com construção de "Features"

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "com construção de "Features""

Transcrição

1 FURAÇÃO e fresagem 2,5D com construção de "Features" de furação e fresagem 2,5D. Rápido, seguro e TOTALMENTE automatizado Construção de "Feature" Perfuração e fresagem 2,5D Leitura de dados, reconhecimento da geometria (designadas "Features"), trajectórias de ferramenta calculadas automaticamente O software CAD/CAM Tebis automatiza a maquinação 2,5D na produção de ferramentas e moldes, no fabrico de máquinas e outros segmentos industriais. A base da elevada automatização é baseada na parametrização das features. Através da interligação com os modelos NC Tebis Automill são conseguidas vantagens ao longo de todo o processo, desde a construção, passando pela programação NC, até à produção. O benefício da solução Tebis é evidente logo na fase de construção, pois assume "Features" de muitos outros sistemas CAD ou avalia geometrias CAD importadas. A solução Tebis reconhece com precisão toda a geometria a maquinar, reduzindo assim a componente de desenho. Na programação NC, as informações flúem automaticamente das peças a maquinar para os programas NC. As sequências de maquinação são testadas e guardadas em templates NC e, por conseguinte disponibilizadas a todos os utilizadores. Com apenas alguns cliques com o rato são produzidos programas NC optimizados e verificados em termos de colisão da ferramenta; mesmo para geometrias complexas. A máquina CNC também é mais rentabilizada.todos os trabalhos que eram feitos à mão no controlador, passam a ser feitos no Tebis, devido à facilidade e rapidez com que são executados. Este processo permite eliminar os erros humanos, pois não existe transferência manual de dados de um desenho para o controlador da máquina. Apesar da elevada automatização, o operador poderá intervir em todas as fases, a fim de optimizar o seu processo.

2 2 Tebis CAD Construção de "Features" Assim funciona a maquinação 2,5D Tebis com "Features", NC-Sets, NC-Jobs e montagem de ferramentas 1 INFORMAÇÃO CAD Desenhos Informação 2D Informação 3D Sólidos INTERFACES 2 3 Modelo CAD Modelo Tebis Identificado 4 Processos de trabalho atraves de features 1 A maquinação 2,5D com Tebis funciona com quaisquer dados de entrada. Quer se trate de desenhos, curvas 2D, superfícies 3D ou sólidos, o resultado é sempre rapidamente alcançado. Quanto mais informações o modelo CAD tiver (por ex., "Features"), mais simples será a programação 2,5D. 2 Caso os dados não estejam disponíveis em formato CAD Tebis, estes serão lidos através de um dos inúmeros interfaces padrão e directos do Tebis. Para além da geometria dos componentes, podem ser transferidas também furações, tolerâncias e roscas de muitos outros sistemas CAD. Estes objectos são designados "Features" no Tebis. 3 Com a construção de "Features" é possível analisar qualquer geometria e reconhecer elementos para a maquinação 2,5D como, por ex., furações ou caixas. O Tebis aplica um objecto de produção ("Feature") e documenta com ele a tarefa de produção necessária. Assim que todos os objectos de maquinação "Features" estiverem identificados, está preparado o conjunto de dados para a programação NC automática e este pode definir-se a si próprio quando existir para cada "Feature" uma sequência de maquinação (NC-Set) (consultar o ponto 6). 4 A biblioteca de "Features" Tebis auxilia na standardização nos processos de fabrico e conduz assim a uma maquinação NC mais eficiente com sucessões de ferramentas, estratégias e parâmetros idênticos dentro do possível. 5 No decurso da programação NC é determinado em que direcção e em que sequência são produzidas "Features" individuais. Neste âmbito, os modelos NC (NC-Sets e NC-Jobs) simplificam todas as maquinações que são efectuadas mais do que uma vez. É possível definir templates para maquinar modelos semelhantes (consultar os pontos 6 e 7) Todas as maquinações que não são definidas através de templates podem ser também definidas manualmente em qualquer altura.

3 Tebis CAM furação e fresagem 2,5D 3 5 MAQUINA NC Modelo maquinado com Tebis 9 PÓS- PROCESSADOR Conhecimento de produção em templates Ferramentas Corte Suporte 6 Montagem NC-Sets: Standardização da sequência de maquinações 7 Lista NC: Gravar Plano de trabalho 8 6 A biblioteca de NC-Set Tebis contém regras paramétricas para determinadas maquinações como, por exemplo, furos cegos roscados, furos a varar ou ranhuras de chaveta. As posições e orientações em que estas maquinações têm que ser realizadas são automaticamente lidas pelo Tebis com as "Features", tal como as dimensões. Caso não estejam disponíveis quaisquer "Features", o utilizador poderá introduzir manualmente estes valores. 7 Nas listas de NC-Jobs são guardadas todas as maquinações NC de um componente. Estas podem ser estruturadas em pastas, de forma a poderem ser combinadas fixações, tipos de maquinação, ferramentas, etc. Dado que as listas NC-Job também podem ser transferidas de um componente para outro, estes também são adequados para determinadas classes de componentes, por ex., "Ferramenta de desenho para punção" ou "Estruturas de molde", etc. Após a atribuição de um desses templates a uma peça, o utilizador só necessitará de introduzir os elementos de geometria, de forma global ou selectiva. É claro que os NC-Jobs individuais poderão ser alterados, ampliados ou comprimidos. Em seguida, o Tebis calcula as respectivas trajectórias da ferramenta para todos os NC-Jobs, de forma totalmente automática ou com diálogo interactivo com o utilizador. 8 A biblioteca de ferramentas Tebis gere materiais a cortar e valores de corte, bem como suportes, e extensões. Todos os componentes contêm contornos e informações sobre as uniões, para que possam ser montadas ferramentas completas iguais às existentes na maquina. Os templates NC, bem como todas as maquinações NC recorrem a estas ferramentas. 9 Os pós-processadores Tebis são o elo flexível entre a programação NC e as máquinas. Estes geram as trajectórias da ferramenta NC para qualquer tipo de controlador de máquina. As tarefas de produção podem assim ser facilmente alteradas de uma máquina para outra.

