutilização dos materiais, tais como papel usando o verso; Implantar campanhas de resíduos perigosos e eletroeletrônicos periodicamente.

14 Como promover campanhas de coleta de eletroeletrônicos Entre em contato com a Coopermit, a cooperativa autorizada pela prefeitura para coletar eletro eletrônicos. Periodicamente lançar a campanha, recolher em local visível para sensibilizar a todos que transitam no local, utilizando cartaz oferecido pelo programa. Recomendamos que a campanha ocorra semestralmente e recolha durante no máximo 10 dias.

15 Palestras de sensibilização e formação para a implantação da coleta seletiva participativa nos próprios públicos do município de São Paulo Esta capacitação inclui temas como: Noções sobre Consumo Sustentável 5Rs Recusar Repensar Reduzir Reutilizar Reciclar Disposição correta dos resíduos

16 Envolvimento e participação de todos é a base do sucesso! A metodologia deste projeto envolve diretamente todos os funcionários, por meio de palestras e participação direta nas equipes de monitoramento em revezamento durante o ano todo. O monitoramento acompanha e registra o andamento da coleta seletiva nas unidades diariamente, sendo este resultado apresentado mensalmente a todos.

17 Organização das equipes de coleta de dados e monitoramento dos resíduos sólidos na UMAPAZ Análise Qualitativa Verificar se os resíduos estão separados de maneira adequada Equipe de monitoramento geral de resíduos A equipe de monitoramento geral analisará quantitativa e qualitativamente os dados coletados dos resíduos, sendo que será ela que receberá a inscrição dos participantes das equipes, ou os nomeará, sendo o rodízio mensal das pessoas que compõem estas equipes. Cada equipe será formada por 2 ou 3 pessoas, sendo necessário preencher ficha sobre os resíduos sólidos.

18 Metodologia para implantar Coletas Seletivas na UMAPAZ Colocar + Colocar + - Colocar Pegar a ficha de observação com o responsável e preenche-las as 11h e as 15h todos os dias. Como preencher as fichas? Cada ficha tem suas especificidades. Abaixo da equipe de recicláveis e aterráveis. Se os resíduos recicláveis e os rejeitos estiverem separados corretamente. Se os resíduos recicláveis e os rejeitos estiverem parcialmente separados Se os resíduos recicláveis e os rejeitos estiverem misturados Entregar a ficha preenchida semanalmente ao GT que irá tabular as informações para apresentar.

19 Organização das equipes de coleta de dados e monitoramento dos resíduos sólidos na UMAPAZ EQUIPE DE MONITORAMENTO GERAL DOS RESÍDUOS Elaboração de painel com todos os dados coletados. Análise Quantitativa Horários: 11h e 15h Com os dados coletados pelas equipes de responsabilidade. Com os dados obtidos com a equipe de limpeza. A equipe de monitoramento geral analisará quantitativa e qualitativamente os dados coletados dos resíduos, sendo que será ela que receberá a inscrição dos participantes das equipes, ou os nomeará, sendo o rodízio mensal das pessoas que compõem estas equipes. Cada uma formada por 3 pessoas, sendo necessário preencher ficha sobre os resíduos sólidos.

20 Passos para elaboração do diagnóstico 1 Constituir GT entre equipes da cidade e equipe local. UMAPAZ na 2 Verificar quantidade e gerados. tipos de resíduos 3 Mapear locais adequados para Coletas Seletivas. para recipientes 4 Montar mapa local para apoiar a ficha de monitoramento.

21 Análise diagnóstica e encaminhamentos Condição dos recipientes: Têm tamanho adequado? Estão identificados de acordo com o tipo e o destino dos resíduos? Estão igualmente distribuídos por todos os recintos, onde são necessários? Quem são os parceiros que irão coletar os resíduos e para onde estão sendo encaminhados?

22 Condição dos resíduos: Há desperdício ou mau uso de recursos como: Papéis de impressora são utilizados de ambos os lados? Materiais descartáveis (copos, colheres, etc): são realmente necessários? Materiais descartados: realmente precisam ser descartado ou podem ser reaproveitados?

23 Implantação de Coletas Seletivas nas Subprefeituras (out/2016) Local Subprefeitura Pinheiros Subprefeitura Vila Mariana Subprefeitura São Miguel Subprefeitura São Mateus Subprefeitura Lapa Subprefeitura Freguesia do Ó Subprefeitura Campo Limpo Subprefeitura Mooca Status Implementada Implementada Em contato Total: 8

24 Implantação das Coletas Seletivas nas unidades da Educação (out/2016) Local CEU Inacio Monteiro CEU Paulistano CEU Perus CCA Canarinho CEI Ângela Maria Fernandes CEI Vila Guilherme Status Implementada Total: 6

