PERFIL MOTOR E APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS IDADES CRONOLÓGICA E MOTORA EM UMA ESCOLAR MACAPAENSE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERFIL MOTOR E APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS IDADES CRONOLÓGICA E MOTORA EM UMA ESCOLAR MACAPAENSE"

Transcrição

1 PERFIL MOTOR E APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS IDADES CRONOLÓGICA E MOTORA EM UMA ESCOLAR MACAPAENSE Resumo Anne Lorena Ferreira da Silva1 - UNIFAP Aylla Monise Ferreira da Silva2 - ESTÁCIO MACAPÁ Grupo de Trabalho Educação da Infância Agência Financiadora: não contou com financiamento Ao longo do desenvolvimento da criança podem ocorrer atrasos motores, e por consequência disso, poderá haver influência no seu processo de aprendizagem, e vice-versa. O desenvolvimento motor acontece de forma individual onde cada criança possui suas próprias percepções através de uma relação com imagem do corpo, sendo muito associada com o desenvolvimento das percepções do mundo em que vivem. O domínio das habilidades motoras fundamentais é básico para o desenvolvimento motor da criança. Desta forma, destaca-se a necessidade de uma avaliação específica para detectar precocemente possíveis atrasos. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o perfil motor de uma criança de 8 anos de idade com dificuldade de aprendizagem escolar na Escola Estadual Professor Roberto José Morais de Castro, no município de Macapá - AP. A pesquisa apresentada caracterizou-se como um estudo de caso do tipo descritivo, A amostra foi composta por uma escolar do sexo feminino, de 8 anos de idade, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental. Para a coleta e análise dos dados foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (2002), cuja aplicação em uma criança permite avaliar seu nível de desenvolvimento motor, considerando êxitos e fracassos, levando em consideração as normas estabelecidas pelo autor da escala. A partir dos resultados obtidos foi possível classificar seu desenvolvimento motor como Normal baixo de acordo com a EDM, o que significa que a escolar apresentou um desenvolvimento normal, porém com idade motora abaixo de sua idade cronológica, comprometendo seu desenvolvimento motor, principalmente os componentes relacionados ao seu equilíbrio. Palavras-chave: Perfil motor. Aprendizagem. Ensino aprendizagem. 1 Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física Universidade Federal do Amapá UNIFAP. E- mail: f.annelorena@gmail.com 2 Especialista em Educação Especial e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNINTER. Professora de Educação Especial da Rede Estadual de Ensino do Estado do Amapá. Professora e Pesquisadora Institucional da Faculdade Estácio de Macapá. ayllamonise@hotmail.com. ISSN

2 30841 Introdução O desenvolvimento motor é um processo constante de mudanças no comportamento que envolve tanto a maturação do sistema nervoso central, quanto a interação com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento da criança. Além disso, a aquisição de habilidades motoras está relacionada ao desenvolvimento da percepção do corpo, espaço e tempo, e essas habilidades são componentes de domínio básico tanto para a aprendizagem motora quanto para as atividades de formação escolar (MEDINA, ROSA e MARQUES, 2006). De acordo com Fin e Barreto (2010), a avaliação do perfil motor de escolares que apresentem dificuldades no aprendizado é extremamente importante para que sejam identificados os reais problemas de aprendizagem do aluno, e a avaliação do desempenho motor da criança é a primeira etapa no processo do planejamento de aulas de qualidade, que permitam ao professor criar um programa de ensino que auxilie o aluno durante toda a trajetória escolar (FIN e BARRETO, 2010, p. 5). Partindo deste contexto, qual o perfil motor de uma criança de oito anos de idade, aluna da Escola Estadual Professor Roberto José Morais de Castro, no Município de Macapá- AP? A partir da observação de uma criança com dificuldades de aprendizagem, percebeu-se a necessidade de avaliar seus aspectos motores e analisar se os mesmos são afetados por essas dificuldades. Há diversos testes e escalas para avaliação do desenvolvimento motor de uma criança, contudo, a maioria desses instrumentos não consegue englobar completamente todos os aspectos do desenvolvimento. Um dos métodos que tende a colaborar para uma avaliação completa e esclarecedora do desenvolvimento motor, é a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) proposta por Rosa Neto (2002), indicada para crianças com dificuldades de aprendizagem escolar; atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor; problemas na fala, na escrita e em cálculo; problemas de conduta; alterações neurológicas, mentais, sensoriais, etc. A EDM compreende um conjunto de provas diversificadas e adequadas para crianças, com dificuldade graduada, conduzindo a uma avaliação minuciosa dos elementos básicos da motricidade: motricidade fina; motricidade global; equilíbrio; esquema corporal; organização espacial; organização temporal e lateralidade. Utilizando-se dessa forma de avaliação, é possível que professores possam criar meios de intervenção apropriados para cada criança, focando principalmente nos pontos fracos

3 30842 obtidos nos testes, para assim, contribuir para um melhor desenvolvimento motor e possível melhora nas dificuldades de aprendizagem escolar. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o perfil motor de uma criança de 8 anos de idade com dificuldade de aprendizagem escolar na Escola Estadual Professor Roberto José Morais de Castro, no município de Macapá - AP. Materiais E Métodos A pesquisa apresentada caracterizou-se como um estudo de caso do tipo descritivo que, segundo Cervo e Bervian (2002), estuda um determinado indivíduo, família ou grupo para investigar aspectos variados ou um evento específico da amostra, um único caso é estudado com profundidade e integralmente no contexto de sua realidade, para alcançar maior compreensão de casos similares. A amostra foi composta por uma criança, aqui denominada de escolar, do sexo feminino, de 8 anos de idade, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor Roberto José Morais de Castro, no Município de Macapá-AP, onde foi selecionada de forma aleatória dentre as crianças com dificuldades de aprendizagem relatadas pela professora de sala e diagnosticadas a partir do nível de desenvolvimento da leitura, escrita e avaliação do seu desempenho escolar através da análise de produções escolares. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (2002), onde foram aplicados os testes correspondentes a idade cronológica da escolar, de duas idades anteriores e uma posterior. Sua aplicação em uma criança permite avaliar seu nível de desenvolvimento motor, considerando êxitos e fracassos, levando em consideração as normas estabelecidas pelo autor da escala. Após a diretora, professora e mãe tomarem conhecimento sobre a finalidade do estudo e autorizarem a participação da escolar, a responsável da mesma assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e em seguida a criança foi encaminhada para a sala de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde foi submetida aos testes da EDM, com duração variável de 25 a 30 minutos. Para participar da pesquisa, a escolar deveria estar matriculada no 3º ano do Ensino Fundamental, ter dificuldades de aprendizagem e não ter nenhum tipo de necessidade especial diagnosticada.