4 4 "Features" são objectos de produção inteligentes Com o módulo CAD para construção de "Features" podem ser construídas geometrias padronizadas. Estas geometrias designadas "Features" descrevem processos de produção de forma exacta em termos geométricos e tecnológicos. Com funções simples é possível colocar e adaptar "Features" à geometria. No caso de geometrias de componentes importados, o Tebis reconhece automaticamente zonas que podem ser descritas através de "Features". A maior vantagem proporcionada por "Features" Tebis é o transporte automático de todos os valores e informações para a máquina NC. Através de "Features" é possível acelerar o processo de construção. A construção de "Features" com Tebis acelera e simplifica o trabalho CAD. É possível importar de muitos outros sistemas CAD informações em forma de "Features" (ver Caixas). Desta forma, está claramente documentado no modelo CAD o que deverá ser produzido. A geometria designada "Features" contêm todos os parâmetros geométricos e tecnológicos do processo de fabrico, por ex.: furo cego roscado M10, 25 mm de profundidade ou uma caixa 25 x 8H7, 5 mm de profundidade. Estas informações já não têm que ser detalhadas em desenhos para efeitos de produção. Reconhecimento de geometria e aplicação de "Features" O software Tebis reconhece com rapidez e segurança nos dados lidos as geometrias relevantes e aplica "Features" nesses casos. Isto funciona também com dados de desenho 2D. A aplicação directa de "Features" através de dados de coordenadas e orientação é igualmente possível, para uma construção simplificada de furações e caixas. Com o auxílio da biblioteca de "Features" são definidos processos standard de fabrico. Isto assegura, por exemplo, a mesma profundidade de um furo roscado ou o formato idêntico mas com chanfre. Desta forma, é possível utilizar em seguida ferramentas de furação e fresagem padrão para programação NC e maquinação NC. Segurança de processo através de "Features" Uma vantagem particular em "Features" Tebis é que todos os valores e informações podem ser automaticamente transportados para a máquina NC. Graças à tecnologia de "Feature", as funções NC Tebis importam todas as informações de geometria (posições, orientações, diâmetros, profundidades, etc.) com um simples clique com o rato. Desta forma, são excluídos os erros devido à transferência manual de valores. Através de "Features" é possível descrever as mais variadas tarefas de produção como, por exemplo, roscas, mandrilar, furações com níveis ou caixas. Na biblioteca de "Features" é possível definir e gerir de forma estruturada todas as geometrias de furação com base nas informações de produção relevantes.

5 5 Interfaces universais Com o Tebis dispõe da ligação perfeita a todos os universos de "Features". "Features" com os seguintes formatos podem ser lidas, editas e processadas com o Tebis, sem qualquer problema. "Features" de fabricantes da indústria automóvel. BMW-Info-Drill (Catia V5) "Features" DC-Power (Catia V5) "Features" de construção de modelos DC (Catia V5) DC-Info-Drill (Catia V5) "Features" VW (Catia V5) Opel-Drill (Unigraphics) Furação MB (Catia V4) Este punção de uma ferramenta de desenho foi importado de um outro sistema CAD. Todas as Features de furação foram também importados. O software Tebis reconheceu "Features" de fresagem com base na geometria. "Features" de fabricantes CAD Catia V5 Unigraphics Tabelas de furação VAMOS (Catia V4) Plug-Ins para "Features" Tebis noutros sistemas MoldWare MWF para Catia V5 MoldWare MTF para Catia V4 NET/FeatureScanner para ProE O Scanner de "Features" reconheceu neste caso um grupo de furações de refrigeração e sugere então os elementos adequados existentes na biblioteca. O lado da injecção de um molde para plásticos com mais de 170 Features, desde uma simples rosca até orifícios de refrigeração de vários níveis com união roscada. As "Features" permitem uma programação NC totalmente automática.

