Mercados de Sistemas de Energias Renováveis. O Papel do Sistemas Solares Isolados e as Mini-Redes Solares: O caso de Moçambique

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mercados de Sistemas de Energias Renováveis. O Papel do Sistemas Solares Isolados e as Mini-Redes Solares: O caso de Moçambique"

Transcrição

1 Energia Para Mercados de Sistemas de Energias Renováveis O Papel do Sistemas Solares Isolados e as Mini-Redes Solares: O caso de Por: António Saíde, PCA do FUNAE Maputo, Novembro de 2016

2 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO 1. Cenário Actual de Acesso a Energia em ; 2. O papel da energia solar no contexto fora da rede ; 3. Mercado e Oportunidade; e 4. Desafios.

3 INTRODUÇÃO O Fundo de Energia FUNAE é uma Instituição Pública dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa e financeira subordinada ao Ministro dos Recursos Minerais e Energia, criada pelo Decreto nº 24/97. VISÃO Tornar-se uma instituição de referência na disseminação e promoção de fontes alternativas de energia e na electrificação rural. MISSÃO Promover maior acesso à energia de forma sustentável e racional que contribua para o desenvolvimento económico e social do País.

4 CENÁRIO ACTUAL DE ACESSO A ENERGIA, é um pais com um défice energético, caracterizado pelo seguinte cenário: 1. A maior parte da população é rural, representando cerca de 68%; 2. Cerca de 90% depende da lenha e carvão vegetal para cozinhar; 3. A maioria da população urbana, com acesso a electricidade, principalmente nas zonas peri-urbanas, também usa carvão e/ou lenha para cozinhar; 4. Em 2013, menos de 25% da população teve acesso a rede nacional de energia eléctrica; e 5. o uso de energias modernas para uso produtivo em actividades agrícolas, pecuárias e piscatórias é extremamente limitado e insignificante.

5 CENÁRIO ACTUAL DE ACESSO A ENERGIA Existem algumas particularidades que caracterizam o actual cenário: a) Baixa densidade Populacional, principalmente para o interior (35,6 hab/km 2 ); e b) O custo de ligação a rede, nos moldes convencionais, é despendiosa; c) Até 2030, espera-se que População atinja 46 milhões de habitantes e ao actual ritmo, não será possível todos terem acesso a Rede Eléctrica Nacional (REN)

6 DESAFIOS DAS ENERGIAS RENOVAVEIS Neste contexto, abraçou o desafio de acelerar o acesso a energia, com as seguintes metas: a) Acesso universal de serviços de energia a toda a população, até (SE4ALL); b) Aumentar o acesso a serviços energéticos de melhor qualidade, a partir de fontes renováveis, até 2025, com as seguinte metas (EDENR): % de acesso a electricidade para iluminação doméstica e sinal de rádio e televisão; 2. 25% para refrigeração individuais ou comunitários; e 3. Redução em 30% do uso de petróleo para iluminação; e c) Prosseguir a electrificação rural através da Rede Electrica Nacional e de Sistemas Solares (PQG).

7 O PAPEL DA ENERGIA FOTOVOLTAICO NO CONTEXTO FORA DA REDE De entre as alternativas, destacam-se os sistemas solares fotovoltaicos, sob as seguintes perspectivas: a) Sistemas Solares Fotovoltaicos Isolados (Autónomos); e a) Mini e Micro-Redes Solares Fotovoltaicas (Promover o mercado de electricidade): 1. Com capacidade maiores a 1MW; 2. Com capacidade entre 75 kw e 1 MW; e 3. Com capacidades menor a 75 kw.

8 SISTEMAS SOLARES ISOLADOS Os sistemas solares domésticos operarem numa base de sistemas isolados e com capacidades menores a 5 kw constituindo alternativas para os casos em que: Necessidade básicas de electricidade: iluminação, refrigeração, televisão, usos produtivos de energia; Alta dispersão dos consumidores/clientes/cargas; e Aplicáveis a circunstâncias onde não se adequam a abordagem de redes.

9 MINI- REDES SOLARES (1) As redes Fotovoltaicas para os casos em que: com capacidade maiores a 1MW constituem alternativas Demanda suficiente para o desenvolvimento de actividades económicas e sociais; Pode-se conectar mais de 3000 famílias; A interligação a Rede Eléctrica Nacional não se vislumbra a curto e médio prazo; Perspectivas seguras do desenvolvimento da rede e com potencial para interligação a rede.

10 MINI-REDES SOLARES (2) As redes Fotovoltaicas com capacidade entre 75 kw e 1MW constituem alternativas para os casos em que: Existe um potencial para o desenvolvimento de pequenas actividades económicas e sociais; Pode-se conectar entre 300 a 3000 famílias. A interligação a Rede Eléctrica Nacional não se mostra sustentável a médio prazo; Existe uma vontade de compra e venda de energia associado a eficiência no processo de distribuição de energia;

11 MICRO-REDES SOLARES (3) As redes Fotovoltaicas com capacidade menores a 75 kw constituem alternativas para os casos em que: Visam responder a necessidade social do acesso a energia (com níveis de electrificação para iluminação, refrigeração e alguns uso produtivos de energia); Pode-se conectar até 300 famílias. A interligação a rede nacional não mostra sustentável a médio prazo; Aplicáveis aos casos em que custo/benefício entre a rede e os sistemas isolados é maior.

12 DESAFIOS DOS SISTEMAS SOLARES Mini-Redes IPP (>1MW) Mini-Redes Isoladas (100kW-1MW) Micro--Redes (<75kW) Sistemas Autónomos Regulação Planeamento Concessão Tarifas e Subsidios/Inc entivos Na abordagem de Rede Nacional de Energia Como uma Rede e com perspectiva de Expansão e integração Como distribuidor independente de Energia Electrificação Rural Pré-Electrificação Concessão Simplificada baseada em concurso Baseado em concessão e por regiões Estabelecido por concurso Como sistema autónomo Aberto, mas segundo o Plano de Eletrificação Simples Licença Ajustado aos serviços de energia na abordagem dos Tiers Como sistema autónomo Aberto s/ Licença Tiers 1,2 e 3

13 POTENCIAL MERCADO Existe um potencial mercado dos sistemas solares consubstanciado pela necessidade de: a) Responder, actualmente, a mais de 3 milhões de famílias (actuais) sem qualquer acesso a energia eléctrica e maior parte deste número baseado nas zonas ruraisl; e a) Promover actividades económicas, sociais e usos produtivos de energia.