4 30843 A escolar não teve riscos ao participar dessa pesquisa, já que a investigação não utilizou-se de técnicas invasivas. Os benefícios para a mesma, se deram pelo conhecimento e avaliação do seu perfil motor. Os dados coletados foram tabulados, categorizados e analisados descritivamente de acordo com a EDM, o qual permitiu uma comparação simples e rápida de diversos aspectos do desenvolvimento motor, evidenciando os pontos fortes e fracos da escolar. Para tanto, é necessário esclarecer-se os termos utilizados na pesquisa para melhor compreensão da mesma (ROSA NETO, 2002): Idade Motora (IM) é um procedimento aritmético para pontuar e avaliar os resultados dos testes. A pontuação assim obtida e expressa em meses é a idade motora. Idade cronológica (IC) Se obtém através da data de nascimento da criança, geralmente dada em anos, meses e dias. Logo, transforma-se essa idade em meses. Ex.: seis anos, dois meses e 15 dias, significa o mesmo que seis anos e três meses ou 75 meses. Quinze dias ou mais equivalem a um mês. Idade motora geral (IMG) Se obtém através da soma dos resultados positivos obtidos nas provas motoras expresso em meses e dividido por seis. Os resultados positivos obtidos nos testes são representados pelo símbolo (1); os valores negativos (0); os valores parcialmente positivos são representados pelo símbolo (1/2). IMG = IM1 + IM2 + IM3 + IM4 + IM5 + IM6 6 Idade negativa ou positiva (IN/IP) - É a diferença entre a idade motora geral e a idade cronológica. Os valores serão positivos quando a idade motora geral apresentar valores numéricos superiores a idade cronológica, geralmente expressa em meses. Idade motora 1 (IM1) É obtida através da soma dos valores positivos alcançados nos testes de motricidade fina expressa em meses. Idade motora 2 (IM2) É obtida através da soma dos valores positivos alcançados nos testes de motricidade global expressa em meses. Idade motora 3 (IM3) É obtida através da soma dos valores positivos alcançados nos testes de equilíbrio expressa em meses. Idade motora 4 (IM4) É obtida através da soma dos valores positivos alcançados nos testes de esquema corporal (controle do próprio corpo e rapidez) expressa em meses. Idade motora 5 (IM5) É obtida através da soma dos valores positivos alcançados nos testes de organização espacial expressa em meses.

5 30844 Idade motora 6 (IM6) É obtida através da soma dos valores positivos alcançados nos testes de organização temporal (linguagem e estruturação espaço temporal) expressa em meses. Quociente motor geral (QMG) É obtido através da divisão entre a idade motora geral e idade cronológica multiplicado por 100. QMG = IMG 100 IC Quociente motor 1 (QM1) É obtido através da divisão entre a idade motora 1 e idade Quociente motor 2 (QM2) É obtido através da divisão entre a idade motora 2 e idade Quociente motor 3 (QM3) É obtido através da divisão entre a idade motora 3 e idade Quociente motor 4 (QM4) É obtido através da divisão entre a idade motora 4 e idade Quociente motor 5 (QM5) É obtido através da divisão entre a idade motora 5 e idade Quociente motor 6 (QM6) É obtido através da divisão entre a idade motora 6 e idade Análise e Discussão dos Resultados O estudo em questão foi realizado com uma escolar de 8 anos de idade, da Escola Estadual Professor Roberto José Morais de Castro, com dificuldades de aprendizagem relatadas pela professora de sala e diagnosticadas a partir do nível de desenvolvimento da leitura, escrita e avaliação do seu desempenho escolar por meio da análise de produções escolares, conforme relatado em itens anteriores. Os testes foram realizados na sala de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com a presença apenas da pesquisadora, onde a escolar permaneceu com seu uniforme e tirou apenas os calçados para evitar deslizar e permitir correta observação nas provas de coordenação e equilíbrio. Durante a avaliação a escolar demonstrou-se, em grande parte do tempo, atenta às instruções, porém, em alguns momentos perdia a concentração com facilidade, e em todos os testes precisou que os comandos fossem explicados mais de uma vez. A tabela abaixo mostra os resultados obtidos através da EDM.

6 30845 Tabela 1. Resultados TESTES/ANOS Motricidade fina 1/ Motricidade global Equilíbrio Esquema corporal/rapidez Organização espacial Linguagem/Organização temporal Fonte: Dados da pesquisa de campo/ arquivo pessoal da pesquisadora. Com relação a sua motricidade fina (IM1), apresentou IM com atraso de 14 meses para à IC (Tabela 2), dados semelhantes a esses foram encontrados em estudo de Coppede, Okuda e Capellini (2012) em que os autores analisaram 96 escolares com dificuldades deaprendizagem da 1ª à 3ª série e obtiveram desempenho inferior em provas de função motora fina quando comparados com escolares sem dificuldades de aprendizagem na mesma série escolar. Para Rosa Neto (2002), Capellini e Souza (2008) e Trevisan, Copped e Capellini (2008), a motricidade fina é necessária para a realização de atividades que exijam destreza, como: pegar um objeto e lançá-lo, escrever, desenhar, pintar, recortar etc., e os escolares com déficits motores geralmente têm dificuldade de adquirir habilidades motoras condizentes com a idade e acabam apresentando dificuldades nas tarefas funcionais diárias e nas tarefas escolares. Nos testes de motricidade global (IM2) a escolar apresentou dois meses de atraso motor em relação a sua IC (Tabela 2), resultado semelhante ao encontrado por Moreira, Fonseca e Diniz (2000), onde compararam a proficiência motora de 30 crianças, e o grupo com dificuldades de aprendizagem obteve resultados inferiores ao grupo de crianças ditas normais, sugerindo um perfil motor bem mais vulnerável, o que pode trazer alguma compreensão sobre os problemas de maturação motora no potencial de aprendizagem das crianças com dificuldades. O resultado dos testes de equilíbrio (IM3) foi o mais baixo de todos, com 26 meses de atraso na IM (Tabela 2), diferente do resultado encontrado por Medina-Papst e Marques (2010) onde avaliaram trinta crianças, 21 meninos e 9 meninas, de 8 a 10 anos de idade, com dificuldades de aprendizagem escolar, e as mesmas apresentaram IM3 correspondente à sua IC. Porém, assemelha-se ao estudo de Mello (1997) feito em um grupo de crianças com mesma faixa etária, em que os resultados dos testes de equilíbrio também foram inferiores a

7 30846 todas as outras idades motoras. Mesmo que as crianças desse estudo praticassem uma modalidade esportiva, percebeu-se que o desenvolvimento não ocorre igualmente para todos os componentes motores. O esquema corporal (IM4) da escolar também ficou abaixo de sua IC, 14 meses de atraso (Tabela 2), semelhantes aos estudos de Costa (2001) que avaliou 105 crianças na faixa etária entre cinco e 14 anos, encaminhadas ao Núcleo Desenvolver do Hospital Universitário por queixa de dificuldade de aprendizagem, e de Rosa Neto, Poeta, Coquerel e Silva (2004) que avaliaram 51 crianças entre quatro e 12 anos com dificuldade de aprendizagem encaminhadas ao programa de psicomotricidade da UDESC, onde ambos obtiveram resultados classificados como inferiores em relação a IM4 dos participantes. Na organização espacial (IM5), a escolar também apresentou atraso de 14 meses (Tabela 2), semelhante ao estudo de Amaro et al (2008) em que avaliou crianças com dificuldade de aprendizagem e encontrou classificação muito inferior nas áreas da organização espacial. De acordo com Rosa Neto (2002), com a evolução mental da criança, se estabelece progressivamente a aquisição e a conservação das noções de distância, superfície, volume, perspectivas e coordenadas que determinam suas possibilidades de orientação e de estruturação do espaço em que vive, o que acaba não acontecendo de maneira progressiva em crianças com dificuldades de aprendizagem. Quanto a organização temporal (IM6), apresentou-se dois meses de atraso entre IC e IM6 (Tabela 2), o que justifica-se pelo fato de crianças com transtornos de aprendizagem apresentarem dificuldades de concentração e desatenção a estímulos perceptivos. Beresford, Queiroz e Nogueira (2002) afirmam que os componentes da aprendizagem motora exercem influência significativa na aquisição das habilidades de aprendizagem cognitiva, particularmente da noção de corpo, de tempo e espaço, principalmente nos anos que antecedem a idade escolar. Tal resultado assemelha-se ao estudo de Amaro et al (2008), em que a EDM foi aplicada em 42 crianças com dificuldades de aprendizagem, com o objetivo de avaliar a organização temporal das mesmas, e a IM6 classificou-se como Muito Inferior. A tabela abaixo mostra o resumo de pontos dos testes realizados com a escolar.