6 6 Maquinação NC totalmente automática, baseada no conhecimento Com o módulo CAM para furação e fresagem são maquinados todos os tipos de furos simples, por etapas, pré-formada (por medida) e de rosca, bem como faces planas, caixas e contornos. O software aumenta a produtividade e a segurança de processo através de uma ampla variedade de possibilidades de automatização. Em especial a interligação à tecnologia de "Features" assegura que, a partir de dados CAD possam ser rapidamente gerados programas NC. Programação NC versátil e flexível As inúmeras funções individuais da solução Tebis proporcionam uma elevada flexibilidade para todos os tipos de furação e fresagem. Com as funções de furação poderá programar todos os tipos de furos e roscas. Com as funções de fresagem são criados programas NC individuais para caixas, faces planas, bem como para contornos verticais e respectiva maquinação de material residual. A admissão integrada da peça em bruto reconhece de forma segura todas as áreas de material residual. Além disso, assegura que os movimentos rápidos da ferramenta ocorram apenas em situações de posicionamento. Criar programas NC de forma automatizada A Tebis proporciona várias possibilidades de automatização de maquinação recorrente na programação NC: Com NC-Sets é definida a maquinação de elementos standard, para os quais são necessárias várias etapas de trabalho em sequência, por ex. roscas, furação com níveis ou caixas com diferentes ferramentas de desbaste e acabamento. Com planos de trabalho é possível criar os mesmos processos de maquinação, que serão maquinadas sempre da mesma forma como por ex., Fixações de ferramenta de cunhos e cortantes, maquinação de guias, faces de apoio e de contacto, ranhuras, bem como furação. Reunindo os conhecimentos de produção Devido à elevada padronização, a tecnologia NC-Set proporciona particulares vantagens em termos da programação NC 2,5D. O sistema recorre a sequências de maquinação pré-definidas e testadas (NC-Sets), que são definidas pelos especialistas em maquinação. A Tebis administra assim os seus conhecimentos de produção. Sequências de maquinação fiáveis e testadas são armazenadas a nível central, ficando disponíveis a todos os colaboradores e protegidas contra acesso indesejado por parte de terceiros. Sequências de maquinação automatizadas de NC-Sets Os NC-Sets combinam funções individuais com sequências de maquinação como, desbaste e acabamento, ou furação e abertura de roscas, incluindo todas as ferramentas necessárias e os parâmetros ideais de maquinação. Se o modelo CAD contiver "Features", a programação NC poderá ser efectuada de forma totalmente automática, pois cada "Feature" encontra o NC-Set destinado à sua produção. A complexidade da programação NC é assim muito reduzida, enquanto a segurança é proporcionalmente aumentada. A programação NC de caixas com actualização do stock dinamico permite a máxima intervenção no material e retracções curtas.

7 7 Neste modelo NC-Job estão guardadas todas as etapas de trabalho para a produção de um suporte da chapa. Após o modelo ser carregado, são atribuídos os elementos de maquinação e calculados os programas NC. Os NC-Sets economizam tempo e oferecem segurança A programação NC baseada em "Features" permite-lhe economizar tempo, pois as sequências de maquinação apenas têm que ser definidas uma vez, podendo em seguida ser reutilizadas sem qualquer necessidade de intervenção adicional. A maquinação standard utiliza sempre as mesmas ferramentas, estratégias e parâmetros permitindo assim, um trabalho por corte de apara mais rápido e mais seguro. A obtenção automatica de dados através das Features para os programas NC, permite que não ocorram erros derivados de leitura ou digitação de dados incorrectas, assegurando que não sejam esquecidas quaisquer tarefas de produção. Automatização da maquinação com NC-Jobs A utilização do NC-Job simplifica substancialmente a maquinação. É atribuído um template à geometria, são definidos os elementos de maquinação e controlo, bem como os parâmetros específicos do modelo e é logo iniciado o cálculo de todos os percursos de maquinação. Os percursos de maquinação adicionais para o presente modelo podem ser simplesmente adicionados, tal como é possível eliminar percursos de maquinação. O resultado pode ser novamente utilizado. Desta forma, o conhecimento da fabricação cresce e é assegurada a utilização de processos e estratégias já testados. Maquinação NC estruturado com plano de trabalho NC-Job O conjunto de maquinações de uma geometria é armazenada no plano de trabalhos NC (NC-Job) Desta forma, todas as etapas de maquinação e sequências são documentadas e podem ser complementadas ou alteradas em qualquer altura. Dado que é possível transferir planos de trabalho de um modelo para outro através de uma simples cópia. Os planos de trabalho NC Jobs possuem todos os processos de maquinação que são realizados no modelo. Desbaste de uma caixa por niveis com opção de entrada Z em rampa (verde) e trajectórias arredondadas para aumentar o nivel de performance no corte. Criação de um NC-Set com as três etapas de trabalho furação a varar, rebaixar e escarear para a montagem rebaixada de um parafuso de cabeça cilíndrica DIN 912.

8 8 Gestão de ferramentas à medida das necessidades práticas A gestão de ferramentas Tebis diferencia os vários componentes como cortantes, suportes, extensões, bem como montagem de ferramentas completas, com contornos iguais à realidade. Isto proporciona ao utilizador uma série de vantagens como, por ex., cálculo realista de colisão ou uma lista de ferramentas com todos os componentes e comprimentos para a pré-regulação de ferramentas. Os dados do fabricante das ferramentas podem ser transferidos através de interfaces. Através da montagem das ferramentas completas representadas no software Tebis é possível definir de antemão a ferramenta correcta. Com apenas alguns cliques com o rato é efectuado o ajuste entre ferramentas utilizadas no modelo CAM e as ferramentas existentes na máquina. Os trabalhos que não podem ser maquinados devido a falta da ferramenta correcta são coisa do passado. Flexibilidade e eficiência na fabricação A estrutura clara e simples do software Tebis torna-o fácil de utilizar, podendo ser aplicado quer a nível do CAM, quer a nível da fabricação. Assim, a programação NC 2,5D deixa de ser feita no controlador, ficando a máquina livre. As trajectórias da ferramenta podem ser transferidas, através de um pós-processador, para uma máquina com um outro controlo. Consoante o pós-processador, é possível utilizar ciclos do controlo NC ou somente produzir movimentos lineares e circulares. Isto permite utilizar as máquinas também para maquinações 2,5D exigentes, em que o respectivo controlo não foi concebido para tal. O controlo de colisão com ferramenta completa - como opção, também é possível controlar as colisões da máquina completa e meios de fixação - proporcionando ao utilizador da máquina uma maior segurança. A programação 2,5D Tebis também é adequada para maquinação complexa de furação profunda no fabrico de moldes. A gestão de ferramentas Tebis representa fielmente as ferramentas de furação e fresagem. Tebis Portugal, Lda., Edifício Embra Park, Escr. L 1, Estrada de Leiria n.º 206, P Marinha Grande, Tel. +351/ , Fax +351/ ,

Sua indústria. Seu show. Seu Futuro

Sua indústria. Seu show. Seu Futuro Sua indústria. Seu show. Seu Futuro Usinagem 5-Eixos para Moldes Sandro, Vero Software Vero Software está no topo do relatório de fornecedores de CAM da CIMData 2014 Com maior Market Share, crescimento

Leia mais

EBS ETAP Central Battery Systems

EBS ETAP Central Battery Systems EBS ETAP Central Battery Systems A gama de EBS da ETAP faculta sistemas de bateria centrais para instalações de iluminação de emergência e os seus diversos produtos podem ser utilizados em grandes e pequenos

Leia mais

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril.