25 Implantação de Coletas Seletivas nas unidades de Saúde (out/2016) Local SUVIS Vila Mariana/Jabaquara UBS e AMA Vila Clara SUVIS Santo Amaro (todos equipamentos de saúde) Centro de Referência Em Homeopatia - Bosque Saúde CECCO Vila Guarani Status Implementada Implementada Implementada Total: 5

26 Implantação de Coletas Seletivas nos prédios da administração pública (out/2016) Local EMASP (Escola Municipal da Administração Pública de São Paulo) IPREM PRODAM Prédio da Prefeitura Secretaria de Finanças CET Departamento de Educação SPTrans Galeria Olido / Secretaria de Cultura EMA (Escola Municipal de Astrofísica) Planetário Professor Aristóteles Orsini Campo Experimental (Escola de Jardinagem) Status Em contato Em contato Implementada Implementada Implementada Total: 11

27 Implantação das Coletas Seletivas nos Parques Municipais (out/2016) Local Status Parque do Ibirapuera Parque do Carmo Parque Previdência Parque Lions Clube (FEMA 11) Parque Pinheirinho D Água (FEMA 11) Parque Chico Mendes (FEMA 11) Parque Benemérito Brás (FEMA 11) Parque Trianon (FEMA 11) Parque Nabuco (FEMA 11) Implementada Implementada Implementada Implementada Implementada Implementada Total: 9

28 A estratégia de multiplicação da implantação para próprios públicos é focar em prédios com grande visitação de público, e já temos 8 subprefeituras, 6 Ceus e 5 UBS. Até outubro de 2016 temos implementados ou em andamento em são 39 próprios públicos com forte potencial de irradiação. É importante destacar que estes processos tem identidade própria, porém oferecemos um padrão na comunicação e nas informações. Para a UMAPAZ apoiar estes processos os gestores das unidades tem que estar interessados e dispostos a mudanças na gestão dos resíduos.

29 Planejamento estratégico Encontro Coleta Seletiva Participativa, trata-se de uma troca de experiências entre nos próprio municipais sobre a separação adequada e articulação da coleta seletiva nos prédios públicos inseridos na região da Subprefeitura onde o Encontro é realizado. Encontros mensais com servidores municipais que trabalham nas Unidades da Prefeitura em cada região: 1 Encontro 13/09/ UMAPAZ 2 Encontro 01/11/2016 Zona Leste 3 Encontro 18/11/2016 Zona Norte

30 Obrigadx! Equipe Técnica UMAPAZ NA CIDADE Tel.: /3831 Sede da UMAPAZ Parque Ibirapuera Av. Quarto Centenário, 1268 Portão 7A prefeitura.sp.gov.br/umapaz

RESÍDUOS SÓLIDOS E O PROGRAMA DE METAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

RESÍDUOS SÓLIDOS E O PROGRAMA DE METAS DA CIDADE DE SÃO PAULO RESÍDUOS SÓLIDOS E O PROGRAMA DE METAS DA CIDADE DE SÃO PAULO Contribuições da Sociedade Civil para a construção de metas de resíduos para o período de 2017-2020 Introdução Eixos 1. 2. Aterros Sanitários

Leia mais

Coleta Seletiva na Cidade de São Paulo com Inclusão de Catadores

Coleta Seletiva na Cidade de São Paulo com Inclusão de Catadores Coleta Seletiva na Cidade de São Paulo com Inclusão de Catadores Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos PGIRS Implementando a Política Nacional de Resíduos Sólidos na Cidade de São Paulo Processo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 0 PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROJETO DE AMPLIAÇÃO DE PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA (PEV) NO MUNICÍPIO DE MONTANHA -ES Montanha ES Abril/2015 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

Educação ambiental. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (

Educação ambiental. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio ( Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Educação ambiental Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz 19/05/2016 15h04 - Atualizado em 23/05/2016 14h19 Em um mundo

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)- Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)- Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Sustentabilidade Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)- Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita O que é A3P? A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa que visa

Leia mais

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental Manual Coleta Seletiva DGA Diretoria de Gestão Ambiental Universidade Federal de Pernambuco Superintendência de Infraestrutura Diretoria de Gestão Ambiental Diretora Maria de Fátima Morais Xavier Gerência

Leia mais

Programa EESC Sustentável

Programa EESC Sustentável Início: 2011 Objetivo: organizar uma política institucional que vise à inserção da sustentabilidade de forma ampla e integrada nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. Construção participativa

Leia mais

Fotos: SPTURIS/Caio Silveira e Jefferson Pancieri. Relatório Mensal Março

Fotos: SPTURIS/Caio Silveira e Jefferson Pancieri. Relatório Mensal Março Fotos: SPTURIS/Caio Silveira e Jefferson Pancieri 2012 Relatório Mensal Março OUVIDORIA GERAL Prefeitura da Cidade de São Paulo A Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo registrou 5.290 atendimentos gerais,

Leia mais

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PGIRSU

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PGIRSU Prefeitura Municipal Consórcio: de Uruguaiana PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DE URUGUAIANA PGIRSU A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS LEI Nº 12.305/2010 Marco histórico