8 30847 Tabela 2. Resumo de pontos Idade motora geral (IMG) 86 meses Idade positiva (+) Idade cronológica (IC) 98 meses Idade negativa (-) -12 meses Quociente motor geral (QMG) 87 Escala de desenvolvimento Normal Baixo Idade Motora (IM) Quociente Motor (QM) IM1 84 meses IM4 84 meses QM1 85 QM4 85 IM2 96 meses IM5 84 meses QM2 94 QM5 85 IM3 72 meses IM6 96 meses QM3 73 QM6 97 Lateralidade Cruzada Mãos Direita Olhos Direito Pés Esquerdo Fonte: dados da pesquisa de campo/ arquivo pessoal da pesquisadora Analisando cada resultado das IM s separadamente, pode-se verificar que em todos a escolar apresentou idade motora abaixo de sua idade cronológica, concordando com diversos estudos que evidenciam a relação direta entre o que uma criança é capaz de aprender (cognitivo) e o que ela é capaz de realizar (motor) (FERREIRA et al., 2006; SILVA et al., 2006; POETA; ROSA NETO, 2007). O estudo revelou resultados baixos na maioria das áreas avaliadas, motricidade fina (QM1 normal baixo), equilíbrio (QM2 inferior), esquema corporal/rapidez (QM4 normal baixo) e organização espacial (QM5 normal baixo). Porém, o equilíbrio obteve a classificação mais baixa, com QM2 inferior, diferentemente dos estudos de Amaro et al (2008) que encontrou classificação muito inferior nas áreas da organização espacial e temporal em crianças com dificuldades na aprendizagem; e de Batistela (2001), em que a única área classificada como inferior foi a de organização temporal. Quanto a lateralidade, a escolar apresentou resultado cruzado, isto ocorre quando existe uma lateralidade distinta da manual para os pés, olhos ou ouvidos; como: escrever com a mão direita e chutar com o pé esquerdo, que é o caso da escolar. Tal resultado corrobora com os encontrados por Rosa Neto et al (2013) que, ao analisarem o desempenho da leitura e escrita em escolares com lateralidade cruzada, verificaram que o grupo de escolares destros obteve resultados superiores no desempenho destas tarefas. Conforme Fonseca (1995), a dominância lateral cruzada pode ser considerada como causa de certos desequilíbrios e de perturbações; assim como dificuldades de aprendizagem podem ser consequência de transtornos de lateralidade associados a distúrbios na organização espacial (CORAZZA et al 2011). Com base nos resultados obtidos, a IMG da escolar é de 86 meses, com QMG de 87, sendo classificado como Normal baixo na EDM, apresentando IN de 12 meses, semelhante ao estudo de Fin e Barreto (2010) no qual os resultados demonstraram que 36,7% dos 60

9 30848 escolares avaliados tiveram QMG classificado como Normal baixo. Posto isto, foi possível traçar o perfil motor da escolar (Gráfico 1), identificando a influência de seu atraso entre a IC e IM nas dificuldades de aprendizagem. O gráfico abaixo apresenta o perfil da escolar de modo geral nos itens avaliados neste estudo. Gráfico 1. Perfil Motor da escolar 11 anos 10 anos 09 anos 08 anos 07 anos 06 anos 05 anos 04 anos 03 anos 02 anos Idade Cronológica Motricidade Fina Motricidade Global Equilíbrio Esquema Corporal Fonte: dados da pesquisa de campo/ arquivo pessoal da pesquisadora Organização Espacial Organização temporal Percebe-se que a escolar tem IM similar a IC apenas em duas áreas, revelando que crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam atraso em seu desenvolvimento motor, conforme aponta a literatura. Conclusão Foi possível classificar o desenvolvimento motor da escolar como Normal baixo, de acordo com a EDM. O que significa que a mesma apresentou um desenvolvimento normal, porém com IM abaixo de sua IC, comprometendo seu desenvolvimento motor, principalmente os componentes relacionados ao seu equilíbrio. Tais resultados comprovam que a EDM parece ser um dos instrumentos mais apropriados para se traçar o perfil motor de uma criança, uma vez que, partindo desse perfil, acredita-se na possibilidade de criação de estratégias de intervenção por parte da escola, professores e familiares, em busca da adequação da idade motora com a idade cronológica, visto que, tais prerrogativas trarão conhecimento sobre as áreas da motricidade mais afetadas pelas dificuldades de aprendizagem.

10 30849 REFERÊNCIAS AMARO, K.N.; BRUSAMARELLO, S; CAMPOS, F.C.G.; CORAZZA, T.D.M. XAVIER, R.F.C. Análise da organização temporal em escolares com dificuldade de aprendizagem. Revista efdeportes.com, Buenos Aires, Ano 13 N. 127, BATISTELLA, P. A. Estudo de parâmetros motores em escolares com idade de 6 a 10 anos da cidade de Cruz Alta-RS p. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos, Universidade do Estado de Santa Catarina, SC, Florianópolis, BERESFORD, H.; QUEIROZ, M.; NOGUEIRA, A. B. Avaliação das relações cognitivas e motoras na aquisição instrucional das habilidades para a aprendizagem da linguagem escrita. Revista ensaio: avaliação política pública educacional. Rio de Janeiro, v.10, n.37, p , CAPELLINI, A. S.; SOUZA, A. V. Avaliação da função motora fina, sensorial e perceptiva em escolares com dislexia. In: SENNYE, A. L.; CAPOVILLA, F. C.; MONTIEL, J. M. Transtornos da aprendizagem da avaliação à reabilitação. São Paulo: Artes Médicas, COPPEDE, A. C.; OKUDA, P. M. M.; CAPELLINI, S. A. Desempenho de escolares com dificuldades de aprendizagem em função motora fina e escrita. Journal of Human Growth and Development, 22(3): , CORAZZA, T. D. M.; BRUSAMARELLO, S.; CARDOSO, F. G. C.; ROSA NETO, F. Validação de uma bateria de testes de Organização Espacial: Análise da Consistência Interna. Temas desenvolv, 17(100):179-82, FERREIRA, L.F; NASCIMENTO, R.O; APOLINÁRIO, M.R; FREUDENHEIM, A.M. Desordem da coordenação do desenvolvimento. Motriz, Rio Claro, v.12, n.3, p , set./dez FIN, G.; BARRETO, D. B. M. Avaliação motora de crianças com indicadores de dificuldades no aprendizado escolar, no município de Fraiburgo, Santa Catarina. Unoesc & Ciência ACBS, Joaçaba, v. 1, n. 1, p. 5-12, jan./jun FONSECA, V. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artmed, MEDINA-PAPST, J.; MARQUES, I. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev. Bras. Cineantropometria e Desempenho Humano, 12(1):36-42, MEDINA, J.; ROSA, G. K. B.; MARQUES, I. Desenvolvimento da organização temporal de crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev Educ Fís/UEM, 17(1): , 2006.

