Evangelizadora, antes de mais, em razão do seu nome. A Universidade Católica não é

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Evangelizadora, antes de mais, em razão do seu nome. A Universidade Católica não é"

Transcrição

1 A UNIVERSIDADE CATÓLICA E A SUA PROJECÇÃO EVANGELIZADORA A Universidade Católica, pela sua identidade e missão, tem um indeclinável projecto de evangelização. A Universidade Católica é, por definição, evangelizadora. Evangelizadora, antes de mais, em razão do seu nome. A Universidade Católica não é uma Universidade anónima, neutra ou incolor. Pela sua identidade, a Universidade Católica é portadora de um saber e de um valor que decorrem da mensagem do Evangelho. Evangelizadora também pela missão que lhe é confiada pela Igreja e que a sociedade, ao reconhecê la, espera dela. As Universidades Católicas são reconhecidas pela sociedade não apenas enquanto Universidades, mas sobretudo enquanto católicas. A sua especificidade resulta da sua catolicidade. Universidade. O projecto evangelizador da Universidade Católica está na origem e nos fins de A Universidade nasceu à sombra da Igreja, partilhando com ela da preocupação de dar à fé maior vigor racional e de iluminar a razão com a fé. A sua razão de ser primeira está na própria natureza evangelizadora da Igreja. A Universidade continua hoje ao serviço da ciência, da cultura e da sociedade. A Universidade Católica existe para evangelizar a ciência, cuja pesquisa constitui a função mais nobre da Universidade; para evangelizar a cultura, em que a Universidade está inserida, que ajuda a crescer, que transmite aos que a procuram e frequentam; para evangelizar a sociedade de que faz parte e a comunidade que constitui. 1.Desde logo, e em primeiro lugar, a Universidade Católica está ao serviço da evangelização da investigação científica, que é a mais nobre função da Universidade, pela procura da verdade e do sentido último da actividade humana. A Universidade é antes de mais um espaço de investigação, de procura do conhecimento e da verdade. A Universidade Católica é chamada a proclamar o sentido da verdade, à investigação de todos os aspectos da verdade no seu nexo essencial com Deus, suprema Verdade, a estabelecer o diálogo fecundo entre a razão e a fé, a procurar o significado da investigação científica e tecnológica, dando dimensão moral, espiritual e religiosa à pesquisa científica e técnica.

2 A ciência é um saber que precisa de ser orientado. A fé é iluminadora da investigação, um farol que ajuda a perceber o caminho, a descobrir as margens de segurança. A fé é uma sabedoria pré científica e para científica, um conhecimento que precede e estimula a aquisição do saber científico. A Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesia estipula expressamente que a investigação numa Universidade Católica, deve a) perseguir uma integração do conhecimento; b) o diálogo entre a fé e a razão; c) uma preocupação ética; e d) uma perspectiva teológica. O verdadeiro saber é o que resulta da síntese dos vários contributos dos ramos científicos. A Universidade como universitas scientiarum é uma casa de sabedoria. A Universidade Católica, ao afirmar a necessidade, e ao promover a interdisciplinaridade, contribui para que essa síntese da sabedoria encontre o seu fundamento último. A Universidade Católica é chamada a realizar, na investigação, a imbricação fecundante da fé e da razão, de modo a que se ajudem reciprocamente, exercendo uma em prol da outra como afirmou João Paulo II na Encíclica Fides et Ratio a função tanto de discernimento crítico e purificador, como de estímulo para progredir na investigação e no aprofundamento (FR, 100) A Universidade Católica existe para aproximar os cientistas de Deus, dando lhes consciência das limitações do conhecimento científico, remetendo os para o fundamento de todo o conhecimento. A ciência é um território com limites e fronteiras. A fé ajuda a balizar a pesquisa, em termos epistemológicos e em termos éticos, contribui para a percepção dos limites da ciência e do conhecimento científico. Por outro lado, a sociedade contemporânea caracteriza se como sociedade do conhecimento. O conhecimento é o traço distintivo e marcante da sociedade pós industrial. A Universidade Católica é a forma por excelência de a fé marcar o conhecimento e, através dele, a sociedade contemporânea. A Universidade Católica disse o o Cardeal Patriarca de Lisboa D. José Policarpo, quando era Reitor da Universidade Católica Portuguesa é o lugar privilegiado do encontro da Igreja com a sociedade, no intercâmbio das suas perspectivas próprias sobre o homem e sobre o mundo (Policarpo, Obras Escolhidas, UC Editora, vol.3, p.357)