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril. A UU L AL A Mandrilamento Nesta aula, você vai tomar contato com o processo de mandrilamento. Conhecerá os tipos de mandrilamento, as ferramentas de mandrilar e as características e funções das mandriladoras.

Leia mais

15 Computador, projeto e manufatura

15 Computador, projeto e manufatura A U A UL LA Computador, projeto e manufatura Um problema Depois de pronto o desenho de uma peça ou objeto, de que maneira ele é utilizado na fabricação? Parte da resposta está na Aula 2, que aborda as

Leia mais

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria

CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria Calculando uma peça com o CALDsoft7 É muito simples calcular uma peça com o CALDsoft7, basta seguir os passos apresentados abaixo: - Escolher a peça

Leia mais

Use a ferramenta Project Geometry geometria dos rasgos interiores. O sketch criado deve conter todos os contornos do modelo 3D.

Use a ferramenta Project Geometry geometria dos rasgos interiores. O sketch criado deve conter todos os contornos do modelo 3D. Pretende-se aqui exempl ificar a maquinagem de contornos 2D em PowerMILL A modelação 3D do componente é executada em Autodesk Inventor e depois exportada em formato DXF para o PowerMILL Vamos usar esta

Leia mais

CAD/CAM para corte e puncionamento

CAD/CAM para corte e puncionamento CAD/CAM para corte e puncionamento O software referência em aproveitamento e programação para corte 2D e puncionamento A gama de software para corte 2D e puncionamento Principais vantagens e benefícios

Leia mais

Apresentação de Solução

Apresentação de Solução Apresentação de Solução Solução: Gestão de Altas Hospitalares Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros,

Leia mais

Perfeitamente integrados para um processo contínuo. cad integration

Perfeitamente integrados para um processo contínuo. cad integration Perfeitamente integrados para um processo contínuo cad integration hypermill no Autodesk Inventor A integração do hypermill no CAD Autodesk Inventor é uma solução confiável que permite você implementar

Leia mais

João Manuel R. S. Tavares / JOF

João Manuel R. S. Tavares / JOF Introdução ao Controlo Numérico Computorizado II Referencial, Trajectórias João Manuel R. S. Tavares / JOF Introdução As ferramentas de uma máquina CNC podem realizar certos movimentos conforme o tipo

Leia mais

PROCESSOS A CNC. Objetivo da disciplina Cronograma O projeto Critérios de avaliação Contrato didático A máquina O Comando eletrônico

PROCESSOS A CNC. Objetivo da disciplina Cronograma O projeto Critérios de avaliação Contrato didático A máquina O Comando eletrônico PROCESSOS A CNC Objetivo da disciplina Cronograma O projeto Critérios de avaliação Contrato didático A máquina O Comando eletrônico 1 CFP SENAI VW OBJETIVO da disciplina PROCESSOS A CNC Exercício básico

Leia mais

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas Apresentação da Solução Solução: Gestão de Camas Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros, 82-A, 1500-060

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

Novo Order Manager para o Software NobelProcera

Novo Order Manager para o Software NobelProcera Novo Order Manager para o Software NobelProcera Guia Rápido Versão 1 O novo Order Manager facilita mais os processos e procedimentos envolvidos nas encomendas através do sistema NobelProcera. Isto inclui

Leia mais

CAD/CAM Integrado para a Indústria da Madeira

CAD/CAM Integrado para a Indústria da Madeira TopSolid 'Wood CAD/CAM Integrado para a Indústria da Madeira Solução CAD/CAM/ERP totalmente integrada TopSolid Wood A solução CAD/CAM totalmente integrada para a Indústria da Madeira O TopSolid Wood é

Leia mais

CONTROLE NUMÉRICO E AUTOMATIZAÇÃO INDUSTRIAL INTRODUÇÃO: NOÇÕES BÁSICAS DE CNC

CONTROLE NUMÉRICO E AUTOMATIZAÇÃO INDUSTRIAL INTRODUÇÃO: NOÇÕES BÁSICAS DE CNC CONTROLE NUMÉRICO E AUTOMATIZAÇÃO INDUSTRIAL INTRODUÇÃO: NOÇÕES BÁSICAS DE CNC Operador de máquinas convencionais Materiais recebidos pelo operador da Máquina Convencional Exemplo de Máquina Convencional

Leia mais

Todos os dados de medição. Sempre disponíveis. Em qualquer dispositivo.

