Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP
|
|
|
- Luiza Beretta Farinha
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Manual de Processos SPUP SEF: NIS Página 1 de 10 Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP Serviço Económico-Financeiro Núcleo de Informação e Suporte
2 Manual de Processos SPUP SEF: NIS Página 2 de 10 NIS: Núcleo de Informação e Suporte O Núcleo de Informação e Suporte abrange a área do sistema ERP, e o relacionamento com os seus utilizadores, assim como a área de informação para a gestão. NIS-010: Sistema ERP... 3 NIS : Helpdesk ERP... 4 NIS : Consultoria ERP... 7 NIS-020: Informação de gestão... 9
3 Manual de Processos SPUP SEF: NIS Página 3 de 10 NIS-010: Sistema ERP Os processos ligados ao sistema ERP compreendem o Helpdesk, entendendo-se como o apoio prestado aos utilizadores do ERP que possam ter dúvidas, questões ou outros pedidos relativos ao sistema, e a consultoria, que tem por objetivo a constante melhoria do sistema adequando-o às necessidades do serviço e dos seus utilizadores.
4 NIS : Helpdesk ERP Manual de Processos SPUP SEF: NIS Página 4 de 10 O processo de Helpdesk ERP é um processo interno que compreende o apoio prestado aos utilizadores do sistema ERP na resposta a questões, esclarecimento de dúvidas ou demais pedidos. Cabe ao Núcleo de Informação e Suporte prestar este apoio.
5 Descrição das atividades do processo Manual de Processos SPUP SEF: NIS Página 5 de 10 NIS : Enviar ticket com pedido Os utilizadores do sistema ERP, por norma internos ao Serviço Económico-Financeiro, tendo necessidade de colocar questões ou outros pedidos relativos ao sistema, preenchem o formulário de trouble ticket disponível no SIGARRA SPUP, enviando assim o seu pedido. NIS : Analisar pedido O Núcleo de Informação e Suporte (NIS) analisa o pedido recebido, verificando se se trata de um pedido de solução pelo Helpdesk, se necessita de resposta por outro Núcleo ou Unidade do SEF ou se é necessário um desenvolvimento do sistema ou correção de bug. NIS : Tratar o pedido Caso o pedido seja resposta pelo helpdesk, o Núcleo de Informação e Suporte trata-o. NIS : Reencaminhar para resposta por outra Unidade/Núcleo do SEF No caso do pedido necessitar de resposta de outro Núcleo ou Unidade do SEF, podendo ser relativo a de orçamento, tesouraria ou outro, o NIS reencaminha o pedido para o Núcleo/Unidade que melhor se adeqúe, ficando a aguardar que lhe seja enviada resposta. NIS : Reportar bug à empresa de desenvolvimento Caso se trate da necessidade de correção de um bug do sistema, o NIS reporta a necessidade de correção à empresa de desenvolvimento Primavera.. NIS : Testar proposta de solução Tendo resposta à correção do bug e não sendo necessário atualizar o sistema, o NIS testa a solução proposta de correção. NIS : Contactar UPdigital para realizar atualização em testes Caso a resposta à correção do bug exija atualização do sistema, o NIS contacta o Serviço UPdigital da Reitoria para que seja instalada a atualização em ambiente de testes. NIS : Testar atualização O NIS efetua os testes necessários à atualização do sistema para garantir a sua conformidade. NIS : Contactar UPdigital para realizar atualização em produtivo Estando a atualização em condições de ser implementada no sistema em produtivo, o NIS articula com a UPdigital a data da atualização. NIS : Informar utilizadores do sistema da data da atualização Tendo a data confirmada, o NIS comunica aos utilizadores do sistema a data da sua atualização, informando que o sistema ficará inativo no decorrer da mesma. NIS : Fazer especificação e enviar à empresa, pedindo orçamento Caso se verifique a necessidade de desenvolvimento do sistema para responder ao pedido, o NIS faz uma especificação do desenvolvimento necessário, que envia à empresa de desenvolvimento do sistema, Primavera, com um pedido de orçamento mediante a especificação. NIS : Obter aprovação Dirigente SEF e pedir desenvolvimento à empresa Recebendo um orçamento, o NIS comunica-o à direção do SEF e, caso obtenha aprovação, pede o desenvolvimento à empresa Primavera.