14 POTENCIAL MERCADO Existe maior radiação ao longo da costa e nas zonas centro e norte do país que coincidem com a tendência de aglomerados populacionais e distante da Rede Eléctrica Nacional:

15 POTENCIAL MERCADO Potencial fotovoltaíco [kwh/m2/ano] < >2000 Cabo Delgado Niassa Nampula Zambezia Tete Sofala Manica Inhambane Gaza Maputo GWp

16 OPORTUNIDADES O quadro legal do sector, em, estabelece a abertura do mercado do sector de energia, a partir da: Lei de Electricidade e regulamentação complementar; Estabelece as parcerias publico privadas como vector de investimentos para infra-estruturas públicas; e Promove as Energias Renováveis como um vector de desenvolvimento e integração social.

17 DESAFIOS O processo de desenvolvimento de mercados de sistemas solares ainda é prematura, pois necessita de um conjunto de elementos, nomeadamente: 1) Regime de concessões simplificados de modo abrir o espaço ao sector privado; 2) Regulamentação própria para os sistemas Fora da Rede; 3) Código de Rede para os operadores fora da rede; 4) Uma entidade revestida de poderes para regular o sector fora da rede; 5) Quadro de incentivos fiscais para acelerar o acesso as demais soluções tecnológicas; e 6) Um esquema de subsídios para o desenvolvimento de mercados locais e de qualidade dos serviços a prestar, para indução de mercado (em fase inicial).

18 CONSIDERAÇÕES FINAIS Os sistemas solares isolados ou autónomos e as mini-redes solares representam uma alternativa para o rápido acesso a electricidade, num contexto em que se perspectiva o acesso a energia para todos até Neste contexto, são imprescindíveis porque: São uma forma de indução de mercado nas regiões onde não existe qualquer forma de acesso a energia; Permitem responder a necessidade mínimas de electricidade onde não se vislumbra o acesso a Rede Eléctrica Nacional a curto prazo; São flexíveis para demandas individuais de baixo nível de carga (microenergia); e Podem constituir uma plataforma para a pré-electrificação num contexto de desenvolvimento sócio-económico local.

19 OBRIGADO Rua da Imprensa, 256, 6º Andar Portas , C. Postal 2289 Tel /20 Fax Web:

Sessão Paralela Off-Grid Off-Grid Parallel Session

Sessão Paralela Off-Grid Off-Grid Parallel Session Sessão Paralela Off-Grid Off-Grid Parallel Session Mini-Redes em Moçambique Jornal Rodrigues & Constantino Cachela FUNDO DE ENERGIA ENERGY FUND INTRODUÇÃO O Fundo de Energia FUNAE é uma Instituição Pública

Leia mais

Conferência da Associação Lusófona de Energias Renováveis. Energias Renováveis na Electrificação de Moçambique

Conferência da Associação Lusófona de Energias Renováveis. Energias Renováveis na Electrificação de Moçambique Conferência da Associação Lusófona de Energias Renováveis Energias Renováveis na Electrificação de Moçambique Carteira de Projectos de Energias Renováveis Recurso Hídrico e Solar Maputo, 25 e 26 de Outubro

Leia mais

Apresentação por António Saíde Director Nacional de Energias Novas e Renováveis

Apresentação por António Saíde Director Nacional de Energias Novas e Renováveis MINISTÉRIO DA ENERGIA Estratégia de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis veis e o seu impacto na electrificação rural em Moçambique Apresentação por António Saíde Director Nacional de Energias

Leia mais

Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique

Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique Conferência Comemorativa de 20 anos da Lei de Terras. Maputo, 19 de Outubro de 2017 Contextualização

Leia mais

MINI-REDES EM MOÇAMBIQUE

MINI-REDES EM MOÇAMBIQUE MINI-REDES EM MOÇAMBIQUE Apresentação da versão portuguesa do Mini-Grid Policy Toolkit Isabel Cancela de Abreu Directora Executiva ALER Conjunto de instrumentos de políticas para mini-redes Projecto no

Leia mais

Dinâmicas de Investimento Privado em Moçambique: tendências e questões preliminaries para análise

Dinâmicas de Investimento Privado em Moçambique: tendências e questões preliminaries para análise Dinâmicas de Investimento Privado em Moçambique: tendências e questões preliminaries para análise Carlos Muianga, Helena Pérez-Nino, Sara Stevano, Michael Sambo Conference Paper nº 41 III CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

Leia mais

ESTRATÉGIA DE ENERGIA

ESTRATÉGIA DE ENERGIA República de Moçambique ESTRATÉGIA DE ENERGIA Apresentado por Antonio Osvaldo Saide Director Nacional de Energias Novas e Renovaveis 15 de Abril de 2011 1 Situação Actual em Moçambique 1 INTRODUÇÃO Moçambique

Leia mais

FUNAB FUNDO NACIONAL DO AMBIENTE DE MOÇAMBIQUE FONTES INTERNAS DE FINANCIAMENTO. Lisboa, 20 de Junho de 2009

FUNAB FUNDO NACIONAL DO AMBIENTE DE MOÇAMBIQUE FONTES INTERNAS DE FINANCIAMENTO. Lisboa, 20 de Junho de 2009 FUNAB FUNDO NACIONAL DO AMBIENTE DE MOÇAMBIQUE FONTES INTERNAS DE FINANCIAMENTO Lisboa, 20 de Junho de 2009 INTRODUÇÃO O FUNAB é uma pessoa colectiva, de direito público, com personalidade jurídica e dotado

Leia mais

DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS E REGULATÓRIOS NO SECTOR DE ELECTRICIDADE

DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS E REGULATÓRIOS NO SECTOR DE ELECTRICIDADE DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS E REGULATÓRIOS NO SECTOR DE ELECTRICIDADE APRESENTAÇÃO DA ARENE MAIO, 21, 2018 CONTEÚDO 1. Contextualização 2. Caracterização do Sector Eléctrico & Perspectivas 3. Quadro

Leia mais

Maputo - Moçambique Novembro, 2008

Maputo - Moçambique Novembro, 2008 MINISTÉRIO DA ENERGIA O Papel do ME no Alcance dos ODM By: Iazalde Jose & Jose F. Quelhas Maputo - Moçambique Novembro, 2008 Criação do Ministério da Energia e Missão Com a criação do Ministério da Energia,