Leia mais

Carta Compromisso Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos

Carta Compromisso Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Carta Compromisso Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Publicado em: 16/09/2004 O Programa Coleta Seletiva Solidária foi criado a partir do compromisso público da atual Prefeita em ato de campanha eleitoral

Leia mais

Confira o passo a passo para implantar coleta seletiva em condomínios

Confira o passo a passo para implantar coleta seletiva em condomínios Confira o passo a passo para implantar coleta seletiva em condomínios Coleta seletiva em condomínios nada mais é do que a coleta dos resíduos depois da separação prévia pelos apartamentos (ou casas) de

Leia mais

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU Leandro Tadeu da Silva 1, José Benedito Leandro 2 1 Graduando em Tecnologia em Logística pela Fatec

Leia mais

Título: Gestão de Pessoas: Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho e Sustentabilidade

Título: Gestão de Pessoas: Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho e Sustentabilidade Prêmio Ajufe: Boas Práticas de Gestão Ficha de inscrição Dados pessoais do(s) autor(es) da prática: Nome: José Carlos da Silva, Rita de Cássia Araújo Alves Mendonça e Anna Elizabete C. B. Ferreira Cargo:

Leia mais

Fontes de Recursos Ação. Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos)

Fontes de Recursos Ação. Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos) 3.1 Instituir programa de coleta seletiva no município. 3.2 Realizar campanhas de sensibilização e educação socioambiental da população acerca da temática dos resíduos sólidos, quanto a importância da

Leia mais

Plano de Ação RESINORTE

Plano de Ação RESINORTE Plano de Ação 2017-2018 1 ÍNDICE I. OBJETIVO... 3 II. AÇÕES PARA A COMUNIDADE ESCOLAR... 4 1. ECO-AULAS, PALESTRAS E WORKSHOPS... 4 2. PORTAS ABERTAS... 5 3. RESIDUOS A PESO VII... 6 4. SEMANA EUROPEIA

Leia mais

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Projeto Coleta Seletiva Sumário 1. Objetivo: Descrição completa do objeto a ser executado --------------------------------- 3 2. Meta desejada: Descrição das Metas desejadas

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Marisa Brasil Engenheira de Alimentos MBA em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

Leia mais

RELATORIO DE COLETA SELETIVA

RELATORIO DE COLETA SELETIVA RELATORIO DE COLETA SELETIVA ABRIL E MAIO DE 2017 - FLUMINENSE FOOTBALL CLUB A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, instituída pela Lei nº 12.305/10, prevê técnicas e metodologias específicas

Leia mais

Resíduos Sólidos Urbanos

Resíduos Sólidos Urbanos PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Resíduos Sólidos Urbanos João Ismael Ortulane Nardoto Secretario de Meio Ambiente Geração de Resíduos Abril, 2009 10.532,91 toneladas de resíduos

Leia mais

CRECHE SAÚDE RECICLA - UMA PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA A SENSIBILIZAÇÃO INFANTIL

CRECHE SAÚDE RECICLA - UMA PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA A SENSIBILIZAÇÃO INFANTIL CRECHE SAÚDE RECICLA - UMA PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA A SENSIBILIZAÇÃO INFANTIL FARIS, Milene Aparecida Florêncio¹; BESEN,Gina Rizpah¹; CAVALHEIRO,Regina Galvani¹;GÜNTHER, Wanda Risso¹.

Leia mais

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2014

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2014 PROGRAMA USP RECICLA/FSP - 2014 REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2014 Divulgação do Programa USP Recicla Desde 2010, no início do ano letivo, ocorre a apresentação do programa,

Leia mais

RESINORTE Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA:

RESINORTE Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA: I. DADOS GERAIS RESINORTE Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA: A entidade responsável pela exploração e gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos

Leia mais

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL?

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL? RESÍDUOS SÓLIDOS COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL? RESÍDUO CLASSE I: São aqueles que apresentam periculosidade ou uma das seguintes características, inflamabilidade, corrosividade, reatividade,

Leia mais

Seminário POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: AVANÇOS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DE RESÍDUOS URBANOS. IEE/USP 16/Agosto/2017

Seminário POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: AVANÇOS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DE RESÍDUOS URBANOS. IEE/USP 16/Agosto/2017 Seminário POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: AVANÇOS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DE RESÍDUOS URBANOS IEE/USP 16/Agosto/2017 Articulação de movimentos, organizações civis, entidades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED COORDENAÇÃO: GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE Locais: PRÉDIO

Leia mais

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo A Lei nº 15.374 de 2011 proíbe a disponibilização de sacolas plásticas descartáveis nos estabelecimentos comerciais do município de São Paulo.

