UMA IGREJA COM PROPÓSITO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UMA IGREJA COM PROPÓSITO"

Transcrição

1 PURPUSE-DRIVEN MINISTERIES Apresenta: Seminário UMA IGREJA COM PROPÓSITO no Rio 16 e 17 de março de 2001 A IGREJA DIRIGIDA POR PROÓSITOS Versão Internacional Ensinado pelo Pr. Rick Warren da igreja de Saddleback Trabalho adaptado pelo Pastor José Maurucio Pereira sob autorização verbal do autor por ocasião do seminário do Rio de Janeiro, para uso aos líderes de Células da I Igreja Presbiteriana de Aparecida de Goiânia/GO. Maio/2001 O Tipo de Líder que Deus usa

2 (Instrutor lição 01) Lembre-se dos seus primeiros líderes espirituais, que anunciaram a mensagem de Deus a vocês. Pensem como viveram e morreram e imitem a fé que tinham.(hb BLH) O denominador comum de todas as igrejas que crescem e: Uma liderança que. ( Não tem medo de confiar em Deus) Deus usa o líder que: ( Fator Fé ) Tem um (Sonho). Nada acontece até que alguém (Comece a sonhar sonhos de fé). Uma igreja nunca será maior (que a nossa visão). Você não pode delegar: (Confiança em Deus, que as pessoas creiam por você). ALVOS SÃO: (A minha declaração de fé). (Pv ; Is ) Pergunte a si mesmo: O que eu faria para Deus se? (Se não tivesse como falhar? aumente seus sonhos para Deus)... glória seja dada a Deus que, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que pedimos ou pensamos. (Ef. 3:20 BLH) Dois erros comuns que cometemos quando estabelecemos alvos: - Nós estabelecemos (Planos pequenos demais) - Nós tentamos alcança-los (Rápido demais) Em geral nós superestimamos o que podemos fazer em 1 ano e subestimamos o que podemos fazer em 10 anos. Três etapas para receber a visão de Deus 1- Primeiramente, Deus diz o que Ele (quer fazer para alcançar as pessoas.) 2- Depois, Deus lhe mostra como Ele (Haverá de fazer). 3- Então, Deus mostra a você (Quando haverá de fazer). Pare de orar: Senhor, abençoa meu plano. Em vez disso ore: Ajuda-me, Senhor, a fazer a Tua vontade da Tua maneira.

3 Deus usa líder que (Risco de Fé ) Esta disposto a se (arriscar e falhar). Atos 15:26...que têm arriscado suas vidas no trabalho do nosso Senhor Jesus Cristo. Em Mateus 25 a palavra infiel significa: (aquele que não assume riscos) A maior arma de Satanás contra os lideres é o (medo de fracassar) (pv ): - Existem duas maneiras para eliminar isto: 1- (redefinindo o conceito de fracasso, não atingir, más não fazer) 2- (Não fazer comparação com outros, sempre haverá alguém abaixo ou acima de você ). Que cada um examine a sua própria maneira de agir. Se ela for boa, então pode se orgulhar do que ele mesmo fez, sem precisar se comparar com a conduta dos outros. (Gl. 6:4 BLH) Alvos deveriam ser baseados em (Deus) não em nós mesmos. Corra o _(risco) porque é assim que confiamos em Deus. Deus usa líder de fé que a Célula cresça (Fator Atitude de fé) A diferença entre vencedores e perdedores: (é a sua atitude de fé e entusiasmo. Eu não devo esperar que Deus me use. Eu tenho que confiar Nele para me usar.) Mt.9:29:...Então seja feito como vocês crêem! Nunca deixe uma situação impossível intimidar você. Deixe que ela motive você a orar mais, confiar mais, crer mais, trabalhar mais, servir mais e compartilhar mais. Satanás tem uma frase predileta: _(você não vai conseguir). O impossível de hoje é: (milagre de amanhã)! Espere que Deus vai mandar pessoas para ajuda-lo. ( o trabalho de Deus é feito do jeito de Deus e terá a ajuda de Deus) Pessoas qualificadas estão prontas para me ajudar, na hora certa, da forma certa; pessoas que eu ainda não conheço. E eu prometo nunca desistir por falta de ajuda, mas confiarei em Deus para providenciar a ajuda que eu preciso.

4 Deus usa a pessoa que (fator persistência ) nunca_(desiste)o segredo do sucesso é:_(nunca desistir, haverá enfrentamentos). Lc. 9:62: Jesus respondeu: Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus. Grandes homens são pessoas comuns com _(uma extraordinária determinação). Gl.6:9: Não nos cansemos de fazer o bem. Porque se não desanimarmos, colheremos quando chegar o tempo. - Você não será um fracasso até que você desista. - Sempre será muito cedo para desistir. A pessoa honesta pode cair muitas vezes, que sempre se levanta de novo... Pv.24:16 Como é que Humildade e Grandes Alvos caminham juntos? 1- Você será (criticado injustamente por outras pessoas). 2- Você terá problemas que são tão grande que (só serão resolvidos na oração). 3- Você (cometerá erros bobos você continua seno humano). 4- Seus sonhos serão tão grandes que você fracassará à menos que _(Deus faça um milagre). 5- Outros tomarão crédito por seu trabalho. (Se o sonho vem de Deus será maior que a capacidade humana de realizar) - A questão da confiança (Em Deus e em Mim) Tudo o que Deus faz em nós, por nós e através de nós, Ele o faz pela Sua graça por meio da fé. (Veja Ef.2:8-9 e Cl.:2:6) Graça: Deus escolhendo e usando você. Fé: O que você está esperando que Deus faça em seu ministério? A única coisa sobre a qual nós temos controle total: (é a decisão de qunato você confia em Deus) O Tipo de Líder que Deus usa Lembre-se dos seus primeiros líderes espirituais, que anunciaram a mensagem de Deus a vocês. Pensem como viveram e morreram e imitem a fé que tinham.(hb BLH) O denominador comum de todas as igrejas que crescem e: Uma liderança que.

5 Deus usa o líder que: ( Fator Fé ) Tem um. Nada acontece até que alguém. Uma igreja nunca será maior. Você não pode delegar:. ALVOS SÃO:. (Pv ; Is ) Pergunte a si mesmo: O que eu faria para Deus se?... glória seja dada a Deus que, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que pedimos ou pensamos. (Ef. 3:20 BLH) Dois erros comuns que cometemos quando estabelecemos alvos: - Nós estabelecemos - Nós tentamos alcança-los Em geral nós superestimamos o que podemos fazer em 1 ano e subestimamos o que podemos fazer em 10 anos. Três etapas para receber a visão de Deus 4- Primeiramente, Deus diz o que Ele. 5- Depois, Deus lhe mostra como Ele. 6- Então, Deus mostra a você. Pare de orar: Senhor, abençoa meu plano. Em vez disso ore: Ajuda-me, Senhor, a fazer a Tua vontade da Tua maneira. Deus usa líder que (Risco de Fé ) Esta disposta a se. Atos 15:26...que têm arriscado suas vidas no trabalho do nosso Senhor Jesus Cristo. Em Mateus 25 a palavra infiel significa:

6 A maior arma de Satanás contra os lideres é o (pv ): - Existem duas maneiras para eliminar isto: Que cada um examine a sua própria maneira de agir. Se ela for boa, então pode se orgulhar do que ele mesmo fez, sem precisar se comparar com a conduta dos outros. (Gl. 6:4 BLH) Alvos deveriam ser baseados em, não em nós mesmos. Corra o porque é assim que confiamos em Deus. Deus usa líder de fé que a Célula cresça (Fator Atitude de fé) A diferença entre vencedores e perdedores:. Mt.9:29:...Então seja feito como vocês crêem! Nunca deixe uma situação impossível intimidar você. Deixe que ela motive você a orar mais, confiar mais, crer mais, trabalhar mais, servir mais e compartilhar mais. Satanás tem uma frase predileta:. O impossível de hoje é:! Espere que Deus vai mandar pessoas para ajuda-lo. Pessoas qualificadas estão prontas para me ajudar, na hora certa, da forma certa; pessoas que eu ainda não conheço. E eu prometo nunca desistir por falta de ajuda, mas confiarei em Deus para providenciar a ajuda que eu preciso. Deus usa a pessoa que (fator persistência ) nunca o segredo do sucesso é:. Lc. 9:62: Jesus respondeu: Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus. Grandes homens são pessoas comuns com -. Gl.6:9: Não nos cansemos de fazer o bem. Porque se não desanimarmos, colheremos quando chegar o tempo.