Leia mais

Reflorestamento em Moçambique

Reflorestamento em Moçambique Mozambique ZAMBIA TANZANIA MALAWI Niassa Cabo Delgado Tete Nampula Zambezia Reflorestamento em Moçambique ZIMBABWE SOUTH AFRICA Gaza Maputo Sofala SWAZILAND II. Potencial Florestal em Moçambique 1. Moçambique

Leia mais

WISDOM Moçambique. Mapeamento geral integrando oferta/demanda de combustível lenhosos

WISDOM Moçambique. Mapeamento geral integrando oferta/demanda de combustível lenhosos WISDOM Moçambique Mapeamento geral integrando oferta/demanda de combustível lenhosos R. Drigo, M. Lorenzini, A. Marzoli C. Cuambe, J. Macuaqua, C. Banze, P. Mugas, D. Cunhete WISDOM - Base racional Aspectos

Leia mais

Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa

Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa MINISTÉRIO DA ENERGIA Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa Marcelina Mataveia Direcção Nacional de Energias Novas e Renováveis Maputo - Moçambique 7 de Fevereiro

Leia mais

DESEMPENHO DO SECTOR DA ENERGIA I SEMESTRE

DESEMPENHO DO SECTOR DA ENERGIA I SEMESTRE DESEMPENHO DO SECTOR DA ENERGIA I SEMESTRE aapresentacao ao VIII Conselho Coordenador Nampula, 15.08.2012 CONTEÚDO i. Principais realizaoes; ii. Balanco Energético; iii. Avaliacao da Execucao do PES 2012,

Leia mais

Como responde a procura de educação à qualidade na oferta escolar. Por: Esmeralda Antonio Napaua UNU - WIDER

Como responde a procura de educação à qualidade na oferta escolar. Por: Esmeralda Antonio Napaua UNU - WIDER Como responde a procura de educação à qualidade na oferta escolar Por: Esmeralda Antonio Napaua UNU - WIDER Educação é uma dimensão chave do desenvolvimento Inscrita no Objectivo de Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

BALANÇO DO PLANO ECONÓMICO E SOCIAL DO ANO 2011

BALANÇO DO PLANO ECONÓMICO E SOCIAL DO ANO 2011 MINISTÉRIO DA ENERGIA BALANÇO DO PLANO ECONÓMICO E SOCIAL DO ANO 2011 " Racionalizemos o Uso dos Recursos Energéticos para Desenvolver Moçambique Nampula, 15 a 17 de Agosto de 2012 I. INTRODUÇÃO O presente

Leia mais

A Regulação e o Desenvolvimento das Energias Renováveis em Cabo Verde

A Regulação e o Desenvolvimento das Energias Renováveis em Cabo Verde AGÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONOMICA Seminário Boa Governação em Energias Renováveis 29 de Junho 1 de Julho de 2015 São Tomé e Príncipe A Regulação e o Desenvolvimento das Energias Renováveis em Cabo Verde Apresentação

Leia mais

FÓRUM DE ELECTRIFICAÇÃO RURAL EM MOÇAMBIQUE

FÓRUM DE ELECTRIFICAÇÃO RURAL EM MOÇAMBIQUE REPÚBLIC A DE MOÇAMBIQUE --------- MINISTÉRIO DA ENERGIA FÓRUM DE ELECTRIFICAÇÃO RURAL EM MOÇAMBIQUE ÚLTIMOS DESENVOLVIMENTOS NO ÂMBITO DO QUADRO LEGAL DO SECTOR ELÉCTRICO E O PAPEL DAS PPPs NA PRODUÇÃO

Leia mais

QUADRO REGULATÓRIO. Rui Cunha Marques. Prof. Catedrático da Universidade de Lisboa Consultor da EU

QUADRO REGULATÓRIO. Rui Cunha Marques. Prof. Catedrático da Universidade de Lisboa Consultor da EU QUADRO REGULATÓRIO Prof. Catedrático da Universidade de Lisboa Consultor da EU rcmar@netcabo.pt www.ruicunhamarques.com Índice Introdução Enquadramento legal Proposta de reformulação do enquadramento legal:

Leia mais

Quarta Avaliação Nacional da Pobreza e Bem-Estar em Moçambique,

Quarta Avaliação Nacional da Pobreza e Bem-Estar em Moçambique, Quarta Avaliação Nacional da Pobreza e Bem-Estar em Moçambique, 2014-15 Ministério da Economia e Finanças Outubro 2016 Introdução O PARP 2011 2014 estabelece que A avaliação do PARP 2011 2014 [ ] será

Leia mais

Índice. 1. Contexto do Problema. 2. Solução: PENSA. 4. Estatísticas. 5. Desafios

Índice. 1. Contexto do Problema. 2. Solução: PENSA. 4. Estatísticas. 5. Desafios 09/02/2018 Índice 1. Contexto do Problema 2. Solução: PENSA 3. Vantagens 4. Estatísticas 5. Desafios 1. Contexto do Problema A maioria dos cidadãos Moçambicanos (principalmente nas zonas recônditas) estão

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Resultado da Validação dos por to e * FILIPE JACINTO NYUSI NIASSA 861 637 0 52 9 0 163 CABO DELGADO 2.012 784 2 18 22 1 1.185 NAMPULA 2.490 2.189 55 106 24 18 98 ZAMBÉZIA 2.465 2.150 17 16 3 268 TETE 2.103

Leia mais

António Jorge Monteiro Professor Associado do IST

António Jorge Monteiro Professor Associado do IST A SUSTENTABILIDADE DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO EM PAÍSES EM VIAS DE DESENVOLVIMENTO António Jorge Monteiro Professor Associado do IST antonio.jorge.monteiro@tecnico.ulisboa.pt Estrutura da Apresentação

Leia mais

Grandes Desenvolvimentos Regulatórios nos Países de Língua Oficial Portuguesa

Grandes Desenvolvimentos Regulatórios nos Países de Língua Oficial Portuguesa República Democrática de São Tomé e Principe X Conferência RELOP A COOPERAÇÃO REGIONAL NO SETOR ENERGÉTICO NOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA Grandes Desenvolvimentos Regulatórios nos Países de Língua

Leia mais

A P R E S E N T A Ç Ã O MARÇO 09

A P R E S E N T A Ç Ã O MARÇO 09 A P R E S E N T A Ç Ã O MARÇO 09 Sumário : 1 Entidade Reguladora do Sector Eléctrico em Angola 2 Missão do IRSE 3 Reflexos da Entidade Reguladora no Sector 4 Desafios do Regulador 5 Indicadores 6 Legislação