6 Manual de Processos SPUP SEF: NIS Página 6 de 10 NIS : Verificar desenvolvimento em ambiente de testes Estando pronto o desenvolvimento necessário, é disponibilizado em ambiente de testes do sistema para que o NIS faça a verificação das novas funcionalidades. NIS : Incorporar desenvolvimento no sistema em produção Tendo testado o desenvolvimento e estando este de acordo com o pretendido, é incorporado no sistema em produção. NIS : Responder ao requerente via ticket Tendo pronta a resposta ao pedido do requerente, tendo sido esta conseguida de forma simples, por resposta de outro Núcleo/Unidade ou por desenvolvimento do sistema, a resposta é registada no ticket, recebendo o requerente uma notificação. NIS : Pedir reanálise Caso o requerente verifique que o seu pedido não ficou completamente resolvido, ou que há necessidade de mais alguma informação sobre a matéria, pede a reanálise do processo. NIS : Validar resposta No caso do requerente considerar que o pedido ficou resolvido, valida a resposta no ticket. NIS : Fechar ticket Tendo obtido validação por parte do requerente, o NIS fecha o ticket. Os tickets do ERP são fechados após feedback positivo do requerente com exceção dos tickets que aguardam feedback por longos períodos de tempo. Periodicamente, o NIS verifica os tickets sem resposta há cerca de dois ou três meses, envia um geral para as Unidades e Núcleos do SEF a informar que vai encerrar esses tickets no prazo de cinco dias e encerra os tickets findo esse prazo.
7 NIS : Consultoria ERP Manual de Processos SPUP SEF: NIS Página 7 de 10 O processo de Consultoria ERP é despoletado quando é identificada a necessidade de desenvolvimento de funcionalidades do sistema para que melhor se adeqúe às necessidades do serviço e dos seus utilizadores. Embora o processo inicie maioritariamente por parte do Núcleo de Informação e Suporte, pode também ser iniciado por necessidade das Entidades Constitutivas da U.Porto.
8 Descrição das atividades do processo Manual de Processos SPUP SEF: NIS Página 8 de 10 NIS : Detetar necessidade de desenvolvimento do sistema Devido ao acompanhamento que faz ao sistema ERP, o Núcleo de Informação e Suporte (NIS) consegue detetar necessidades de desenvolvimento do sistema para que haja uma melhor resposta aos seus utilizadores. NIS : Fazer pedido relativo a desenvolvimento/ funcionalidades do sistema A deteção de necessidade de desenvolvimento do sistema ou de outras necessidades pode ainda surgir por parte das Entidades Constitutivas da U.Porto. NIS : Analisar pedido Recebendo o pedido vindo de uma Entidade Constitutiva, cabe ao Núcleo de Informação e Suporte analisar o pedido. NIS : Fazer especificação e enviar à empresa, pedindo orçamento Mediante a necessidade detetada, o NIS faz uma especificação que envia à empresa de desenvolvimento do sistema, Primavera, pedindo um orçamento consoante a especificação. NIS : Obter aprovação Dirigente SEF e pedir desenvolvimento à empresa Recebendo um orçamento, o NIS comunica-o à direção do SEF e, caso obtenha aprovação, pede o desenvolvimento à empresa Primavera. NIS : Verificar desenvolvimento em ambiente de testes Estando pronto o desenvolvimento necessário, é disponibilizado em ambiente de testes do sistema para que o NIS faça a verificação das novas funcionalidades. NIS : Incorporar desenvolvimento no sistema em produção Tendo testado o desenvolvimento e estando este de acordo com o pretendido, é incorporado no sistema em produção. NIS : Informar requerente que o desenvolvimento/ funcionalidade está disponível Caso a necessidade tenha sido despoletada por uma Entidade Constitutiva, o NIS informa que o desenvolvimento/funcionalidade pedido já se encontra disponível no sistema. NIS : Pedir reanálise Na eventualidade da Entidade Constitutiva continuar com uma necessidade por responder, pede reanálise do caso. NIS : Confirmar que a solução responde ao pedido Respondendo o desenvolvimento apresentado à necessidade da Entidade Constitutiva, deve ser dado feedback positivo ao NIS para que conclua o processo. NIS : Elaborar procedimento referente à nova funcionalidade Caso tenho sido o próprio NIS a detetar a necessidade do sistema, é elaborado um procedimento referente à nova funcionalidade do sistema. NIS : Enviar procedimento aos utilizadores do sistema O NIS envia o procedimento ao utilizadores do sistema, para que conheçam a nova funcionalidade, e conclui o processo.