3 cultura. 2. Em segundo lugar, a Universidade Católica está ao serviço da evangelização da A Universidade é uma instituição criadora de cultura, que tem entre os seus fins a promoção social da cultura e a formação cultural dos seus membros. É tarefa da Universidade Católica evangelizar a cultura e evangelizar pela cultura, promovendo para isso o diálogo do evangelho com as diversas culturas humanas, nas diversas civilizações. A cultura da Universidade Católica é dominada pelos valores do evangelho, que encarnam a sua identidade e se traduzem na sua actividade. A cultura da Universidade Católica é, por definição, uma cultura evangélica, que traduz nos seus valores, normas e padrões de comportamento, os princípios cristãos. Ao criar em si mesma, comunitariamente, esta cultura cristã, a UC está a evangelizar a cultura universitária e a cultura que a universidade cria. A cultura moderna tem vindo a perder unidade e estabilidade, à medida que se especializa e que institucionaliza o provisório. O grande contributo da Universidade Católica á cultura contemporânea é o do sentido da unidade e da perenidade definitiva (Policarpo, Idem, 358). A sociedade mediática em que vivemos tem vindo a substituir a cultura letrada pela cultura da imagem. No princípio era o Verbo, mas também o homem criado á imagem de Deus. A centralidade do homem, medida de todas as coisas, contribui para a nitidez da imagem de Deus na nossa cultura contemporânea. A Universidade é ela própria como comunidade como universitas magistrorum ac scholarum portadora de uma cultura. Há uma maneira de ser e de estar catolicamente na Universidade, feita de valores e de virtudes. Entre os valores que informam a identidade da Universidade Católica está a prioridade da ética sobre a técnica, que sublinha as implicações éticas e morais dos métodos e descobertas. Compete à Universidade Católica também evangelizar pela cultura, formar evangelizadores cultos, que dêem testemunho nas suas vidas dos valores que enformam a sua identidade

4 3. Por último, compete à universidade Católica a evangelização da sociedade em que está inserida pelo seu testemunho comunitário. A Universidade Católica é uma forma de presença da Igreja na universidade. Não a única, mas a mais relevante. Compete lhe ser fermento transformador e desafiador. A Universidade é uma comunidade de professores e alunos, uma comunidade de criação e de aprendizagem. A sua dimensão comunitária é um valor no mundo individualizado em que cada vez mais vivemos. A Universidade católica é uma comunidade de fé, de esperança e de caridade, que, pelo seu testemunho, é chamada a evangelizar a sociedade. A inspiração cristã é de toda a comunidade e não apenas dos indivíduos. A Universidade Católica deve ser uma comunidade ao serviço da dignidade humana. A promoção da justiça, através da conferição da mesma igualdade de oportunidades ao maior número possível de pessoas, é tarefa prioritária da Universidade Católica. A Universidade é hoje dos mais decisivos factores de desenvolvimento social pela criação de conhecimento. Compete à Universidade Católica marcar e orientar esse desenvolvimento pela forma como der cunho ao saber pela fé, como der esperança aos esforços de realização da justiça, como der e testemunhar caridade nas relações entre os homens e povos. Não podendo ter a pretensão de todos formar, sendo por isso forçada a abandonar a veleidade de ser escola de massas, a Universidade Católica não pode deixar de procurar maximizar a sua intervenção na sociedade, procurando formar aqueles que maior influência poderão ter na sociedade, o que a obriga a ter a preocupação de preparar elites sociais. A Universidade Católica tem uma importante função socializadora, ou seja, fazedora de sociedade, enquanto educadora. A Universidade Católica pode, e deve, enformar a sociedade através das elites agentes do seu desenvolvimento. 4. A Universidade Católica partilha a sua missão evangelizadora com a Igreja. Não evangeliza fora da Igreja, muito menos contra a Igreja. A comunhão eclesial é condição básica da sua evangelização. Estar em comunhão com a Igreja significa estar em pensamento, acção e oração com a Igreja. Pensar livremente com a Igreja, é contribuir responsavelmente para o seu aprofundamento evangélico. Agir com ela é anunciar a justiça e denunciar a injustiça com ela.

5 Orar com a Igreja significa manter viva, no coração da vida universitária, a relação com Deus, sobretudo através da liturgia diária. A Universidade Católica evangeliza no mundo, nunca separada ou afastada do mundo. A sua autonomia e liberdade, de investigação e de ensino, não é separável da sua responsabilização perante a Igreja e o mundo. 5. Vamos ter o privilégio de aprofundar todas estas questões com os nossos ilustres conferencistas desta tarde, que tenho prazer de apresentar:

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

CONSELHO DIOCESANO DA PRIMAVERA. Macieira de Cambra. 17.Abril Tema: MISSÃO E FAMÍLIA

CONSELHO DIOCESANO DA PRIMAVERA. Macieira de Cambra. 17.Abril Tema: MISSÃO E FAMÍLIA CONSELHO DIOCESANO DA PRIMAVERA Macieira de Cambra 17.Abril.2010 Tema: MISSÃO E FAMÍLIA 1 1. MISSÃO ACTUALIDADE DE UM TEMA - Desafio de João Paulo II : Urgência de uma Nova Evangelização: Nova no ardor,