Leia mais

Rede Nacional das ADELs. Balanço das Actividades

Rede Nacional das ADELs. Balanço das Actividades Rede Nacional das ADELs Balanço das Actividades 1. Introdução A REDE DAS ADELs foi constituido através de um protocolo de entendimento a luz de um estatuto firmado no dia 2 de Julho de 2004 na cidade de

Leia mais

MINAG. Os Conteúdos da Apresentação

MINAG. Os Conteúdos da Apresentação MINAG Análise da Renda e Dinâmica de Pobreza nas Zonas Rurais de Moçambique 00- Apresentação no Seminário Nacional de Harmonização da Planificação para 009. Namaacha, -3/Junho/008 Apresentado por Gilead

Leia mais

Alberto Mendes Ministério do Turismo, Indústria e Energia Cabo Verde

Alberto Mendes Ministério do Turismo, Indústria e Energia Cabo Verde Alberto Mendes Ministério do Turismo, Indústria e Energia Cabo Verde Rendimento per capita de 2008 foi de US$3.130, sendo que em 1975 era de US$190 Taxa de alfabetização: 83,8% para adultos e 97% para

Leia mais

FUNDO DO SERVIÇO DE ACESSO UNIVERSAL (FSAU)

FUNDO DO SERVIÇO DE ACESSO UNIVERSAL (FSAU) FUNDO DO SERVIÇO DE ACESSO UNIVERSAL (FSAU) PERSPECTIVAS PARA 2018 2/9/18 NATUREZA O FSAU é um património autônomo sob gestão da Autoridade Reguladora das Comunicações INCM; Contribuem para o FSAU todos

Leia mais

Necessidade urgente de uma legislação que regule o autoconsumo. Jorge Borges de Araújo

Necessidade urgente de uma legislação que regule o autoconsumo. Jorge Borges de Araújo 0 Necessidade urgente de uma legislação que regule o autoconsumo Jorge Borges de Araújo 1 Agenda 1. Contexto atual 2. Projecto decreto-lei resumo comentários APESE 3. Caso de estudo 4. Notas finais 2 APESE

Leia mais

Determinantes do Rendimento, Pobreza, e Percepção do Progresso Económico dos Agregados Familiares nas Zonas Rurais de Moçambique em

Determinantes do Rendimento, Pobreza, e Percepção do Progresso Económico dos Agregados Familiares nas Zonas Rurais de Moçambique em Determinantes do Rendimento, Pobreza, e do Progresso Económico dos Agregados Familiares nas Zonas Rurais de Moçambique em 2001-2002 Reunião Nacional da Direcçao de Economia do MADER Pemba, Junho de 2004

Leia mais

Enquadramento Institucional e Legal do Sector Energético

Enquadramento Institucional e Legal do Sector Energético Workshop de validação do Relatório Nacional de Ponto de Situação das Energias Renováveis em São Tomé e Príncipe Enquadramento Institucional e Legal do Sector Energético CENTRO DE FORMAÇÃO BRASIL- SÃO TOMÉ

Leia mais

Programa Nacional de Irrigação

Programa Nacional de Irrigação A IMPORTÂNCIA DAS INFRA-ESTRUTURAS NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E O POTENCIAL DE IRRIGAÇÃO PARA O INVESTIMENTO PÚBLICO-PRIVADO NO CONTEXTO DAS BACIAS PRIORITÁRIAS DO PNI Rui Brito (UEM)

Leia mais

PROTOCOLO DE QUIOTO, UM DESAFIO NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

PROTOCOLO DE QUIOTO, UM DESAFIO NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS PROTOCOLO DE QUIOTO, UM DESAFIO NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS Índice Compromissos ambientais Compromissos ambientais Protocolo de Quioto Objectivos da Directiva FER 2001/77 CE Metas Indicativas

Leia mais

Balanço dos 10 anos de delimitação de terras comunitárias

Balanço dos 10 anos de delimitação de terras comunitárias GOVERNO DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA AGRICULTURA Direcção Nacional de Terras e Florestas Balanço dos 10 anos de delimitação de terras comunitárias 2008 Nampula, 9-11 de Março de 2010 Estrutura da apresentação

Leia mais

1 Segurança energética e redução da dependência das importações; 4 Eficiência no fornecimento, distribuição e consumo

1 Segurança energética e redução da dependência das importações; 4 Eficiência no fornecimento, distribuição e consumo 1- POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE A política energética de Cabo Verde tem por objetivo construir um setor energético seguro, eficiente, sustentável e sem dependência de combustível fóssil. E está assente

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL Ago 2009 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão da

Leia mais

Energias Renováveis em São Tomé e Príncipe

Energias Renováveis em São Tomé e Príncipe MINISTERIO DE INFRAESTRUTURAS RECURSOS NATURAIS E ENERGIA Direção Geral dos Recursos Naturais e Energia Energias Renováveis em São Tomé e Príncipe Junho de 2015 Sumário 1/3 I. Caracterização do setor energético

Leia mais

Políticas Pública de Redução da Pobreza

Políticas Pública de Redução da Pobreza Políticas Pública de Redução da Pobreza Ministério da Planificação e Desenvolvimento Direcção Nacional de Planificação Por: Cristina Matusse (Técnica de Planificação) Maputo, 16 de Abril de 2009 Estrutura

Leia mais

Política Energética em Minas Gerais e no Brasil - oportunidades para pequenos negócios e municípios

Política Energética em Minas Gerais e no Brasil - oportunidades para pequenos negócios e municípios Política Energética em Minas Gerais e no Brasil - oportunidades para pequenos negócios e municípios Desenvolvimento do Setor Energético de MG MARCO: Conjugação de esforços entre a SEDECTES, o SEBRAE e

Leia mais

Mozambique : business opportunities highlight

Mozambique : business opportunities highlight OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO E DE INVESTIMENTO EM MOÇAMBIQUE Bem vindo(a) à décima edição da Business Opportunities Highlight - newsletter que tem como objectivo apresentar oportunidades de negócio e investimento

Leia mais

Sumário POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE... 2 PRODUTORES DE ENERGIA... 3 TARIFAS DE ENERGIA EM VIGOR... 5 ELECTRICIDADE ENTREGUE À REDE...