9 Manual de Processos SPUP SEF: NIS Página 9 de 10 NIS-020: Informação de gestão O processo de informação de gestão compreende a elaboração e reporte de relatórios, com dados extraídos do sistema ERP Primavera, e a sua divulgação às Entidades Constitutivas da U.Porto. Descrição das atividades do processo NIS : Extrair dados do ERP para mapas excel de informação de gestão Mensalmente, o Núcleo de Informação e Suporte (NIS) extrai do sistema ERP Primavera os dados necessários para os Relatórios de Gestão. A extração é feita através de um suplemento ADDIN do PRIMAVERA Office Extensions, em tabelas previamente construídas e parametrizadas, por Entidade Constitutiva, em ficheiro excel Documentação criada: Mapas excel NIS : Passar tabelas de excel para template word de relatórios de informação de gestão Tendo em consideração a informação atualizada em ficheiro excel, o NIS atualiza os templates em formato word, Documentação criada: Relatórios em word
10 NIS : Enviar relatórios à Direção do SEF Manual de Processos SPUP SEF: NIS Página 10 de 10 Até dia 15 do mês seguinte, o NIS envia os relatórios de informação de gestão para a Direção do Serviço Económico-Financeiro, relativos a acumulados ao mês anterior. Documentação enviada: Relatórios de informação de gestão NIS : Enviar relatórios aos Dirigentes máximos das Entidades Constitutivas Posteriormente, a Direção do Serviço Económico Financeiro envia os relatórios de informação de gestão aos Dirigentes máximos das Entidades Constitutivas. Documentação enviada: Relatórios de informação de gestão NIS : Analisar relatórios e dar feedback ao Núcleo de Informação e Suporte Recebendo os relatórios de informação gestão, as Entidades Constitutivas deverão pronunciar-se, sempre que possível, quanto à informação produzida, dirigindo o seu feedback ao Núcleo de Informação e Suporte. Documentação recebida: Relatórios de informação de gestão Documentação enviada: Feedback dos relatórios NIS : Analisar feedback e implementar melhorias O NIS analisa o feedback recebido, e no caso de ser necessário e/ou pertinente, introduz os melhoramentos e/ou alterações referidos. Documentação recebida: Feedback dos relatórios
Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP
Página 1 de 36 Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP Serviço de Recursos Humanos Núcleo de Remunerações e Benefícios Sociais Página 2 de 36 NRBS: Núcleo de Remunerações e Benefícios Sociais
Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP
Página 1 de 32 Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP Serviço Económico-Financeiro Unidade de Contabilidade e Tesouraria: Núcleo de Tesouraria Página 2 de 32 NT: Núcleo de Tesouraria A Unidade
Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP
Página 1 de 8 Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP Serviço de Recursos Humanos Área transversal Página 2 de 8 SRHTR: Área transversal do Serviço de Recursos Humanos A área transversal ao
Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP
Página 1 de 110 Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP Serviço de Recursos Humanos Unidade de Gestão Organizacional das Relações Laborais Página 2 de 110 UGORL: Unidade de Gestão Organizacional
Procedimentos Abertura/Fecho Ano
2U Business Consulting. O departamento TI que faltava à sua empresa. Procedimentos Abertura/Fecho Ano Este documento pretende auxiliar na Abertura do Ano nos diversos Módulos do software Primavera. As
Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP
Página 1 de 50 Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP Serviço Económico-Financeiro Unidade de Contabilidade e Tesouraria: Núcleo de Contabilidade Página 2 de 50 NC: Núcleo de Contabilidade
PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração
PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração Versão 1.0 Data última alteração 03-01-2017 Página 1/24 Índice 1 Introdução... 4 2 Pedidos de Alteração... 4 2.1 Criar um pedido de alteração... 4 2.2 Alteração
Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP
Página 1 de 80 Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP Serviço de Recursos Humanos Unidade de Planeamento, Contratação e Desenvolvimento UPCD: Unidade de Planeamento, Contratação e Desenvolvimento
Manual de Processos e Procedimentos Gestão de Contratos e Aprovisionamento
Manual de Processos e Procedimentos Gestão de Contratos e Aprovisionamento DOCUMENTO ATUAL Referência: PC.S.GCA Versão: 1.0 Data: 18/05/2018 Criado por: Maria José Letras / Edite Pinho Aprovado por: Homólgado
Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS
Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS Workflow PAD Sigarra FCUP_ Gabinete Projetos > Intervenientes no workflow do PAD (Pedido de Autorização de Despesa): : Autor do PAD -------------------------------------------------------------->
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO Departamento da Qualidade na Saúde Manual do Gestor Local 2/22 Índice Introdução... 5 Acesso à Área Reservada... 6 Notificações Submetidas... 8 Notificações Validadas...