Todos os dados de medição. Sempre disponíveis. Em qualquer dispositivo. Análise e relatórios Camara este 14.09.2014 até 16.09.2014 Apresentação gráfica 14/09/2014 15/09/2014 16/09/2014 Data logger 1 ( C) Data logger 2 ( C) Data logger 3 ( C) Apresentação em tabela Alarmes

Leia mais

Tarefa Orientada 16 Vistas

Tarefa Orientada 16 Vistas Tarefa Orientada 16 Vistas Objectivos: Vistas só de leitura Vistas de manipulação de dados Uma vista consiste numa instrução de SELECT que é armazenada como um objecto na base de dados. Deste modo, um

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAD/CAM. Profº Emerson Oliveira Matéria: CAD/CAM emerson.oliveira@ifsc.edu.br Câmpus Joinville

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAD/CAM. Profº Emerson Oliveira Matéria: CAD/CAM emerson.oliveira@ifsc.edu.br Câmpus Joinville INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAD/CAM Profº Emerson Oliveira Matéria: CAD/CAM emerson.oliveira@ifsc.edu.br Câmpus Joinville Etapas CAD/CAM Quando o sistema tem comunicação direta. CAD/CAM Quando

Leia mais

Cimatron Ferramentarias Usinagem

Cimatron Ferramentarias Usinagem Metalcam Há mais de 20 anos era fundada a empresa original do Grupo CMC de empresas de novas tecnologias. A vocação inovadora sempre esteve presente por meio de pesquisa e ambiente de desenvolvimento de

Leia mais

Certificação do software de facturação passa a ser obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2011.

Certificação do software de facturação passa a ser obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2011. NOTÍCIAS Certificação do software de facturação passa a ser obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2011. De acordo com a Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho, todas as empresas com um volume de negócios

Leia mais

Furação e Alargamento

Furação e Alargamento UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Furação e Alargamento DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Visão sistêmica de um processo de usinagem

Leia mais

R e g r a s b á s i c a s, d i c a s e t r u q u e s

R e g r a s b á s i c a s, d i c a s e t r u q u e s A espessura da parede Na impressão em 3D, a espessura da parede refere-se à distância entre uma superfície do modelo e a superfície oposta. A espessura da parede pode ser uma superfície sólida forte, ou

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONCEITOS BÁSICOS 1 Necessidade das base de dados Permite guardar dados dos mais variados tipos; Permite

Leia mais

TopSolid Design para Projecto de Moldes e TopSolid' Electrode 489 - Outros Programas Informáticos Nâo Classificados. Duração 88 h

TopSolid Design para Projecto de Moldes e TopSolid' Electrode 489 - Outros Programas Informáticos Nâo Classificados. Duração 88 h PROGRAMA DE FORMAÇÃO Curso Área de Formação Local Instalações da CadSolid - Leiria Duração h Formador Gonçalo Lemos Data 2/07/201 Destinatários Pré-Requisitos TopSolid Design para Projecto de Moldes e

Leia mais

Formação para o terceiro trimestre

Formação para o terceiro trimestre Formação para o terceiro trimestre Desenho Assistido por Computador Cloud computing Blocos e atributos Numa era em que a informação tem de estar disponivel ao virar da esquina, a Autodesk desenvolveu um

Leia mais

Para programação automatizada e fabricação eficiente. estratégias cam

Para programação automatizada e fabricação eficiente. estratégias cam Para programação automatizada e fabricação eficiente estratégias cam O hypermill reduz os tempos de programação e usinagem Um software CAM completo: Uma gama ampla de estratégias de usinagem e de funcionalidades

Leia mais

Instruções de montagem

Instruções de montagem Instruções de montagem Indicações importantes relativas às instruções de montagem VOSS O desempenho e a segurança mais elevados possíveis no funcionamento dos produtos VOSS só serão obtidos se forem cumpridas

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO AOS SISTEMAS. 05 3 DOCUMENTOS MANUTENÇÃO. 08 08 3.2 10 3.3 OCR. 11 4 REGISTRO DE DOCUMENTOS. 13 5 GERANDO DOCUMENTOS

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO AOS SISTEMAS. 05 3 DOCUMENTOS MANUTENÇÃO. 08 08 3.2 10 3.3 OCR. 11 4 REGISTRO DE DOCUMENTOS. 13 5 GERANDO DOCUMENTOS ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO AOS SISTEMAS... 05 3 DOCUMENTOS MANUTENÇÃO... 08 3.1Tipos de Documentos... 08 3.2 Relações entre Documentos... 10 3.3 OCR... 11 4 REGISTRO DE DOCUMENTOS... 13 5 GERANDO

Leia mais

DOCBASE. 1. Conceitos gerais. 2. Estrutura da pasta de associações. 3. A área de documentos reservados. 4. Associação de Imagens

DOCBASE. 1. Conceitos gerais. 2. Estrutura da pasta de associações. 3. A área de documentos reservados. 4. Associação de Imagens Documentação, Informática e Desenvolvimento 1 DOCBASE ASSOCIAÇÔES MULTIMÉDIA 1. Conceitos gerais 2. Estrutura da pasta de associações 3. A área de documentos reservados 4. Associação de Imagens 5. Procedimentos

Leia mais

Maquinas avançadas e ferramentas para a produção de escadas e escadotes

Maquinas avançadas e ferramentas para a produção de escadas e escadotes Maquinas avançadas e ferramentas para a produção de escadas e escadotes Fornecemos soluções para: Dobragem / Furação / Puncionamento / Rebitagem / Montagem Escada telescópica Escadote de alumínio Escadote

Leia mais

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção.

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. es Virtuais Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. O que são os es Virtuais? Virtual é um produto destinado a empresas que necessitam de um servidor dedicado ligado

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

PORQUÊ O PHC ENTERPRISE CS?