7 - Você não será um fracasso até que você desista. - Sempre será muito cedo para desistir. A pessoa honesta pode cair muitas vezes, que sempre se levanta de novo... Pv.24:16 Como é que Humildade e Grandes Alvos caminham juntos? 6- Você será. 7- Você terá problemas que são tão grande que. 8- Você. 9- Seus sonhos serão tão grandes que você fracassará à menos que. 10-Outros tomarão crédito por seu trabalho. - A questão da confiança (Em Deus e em Mim) Tudo o que Deus faz em nós, por nós e através de nós, Ele o faz pela Sua graça por meio da fé. (Veja Ef.2:8-9 e Cl.:2:6) Graça: Deus escolhendo e usando você. Fé: O que você está esperando que Deus faça em seu ministério? A única coisa sobre a qual nós temos controle total: Uma Visão de Evangelização (Instrutor) A Grande Comissão Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. (Mt ,20) Fazei discípulos significa: (Evangelizar) Batizando-os significa: (Levar a comunhão) Ensinando-os significa: (Discipulado) Jesus praticou a grande comissão veja: Manifestei o teu nome aos homens. (Jo.17.6) (Evangelizar) Enquanto Eu estava com eles, Eu os guardava no teu nome (Comunhão) Eu lhes dei as palavras que tu me deste (Jo.17.8) ( Discipulado) O propósito do ministério da Célula é : (Evangelizar - Atos 20.24) o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. (Comunhão I Cor. 1.9) pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo (Discipulado Ef. 4.13) até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus Conheça os alvos da evangelização O Campo Missionário é a (Comunidade)

8 Os que vão a Reunião Celular regularmente (Multidão) Os comprometidos com a Reunião Celular (Membros) Nosso Alvo: Transformar Todos em pessoas comprometidas com a mediante a e o. (Maturidade; comunhão e o discipulado) Considere seu alvo a comunidade. Meu alvo principal é a (Comunidade) Planeje ou escolha programas que ajude você a cumprir seu alvo. O alvo não mas os sim. (mudarão; programas) Firmando nosso alvo; O alvo da Célula são as pessoas da (Comunidade) O nosso Propósito é:, e. (Evangelizar; manter comunhão; discipulado) Como Alcançamos nosso Alvo? Mediante específicos (programas) Alcançando sua comunidade Aprendendo a pescar almas com Cristo Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. I - Conheça o que você esta 1. Jesus tinha um alvo (Mt.15.24) as da casa de Israel (pescando; ovelhas perdidas) 2. Jesus deu um alvo claro. (Mt. 10.5,6) Definindo seu alvo evangelistico. 1. Qual a minha área de ministério? (Tenha um alvo grande) 2. Que tipo de pessoa mora nesta área? (Defina o tipo de pessoa) 3. Qual são os seus valores. Interesses e preocupações? 4. O que elas já sabem sobre o evangelho? II Aprenda a pensar com um (peixe) Jesus sabia o que eles pensavam (Mt. 9.4; Mc. 2.8; Lc. 5.22) Obs.: Quanto mais tempo eu sou menos como descrente. Resistência é o resultado de uma pobre. Pesquise a sua comunidade. Quais as maiores necessidades? A opinião do não crente é o alvo. (Evangelismos de oração, Você é membro ativo de uma igreja?) Quais são as suas maiores preocupações (medo, desemprego, doença, morte, etc...) Porque as pessoas não freqüentam uma igreja ou célula? (os membros não são hospitaleiros, a igreja só quer o meu dinheiro, será que meus filhos serão bem cuidados?, Sermão entediaste e não tem nada a ver com minha vida.) III Pesque onde o peixe (esta se alimentando) - focalize sua atenção nos que são (mt.10.14) (receptivos) - As igrejas/células que crescem focalizam as (pessoas receptivas) Quem são as pessoas mais receptivas? Pessoas que estão em (transição) Pessoas que estão sobre (tensão) IV Pesque onde (os peixes estão) - Se aos costumes locais se não forem atibiblicos (adapte) - Esteja a adaptar a costumes diferentes do seu (disposto) - Deixe seu público alvo determinar a que você usará (abordagem)

9 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei...para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei... Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. (I Cor ) Observe Paulo: Como quer que seja a pessoa, eu tento encontrar um ponto comum com ela a fim de que ela me permita dizer a cerca de Cristo e deixe Jesus salva-la ( I. cor Bíblia, Viva) Qualquer pessoa poderá ser a (Levada a Cristo) Qualquer pessoa poderá uma pessoa para Cristo se a chave do coração desta pessoa (ganhar; descobrir). A são suas necessidades sentidas. (chave) O segredo do é suprir estas necessidades (suprir) As básicas de pessoas que não participam da Igreja/Célula são: e (emocionais ; relacionais) Abordagem Padrão de Jesus (João 9) - Começar onde as pessoas (v.1) (estavam) - Criar um comum (v.5) (ponto) - com as necessidades das pessoas (v.6) (Identificar) V Use (mais que uma isca) 1. Tudo que interessa as pessoas poderá (leva-las a salvação) 2. Nós vivemos em um mundo de. Ofereça opções as pessoas (muitas opções) VI Pesque o tipo de peixe (que você pesca melhor) - A samaritana. Trouxe todos os (Jo. 4.29, 30) (samaritanos) - Levi. Fez uma para Publicanos e pecadores (Mc. 2.15) (festa) - Felipe. Levou a Cristo.(Jo.1.45) (Natanael) Que tipo de pessoa eu? (sou) Que tipo de pessoa já nossa igreja/célula? Geralmente as pessoas pensam: Será que existe aqui alguém? (igual a mim) (jovens, novos casados, solteiros, divorciados, 3ª idade, etc...) Uma Visão de Evangelização A Grande Comissão Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. (Mt ,20) Fazei discípulos significa: Batizando-os significa: Ensinando-os significa: Jesus praticou a grande comissão veja: Manifestei o teu nome aos homens. (Jo.17.6) Enquanto Eu estava com eles, Eu os guardava no teu nome Eu lhes dei as palavras que tu me deste (Jo.17.8) O propósito do ministério da Célula é : ( Evangelizar Atos 20.24) (Comunhão I Cor. 1.9) (Discipulado Ef. 4.13) Conheça os alvos da evangelização O Campo Missionário é a

10 Os que vão a Reunião Celular regularmente Os comprometidos com a Reunião Celular Nosso Alvo: Transformar Todos em pessoas comprometidas com a mediante a e o. Considere seu alvo a comunidade. Meu alvo principal é a Planeje ou escolha programas que ajude você a cumprir seu alvo. O alvo não mas os sim. Firmando nosso alvo; O alvo da Célula são as pessoas da O nosso Propósito é:, e. Como Alcançamos nosso Alvo? Mediante específicos Alcançando sua comunidade Aprendendo a pescar almas com Cristo Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. I - Conheça o que você esta 3. Jesus tinha um alvo (Mt.15.24) as da casa de Israel 4. Jesus deu um alvo claro. (Mt. 10.5,6) Definindo seu alvo evangelistico. 5. Qual a minha área de ministério? 6. Que tipo de pessoa mora nesta área? 7. Qual são os seus valores. Interesses e preocupações? 8. O que elas já sabem sobre o evangelho? II Aprenda a pensar com um Jesus sabia o que eles pensavam (Mt. 9.4; Mc. 2.8; Lc. 5.22) Obs.: Quanto mais tempo eu sou menos como descrente. Resistência é o resultado de uma pobre. Pesquise a sua comunidade. Quais as maiores necessidades? A opinião do não crente é o alvo. Quais são as suas maiores preocupações Porque as pessoas não freqüentam uma igreja ou célula? III Pesque onde o peixe - focalize sua atenção nos que são (mt.10.14) - As igrejas/células que crescem focalizam as - Quem são as pessoas mais receptivas? Pessoas que estão em Pessoas que estão sobre IV Pesque onde Se aos costumes locais se não forem atibiblicos - Esteja a adaptar a costumes diferentes do seu - Deixe seu público alvo determinar a que você usará - Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei...para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei... Fiz-me como fraco