Manual de apoio ao utilizador
Manual de apoio ao utilizador Área de condutores 1 ÍNDICE Página 1. INTRODUÇÃO 2 2. REGISTO NOS SERVIÇOS ONLINE 2 3. REGISTO DO PEDIDO 7 Inserção de avaliação psicológica 10 Confirmação dos dados apresentados
Como instalar Office 365 no seu computador
2017 Como instalar Office 365 no seu computador Índice O Office 365... 2 Vantagens... 2 Criar a Conta Office 365 U.Porto... 3 Download da aplicação Office 365... 3 Instalar a aplicação Office 365... 4
ANTES DE ATUALIZAR O PROGRAMA PARA ESTA NOVA VERSÃO
CONTAB-POCE Versão 3.2.27 MARÇO de 2017 Este documento refere as principais alterações implementadas na versão 3.2.27 e passa a fazer parte integrante do manual do programa. ANTES DE ATUALIZAR O PROGRAMA
FAQ S. Ficheiro SAF-T (PT) 2017 V. 1.0
FAQ S Ficheiro SAF-T (PT) 2017 V. 1.0 Indíce Introdução 3 Ficheiro SAF-T (PT) 4 Questões Tecnológicas 8 2 Introdução Com a publicação da Portaria nº 302/2016, de 2 de dezembro, é alargado o âmbito da sua
Manual de apoio ao utilizador
Manual de apoio ao utilizador Área de condutores 1 ÍNDICE Página 1. INTRODUÇÃO 3 2. REGISTO NOS SERVIÇOS ONLINE 3 3. REGISTO DO PEDIDO 7 Inserção de avaliação psicológica 10 Confirmação dos dados apresentados
Candidatura Passo a Passo
Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo como efetuar a sua candidatura passo a passo. Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao portal de
Tempo Real 2000 Infonet v4.1.01
Tempo Real 2000 Infonet v4.1.01 Aplicação de Gestão de Assiduidades Relógio de Ponto - Controlo de Acessos Proximidade - Impressão Digital Íris www.tr2k.com www.temporeal2000.com Consultas - Calendário
Manual de Processos e Procedimentos Serviços de Manutenção
Manual de Processos e Procedimentos Serviços de Manutenção DOCUMENTO ATUAL Referência: PC.S.SM Versão: 2.0 Data: 15/03/2016 Criado por: Inês Reis de Almeida / Maria José Letras / Edite Pinho Aprovado por:
Fundo Florestal Permanente (FFP) Manual de Utilizador Externo Registo de Beneficiário no FFP
Fundo Florestal Permanente (FFP) Manual de Utilizador Externo Registo de Beneficiário no FFP Índice 1. Introdução... 3 2. Instruções para uma correta utilização da aplicação... 4 2.1. Mensagens, avisos
Manual de Processos e Procedimentos Gestão da Comunicação
Manual de Processos e Procedimentos Gestão da Comunicação DOCUMENTO ATUAL Referência: PC.S.COM Versão: 3.0 Data: 12/01/2016 Criado por: Edite Pinho (SASUP)/Maria José Letras (SASUP) Aprovado por: Homologado
CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO E CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO+ Guia de Apoio à apresentação de candidaturas
CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO E CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO+ Guia de Apoio à apresentação de candidaturas Atualizado em 23.08.2018 ÍNDICE 1. Procedimentos de candidatura... 3 1.1 Efetuar o registo da entidade
Como utilizador registado Eu quero ter acesso a um botão de "entrar" Para que possa fazer login na aplicação
Trust e- health Tema ID História de Usuário Critérios de Aceitação Comentários Autenticações AUT1 Como utilizador não registado Eu quero ter acesso a um botão de "registar" Para que possa definir os dados
FAQ. App EuroBic. FAQ e informações sobre segurança
App EuroBic FAQ e informações sobre segurança FAQ O que é a App EuroBic? A App EuroBic é uma aplicação móvel para smartphones que permite que Clientes com IOS (Apple iphone) ou com sistemas operativos
EMPREGO JOVEM ATIVO. Guia de Apoio à apresentação de candidaturas
EMPREGO JOVEM ATIVO Guia de Apoio à apresentação de candidaturas Atualizado em 23.08.2018 ÍNDICE 1. Procedimentos de candidatura... 3 1.1 Efetuar o registo da entidade e do representante no portal iefponline...