Leia mais

D. José da Cruz Policarpo. Actualidade da Palavra de Deus

D. José da Cruz Policarpo. Actualidade da Palavra de Deus D. José da Cruz Policarpo Actualidade da Palavra de Deus U n i v e r s i da d e C at ó l i c a E d i to r a Lisboa 2009 Sumário I. Descobrir a fecundidade da Palavra, caminhando com Paulo II. Aprofundar

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen)

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen) MINISTÉRIO DO CATEQUISTA Dom Dimas Mesmo crescendo o número de serviços eclesiais, o do catequista ainda é necessário e fundamental e com características peculiares (RM 73). Isto vem sendo estudado e refletido

Leia mais

À LUZ DA PALAVRA DE DEUS E DA IGREJA: NO MUNDO NA IGREJA NO MCC

À LUZ DA PALAVRA DE DEUS E DA IGREJA: NO MUNDO NA IGREJA NO MCC À LUZ DA PALAVRA DE DEUS E DA IGREJA: NO MUNDO NA IGREJA NO MCC Vivemos uma mudança de época e seu nível mais profundo é o cultural. Dissolve-se a concepção integral do ser humano, sua relação com o mundo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 3 º ANO Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças

Leia mais

Ousar evangelizar os Pais

Ousar evangelizar os Pais Ousar evangelizar os Pais Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom José da Cruz Policarpo Conferência na Assembleia Diocesana dos Catequistas Benedita, 18 de Fevereiro de 2006 1. O problema da evangelização dos

Leia mais

Comissão Episcopal da Educação Cristã M E N S A G E M. Educação Cristã: um Serviço e um Compromisso

Comissão Episcopal da Educação Cristã M E N S A G E M. Educação Cristã: um Serviço e um Compromisso M E N S A G E M Educação Cristã: um Serviço e um Compromisso 1. A educação é tão importante na vida do ser humano que, sem ela, ninguém cresce harmoniosamente e ultrapassa um estilo de vida marcado pela

Leia mais

A nossa MISSÃO: Com os pobres, acolher, servir, acompanhar e defender as suas causas

A nossa MISSÃO: Com os pobres, acolher, servir, acompanhar e defender as suas causas A nossa VISÃO: Construir uma civilização de amor A Cáritas em Portugal quer ser testemunho da fraternidade da comunidade cristã para com os mais pobres a partir da Ação Social da Igreja construtora de

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO 2018 3.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Educação

Leia mais

NOTA PASTORAL REESTRUTURAÇÃO DA CÚRIA DIOCESANA. 1. A renovação conciliar na reestruturação da Cúria Diocesana

NOTA PASTORAL REESTRUTURAÇÃO DA CÚRIA DIOCESANA. 1. A renovação conciliar na reestruturação da Cúria Diocesana NOTA PASTORAL REESTRUTURAÇÃO DA CÚRIA DIOCESANA 1. A renovação conciliar na reestruturação da Cúria Diocesana A renovação da Igreja, como comunidade enviada em missão, tão necessária para evangelizar a

Leia mais

CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil

CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil CNLB Conselho Nacional do Laicato do Brasil Somos leigos e leigas... - Marcados pelo batismo, a maior parcela do Povo de Deus = Igreja - Corresponsáveis pela missão de Jesus = Igreja - De maneira singular,

Leia mais

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA 4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA PAI, DAI-NOS SABEDORIA YOU PRAY Pai, dai-nos sabedoria para Vos reconhecer; desejo de Vos procurar;

Leia mais

Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ

Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E ATITUDES O aluno deve ficar capaz de: Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/2019 Critérios de avaliação e programação Educação

Leia mais

TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO. Formadora: Helena Gaia

TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO. Formadora: Helena Gaia TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO Formadora: Helena Gaia A VISITA MISSIONÁRIA O QUE É VISITAR? É sair de si e ir ao encontro do outro, reconhecendo que ele existe; É ser mensageiro de Deus, portadores da Boa

Leia mais

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Imersão progressiva na onda do Espírito, acompanhada por testemunhas feita de escuta, encontros e experiências no coração do REINO/COMUNIDADE

Leia mais

Participe, seja um colaborador na construção de um Cultura de Paz! A Semana da Paz é uma forma de pensar ações que sejam contínuas e duradouras!