PORQUÊ O PHC ENTERPRISE CS? PORQUÊ O PHC ENTERPRISE CS? Um ERP, como qualquer software, pode vir em várias medidas. Quer se chamem soluções, serviços, formatos, ou gamas como no caso da PHC, existem diversas possibilidades para uma

Leia mais

WebSphere_Integration_Developer_D_Jan06 Script

WebSphere_Integration_Developer_D_Jan06 Script WebSphere_Integration_Developer_D_Jan06 Script 1a Nesta demonstração, Will Dunlop, um programador de integração da JK, utiliza o IBM, [ IBM], ou WID para construir um novo serviço orientado para os processos

Leia mais

Rev.1 18.01.2013. Estantes cantoneira

Rev.1 18.01.2013. Estantes cantoneira 18.01.2013 Estantes cantoneira O sistema de estantes em cantoneira foi concebido para satisfazer as necessidades de armazenagem nas indústrias, oficinas, armazéns, etc, tendo em vista uma solução económica.

Leia mais

www.catari.net uma marca diferente.

www.catari.net uma marca diferente. www.catari.net uma marca diferente. cofragem modular perfeita! Com uma vasta gama de dimensões, permite solucionar todas as suas necessidades de cofragem vertical, em qualquer tipo de construção. O combro

Leia mais

ScanTo3D. www.istsistemas.com.br

ScanTo3D. www.istsistemas.com.br ScanTo3D www.istsistemas.com.br O ScanTo3D do SolidWorks permite abrir dados escaneados por qualquer scanner (arquivos de malha ou nuvem de pontos) ou dados de curva de software matemáticos, preparar os

Leia mais

Software de Gestão Central GEONAUT

Software de Gestão Central GEONAUT Software de Gestão Central GEONAUT Acesso em tempo real na Web A autentificação do utilizador (user e password) conduz a uma interface personalizada, onde a disposição das funcionalidades e informação,

Leia mais

automatizar a criação de embalagens

automatizar a criação de embalagens 3 motivos para automatizar a criação de embalagens 1. Qualidade máxima em todos os projetos 2. Todas as tarefas envolvidas na execução do projeto 3. Integração com sistemas administrativos de pedidos O

Leia mais

Criação de Formatos para detalhamento. Ambiente de trabalho no SOLIDWORKS

Criação de Formatos para detalhamento. Ambiente de trabalho no SOLIDWORKS Criação de Formatos para detalhamento Esse tutorial tem o intuito de fazer com que as pessoas conheçam melhor o recurso de criação de formatos de folhas para detalhamento do SolidWorks. Uma das grandes

Leia mais

Configuração do Ambiente de Trabalho

Configuração do Ambiente de Trabalho pag. 1 Configuração do Ambiente de Trabalho 1. Utilização da Área de Trabalho Criação de Atalhos: O Windows NT apresenta um Ambiente de Trabalho flexível, adaptável às necessidades e preferências do utilizador.

Leia mais

FAÇA FÁCIL: DRIVER IGS PARA COMUNICAÇÃO DE PROTOCOLOS PROPRIETÁRIOS INTRODUÇÃO

FAÇA FÁCIL: DRIVER IGS PARA COMUNICAÇÃO DE PROTOCOLOS PROPRIETÁRIOS INTRODUÇÃO FAÇA FÁCIL: DRIVER IGS PARA COMUNICAÇÃO DE PROTOCOLOS PROPRIETÁRIOS INTRODUÇÃO O Driver IGS possui um módulo de configuração que possibilita a comunicação com protocolos proprietários. Trata-se do Driver

Leia mais

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network EXCELLUM Excellum Network DALI Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável O EXCELLUM COMBINA POUPANÇA COM CONFORTO NA ILUMINAÇÃO O Excellum é um sistema de controlo de iluminação

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

Estrutura Dupla Plana

Estrutura Dupla Plana Estrutura Dupla Plana Plurigas Solar, Energias LDA. @2013 Instruções de Leia atentamente as instruções de segurança. As nossas estruturas foram concebidas especificamente para a suportar a montagem de

Leia mais

gettyimages.pt Guia do site área de Film

gettyimages.pt Guia do site área de Film gettyimages.pt Guia do site área de Film Bem-vindo à área de Film do novo site gettyimages.pt. Decidimos compilar este guia, para o ajudar a tirar o máximo partido da área de Film, agora diferente e melhorada.

Leia mais

Software PHC com MapPoint

Software PHC com MapPoint Software PHC com MapPoint A análise de informação geográfica A integração entre o Software PHC e o Microsoft Map Point permite a análise de informação geográfica, desde mapas a rotas, com base na informação

Leia mais

Leitor MaxProx-Lista-PC

Leitor MaxProx-Lista-PC Leitor MaxProx-Lista-PC O leitor de cartões de proximidade MaxProx-Lista-PC é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Ele foi especialmente projetado para controle de acesso, para ser usado Stand

Leia mais

Novo Formato de Logins Manual de Consulta

Novo Formato de Logins Manual de Consulta Gestão Integrada de Acessos Novo Formato de Logins Manual de Consulta Gestão Integrada de Acessos Histórico de Alterações Versão Descrição Autor Data 1.0 Versão inicial DSI/PPQ 2014-07-11 Controlo do documento

Leia mais

Carregamento de dados para o preçário

Carregamento de dados para o preçário Carregamento de dados para o preçário O carregamento de dados para o preçário tem como objectivo a elaboração de uma tabela de preços ou preçário que servirá de guia para a facturação. Assim, a Boommed

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

AUDITORIAS TECNOLÓGICAS

AUDITORIAS TECNOLÓGICAS AUDITORIAS TECNOLÓGICAS ÀS EMPRESAS ETF PROCESSO MUITO DISCUTIDO E MUITO ALTERADO EPERIÊNCIAS DE REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS TECNOLÓGICAS NO PASSADO SOB O TEMA DA TECNOLOGIA ERA SOLICITADA E TRATADA MUITA