11 para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. (I Cor ) Observe Paulo: Como quer que seja a pessoa, eu tento encontrar um ponto comum com ela a fim de que ela me permita dizer a cerca de Cristo e deixe Jesus salva-la ( I. cor Bíblia, Viva) Qualquer pessoa poderá ser a Qualquer pessoa poderá uma pessoa para Cristo se a chave do coração desta pessoa A são suas necessidades sentidas. O segredo do é suprir estas necessidades) As básicas de pessoas que não participam da Igreja/Célula são: e Abordagem Padrão de Jesus (João 9) - Começar onde as pessoas (v.1) - Criar um comum (v.5) - com as necessidades das pessoas (v.6) V Use 3. Tudo que interessa as pessoas poderá 4. Nós vivemos em um mundo de. Ofereça opções as pessoas VI Pesque o tipo de peixe - A samaritana. Trouxe todos os (Jo. 4.29, 30) - Levi. Fez uma para Publicanos e pecadores (Mc. 2.15) - Felipe. Levou a Cristo.(Jo.1.45) Que tipo de pessoa eu? Que tipo de pessoa já nossa igreja/célula? Geralmente as pessoas pensam: Será que existe aqui alguém? (jovens, novos casados, solteiros, divorciados, 3ª idade, etc...) Uma Reunião Sensível e Edificante Jesus e as Multidões Mt O seguim grandes multidões... Mt Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor. Mc E a grande multidão o ouvia com prazer. Fatos sobre Deus e a multidão 1. Deus Deseja que sua esteja (Lc Respondeu o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha. ) 2. Nenhuma Igreja/Célula sem. o Antes de ser um ele será um 3. O ministério de Jesus grandes multidões o As pessoas queriam estar de Jesus o Jesus as e as pessoas o Jesus ao encontro das das pessoas o Jesus de forma prática. 4. Uma multidão não e uma ou

12 5. ela pode numa ou se usarmos as certas. Deus busca adoradores: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (Jo. 4.23,24) Adoração: É a expressão do nosso amor a Deus. Por quem, pelo que e pelo que 1. Somente os podem realmente a Deus 2. Não existe um correto de e adoração a. Em espírito: adoração não b. Em verdade: Alicerçada na de Deus 3. Incrédulos não podem a Deus, mas eles podem os cristãos adorando. Observar à, valorização da e conhecer as resposta que a Bíblia oferece aos homens 4. Adoração é um poderoso aos incrédulos se a de Deus é sentida e a for compreensível 5. Mais pessoas são por sentir a de Deus que as estratégias na Célula/Igreja. 6. A reunião não tem que ser para que o visitante se a vontade. A mensagem não de ser para alcançar os incrédulos. Conhecendo as pessoas 1. As pessoas estão buscando de vida 2. A maioria das pessoas que vão a célula/igreja a vez, sentem e 3. Os dois maiores temores das pessoas são e falar perante uma 4. Nunca as pessoas diante de uma multidão a. Elas não querem para elas b. Devemos ao chegar e ao sair 5. As necessidades dos Cristãos são dos incrédulos Fazendo a célula/igreja crescer 1. as pessoas em suas reuniões. 2. apresente a de Deus de uma forma, interessante e 3. Relacione a Bíblia com uma que eles tenham em vida 4. o que realmente atrai um grande número de não crentes à célula/igreja e a e o Crie um ambiente onde as pessoas queiram vir as reuniões. 1. Reunião e. Tenha recepcionista 2. Pessoas pela reunião. Tenha intercessores. 3. Música - Tenha dirigentes de louvor 4. Tenha fé que Deus sua parte na Reunião 5. Crie um de celebração cânticos novos

13 6. Estabeleça um ambiente. 7. Mediante a direção de Deus faça para a salvação Continuamente avalie e melhore 1. Pergunte: O que fazer melhor na reunião. Uma Reunião Sensível e Edificante (Instrutor) Jesus e as Multidões Mt O seguim grandes multidões... Mt Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor. Mc E a grande multidão o ouvia com prazer. Fatos sobre Deus e a multidão 1. Deus Deseja que sua esteja (Lc Respondeu o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha.) (Casa, CHEIA) 2. Nenhuma Igreja/Célula sem. (Cresce, Visitantes) o Antes de ser um ele será um (membro, visitante) 3. O ministério de Jesus grandes multidões (atraiu) o As pessoas queriam estar de Jesus (próximas) o Jesus as e as pessoas (amava. Sabiam) o Jesus ao encontro das das pessoas (ia, necessidades)

14 o Jesus de forma prática. (ministrava) 4.Uma multidão não e uma ou (célula, igreja) 5. ela pode numa ou se usarmos as certas. (más, tornar-se, célula, igreja estratégias) Deus busca adoradores: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (Jo. 4.23,24) Adoração: É a expressão do nosso amor a Deus. Por quem, pelo que e pelo que (Ele é, Ele disse, Ele faz) 1. Somente os podem realmente a Deus (cristãos, adorar) 2. Não existe um correto de e adoração (correto, louvor) a. Em espírito: adoração não (genuína,fingida) b. Em verdade: Alicerçada na de Deus (Palavra) 3. Incrédulos não podem a Deus, mas eles podem os cristãos adorando. Observar à, valorização da e conhecer as resposta que a Bíblia oferece aos homens (adorar, observar, alegria, adoração) 4. Adoração é um poderoso aos incrédulos se a de Deus é sentida e a for compreensível (testemunho, presença, mensagem) 5. Mais pessoas são por sentir a de Deus que as estratégias na Célula/Igreja. (salvas, presença, montadas) 6. A reunião não tem que ser para que o visitante se a vontade. A mensagem não de ser para alcançar os incrédulos. ( superficial, diluída) Conhecendo as pessoas 1. As pessoas estão buscando de vida (transformação) 2. A maioria das pessoas que vão a célula/igreja a vez, sentem e (primeira, medo, insegurança) 3. Os dois maiores temores das pessoas são e falar perante uma (ficar de pé, falar, multidão) 4. Nunca as pessoas diante de uma multidão (exponha) a. Elas não querem para elas (cânticos) b. Devemos ao chegar e ao sair (saúda-las) 5. As necessidades dos Cristãos são dos incrédulos (diferentes) Fazendo a célula/igreja crescer 1. as pessoas em suas reuniões. (ame) 2. apresente a de Deus de uma forma, interessante e (Palavra, simples, compreensível) 3. Relacione a Bíblia com uma que eles tenham em vida (necessidade, sua)

15 4. o que realmente atrai um grande número de não crentes à célula/igreja e a e o (atenção, amor) Crie um ambiente onde as pessoas queiram vir as reuniões. 1. Reunião e. Tenha recepcionista.(calorosa, convidativa) 2. Pessoas pela reunião. Tenha intercessores. (orem) 3. Música - Tenha dirigentes de louvor (animada) 4. Tenha fé que Deus sua parte na Reunião (parte) 5. Crie um de celebração cânticos novos ( ambiente, 50x sem efeito) 6. Estabeleça um ambiente. (familiar) 7. Mediante a direção de Deus faça para a salvação (apelos) Continuamente avalie e melhore 1. Pergunte: O que fazer melhor na reunião. (podemos, reunião. O propósito da Igreja/Célula (Instrutor) A Igreja/Célula existe para: 1. Celebrar a de Deus Adoração (presença) Engrandecei ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o Seu nome. Sl Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. Sl Proclamar a de Deus Evangelismo (palavra) mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. At Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. At. 1.8 Edificando sua Célula