Participe, seja um colaborador na construção de um Cultura de Paz! A Semana da Paz é uma forma de pensar ações que sejam contínuas e duradouras! SEMANA DA PAZ 2011 18 à 25 de Setembro O Serviço Social do Comércio (SESC/PG) em parceria com o Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências (NEP/UEPG) convida a todos

Leia mais

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto VIVER A CATEQUESE BATISMAL Arquidiocese de Ribeirão Preto O que é Catequese Batismal? A preparação para o Sacramento do Batismo, sem dúvida, é uma tarefa fascinante e necessária à vida pastoral de nossas

Leia mais

COMUNIDADE CRIATIVA UM OLHAR PARA FORA

COMUNIDADE CRIATIVA UM OLHAR PARA FORA 11 2 COMUNIDADE CRIATIVA UM OLHAR PARA FORA Introdução Na semana passada estudamos sobre acolhimento, uma importante característica de nossa comunidade. Hoje vamos conversar sobre a comunidade criativa.

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Igreja 1. Identidade e

Leia mais

Catequese e Renovação

Catequese e Renovação Catequese e Renovação Lugar de Magnificat e Conversão Alguns desafios que poderão ajudar a pensar o acto catequético: -----Pensar as dificuldades e as possibilidades da transmissão da fé no mundo de hoje

Leia mais

1º Ciclo. Educação Moral e Religiosa Católica 2016/ º Ano. 4º Ano. 1º Ano. 2º Ano

1º Ciclo. Educação Moral e Religiosa Católica 2016/ º Ano. 4º Ano. 1º Ano. 2º Ano 1º Ciclo Religiosa Cultura Cristã e Visão Cristã Ética e Moral A. Compreender o que são o fenómeno religioso e a experiência religiosa. B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO 2018 1.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais da disciplina de Educação

Leia mais

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 3º ANO -2017/2018 3.º ANO 1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças têm dignidade e valor. RESDP

Leia mais

1º Ciclo - Ano letivo 2018 / 2019

1º Ciclo - Ano letivo 2018 / 2019 Compreender o que são o fenómeno religioso e a experiência religiosa. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. Identificar o núcleo central do cristianismo e do catolicismo.

Leia mais

1º Ciclo - Ano letivo 2017/2018

1º Ciclo - Ano letivo 2017/2018 1º Ciclo - Ano letivo 2017/2018 A. Compreender o que são o fenómeno religioso e a experiência religiosa. B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. E. Identificar o núcleo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS 4. a EDIÇÃO 1 O CICLO ENSINO BASICO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA EVANGÉLICA PROGRAMA DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO À DESCOBERTA DE UM MUNDO DIFERENTE OBJECTIVOS GERAIS:

Leia mais

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017 02 de julho de 2017 13º Domingo do Tempo Comum Sejam bem-vindos à celebração eucarística. Convocados pelo Pai, incorporados a Cristo e movidos pelo Espírito Santo, tornamo-nos assembleia celebrativa para

Leia mais

Um pensamento em acção: D. José da Cruz Policarpo

Um pensamento em acção: D. José da Cruz Policarpo Um pensamento em acção: D. José da Cruz Policarpo U N I V E R S I DA D E C AT Ó L I C A E D I TO R A Lisboa 2011 Índice Apresentação............................... 7 Manuel Braga da Cruz A Teologia dos

Leia mais

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão Na linha da primeira urgência das DGAE, uma Igreja em estado permanente de missão, destacam-se as seguintes ações concretas: - Formação e missão;

Leia mais

PLANO TRIENAL DE FORMAÇÃO PERMANENTE para Catequistas

PLANO TRIENAL DE FORMAÇÃO PERMANENTE para Catequistas PLANO TRIENAL DE FORMAÇÃO PERMANENTE para Catequistas Crescer em humanidade e na fé através de processos ricos em humanidade e fé João Paulo II XV jornadas da Juventude Tor Vergata -2000 «Evangelizar constitui,

Leia mais

Compromisso Educativo

Compromisso Educativo Compromisso Educativo Colégio de Nossa Senhora do Rosário PORTO Compromisso Educativo O Colégio de Nossa Senhora do Rosário pertence ao Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM).

Leia mais

HOMILIA NA EUCARISTIA DOS 50 ANOS DA ULTREIA DE MATOSINHOS

HOMILIA NA EUCARISTIA DOS 50 ANOS DA ULTREIA DE MATOSINHOS 1.Celebramos esta Eucaristia na Igreja de S. Miguel de Leça da Palmeira, em cuja paróquia, há precisamente 50 anos, se iniciaram as Ultreias do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, na Vigararia de Matosinhos.