Sumário POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE... 2 PRODUTORES DE ENERGIA... 3 TARIFAS DE ENERGIA EM VIGOR... 5 ELECTRICIDADE ENTREGUE À REDE... Sumário POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE... 2 PRODUTORES DE ENERGIA... 3 TARIFAS DE ENERGIA EM VIGOR... 5 ELECTRICIDADE ENTREGUE À REDE... 6 1 1. POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE A política energética

Leia mais

Informe 6 Novembro de 2008

Informe 6 Novembro de 2008 Parceria para os Direitos da Criança em Moçambique Informe 6 Novembro de 28 O QUE DIZ A PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO 29 SOBRE A PREVISÃO DE RECURSOS NO SECTOR DE ACÇÃO SOCIAL? Mensagens Chave A Proposta

Leia mais

MOÇAMBIQUE UMA OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO. Vitor Brito

MOÇAMBIQUE UMA OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO. Vitor Brito MOÇAMBIQUE UMA OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO Vitor Brito vbrito@betar.pt 2 / 30 BETAR - APRESENTAÇÃO 1973 Sector dos edifícios e utilities 1988 Sector da obras de arte e estruturas especiais 1998 Sistema

Leia mais

Plano Integrado de Energia Doméstica. Por Fátima Arthur Ordem dos Engenheiros de Moçambique

Plano Integrado de Energia Doméstica. Por Fátima Arthur Ordem dos Engenheiros de Moçambique Plano Integrado de Energia Doméstica Por Fátima Arthur Ordem dos Engenheiros de Moçambique Resumo Energia doméstica está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento humano. O acesso universal a fontes modernas

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL Dezembro 2008 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão

Leia mais

3. CONTRIBUIÇÃO DAS RENOVÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL 4. PERSPECTIVAS PARA A EVOLUÇÃO DAS RENOVÁVEIS

3. CONTRIBUIÇÃO DAS RENOVÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL 4. PERSPECTIVAS PARA A EVOLUÇÃO DAS RENOVÁVEIS ÍNDICE 1. QUEM SOMOS 2. A ENERGIA EM PORTUGAL E NO MUNDO 3. CONTRIBUIÇÃO DAS RENOVÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL 4. PERSPECTIVAS PARA A EVOLUÇÃO DAS RENOVÁVEIS 5. O PAPEL DE PORTUGAL NAS ENERGIAS

Leia mais

INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período.

INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período. REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ------------------ INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período. Por motivo

Leia mais

Características da Industria de Energia Elétrica

Características da Industria de Energia Elétrica 1 São Paulo, 12 de maio de 2016 PAUTA Gerenciamento pelo lado da demanda ( DSM) Eficiência energética e gestão de energia Questões regulatórias pendentes para a aceleração da inserção de míni e micro geração

Leia mais

República Democrática de São Tomé et Principe. Sao Tomé e Príncipe

República Democrática de São Tomé et Principe. Sao Tomé e Príncipe República Democrática de São Tomé et Principe SEMINÁRIO SOBRE A BOA GOVERNAÇÃO EM MATÉRIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS PERSPECTIVAS PARA QUADRO POLÍTICO E LEGAL Sao Tomé e Príncipe Centro de Formação Brasil-São

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E REPORTE. Resumo Mensal de Informação Estatística

DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E REPORTE. Resumo Mensal de Informação Estatística DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E REPORTE Resumo Mensal de Informação Estatística Maio de 2017 1. Sector Monetário Banco de Moçambique Departamento de Estatística e Reporte Quadro 1 : Contas monetárias - Abril/2017

Leia mais

Plano de Acção da Estratégia para a Fiscalização Participativa de Florestas e Fauna Bravia em Moçambique. Primeiro Draft

Plano de Acção da Estratégia para a Fiscalização Participativa de Florestas e Fauna Bravia em Moçambique. Primeiro Draft Plano de Acção da Estratégia para a Fiscalização Participativa de Florestas e Fauna Bravia em Moçambique Primeiro Draft Meta estratégica Lograr no prazo de cinco anos (2006-2010) que todas a províncias

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico da Guarda. Figueiredo Ramos. (ESTG - Instituto Politécnico da Guarda)

Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico da Guarda. Figueiredo Ramos. (ESTG - Instituto Politécnico da Guarda) Figueiredo Ramos (ESTG - ) 17.05.2011 CONTEÚDO 1. Introdução. Perspectiva energética: história e futuro 2. Temperatura vs concentração de CO2 3. Tecnologias de conversão 4. Preocupações internacionais

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA TERRA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO NACIONAL DO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA TERRA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO NACIONAL DO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA TERRA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO NACIONAL DO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A REALIZAÇÃO DO INVENTÁRIO DE TERRAS

Leia mais

Barreiras legais & fiscais. Barreiras Financeiras. Barreiras Logísticas

Barreiras legais & fiscais. Barreiras Financeiras. Barreiras Logísticas Barreiras legais & fiscais Barreiras de capacidade técnica e institucional Barreiras Financeiras Barreiras Logísticas BARREIRAS Políticas e acordos ratificadas não operacionalizados; REFIT sem garantias

Leia mais

IV PROCESSO ORÇAMENTAL. 4.1 Enquadramento Legal Orçamento do Estado

IV PROCESSO ORÇAMENTAL. 4.1 Enquadramento Legal Orçamento do Estado IV PROCESSO ORÇAMENTAL 4.1 Enquadramento Legal 4.1.1 Orçamento do Estado O Orçamento do Estado é o documento no qual estão previstas as receitas a arrecadar e fixadas as despesas a realizar num determinado

Leia mais

Demarcação de Terras: Resultados, Experiências e Lições Aprendidas da itc ( ) Conferência Nacional da itc. Chidenguele. 25 e 26 de Abril 2014

Demarcação de Terras: Resultados, Experiências e Lições Aprendidas da itc ( ) Conferência Nacional da itc. Chidenguele. 25 e 26 de Abril 2014 Demarcação de Terras: Resultados, Experiências e Lições Aprendidas da itc ( 2006-2014) Conferência Nacional da itc Chidenguele 25 e 26 de Abril 2014 1 Tópicos da apresentação Objectivo da apresentação;

Leia mais

Estratégias para Desenvolver o Sector Agrário rio em Moçambique. Introdução

Estratégias para Desenvolver o Sector Agrário rio em Moçambique. Introdução Estratégias para Desenvolver o Sector Agrário rio em Moçambique Componente de Pesquisa: Comercialização Agrícola Por Danilo Carimo Abdula (MINAG-DE DE-DAP/MSU) DAP/MSU) Julho,, 2007 Introdução Objectivo