Leia mais

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Agenda Ambiental da Administração Pública A3P Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Assessoria de Educação Ambiental VII Seminário

Leia mais

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2016

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2016 PROGRAMA USP RECICLA/FSP - 2016 REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2016 Divulgação do Programa USP Recicla Desde 2010, no início de cada ano letivo, são programadas apresentações

Leia mais

Como implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em sua empresa

Como implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em sua empresa Como implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em sua empresa Como implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em sua empresa Definição O Plano de Gerenciamento

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Logística Reversa. 21 de Setembro de 2018

Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Logística Reversa. 21 de Setembro de 2018 Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Logística Reversa 21 de Setembro de 2018 Objetivos da Logística A logística reversa tem 4 motivadores principais por parte do governo: 1. compatibilizar interesses

Leia mais

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2015

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2015 PROGRAMA USP RECICLA/FSP - 2015 REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2015 Divulgação do Programa USP Recicla Como ocorre desde 2010, ao iniciar o ano letivo, é realizada uma apresentação

Leia mais

Agenda Ambiental na Administração Pública

Agenda Ambiental na Administração Pública Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental SAIC Departamento de Cidadania e Responsabilidade Ambiental DCRS Agenda Ambiental na Administração Pública INDICADORES

Leia mais

Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017

Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO DE APUCARANA Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017 Nome do Estabelecimento: Município: Endereço: CEP: Estado: Telefone:

Leia mais

grandes geradores de lixo

grandes geradores de lixo grandes geradores de lixo Novas responsabilidades de quem produz mais de 120 litros de resíduos por dia grandes geradores de lixo grandes geradores de lixo Uma publicação do Governo de Brasília novembro

Leia mais

1ª etapa: Elaboração de diagnóstico da gestão de resíduos sólidos urbanos na região.

1ª etapa: Elaboração de diagnóstico da gestão de resíduos sólidos urbanos na região. Principais Resultados do Projeto Consumo Sustentável e Ação na Subprefeitura Lapa e do Diagnóstico da Gestão de Resíduos Sólidos Domiciliares na Subprefeitura Lapa Setembro de 2014 RESULTADOS DO PROJETO

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...01 2. O QUE É COLETA SELETIVA...02 3. O QUE É RECICLAGEM...03 4. CORES DA COLETA SELETIVA...04 5. COMO REALIZAR A COLETA SELETIVA?...05 6. MATERIAIS RECICLÁVEIS...06 7. MATERIAIS

Leia mais

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa

Leia mais

MONITORAMENTO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS NO CAMPUS "LUIZ DE QUEIROZ"

MONITORAMENTO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS NO CAMPUS LUIZ DE QUEIROZ EIXO TEMÁTICO: Tecnologias MONITORAMENTO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS NO CAMPUS "LUIZ DE QUEIROZ" Joyce Stenico 1 Renato Massami Chiba 2 Charles Albert Medeiros 3 Weslley Santos da Silva 4 Ana Maria de Meira

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS ECOPONTO RESIDENCIAL SPAZIO ÚNICO. Relatório de Controle Mensal - Nº 12

SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS ECOPONTO RESIDENCIAL SPAZIO ÚNICO. Relatório de Controle Mensal - Nº 12 SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS ECOPONTO RESIDENCIAL SPAZIO ÚNICO Relatório de Controle Mensal - Nº 12 Uberlândia / MG Referente Maio / 2018 APRESENTAÇÃO O presente relatório apresenta os dados obtidos após

Leia mais

O uso de recursos da natureza. Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro

O uso de recursos da natureza. Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro O uso de recursos da natureza Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro IMPACTO E REFLEXOS DO LIXO Na sociedade má qualidade de vida e saúde perdas materiais e humanas ; atrai insetos

Leia mais

GERAÇÃO DE RESÍDUOS. Planejamento e Gestão de Resíduos

GERAÇÃO DE RESÍDUOS. Planejamento e Gestão de Resíduos GERAÇÃO DE RESÍDUOS Planejamento e Gestão de Resíduos FONTES GERADORAS ORIGEM DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO Domiciliar Comercial Institucional Serviços Públicos (limpeza pública) Serviços de saúde Indústria

Leia mais

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa PEGADA ECOLÓGICA Pegada Ecológica (também denominada de pegada carbônica ) é definida, portanto, como área de território ecologicamente produtivo (cultivos, pastos, florestas ou ecossistemas aquáticos)

Leia mais

RELATÓRIO DE GRAVIMETRIA CONDOMÍNIO VERDE

RELATÓRIO DE GRAVIMETRIA CONDOMÍNIO VERDE RELATÓRIO DE GRAVIMETRIA CONDOMÍNIO VERDE Março de 2019 Autora : Cristiane Pereira de Brito William Sousa Santos Nubia Rodrigues da Silva INTRODUÇÃO Este relatório contém todos os dados do contrato de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Laje publica:

Prefeitura Municipal de Laje publica: Prefeitura Municipal de Laje 1 Terça-feira Ano VI Nº 1450 Prefeitura Municipal de Laje publica: Lei Nº 458, de 26 de Junho de 2018 - Fica instituído o Programa Cidade Sustentável Lixo Zero e a coleta Seletiva