16 3. Crie uma onde as pessoas queiram fazer parte da sua Igreja/Célula. é de fundamental importância. (atmosfera, relacionamento) Duas necessidades básicas das pessoas (Jo13.35) e (Rm15.17) (amor, aceitação) e dentro da igreja/célula leva ao (hospitalidade, amizade, crescimento) Relacionamento é o fator principal da na igreja/célula (permanência) O atrai para a Igreja/célula. (amor, pessoas) Fato: Igrejas/células que crescem são igrejas/células que e Igrejas/células que amam (amam, crescem) 4. Crie oportunidades para relacionamentos (desenvolver) Compartilhe juntos (algo) Crie e onde pessoas poderão conhecer umas as outras. (eventos, atividades) Inclua atividades de relacionamentos em todos os (eventos) 5. Faça com que as pessoas se sintam (especiais) Ofereça uma recepção para os que se a Cristo (Celebração) (renderem) Use públicos isto mostra que Deus esta na igreja (testemunhos, agindo) Leve a os pedidos de oração que fizerem.ore momento. (sério, naquele) Envie-lhes em dias especiais (felicitações) Ofereça um tempo com o pastor) Prepare um calendário de (atividades) 6. As três partes da vida cristã Crer: (At ) (salvo, tu a tua casa) Pertencer: (Ef. 2.19) (membros da família de Deus) Tornar-se: (Rm. 8.29) (para serem conforme a imagem do seu filho.) 7. Cinco perguntas que as pessoas fazem: Será que esta deve ser a célula/igreja? (minha, serei; aceito) Alguém aqui me conhecer? Gerar relacionais (deseja, vínculos)

17 Serei aqui? Posso algo aqui? Tenho (Útil, realizar,valor) Que terei aqui? (vantagem, benefício) O que será de mim. (requerido, expectativa) O propósito da Igreja/Célula A Igreja/Célula existe para: 8. Celebrar a de Deus Adoração Engrandecei ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o Seu nome. Sl Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. Sl Proclamar a de Deus Evangelismo mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. At Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. At. 1.8

18 Edificando sua Célula 10.Crie uma onde as pessoas queiram fazer parte da sua Igreja/Célula. é de fundamental importância. Duas necessidades básicas das pessoas (Jo13.35) e (Rm15.17) e dentro da igreja/célula leva ao Relacionamento é o fator principal da na igreja/célula O atrai para a Igreja/célula. Fato: Igrejas/células que crescem são igrejas/células que e Igrejas/células que amam 11.Crie oportunidades para relacionamentos Compartilhe juntos Crie e onde pessoas poderão conhecer umas as outras. Inclua atividades de relacionamentos em todos os 12.Faça com que as pessoas se sintam Ofereça uma recepção para os que se a Cristo Use públicos isto mostra que Deus esta na igreja Leve a os pedidos de oração que fizerem.ore momento. Envie-lhes em dias especiais Ofereça um tempo com o pastor) Prepare um calendário de 13.As três partes da vida cristã Crer: (At ) Pertencer: (Ef. 2.19) ) Tornar-se: (Rm. 8.29) 14.Cinco perguntas que as pessoas fazem: Será que esta deve ser a célula/igreja? Alguém aqui me conhecer? Gerar relacionais Serei aqui? Posso algo aqui? Tenho Que terei aqui? O que será de mim.

19 Crescendo Espiritualmente (Instrutor) Ef para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro ; Ef Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; II co Pois nos regozijamos quando nós estamos fracos e vós sois fortes; e isto é o que rogamos, a saber, o vosso aperfeiçoamento. Conceitos acerca de crescimento espiritual (errado) o Crescimento Espiritual é (automático)

20 Hb Pois com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo o tempo decorrido, tendes, novamente de alguém vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus... Fp BLH Por que Deus está agindo sempre em vocês para que obedeçam a vontade dele, tanto no pensamento quanto em ações. - Verdade: O Crescimento Espiritual é (Intencional) O Crescimento Espiritual é que tenho que tomar.; (decisão) o Crescimento Espiritual é, alcançado apenas por algumas pessoas. (algo intangível) I Tm. 4.7 Exercita-te a ti mesmo na piedade. - Verdade: O crescimento Espiritual esta a todos é necessário e (disponível, tempo e determinação) o Crescimento Espiritual pode ocorrer se você tiver a (instantaneamente, formula, certa) - Verdade: O crescimento Espiritual é um que leva tempo (processo) o Crescimento Espiritual é medido pelo que (sabemos) Tg BLH mostra-me a tua fé sem ter boas ações, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas ações. Ef. 5.8 Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz - Verdade: Maturidade Espiritual é mais pela maneira que agimos do que pelo que (agimos, sabemos) o Crescimento Espiritual é uma questão (pessoal) Hb ,25 e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; - Verdade:Maturidade Espiritual requer como em (relacionamento, família) Principio: Crescimento espiritual começa com um. É um gradativo, envolve de hábitos, é por relacionamentos que você encontra na ( compromisso, processo, desenvolvimento, estimulado, igreja) Entendendo a natureza do compromisso 1. Todo crescimento começa com um (compromisso) - Um grande compromisso com a grande e com o grande produzirá um cristão (comissão, mandamento, maduro) 2. Você deve pedir que as pessoas do contrário não o terá. (assumam, compromisso) - Como pedir compromisso: (seja claro de modo que entendam) (seja especifico) (cada igreja/célula será conhecida pelos compromissos entre as pessoas) (mostre os benefícios) 3. Quando maior o compromisso pedido, maior a (reciprocidade)

21 Lc Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo. 4. Se sua igreja/célula não pedir por compromisso pedirão. (outros) Leva as pessoas a terem compromisso com e com a (Deus, célula/igreja) Edifique sobre um compromisso e não a (assumido, assumir) Ajude as pessoas a desenvolverem e espirituais para crescerem espiritualmente (hábitos, disciplina) Os três hábitos espirituais mais importantes: Meu Tempo (devocional diário com Deus) Mc.1.35 Meu Dinheiro (dizimo semanal ou mensal a Deus) I cor 16.2 Meus relacionamentos (manter comunhão a célula/igreja) Hb Cinco do crescimento espiritual (pilares) 1. Conhecimento: Conhecer o conteúdo da de (Palavra, Deus) 2. Perspectiva: Veja as coisa do de de Deus (ponto, vista) o Pessoas Torna-se mais fáceis de (amar) o Pecados Torna-se mais fáceis de (romper) 3. Convicção: Tornar-se como Cristo em e (atitudes, ações) o O amadurecimento e por convicção em relação a Deus (convicção) 4. Habilidades: Aprendendo como viver a vida (cristã) II Tm 2.15 Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 5. Caráter: Tornar-se com Cristo em e ações (atitudes, ações) Ef Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Crescendo Espiritualmente Ef para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro ; Ef Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; II co Pois nos regozijamos quando nós estamos fracos e vós sois fortes; e isto é o que rogamos, a saber, o vosso aperfeiçoamento. Conceitos acerca de crescimento espiritual o Crescimento Espiritual é

22 Hb Pois com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo o tempo decorrido, tendes, novamente de alguém vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus... Fp BLH Por que Deus está agindo sempre em vocês para que obedeçam a vontade dele, tanto no pensamento quanto em ações. - Verdade: O Crescimento Espiritual é O Crescimento Espiritual é que tenho que tomar.; o Crescimento Espiritual é, alcançado apenas por algumas pessoas. I Tm. 4.7 Exercita-te a ti mesmo na piedade. - Verdade: O crescimento Espiritual esta a todos é necessário e o Crescimento Espiritual pode ocorrer se você tiver a - Verdade: O crescimento Espiritual é um que leva tempo o Crescimento Espiritual é medido pelo que Tg BLH mostra-me a tua fé sem ter boas ações, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas ações. Ef. 5.8 Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz - Verdade: Maturidade Espiritual é mais pela maneira que agimos do que pelo que o Crescimento Espiritual é uma questão Hb ,25 e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; - Verdade:Maturidade Espiritual requer como em Principio: Crescimento espiritual começa com um. É um gradativo, envolve de hábitos, é por relacionamentos que você encontra na Entendendo a natureza do compromisso 5. Todo crescimento começa com um - Um grande compromisso com a grande e com o grande produzirá um cristão 6. Você deve pedir que as pessoas do contrário não o terá. - Como pedir compromisso: (seja claro de modo que entendam) (cada igreja/célula será conhecida pelos compromissos entre as pessoas) 7. Quando maior o compromisso pedido, maior a Lc Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.