Leia mais

EVANGELIZAÇÃO CONTEXTUAL

EVANGELIZAÇÃO CONTEXTUAL Prof Gedeon J Lidório Jr Faculdade Teológica Sul Americana Francis Shaeffer previa um tempo em que a aparência moral seria mais importante que os valores morais. Vivemos esta época hoje e podemos nitidamente

Leia mais

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo Números: 241-275 5. Números: 241-274 A ação transformadora do cristão no mundo Capítulo 3 - Item 5 Números: 242-243 Reino de Deus A Igreja é chamada a ser sinal e promotora do Reino de Deus Como membros

Leia mais

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UMA PROMESSA DE DEUS O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar

Leia mais

agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15).

agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15). agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15). Em sua Carta Diogneto afirma que: os cristãos são alma do mundo. Assim como a alma está no corpo, assim

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

APRENDENDO COM AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS

APRENDENDO COM AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 0 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 6.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

HUMANO DRAGÃO ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AFECTIVO. Autonomia

HUMANO DRAGÃO ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AFECTIVO. Autonomia HUMANO DRAGÃO ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AFECTIVO Relacionamento e Sensibilidade Valorizar e demonstrar sensibilidade nas suas relações afectivas, de modo consequente com a opção de vida assumida. Respeitar

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 03/04 PLANIFICAÇÃO ANUAL º CICLO EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 6ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC,aprovado pela Comissão

Leia mais

DISCURSO. Por ocasião do Lançamento da Revista Electrónica da UCM: REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

DISCURSO. Por ocasião do Lançamento da Revista Electrónica da UCM: REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DISCURSO Por ocasião do Lançamento da Revista Electrónica da UCM: REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Senhores Directores, Directores Adjuntos Pedagógicos e Administradores das Faculdades

Leia mais

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE SUBSÍDIOS PASTORAIS CONFORME DMPB E EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PASTORES GREGIS NATUREZA E FINALIDADE Visita pastoral é a que

Leia mais

O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual

O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo- metodológico. Como organizar a ação ). Tituto 02: O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

8h Acolhida e Cafezinho 8h30 Oração Abertura e Apresentação 8h45 1ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 10h Intervalo 10h15 2ª Palestra Ir.

8h Acolhida e Cafezinho 8h30 Oração Abertura e Apresentação 8h45 1ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 10h Intervalo 10h15 2ª Palestra Ir. 8h Acolhida e Cafezinho 8h30 Oração Abertura e Apresentação 8h45 1ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 10h Intervalo 10h15 2ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 12h Almoço 13h trabalho em grupos - Ir. Helena

Leia mais

Reflexões 2011 Bento Gonçalves UNIVERSIDADE CATÓLICA Prof. Draiton de Souza (FFCH)

Reflexões 2011 Bento Gonçalves UNIVERSIDADE CATÓLICA Prof. Draiton de Souza (FFCH) Reflexões 2011 Bento Gonçalves UNIVERSIDADE CATÓLICA Prof. Draiton de Souza (FFCH) Introdução (contextualização) 1. Univ. Católica e o Direito Canônico 2. Univ. Católica e o Concílio Vaticano II 3.Univ.

Leia mais

Magistério profético na construção da Igreja do Porto

Magistério profético na construção da Igreja do Porto Magistério profético na construção da Igreja do Porto Excertos do pensamento de D. António Ferreira Gomes entre 1969-1982 A liberdade é sem dúvida um bem e um direito, inerente à pessoa humana, mas é antes

Leia mais

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC Bispo Diocesano de Limeira (SP)

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC Bispo Diocesano de Limeira (SP) Apresentação Que a paz do Cristo esteja com você e todos os seus. A mim pelo ofício do dever, apresento este Manual do Ministro Leigo, preparado e organizado pelo Revmo. Pe. Pedro Leandro Ricardo, Reitor

Leia mais

ESTATUTOS DAS EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA

ESTATUTOS DAS EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA ESTATUTOS DAS EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA Os seguintes estatutos referem-se ao Movimento das Equipas de Jovens de Nossa Senhora (E.J.N.S.) que nasceu em 1976 em Roma no Encontro Internacional das

Leia mais

Jo 15,16: não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais frutos, e o vosso fruto permaneça.

Jo 15,16: não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais frutos, e o vosso fruto permaneça. Jo 15,16: não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais frutos, e o vosso fruto permaneça. O objetivo deste ensino é orientar aqueles que assumem uma

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 10,26-33)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 10,26-33) 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A 25 de Junho de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 10,26-33) Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: Não tenhais medo dos homens,

Leia mais

Vasco António da Cruz Gonçalves. Catequese de Adultos. para repensar a pastoral da Igreja em Portugal. Universidade Católica Editora

Vasco António da Cruz Gonçalves. Catequese de Adultos. para repensar a pastoral da Igreja em Portugal. Universidade Católica Editora Vasco António da Cruz Gonçalves Catequese de Adultos para repensar a pastoral da Igreja em Portugal Universidade Católica Editora Lisboa 2011 Catalogação recomendada GONÇALVES, Vasco António da Cruz Catequese