Leia mais

CARTILHA LIXO ZERO. Realização:

CARTILHA LIXO ZERO. Realização: CARTILHA LIXO ZERO Realização: O QUE É lixo zero? O Projeto UDESC Lixo Zero visa transformar todos os campi da UDESC em Lixo Zero, ou seja, reduzir a geração de resíduos e desviar, pelo menos, 90% dos

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM RESÍDUOS SÓLIDOS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM RESÍDUOS SÓLIDOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM RESÍDUOS SÓLIDOS Conceição da Barra - ES, Julho de 2013 TÍTULO Programa de Educação Ambiental com Ênfase em Resíduos Sólidos INTRODUÇÃO A geração e destinação

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução RESÍDUOS SÓLIDOS Planejamento e Gestão de Resíduos unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Introdução Resíduos sólidos urbanos (lixo) são gerados há tanto tempo quanto os

Leia mais

32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL 32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECO CASA VIVENDO PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE, SEMEANDO

Leia mais

ambiental voltados para resíduos sólidos - coleta seletiva

ambiental voltados para resíduos sólidos - coleta seletiva Grupo Multidisciplina ar de Educação Ambiental (GMEA) Ações de educação ambiental voltados para resíduos sólidos - coleta seletiva Política Pública de Educação Ambiental no município: Criação da PMEA -

Leia mais

Simulado FINAL de Noções de Sustentabilidade para o TRE RJ

Simulado FINAL de Noções de Sustentabilidade para o TRE RJ Simulado FINAL de Noções de Sustentabilidade para o TRE RJ Este PDF foi disponibilizado GRATUITAMENTE pelo prof. Rosenval. Todas as questões foram elaboradas pelo professor Rosenval, sendo proibida a reprodução

Leia mais

FILIADAS ESTADUAIS ABAD

FILIADAS ESTADUAIS ABAD FILIADAS ESTADUAIS ABAD CADEIA DE ABASTECIMENTO NACIONAL Quem é o cliente do atacado distribuidor Ranking ABAD Ranking ABAD 2013 base 20122013 base 2012 CONSUMIDOR Política Atacadistas Nacional de Cooperativas

Leia mais

Em Casa, no Trabalho, etc...

Em Casa, no Trabalho, etc... Em Casa, no Trabalho, etc... O que é lixo? Restos das atividades humanas, considerado pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis. Diagnóstico brasileiro A urbanização gera hábitos de consumo

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR RESUMO Um dos grandes problemas da atualidade é o lixo. Promover na escola da rede pública

Leia mais

Gestão Ecológica dos Resíduos Sólidos na região de Visconde de Mauá. (perímetro Resende)

Gestão Ecológica dos Resíduos Sólidos na região de Visconde de Mauá. (perímetro Resende) Gestão Ecológica dos Resíduos Sólidos na região de Visconde de Mauá (perímetro Resende) Nosso foco: o setor comercial Hotelaria Gastronomia Comércio em geral 2 Visão geral do problema e do projeto 3 Geração

Leia mais

Sustentabilidade. Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça)

Sustentabilidade. Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça) Sustentabilidade Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça) Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Sustentabilidade

Leia mais

HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE Cláudio Roberto Sanches Telefone: 19-33438458 e-mail: claudio-sanches@hmcp.puc-campinas.edu.br

Leia mais

C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R?

C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R? PROGRAMA DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA - UFSCAR C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R? U M G U I A P R Á T I C O D E C O M O A C O M U N I D A D E A C A D Ê M I C A P O D

Leia mais

INA VERDE. Diagnóstico dos processos de separação e recolha selectiva de resíduos consumíveis no Instituto Nacional de Administração, I.P.

INA VERDE. Diagnóstico dos processos de separação e recolha selectiva de resíduos consumíveis no Instituto Nacional de Administração, I.P. INA VERDE Diagnóstico dos processos de separação e recolha selectiva de resíduos consumíveis no Instituto Nacional de Administração, I.P. Margarida Quintela Martins Equipa de Projecto: Helena Rato César

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS 2015 PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Município de Castelo de Vide Gabinete Técnico Florestal Setembro de 2015 INDICE 1. Introdução... 2 1.1. Enquadramento geográfico e populacional... 3 1.2.