Manual de apoio ao utilizador. IMT Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Av. Das Forças Armadas, LISBOA V
Manual de apoio ao utilizador 1 INDÍCE Página 1. INTRODUÇÃO 2 2. REGISTO NO PORTAL 2 3. REGISTO DO PEDIDO 7 Inserção do atestado médico 10 Confirmação dos dados apresentados 10 4. PEDIDOS EM ESTADO REGISTADO
SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados
SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Acesso ao Direito Portal da Ordem dos Advogados Manual de Utilizador Nova funcionalidade para visualização do estado de confirmação e rejeição de pedidos
Manual de Instalação PRIMAVERA Office Extensions v8.0 SR1
Manual de Instalação PRIMAVERA Office Extensions v8.0 SR1 Versão 1.0 Maio 2013 Índice Índice... 1 Introdução... 2 Instalação... 3 Processo de Instalação... 3 Requisitos... 3 Instalação em Rede... 4 Instalação
Plataforma de submissa o de Petiço es, Iniciativas Legislativas de Cidada os e Iniciativas de Referendo. Manual do Utilizador
Plataforma de submissa o de Petiço es, Iniciativas Legislativas de Cidada os e Iniciativas de Referendo Manual do Utilizador Glossário AR Assembleia da República ILC Iniciativas Legislativas de Cidadãos
Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades
Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Selos Temporais Configuração de Selos Temporais 1. Entre nas Configurações da Entidade 2. Clique em Adicionar fornecedor de selos temporais na secção Configuração
Manual RGPD Apoio OfficeGest a pedidos RGPD. Exmo. Utilizador OfficeGest,
Exmo. Utilizador OfficeGest, Foi no dia 25 de maio de 2018 que entrou em vigor o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), que visa regular o tratamento de dados pessoais de titulares na União europeia
PRIMAVERA SQL Repair Tool v2.0
PRIMAVERA SQL Repair Tool v2.0 Versão 2.0 Janeiro de 2016 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Intruções de utilização... 3 Passo 1 Início...3 Passo 2 Escolha da instância PRIMAVERA...4 Passo 3 Escolha a
MONTEPIO24 EMPRESAS CONVERSÃO DE FICHEIROS PARA PAGAMENTOS E COBRANÇAS. Manual de Apoio Utilizador Net24
MONTEPIO24 EMPRESAS CONVERSÃO DE FICHEIROS PARA PAGAMENTOS E COBRANÇAS 1 Manual de Apoio Utilizador Net24 Índice 1.INTRODUÇÃO 3 2.ATIVAÇÃO E MANUTENÇÃO 3 3.IMPORTAÇÃO DE FICHEIROS PARA CONVERSÃO 4 4.CRIAÇÃO
Município de Alcobaça
Processamento de Registo de Utilizadores nos Serviços Online Descrição do Serviço Permite efetuar o registo de um utilizador para aceder à área reservada da plataforma de serviços online do Município.
GUIA UTILIZADOR SERVIÇO APOIO A PROJECTOS E CLIENTES VERSION 1.3 FEVEREIRO mygenerixsupport.com. User Guide Version 1.