Leia mais

Aulas Previstas Para Lecionação de Para Avaliação 1. 1º Período

Aulas Previstas Para Lecionação de Para Avaliação 1. 1º Período PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 12º ANO DE ESCOLARIDADE 2016/2017 Períodos Escolares 1º Período Temas/Conteúdos programáticos CIÊNCIA E RELIGIÃO Qual é o domínio

Leia mais

PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL

PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL 15/8/2011 CONSELHO DE PASTORAL DIOCESE DE CARAGUATATUBA 16/06/2010 PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL A pastoral consiste em atualizar para o nosso tempo as atitudes de Jesus como bom pastor. A boa

Leia mais

SER CATEQUISTA NOS DIAS DE HOJE

SER CATEQUISTA NOS DIAS DE HOJE Quem é o leigo catequista? SER CATEQUISTA NOS DIAS DE HOJE Pessoas que descobrem, na experiência de fé e na inserção na comunidade, a vocação de catequista. Exercem essa missão com esmero, com doação e

Leia mais

A comunicação da Igreja no Brasil na ótica do Diretório de Comunicação

A comunicação da Igreja no Brasil na ótica do Diretório de Comunicação A comunicação da Igreja no Brasil na ótica do Diretório de Comunicação Uma longa história de vivência e exercício da ação evangelizadora como prática de comunicação no Brasil 1963 - Inter mirifica, fruto

Leia mais

Educação Moral e Religiosa Católica

Educação Moral e Religiosa Católica Educação Moral e Religiosa Católica Plano Anual do 11º ano de escolaridade Aulas previstas Períodos Aulas 1.º Período 26 2.º Período 24 3.º Período 12 Total 62 Plano global Atividade 1.º Período 2.º Período

Leia mais

Maria Inês Amaro Catarina Batista. Vidas. 25 anos de voluntariado. de Missão. dos Leigos para o Desenvolvimento

Maria Inês Amaro Catarina Batista. Vidas. 25 anos de voluntariado. de Missão. dos Leigos para o Desenvolvimento Maria Inês Amaro Catarina Batista Vidas de Missão 25 anos de voluntariado dos Leigos para o Desenvolvimento Lisboa Universidade Católica Editora 2012 Índice Nota prévia 9 Introdução 11 Capítulo 1 Acção,

Leia mais

Vogal de Formação Cadernos de Serviços

Vogal de Formação Cadernos de Serviços Vogal de Formação Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: Para uma vivência cristã plena, o jovem necessita de se formar como tal, num ritmo de formação contínuo adaptado

Leia mais

Onde Situar a Catequese hoje?

Onde Situar a Catequese hoje? Onde Situar a Catequese hoje? Qual é o nosso conceito de catequese? Conceito amplo Itinerário amplo Conceito estrito Limitado ao momento do encontro A CATEQUESE É UMA AÇÃO ESSENCIALMENTE EDUCATIVA AÇÃO

Leia mais

MENSAGEM. «La liturgie, sommet et source de la miséricorde» A liturgia cume e fonte da misericórdia Fátima de Julho 2016

MENSAGEM. «La liturgie, sommet et source de la miséricorde» A liturgia cume e fonte da misericórdia Fátima de Julho 2016 [Prot. n. 144/16] MENSAGEM «La liturgie, sommet et source de la miséricorde» A liturgia cume e fonte da misericórdia Fátima 25-29 de Julho 2016 No centro da Revelação de Jesus Cristo, encontramos como

Leia mais

Programa Educativo 2011/2012

Programa Educativo 2011/2012 Museu Nacional de Arqueologia Sector Educativo e de Extensão Cultural Edifício do Mosteiro dos Jerónimos Praça do Império 1400-206 Lisboa tel. 21 362 00 00 fax. 21 362 00 16 mnarq.escolas@imc-ip.pt mnarq.seducativo@imc-ip.pt

Leia mais

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO 1 CATEQUESE VOCACIONAL 1. ACOLHIMENTO 2. ORAÇÃO INICIAL: A catequese deve iniciar sempre com uma oração conjunta: Todos de pé rezamos pedindo ao Senhor que continue a chamar jovens para a vida sacerdotal

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)

Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) PREÂMBULO Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui

Leia mais

O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL A ESPIRITUALIDADE CONJUGAL

O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL A ESPIRITUALIDADE CONJUGAL O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL A ESPIRITUALIDADE CONJUGAL 1 Porquê um Tema de Estudo na pedagogia das ENS 1.1 As três Atitudes Procura Assídua da Vontade de Deus Escritura Doutrina Cultura Razões

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA GRÃO DE MOSTARDA- FERMENTO DA MULHER - Mateus 13,31-35 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Segunda-feira da 17ª Semana do Tempo