Leia mais

TOTVS BA Guia de Customização Linha Logix

TOTVS BA Guia de Customização Linha Logix TOTVS BA Guia de Customização Linha Logix Guia de Customização Sumário Título do documento 1. Objetivo... 3 2. Introdução... 3 3. Customização... 3 2 TOTVS BA Linha Logix Guia de Customização Projeto/Versão:

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Aplicações de Programação CNC/ISO com Microcomputador

Aplicações de Programação CNC/ISO com Microcomputador Aplicações de Programação João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução No contexto da programação CNC seria benéfica a possibilidade de trabalhar com programas que, dentro do possível,

Leia mais

Controle do Arquivo Técnico

Controle do Arquivo Técnico Controle do Arquivo Técnico Os documentos existentes de forma física (papel) no escritório devem ser guardados em pastas (normalmente pastas suspensas) localizadas no Arquivo Técnico. Este Arquivo pode

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 22º Encontro - 11/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - CAPACIDADE E TURNOS DE TRABALHO. 02 Introdução

Leia mais

Interatividade aliada a Análise de Negócios

Interatividade aliada a Análise de Negócios Interatividade aliada a Análise de Negócios Na era digital, a quase totalidade das organizações necessita da análise de seus negócios de forma ágil e segura - relatórios interativos, análise de gráficos,

Leia mais

PHC Serviços CS. A gestão de processos de prestação de serviços

PHC Serviços CS. A gestão de processos de prestação de serviços PHC Serviços CS A gestão de processos de prestação de serviços A solução que permite controlar diferentes áreas de uma empresa: reclamações e respectivo tratamento; controlo de processos e respectivos

Leia mais

Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos de valor

Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos de valor Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos Onde estão as cópias de segurança das chaves? Quem foi a última pessoa a utilizar o carro? Quando foi a última vez que o técnico esteve na cave? RFid

Leia mais

ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA)

ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA) ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA) 1. Introdução 1.1 Inversor de Frequência A necessidade de aumento de produção e diminuição de custos faz surgir uma grande infinidade de equipamentos desenvolvidos

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

São mais de 20 anos no mercado

São mais de 20 anos no mercado São mais de 20 anos no mercado No mercado há mais de 20 anos, o CEM é um software de cálculo de esquadrias equipado com recursos de alta tecnologia que otimiza processos e alcança os melhores resultados.

Leia mais

Conceito. As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas

Conceito. As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas Conceito As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas PÁG 02 Actualmente, face à crescente necessidade de integração dos processos de negócio, as empresas enfrentam o desafio de inovar e expandir

Leia mais

Servidores de Impressão Axis

Servidores de Impressão Axis Servidores de Impressão Axis ARTIGO Servidores de Impressão Axis Como explorar as inúmeras oportunidades de mercado e tirar total partido das mesmas Created: September 27, 2005 Last updated: September

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE PROJECTOS MID-RANGE PARA ESTRUTURAS DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS

PLANIFICAÇÃO DE PROJECTOS MID-RANGE PARA ESTRUTURAS DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS Fabricados em alumínio e aço inoxidável Declaração de desempenho e marcação CE Para pequenas instalações Aplicação para configurar automaticamente as estruturas Stock permanente, prazo de entrega reduzido

Leia mais

www.nddigital.com.br Manual de Administração DPS Printer 2.1 NDDigital S/A - Software

www.nddigital.com.br Manual de Administração DPS Printer 2.1 NDDigital S/A - Software www.nddigital.com.br Manual de Administração DPS Printer 2.1 NDDigital S/A - Software 2 Introdução Este manual foi elaborado para administradores, para entendimento do funcionamento do produto e administração

Leia mais

A SÈTIMA. O nosso principal objectivo

A SÈTIMA. O nosso principal objectivo 03 A SÈTIMA A SÉTIMA produz soluções de software maioritariamente com recurso à WEB, de modo a dar suporte ao crescimento tecnológico que é já a maior realidade do século XXI. Esta aposta deve-se ao facto

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM DA FECHADURA SYNTER EXECUÇÃO DO ALOJAMENTO DA FECHADURA:

MANUAL DE MONTAGEM DA FECHADURA SYNTER EXECUÇÃO DO ALOJAMENTO DA FECHADURA: MANUAL DE MONTAGEM DA FECHADURA SYNTER EXECUÇÃO DO ALOJAMENTO DA FECHADURA: Para fazer o alojamento da Máquina da Fechadura em uma porta, é necessário deixar 1,10m do centro do furo quadrado da maçaneta

Leia mais

Guia de implantação de máquinas Nesting BIESSE

Guia de implantação de máquinas Nesting BIESSE Guia de implantação de máquinas Nesting BIESSE Neste guia, vamos simular todos passos de uma implantação do plug-in de uma máquina Nesting da BIESSE. Como exemplo configuraremos o plug-in de uma Rover

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

Guia de instalação e Activação

Guia de instalação e Activação Guia de instalação e Activação Obrigado por ter escolhido o memoq 5, o melhor ambiente de tradução para tradutores freelancer, companhias de tradução e empresas. Este guia encaminha-o através do processo

Leia mais

Em início de nova fase, forumb2b.com alarga a oferta

Em início de nova fase, forumb2b.com alarga a oferta Em início de nova fase, alarga a oferta Com o objectivo de ajudar as empresas a controlar e reduzir custos relacionados com transacções de bens e serviços, o adicionou à sua oferta um conjunto de aplicações

Leia mais

Gestão dos Níveis de Serviço

Gestão dos Níveis de Serviço A Gestão dos Níveis de Serviço (SLM) Os sistemas e tecnologias de informação e comunicação têm nas empresas um papel cada vez mais importante evoluindo, hoje em dia, para níveis mais elevados de funcionamento