11 30850 MELLO R. R. F. O perfil motor de alunos atletas de 8 a 10 anos que praticam regularmente natação. Monografia (Graduação em Educação Física) Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos, Universidade Estadual de Santa Catarina, SC, Florianópolis, MOREIRA, N. R.; FONSECA, V.; DINIZ, A. Proficiência motora em crianças normais e com dificuldade de aprendizagem: estudo comparativo e correlacional com base no teste de proficiência de Bruininks-Oseretsky. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, v.11, n.1, p.11-26, POETA, L; ROSA NETO, F. Evaluación motora en escolares con indicadores del trastorno por déficit de atención/hiperactividad. Revista de Neurología, v. 44, p , ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed, ROSA NETO, F.; POETA, L. S.; COQUEREL, P. R. S.; SILVA, J. C. Avaliação motora em escolares com problemas na aprendizagem escolar - programa de Psicomotricidade. Temas sobre Desenvolvimento, 13(74), 19-24, SILVA C.A; ROSA NETO, F; ALMEIDA G.M.F; AMARO K.N; BASTOS M.B. A importância da avaliação motora em escolares. Revista Íbero Americana de Psicomotridad y Técnicas Corporales, v.6. p , TREVISAN JG, COPPED AC, CAPELLINI SA. Avaliação da função motora fina, sensorial e perceptiva em escolares com dificuldades de aprendizagem. Temas Desenvol. 16 (94):183-7, 2008.

DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES COM DEFICIÊNCIA DO PROJETO PIRACEMA: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO

DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES COM DEFICIÊNCIA DO PROJETO PIRACEMA: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES COM DEFICIÊNCIA DO PROJETO PIRACEMA: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DEISE CRISTINA WESCHENFELDER SANDRA MARA MAYER LAUDEMIRO VOLMAR DA CUNHA TRINDADE OLI JURANDIR LIMBERGER

Leia mais

TESTE DESENVOLVIMENTO MOTOR: VALIDADE E CONSISTÊNCIA PARA OS ABRIGADOS DO PROJETO COPAME

TESTE DESENVOLVIMENTO MOTOR: VALIDADE E CONSISTÊNCIA PARA OS ABRIGADOS DO PROJETO COPAME TESTE DESENVOLVIMENTO MOTOR: VALIDADE E CONSISTÊNCIA PARA OS ABRIGADOS DO PROJETO COPAME INTRODUÇÃO CLÁUDIA DANIELA BARBIAN CAROLINE LUCIA STULP SANDRA MARA MAYER Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Leia mais

ESTUDO DE CASO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENTENDIMENTO DOS ASPECTOS PSICOMOTORES RELACIONADOS À APRENDIZAGEM

ESTUDO DE CASO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENTENDIMENTO DOS ASPECTOS PSICOMOTORES RELACIONADOS À APRENDIZAGEM ESTUDO DE CASO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENTENDIMENTO DOS ASPECTOS PSICOMOTORES RELACIONADOS À APRENDIZAGEM Keila Roberta Torezan Renata Andrea Fernandes Fantacini Maria Amélia Almeida Eixo Temático: 1)

Leia mais

O PERFIL PSICOMOTOR E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DISLÉXICAS

O PERFIL PSICOMOTOR E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DISLÉXICAS O PERFIL PSICOMOTOR E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DISLÉXICAS RAFAEL CESAR FERRARI DOS SANTOS, NINFA BENETTI LIMA, IRINEU A. TUIM VIOTTO FILHO, ORIENTADOR: PROFª. Msa. EDELVIRA DE CASTRO

Leia mais

AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA BIANCHI RESUMO

AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA BIANCHI RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL

Leia mais

O USO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR: AVALIAÇÀO PARTICIPANTES DO PROJETO EXTENSIONISTA NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL COPAME"

O USO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR: AVALIAÇÀO PARTICIPANTES DO PROJETO EXTENSIONISTA NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL COPAME O USO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR: AVALIAÇÀO PARTICIPANTES DO PROJETO EXTENSIONISTA NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL COPAME" SANDRA MARA MAYER CLAUDIA DANIELA BARBIAN CAROLINE LUCIA STULP Universidade

Leia mais

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES DO PROJETO COPAME

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES DO PROJETO COPAME ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES DO PROJETO COPAME SANDRA MARA MAYER LIEGE MAIARA KRÜGER Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. smmayer@unisc.br Introdução

Leia mais

Ana Valéria Borges de Carvalho 1, André Luiz Ferreira Melo 2, Jacqueline Martins Fonseca 3

Ana Valéria Borges de Carvalho 1, André Luiz Ferreira Melo 2, Jacqueline Martins Fonseca 3 Análise das habilidades motoras de crianças de 5 e 6 anos de idade, com alunos da escola municipal professor Eleutério Resende na cidade de Floriano-PI Ana Valéria Borges de Carvalho 1, André Luiz Ferreira

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO/MG

DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO/MG GUSTAVO DE SOUZA DIAS EDUARDO ANTÔNIO ZOTTI DE SOUZA DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO/MG Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação

Leia mais

PERFIL MOTOR DOS ESCOLARES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DA CIDADE DE MACAPÁ.

PERFIL MOTOR DOS ESCOLARES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DA CIDADE DE MACAPÁ. PERFIL MOTOR DOS ESCOLARES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DA CIDADE DE MACAPÁ. MARIDALVA CARDOSO MACIEL¹; LILIANE TOBELEM DA SILVA QUEIROZ; SENHORINHA SUZANA DE OLIVEIRA CORREA¹; RUY JORNADA KREBS²; RICARDO

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE SIGNIFICADO / HISTÓRIA

PSICOMOTRICIDADE SIGNIFICADO / HISTÓRIA Prof. Dorival Brito 1 SIGNIFICADO / HISTÓRIA Prof. Dorival Brito 2 1 DEFINIÇÕES Prof. Dorival Brito 3 DEFINIÇÕES Prof. Dorival Brito 4 2 DEFINIÇÕES Prof. Dorival Brito 5 DEFINIÇÕES Prof. Dorival Brito

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DO PERFIL MOTOR DE IRMÃOS DE CRIANÇAS COM E SEM AUTISMO

ESTUDO COMPARATIVO DO PERFIL MOTOR DE IRMÃOS DE CRIANÇAS COM E SEM AUTISMO ESTUDO COMPARATIVO DO PERFIL MOTOR DE IRMÃOS DE CRIANÇAS COM E SEM AUTISMO IZALDO FRANCISCO DA SILVA CHRYSTIANE VASCONCELOS DE ANDRADE TOSCANO Universidade Federal de Alagoas - UFAL Maceió Alagoas Brasil

Leia mais

PERFIL MOTOR DE ESCOLARES SOBREPESOS E OBESOS DE AMBOS OS SEXOS NA FAIXA ETÁRIA DE 9 E 10 ANOS

PERFIL MOTOR DE ESCOLARES SOBREPESOS E OBESOS DE AMBOS OS SEXOS NA FAIXA ETÁRIA DE 9 E 10 ANOS PERFIL MOTOR DE ESCOLARES SOBREPESOS E OBESOS DE AMBOS OS SEXOS NA FAIXA ETÁRIA DE 9 E 10 ANOS Liene Mílcia Ap. Josué Orientadora: Prof. Adj. Tamara Goldberg Co-orientador: Prof. Dr. Milton V. do Prado

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E MOTRICIDADE FINA E GLOBAL DE ESCOLARES ENTRE 5 E 7 ANOS

RELAÇÃO ENTRE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E MOTRICIDADE FINA E GLOBAL DE ESCOLARES ENTRE 5 E 7 ANOS RELAÇÃO ENTRE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E MOTRICIDADE FINA E GLOBAL DE ESCOLARES ENTRE 5 E 7 ANOS Karina Trindade Delmonico 1 ; Mara Laiz Damasceno 2 RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE e LUDICIDADE

PSICOMOTRICIDADE e LUDICIDADE PSICOMOTRICIDADE e LUDICIDADE Prof. Ms. Fabio Mucio Stinghen PSICOMOTRICIDADE Avaliando Desenvolvimento e Aprendizagem Ao se abordar o tema avaliação, para este contexto têm duas vertentes distintas, uma

Leia mais

A DANÇA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DO EQUILIBRIO E DA LATERALIDADE EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PIBID DA UEG - PORANGATU.