23 8. Se sua igreja/célula não pedir por compromisso pedirão. Leva as pessoas a terem compromisso com e com a Edifique sobre um compromisso e não a Ajude as pessoas a desenvolverem e espirituais para crescerem espiritualmente Os três hábitos espirituais mais importantes: Meu Tempo Mc.1.35 Meu Dinheiro I cor 16.2 Meus relacionamentos Hb Cinco do crescimento espiritual 6. Conhecimento: Conhecer o conteúdo da de 7. Perspectiva: Veja as coisa do de de Deus o Pessoas Torna-se mais fáceis de o Pecados Torna-se mais fáceis de 8. Convicção: Tornar-se como Cristo em e o O amadurecimento e por convicção em relação a Deus 9. Habilidades: Aprendendo como viver a vida II Tm 2.15 Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 10.Caráter: Tornar-se com Cristo em e ações Ef Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS Movendo Pessoas da Congregação para os Comprometidos para que não mais sejamos como meninos Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Leia mais

PRESENTES DO CÉU O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS

PRESENTES DO CÉU O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS PRESENTES DO CÉU O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS ATROFIA SINTOMAS DE ATROFIA CAUSAS DE ATROFIA 1. ATROFIA POR IGNORÂNCIA Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.

Leia mais

O que há por trás do véu?

O que há por trás do véu? O que há por trás do véu? Ex 34:29-35 Ao lermos esses versículos, a primeira coisa que observamos é que Moisés era um homem, um líder muito próximo, muito íntimo de Deus! A ponto de ficar com o seu rosto

Leia mais

COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO 1 CATEQUESE VOCACIONAL 1. ACOLHIMENTO 2. ORAÇÃO INICIAL: A catequese deve iniciar sempre com uma oração conjunta: Todos de pé rezamos pedindo ao Senhor que continue a chamar jovens para a vida sacerdotal

Leia mais

O Dom do Espírito Santo

O Dom do Espírito Santo Apostila Fundamentos O Dom do Espírito Santo... e recebereis o dom do Espírito Santo. At 2:38 D o n s d o E s p í r i t o S a n t o P á g i n a 2 O Dom do Espírito Santo Este é outro ensino fundamental

Leia mais

Louvar a Deus. Dar a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César. Nº 35A 29º Domingo do Tempo Comum - 19.10.2014

Louvar a Deus. Dar a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César. Nº 35A 29º Domingo do Tempo Comum - 19.10.2014 Nº 35A 29º Domingo do Tempo Comum - 19.10.2014 Louvar a Deus 1. Dar a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César Tu és Amor. Tu és Trindade. Tu és Sabedoria. Tu és segurança. Tu és alegria e paz.

Leia mais

IPERON - ABRIL VERDE/2016 5 PASSOS PARA UMA LIDERANÇA DE RESULTADOS

IPERON - ABRIL VERDE/2016 5 PASSOS PARA UMA LIDERANÇA DE RESULTADOS IPERON - ABRIL VERDE/2016 5 PASSOS PARA UMA LIDERANÇA DE RESULTADOS Adm. Ramiro Vieira, Msc Coach Abril/2016 O Líder Nasce ou se Torna Líder? Nem todos os que se esforçam para ser líderes têm condições

Leia mais

www.comunidadepedraviva.com.br TRILHO PEDRA VIVA

www.comunidadepedraviva.com.br TRILHO PEDRA VIVA TRILHO PEDRA VIVA ROTEIRO PARA PLANTAÇÃO DE VIDAS Um provérbio chinês nos lembra : se sua visão é para um ano, plante trigo; se sua visão é para uma década, plante árvores; se sua visão é para toda a vida,

Leia mais

A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução.

A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução. A Brit Hadasha fala sobre a Torah A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução. A Brit Hadasha /

Leia mais

Evangelho de Lucas. O caminho aberto por Jesus: é o começo da Alegria em Deus Misericordioso.

Evangelho de Lucas. O caminho aberto por Jesus: é o começo da Alegria em Deus Misericordioso. Evangelho de Lucas O caminho aberto por Jesus: é o começo da Alegria em Deus Misericordioso. A Dimensão Bíblica da Missão Verbita Brasil Norte SVD Referente: Benjamin Eber Barrios (Gigio) SVD Material

Leia mais

Meninos e Meninas Brincando

Meninos e Meninas Brincando Meninos e Meninas Brincando J. C. Ryle "As praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão." (Zc.8:5) Queridas crianças, o texto acima fala de coisas que acontecerão. Deus está nos

Leia mais

...Festa do Credo 2000 FESTA DO CREDO RITOS INICIAIS

...Festa do Credo 2000 FESTA DO CREDO RITOS INICIAIS FESTA DO CREDO RITOS INICIAIS Entrada: Comentador: Boa tarde a todos e benvindos a esta celebração. De livre vontade e cheios de alegria vamos ao encontro do Senhor imitando as multidões que outrora seguiam

Leia mais

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO Texto Base: João 4:19 a 24 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me

Leia mais

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista:

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista: Guião da celebração Festa do Pai-Nosso Núcleo seminário passionistas 2º Ano de catequese 2 Junho de 2012 Saudação inicial: Catequista: Boa tarde A nossa comunidade está hoje em festa, porque as crianças

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

APRENDENDO COM AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS

APRENDENDO COM AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 0 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 6.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

RU Reunião de Unidade Tema: As 50 Melhores Dicas para uma Consultora de sucesso!!!!!!

RU Reunião de Unidade Tema: As 50 Melhores Dicas para uma Consultora de sucesso!!!!!! RU Reunião de Unidade Tema: As 50 Melhores Dicas para uma Consultora de sucesso!!!!!! Conhecimento gera Crescimento!! Porque você pode! 1 - Dizer SIM ao convite da Oportunidade Perfeita 2 - Ter sempre

Leia mais

A & C. Agradecemos confirmação até ao dia de Maio de 2012. A & C. Foi num momento especial que nos cruzamos,

A & C. Agradecemos confirmação até ao dia de Maio de 2012. A & C. Foi num momento especial que nos cruzamos, Primeiro foi o conhecimento, depois a amizade, seguiu-se um encontro, depois outro e outros mais e finalmente o amor, que nos une agora e para sempre. Será com a palavra sim que daremos início aquele que

Leia mais

Santificação e Práticas Cristãs

Santificação e Práticas Cristãs Santificação e Práticas Cristãs EBA IBCU Jul 15 Wagner Fonseca 3ª Aula 1ª Aula Santidade Perfeita Crescimento em Santidade Vida Cristã Morte Física Escravo do Pecado Não Cristão SALVAÇÃO 2ª Aula Palavra

Leia mais

Treinamento sobre Progress Report.