Leia mais

Gestão De D Resídu d os

Gestão De D Resídu d os Gestão De Resíduos COLETA SELETIVA Projeto Gestão de Resíduos EcoMalzoni Como funcionava a coleta de resíduos antes do Projeto de Gestão de Resíduos? - 85% dos sacos retirados eram pretos, com

Leia mais

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2010

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2010 REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2010 Reuniões mensais dos membros da Comissão USP Recicla/FSP: Dezembro 2010 Abril 2010 Atualização dos membros da Comissão (Portaria DIR/06/2010): Membros ingressantes:

Leia mais

DECRETO Nº , de

DECRETO Nº , de DECRETO Nº 29.773, de 05-06-2009 D.O 08-06-2009 REGULAMENTA A LEI Nº13.103, DE 24 JANEIRO DE 2001, QUE DISPÕE SOBRE A POLITICA ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO ESTADO DO CEARÁ, INSTITUINDO A COLETA SELETIVA

Leia mais

ANÁLISE DO SISTEMA DE COLETA SELETIVA REALIZADO NA UNIJUÍ 1 SYSTEM ANALYSIS ON SELECTIVE COLLECT PERFORMED AT UNIJUÍ

ANÁLISE DO SISTEMA DE COLETA SELETIVA REALIZADO NA UNIJUÍ 1 SYSTEM ANALYSIS ON SELECTIVE COLLECT PERFORMED AT UNIJUÍ ANÁLISE DO SISTEMA DE COLETA SELETIVA REALIZADO NA UNIJUÍ 1 SYSTEM ANALYSIS ON SELECTIVE COLLECT PERFORMED AT UNIJUÍ Nicolli Lopes Dias 2, Gabriele Dal Carobo Karlinski 3, Joice Viviane De Oliveira 4 1

Leia mais

Diagnóstico da A3P na Prefeitura Municipal de São Paulo

Diagnóstico da A3P na Prefeitura Municipal de São Paulo Diagnóstico da A3P na Prefeitura Municipal de São Paulo Universo PMSP A PMSP possui atualmente 165 mil funcionários ativos, distribuídos dos em 25 Secretarias, 31 Subprefeituras, 06 Empresas e 02 Autarquias.

Leia mais

Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Plano Nacional de Resíduos Sólidos Plano Nacional de Resíduos Sólidos Proposta do Plano, aprovada pelo Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos após a incorporação das contribuições apresentadas nas Audiências Regionais

Leia mais

ATIVIDADES CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pré-Escolar e 1º Ciclo

ATIVIDADES CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pré-Escolar e 1º Ciclo GUIA DE ATIVIDADES de educação ambiental ATIVIDADES CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pré-Escolar e 1º Ciclo Centro de Educação Ambiental de Albufeira Localização: Quinta da Palmeira - R. dos Bombeiros Voluntários

Leia mais

R E N O I R. REde de NOvos INdicadores de RIqueza

R E N O I R. REde de NOvos INdicadores de RIqueza R E N O I R REde de NOvos INdicadores de RIqueza 04-11-2016 1 RENOIR Rede de Novos Indicadores de Riqueza Sistema de Gestão do Conhecimento Portal de Comunicação Articulação Política Pesquisas Brasil Nossa

Leia mais

Avanços e desafios no Manejo de RCC Município de São Paulo

Avanços e desafios no Manejo de RCC Município de São Paulo Oficina de trabalho MANEJO DOS RESIDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO DF Painel 2 Avanços e desafios no Manejo de RCC Município de São Paulo Maria Salete Marreti Brasília A M L U R B A u t o r i d a

Leia mais

República Federativa do Brasil Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

República Federativa do Brasil Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Macroárea: Energia Instalação elétrica geral Organização da manutenção Estimular boas práticas sustentáveis sobre energia elétrica Eficiência do sistema elétrico Projetar areformulação do sistema elétrico

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB Maria Victória de Sousa; Joevelly Vitória Alves da Silva; Cinthia Saska Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM 2011/2012 RESINORTE, S. A.

PLANO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM 2011/2012 RESINORTE, S. A. PLANO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM 2011/2012 RESINORTE, S. A. COMUNICAÇÃO AMBIENTAL I. Eco-aulas, palestras e workshops Ações de formação e sensibilização sobre a temática dos resíduos nas escolas que as solicitem.

Leia mais

Autores: Profª Fabiane Habowski Caroline Jaroczewski Cristieli Jarochesqui Co-autores: Profª Eliani Warpechowski Taís Dzindzik

Autores: Profª Fabiane Habowski Caroline Jaroczewski Cristieli Jarochesqui Co-autores: Profª Eliani Warpechowski Taís Dzindzik Autores: Profª Fabiane Habowski Caroline Jaroczewski Cristieli Jarochesqui Co-autores: Profª Eliani Warpechowski Taís Dzindzik EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO: COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA, UM GRANDE

Leia mais

Prefeitura do Município de Piracicaba Estado de São Paulo Brasil Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Audiência Pública Coleta Seletiva

Prefeitura do Município de Piracicaba Estado de São Paulo Brasil Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Audiência Pública Coleta Seletiva Prefeitura do Município de Piracicaba Estado de São Paulo Brasil Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente Audiência Pública Coleta Data 17/05/2016 Por que praticar os 3R s? - Conservar Recursos

Leia mais

Secretaria Municipal de Meio Ambiente Gabinete Secretária. Programa Municipal de Gestão Ambiental

Secretaria Municipal de Meio Ambiente Gabinete Secretária. Programa Municipal de Gestão Ambiental Programa Municipal de Gestão Ambiental Programa de Gestão Ambiental I- Apresentação A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi criada pela Lei Municipal n 0 910 de 19 de dezembro de 2007. Em seu Art.