Leia mais

Energia Incentivada Geração Distribuída de Energia Mini e Micro Geração de Energia Conceitos Básicos

Energia Incentivada Geração Distribuída de Energia Mini e Micro Geração de Energia Conceitos Básicos Energia Incentivada Geração Distribuída de Energia Mini e Micro Geração de Energia Conceitos Básicos José Henrique Diniz Consultor ADENOR, SEBRAE e FUNDAÇÃO DOM CABRAL Sócio-Consultor: CONEXÃO Energia

Leia mais

Cód. 003 DESAFIOS DA REVISÃO DA LEGISLAÇÃO DO SUBSECTOR DO CAJU EM MOÇAMBIQUE REUNIÃO NACIONAL DO INCAJU. Mueda, 10 de Julho de

Cód. 003 DESAFIOS DA REVISÃO DA LEGISLAÇÃO DO SUBSECTOR DO CAJU EM MOÇAMBIQUE REUNIÃO NACIONAL DO INCAJU. Mueda, 10 de Julho de Cód. 003 DESAFIOS DA REVISÃO DA LEGISLAÇÃO DO SUBSECTOR DO CAJU EM MOÇAMBIQUE REUNIÃO NACIONAL DO INCAJU Mueda, 10 de Julho de 2007 1 ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO I. INTRODUÇÃO; II. REFORMAS INSTITUICIONAIS;

Leia mais

Informe 4 Novembro de 2008

Informe 4 Novembro de 2008 Parceria para os Direitos da Criança em Moçambique Informe 4 Novembro de 2008 O QUE DIZ A PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO 2009 SOBRE A PREVISÃO DE RECURSOS NO SECTOR DE EDUCAÇÃO? Mensagens Chave Decréscimo

Leia mais

CAP. 3- PERFIL ENERGÉTICO NACIONAL CENTRO DE FORMAÇÃO BRASIL- SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

CAP. 3- PERFIL ENERGÉTICO NACIONAL CENTRO DE FORMAÇÃO BRASIL- SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE CAP. 3- PERFIL ENERGÉTICO NACIONAL CENTRO DE FORMAÇÃO BRASIL- SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Junho 2018 Engº Gabriel Maquengo Sumário 1-PRODUÇÃO DE ENERGIA PRIMÁRIA 2-CONSUMO DE ENERGIA FINAL 2.1-Contribuição das

Leia mais

Monitoria da época chuvosa e actualização da Previsão Climática Sazonal para o período de Dezembro 2017 à Fevereiro 2018

Monitoria da época chuvosa e actualização da Previsão Climática Sazonal para o período de Dezembro 2017 à Fevereiro 2018 Instituto Nacional de Meteorologia DEPARTAMENTO DE PLANIFICAÇÃO E PESQUISA www.inam.gov.mz Dezembro de 2017 Edição N o 26 Monitoria da época chuvosa e actualização da Previsão Climática Sazonal para o

Leia mais

O PAPEL DO GOVERNO NA PROMOÇÃO DA MINERAÇÃO ARTESANAL E DE PEQUENA ESCALA (MAPE) COMO PARTE INTEGRANTE DO DESENVOLVIMENTO RURAL

O PAPEL DO GOVERNO NA PROMOÇÃO DA MINERAÇÃO ARTESANAL E DE PEQUENA ESCALA (MAPE) COMO PARTE INTEGRANTE DO DESENVOLVIMENTO RURAL O PAPEL DO GOVERNO NA PROMOÇÃO DA MINERAÇÃO ARTESANAL E DE PEQUENA ESCALA (MAPE) COMO PARTE INTEGRANTE DO DESENVOLVIMENTO RURAL Apresentado Por: Eduardo Alexandre Director Nacional de Minas Moçambique

Leia mais

PLANO NOVAS ENERGIAS (ENE 2020)

PLANO NOVAS ENERGIAS (ENE 2020) PLANO NOVAS ENERGIAS (ENE 2020) 0 Metas da União Europeia para 2020 20% 20% 20% Peso das Renováveis no consumo de energia final Redução do consumo de energia final Redução de gases de efeito de estufa

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. 3º Oficina IEI Brasil - Geração Distribuída Renovável, Eficiência Energética e o Consumidor Final

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. 3º Oficina IEI Brasil - Geração Distribuída Renovável, Eficiência Energética e o Consumidor Final MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA 3º Oficina IEI Brasil - Geração Distribuída Renovável, Eficiência Energética e o Consumidor Final O papel do MME frente aos desafios e aos caminhos para maior inserção da

Leia mais

Ricardo Gorini. Diretor do Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

Ricardo Gorini. Diretor do Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) Ricardo Gorini Diretor do Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) Contribuição das energias renováveis para a mitigação de GEE Oportunidades e desafios para o

Leia mais

Os Serviços de Água em Angola

Os Serviços de Água em Angola Os Serviços de Água em Angola Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa Esposende, 27 de Junho de 2017 Fátima Martins Secretária Geral do Ministério da Energia e Águas Agenda 1. Introdução 2.

Leia mais

Disciplina: Eletrificação Rural. Unidade 1 Energia elétrica no âmbito do desenvolvimento sustentável: balanço energético nacional

Disciplina: Eletrificação Rural. Unidade 1 Energia elétrica no âmbito do desenvolvimento sustentável: balanço energético nacional UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA AGRÍCOLA Disciplina: Eletrificação Rural Unidade 1 Energia elétrica no âmbito do desenvolvimento sustentável:

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ENERGIA DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS NOVAS E RENOVÁVEIS ENERGIA DE BIOMASSA

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ENERGIA DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS NOVAS E RENOVÁVEIS ENERGIA DE BIOMASSA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ENERGIA DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS NOVAS E RENOVÁVEIS ENERGIA DE BIOMASSA EM MOCAMBIQUE 1. ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO Introdução Visão do ME Recursos energéticos

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE REGULAÇÃO DO SECTOR ELÉCTRICO

EXPERIÊNCIA DE REGULAÇÃO DO SECTOR ELÉCTRICO TRANSFORMAR A INDÚSTRIA DA ÁGUA NUM NEGÓCIO JUSTO PARA SERVIR A TODOS! Conferência sobre Regulação Maputo, 11 a 14 Setembro de 2007 EXPERIÊNCIA DE REGULAÇÃO DO SECTOR ELÉCTRICO Sessão 11a Por Pascoal Bacela,