Treinamento sobre Progress Report. Treinamento sobre Progress Report. Objetivo O foco aqui é trabalhar o desenvolvimento pessoal de cada aluno. O instrutor irá analisar cada um e pensar em suas dificuldades e barreiras de aprendizado e,

Leia mais

CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO. APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS Volume 06 de 07

CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO. APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS Volume 06 de 07 CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS Volume 06 de 07 A trindade sempre existiu, mas se apresenta com maior clareza com vinda de Cristo e a redação do Novo Testamento. Por exemplo,

Leia mais

Meu Guia. Pamella Padilha

Meu Guia. Pamella Padilha Meu Guia Pamella Padilha Meu Guia Sentir se confiante (postura na coluna) para falar, pensar, agir, olhar. Posso olhar e falar com qualquer pessoa, desde o mendigo até a pessoa mais linda do mundo, ter

Leia mais

Competências e Habilidades

Competências e Habilidades Competências e Habilidades Aula 11 Gestão da Carreira Autoconhecimento Personalidade Motivações Valores Habilidades Interesses Análise do Ambiente Definição de objetivos Ações / Estratégias 2 1 Gerenciamento

Leia mais

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 INTRODUÇÃO: De conformidade com a palavra de Deus, o obreiro deve ter um bom, correto e eficaz relacionamento

Leia mais

DIOCESE DE GUARABIRA. Pastoral Familiar O QUE NÃO É PLANEJAMENTO PASTORAL MISSIONÁRIO

DIOCESE DE GUARABIRA. Pastoral Familiar O QUE NÃO É PLANEJAMENTO PASTORAL MISSIONÁRIO DIOCESE DE GUARABIRA Pastoral Familiar O QUE NÃO É PLANEJAMENTO PASTORAL MISSIONÁRIO Planejamento pastoral missionário não é uma caixa de mágicas nem um amontoado de quantificar não é planejar; Não é previsão

Leia mais

PARA O MATRIMÓNIO. R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo.

PARA O MATRIMÓNIO. R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo. MATRMÓNO 321 rmãos e irmãs: Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar o amor dos nossos irmãos N. e N., confiemo-los ao Senhor, dizendo (ou: cantando): Ou: Abençoai,

Leia mais

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós!

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós! 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles! Mt 18,20 -O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de Nós! Desenha o

Leia mais

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após cerimônia de encerramento do 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) Vitória-ES, 1º de setembro de 2009

Leia mais

Administração dinâmica da igreja: procedimentos e ações. 01/10/2013 Pb. Newton Roberto Sathler Romero

Administração dinâmica da igreja: procedimentos e ações. 01/10/2013 Pb. Newton Roberto Sathler Romero Administração dinâmica da igreja: procedimentos e ações 01/10/2013 Pb. Newton Roberto Sathler Romero Perguntas Inquietantes Por que a nossa igreja não cresce como aquela outra? Será que estamos orando

Leia mais

O Discipulado e a Vida da Igreja

O Discipulado e a Vida da Igreja Série Estudos Bíblicos Nº 2 O Discipulado e a Vida da Igreja Um Estudo Bíblico Essencial ao Crescimento e Maturidade Cristã Ademir Ifanger E s t u d o s B í b l i c o s P á g i n a 2 Índice Estudo Bíblico

Leia mais

F C G Am Meu coração se alegra com cantos e palmas celebro F C Bb C Dm Ao Deus Uno Santo e Trino, vivendo bem a fé que professo.

F C G Am Meu coração se alegra com cantos e palmas celebro F C Bb C Dm Ao Deus Uno Santo e Trino, vivendo bem a fé que professo. DIA DO SENHOR (Letra e Música André Cruz) Faixa 1 Intro: : Am G F G : Am G Am F G Hoje é o dia do senhor Am G Am F G Quero celebrar com a Igreja Am G Am F G Bom é adentrar pelos teus átrios Am G Am Pois

Leia mais

Autoconfiança. Prof. Raul Franzolin Neto. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos USP-Pirassununga [email protected]

Autoconfiança. Prof. Raul Franzolin Neto. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos USP-Pirassununga rfranzol@usp.br Autoconfiança Prof. Raul Franzolin Neto Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos USP-Pirassununga [email protected] Nada aprenderam de mim, senão o que já sabiam e que são eles quem por si mesmos

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. DONS ESPIRITUAIS: Chaves Para o Ministério

Treinamento de Instrutores Bíblicos. DONS ESPIRITUAIS: Chaves Para o Ministério North American Division Portuguese Ministry Treinamento de Instrutores Bíblicos DONS ESPIRITUAIS: Chaves Para o Ministério Dons Espirituais: Chaves Para o Ministério I. Por que devemos aprender sobre os

Leia mais

M U L H E R E S D O B R A S I L. Setembro2015

M U L H E R E S D O B R A S I L. Setembro2015 M U L H E R E S D O B R A S I L Setembro2015 COMITÊ SOCIAL A Voz das Mulheres Palestra Andrea Chamma Cristina Schulman Maria Elisa Curcio Inegociáveis Não advogamos em causa própria; Todo o trabalho deve

Leia mais

EU VIM PARA SERVIR? Autor: Tiago Ferro Pavan

EU VIM PARA SERVIR? Autor: Tiago Ferro Pavan EU VIM PARA SERVIR? Autor: Tiago Ferro Pavan (Entra um jovem em cena e se depara com um cartaz da campanha da fraternidade (2015). O jovem lê o lema em voz alta): JOVEM: (Lendo) Eu vim para servir! JOVEM:

Leia mais

Não devemos ser levados a crer que as Disciplinas são para os gigantes espirituais e, por isso, estejam além de nosso alcance; ou para os

Não devemos ser levados a crer que as Disciplinas são para os gigantes espirituais e, por isso, estejam além de nosso alcance; ou para os Não devemos ser levados a crer que as Disciplinas são para os gigantes espirituais e, por isso, estejam além de nosso alcance; ou para os contemplativos que devotam todo o tempo à oração e à meditação.

Leia mais

Paulo. O sofrimento de Paulo

Paulo. O sofrimento de Paulo Paulo O sofrimento de Paulo Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados;

Leia mais

EAA Editora ARARA AZUL Ltda Revista Virtual de Cultura Surda ENTREVISTA. Carilissa Dall Alba

EAA Editora ARARA AZUL Ltda Revista Virtual de Cultura Surda ENTREVISTA. Carilissa Dall Alba EAA Editora ARARA AZUL Ltda Revista Virtual de Cultura Surda IDENTIFICAÇÃO Nome: Cidade: Estado: País: Formação: Profissão: Local de Trabalho: Local de Estudo: Contatos: Santa Maria RS Brasil Mestrado

Leia mais

ADORAÇÃO IRRESISTÍVEL Adoradores quebrantados movendo o coração de Deus

ADORAÇÃO IRRESISTÍVEL Adoradores quebrantados movendo o coração de Deus ADORAÇÃO IRRESISTÍVEL Adoradores quebrantados movendo o coração de Deus LEMA E VISÃO 2012.2015 ADORAÇÃO IRRESISTÍVEL Adoradores quebrantados movendo o coração de Deus Por Pr. Amadilson de Paula Diretor

Leia mais

Caderno de Anotações

Caderno de Anotações Caderno de Anotações Principais apontamentos do Programa Negócios & Soluções de 24/07/2004 Tema: CRIATIVIDADE EM VENDAS E COMUNICAÇÃO COM O MERCADO - O que faz com que duas empresas concorrentes do mesmo

Leia mais

Deus espera algo de nós

Deus espera algo de nós Deus espera algo de nós 2) Compartilhar o Evangelho deve se tornar um estilo de vida de todo cristão. Deus planejou que cada um de nós, vivendo seu dia-a-dia, fosse uma testemunha de Jesus. Mas o diabo,

Leia mais

INSTRUÇÕES: Crédito imagem: metasinergia desenvolvimento de pessoas

INSTRUÇÕES: Crédito imagem: metasinergia desenvolvimento de pessoas Crédito imagem: metasinergia desenvolvimento de pessoas INSTRUÇÕES: As 12 seções da roda da vida representam um panorama global de sua vida ; Você deve apontar o seu nível se satisfação em cada seção,

Leia mais

Curioso. Cozinheiro. Comunicador. Idealista nato. por profissão, por natureza, nas horas vagas.