Leia mais

Plano de Gerenciamento de Resíduos. Jeniffer Guedes

Plano de Gerenciamento de Resíduos. Jeniffer Guedes Jeniffer Guedes PLURAL Indústria Gráfica Ltda Parque gráfico da PLURAL com 33.500m 2. Fundada em 1996. Atualmente a PLURAL emprega 841 profissionais. Composição Acionária 51% 49% 90 anos de história Jornal

Leia mais

AGENDA AMBIENTAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015

AGENDA AMBIENTAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015 AGENDA AMBIENTAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015 Hidrolândia, Março de 2016 2 Conteúdo Sumário APRESENTAÇÃO... 2 A3P CAMPUS AVANÇADO HIDROLÂNDIA... 2 ATIVIDADES RELEVANTES DURANTE

Leia mais

NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE Para Concursos Frederico Amado

NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE Para Concursos Frederico Amado 126 É possível acessar dezenas de PLS s de diversas esferas de governo no seguinte link: http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/pls-e-acoes- -sustentaveis. 2.3. RESOLUÇÃO CNJ 201 DE 3 DE MARCO DE 2015

Leia mais

Gestão Integrada de Saneamento Ambiental

Gestão Integrada de Saneamento Ambiental Um modelo inovador de gestão integrada O Semasa Autarquia Municipal criada em 1.969 a partir da estrutura do antigo DAE Departamento de Água e Esgoto de Santo André ÁGUA E ESGOTO DRENAGEM GESTÃO AMBIENTAL

Leia mais

São orientações de como evitar o uso de material descartável nessas ocasiões e também no dia a dia.

São orientações de como evitar o uso de material descartável nessas ocasiões e também no dia a dia. O uso abusivo de plásticos descartáveis tem trazido inúmeros problemas ao meio ambiente: descarte inadequado no solo, esgotamento dos aterros sanitários e poluição dos ambientes aquáticos. A lenta decomposição

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CAMINHO PARA A CONSCIÊNCIA E PARTICIPAÇÃO - AVALIAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELA EEA/UEFS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CAMINHO PARA A CONSCIÊNCIA E PARTICIPAÇÃO - AVALIAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELA EEA/UEFS EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CAMINHO PARA A CONSCIÊNCIA E PARTICIPAÇÃO - AVALIAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELA EEA/UEFS Sandra Maria Furiam Dias (1) Engenheira Civil, Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento.

Leia mais

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2012/2013

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2012/2013 REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2012/2013 Atualização dos membros da Comissão (Portaria DIR/06/2013): Membros ingressantes: Profª Néia Meirezilda José Galdino Yago Adriano Júnior Carlos Alberto

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS ECOPONTO RESIDENCIAL SPAZIO ÚNICO. Relatório de Controle Mensal - Nº 13

SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS ECOPONTO RESIDENCIAL SPAZIO ÚNICO. Relatório de Controle Mensal - Nº 13 SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS ECOPONTO RESIDENCIAL SPAZIO ÚNICO Relatório de Controle Mensal - Nº 13 Uberlândia/MG Referente Junho/2018 APRESENTAÇÃO O presente relatório apresenta os dados obtidos após

Leia mais

Análise SWOT. Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais

Análise SWOT. Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais Análise SWOT Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais Implantação de associação de catadores, melhorando a coleta seletiva. Disponibilização de quantidade maior de lixeiras na cidade. Geração de empregos

Leia mais

MEMÓRIA DA REUNIÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CHAPECÓ - PGIRS

MEMÓRIA DA REUNIÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CHAPECÓ - PGIRS MEMÓRIA DA REUNIÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CHAPECÓ - PGIRS Data: 11/06/2014 Local: Bloco R3 Salas 310 e 311 da UNOCHAPECÓ Horário: das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00

Leia mais

Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental CNPJ /

Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental CNPJ / MEMÓRIA DA REUNIÃO DO GRUPO DE RESÍDUOS URBANOS DO PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CHAPECÓ Data: 14 de agosto de 2014 Local: Sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Chapecó

Leia mais

CEADEC 16 anos de história e de luta

CEADEC 16 anos de história e de luta CEADEC 16 anos de história e de luta O CEADEC é uma organização não governamental, qualificada como Oscip Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua na assessoria à formação de cooperativas

Leia mais

O DESAFIO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

O DESAFIO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Sylmara Gonçalves Dias O DESAFIO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Os resíduos sólidos urbanos (RSU) tornaram-se um assunto de grande preocupação pública. No Brasil, apesar da instalação de medidas

Leia mais

A Prevenção no Projecto Lipor. Uma Estratégia de Futuro.