Leia mais

ÍNDICE. 1.1 Apresentação do Centro...2. 1.2 Direitos...2. 1.3 - Deveres...3. 1.4 - Organização...3

ÍNDICE. 1.1 Apresentação do Centro...2. 1.2 Direitos...2. 1.3 - Deveres...3. 1.4 - Organização...3 ÍNDICE I - 1.1 Apresentação do Centro...2 1.2 Direitos......2 1.3 - Deveres...3 1.4 - Organização...3 II Voluntariado 2.1 Apresentação do Voluntário...4 2.2 Perfil do Voluntário...5 2.3 Funções...6 2.4

Leia mais

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é

Leia mais

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura Classe Adultos Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Explicar que proclamar Cristo é a tarefa prioritária da Igreja. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Leia mais

Perfil Profissional de Treinador

Perfil Profissional de Treinador Programa Nacional de FORMAÇÃO de Treinadores Grau1 Perfil Profissional de Treinador Perfil Profissional - GRAU I O Grau I corresponde à base hierárquica de qualificação profissional do treinador desportivo.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS 1º PERÍODO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Planificação Anual da Disciplina de EMRC 10º ano Ano Letivo de 2014/2015 Manual adotado: Alicerces Domínios e Objetivos Sequências/Conteúdos I. UM

Leia mais

EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES

EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES BREGENSKE, Édna dos Santos Fernandes* Em seu livro, a autora levanta a questão da formação do educador e a qualidade de seu trabalho. Deixa bem claro em diversos

Leia mais

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial COMIPA Conselho Missionário Paroquial A Missão primordial da Igreja é ser Missionária. Por isso, é necessária a criação e a organização, em nossas paróquias, de um Conselho Missionário Paroquial que, com

Leia mais

Temos, por isso, um longo histórico de contributos em prol do progresso e desenvolvimento de Portugal.

Temos, por isso, um longo histórico de contributos em prol do progresso e desenvolvimento de Portugal. Conferência Envelhecimento Ativo Uma prioridade para Portugal Centro Cultural de Belém, Lisboa, 7 de junho de 2017 Intervenção do Presidente da CIP, António Saraiva Exmo. Senhor Provedor da Santa Casa

Leia mais

Natal do Senhor-Ano A. «O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem..»

Natal do Senhor-Ano A. «O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem..» «O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem..» 1 Ambiente: A Igreja primitiva recorreu, com frequência, a hinos para celebrar, expressar e anunciar a sua fé. O prólogo ao Evangelho

Leia mais

Comunidade D Descobrir (Discípulos) (Novembro/Dezembro) I Integrar (Comunidade) (Janeiro/Fevereiro/Março) P Proclamar (Evangelho) (Abril/Maio/Junho)

Comunidade D Descobrir (Discípulos) (Novembro/Dezembro) I Integrar (Comunidade) (Janeiro/Fevereiro/Março) P Proclamar (Evangelho) (Abril/Maio/Junho) Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Diocese de Coimbra Ano Pastoral 2013-2014 Vós sois o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um membro (1 Cor 12,27) Enquadramento - Comunidade DIP É chegado

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 123, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 123, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 123, DE 2015 Dispõe sobre a atividade de Ministro de Confissão Religiosa e carreiras afins. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º É requisito mínimo para o exercício da função

Leia mais

Ir ao coração da Fé Formar para uma Fé adulta «Permanecei firmes e sólidos na fé» (Col 1, 23)

Ir ao coração da Fé Formar para uma Fé adulta «Permanecei firmes e sólidos na fé» (Col 1, 23) Ir ao coração da Fé Formar para uma Fé adulta «Permanecei firmes e sólidos na fé» (Col 1, 23) Apresenta-se uma proposta de itinerário de oração e reflexão para as reuniões de catequistas, com base na Carta

Leia mais

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:-

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- - quando a comunidade está em oração durante a perseguição (At 4,31); - quando Pedro acolhe

Leia mais

METAS CURRICULARES DE EMRC 2º CICLO REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB

METAS CURRICULARES DE EMRC 2º CICLO REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB METAS CURRICULARES DE EMRC REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB FÁTIMA, 26 DE JANEIRO DE 2014 2007 2014 O QUE MUDA? 2007 2014 5º ANO UL1: Viver juntos UL1: Viver juntos UL2: A água, fonte

Leia mais

BOLETIM MENSAL NOVEMBRO

BOLETIM MENSAL NOVEMBRO BOLETIM MENSAL NOVEMBRO - 2015 Neste mês, com base no Glossário do novo Ideais Fundamentais, vamos relembrar o significado de algumas das palavras mais importantes no MCC AFASTADOS São pessoas que, por

Leia mais

Falamos da vida eremítica, que vem conhecendo novo incremento, como se tornou patente num encontro de dezenas de eremitas, representantes de seis