Curioso. Cozinheiro. Comunicador. Idealista nato. por profissão, por natureza, nas horas vagas. Curioso por profissão, Comunicador por natureza, Cozinheiro nas horas vagas. Idealista nato. ABOUT US APRESENTAÇÃO Muito Prazer, meu nome é Márcio Mussarela Se você procura energia, entusiasmo e espontaneidade

Leia mais

Evangelizadora, antes de mais, em razão do seu nome. A Universidade Católica não é

Evangelizadora, antes de mais, em razão do seu nome. A Universidade Católica não é A UNIVERSIDADE CATÓLICA E A SUA PROJECÇÃO EVANGELIZADORA A Universidade Católica, pela sua identidade e missão, tem um indeclinável projecto de evangelização. A Universidade Católica é, por definição,

Leia mais

Estatuto do Grupo de Jovens Juventude Unida Para Encontrar Cristo

Estatuto do Grupo de Jovens Juventude Unida Para Encontrar Cristo Estatuto do Grupo de Jovens Juventude Unida Para Encontrar Cristo TÍTULO I Da Denominação, Missão e Objetivos Art. 1 o - O Grupo Jovem Juventude Unida Para Encontrar Cristo e, doravante aqui denominado

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA - 1) Oração Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o

Leia mais

Koinonia, descobrindo a alegria de pertencer.

Koinonia, descobrindo a alegria de pertencer. ESTUDO 07 TENHAM IGUAL CUIDADO UNS PELOS OUTROS Sinônimos: Cooperem, com igual cuidado, em favor uns dos outros. Sejam solícitos uns para com os outros. Todas as partes tenham o mesmo interesse umas pelas

Leia mais

DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não

DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não crentes, dizendo (ou: cantando), cheios de esperança: R. Cristo,

Leia mais

ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT)

ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT) ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT) A FMT-Escola oferece este Curso para aqueles que tem um chamado para a obra de missões, mas que também queiram servir na igreja local. O CURSO A) CURSO

Leia mais

NOME DO CURSO ORAR É AÇÃO EBA. Nome do professor

NOME DO CURSO ORAR É AÇÃO EBA. Nome do professor ORAR É AÇÃO EBA Aprendendo a ORAR com Paulo Ef. 1:15-19. Por isso também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo

Leia mais

24/06/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

24/06/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República Palavras do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Escola Municipal de Rio Largo, durante encontro para tratar das providências sobre as enchentes Rio Largo - AL, 24 de junho de 2010 Bem,

Leia mais

Os números têm um significado?

Os números têm um significado? Os números têm um significado? Em 600 a.c, aproximadamente, viveu Pitágoras de Samos, conhecido como pensador grego, Pai dos números, filósofo, místico, profeta, estudou e investigou astronomia, geometria,

Leia mais

Tratamento e Análise de Dados e Informações (TADI)

Tratamento e Análise de Dados e Informações (TADI) Tratamento e Análise de Dados e Informações (TADI) Apresentação do Curso Prof. André Martins A USP http://www4.usp.br/index.php/a-usp http://www.webometrics.info/ http://www.arwu.org/ By all means let's

Leia mais

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA Objectivos: 1. Descobrir na entrega da vida de Jesus a plenitude da Sua relação com Deus Pai. 2. Acolher a fidelidade de Jesus a esta relação como geradora de vida

Leia mais

VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA. D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA

VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA. D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque

Leia mais

2015 O ANO DO DISCIPULADO

2015 O ANO DO DISCIPULADO IGREJA DE CRISTO NO BRASIL MINISTÉRIO ICRV 2015 O ANO DO DISCIPULADO NOSSA FUNDAÇÃO A Igreja de Cristo no Brasil foi fundada em 13 de dezembro de 1932, na cidade de Mossoró RN. Como organização denominacional,

Leia mais

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas Índice Introdução Defina suas etapas de vendas corretamente Como definir suas etapas de vendas 03 05 06 2 Introdução Olá,

Leia mais

Amigo de Deus (Tg2.23)

Amigo de Deus (Tg2.23) Amigo de Deus (Tg2.23) Introdução: A Bíblia esta recheada de exemplos de verdadeiras amizades, destacamos as mais importantes e tiramos lições para escolhermos nossas amizades. 20 de julho dia do amigo.

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 1ª Semana da Quaresma Dai-nos,

Leia mais

Lição Oito. Amando aos Outros. (Desenvolvendo um Estilo Compassivo de Vida)

Lição Oito. Amando aos Outros. (Desenvolvendo um Estilo Compassivo de Vida) Livrinho 2 Pàgina 60 Lição Oito Amando aos Outros (Desenvolvendo um Estilo Compassivo de Vida) O amor fica ao centro real do Cristianismo. Ele resume numa só palavra a própria essência da fé cristã. Foi

Leia mais

1. Com o Dízimo, aprendemos a AGRADECER a Deus e ao próximo.

1. Com o Dízimo, aprendemos a AGRADECER a Deus e ao próximo. 1. Com o Dízimo, aprendemos a AGRADECER a Deus e ao próximo. Ao contribuir com o dízimo, saímos de nós mesmos e reconhecemos que pertencemos tanto à comunidade divina quanto à humana. Um deles, vendo-se

Leia mais

Os 7 Melhores Modelos de COACHING em GRUPO

Os 7 Melhores Modelos de COACHING em GRUPO Os 7 Melhores Modelos de COACHING em GRUPO Olá, aqui é o Wilton Neto tudo bem?! E... Coaching em Grupo é muito divertido! Parabéns e obrigado por baixar do Manual com os 7 Melhores Modelos de Coaching

Leia mais

Escola Bíblica Ano Pastoral 2013-2014

Escola Bíblica Ano Pastoral 2013-2014 Escola Bíblica Ano Pastoral 2013-2014 Paróquia do Candal Um jugo suave 8.º encontro 8 de janeiro de 2014-21:30 horas - Cripta da igreja Que procuramos neste encontro? ü Hoje, escutaremos o convite que

Leia mais

A Arte de fazer Apelos

A Arte de fazer Apelos A Arte de fazer Apelos Não despedirá a congregação sem apresentar-lhe a Jesus Cristo, único refúgio do pecador, fazendo veementes apelos que cheguem ao coração dos ouvintes. E.V. 280 Como levar pessoas

Leia mais

Ansiedade. Ansiedade de alerta. Uma reação normal que nos permite enfrentar pressões externas. Ansiedade Traumática

Ansiedade. Ansiedade de alerta. Uma reação normal que nos permite enfrentar pressões externas. Ansiedade Traumática t O que é ansiedade? A ansiedade é a emoção que aparece quando você sente que se aproxima uma ameaça, quando visualiza o futuro de maneira negativa e, em consequência, tenta se preparar para enfrentá-lo.

Leia mais

Indíce. Indice... 1. 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4

Indíce. Indice... 1. 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4 Indíce Sumário Indice... 1 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4 2) Gerar relacionamento / lista de emails... 5 Exemplo... 6 3)Faça a oferta... 7 Exemplo...

Leia mais

Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ

Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ Como foi a missão de Jesus de Nazaré? Viveu o anúncio Anunciou o que viveu Para entender a missão de Jesus Entender o contexto

Leia mais

Lição 7 Compreendendo a Visão da nossa Igreja

Lição 7 Compreendendo a Visão da nossa Igreja Lição 7 Compreendendo a Visão da nossa Igreja 1. O PROPÓSITO DESTA LIÇÃO Nesta lição queremos estudar e compreender melhor a visão que Deus tem nos dado como Convenção para nossas Igrejas locais. Já explicamos

Leia mais

www.interaulaclube.com.br

www.interaulaclube.com.br A UU L AL A O mar Observe atentamente a figura abaixo. Uma olhada mais despreocupada para o desenho pode dar a impressão de que estamos diante de uma região desértica na superfície da Terra. Mas, prestando

Leia mais

8º Capítulo. Petros Os Dons Pilares 1ª Parte

8º Capítulo. Petros Os Dons Pilares 1ª Parte 8º Capítulo Petros Os Dons Pilares 1ª Parte O texto de I Co 12:7-11 fala sobre os dons espirituais, aqui chamados de carismáticos; O texto de Ef 4:11 fala sobre os dons ministeriais, aqui chamados de dons

Leia mais

LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER

LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER INTRODUÇÃO: Qualquer que seja meu objetivo, ler é a atividade básica do aprendizado. Alguém já disse: Quem sabe ler, pode aprender qualquer coisa. Se quisermos estudar a Bíblia,

Leia mais

Perfil da Igreja que possui maturidade

Perfil da Igreja que possui maturidade Perfil da Igreja que possui maturidade TEXTO BÍBLICO BÁSICO Atos 2.7-45 7 - E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?