Leia mais

Perspectiva isométrica de modelos com elementos diversos

Perspectiva isométrica de modelos com elementos diversos Perspectiva isométrica de modelos com elementos diversos Introdução Algumas peças apresentam partes arredondadas, elementos arredondados ou furos, como mostram os exemplos abaixo: parte arredondada furo

Leia mais

Transição de POC para SNC

Transição de POC para SNC Transição de POC para SNC A Grelha de Transição surge no âmbito da entrada em vigor, no ano de 2010, do Sistema de Normalização Contabilística (SNC). O SNC vem promover a melhoria na contabilidade nacional,

Leia mais

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal Nuno Gomes Cefamol Associação Nacional da Indústria de Moldes MEMMOLDE NORTE As rápidas

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Simplos. Estantes para cargas ligeiras

Simplos. Estantes para cargas ligeiras Simplos Estantes para cargas ligeiras Estantes Simplos Estantes Simplos O sistema de armazenagem Simplos proporciona a melhor solução às mais diversas necessidades de armazenagem de cargas médias e ligeiras,

Leia mais

Alta confiabilidade em cortes e canais mais profundos

Alta confiabilidade em cortes e canais mais profundos Alta confiabilidade em cortes e canais mais profundos As necessidades do usuário final......para operações de cortes e canais mais profundos foram reconhecidas nos primeiros estágios de desenvolvimento

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Fornece novos benefícios para o mercado postal

Fornece novos benefícios para o mercado postal Entrega de Pacotes e Encomendas Classificação de correspondências e pacotes Vantage TM Sorting Solution Classificadora flexível e de alta velocidade Fornece novos benefícios para o mercado postal A classificadora

Leia mais

Usinagem de Produção. Edgecam é o único sistema CAM que você precisa.

Usinagem de Produção. Edgecam é o único sistema CAM que você precisa. Usinagem de Produção Edgecam é o único sistema CAM que você precisa. Manufatura auxiliada por computador Apesar dos avanços da tecnologia de manufatura, a programação manual de uma moderna máquina de usinagem

Leia mais

Metalo. Modular. Sistema de Andaimes em Alumínio. Instruções Técnicas

Metalo. Modular. Sistema de Andaimes em Alumínio. Instruções Técnicas Metalo Modular Sistema de Andaimes em Alumínio Instruções Técnicas Modular_AF4.indd 1 Modular Índice Favor observar: Nestas instruções técnicas, encontram-se todas as informações e indicações importantes

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

Aprenda as melhores práticas para construir um completo sistema de teste automatizado

Aprenda as melhores práticas para construir um completo sistema de teste automatizado Aprenda as melhores práticas para construir um completo sistema de teste automatizado Renan Azevedo Engenheiro de Produto de Teste e Medição -Américas Aprenda as melhores práticas para construir um completo

Leia mais

EUROPROD - Produtividade Controlo de Produtividade de Operárias

EUROPROD - Produtividade Controlo de Produtividade de Operárias 2014 EUROPROD - Produtividade Controlo de Produtividade de Operárias MEE-IT, LDA 10-03-2014 Índice EUROPROD... 2 Como... 3 Europrod Recolha de Dados... 5 Europrod Leitura ótica... 5 Europrod - Online...

Leia mais

Estantes Simplos para cargas ligeiras

Estantes Simplos para cargas ligeiras Estantes Simplos para cargas ligeiras Estantes Simplos Estantes Simplos O sistema de armazenagem Simplos proporciona a melhor solução às mais diversas necessidades de armazenagem de cargas médias e ligeiras,

Leia mais

Módulo Contact Solution

Módulo Contact Solution Módulo Contact Solution O Contact Solution é uma ferramenta completa e customizável de fácil utilização para análise dos registros de sua central de atendimento (Contact Center), com possibilidade de efetuar

Leia mais

Curva ABC. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br

Curva ABC. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Curva ABC Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Introdução... 3 Utilização no sistema TCar-Win... 3 Configuração da curva ABC... 4 Configuração

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações

A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações Introdução: Os Sistemas de Informação (SI) enquanto assunto de gestão têm cerca de 30 anos de idade e a sua evolução ao longo destes últimos anos tem sido tão dramática como irregular. A importância dos

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Treinamento de Personalização Builder/Start + ERP

Treinamento de Personalização Builder/Start + ERP Treinamento de Personalização Builder/Start + ERP Promob ERP O Promob ERP, permite o controle completo da situação econômica, financeira e produtiva da empresa, dinamizando as decisões e otimizando resultados.

Leia mais

A Euedito coloca à sua disposição os seguintes packs promocionais:

A Euedito coloca à sua disposição os seguintes packs promocionais: PROCESSO DE EDIÇÃO A Euedito coloca à sua disposição os seguintes packs promocionais: O primeiro é o pack Grátis, que inclui: orçamento à medida; o primeiro exemplar do seu livro sem qualquer custo; a

Leia mais

Microsoft Access XP Módulo Um

Microsoft Access XP Módulo Um Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo

Leia mais

Simatri Sistemas de Maquinação tridimensional Grupo A5: -Eduardo Francisco nº63089 -Nuno Bairinhas nº63160 -João Cruz nº63218

Simatri Sistemas de Maquinação tridimensional Grupo A5: -Eduardo Francisco nº63089 -Nuno Bairinhas nº63160 -João Cruz nº63218 Simatri Sistemas de Maquinação tridimensional Grupo A5: -Eduardo Francisco nº63089 -Nuno Bairinhas nº63160 -João Cruz nº63218 Empresa de modelação e maquinação de moldes metálicos para injecção de peças

Leia mais