A Prevenção no Projecto Lipor. Uma Estratégia de Futuro. A Prevenção no Projecto Lipor. Uma Estratégia de Futuro. 28.Novembro.2008 A Lipor 8 Municípios Área 648 km 2 População 1 milhão habitantes Produção RSU (2007) 500.000 ton Capitação 1,4 kg/hab/dia A Lipor

Leia mais

Relatório. Campanha SOS Reciclagem. Você entrega seus resíduos plásticos e alumínios para reciclagem e ainda ajuda a proteger as tartarugas do Juruá

Relatório. Campanha SOS Reciclagem. Você entrega seus resíduos plásticos e alumínios para reciclagem e ainda ajuda a proteger as tartarugas do Juruá Relatório Campanha SOS Reciclagem Você entrega seus resíduos plásticos e alumínios para reciclagem e ainda ajuda a proteger as tartarugas do Juruá Projeto da Campanha SOS Reciclagem A Campanha SOS Reciclagem,

Leia mais

Coleta Seletiva é o processo de separação e recolhimento dos resíduos conforme sua constituição: orgânico, reciclável e rejeito.

Coleta Seletiva é o processo de separação e recolhimento dos resíduos conforme sua constituição: orgânico, reciclável e rejeito. 1. Definição Coleta Seletiva é o processo de separação e recolhimento dos resíduos conforme sua constituição: orgânico, reciclável e rejeito. Para se adaptar à Coleta Seletiva, é essencial que o material

Leia mais

Case da empresa : Fundação Alphaville. Dados do CASE

Case da empresa : Fundação Alphaville. Dados do CASE Case da empresa : Fundação Alphaville Dados do CASE Título do Case: Dilema comum ação compartilhada Perfil Institucional: A Fundação Alphaville é uma OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

Leia mais

Águas de Lindóia. Conferências Municipais de Resíduos Sólidos - Planejamento

Águas de Lindóia. Conferências Municipais de Resíduos Sólidos - Planejamento Águas de Lindóia Aspectos Gerais Águas de Lindóia Relação Águas de Lindóia x CISBRA 7% dos habitantes do CISBRA 7% da pop. urbana do CISBRA 0,3% da pop. rural do CISBRA CISBRA Área CISBRA 2.576,553 km²

Leia mais

Educação Ambiental para a Sustentabilidade Programa Ecovalor 2015/2016. Câmara Municipal Lourinhã

Educação Ambiental para a Sustentabilidade Programa Ecovalor 2015/2016. Câmara Municipal Lourinhã A Educação e Sensibilização Ambiental traduzem-se como um sinónimo de educação para o desenvolvimento sustentável ou de educação para a sustentabilidade. Tendo por base a formação de cidadãos ativos, intervenientes

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 687 DE 09 DE SETEMBRO DE 2013 LEI:

LEI MUNICIPAL Nº 687 DE 09 DE SETEMBRO DE 2013 LEI: LEI MUNICIPAL Nº 687 DE 09 DE SETEMBRO DE 2013 INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO-AM. O PREFEITO MUNICIPAL DE PRESIDENTE FIGUEIREDO,

Leia mais

ITAÚNA. Emancipação: 16 de setembro de 1901.

ITAÚNA. Emancipação: 16 de setembro de 1901. ITAÚNA Emancipação: 16 de setembro de 1901. Localização: Centro-Oeste Mineiro. Distância da capital: 76 km População: 90.084 mil habitantes (Fonte: IBGE) Área: 500 km² Vista parcial de Itaúna Vista parcial

Leia mais

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 Dr. Anderson Lopes Peçanha Professor da Universidade Federal do Espírito Santo Departamento

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO Cooperativa de Segundo Grau de Comercialização de Materiais Recicláveis da Cidade de São Paulo.

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO Cooperativa de Segundo Grau de Comercialização de Materiais Recicláveis da Cidade de São Paulo. APRESENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO Cooperativa de Segundo Grau de Comercialização de Materiais Recicláveis da Cidade de São Paulo. COOPERATIVA DE SEGUNDO GRAU DE COMERCIALIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Leia mais

A construção do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos através de Consórcio de Municípios: A Experiência do CISGA

A construção do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos através de Consórcio de Municípios: A Experiência do CISGA 20º Encontro Anual dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente A construção do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos através de Consórcio de Municípios: A Experiência do CISGA Porto

Leia mais

Plano de Gestão de. Resíduos Sólidos Urbanos

Plano de Gestão de. Resíduos Sólidos Urbanos Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos I. INTRODUÇÃO Até meados do século passado, o lixo doméstico, praticamente, não constituía problema. A maioria dos materiais utilizados continha componentes

Leia mais

Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental. Larissa Vilaça de Sousa IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO POVOADO DE APARIÇÃO.

Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental. Larissa Vilaça de Sousa IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO POVOADO DE APARIÇÃO. Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Larissa Vilaça de Sousa IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO POVOADO DE APARIÇÃO Pará de Minas MG 2015 1 Larissa Vilaça de Sousa IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO POVOADO

Leia mais