A DANÇA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DO EQUILIBRIO E DA LATERALIDADE EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PIBID DA UEG - PORANGATU. A DANÇA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DO EQUILIBRIO E DA LATERALIDADE EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PIBID DA UEG - PORANGATU. Leydianne Percilia Borges 1 Nicole C. Billerbeck Macedo 2 1 (Discente do

Leia mais

Desenvolvimento motor em escolares com dificuldades na aprendizagem

Desenvolvimento motor em escolares com dificuldades na aprendizagem 39 ARTIGO Desenvolvimento motor em escolares com dificuldades na aprendizagem Kassandra Nunes Amaro Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. kakitanunes@gmail.com Leonardo Jatobá Universidade do

Leia mais

A PSICOMOTRICIDADE EM ESCOLARES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VERIFICADA ATRAVÉS DA IDADE MOTORA X IDADE CRONOLÓGICA

A PSICOMOTRICIDADE EM ESCOLARES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VERIFICADA ATRAVÉS DA IDADE MOTORA X IDADE CRONOLÓGICA A PSICOMOTRICIDADE EM ESCOLARES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VERIFICADA ATRAVÉS DA IDADE MOTORA X IDADE CRONOLÓGICA PROFª MS EUNICE HELENA TAMIOSSO VEGA ACAD. MARCOS VINÍCIUS DA SILVA SANTOS ACAD. GABRIELA

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME

AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME 1 AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME Heloisa Elesbão Sandra Mara Mayer Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC heloisaelesbao@bol.com.br Resumo:

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE EM EDUCANDOS ENTRE 8 E 10 ANOS ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS DE FÁCIL ACESSO

AVALIAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE EM EDUCANDOS ENTRE 8 E 10 ANOS ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS DE FÁCIL ACESSO AVALIAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE EM EDUCANDOS ENTRE 8 E 10 ANOS ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS DE FÁCIL ACESSO Vanessa dos Santos Silva; Renata de Lima Pessoa Universidade Potiguar - callcenter@unp.br RESUMO

Leia mais

AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM E SEM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM E SEM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM E SEM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE Franciele Creusa Ariadne Barbosa de Medeiros Rodrigues¹;

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO MOTOR E AS IMPLICAÇÕES DA DESNUTRIÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 5 ANOS

O DESENVOLVIMENTO MOTOR E AS IMPLICAÇÕES DA DESNUTRIÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 5 ANOS O DESENVOLVIMENTO MOTOR E AS IMPLICAÇÕES DA DESNUTRIÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 5 ANOS CHRYSTIANE VASCONCELOS DE ANDRADE TOSCANO JORGE LOPES CAVALCANTE NETO ALESSANDRA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO APONTADAS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO APONTADAS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO APONTADAS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL Alline Sayuri Tacaki Alves Ana Paula Guirro Defende Caroline Nunes Gonzaga

Leia mais

LATERALIDADE: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA ATÉ DE 9 a 10 ANOS DE IDADE

LATERALIDADE: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA ATÉ DE 9 a 10 ANOS DE IDADE LATERALIDADE: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA ATÉ DE 9 a 10 ANOS DE IDADE Ricardo Alexandre Aneas Botta(1) Karina Vieira Aparício e Naiara Casteluber da Silva(2) INTRODUÇÃO A palavra Lateralidade

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR NOS ANOS INICIAIS

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR NOS ANOS INICIAIS Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR NOS ANOS INICIAIS Autor: Alex da Silva Alves Orientador: Prof. Dr. Ronaldo

Leia mais

PERFIL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS DE OITO ANOS DE ESCOLA PUBLICAS ESTADUAIS DE SÃO BENTO DO SUL - SC

PERFIL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS DE OITO ANOS DE ESCOLA PUBLICAS ESTADUAIS DE SÃO BENTO DO SUL - SC ARTIGOS ORIGINAIS PERFIL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS DE OITO ANOS DE ESCOLA PUBLICAS ESTADUAIS DE SÃO BENTO DO SUL - SC Angelita de Souza*, William Cordeiro de Souza*, Fernando Carvalheiro Reiser**,

Leia mais

DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCRITA

DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCRITA DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCRITA ANDRÉA CARLA MACHADO 1 UNESP- Marília- SP. PROFA. DRA. SIMONE APARECIDA CAPELLINI 2 - UNESP Marília-SP. Introdução A linguagem escrita

Leia mais

Avaliação motora de crianças com indicadores de dificuldades no aprendizado escolar, no município de Fraiburgo, Santa Catarina

Avaliação motora de crianças com indicadores de dificuldades no aprendizado escolar, no município de Fraiburgo, Santa Catarina Avaliação motora de crianças com indicadores de dificuldades no aprendizado escolar, no município de Fraiburgo, Santa Catarina Gracielle Fin * Dagmar Bittencourt Mena Barreto ** Resumo O desenvolvimento

Leia mais

O desenvolvimento motor de escolares

O desenvolvimento motor de escolares Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 O desenvolvimento motor de escolares Samantha Sabagg; Fernando L Cardoso; Rozana A Silveira; Tiago P Costa (UDESC)

Leia mais

O LÚDICO E O PERFIL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 5 E 6 ANOS

O LÚDICO E O PERFIL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 5 E 6 ANOS O LÚDICO E O PERFIL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 5 E 6 ANOS Resumo BARROS, Paulo César de PUCPR paulo.barros@pucpr.br CAETANO, Samara de Paula Neves PUCPR samara.caetano@pucp.br

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR Maria Inês Vidal de Mello Orientador: Profª Maria Esther de

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE DESEMPENHO PSICOMOTOR E AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RELAÇÕES ENTRE DESEMPENHO PSICOMOTOR E AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL RELAÇÕES ENTRE DESEMPENHO PSICOMOTOR E AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Relationships Between Psychomotor Performance and the Acquisition of Writing Skills in Child Education Rosana Niederauer

Leia mais

Avaliação do desenvolvimento motor em escolares entre 9 e 10 anos de idade

Avaliação do desenvolvimento motor em escolares entre 9 e 10 anos de idade Avaliação do desenvolvimento motor em escolares entre 9 e 10 anos de idade ARTIGO ORIGINAL ALVES, Jéssica Silva [1], MACEDO, Mikaelen Goes de [2] ALVES, Jéssica Silva. MACEDO, Mikaelen Goes de. Avaliação

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADAS À MELHORA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADAS À MELHORA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADAS À MELHORA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PATRÍCIA ESPÍNDOLA MOTA VENÂNCIO 2 JAIRO TEIXEIRA JUNIOR ROBERTA MENDES FERNANDES VIVIANE LEMOS SILVA FERNANDES CRISTINA

Leia mais

PERFIL DE ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DO PROJETO EXTENSIONISTA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL RS

PERFIL DE ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DO PROJETO EXTENSIONISTA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL RS PERFIL DE ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DO PROJETO EXTENSIONISTA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL RS LAUDEMIRO VOLMAR DA CUNHA TRINDADE CASSANDRA CLAAS ALVES GREIS DANIELA DE CAMPOS SANDRA MARA MAYER