GUIA UTILIZADOR SERVIÇO APOIO A PROJECTOS E CLIENTES VERSION 1.3 FEVEREIRO 2016 mygenerixsupport.com 1 O acesso à equipa de suporte a clientes e projetos é mais fácil agora com o novo mygenerixsupport.com
Conteúdo. Introdução. Sinopse da Apresentação do Dossiê (IUCLID 5) Sinopse da Apresentação do Dossiê (REACH-IT) Sessão de P&R
Conteúdo Introdução Sinopse da Apresentação do Dossiê (IUCLID 5) Sinopse da Apresentação do Dossiê (REACH-IT) Sessão de P&R Conclusões e Webinars futuros http://echa.europa.eu 1 Sinopse Geral da Apresentação
PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PLANEAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL, REVISÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E CONCEÇÃO DE SERVIÇOS
PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PLANEAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL, REVISÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E CONCEÇÃO DE Nº: PSQ 01 Orientações da Tutela Resp: Tutela Objetivo: Definir a forma
SRM SISTEMA DE CADASTRO DE FORNECEDORES EDP
SRM SISTEMA DE CADASTRO DE FORNECEDORES EDP Clique para inserir informação 01/11/2017 Objetivo Capacitar os fornecedores no acesso e processo de cadastramento junto a EDP. Sumário FLUXO DO PROCESSO ACESSO
Candidatura Passo a Passo
Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo de como efetuar a sua candidatura passo a passo e de exemplo para todos os regimes de candidatura, existindo informações
Manual Teste de Adequação de Vendors. Procedimentos para Inclusão no Quadro de Adequações
Manual Teste de Adequação de Vendors Procedimentos para Inclusão no Quadro de Adequações Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor Revisor 07/03/2015 1.0 Criação do Manual 22/05/2015 1.1 Revisão
Score Gestão de Cartões Manual de utilizador
Score Gestão de Cartões Manual de utilizador Controlo de Versões: Data Versão Autor 01-03-2017 1.0 José Nepomuceno Índice 1. Objetivo... 3 2. Link de acesso... 3 3. Acesso ao SCORE... 4 4. Recuperação
Candidatura Passo a Passo
Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo como efetuar a sua candidatura passo a passo. Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao portal de
Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39
Portal CAUL Certificado de Autorização de Utilização de Lote Manual de Utilizador Versão 1.0 Página 1 de 39 Índice 1 Resumo da Aplicação... 3 1.1 Sobre este documento... 3 2 Níveis de Acesso... 4 2.1 Perfil:
ERP PRIMAVERA STARTER V9.15
Manual de Instalação e Inicialização ERP PRIMAVERA STARTER V9.15 Versão 1.0 Setembro de 2015 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Métodos de Instalação... 4 Instalação através do Setup Único... 4 Pré-requisitos
TERMOS DE SERVIÇO CRIAÇÃO DE SITE, LOJA VIRTUAL E BLOG
TERMOS DE SERVIÇO Este Termo e Condições Gerais aplicam-se ao uso dos serviços oferecidos pelo Gerador de Ideias devidamente inscrita no CNPJ 26.050.5720001-79, gestora do site www.geradordeideias.com
Manual de Apoio ao Utilizador do Registo Central de Auxílios de Minimis
auxílios de minimis manuais. ad&c Manual de Apoio ao Utilizador do Registo Central de Auxílios de Minimis atualização 1 de julho de 2014 Ficha Técnica Título Manual de apoio ao utilizador do registo central
MANUAL PORTAL GENERALICARE
País: Portugal MANUAL PORTAL GENERALICARE Generali - Companhia de Seguros S.A. Lisboa INDÍCE 1. COMO ACEDER AO PORTAL? 2. COMO FAZER O REGISTO NO PORTAL? 3. COMO UTILIZAR O PORTAL? A. ACESSO B. MENUS C.