Leia mais

A APREN e as Universidades

A APREN e as Universidades A APREN e as Universidades A Importância da Biomassa no Contexto Energético Nacional Comemoração do Dia Internacional das Florestas 15:00 15:10 Abertura 5 de abril de 2016 Instituto Politécnico de Setúbal

Leia mais

AcquaLiveExpo Inovação e Oportunidades no Sector Hidroeléctrico

AcquaLiveExpo Inovação e Oportunidades no Sector Hidroeléctrico AcquaLiveExpo Inovação e Oportunidades no Sector Hidroeléctrico António Sá da Costa APREN Associação Portuguesa de Energias Renováveis 22-03-2012 Desafio geracional Aproveitamento da energia hídrica desde

Leia mais

Resumo: Consulta Nacional sobre a Estratégia de Energia

Resumo: Consulta Nacional sobre a Estratégia de Energia Resumo: Consulta Nacional sobre a Estratégia de Energia País: Brasil Local: Hotel Pestana Rio Atlântica, Rio de Janeiro Data da reunião: 7 de junho de 2010 Número total de participantes: 8 Resumo: 1. Onde

Leia mais

CONCESSÕES FLORESTAIS E COMUNIDADES. Pequenos Libombos, 03 de Maio de 2012

CONCESSÕES FLORESTAIS E COMUNIDADES. Pequenos Libombos, 03 de Maio de 2012 REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DIRECÇÃO NACIONAL DE TERRAS E FLORESTAS CONCESSÕES FLORESTAIS E COMUNIDADES Pequenos Libombos, 03 de Maio de 2012 Conteúdo da apresentação I. Objectivos

Leia mais

Estimativas e Perfil da Pobreza em Moçambique: Uma Analise Baseada no Inquérito sobre Orçamento Familiar - IOF 2014/15

Estimativas e Perfil da Pobreza em Moçambique: Uma Analise Baseada no Inquérito sobre Orçamento Familiar - IOF 2014/15 Estimativas e Perfil da Pobreza em Moçambique: Uma Analise Baseada no Inquérito sobre Orçamento Familiar - IOF 2014/15 Finório Castigo (MEF/DEEF) Vincenzo Salvucci (UNU-WIDER) Maputo, Novembro 2017 Estrutura

Leia mais

Desafios e Desenvolvimentos nos Enquadramentos Legais dos Sectores Energéticos

Desafios e Desenvolvimentos nos Enquadramentos Legais dos Sectores Energéticos Desafios e Desenvolvimentos nos Enquadramentos Legais dos Sectores Energéticos Maputo, 5 e 6 de dezembro de 2016 Índice Objectivo Situação Atual Desafios e Desenvolvimentos Conclusões 2 Índice Objectivo

Leia mais

Específicos: Reflexão sobre os quadros da Comunidade Farmacêutica da CPLP; Reflexão sobre a Política de formação de farmacêuticos.

Específicos: Reflexão sobre os quadros da Comunidade Farmacêutica da CPLP; Reflexão sobre a Política de formação de farmacêuticos. MOÇAMBIQUE. 1 TEMA: FORMAÇÃO PRÉ-GRADUADA, PÓS P GRADUADA E CONTÍNUA NUA ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO 1. OBJECTIVOS 2. INTRODUÇÃO 3. ANTECEDENTES 4. DEFINIÇÃO DOS CONCEITOS 5. ESTRATÉGIAS 6. CONCLUSÕES 1.

Leia mais

Discurso de Sua Excelência Sven Kühn von Burgsdorff, Embaixador da União Europeia em Moçambique

Discurso de Sua Excelência Sven Kühn von Burgsdorff, Embaixador da União Europeia em Moçambique Discurso de Sua Excelência Sven Kühn von Burgsdorff, Embaixador da União Europeia em Moçambique Cerimónia de Abertura da Conferência Renováveis na Eletrificação de Moçambique 2017 25 de Outubro de 2017

Leia mais

Ministério da Energia

Ministério da Energia Ministério da Energia DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA E ESTRATÉGIA DE BIOCOMBUSTÍVEIS EM MOÇAMBIQUE VIII Conselho de Coordenador 15-17/08 Nampula, 16 de Agosto de 2012 06-09-2012 1 Conteúdo 1. Introdução;

Leia mais

1 Em comparação com os resultados a nível nacional apresentados nas avaliações de pobreza anteriores, as estimativas

1 Em comparação com os resultados a nível nacional apresentados nas avaliações de pobreza anteriores, as estimativas Nota técnica sobre a significância estatística das principais estimativas apresentadas na Quarta Avaliação Nacional da Pobreza e Bem-Estar em Moçambique (IOF 2104/15) Os resultados gerais da pobreza de

Leia mais

INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período.

INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período. REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ------------------ INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período. Var. % Por

Leia mais

Áreas Afectadas Moçambique Classificação INSA aguda IPC Julho/16 a Fev/17

Áreas Afectadas Moçambique Classificação INSA aguda IPC Julho/16 a Fev/17 CLASSIFICAÇÃO DE INSEGURANÇA ALIMENTAR AGUDA EM FASES JULHO 2016/FEVEREIRO2017 República DE MOÇAMBIQUE Áreas Afectadas Moçambique Classificação INSA aguda IPC Julho/16 a Fev/17 Números agregados de PIOR

Leia mais

GESTAO DE ÁGUAS URBANAS NO SECTOR TURÍSTICO

GESTAO DE ÁGUAS URBANAS NO SECTOR TURÍSTICO JAN 10 GESTAO DE ÁGUAS URBANAS NO SECTOR TURÍSTICO PROJECTO ÁGUAS DE PONTA PRETA Contributo das Infra-estruturas ao turismo sustentável 01 CONTEXTO URBANIZAÇÃO DE PONTA PRETA (Santa Maria - Ilha do Sal)

Leia mais

Outline. I. Introdução. II. Importância do algodão na economia. III. A Cadeia de valor do algodão. VI. Análise SWOT. V. Factores de competitividade

Outline. I. Introdução. II. Importância do algodão na economia. III. A Cadeia de valor do algodão. VI. Análise SWOT. V. Factores de competitividade Outline I. Introdução II. Importância do algodão na economia III. A Cadeia de valor do algodão VI. Análise SWOT V. Factores de competitividade VI. Conclusões I. Introdução A cultura do algodão constitui

Leia mais

A Produção e a Gestão de Resíduos em Moçambique: Considerações prévias. Maputo Fevereiro 2018