Leia mais

Saiamos pois, a Ele, fora do arraial... Ademir Ifanger

Saiamos pois, a Ele, fora do arraial... Ademir Ifanger Saiamos pois, a Ele, fora do arraial... Introdução Almejamos uma nova compreensão da espiritualidade, que nos impulsione a realizar o projeto integral de Deus, expressando assim genuína adoração (Jo 4.23-24).

Leia mais

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014.

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014. SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014. Adoração Acolhida Leitura Bíblica: Zacarias 9.9; 16-17. Sugestões de Cânticos: - HE 105 - Louvemos ao Senhor [Ademar de Campos]-

Leia mais

O Papel da Mulher Cristã

O Papel da Mulher Cristã O Papel da Mulher Cristã Hoje as mulheres estão bem mais interessadas em carreiras profissionais e menos desejosas do papel no lar. Porém cada um tem a sua importância. Qual será então, o papel da mulher

Leia mais

19. O que pensar das pessoas que, sofrendo ingratidão por benefícios prestados, não querem mais fazer o bem, com medo de encontrar ingratos?

19. O que pensar das pessoas que, sofrendo ingratidão por benefícios prestados, não querem mais fazer o bem, com medo de encontrar ingratos? 19. O que pensar das pessoas que, sofrendo ingratidão por benefícios prestados, não querem mais fazer o bem, com medo de encontrar ingratos? GUIA PROTECTOR Sens, 1862 Essas pessoas têm mais egoísmo do

Leia mais

ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO

ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO 1 ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO LIÇÃO Nº 01 DIA 16/06/2014 INTRODUÇÃO: Vamos começar uma nova série de estudos em nossas células. Esta será uma série muito interessante

Leia mais

COMBINADOS 2016. O ANO DA ENTREGA.

COMBINADOS 2016. O ANO DA ENTREGA. COMBINADOS 2016. O ANO DA ENTREGA. 2016 É O ANO DA ENTREGA. Temos o melhor time. Disparado! Somos excelentes em sonhos e vamos provar que somos bons também na entrega. Trabalhamos com pessoas de caráter

Leia mais

TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO. Formadora: Helena Gaia

TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO. Formadora: Helena Gaia TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO Formadora: Helena Gaia A VISITA MISSIONÁRIA O QUE É VISITAR? É sair de si e ir ao encontro do outro, reconhecendo que ele existe; É ser mensageiro de Deus, portadores da Boa

Leia mais

A utopia platônica. Perspectiva política da alegoria da caverna: a sofocracia. Educação e política: as três classes

A utopia platônica. Perspectiva política da alegoria da caverna: a sofocracia. Educação e política: as três classes Ideias políticas Platão Pp. 311-312 A utopia platônica Perspectiva política da alegoria da caverna: a sofocracia Educação e política: as três classes A utopia platônica é elaborada na época da decadência,

Leia mais

Salmo 23:! Viva uma vida com tranquilidade

Salmo 23:! Viva uma vida com tranquilidade Anésio Rodrigues Salmo 23 Salmo 23:! Viva uma vida com tranquilidade Salmo 23 O SENHOR é o meu pastor; e nada me faltará. Salmo 23 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Leia mais

Questionário de avaliação diagnóstica / Preliminary questionnaire

Questionário de avaliação diagnóstica / Preliminary questionnaire Este questionário foi aplicado durante o mês de Outubro a 105 alunos do 7º e 8º ano e pretende avaliar o nível de conhecimento que os alunos têm sobre Direitos da Criança. This questionnaire has been applied

Leia mais

BATISMO COM ESPÍRITO SANTO

BATISMO COM ESPÍRITO SANTO 1 BATISMO COM ESPÍRITO SANTO 1 Cantai de júbilo a Deus, força nossa; celebrai o Deus de Jacó.2 Salmodiai e fazei soar o tamboril, a suave harpa com o saltério.3 Tocai a trombeta na Festa da Lua Nova, na

Leia mais

LE 702 a 727 676. Por que o trabalho se impõe ao homem? Por ser uma consequência da sua natureza corpórea. É expiação e, ao mesmo tempo, meio de aperfeiçoamento da sua inteligência... Q. 719 É natural

Leia mais

Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus

Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia

Leia mais

Magistério profético na construção da Igreja do Porto

Magistério profético na construção da Igreja do Porto Magistério profético na construção da Igreja do Porto Excertos do pensamento de D. António Ferreira Gomes entre 1969-1982 A liberdade é sem dúvida um bem e um direito, inerente à pessoa humana, mas é antes

Leia mais

15.053 26 de fevereiro de 2002

15.053 26 de fevereiro de 2002 15.053 26 de fevereiro de 2002 Análise de Sensibilidade apresentado como Perguntas Freqüentes Pontos ilustrados em um exemplo contínuo de fabricação de garrafas. Se o tempo permitir, também consideraremos

Leia mais

Deus nos dá amigos. Um lugar especial. 5anos. Edição do aluno. Estudos bíblicos Pré-escolar. Ano CIV Nº 389

Deus nos dá amigos. Um lugar especial. 5anos. Edição do aluno. Estudos bíblicos Pré-escolar. Ano CIV Nº 389 Deus nos dá amigos Estudos bíblicos Pré-escolar 5anos e6 Ano CIV Nº 389 5107 Um lugar especial Edição do aluno Estamos de volta para mais um trimestre de alegria, aprendizado e muitas descobertas. Você

Leia mais

BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO

BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO Taynná BECKER 1 Priscila GUIDINI 2 RESUMO: O artigo apresenta a importância da fidelização de clientes para as empresas, e como a qualidade

Leia mais

REVENDO A VISÃO E A NOSSA ESTRUTURA

REVENDO A VISÃO E A NOSSA ESTRUTURA AS CINCO FUNÇÕES ESSENCIAIS DA CÉLULA REVENDO A VISÃO E A NOSSA ESTRUTURA A célula tem muitas funções na igreja local, mas queremos ver o que na nossa opinião seriam as funções mais essenciais e indispensáveis.

Leia mais

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo.

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Adoração Eucarística Subsídios Pastorais www.fatima.pt/documentacao André Batista BATISTA, André Adoração Eucarística. Em VAZ, Carla Abreu, coord. Envolvidos no amor de Deus pelo mundo: Itinerário Temático

Leia mais

Conhecendo Deus pessoalmente

Conhecendo Deus pessoalmente Conhecendo Deus pessoalmente O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? Esperar que um raio caia? Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor para

Leia mais

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato Índice Conteúdo Índice... 2 A Importância do Preço Correto... 3 Como chegar ao preço de venda adequado do meu produto?... 3 Como calcular o preço de venda lucro... 5 Como vender meus produtos pela internet...

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

Curso Bíblico. Lição 7 FAZEI DISCÍPULOS

Curso Bíblico. Lição 7 FAZEI DISCÍPULOS Curso Bíblico Lição 7 Lembre-se que é da vontade de Deus que todos os homens se salvem: Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao

Leia mais

Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse. A Bíblia é

Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse. A Bíblia é Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse A Bíblia é Pois é, após um longo percurso de descoberta do Antigo Testamento, chegou a vez de descobrir um pouco mais acerca

Leia mais