Ficha de Unidade Curricular
Ficha de Unidade Curricular Índice 1. Visualização de uma ficha de unidade curricular 2 2. Sumários 3 2.1 Visualização da página dos sumários 4 2.2 Inicializar sumários 5 2.3 Reiniciar sumários 5 2.4 Inserir
Manual de Processos e Procedimentos Controlo de Gestão
Manual de Processos e Procedimentos Controlo de Gestão DOCUMENTO ATUAL Referência: PC.G.CG Versão: 1.0 Data: 30/01/2016 Criado por: André Soares Aprovado por: Homologado por: REVISÕES REALIZADAS ID Data
1.1 Candidaturas on-line
1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento de passo a passo de como efetuar a sua candidatura. As imagens apresentadas são exemplos do processo de candidaturas. De acordo com o regime de candidatura
Manual de Instalação v7.60
Manual de Instalação v7.60 PRIMAVERA Business Software Solutions Última atualização em 07.03.2014 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Instalação do Software... 4 Requisitos Mínimos...4 Instalação do Software
3. Usar a árvore de certificados do Windows para validar certificados no Acrobat Reader
Pontos de Orientação 1. Email da digicert para aprovar e instalar o certificado Paulo Cesar Reis Crispim Assinado de forma digital por Paulo Cesar Reis Crispim Dados: 2016.11.16 14:50:46 Z 2. Usar o certificado
Agosto de 2018 GUIA DE INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO LOCAL GCE
Agosto de 2018 GUIA DE INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO LOCAL GCE Índice de conteúdos Requisitos técnicos das máquinas clientes... 4 Obtenção do SETUP da aplicação... 4 Instalação... 5 Atualizações...
Manual do WebProgresi Guia de utilizador
Manual do WebProgresi Guia de utilizador Desmaterialização da GAR Versão 2.0 - Março de 2018 Contactos: Email: [email protected] Email: [email protected] 1 Manual de Utilizador WebProgresi
Serviços Online Município de Vagos
Serviços Online Município de Vagos Submissão de Requerimentos 1. Introduza as suas credenciais Número de Adesão e a Palavra Chave e selecione o botão Validar. 2. Após validação com as suas credenciais
Candidatura Passo a Passo
Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo como efetuar a sua candidatura passo a passo. Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao portal de
Como agendar um ato consular?
Consulado Geral de Portugal em Luanda Av. De Portugal,nº50, 1º Andar, Luanda Como agendar um ato consular? Manual do Utilizador 1 Aceder ao website: www.portaldascomunidades.mne.pt 2 Selecionar a opção
OPÇÕES DE ACESSO PARA FORNECEDORES
www.vortal.biz OPÇÕES DE ACESSO PARA FORNECEDORES 01 Funcionalidades Base: @ Gestão dos dados da Empresa e dos utilizadores Acesso aos procedimentos e às peças que tenham sido publicadas. Acesso aos pedidos
sisgep 2013 Declaração Mensal de Remunerações - AT (De acordo com a Portaria nº 6/2013 de 10 de Janeiro) Data última versão:
Manual do Utilizador sisgep 2013 Declaração Mensal de Remunerações - AT (De acordo com a Portaria nº 6/2013 de 10 de Janeiro) Data última versão: 08-02-2013 Data criação: 08-02-2013 Versão: 1.00 R. Dr.
Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL ADC
Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 2 3. Funcionalidades
PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA
PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA ANO LETIVO 2019/2020 Candidaturas Online Almoço e Lanches Escolares [Pré-Escolar e 1º CEB] AAAF Prolongamento de horário [Pré-Escolar] Auxílios Económicos - material
Centro de informática e Sistemas do Instituto Politécnico de Tomar
MUITO IMPORTANTE Todo o processo de aprovar e instalar o certificado pessoal deve realizar-se numa máquina controlada pelo requerente e a que outros não tenham acesso. Caso a máquina usada para a aprovação
PGC.004 (5) Avaliação do Desempenho de Fornecedores
PROCEDIMENTO GESTÃO DE COMPRAS (5) Avaliação do Desempenho de Fornecedores Verificado por: Aprovado por: Francisco Janela Diretor Compras, Logística, Aprovisionamentos e Subempreitadas José António Reis
PO PROCEDIMENTO OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO PARA PLANEJAMENTO DE REDE
PLANEJAMENTO DE REDE PO-10-03 01 PÁGINA 1 DE 8 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE 3. DETALHAMENTO 4. REGISTROS DA QUALIDADE Elaborado/Revisado por: Planejamento (UBIRAJARA LIMA) 16/08/18
Cadastro e Alteração de Categorias
Introdução Este documento tem o objetivo de mostrar os casos de teste que são executados durante a homologação de um Parceiro Integrador para garantir maior fluidez no processo de utilização da sua plataforma