A Produção e a Gestão de Resíduos em Moçambique: Considerações prévias. Maputo Fevereiro 2018 A Produção e a Gestão de Resíduos em Moçambique: Considerações prévias Maputo Fevereiro 2018 Estrutura Introdução A gestão de resíduos em Moçambique Produção e caracterização de Resíduos Sólidos Urbanos

Leia mais

Apresentação da AMES

Apresentação da AMES Apresentação da AMES = Objectivos, Visão e Missão = Seminário Serviços Energéticos e contratos de Performance de Energia Guimarães, 14 de Fevereiro de 2011 AGÊNCIA MUNICIPAL DE ENERGIA DE SINTRA Associação

Leia mais

Preparado por: Meneses ROBERTO Cell: Dulce Mavone Novela Cell:

Preparado por: Meneses ROBERTO Cell: Dulce Mavone Novela Cell: WORKSHOP TECNICO SOBRE OS PRINCIPIOS ORIENTADORES DOS NOVOS INVESTIMENTOS NA AGRICULTURA Maputo, 23-24/04/2015 Preparado por: Meneses ROBERTO chiteleka57@yahoo.com Cell: 824021466 Dulce Mavone Novela Cell:

Leia mais

CIC MISAU Solar SEED. REDE SECRAM EM MOÇAMBIQUE Energy Facility Comissão Europeia

CIC MISAU Solar SEED. REDE SECRAM EM MOÇAMBIQUE Energy Facility Comissão Europeia CIC MISAU Solar SEED REDE SECRAM EM MOÇAMBIQUE Energy Facility Comissão Europeia 2008-2013 REDE SECRAM Rede de Centros de Serviços Energéticos Básicos alimentados com sistemas fotovoltáicos e eólicos para

Leia mais

Cód ORGANIZAÇÃO DO SUBSECTOR DO CAJU: PARCERIAS PARA NOVOS INVESTIMENTOS: O PAPEL DO SECTOR PÚBLICO XI Conferência Anual da ACA

Cód ORGANIZAÇÃO DO SUBSECTOR DO CAJU: PARCERIAS PARA NOVOS INVESTIMENTOS: O PAPEL DO SECTOR PÚBLICO XI Conferência Anual da ACA Cód. 920 ORGANIZAÇÃO DO SUBSECTOR DO CAJU: PARCERIAS PARA NOVOS INVESTIMENTOS: O PAPEL DO SECTOR PÚBLICO XI Conferência Anual da ACA Cotonou, Setembro de 2017 Estrutura da Apresentação I. Introdução II.

Leia mais

Determinantes da Prevalência de HIV em Moçambique. Por: Isa Fidélia Francisco Chiconela UNU - WIDER

Determinantes da Prevalência de HIV em Moçambique. Por: Isa Fidélia Francisco Chiconela UNU - WIDER Determinantes da Prevalência de HIV em Moçambique Por: Isa Fidélia Francisco Chiconela UNU - WIDER HIV em Moçambique Moçambique é considerado o quinto país com maiores taxas de prevalência no mundo. Apesar

Leia mais

República de Angola Ministério da Energia e Águas. CONSELHO CONSULTIVO ALARGADO Lubango, 28 e 29 DE JUNHO DE 2012 COMUNICADO FINAL

República de Angola Ministério da Energia e Águas. CONSELHO CONSULTIVO ALARGADO Lubango, 28 e 29 DE JUNHO DE 2012 COMUNICADO FINAL República de Angola Ministério da Energia e Águas CONSELHO CONSULTIVO ALARGADO Lubango, 28 e 29 DE JUNHO DE 2012 COMUNICADO FINAL Nos dias 28 e 29 de Junho de 2012, na cidade do Lubango, Província da Huíla,

Leia mais

Os Determinantes da Pobreza em Moçambique, 2014/15

Os Determinantes da Pobreza em Moçambique, 2014/15 Os Determinantes da Pobreza em Moçambique, 2014/15 Maimuna Ibraimo com Vincenzo Salvucci Objectivo Estudar as variáveis correlacionadas com a pobreza de consumo e a pobreza multidimensional em Moçambique

Leia mais

Disciplina: Eletrificação Rural

Disciplina: Eletrificação Rural UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA AGRÍCOLA Disciplina: Eletrificação Rural Unidade 1 Energia elétrica no âmbito do desenvolvimento sustentável:

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA

TERMOS DE REFERÊNCIA TERMOS DE REFERÊNCIA IDENTIFICAÇÃO DE UM TÉCNICO AVALIADOR DE CLASSIFICAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS TURISTICOS A NIVEL DAS DIRECÇÕES PROVINCIAIS DA CULTURA E TURISMO 1 I. INTRODUÇÃO Foi aprovado e publicado

Leia mais

A SITUAÇÃO SOBRE OS CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE E A LEGISLAÇÃO RELACIONADA. Maputo, Dezembro de 2015

A SITUAÇÃO SOBRE OS CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE E A LEGISLAÇÃO RELACIONADA. Maputo, Dezembro de 2015 MINISTÉRIO DO GÉNERO, CRIANÇA E ACÇÃO SOCIAL A SITUAÇÃO SOBRE OS CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE E A LEGISLAÇÃO RELACIONADA Maputo, Dezembro de 2015 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução; 2. Situação

Leia mais

O exemplo prático das Energias Renováveis como solução na Gestão de Energia e Eficiência Energética.

O exemplo prático das Energias Renováveis como solução na Gestão de Energia e Eficiência Energética. SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS Workshop Gestão de Energia e Eficiência Energética nas Empresas PAINEL II O exemplo prático das Energias Renováveis como solução na Gestão de Energia e Eficiência

Leia mais

COLÓQUIO : Uma década promissora para o Brasil? MÓDULO 2: ENERGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA

COLÓQUIO : Uma década promissora para o Brasil? MÓDULO 2: ENERGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA COLÓQUIO 2010-2020: Uma década promissora para o Brasil? MÓDULO 2: ENERGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA Eliane Fadigas Escola Politécnica - USP Hidráulica Solar Eólica Biomassa

Leia mais

Documento Técnico N.º 6 do CTE: Estratégia Africana de Mini-Redes de Energia Ecológicas

Documento Técnico N.º 6 do CTE: Estratégia Africana de Mini-Redes de Energia Ecológicas IE18298 30/30/9/10 Documento Técnico N.º 6 do CTE: Estratégia Africana de Mini-Redes de Energia Ecológicas 1. Antecedentes/Contexto No mundo moderno, a electrificação doméstica é essencial para que os

Leia mais