Falamos da vida eremítica, que vem conhecendo novo incremento, como se tornou patente num encontro de dezenas de eremitas, representantes de seis Prefácio Uma das notas distintivas da vida actual da Igreja é o florescimento de novos movimentos e comunidades laicais. Um fenómeno que exprime bem a presença do Espírito Santo, que Jesus prometeu enviar

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE CURSO, MÓDULO E SEMINÁRIO

CONSELHO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE CURSO, MÓDULO E SEMINÁRIO CONSELHO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO An 2-A NAS MODALIDADES DE CURSO, MÓDULO E SEMINÁRIO Formulário de preenchimento obrigatório, a anexar à ficha modelo

Leia mais

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS 23. Muitas são as modalidades de formação dos catequistas tais como cursos, jornadas, encontros, semanas catequéticas,

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA

ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou (Mt 10, 40) PROPOSTA DE SERVIÇO DO MINISTÉRIO DA ACOLHIDA

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Semente: pequena e misteriosa Lc 13,18-21 Estamos encontrando de novo, na liturgia da Palavra da missa

Leia mais

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA Objectivos: 1. Descobrir na entrega da vida de Jesus a plenitude da Sua relação com Deus Pai. 2. Acolher a fidelidade de Jesus a esta relação como geradora de vida

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 290 - EMRC DISCIPLINA: EMRC NÍVEL DE ENSINO: 3.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 8.º - ANO LETIVO: 2018/2019 MANUAL: Quero

Leia mais

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA?

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? O documento Conclusivo da V Conferência contém inúmeras e oportunas indicações pastorais, motivadas por ricas reflexões à luz da fé e do atual contexto

Leia mais

OS SETE PASSOS DA CAMINHADA MISSIONÁRIA

OS SETE PASSOS DA CAMINHADA MISSIONÁRIA OS SETE PASSOS DA CAMINHADA MISSIONÁRIA para organizar uma animação missionária séria, eficaz e programada. 1 1 Constituir o Grupo de Animação Missionária (GAM) Grupo = núcleo que se reúne para Rezar Discutir

Leia mais

INTRODUÇÃO À CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 10 de abril de 2015.

INTRODUÇÃO À CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 10 de abril de 2015. INTRODUÇÃO À CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 10 de abril de 2015. Efésios 1.1-2: 1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade

Leia mais

Arquidiocese de Ribeirão Preto

Arquidiocese de Ribeirão Preto ENCONTRO DA PASTORAL DO DÍZIMO Arquidiocese de Ribeirão Preto Casa Dom Luís Brodowski 19 e 20 de Agosto 2017 CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB 14 Outubro de 1952 1º Presidente: Dom Carlos

Leia mais

Documento 99 da CNBB. Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Pastoral da Comunicação Araucária, 11 de Fevereiro de 2017

Documento 99 da CNBB. Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Pastoral da Comunicação Araucária, 11 de Fevereiro de 2017 Documento 99 da CNBB Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Pastoral da Comunicação Araucária, 11 de Fevereiro de 2017 Pauta Documento 99 da CNBB no âmbito PAROQUIAL Planejamento integrado de 2017

Leia mais

2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO. Vídeo REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA AMIZADE COM JESUS!

2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO. Vídeo REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA AMIZADE COM JESUS! 2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana ouviremos falar de amizade. Mas, antes de mais, vamos escutar o que alguns de nós pensam sobre este tema. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario

Leia mais

BOLETIM MENSAL Fevereiro 2015

BOLETIM MENSAL Fevereiro 2015 BOLETIM MENSAL Fevereiro 2015 Tal como foi anunciado, o nosso Boletim passa a partir deste mês a contar com a colaboração dos Grupos Internacionais. Essa colaboração irá enriquecer o conteúdo e permitir

Leia mais

Vogal Mariano Cadernos de Serviços

Vogal Mariano Cadernos de Serviços Vogal Mariano Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: No dia 27 de Novembro de 1830, Nossa Senhora apareceu a Santa Catarina de Labouré, suscitando a devoção da Medalha

Leia mais

TÍTULO III DOS INSTITUTOS SECULARES

TÍTULO III DOS INSTITUTOS SECULARES TÍTULO III DOS INSTITUTOS SECULARES Cân. 710 Instituto secular é o instituto de vida consagrada, em que os fiéis, vivendo no século, se esforçam por atingir a perfeição da caridade e por contribuir, para

Leia mais

Animação bíblica da escola

Animação bíblica da escola Animação bíblica da escola Coleção Animação Bíblica Da Pastoral Bíblica à Animação Bíblica da Pastoral, Gabriel Naranjo Salazar A animação Bíblica da Pastoral: sua identidade e missão, Santiago Silva Retamales

Leia mais