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DE 9 A 11 ANOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE IBIRUBA-RS

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DE 9 A 11 ANOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE IBIRUBA-RS DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DE 9 A 11 ANOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE IBIRUBA-RS Motor Development of schoolchildren from 9 to 11 Years of a State School of Ibirubá- RS DA ROSA, Roni Antunes ¹ BATISTELLA,

Leia mais

ANÁLISE DA LATERALIDADE, NOÇÃO ESPACIAL, ESQUEMA CORPORAL E EQUILÍBRIO DE CRIANÇAS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN

ANÁLISE DA LATERALIDADE, NOÇÃO ESPACIAL, ESQUEMA CORPORAL E EQUILÍBRIO DE CRIANÇAS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DA LATERALIDADE, NOÇÃO ESPACIAL, ESQUEMA CORPORAL E EQUILÍBRIO DE CRIANÇAS PORTADORES DE

Leia mais

Avaliação do desenvolvimento motor de 12 crianças em atividades referentes à Bateria Psicomotora

Avaliação do desenvolvimento motor de 12 crianças em atividades referentes à Bateria Psicomotora Avaliação do desenvolvimento motor de 12 crianças em atividades referentes à Bateria Psicomotora Ricardo Alexandre Aneas Botta Psicólogo (UNESP-SP-1993), Mestre em Educação Especial (UFScar-SP-1997), Professor

Leia mais

AVALIACAO E CLASSIFICACAO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR; PARTICIPANTES DO PROJETO PIRACEMA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL RS

AVALIACAO E CLASSIFICACAO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR; PARTICIPANTES DO PROJETO PIRACEMA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL RS AVALIACAO E CLASSIFICACAO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR; PARTICIPANTES DO PROJETO PIRACEMA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL RS SANDRA MARA MAYER LAUDEMIRO VOLMAR DA CUNHA TRINDADE VANUSA REGASSON ANA CAROLINA

Leia mais

IV Seminário do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais Faculdade de Filosofia e Ciências 26 e 27 de fevereiro de 2018 ISSN

IV Seminário do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais Faculdade de Filosofia e Ciências 26 e 27 de fevereiro de 2018 ISSN Caracterização do desempenho PSICOmotor em indivíduos com Síndrome de Down Mariana Cristina de Azevedo Sausanavicius 1 ; Giseli Donadon Germano 2 giseliger@yahoo.com.br 1 Programa de Aprimoramento Profissional

Leia mais

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PSICOMOTRICIDADE CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROF. MS. GUSTAVO ROBERTO DE GODOY Introdução Séc XIX Neurologia Dupré (1920) Psicomotricidade Desenvolvimento motor e intelectual Importanterecurso

Leia mais

Perfil motor em escolares com problemas de aprendizagem

Perfil motor em escolares com problemas de aprendizagem Page 1 of 9 Perfil motor em escolares com problemas de aprendizagem Motor profile in students with learning problems Francisco Rosa Neto Doutor em Medicina da Educação Física e do Esporte (Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Terapia

Leia mais

Silvia Gusman; Ana Rita Avelino Amorim Décio Brunoni; Silvana Maria Blascovi-Assis

Silvia Gusman; Ana Rita Avelino Amorim Décio Brunoni; Silvana Maria Blascovi-Assis Projeto piloto de avaliação motora em crianças típicas com a Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto Silvia Gusman; Ana Rita Avelino Amorim Décio Brunoni; Silvana Maria Blascovi-Assis RESUMO - O objetivo

Leia mais

PERFIL MOTOR DOS ALUNOS DOS QUARTOS ANOS PARTICIPANTES DAS OFICINAS DE EDUCAÇÃO PSICOMOTORA DO PIBID/UNICRUZ/EDUCAÇÃO FÍSICA 1

PERFIL MOTOR DOS ALUNOS DOS QUARTOS ANOS PARTICIPANTES DAS OFICINAS DE EDUCAÇÃO PSICOMOTORA DO PIBID/UNICRUZ/EDUCAÇÃO FÍSICA 1 PERFIL MOTOR DOS ALUNOS DOS QUARTOS ANOS PARTICIPANTES DAS OFICINAS DE EDUCAÇÃO PSICOMOTORA DO PIBID/UNICRUZ/EDUCAÇÃO FÍSICA 1 SCHNEIDER, Camila 2 ; CAVALLINI, Gabriele Monteiro 2 ; BATISTELLA, Pedro Antônio

Leia mais

Crescendo e Aprendendo no LAR

Crescendo e Aprendendo no LAR Crescendo e Aprendendo no LAR DONATO, B.F.; SCALHA, T.B.; SOUZA, V.M.G.; BOFI, T.C.; MASTROIANNI, E.C.Q.; CARVALHO,A.C. RESUMO Desenvolvimento é um processo que acompanha o homem através de toda a sua

Leia mais

A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS RN

A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS RN A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS RN Rondinelli S. Oliveira¹ Sapiens, rondinelli_oliveira@hotmail.com Étel Rógere da Silva² Sapiens, etel.rogere@yahoo.com.br

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANÇA

PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANÇA PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANÇA Leila Maria de Souza Cavalcanti RESUMO: Com base em estudos sobre a temática, o presente artigo busca dissertar

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE AS HABILIDADES MOTORAS E A DISGRAFIA EM CRIANÇAS DE 9 A 10 ANOS UM ESTUDO DE CASO

A RELAÇÃO ENTRE AS HABILIDADES MOTORAS E A DISGRAFIA EM CRIANÇAS DE 9 A 10 ANOS UM ESTUDO DE CASO EIXO TEMÁTICO: 6. PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. CATEGORIA: PÔSTER A RELAÇÃO ENTRE AS HABILIDADES MOTORAS E A DISGRAFIA EM CRIANÇAS DE 9 A 10 ANOS UM ESTUDO DE CASO Rafael Cunha Laux Sandra Rogéria

Leia mais

Aptidão física e motora em escolares com dificuldades na aprendizagem

Aptidão física e motora em escolares com dificuldades na aprendizagem Artigo Original Aptidão física e motora em escolares com dificuldades na aprendizagem Physical fitness and motor skills in students with learning difficulties ALANO VR, SILVA CJK, SANTOS APM, PIMENTA RA,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO MOTORA COM OS PARTICIPANTES DO PROJETO PIRACEMA: ANÁLISE DA CONFIABILIDADE DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO MOTORA COM OS PARTICIPANTES DO PROJETO PIRACEMA: ANÁLISE DA CONFIABILIDADE DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO MOTORA COM OS PARTICIPANTES DO PROJETO PIRACEMA: ANÁLISE DA CONFIABILIDADE DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR Introdução SANDRA MARA MAYER STEPHANIE ARIELE ÁVILA CARDOSO LAUDEMIRO

Leia mais

A CORRELAÇÃO ENTRE O TDAH E A PSICOMOTRICIDADE RESUMO

A CORRELAÇÃO ENTRE O TDAH E A PSICOMOTRICIDADE RESUMO 1 A CORRELAÇÃO ENTRE O TDAH E A PSICOMOTRICIDADE BARDY, L.R. MASTROIANNI, E.Q.C. BOFI, T.C CARVALHO, A.C. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus

Leia mais

AMBIENTE FORMADOR COMO FATOR DE INTERFERÊNCIA NO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS DE IDADE

AMBIENTE FORMADOR COMO FATOR DE INTERFERÊNCIA NO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS DE IDADE AMBIENTE FORMADOR COMO FATOR DE INTERFERÊNCIA NO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS DE IDADE BATISTA, Giovani de Paula - PUCPR giovani.batista@pucpr.br Área temática: Educação: Teorias,

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM MENINAS ENTRE 8 E 11 ANOS

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM MENINAS ENTRE 8 E 11 ANOS TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM MENINAS ENTRE 8 E 11 ANOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Fisioterapia INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Leia mais

Crianças obesas têm atraso no desenvolvimento motor

Crianças obesas têm atraso no desenvolvimento motor 1 de 7 11/04/2013 10:55 educación física educacion fisica deportes deporte sport futbol fútbol entrenamiento deportivo discapacidad aventura poker jackpot bet apuesta dados dice casino naturaleza lesión

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS ELEMENTOS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO 1

AVALIAÇÃO DOS ELEMENTOS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO 1 AVALIAÇÃO DOS ELEMENTOS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO 1 MARTINS, Aline de Oliveira 2 ; PEDROSO, Rui Guilherme Fernandes 2 ; BATISTELLA, Pedro Antônio 3 ; ROSSATO, Vania Mari 4 ; PANDA,

Leia mais

PERFIL MOTOR DE ESCOLARES INGRESSANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA MUNICIPAL FREI FLORENTINO DA CIDADE DE MUZAMBINHO - MG RESUMO

PERFIL MOTOR DE ESCOLARES INGRESSANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA MUNICIPAL FREI FLORENTINO DA CIDADE DE MUZAMBINHO - MG RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG PERFIL MOTOR DE ESCOLARES INGRESSANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA

Leia mais

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO Amanda Lays Monteiro Inácio 1, Katya Luciane de Oliveira 1, Patrícia Silva Lúcio 1, Patricia Emi de Souza 1 RESUMO

Leia mais

Recepção: 09/06/2015 Aceitação: 02/09/2015. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 209, Octubre de

Recepção: 09/06/2015 Aceitação: 02/09/2015. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 209, Octubre de Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 209, Octubre de 2015. http://www.efdeportes.com/efd209/a-contribuicao-do-jiu-jitsu-no-desenvolvimento-motor.htm A contribuição

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR E O DESEMPENHO ESCOLAR EM CRIANÇAS

RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR E O DESEMPENHO ESCOLAR EM CRIANÇAS RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR E O DESEMPENHO ESCOLAR EM CRIANÇAS Bárbara da Silva Fontana Carlos Kemper Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Brasil Resumo: As estreitas

Leia mais

ANÁLISE DA MOTRICIDADE GLOBAL, EQUILÍBRIO E ORGANIZAÇÃO TEMPORAL EM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ANÁLISE DA MOTRICIDADE GLOBAL, EQUILÍBRIO E ORGANIZAÇÃO TEMPORAL EM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Carlos Henrique da Silva David Campelo da Cruz Thiago Roosevelt Borges Melo ANÁLISE DA MOTRICIDADE GLOBAL, EQUILÍBRIO E ORGANIZAÇÃO TEMPORAL EM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Artigo apresentado

Leia mais

Psicomotricidade e os componentes psicomotores

Psicomotricidade e os componentes psicomotores Psicomotricidade e os componentes psicomotores Psicomotricidade aplicada à Terapia Ocupacional Luzia Iara Pfeifer - 2016 https://www.youtube.com/watch?v=fsbs3mr_ngk O que é preciso para executar isto?

Leia mais

ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES DO PROJETO COPAME DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC

ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES DO PROJETO COPAME DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES DO PROJETO COPAME DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC RESUMO Heloisa Elesbão 1 Leticia Borfe 2 Sandra Mara Mayer 3 O desenvolvimento motor caracteriza-se

Leia mais

EFEITOS DO METILFENIDATO NO DESEMPENHO MOTOR EM ESCOLARES ENTRE 7 E 10 ANOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

EFEITOS DO METILFENIDATO NO DESEMPENHO MOTOR EM ESCOLARES ENTRE 7 E 10 ANOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EFEITOS DO METILFENIDATO NO DESEMPENHO MOTOR EM ESCOLARES ENTRE 7 E 10 ANOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE Nayra Letícia de Oliveira Occhi 1 ; Gessika Lorena Vieira 2 ; Siméia Gaspar

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA.

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. Eduardo Oliveira Sanches (DTP/UEM) Andrey Amorim Sargi (G Educação Física/UEM) Felippe Hakaru Hirayama

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA RELAÇÃO DE RESUMOS DE MONOGRAFIAS E ARTIGOS DE PÓS- GRADUAÇÃO Lato sensu Curso: Organização e Gerenciamento da Educação Física Escolar e de Recreação e Lazer/2002-2003

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE PSICOMOTRICIDADE NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 8 A 9 ANOS

A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE PSICOMOTRICIDADE NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 8 A 9 ANOS 1 A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE PSICOMOTRICIDADE NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 8 A 9 ANOS Henrique Lima Ribeiro - UniEVANGÉLICA Fabio Pereira Inócencio - UniEVANGÉLICA Roberta Mendes Fernandes - UniEVANGÉLICA

Leia mais

BERÇARISTA. CURSO 180h: CURSO 260h:

BERÇARISTA. CURSO 180h: CURSO 260h: ARTES ENSINO FUNDAMENTAL Histórico do ensino da arte no brasil. Educação por meio da arte. Histórico do ensino da arte no brasil. Educação por meio da arte. Artes e educação, concepções teóricas. Histórico

Leia mais

Desenvolvimento Corporal

Desenvolvimento Corporal Desenvolvimento Corporal Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais proprioceptivos e exteroceptivos,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD PLANO DE DISCIPLINA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD PLANO DE DISCIPLINA Página 1 de 5 UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE DISCIPLINA 2016.1 DISCIPLINA: Psicomotricidade

Leia mais

A PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

A PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL A PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL Fabrício Borges, George Luiz Gomes de Oliveira, Daniella Pereira dos Santos, Maria de Fatima de Matos Maia, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa INTRODUÇÃO Conceituando

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA LATERALIDADE E NOÇÃO DO CORPO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Ariane Lopes de Araújo, Karine Antunes do Prado, Márcia Valentim Marques, Michelle Zampar Silva, Aila Narene

Leia mais

TÍTULO: A PRÁTICA DA ESGRIMA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA

TÍTULO: A PRÁTICA DA ESGRIMA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA TÍTULO: A PRÁTICA DA ESGRIMA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO

Leia mais

PERFIL MOTOR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ, SC

PERFIL MOTOR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ, SC PERFIL MOTOR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ, SC Rosinei A. de O. da S. Soares * Mariluce P. Vieira ** Sandra R. Oliveira *** Samara Werhauser **** Resumo Nesta pesquisa se objetivou

Leia mais

Resumo. Palavras-chaves: Desenvolvimento Motor. Estudantes. Perfil Motor. Astract

Resumo. Palavras-chaves: Desenvolvimento Motor. Estudantes. Perfil Motor. Astract Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil de desenvolvimento motor de alunos de nove e dez anos, em duas escolas de Salto do Jacuí/RS, uma estadual e outra municipal. Esta pesquisa

Leia mais

Prejuízos Cognitivos e Comportamentais secundários à Epilepsia Autores: Thaís Martins; Calleo Henderson; Sandra Barboza. Instituição:Universidade

Prejuízos Cognitivos e Comportamentais secundários à Epilepsia Autores: Thaís Martins; Calleo Henderson; Sandra Barboza. Instituição:Universidade Autores:Thaís Martins Sousa ; Calleo Henderson ; Sandra Barboza. Introdução A epilepsia é uma das síndromes neurológicas mais comuns e seus efeitos secundários podem ser graves. A epilepsia de ausência

Leia mais

ESQUEMA CORPORAL: Noção e Imagem corporal. Aspectos Psicomotores de Base

ESQUEMA CORPORAL: Noção e Imagem corporal. Aspectos Psicomotores de Base ESQUEMA CORPORAL: Noção e Imagem corporal Aspectos Psicomotores de Base Definição É a representação global que a criança tem do próprio corpo É elemento básico e indispensável para a formação da personalidade

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PRATICANTES DE JUDÔ DE INSTITUIÇÕES ESPORTIVAS DE JOINVILLE 1

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PRATICANTES DE JUDÔ DE INSTITUIÇÕES ESPORTIVAS DE JOINVILLE 1 1 DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PRATICANTES DE JUDÔ DE INSTITUIÇÕES ESPORTIVAS DE JOINVILLE 1 Kamila Elisabete Lemos 2 Resumo: O desenvolvimento motor possui relação intrínseca à progressão dos movimentos

Leia mais

SITUAÇÃO DE DIFICULDADE EM MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

SITUAÇÃO DE DIFICULDADE EM MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO BÁSICA SITUAÇÃO DE DIFICULDADE EM MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Bianca Silveira silveirabianca41@gmail.com Christian Dias Azambuja christian.dias.92@gmail.com Lidiane Garcia Pereira lidianegarciapereira@gmail.com

Leia mais

PANLEXIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DENTRO DO PROGRAMA TEACCH NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

PANLEXIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DENTRO DO PROGRAMA TEACCH NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PANLEXIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DENTRO DO PROGRAMA TEACCH NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Elisama de Souza Morais (1); Sandra Beltrão Tavares Costa (2); Raqueliane

Leia mais

REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA

REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA Liziane Batista Souza Universidade Federal de Santa Maria -UFSM liziane.souza6@gmail.com Danieli Martins Ambrós Universidade Federal de Santa Maria -UFSM danieliambros@yahoo.com.br

Leia mais

AVALIAÇÃO PSICOMOTORA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

AVALIAÇÃO PSICOMOTORA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PSICOMOTORA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Mírian Carla Lima Carvalho¹. Isabelly Santana De Medeiros¹. Itânia Kalenya Nunes Pereira De Araújo¹. Universidade Federal da Paraíba¹

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Aisi Anne F. SILVEIRA 1 ; Sindynara FERREIRA 2 ; Gabriely FERREIRA 3 RESUMO Visto a relevância deste tema nos dias atuais, objetivou-se com este trabalho, um levantamento

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Problemas de Aprendizagem na Escola Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Problemas de Aprendizagem na Escola Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos DISLEXIA. Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura; no reconhecimento preciso e decodificação da palavra e ao soletrar

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA APAE DE BELÉM: A CAMINHADA INCLUSIVA E SEUS BENEFÍCIOS

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA APAE DE BELÉM: A CAMINHADA INCLUSIVA E SEUS BENEFÍCIOS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA APAE DE BELÉM: A CAMINHADA INCLUSIVA E SEUS BENEFÍCIOS Rochelle da Silva Batista Edith Gonçalves Costa Diana Helena Maria da Silva Oliveira

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

A MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1

A MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 A MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Rafael de Farias Ferreira Universidade Estadual da Paraíba PPGFP 2 E-mail: rafaelgeografopb@yahoo.com.br Cícera Fernanda Rodrigues Medeiros Faculdades

Leia mais

PERFIL PSICOMOTOR DE PRÉ-ESCOLARES EM UMA ESCOLA PARTICULAR NA CIDADE DE LAGES/SC.

PERFIL PSICOMOTOR DE PRÉ-ESCOLARES EM UMA ESCOLA PARTICULAR NA CIDADE DE LAGES/SC. PERFIL PSICOMOTOR DE PRÉ-ESCOLARES EM UMA ESCOLA PARTICULAR NA CIDADE DE LAGES/SC. KEILA CÓRDOVA FERNANDES 1 GECIELY MUNARETTO FOGAÇA DE ALMEIDA 2 RACHEL SCHLINDWEIN-ZANINI 3 DANIEL DOS PASSOS 4 1 Fisioterapeuta.

Leia mais

PERFIL MOTOR DOS ALUNOS DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARTICIPANTES PIBID/UNICRUZ/EDUCAÇÃO FÍSICA 1

PERFIL MOTOR DOS ALUNOS DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARTICIPANTES PIBID/UNICRUZ/EDUCAÇÃO FÍSICA 1 PERFIL MOTOR DOS ALUNOS DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARTICIPANTES PIBID/UNICRUZ/EDUCAÇÃO FÍSICA 1 MARTINS, Aline de Oliveira 2 BATISTELLA, Pedro Antônio 3 PANDA, Maria Denise Justo 4 Resumo: Estudo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

função de um fim a ser alcançado. O movimento motor global, seja ele mais simples, é um movimento sinestésico, tátil, labiríntico, visual, espacial,

função de um fim a ser alcançado. O movimento motor global, seja ele mais simples, é um movimento sinestésico, tátil, labiríntico, visual, espacial, O USO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR AVALIANDO O EQUILÍBRIO E A MOTRICIDADE GLOBAL EM CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS, FREQUENTADORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL. AUST, Alice¹; CORRÊA, Camila

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS Cristina Marques de Almeida Holanda¹, Michele Alexandre da Silva². Universidade Federal da Paraíba - UFPB cristinamahd@gmail.com¹, michelebr@live.com

Leia mais

A utilização da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e a sua aplicação na fase escolar: uma realidade brasileira?

A utilização da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e a sua aplicação na fase escolar: uma realidade brasileira? A utilização da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e a sua aplicação na fase escolar: uma realidade brasileira? Matheus Martins Luz 1 Carlos Alexandre Felício Brito 2 Jessica Natacha Ferreira Batista

Leia mais

COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: CONSIDERAÇÕES EM UM ESTUDO DE CASO

COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: CONSIDERAÇÕES EM UM ESTUDO DE CASO COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: CONSIDERAÇÕES EM UM ESTUDO DE CASO Amanda Lays Monteiro Inácio 1, Katya Luciane de Oliveira 1, Patrícia Silva Lúcio 1,

Leia mais

dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem

dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem Capacitação Multidisciplinar Continuada Como lidar com as dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem O que é aprendizagem Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através

Leia mais

Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos

Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos 1. Cognição. 2. Neuropsicologia. 3. Linguagem Introdução Cerca de um terço da população afetada por acidente vascular encefálico pode apresentar

Leia mais

LEANDRO FONTEBASSE DE ARAÚJO COMPARAÇÃO DOS ASPECTOS PSICOMOTORES ENTRE CRIANÇAS QUE PRATICAM EXERCÍCIO FÍSICO E CRIANÇAS QUE NÃO PRATICAM

LEANDRO FONTEBASSE DE ARAÚJO COMPARAÇÃO DOS ASPECTOS PSICOMOTORES ENTRE CRIANÇAS QUE PRATICAM EXERCÍCIO FÍSICO E CRIANÇAS QUE NÃO PRATICAM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE FACES LEANDRO FONTEBASSE DE ARAÚJO COMPARAÇÃO DOS ASPECTOS PSICOMOTORES ENTRE CRIANÇAS QUE PRATICAM EXERCÍCIO FÍSICO

Leia mais

Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora

Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora Fase do Movimento Fundamental O Foco da infância deve ser o desenvolvimento da competência motora básica e de mecanismos corporais

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais